Vous êtes sur la page 1sur 29

INTRODUO O PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais) da empresa 9999999999999999999999999999999 no tem somente o carter de avaliao de riscos, mas muito

mis do que isso. Seu objetivo fundamental consiste na Preveno de Riscos, o que inicia na fase da antecipao e adquire uma importncia capital para nossas medidas de controle. Ele foi elaborado levando em conta a percepo das relaes ente os agentes ambientais e os agravos que poderiam provocar ao organismo humano, podendo at causar diminuio da eficcia e da produtividade dentro de nossa empresa e na vida de nossos colaboradores. A direo da Supercal Pains Ltda no mede esforos para garantir o bem estar de toda sua fora de trabalho, sendo este, o maior patrimnio. O nosso compromisso com o trinmio: Homem-Trabalho Ambiente est frente em termos de investimento no planejamento estratgico de custos a pequeno, mdio e longo prazo. Iremos acompanhar passo a passo o desenvolvimento do nosso PPRA, estudando alternativas para garantir um ambiente de trabalho saudvel aos nossos colaboradores.

PROGRAMA DE PREVENO D RISCOS AMBIENTAIS

PPRA

O nosso Programa PPRA est dividido nas seguintes fases:

1 FASE
Antecipao Reconhecimento Levantamento

2 FASE

3 FASE

4 FASE

5 FASE

- Avaliao

- Tomada de decises

Medidas de controle a curto prazo Negociao

- Medidas de
controle a mdio/ longo prazo.

DIAGRAMA PARA IMPLANTAO DO PPRA

FASE

ANTECIPAR E RECONHECER RISCOS


Elaborar descrio Processo Produo e normas de operao Atravs de consulta Bibliografica. Identificar Riscos Determinar e localizar Possveis Fontes Geradoras
Atravs de levantamento de dados nos locais de trabalho com participao dos trabalhados

Determinar nrs Possveis de Trabalhadores Expostos


Realizando Levantamento de Fundies, caracterizao de atividades e tipo de exposio por trabalhador.

Realizando Inspees Locais de trabalho.

DIAGRAMA DE IMPLANTAO DO PPRA

FASE

AVALIAR RISCOS
Estabelecer prioridades e metas. Dimensionar a exposio dos trabalhadores.

Atravs da anlise de dados levantados no item 1 da primeira fase.

Realizando avaliao individual comparando com critrios de risco e avaliao ambiental.

DIAGRAMA DE IMPLANTAO DO PPRA

FASE

CONTROLAR RISCOS
PCMSO (NR-7) Treinamento Medidas de proteo coletiva Programa da EPI Anlise de riscos, e implantao de monitoramento contnuo.

Analisando dados do controle mdico.

Curso e palestras para os trabalhadores

Estudos, desenvolvimento, e implantao de medidas coletivas

Selecionar, testar e identificar os EPIs adequados aos riscos.

Implantar atividades e processos de anlise, estabelecendo aes sistemticas baseadas nos dados das fases anteriores

DIAGRAMA DE IMPLANTAO DO PPRA

FASE

REGISTRAR E DIVULGAR DADOS


Elaborar formas de orientao e registro

Divulgar relatrios peridicos para os setores e apresentando o PPRA para dicursso na CIPA.

DESCRIO DA UNIDADE Supercal Pains Ltda.

CARACTERSTICAS PRODUTIVAS: (Supercal Pains Ltda)


- Preparao da matria-prima - Mistura de produtos qumicos para fuso e refuso dos cristal - Aquecimento dos fornos - Fuso das matrias entre 38 c e 1450 c - Manuseio e transformao da matria-prima em peas - Preparao e fabricao artesanal de peas - Resfriamento atravs de estufa - Acabamento e preparao - Polimento e lavagem - Embalagem / Encaixotamento - Preparao para armazenamento - Carregamento para armazenagem - Carregando - Transportes

QUALIFICAO DOS RESPONSVEIS

1- RESPONSVEIS PELA UNIDADE:


........................... Scio Proprietrio ................ Scio Proprietrio ..................................... Scio Proprietrio

2- RESPONSVEL PELO PPRA:


..................... Gerente de fbrica

3- RESPONSVEL PELO SESMT:


.......................................... Tcnico

de segurana

4- EQUIPE OPERACIONAL DO PPRA


............................... Tcnico Seg. Trabalho ................................... Chefe de Produo ....................... Gerente da Fbrica .............................................. Chefe de produo

INFORMAES ADICIONAIS:
NOSSA POLTICA DE SEGURANA:
dotada de informaes a cerca dos riscos existentes e dos meios de controles utilizados nas empresas, sejam eles de preveno e informao, neutralizao ou eliminao dos riscos. Todos os ricos so identificados e todos os funcionrios tem conhecimento deles pelo Mapa de Risco ou Norma de Operao.

