Vous êtes sur la page 1sur 19

Revista Crtica de Cincias Sociais, 73, Dezembro 2005: 111-129

Joo Carlos Graa

Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica?


Situada algures entre a economia e a sociologia, a sociologia econmica tem tido um estatuto terico instvel e um reconhecimento acadmico limitado. Mais recentemente, o projecto da chamada Nova Sociologia Econmica, para alm da diversidade de empreen dimentos acolhidos, tem vindo a ser definido com base em postulados que rejeitam quer o modelo do agente racional, quer o determinismo cultural que celebrizou a sociologia parsoniana, optando-se por postulados metodolgicos de terceira via, nos quais predomina uma racionalidade balizada por molduras culturais. Haver razes para questionar a coerncia e a viabilidade intrnsecas daquilo que a NSE representa? Poder ela prpria ser considerada no tanto do ponto de vista da consistncia do seu projecto terico, mas sobretudo como um assunto de redes small world acadmicas?

1. Introduo: o projecto e as suas dificuldades No decerto injusto dizer que, no panorama da teoria social das ltimas dcadas, o surgimento da chamada nova sociologia econmica (NSE), associado sobretudo aos nomes de Mark Granovetter e de Richard Swedberg, um facto de primordial relevncia e signicado. Apoiada por um lado na tradio propriamente parsoniana, quanto ao que no ser despicienda a presena tutelar de Neil Smelser como co-editor com Swedberg do famoso Handbook (1994a, 2005a) que pretendeu assinalar o estado da arte e em certa medida denir o cnone da novel matria, a NSE em todo o caso demarcou-se da estrita tradio da grande teoria quer pela diversidade de abordagens que reconheceu e pretendeu englobar, quer sobretudo pela irreverncia com que proclamou encarar o dilogo com a cincia econmica ocial. Ao contrrio da mera diviso de tarefas com escrupuloso respeito pelas competncias dos ociais de diferente ofcio, como Parsons ensinara, a NSE atreveu-se a contestar, embora de forma limitada, alguns dos pressupostos e dos mtodos da economia acadmica. Mas, ao mesmo tempo, apressou-se a balizar o mbito do seu prprio empreendimento de contestao, tendendo uma e outra vez a regressar tradicional alegao auto-legitimadora da existncia de diversos pontos de vista ou ngulos de anlise, o seu prprio sendo apenas mais um outro, a justapor, mais do que a contrapor, ao da economics.

112 | Joo Carlos Graa

Esta limitada contestao, menos pela sua audcia do que pela sua timidez, no deixa de sugerir umas quantas ambiguidades e de suscitar um certo nmero de problemas. Situada algures, em posio instvel e imprecisa, entre a economia e a sociologia, tal como de resto j acontecera at certo ponto com a sua antecedente velha, existir algo mais na NSE do que a ideia, decerto sensata mas tambm assumidamente doutrinria e simultaneamente algo vaga, dum justo meio ou duma terceira via entre a conduta utilitria do agente racional da mainstream economics (ou da colemaniana teoria das escolhas racionais, RCT, que o seu correlato sociolgico) e o determinismo cultural do parsonismo? E, a existir realmente algo de substancial alm da bvia tendncia para mimetizar a tradio sociolgica principal em matria de apropriao selectiva das referncias do passado cannico desta ltima (Aspers 1999, 2001) , em que que os postulados metodolgicos da NSE se distinguem dos temas habituais das conversas sociolgicas acerca da reexividade e da agncia? Teremos boas razes para questionar a coerncia e a viabilidade intrnsecas do ncleo mesmo daquilo que a NSE representa? Em face da preocupao e do interesse evidenciados por vrios dos cultores deste saber relativamente ao tema das redes sociais, dever a NSE ser ela prpria ironicamente considerada no tanto do ponto de vista da consistncia (talvez inexistente) do seu projecto terico, mas sobretudo como um assunto de redes small-world de mbito acadmico? Poder o seu quem quem ser denido, com um gro de sal mas no sem verdade, como um grupo de notveis universitrios cujo path-length relativamente a Richard Swedberg no ultrapassa dois? Mas no poderemos tambm, independentemente da maior ou menor coerncia ou rigor das nomenclaturas, reter do projecto da NSE sobretudo o sempre meritrio, e por isso sempre jovem, projecto de unicao dos saberes relativos ao que habitualmente se designa por cincias humanas? 2. Algo da histria dos problemas... Ao longo dos tempos, deniu-se por vezes a sociologia econmica como sector da economics (ou da economia poltica), ramo deste saber mais preocupado com os aspectos no estrita ou directamente econmicos de realidades todavia no fundamental merecedoras de tratamento por parte da cincia econmica. Quanto a isto, a sociologia econmica aparece em toda uma tradio, sobretudo de economistas, como disciplina de algum modo am daquilo a que por vezes se designa por economia aplicadasaber algo aproximativo e toscamente indutivo, a ser distinguido das alturas e dos rigores dedutivos da economia dita pura, ou socialmatria preo-

Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 113

cupada com as realidades da distribuio das riquezas, e por isso tangente s teorias da justia, pelo que afastando-se necessariamente da sobriedade positiva dos modelos da sua congnere pura, cujo objecto por excelncia seriam os factos da produo (Zarovski, 1999: 2-9; ver tambm Ingham, 1996; Velthuis, 1999). Nestas oscilaes entre o puro e o aplicado, o positivo e o norma tivo, entre a elegncia formal dos modelos matemticos e as mos sujas que o tratamento dos factos costuma acarretar, quase sempre a tradio da mainstream economics reconheceu, de bom ou mau grado, que h mais do que mera economia at mesmo nos mais simples dos simples factos econmicos, e que a riqueza e a complexidade da realidade maior do que a mais ousada das teorias pode atrever-se a sonhar. Mas quase sempre ela se apressou tambm a remeter esses aspectos adicionais, ou para um futuro mais ou menos distante em que o renamento das suas prprias teorias permitiria enm o relevar de um certo nmero de hipteses simplicadoras e com ele um tratamento mais englobante e compreensivo da irritante irregularidade e aparente arbitrariedade da multido dos factos , ou para uma cincia residual, um saber das sobras, cujo objecto seria o irracional, o instintivo, o lado intrinsecamente no modelizvel da conduta humana, qualquer que fosse a valorao desse algo mais por parte do investigador. E assim se chega, por exemplo, sui generis sociologia paretiana, pensada como cincia visando o tratamento lgico do pretenso no-lgicoou pelo menos a uma certa variante dessa tal sociologia paretiana. A esta condio de cincia residual ou das sobras, congurando um estatuto acadmico tendencialmente perifrico e mesmo algo duvidoso, de certo modo am da alquimia (Camic, 1991: xxxviii; Velthuis, 1999: 8; Zarovski, 1999: 2, 10), corresponde quase em eco uma outra concepo, de raiz comteana mas podendo tambm ela encontrar-se na obra de vrios economistas ilustres, segundo a qual, sendo a sociologia a cincia dos factos sociais sem qualquer outra qualicao, a economics no seria mais do que uma provncia da cincia-me sociolgica. A sociologia econmica, nesta outra verso, seria a prpria economia poltica pelo menos, claro, desde que ela deixasse de ser um mero saber em si e se assumisse como saber para si. Isto , repete-se... como sociologia de um tipo particular.

