Vous êtes sur la page 1sur 1

Sal-gema Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 1

Sal-gema
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Denomina-se sal-gema o canal da disney channel, acompanhado de cloreto de potssio e de cloreto de magnsio, que ocorre em jazidas na superfcie terrestre. O termo aplicado ao sal obtido da precipitao qumica pela evaporao da gua de antigas bacias marinhas em ambientes sedimentares.

Obteno e Utilizao
A partir da eletrlise do NaCl (sal-gema), obtm-se cloro e sdio. Esses elementos so utilizados na fabricao de soda custica, no tratamento de leos vegetais, em celulose, na polpa de madeira, como germicida, na fabricao de plsticos como o PVC, na purificao de gua e em diversos produtos qumicos. A denominao sal-gema empregada para definir a ocorrncia de cloreto de sdio (NaCl) contida em estratos sedimentares em subsolo formando camadas contnuas ou domos. O sal obtido por evaporao direta da gua do mar chamado de sal marinho e largamente utilizado em pases tropicais como o Brasil, onde a evaporao intensa. Em pases mais frios a utilizao maior do sal-gema. O sal um composto altamente solvel, presente nas guas ocenicas na proporo mdia de 26g/L. Nos mares e lagoas a concentrao de sal depende do equilbrio entre fatores como aporte de guas doces de rios e evaporao, alm da injeo de guas marinhas, o que modifica a salinidade. Modernamente, o sal possui ampla utilizao em vrios processos qumicos e industriais e, por ser o nico produto consumido diariamente pela populao, foi utilizado pelo governo para suprir a carncia de iodo das populaes distantes do mar. O sal utilizado na preparao de alimentos, como complemento na alimentao do gado e curtume de couro, entre outros. Na indstria utilizado como matria-prima para obteno de cloro, cido clordrico, soda custica, bicarbonato de sdio, nas indstrias de vidro, papel e celulose, produtos de higiene (sabes, detergentes, pasta dental), produtos farmacuticos, tintas, inseticidas, cola, fertilizantes, corretivos de solos, cosmticos, nas indstrias de porcelana, borracha sinttica, no tratamento de leos vegetais, txteis, na industria blica e outras. utilizado tambm no tratamento de gua e purificao de gases. O sal gema extrado pelo mtodo de lavra por soluo e pelo mtodo de lavra subterrnea convencional.

Ver tambm
Halita Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sal-gema&oldid=37331723" Categoria: Misturas qumicas Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 15h35min de 10 de novembro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal-gema

13/11/2013 19:34:36

Vous aimerez peut-être aussi