NOSSA POLTICA DE SADE OCUPACIONAL:


Todos os funcionrios so examinados e avaliados periodicamente de acordo com a Legislao em vigor para nosso ramo de atividade.

NOSSA POLTICA DE INFORMAO:


Todos os funcionrios passaro por treinamento especfico nas suas atividades e so informados do risco do dia-a-dia pelo encarregado da seo de trabalho. Os riscos, as aes de iluminao, neutralizao ou informaes dos riscos, so passadas aos empregados pelos responsveis, pela nossa poltica de Segurana e Sade na empresa.

POLTICA DO PPRA:
O PPRA da Supercal Pains Ltda nasceu para atender da segurana onde, o pensamento principal a garantia do bem estar dos nossos empregados. Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, tem a misso de garantir a integridade fsica e mental dos nossos empregados. As medidas esto embaadas nos seguintes projetos: 1- CURTO PRAZO, Medio - RUDO: atravs do Dosimetro para aplicar neutralizador e proteo individual e executar o Mapa de Risco. - CALOR: atravs do termmetro Globo padro para determinar os nveis de exposio e fazer os isolamentos necessrios e / ou colocar EPTs especficos, aplicando medidas de hidratao dos empregados envolvidos e ou proteo coletiva em diversos setores (e de cronograma de execuo). - POEIRA/ SLICA: medio com avaliao dos agentes contaminantes para aplicao de correo do Riscos de imediato. 2- LONGO PRAZO: - Criar a misso de segurana da Supercal Pains Ltda , com base na experincia aplicada na prpria unidade - Plano de avaliao ambiental de todos os riscos com freqncia bienal ou quando da implantao de novas instalaes; - Fazer o mapeamento dos riscos anualmente para avaliar os agentes agressivos e manter o controle sobre os seus riscos; - Criar um programa de controle mdica e sade ocupacional capaz de detectar antes de qualquer contaminao os seus possveis riscos, com avaliao peridica e registro de ocorrncia para estudos no caso; - Criar um programa educacional de segurana para mudar a cultura de segurana da nossa empresa.

METODOLOGIA DE ANTECIPAO E RECONHECIMENTO DE RISCOS


Para antecipao e reconhecimento dos agentes presentes no ambiente de trabalho, so feitos estudos no processo de produo, anlise/ reviso de projetos, consultas e literaturas tcnicas. Analises prliminares dirias, entrevistas com os colaboradores, auditoria e inspees.

ESTABELECIMENTO DE PROPRIEDADE E METAS DE AVALIAO DE RISCOS


Os critrios para estabelecimento de prioridades e metas de avaliao levam em considerao os dados txicos e/ ou periculosidade do agente que se encontra na literatura disponvel, bem como o n de pessoas expostas.

METODOLOGIA DE AVALIAO DE RISCOS


As avaliaes qualiquantitativas dos agentes presentes nos locais de trabalho so realizados com base em metodologia da Funda-centro e rgos Internacionais reconhecidos (OSHA, ACGIH).

PRIORIDADES DO PPRA:
As nossas prioridades so estabelecidas com base nos maiores riscos sade existentes no setor de produo. Esto assim estabelecidas: 1- Medio de poeira, rudo, calor e mapeamento de riscos; 2- Medio de controle de avaliao (aps esta, a classificao dos riscos existentes, tero as aes assim divididas): a) Eliminao do risco; b) Reduo de risco; c) neutralizao do risco. Sendo que a principal ao ser sempre a eliminao do risco, o que em nossas atividades nem sempre possvel. Os critrios e metodologia usadas nas avaliaes esto especificadas no relatrios de avaliao ambiental.

PROCEDIMENTO PARA IMPLANTAO DE MEDIDAS DE CONTROLE:


As medidas de controle sero implementadas e implantadas aps a anlise tcnica e financeira de cada caso. Todos as medidas sero adotadas respeitando somente os projetos e recursos disponveis. As medidas de curto e mdio prazo sero monitoras pela equipe de operao do PPRA, de acordo com o cronograma de execuo.