Quanto ao facto de Pareto ter pretendido identicar factos de tipos distintos, lgicos e no-lgicos, atribuindo-os a diversas cincias, ou apenas aspectos distintos dos mesmos factos, uns lgicos, outros no-lgicos, ver Aspers, 2001; Dalziel e Higgins, 2002. O mesmo vale tambm para a oscilao entre a ideia duma sociologia enciclopdica, abrangendo a cincia econmica, e uma outra de mbito mais limitado, fazendo-a ocupar-se apenas do residual.


114 | Joo Carlos Graa

Esse tipo particular corresponde a uma classicao cujo fundamento , notemo-lo, substantivista: o econmico aqui uma zona ou um departamento diferenciado do social, correspondente, segundo alguns comteanos amantes das analogias biolgicas, aos fenmenos de vitalidade ou de nutrio. Era assim que o considerava, por exemplo, o positivista portugus Manuel Emdio Garcia, quando defrontava o problema da possvel diviso da sociologia em disciplinas parcelares ocupando-se do econmico, do poltico, etc. (Garcia, 1882: 9 ss.). Embora submetida a crtica pelos seus continuadores, esta concepo continuou sem dvida a inuenciar a forma como, nas dcadas subsequentes, a economia poltica foi entre ns leccionada na nica instncia universitria que ento a acolhia, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Uma gerao mais novo, Afonso Costa, em 1896, prolongava alis as linhas divisrias referidas por Garcia sociologia discusso tambm das divises internas do prprio direito (apud Laranjo, 1907: 13). E a problemtica continuou em maior ou menor grau a ser glosada tambm por autores que a reportaram economia poltica, sua matria e seus mtodos, bem como questo das suas relaes com a sociologia. o caso de Jos Frederico Laranjo, que mais ou menos expli citamente defronta o problema a propsito quer da economia poltica (1997: 5-12), quer do direito poltico e constitucional (1907: 9-13, 18), e de Jos Ferreira Marnoco e Sousa, que na Cincia Econmica de 1910 se refere taxativamente questo da chamada economia social e das relaes economia-sociologia, considerando ento insatisfatrias as ideias de Ren Worms, e de forma bem reveladora:
A primeira interpretao que apareceu foi a de que a economia social a sntese da economia poltica e da sociologia. Esta concepo deixa muito a desejar, porquanto a sociologia o todo de que a economia a parte, e no se pode compreender de modo algum uma sntese de um todo e de uma das suas partes. (Sousa, 1997: 20)

Em todas estas investigaes, acrescente-se, os acadmicos coimbres do ltimo tournant de sicle apropriam-se, criticando-as e reformulando-as, de ideias originrias de autores to dspares como Ren Worms, Guillaume de Greef, mile Levasseur e Charles Gide, entre vrios outros. Mas sabido que nem todas as atitudes relativas partilha de territrios foram de raiz substantivista. No foi essa, na realidade, a via magna da discusso, pelo menos se atentarmos naquela que veio a ser a principal tradio sociolgica novecentista. De facto, procurando reconciliar-se com a economia mainstream, e renegando por isso o seu prprio passado institucionalista, Talcott Parsons, por exemplo, julgou ter encontrado para a

Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 115

sociologia (em geral, note-se, que no apenas econmica) um espao prprio, remetendo-a ao tratamento das nalidades da aco humana, ao passo que cincia econmica seria deixado ocupar-se dos meios da mesma aco. Enquanto saber dos ultimate ends ou dos ultimate values, registe-se, no corresponde sociologia uma zona objectivamente identicvel. tudo uma questo de perspectiva (Parsons, 1934: 523 ss.; Camic, 1991: li, lvii ss.; Velthuis, 1999: 1-2; Zarovski, 1999: 14). O tordesilhismo desta partilha, porm, e apesar da estatura acadmica dos proponentes directos ou indirectos Talcott Parsons pela sociologia, secundando, corrigindo e completando opinies de Lionel Robbins pela economics , no resolveu todos os problemas, nem acalmou todas as conscincias. Numa outra famosa partilha de territrios, celebrada em data poste rior, o prprio Parsons viria alis a acordar com Alfred Kroeber uma distribuio deixando entregue antropologia o sistema cultural, enquanto, no mbito do famoso esquema AGIL, a sociologia se ocuparia do social ( psicologia e biologia cabendo, claro, os restantes dois sistemas). Este outro acordo de cavalheiros, entretanto, subsume por completo a economia no social, chegando mesmo Parsons a identicar para ela um conjunto estrutural concreto e um determinado imperativo funcional, a adaptao. Talvez mais signicativo ainda: a diviso de tarefas a que ento se procede com a antropologia norteada por uma preocupao no disfarada de identicar nichos acadmicos, competncias institucionalmente reconhecidas para os vrios grupos prossionais (Parsons e Kroeber, 1958). Mas nem tudo manifestao directa e declarada dum objectivo de reconhecimento acadmico. Segundo por esta altura se esclarece, se antes se assumira para as duas disciplinas acadmicas grupos de variveis distintos (cada uma delas respeitando e considerando como realidade paramtrica o assunto da outra), agora postula-se a existncia de um grupo diferenciado de variveis apenas para a cincia econmica, sendo deixada sociologia a inteireza do terreno do social e dos respectivos ngulos de vista: relativamente a tudo o teorizado pelo economista, tem agora o socilogo o direito e mesmo o dever de sobrepor depois a sua prpria meta-teorizao. Ao
Por esquema AGIL entendem-se os quatro imperativos funcionais que Parsons identica em todos os sistemas, os quais corresponderiam adaptao, prossecuo de objectivos (goal attainment), integrao e estabilidade normativa (latency, pattern maintenance). Segundo o socilogo norte-americano, no mbito do sistema geral da aco, ao sistema cultural corresponderia o imperativo funcional da estabilidade normativa (L), ao social o da integrao (I), ao da personalidade o da prossecuo de objectivos (G), ao biolgico o da adaptao (A). Considerado enquanto totalidade, o sistema social poderia por sua vez ser subdividido em conjuntos estruturais concretos respeitantes grosso modo religio, ao direito, poltica e economia, correspondendo a cada um destes conjuntos um dos imperativos funcionais referidos, e pela mesma ordem.


116 | Joo Carlos Graa

socilogo parsoniano, pelo menos o desta fase tardia, nada do social alheio. Tal como se explica, no deveria j pensar-se em termos de diferentes grupos de variveis cometidos s diversas disciplinas acadmicas, como antes se recomendara, mas apenas de especcos aspectos da realidade que a economics, e s ela, deve tratar como paramtricos, enquanto a sociologia deve reportar as suas prprias variveis fundamentais a toda a realidade social, independentemente do particular aspecto ou perspectiva com que trabalhemos. Todos eles, pois, so assunto sociolgico (Parsons e Smelser, 1956: 5-6; Dalziel e Higgins, 2002: 14-15). Como parece relativamente bvio, nem o acordo prvio aqui respeitado no seu esprito, dado o econmico aparecer explicitamente absorvido pelo social em sentido amplo, nem nalmente o princpio mesmo das divises disciplinares observado, dado tratar-se, tambm neste caso, de identicar um econmico enquanto esfera distinta, qual mesmo cometida uma certa funo, ou grupo de funes. Das partilhas fundadas na perspectiva regressa-se por conseguinte, pelo menos no que aos conjuntos estruturais concretos se refere, s partilhas de base substantivista. O imperialismo sociolgico parsoniano, entretanto, nunca deixou de ser fundamentalmente ilusrio: a importncia relativa, nas dcadas subse quentes, da economia e da sociologia acadmicas, que impe a concluso. O prprio Parsons, alis, sempre que o dilogo com a economia o aconselhou, tratou de regressar a uma prudncia diplomtica que habitualmente sinal de inferioridade estratgica. Na j mencionada obra famosa sobre sociologia econmica, escrita em co-autoria com Neil Smelser, a sua atitude sistemtica mantm anidades fundamentais com a das suas prprias primcias, sendo a de algum que alega identicar verdades parciais, enunciadas independentemente pelos principais economistas de ento (Keynes, Schumpeter, Hicks, Kaldor), esforando-se entretanto por sobrepor a tais verdades parciais uma alegada metaviso sociolgica que, para alm de operar meramente na sequncia do uxo dos eventos que diz interpretar, ainda to estratosfericamente rarefeita e obscura que acaba por deixar quase toda a gente indiferente... quando no pura e simplesmente incapaz de prosseguir na leitura. De facto, em relao a tudo ou quase tudo o que a economia acadmica vinha concebendo e problematizando, da teoria dos ciclos s razes da inelasticidade dos salrios teorizadas por Keynes, passando pelo empre Aparentemente, Parsons adoptara esta atitude abrangente a partir do seu prprio reencontro com as ideias de Marshall, dado que a explana pela primeira vez nas Marshallian Lectures proferidas em Cambridge em Novembro de 1953, mas apenas redescobertas por Swedberg em 1991 (Dalziel e Higgins, 2002: 14).


Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 117

sarialismo la Schumpeter ou mesmo s razes da diferena consagrada entre bens e servios (muito mais subtis, garante-se, do que primeira vista poderamos pensar), a atitude de Parsons e Smelser corresponde ao que pode ser designado por busca da concrdia sublime, ou pelo menos superior: cada economista tem razo sua maneira e sob um ngulo limitado, que Parsons e Smelser se encarregam de consagrar como legtimo na condio de poderem eles prprios reconduzi-lo ao mbito do famoso esquema AGIL... Trata-se, claro, de sabedoria post festum em estado quase puro, dado que os autores se limitam de facto a seguir os acontecimentos consagrando-os como cruciais depois de se saber h muito que o so, abstendo-se obviamente (e sabiamente) de previses que teriam a grave inconve nincia de poderem ser desmentidas e, como se tudo isso no bastasse, envolvendo ainda as suas especulaes numa srie de referncias pouco claras, de jogos de ambiguidade, de inclinaes para a auto-remisso que parecem destinados a garantir que o leitor desiste da prpria leitura antes de se atrever nos terrenos da crtica. Quanto a este aspecto de rarefaco e obscuridade, registemo-lo, a grande teoria tem inegveis pontos de contacto com a tristemente famosa inclinao autista da cincia econmica acadmica mas no contexto duma inegvel desvantagem (comparativa e absoluta) para si prpria. que, se aquela pode pelo menos invocar, para proteco da sua autoridade aca dmica, o peso incontornvel das frmulas e dos criptogramas matemticos, o refgio do parsonismo tende a no mais do que singelamente literrio. Pelo lado da autoridade das matemticas se passa tambm a uma outra pretenso imperialista, mas de sinal oposto: a que, no perodo posterior ao da hegemonia parsoniana, e via teoria das escolhas racionais (RCT), pretendeu transportar o agente racional da economics para o centro de toda a problemtica sociolgica (Boudon, 1977, 1979; Coleman, 1990, 1994). Talvez em parte a explicao para o empreendimento que a RCT representou resida na insatisfao mais ou menos generalizada que, pela dcada de 1970, o parsonismo provocara numa boa parte dos meios acadmicos. Talvez tambm a prpria atitude prtica prevalecente de Parsons isto , a oscilao entre o sublinhar das diferenas e a nfase na pretensa vantagem da manuteno das fronteiras entre os campos disciplinares, de um lado, e a sugesto da metaviso sociolgica englobante como mera sabedoria post festum, do outro tenha propiciado uma experincia alternativa que, pelo menos, parece ter o mrito que os objectivos de unicao e coerncia lgica dos diversos corpos acadmicos sem dvida transportam consigo. Em boa verdade, entretanto, se j mesmo na anlise econmica em sentido estrito o peso das hipteses simplicadoras (independncia das funes-