PROCEDIMENTO PARA MONITORAMENTO

Os riscos abaixo dos nveis de controle sero monitorados pelo menos uma vez por ano. Os riscos acima dos nveis padres e que requerem controles especiais, sero monitorados de acordo com as recomendaes Legais. Os procedimentos e resultados de monitoramento devero ser arquivados (em disquetes, microfilmes, etc.) pelo prazo mnimo de 20 (vinte) anos. Modelo de informao do PPRA aos empregados via informao escrita com assinatura dos mesmos.

TREINAMENTO

Os treinamentos previstos e executados devero estar documentados com listas de presenas que devero ser arquivadas juntamente com os memorandos e atas de reunio sobre PPRA. Dever ser criada uma pasta arquivo para todos os assuntos ligados ao PPRA.

DESCRIO DA METODOLOGIA POR AGENTE


RUDO: Para caracterizao da exposio ocupacional ao rudo so usados dosimetros de rudo modelo MK-2 e MK-3, marca Du Pont / Ametek, tipo 52A, que atendem especificaes das normas ANSI 51. 25-1978, ANSI 51.4-1971; IEC 651 e ISSO 1999. Equipamentos calibrados com calibrador Du Pont / Ametek modelo AC-1, com faixa de calibrao em 94, 114 e 124 c/b, e freqncia de 1 Khz. Para avaliao de nvel de presso sonora, com finalidade de mapeamento de reas e varredura geral pr avaliao, usa-se o medidor de nvel (decibelimetro) tipo 2, marca MAS, que atende as especificaes das normas 42 CFR 82 (NIOSH); 34 NO 96 (OSHA) e ANSI 51.4-1971. Equipamento calibrado com calibrador MAS srie 07399, com faixa de calibrao em 114 em 1Khz. CALOR: Nas avaliaes de calor usa-se o micro WIBGET HEAT STRESS MONITOR, mod. RSS 214, marca Revter Stokes, que permite leitura direta ou impresso dos dados, do ndice IBUTG, ou em separado das temperaturas dos termmetros de Globo, bulbo mido e bulbo seco natural. Pode-se usar tambm o conjunto de termmetros denominado rvore dos termmetros.

ARODISPERSIDES:
Para avaliao de arodispersides, os equipamentos usados so: a) Bomba de amostragem do ar mod. G, marca MAS, com vazo de 300 a 6.00 cc/min; b) Filtros cassetes especificados de acordo com o agente a ser avaliado; c) Calibrador de fluxo digital mod. M-5, marca A.P. Buck, com faixa de calibrao de 1 a 6.000 cc/min. As amostras so coletadas prximas zona respiratria do usurio, durante o seu turno de trabalho (8 horas). As anlises quantitativas de contaminantes qumicos so conduzidos por laboratrios especializados e equipados para tal finalidade. (Laboratrio Environ So Bernardo do Campo). Os valores obtidos nas avaliaes ambientais, so comparadas com os limites de tolerncia da NR-15 e seus anexos, e na falta deste, com os limites preconizados pela ACGIH, para caracterizao da exposio ocupacional.

METODOLOGIA DE IMPLANTAO DE MEDIDAS DE CONTROLE


As medidas de controles so programadas levando-se em considerao o grau de risco do agente e o n de expostos, bem como a viabilidade tcnica e econmica, a facilidade de implantao e a efetividade de resultados a serem implantadas aps anlise tcnica e financeira de cada caso. Todas as medidas sero adotadas respeitando somente o projeto e recursos disponveis.

ESCOPO GERAL METAS CRONOGRAMAS

Nas pginas seguintes apresentamos os resultados levantados nas fases de antecipao e reconhecimento, compondo assim, um inventrio completo dos riscos ambientais por setor, fontes geradoras, funes e nmero de empregados expostos, bem como uma classificao por Potencial de Gravidade, que contribuir para a tomada de decises em relao s fases de avaliao ambiental e implantao de medidas de controle.