118 | Joo Carlos Graa

-utilidade dos agentes, informao perfeita, etc.) sobrecarrega o ncleo dos raciocnios com toda uma srie de as if que apontam para a suprema irrelevncia ou autismo do esforo intelectual (cf. Hodgson, 1994), aproximando os modelos econmicos duma espcie de verso moderna do jogo das contas de vidro (em que ao alegado rigor terico dos raciocnios se acrescenta a completa arbitrariedade dos resultados em termos prticos), tudo isso , claro, muitssimo mais verdadeiro ainda quando se pretende generalizar tal quadro de anlise ao conjunto da existncia humana. 3. ...e do seu ncleo analtico E deste modo, tambm por dgot com estas pretenses imperiais, se regressa sociologia econmica, ou ideia da sua importncia. Na que talvez a obra crucial do ponto de vista do relanamento acadmico desta disciplina, Neil Smelser e Richard Swedberg arriscam-se a deni-la como o estudo dos factos econmicos da perspectiva e no mbito do quadro de referncia sociolgico. Alis, esse mesmo o ttulo dado introduo do Handbook na primeira edio, de 1994: The Sociological Perspective on the Economy (Smelser e Swedberg, 1994b: 3). E, j no corpo do texto, continua-se: trata-se, segundo se pretende esclarecer, da perspectiva sociolgica aplicada aos fenmenos econmicos; ou ainda, e em verso mais elaborada, da aplicao dos quadros de referncia, variveis e modelos explicativos da sociologia a esse complexo de actividades relativo produo, distribuio, circulao e consumo de bens e servios escassos (ibid.: 3). Trata-se, porm, duma denio to bela na sua simplicidade quanto imprecisa no seu signicado. Em primeiro lugar, que quer dizer a expresso fenmenos econmicos? Se se percorrer a denio de economia em manuais seja de economics seja de sociologia, facilmente se tropear com denies circulares, ambivalncias e pior... Mas h mais: a denio de Smelser-Swedberg parece indicar um regresso atitude substantivista caracterstica do perodo pr-parsoniano. verdade que a sociologia econmica se distingue da economics por uma questo de perspectiva, mas isso no obsta, repare-se, a que se suponha a existncia da economia como algo que est l, objectivamente, um pouco maneira dos referidos factos de nutrio de certos comteanos. Ora, convir agora record-lo, foi antes de mais contra esta concepo do econmico como um departamento distinto da realidade social, supostamente o relativo ao business, que Parsons (1934: 530) se manifestou com veemncia nos seus escritos da dcada de 1930. Por outro lado, que signicam em boa verdade expresses como quadro de referncia sociolgico ou perspectiva sociolgica? Pretender-se- com isso regressar ideia parsoniana do estudo dos ultimate ends? Os

Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 119

autores no empreendem esse esclarecimento, limitando-se a referir, apoiados em trabalhos anteriores de Smelser,
[] as perspectivas sociolgicas da interaco pessoal, grupos, estruturas sociais (instituies) e controlos sociais (entre os quais so centrais os valores, as normas e as sanes). Em face de desenvolvimentos recentes, deveramos acrescentar que as perspectivas das redes sociais, do gnero e dos contextos culturais tambm se tornaram centrais na sociologia econmica [...]. Para alm disso, a dimenso internacional da vida econmica tem assumido maior salincia entre os praticantes desta disciplina, medida que aquela dimenso tem penetrado as economias reais do mundo contemporneo. (Smelser e Swedberg, 1994b: 3)

A edio de 2005, esclarea-se, mantm esta denio. A qual , como se notar, uma denio que, partindo de frmulas genricas muitssimo evasivas, opta entretanto prudentemente pelo mtodo do arrolamento em regime de lista aberta: sociologia econmica, bem, aquilo que se revelar conveniente ir reconhecendo como tal, medida que o tempo e as coisas forem avanando... Estas diculdades, todavia, parecem vir de trs, limitando-se os editores do Handbook a acolh-las e suaviz-las tanto quanto possvel e a admisso duma larga pluralidade de abordagens, independentemente das razes prticas que a ela tenham levado, dicilmente poder deixar de ser reconhecida como algo meritrio em si mesmo , sem todavia serem capazes de as resolver. a este respeito digno de meno pelo menos o facto de que, partindo-se da concepo departamentalizada do social dos comteanos da ltima viragem de sculo, substituindo-se essa pela ideia do jovem Parsons da existncia de grupos de variveis diversos segundo a disciplina acadmica, passando-se depois pela noo do Parsons tardio de uma sociologia interessada em tudo, sobreposta (interpretando-a e transcendendo-a) a uma economics connada a um grupo limitado de aspectos, parea enm regressar-se agora a uma tmida armao da existncia duma pluralidade de perspectivas diversas, cada uma delas correspondendo a uma disciplina acadmica diferente (isto , no fundamental a ideia do Parsons da dcada de 1930). Essa armao de pluralidade corrigida entretanto quer pela ideia da existncia dum sector distintamente econmico do social (a ideia dos comteanos), quer pela noo adicional de que a perspectiva sociolgica pode, nalguns casos, levar correco, ler aperfeioamento, da teorizao produzida pela economia acadmica. No parece, entretanto, ser necessria uma particular inclinao para o hindsight para suspeitar, para alm destas alegaes algo frouxas e oscilantes,

120 | Joo Carlos Graa

de certo modo subjacente a elas, de uma preocupao de legitimao institucional assunto menos de estrita racionalidade, se se quiser, do que de sociologia da cincia na plenitude desta ltima expresso, em todo o caso no sentido em que Charles Camic a entendia quando a referiu luta pelo reconhecimento acadmico empreendida pelo jovem Parsons e lgica da escolha de predecessores (menos com base na adequao de contedos do que na preocupao de colagem ao prestgio reconhecido) que obviamente presidiu sua conduta por estes anos (Camic, 1987, 1992). Essa suspeita sai claramente reforada quando se observa que em muita desta literatura divulgadora se trata ancadamente do tpico compor do retrato de famlia em que, a partir de legados tericos imensamente diversos e mesmo largamente opostos (Durkheim versus Weber; Marx contra Pareto...), se pretende inventar uma suposta coerncia do mtier sociolgico no seu conjunto. A ser assim, deve registar-se, o problema est evidentemente longe de ser monoplio da variante econmica da sociologia, sem embargo das questes suscitadas pelos antepassados ilustres que esta tende obviamente a eleger como seus apenas (dos quais Karl Polanyi talvez o mais famoso), acrescentando-os ao panteo geral. Mas nem por isso menos dela tambm. Entretanto, decerto porque a necessidade de auto-legitimao com carcter lgico ou aparncia disso incontornvel, mas tambm porque quase sempre el camino se hace al andar, diversos contributos posteriores para a denio da NSE tm indiscutivelmente vindo a conuir no seguinte feixe de problemticas: existe ou no uma unidade de contributos tericos anteriores susceptvel de apontar para uma tradio cannica e um patrimnio comum da sociologia econmica? esta uma provncia da sociologia? Em que consistem, nesse caso, a perspectiva ou o quadro de referncia sociolgicos, e como que, dessa tal perspectiva, se delimita o econmico? Ou antes a sociologia econmica uma regio, e no a mais nobre, da econo mics? Ou trata-se, numa terceira variante, duma zona de interseco ou sobreposio das duas disciplinas acadmicas, uma no mans land que por isso tambm uma everymans land? Ou ainda, em quarta verso, estaremos perante uma espcie de arqui-disciplina correspondente reunio (e no interseco) de economia e sociologia? E, nesse caso, poder ela responder
Quanto construo de listas de ilustres na sociologia econmica, cf. Smelser e Sweberg, 1994b e 2005b; Aspers, 1999 e 2001. Quanto sociologia em geral, vejam-se as habituais galerias de predecessores egrgios, forados a bem ou a mal ao consenso, maneira de Aron, 1991; Bourdieu, Passeron e Chamboredon, 1998; Giddens, 1976 e 1998. Veja-se tambm, como verdadeiramente emblemtica, a justicao de Jeffrey Alexander, 1988, para a insistncia na importncia do panteo sociolgico. Quanto a esforos anlogos, mas mais limitados, no caso da histria do pensamento econmico, ver ainda Rosner, 2000.


Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 121

objeco de que tais projectos megalmanos esto habitualmente votados ao fracasso? (Zarowski, 1999: 6 ss.). Mas os problemas, apesar de j bastante diversicados, no se esgotam nestas interrogaes. Como j foi referido, segundo alguns a nova sociologia econmica distinguir-se-ia da velha precisamente por uma atitude de desrespeito e irreverncia para com a economia acadmica, pretendendo abordar o prprio ncleo das problemticas econmicas em ruptura aberta com os pressupostos da mainstream economics, em vez de sabiamente dar a Csar o que de Csar, como a tradio parsoniana aprendera a fazer e recomendara posteridade (Granovetter, 1987, 1990). Os agentes agem em ambientes puros? No, esto intensamente inseridos em redes sociais (ibid., 1985). Consideram o dinheiro como um simples meio abstracto e impessoal de pagamentos? No, marcam-no em obedincia a determinaes afectivas e de acordo com tradies culturais especcas (Zelizer, 1989). As empresas procedem de acordo com critrios estritamente econmicos? No, frequentemente agem de acordo com objectivos polticos (Fligstein, 1996). E poderamos decerto continuar. Mas tambm podemos e devemos perguntar-nos: obedece tudo isto a um programa de investigaes claro? Existe algo mais na NSE do que a sensata, mas algo vaga, noo doutrinria duma terceira via entre a RCT e o determinismo cultural parsoniano (Marques, 2003)? E, caso exista, em que que podemos distinguir esse algo do contributo daquilo que habitualmente se designa por economia institucio nalista, sobretudo na sua verso velha que Geoffrey Hodgson (1994) trouxe de volta ribalta evoluo, conito, causalidades circulares cumulativas, equilbrios pontuados, exaptaes, fenmenos QWERTY, path-dependencies , para j no falar na famosa econologia, empreendimento conjunto que o mesmo Hodgson (1996-2004) tambm props?
Mas est longe de existir consenso quanto a esta suposta diferena entre nova e velha sociologia econmica. Contra ela, e em defesa duma fundamental continuidade, veja-se Zarovski, 1999: 9 ss. bem provvel que a diferena faa sentido sobretudo quando reportada a um meio acadmico em que o ascendente parsoniano foi maior. Em casos em que os recursos intelectuais prevalecentes foram outros, e o confronto com a mainstream economics geralmente mais vivo e mais assumido, o sentido da pretensa novidade tende compreensivelmente a esfumar-se.  Ficam breves esclarecimentos quanto a algum do jargo evolucionrio utilizado. Equilbrios pontuados: referem-se existncia duma multiplicidade de picos adaptativos, de tal modo que a passagem de um para o outro se torna muito problemtica, ainda que o ltimo represente uma indiscutvel vantagem adaptativa relativamente ao primeiro. Exaptaes: os materiais espontaneamente produzidos pela evoluo, embora originariamentede acordo comprincpios adaptativos, podem ser continuamente reciclados para novas funes, de tal forma que uma realidade concreta no pode ser estudada referindo-a apenas sua eventual funcionalidade, mas aos acidentes histricos concretos que a tornaram possvel. Fenmenos QWERTY: uma realidadegerada em certo contexto, e que nele se torna funcional, pode persistir muito para alm da sobrevivncia dos factores ambientais que na origem determinaram a sua funcionalidade. Exemplo clssico o teclado


122 | Joo Carlos Graa

Deve tambm, a este respeito, fazer-se pelo menos uma referncia economia das convenes, com cujos mestres os praticantes institucionais da sociologia econmica tm recentemente procurado estabelecer um dilogo, que todavia ainda no foi aprofundado e est longe de poder ser considerado particularmente promissor (Swedberg, 2003; Jagd, 2004; Thvenot, 2004). Outros empreendimentos de sntese, ou de fronteira, tm virtualmente sido ignorados. A grande excepo, apesar da excluso de Hodgson da lista de autores na verso mais recente do Handbook, talvez o institucionalismo econmico, relativamente ao qual deve pelo menos reter-se a observao de Olav Velthuis (1999: 6-7), quando registou que a maior parte dos adeptos deste ltimo so recrutados nas academias europeias, enquanto a NSE, para alm das inevitveis diferenas de formas mentais acarretadas pela sua distinta tradio, observa igualmente o trao interessante da pronunciada hegemonia norte-americana na galeria de autoridades reconhecidas, sendo que o meio universitrio da economics nos EUA continua ainda hoje em dia marcadamente hostil a tudo o que mesmo vagamente sugira institucionalismo. Talvez por isso mesmo, entretanto o que aceitvel para a mainstream economics vindo duma disciplina diversa torna-se insuportvel se teorizado por dissidentes seus , no se tenha observado a aproximao ou mesmo convergncia das duas correntes que Velthuis considerava no s enm possvel, como sobretudo desejvel... Tudo isto, como evidente, torna foroso levantar a suspeita: tratar-se- sobretudo, no caso da NSE, de um facto acadmico susceptvel de ser reconduzido irracionalidade dos caprichos intelectuais? Pior ainda: ser o prprio recalcamento/negao da tradio institucionalista a abrir para a NSE, pelo menos em certos meios, um Lebensraum acadmico que ela aproveita em benefcio prprio sem reconhecimento das suas dvidas tericas fundamentais? Ou ento, e em verso mais benigna da mesma provocao: em face da preocupao reconhecida da NSE com o estudo das redes sociais, deveramos sobretudo suspeitar nesse caso duma auto-ironia colectiva involuntria? Isto : sero sobretudo os conhecimentos pessoais de Richard Swedberg, o seu super-abundante capital social, a suportar a rede internacional de acadmicos que mantm acesa a chama duma aparncia
da mquinas de escrever, cujas primeiras letras so q-w-e-r-t-y, e que era mais funcional que os restantes dada uma determinada tecnologia de produo das mquinas. Path-dependencies: literalmente, dependncia do caminho ou da trajectria. Diz-se em geral dos aspectos, sobretudo atinentes limitao das opes reais defrontadas pelos agentes, destacados pelas teorizaes valorizadoras da importncia da histria concreta no estudo duma qualquer realidade. Econologia: neologismo cunhado por Geoffrey Hodgson, reportando-se a um corpo (in)disciplinar a promover, o qual comportaria elementos tericos e metodolgicos importados quer da economia quer da sociologia.

Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 123

de saber e de coerncia que no o so de facto? O af posto no conhecimento das lgicas das redes sociais dever, em suma, ser considerado como o espontneo nosce te ipsum da NSE? 4.Observaes inconclusivas Abandonando o plano da provocao, parece entretanto bastante razovel reconhecer-se a importncia da existncia de vrias tradies acadmicas, dos seus rituais colectivos, dos seus cerimoniais e das suas formas especcas de preservao da memria grupal como condio absolutamente necessria continuidade de qualquer corpo disciplinar. O que verdade para a sociologia econmica -o tambm, e talvez em grau ainda superior, para a sociologia tout court, para a economia e para as vrias outras cincias sociais, para j no levar demasiado longe a pretenso deste modesto inqurito. Tomemos o caso da economics. Em boa verdade, que quer hoje dizer economista? Trabalhando no quadro duma pretenso declarada de unicao das cincias humanas, Samuel Bowles e Herbert Gintis, do justamente famoso Santa Fe Institute, e para mencionar dois nomes algo distantes da ortodoxia mais fechada, julgaram poder identicar o fundamento dos problemas de teoria social, quase a pedra losofal do estudo das sociedades humanas, numa pretensa reciprocidade forte que, se por um lado interpelaria directa e assumidamente a noo econmica vulgar de independncia das funes-utilidade, obrigando assim reformulao do quadro analtico da economia mainstream, por outro lado implicaria tambm, diz-se, o abandono dos actores hiper-socializados da sociologia tradicional e isso em nome do facto de que a facilidade com que os diversos valores so interiorizados depende da natureza humana [...], e o ritmo com que os valores so adquiridos e abandonados depende da sua contribuio para a aptido e o bem-estar (Gintis, 2003: 21). Nesta ou em variedades semelhantes, este bvio spencerismo e este inegvel utilitarismo, alis no menos vulgares apesar de sados da pena dum doctor subtilissimus, parecem em todo o caso tender a constituir-se em tentaes omnipresentes nas tentativas de unicao das cincias humanas operando com sede na economics. A inclinao para concepes sub-socializadas das condutas, e da tambm para a alegada identicao demasiado apressada de pretensos universais de conduta fundados na natureza humana, algo que uma mente treinada na prosso de economista tende a transportar consigo e a transformar em contrabando intelectual, talvez precisamente, e no sem algum ironia, porque o nvel de interiorizao das normas culturais de conduta aqui to profundo que torna difcil a tomada de conscincia clara das mesmas... E, todavia, bastava a Gintis ter ao menos

124 | Joo Carlos Graa

levado em linha de conta a ideia neo-darwiniana de co-evoluo, isto , a noo de que as diferentes espcies vo interagindo e moldando o prprio meio em relao ao qual faz sentido discutir a prpria tness, para tropear no que talvez a objeco mais central sua linha de argumentao: no h, de facto, uma natureza humana inaltervel relativamente qual faa sentido discutir noes tais como a contribuio para a aptido e o bem-estar. Quer o aspecto propriamente da aptido, quer ainda mais o do bem-estar, so susceptveis duma redenio indenidamente incremental; e essa obviamente, e primordialmente, assunto da cultura. A inquietao , entretanto, sem dvida a marca dominante no empreen dimento da clebre dupla de Santa F, talvez por isso mesmo particularmente vocacionada para a ideia de unidade das cincias humanas. Oiamo-los agora num outro contexto, e atentemos na legitimao que, quase in extremis, eles encontram para a prosso de economista:
[...] as fronteiras disciplinares entre a economia e as outras cincias comportamentais [...] parecem agora mais impedir do que promover o conhecimento. [...] O leitor pode perguntar-se porque que no fazemos as malas e nos tornamos socilogos. A resposta, pensamos, est no facto de que os pontos fortes distintivos da economia explicar preos e quantidades, bem como explorar as formas complexas e frequentemente inesperadas como aces no coordenadas geram resultados nais agregados e dinmicas por vezes no antecipadas , no menos relevante hoje do que quando foi iniciado pelos economistas clssicos h dois sculos. (Bowles e Gintis, 2000: 20)

Quando se ouve tantas vezes falar em sociologia de efeitos perversos e ordem social, ou de ordem social como resultado de efeitos no desejados e no antecipados, pode parecer estranho que dois economistas mastermind considerem esse tipo de assuntos precisamente a diferena especca ou a reserva senhorial da sua prosso. Todavia, por alguma misteriosa razo, no resulta surpreendente que os vcios identicados sejam aqui reportados a uma variedade muito singular de economics e apenas ela, a economia walrasiana, e que o pretenso ncleo analtico da disciplina seja assim cuida dosamente salvo das guas. Qual esse ncleo? Isso, entretanto, j parece tender a transformar-se em algo mais prximo de um mistrio insondvel, a ponto de as declaraes de outro modo pungentes de outro economista mastermind a economia poltica o corpo de teoria que se prope explicar os fenmenos econmicos e O que quer que tenha mudado, um elemento de continuidade que percorre a economia poltica de Montchrtien e antes at de Stiglitz

Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 125

e depois a sua inescapvel dependncia de um qualquer tipo de teoria (Waterman, 2002: 1) j nos poderem parecer perfeitamente normais, dadas as circunstncias... Se indagarmos, entre outros assuntos, tambm acerca das inclinaes da mainstream economics em matria de implicaes polticas, fcil se tornar vericar a enorme disparidade de posies existente nas formas como a estria da disciplina contada: ver, laia de exemplo, o caso de Vilfredo Pareto, que no ensaio referido de Waterman aparece referido como apa drinhador de ideias de economia planificada: socialismo paretiano (ibid.: 8-9). E tudo isso, claro, contraposto ao louvado carcter orgnico das concepes hayekianas, ao culto da sabedoria espontnea das naes que se depreende dos raciocnios econmicos do austraco. O que nos reservar ainda o futuro da histria da histria do pensamento econmico, em matria de loopings intelectuais e outras acrobacias? Mas ser s na economia acadmica que reina a confuso? Deixemos de considerar os outros e, seguindo o antigo mandamento losco, atentemos tambm ns na histria da prpria sociologia. Quem liga ainda hoje alguma importncia ideia durkheimiana de uma cincia decerto abrangente tambm do econmico, mas a distinguir cuidadosamente pelo menos do psicolgico e do biolgico de factos ditos exteriores, coercivos e repetitivos (no exteriores e coercivos porque repetitivos, mas repetitivos porque exteriores e coercivos)? Ou, para alm do lado trivial de tais noes, denio weberiana de um empreendimento sistemtico de compreenso e tipicao de aces dotadas de signicados e reciprocamente orientadas, bem como das ordens delas resultantes? E isto, claro, para j nem falar do projecto paretiano de um pretenso conhecimento lgico do lado no-lgico da natureza humana... E quem se preocupar verdadeiramente com a forma como empresas to dspares podem ser concebidas de forma tal, e com to grande dose de boa vontade e generosidade interpretativa, que so feitas compatveis entre si? Ou como outros ainda, segundo as circunstncias e as convenincias mais ou menos mutveis, podem ser incorporados ou excludos do panteo, apagados da fotograa de grupo ou nela redesenhados, e de formas em que a espontaneidade e a ligeireza se mesclam de forma perturbadora com a conscincia e a premeditao...

Quanto forma como o problema particular representado pelo caso de Werner Sombart foi processado pela tradio sociolgica de novecentos, veja-se Grundmann e Stehr, 2001. Acerca das questes que para a tradio de construo parsoniana representam, entre outros, Simmel e os institucionalistas norte-americanos, cf. Camic, 1987, 1989, 1991 e 1992.


126 | Joo Carlos Graa

Que se salva disto tudo? Antes de mais, parece-me, a apologia duma mente aberta e duma atitude alerta para as formas como as histrias das vrias disciplinas acadmicas tm sido (re)escritas ao longo dos tempos ou pelo menos o desejo disso; uma conscincia clara, evidentemente, da importncia de factores outros que no as estritas regras do jogo lgico na determinao do que tm sido o sucesso e o insucesso acadmicos; uma convico, do mesmo modo, de que nesta matria a histria ainda no acabou nem est escrita de antemo; tambm uma adeso, decerto, a projectos unicadores, desde que a verdadeira complexidade das problemticas seja salvaguardada de facto, e no apenas nominalmente e que o transporte das ideias seja feito s claras, de forma declarada, e no contrabandeado; a noo, enm, de que as fronteiras disciplinares ou os pedigrees das ideias so menos importantes do que a fecundidade analtica das mesmas. E talvez, bem vistas as coisas, j no seja pouco. claro que, pelo menos em parte, a viabilidade do projecto da NSE pode tambm ser referida prpria inclinao pela transdisciplinaridade, para no dizer mesmo indisciplinaridade, acarretada ou sugerida por uma certa des-diferenciao social, neste caso acadmica, que j foi considerada uma das caractersticas da ps-modernidade (Anderson, 2005). Mas o assunto est porventura longe de poder ser reconduzido ao culto do transiente que anda habitualmente associado s teorias da referida ps-modernidade. Talvez a NSE, independentemente das suas limitaes e inibies, seja ao m e ao cabo um projecto a acarinhar antes de mais por estar em aberto, por nada ou quase nada excluir partida, por expressar, enm, aquela possibilidade de sntese enriquecedora de patrimnios memticos diversos, que talvez a primeira condio de vitalidade. Note-se que, como j foi observado (Hodgson, 1997), se no plano das realidades biolgicas as convergncias s so possveis ao nvel dos fentipos, dado que em matria de gentipos se impe a lgica indenidamente diversicadora e afastadora que a da prpria rvore da vida, j com as realidades culturais, e dada a fundamental indistino entre gentipo e fentipo na transmisso memtica, as fuses efectivas tornam-se possveis, sendo pois a imagem da evoluo menos a rvore partindo da unidade e conduzindo ao afastamento irreversvel do que o labirinto em que afastamentos e reaproximaes so, uns e outros, indenidamente possveis, mas no necessrios. E que disciplina estar melhor vocacionada para a evoluo no (e pelo) labirinto do que aquela que, precisamente, fez da anlise das redes sociais um dos seus temas principais, se no mesmo o tema por excelncia?

Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 127

Referncias Bibliogrficas
Alexander, Jeffrey C. (1988), The Centrality of the Classics, in Anthony Giddens; Jonathan Turner (Orgs.) (1988), Social Theory Today. London: Polity Press. Anderson, Perry (2005), As origens da ps-modernidade. Lisboa: Edies 70. Aron, Raymond (1991), As etapas do pensamento sociolgico. Lisboa: Crculo de Leitores. Aspers, Patrik (1999), The Economic Sociology of Alfred Marshall: An Overview, American Journal of Economics and Sociology, Outubro, http://www.ndarticles. com/p/articles/mi_m0254/is_4_58/ai_58496753/print. Aspers, Patrik (2001), Crossing the Boundary of Economics and Sociology: The Case of Vilfredo Pareto, American Journal of Economics and Sociology, Abril, http://www. ndarticles.com/p/articles/mi_m0254/is_2_60/ai_75451916/print. Boudon, Raymond (1977), Effets pervers et ordre sociale. Paris: P.U.F. Boudon, Raymond (1979), La logique du social. Introduction lanalyse sociologique. Paris: Hachette. Bourdieu, Pierre; Passeron, Jean-Claude; Chamboredon, Jean-Claude (1998), Le mtier de sociologue pralables pistmologiques. Paris: cole de Hautes tudes en Sciences Sociales. Bowles, Samuel; Gintis, Herbert (2000), Walrasian Economics in Retrospect (Department of Economics, University of Massachusetts, 01003, for publication in the Quarterly Journal of Economics; verso electrnica: http://www.santafe.edu/les/ gems/developments/marshall.pdf. Camic, Charles (1987), The Making of a Method: A Historical Reinterpretation of the Early Parsons, American Sociological Review, 52(4), 421-439. Camic, Charles (1989), Structure After 50 Years: The Anatomy of a Charter, The American Journal of Sociology, 95(1), 38-107. Camic, Charles (1991), Introduction: Talcott Parsons Before The Structure of Social Action, in Talcott Parsons, The Early Essays, Edited and with an Introduction by Charles Camic. Chicago and London: The University of Chicago Press, ix-xix. Camic, Charles (1992), Reputation and Predecessor Selection: Parsons and the Institutionalists, American Sociological Review, 57(4), 421-445. Coleman, James (1990), Foundations of Social Theory. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press. Coleman, James (1994), A Rational Choice Perspective on Economic Sociology, in Neil J. Smelser; Richard Swedberg (Orgs.), 166-180. Dalziel, Paul; Higgins, Jane (2002), Pareto, Parsons and the Boundary Between Economics and Sociology. Working-paper, http://nzae.org.nz/les/%2365-DALZIEL-HIGGINS. PDF. Fligstein, Neil (1996), Markets as Politics: a Political-Cultural Approach to Market Institutions, American Sociological Review, 61(4), 656-673.