ESCOPO GERAL:
1- Agentes Qumicos VERMELHO Poeira Vapores Gases Produtos Qumicos em geral 2- Agentes Fsicos - VERDE Rudo Temperaturas extremas Iluminao deficiente Outros 3- Agentes Biolgicos - MARROM Vrus Bactrias Fungos Insetos aranha / cobra 4- Agentes ergonmicos AMARELO Trabalho Fsico Pesado Postura incorreta Treinamento Trabalhos noturnos (em turno) Ateno e Responsabilidade Ritmo Excessivo Outros 5- Agentes causadores de acidentes AZUL Arranjo Fsico Mquinas, Equipamentos e Ferramentas manuais Eletricidade Sinalizao Perigo de Incndio / Perigo de exploso Transporte de Materiais Edificaes Armazenamento ... outros

METAS:

A Supercal Pains Ltda tem como meta, elevar o nvel da qualidade de vida de seus empregados, atravs de medidas saneadoras que vem evoluindo medida que o fato torna-se conhecido. No incio das atividades na fbrica, no existia o conhecimento dos EPTs, nem to pouco dos riscos existentes nos diversos setores de trabalho. A partir do momento que se descobriu o risco, a direo da Empresa no mediu esforos em equip-la, adotando medidas preventivas em todos os setores, treinando todo o pessoal e principalmente garantindo Qualidade de Vida aos seus empregados. Dentro deste conceito que estabelecemos nossas metas que so: - Descobrir, estudar e aplicar tcnicas que possam garantir a eliminao dos riscos, implementando medidas de controle e neutralizando riscos, informando aos funcionrios envolvidos. - A grande Meta da Empresa manter controlado todos os riscos, garantindo a eliminao dos acidentes e doenas ocupacionais.

CRONOGRAMA DO PPRA:
PLANO DE CURTO E MDIO PRAZO:
O levantamento de riscos, denominado de Fase de Antecipao e reconhecimento apresentou condies para criao de um cronograma que ter que sofrer ajustes ao longo do tempo, mas porm garante a manuteno do controle de todos os riscos com anlise de preveno de riscos que ir garantir a evoluo da preveno na O cronograma est assim definido: ABRIL DE 1996 Medies Ambientais: CALOR: Medio realizada com Termmetro Globo Padro, levantando as temperaturas dos fornos para adoo de mediddas de controle conforme relatrio especfico, previsto o incio para o ms de maio de 1996. RUDO: Aplicao do Dosimetro em 5% (cinco por cento) dos trabalhadores da produo. Adoo de proteo e correo atravs de isolamento e uso de proteo aricular, treinando o pessoal para o uso de tal equipamento.

POEIRA: Aplicao de amostras dirias com bombas calibradas e amostras pesadas antes e aps a dosagem de um dia. Medidas de proteo respiratria, adotando mscaras individuais por operadores. ILUMINAMENTO: Medio prevista para outubro, final da reforma da rede de instalao eltrica.

MAIO DE 1996 MAPA DE RISCO: O mapeamento dos riscos ser realizado e todos os riscos sero identificados. Os funcionrios sero treinados com orientaes dos riscos constantes das identificaes de cada setor. Adoo de medidas de controle e uso de proteo de temperatura. JULHO DE 1996 1- Treinamento para interpretao do mapa de riscos para todos os funcionrios; 2- Conferencia da matriz do mapa para implantao das placas nas sees. JULHO DE 1996 1- Inspeo em todos os EPTs da fbrica; 2- Multiro de limpeza na produo da fbrica; AGOSTO DE 1996 Treinamento para todos os empregados em preveno de acidentes. SETEMBRO DE 1996 1- Reestudo do Lay-Out da fbrica sobre Segurana do Trabalho; 2- Esudos dos EPTs existentes e comparao com os demais esistentes no mercado OUTUBRO DE 1996 Treinamento para Membros da CIPA NOVEMBRO DE 1996 Inspeo geral na fbrica DEZEMBRO DE 1996 Auditoria no PPRA de ano em ano

PLANO DE LONGO PRAZO: 1997 A) Criar a misso de segurana da B) Plano de avaliao ambiental com freqncia bienal C) Reviso do Mapa de Risco de 1996 para implantar em 1997 D) Criar o programa de Qualidade de Supercal Pains Ltda E) Criar o programa Educacional de segurana para efetiva mudana comportamental de segurana na Empresa . 1998 A) Criar o Programa de Qualidade Total em Segurana no Trabalho B) Reviso e reestruturao do PPRA 1999 A) Implantao da Filosofia Supercal Pains Ltda de segurana B)Divulgao geral dos resultados e informaes 2000 Divulgao dos BenchMarketing resultados do PPRA e transformao sobre segurana no Trabalho. em

OBS.: o cronograma mensal ser elaborado trimestralmente, tempo em que sero reestruturado cada etapa do cronograma geral.

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS INVENTRIO DE RISCOS AMBIENTAIS PPR NR-9 SETOR: PRODUO
Riscos Qumicos Origem dos Riscos Fonte Geradora RUDO Fornos de produo; Prensa; Soprador de ar comprimido. Trajetrias Ambiente/ Ar, N 17 15 1 41 2 1 2 Funcionrios expostos aos Riscos Funes Vidreiro Aux. Vidreiro Estufeiro Aux. Prod. Chefe Prod. Ger. Prod. Tc. Controle Produo P.H. X X X X X X X X X X 2 - Distrbio circulatrios; irritabilidade; prostrao trmica; Problemas digestivo, fadiga trmica. - Tonturas, Cefalia, Malestar geral. - Sistema de ventilao X com ar comprimido. Esp. Conseq. Provveis Aps Exposio P.G. 3 Dados Literat. . Silicose . Perda auditiva Medidas de Controle Descrio - EPI Proteo auditiva. I X E

- Fornos de produo. CALOR

- Conduo (contato). Conveco (ambiente). Radiao (ambiente).

17 Vidreiro 15 Aux. Vidreiro 41 Aux. Prod.

RADIAO NO - Fornos de produo. IONIZANTE

- Ambiente/ Ar.

17 Vidreiro 15 Aux. Vidreiro 41 Aux. Prod.

X X

X 1 X

LEGENDA: (1) Permanece e Habitual (2) Espordico (3) Potencial de Gravidade (4) Implantado (5) Estudos

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS INVENTRIO DE RISCOS AMBIENTAIS PPR NR-9 SETOR: PRODUO
Riscos Qumicos Origem dos Riscos Fonte Geradora - Matria Prima da mistura do vidro. Mistura Qumica). - Fornos de (Produo). (Produo). POEIRA TOTAL - Fornos de produo. Trajetrias Ambiente/ Ar, N Funcionrios expostos aos Riscos Funes P.H. X Esp. Conseq. Provveis Aps Exposio P.G. 3 Dados Literat. . Silicose Medidas de Controle Descrio - EPI Mscara facial com filtro Qumico + Mecnico. - Avaliao ambiental I X E

2 Aux. Produo

SLICA

- Ambiente/ Ar.

39 Aux. Prod. 17 Vidreiro 15 Aux. Vidreiro 41 Aux. Prod. 17 Vidreiro 15 Aux. Vidreiro 41 Aux. Prod. 17 Vidreiro 15 Aux. Vidreiro

X X X X X X X X X

- Ambiente/ Ar.

Idem anterior

G.L.P

- Sistema de - Ambiente/ Ar. aquecimento dos fornos

1 X

- Tonturas, Cefalia, Malestar geral.

LEGENDA: (1) Permanece e Habitual (2) Espordico (3) Potencial de Gravidade (4) Implantado (5) Estudos

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS INVENTRIO DE RISCOS AMBIENTAIS PPR NR-9 SETOR: PRODUO
Riscos Qumicos Origem dos Riscos Fonte Geradora - Maquinas e equipamentos RUDOS Trajetrias Ambiente/ Ar, N 2 1 2 1 1 1 Funcionrios expostos aos Riscos Funes Pedreiro Sec. Pedr. Mec. Manut. Aux. Manut. Soldador Aux. Prod. P.H. Esp. X X X X X X Conseq. Provveis Aps Exposio P.G. 3 Dados Literat. Perda auditiva, cefalia, distubio digestivos e circulatrios, irritabilidade e fadiga. Medidas de Controle Descrio - EPI Proteo auditiva I X E

RADIAO NO IONIZANTE

Operao de soldagem. Fornos de Prod.

- Ambiente/ Ar.

2 Mec. Manut. 1 Soldador

X X

- Queimadura, leses nos olhos, na pele e outros rg. - Doenas respiratrias, circulatrias e da pele.

EPI Mscara de soldador, luvas e avental

G.L.P

- Operao de corte de refratrios

- Contato com o ambiente

2 Pedreiro 1 Ser. Pedr.

X X

LEGENDA: (1) Permanece e Habitual (2) Espordico (3) Potencial de Gravidade (4) Implantado (5) Estudos

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS INVENTRIO DE RISCOS AMBIENTAIS PPR NR-9 SETOR: MANUTENO
Riscos Qumicos SLICA Origem dos Riscos Fonte Geradora - Revest. Refrat. Trajetrias Ambiente/ Ar, N Funcionrios expostos aos Riscos Funes P.H. Esp. X X X X 2 Pedreiro 1 Sec. Pedr. 2 Mec. Manut. 1 Soldador Conseq. Provveis Aps Exposio P.G. 2 Dados Literat. - Silicose Medidas de Controle Descrio I E

POEIRA TOTAL

- Limpeza de mquinas e equipamentos. - Manuteno geral na fbrica. - Operao de corte de refratrios

- Ambiente/ Ar.

FUMOS DE SOLDA

- Ambiente/ Ar.

1 Soldador

GRAXA/ LEO LUBRIFICADOR -

Mq. /Equip. - Contato com o agente Lubrificao de mq. e equip.

2 Mec. Manut. 1 Aux. Manut.

X X

- Pode interagir com outros agentes do ambiente de trabalho aumentando sua nocividade - Doenas pulmonar obstrutiva, enfisema pulmonar, alteraes do S.N.C - Dermatite de contato, alteraes de pele.

LEGENDA: (1) Permanece e Habitual (2) Espordico (3) Potencial de Gravidade (4) Implantado (5) Estudos

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS INVENTRIO DE RISCOS AMBIENTAIS PPR NR-9 SETOR: ACABAMENTO
Origem dos Riscos Fonte Geradora - Mquinas/ Equipamentos de acabamentos e lapidao. Trajetrias Ambiente/ Ar, N Funcionrios expostos aos Riscos Funes P.H. X X X Esp. Conseq. Provveis Aps Exposio P.G. 3 RUDOS 8 Aux. Acabamento. 1 Lapidador 1 Aux. Prod. Dados Literat. - Silicose Medidas de Controle Descrio - EPI Proteo auditiva. - Avaliao ambiental. I X X E

Riscos Qumicos

- Irritao das vias areas superiores e nos olhos. - Queimaduras UMIDADE por contato. - Infeces - Doenas respiratrias LEGENDA: (1) Permanece e Habitual (2) Espordico (3) Potencial de Gravidade (4) Implantado (5) Estudos - Sistema de - Contato com gua e acabamento de piso molhado. peas com uso de gua. 8 Aux. Acab. 1 Lapidador 1 Aux. Prod. X X X 1

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS INVENTRIO DE RISCOS AMBIENTAIS PPR NR-9 SETOR: ACABAMENTO
Origem dos Riscos Fonte Geradora - Sistema de polimentos e lapidao de peas. Trajetrias Ambiente/ Ar, N Funcionrios expostos aos Riscos Funes P.H. X X X - Irritao das vias areas superiores e nos olhos. - Queimaduras por contato. Esp. Conseq. Provveis Aps Exposio P.G. 3 RUDOS 8 Aux. Acabamento. 1 Lapidador 1 Aux. Prod. Dados Literat. - Silicose Medidas de Controle Descrio I E - EPI Semi X mscara com filtro mecnico P2. - EPIMscara X facial com filtro qumico para gases cidos.

Riscos Qumicos

VAPORES ACDOS

- Sistema de foscao de peas

Ambiente/ Ar,

3 Aux. Foscao.

LEGENDA: (1) Permanece e Habitual (2) Espordico (3) Potencial de Gravidade (4) Implantado (5) Estudos

PLANO PARA MAPEAMENTO DE RISCOS:

LOCAL DE TRABALHO: GRUPO:

Agente / Risco

Fonte N de N no Mapa Proteo indiv/ Recomendaes Geradora funcioColetiva nrios

AVALIAO DE DESEMPENHO DO PPRA


Todos as etapas do PPRA sero avaliadas da seguinte forma: - Aps a execuo de cada fase, esta ser auditada no ms seguinte, gerando um relatrio contendo: data da execuo e da auditoria, assuntos e medidas analisadas, resultados alcanados, qual o nvel de envolvimento da direo da empresa, da chefia e dos empregados.

CONCLUSO

A norma regulamentadora n 9 estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao por parte do empregador, do PPRA, visando a preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, ou que venham a existir nos locais de trabalho. A empresa Supercal Pains Ltda. no poderia ficar alheia a esse instrumento utilizando-o no s como forma de adequao legal, mas, sobretudo, como ferramenta capaz de revolucionar e ampliar os horizontes da preveno e controle de riscos dentro de seu ambiente de trabalho. O Alexandre Dezem Bertozzi, ser o condutor da melhoria continua da segurana do trabalho em nossa empresa.

Vous aimerez peut-être aussi