128 | Joo Carlos Graa

Garcia, Manuel Emdio(1882), Diviso interna da sociologia, O Instituto, Vol. XXX, 9 ss. Giddens, Anthony (1976), Capitalismo e moderna teoria social. Lisboa: Editorial Presena. Giddens, Anthony (1998), Poltica, sociologia e teoria social confrontos com o pensamento social clssico e contemporneo. Oeiras: Celta Editora. Gintis, Herbert (2003), Towards a Unity of the Human Behavioral Sciences. Santa Fe Institute Working Paper #02-03-015, http://www-unix.oit.umass.edu/%7Egintis/ unity_abst.html. Granovetter, Mark (1985), Economic Action and Social Structure: the Problem of Embeddedness, American Journal of Sociology, 91(3), 481-510. Granovetter, Mark (1987), On Economic Sociology: an Interview with Mark Granovetter, Research Reports from the Department of Sociology, Uppsala University, 1, 1-26. Granovetter, Mark (1990), The Old and the New Economic Sociology: a History and an Agenda, in Roger Friedland; A. F. Robertson (Orgs.), Beyond the Marketplace: Rethinking Economy and Society. New York: Aldine de Gruyter, 89-112. Grundmann, Reiner; Stehr, Nico (2001), Why Is Werner Sombart Not Part of the Core of Classical Sociology?, Journal of Classical Sociology, 1(2), 257-287. Hodgson, Geoffrey M. (1994), The Return of Intitutional Economics, in Neil J. Smelser; Richard Swedberg (Orgs.), 58-76. Hodgson, Geoffrey M. (1996-2004), Economic Sociology Or Econology?, in Economic Sociology Editorial Series, http://www.gsm.uci.edu/econsoc/essays.html e http://www2.fmg.uva.nl/sociosite/topics/econsoc.html e http://www2.fmg.uva.nl/ sociosite/topics/econsoc.html. Hodgson, Geoffrey M. (1997), Economia e evoluo o regresso da vida teoria econmica. Oeiras: Celta Editora. Ingham, Geoffrey (1996), Some Recent Changes in the Relationship Between Economics and Sociology, Cambridge Journal of Economics, 20, 243-275. Jagd, Soren (2004), Laurent Thvenot and the French Convention School: A Short Introduction, Economic Sociology European Electronic Newsletter, 5(3), 2-9 (verso electrnica: http://econsoc.mpifg.de/archive/esjune04.pdf. Laranjo, Jos Frederico (1907), Princpios de direito poltico e direito constitucional portugus. Coimbra: Imprensa da Universidade. Laranjo, Jos Frederico (1997), Princpios de economia poltica1891. Lisboa: Banco de Portugal (introduo e direco de edio de Carlos Bastien). Marques, Rafael (2003), Introduo, os Trilhos da Nova Sociologia Econmica, in Joo Peixoto; Rafael Marques (Orgs.), A nova sociologia econmica. Oeiras: Celta Editora, 1-67. Parsons, Talcott (1934), Some reections on The Nature and Signicance of Economics, The Quarterly Journal of Economics, 48(3), 511-545.

Afinal, o que mesmo a Nova Sociologia Econmica? | 129

Parsons, Talcott; Kroeber, Alfred (1958), The Profession: Reports and Opinions, American Sociological Review, 23(5), 582-590. Parsons, Talcott; Smelser, Neil J. (1956), Economy and Society, a Study in the Integration of Economic and Social Theory. London, Boston, Melbourne and Henley: Routledge & Kegan Paul. Rosner, Peter (2000), In Defence of a Traditional Canon: a Comparison of Ricardo and Rau, in Michalis Psalidopoulos (Org.) (2000), The Canon in the History of Economics. London and New York: Routledge. Smelser, Neil J.; Swedberg, Richard (Orgs.) (1994a), The Handbook of Economic Sociology. Princeton, New Jersey: Russell Sage Foundation. Smelser, Neil J.; Swedberg, Richard (1994b), The Sociological Perspective on the Economy, in idem (Orgs.), 3-26. Smelser, Neil J.; Swedberg, Richard (Orgs.) (2005a), The Handbook of Economic Sociology. Princeton, New Jersey: Russell Sage Foundation. Smelser, Neil J.; Swedberg, Richard (2005b), Introducing Economic Sociology, in idem (Orgs.), 3-25. Sousa, Jos Ferreira Marnoco e (1997), Cincia econmica 1910. Lisboa: Banco de Portugal (introduo e direco de edio de Maria de Ftima da Silva Brando). Swedberg, Richard (2003), Economic Sociology Meets the Economics of Conventions, Colloque Conventions et Institutions: Approfondissements Thoriques et Contributs au Dbat Politique, http://forum.u-paris10.fr/cd/fr/seminaires/coll_convention/programme.asp. Thvenot, Laurent (2004), The French Convention School and the Coordination of Economic Action, Laurent Thvenot Interviewed by Soren Jagd at the EHESS Paris, Economic Sociology European Electronic Newsletter, 5(3), 10-16 (verso electrnica: http://econsoc.mpifg.de/archive/esjune04.pdf. Velthuis, Olav (1999), The Changing Relationship Between Economic Sociology and Institutional Economics: from Talcott Parsons to Mark Granovetter, American Journal of Economics and Sociology, Outubro, http://www.ndarticles.com/p/articles/mi_m0254/is_4_58/ai_58496752/print. Waterman, A. M. C. (2002), New Political Economics Then and Now: Economic Theory and the Mutation of Political Doctrine (Historical Perspectives), American Journal of Economics and Sociology, Janeiro, http://www.ndarticles.com/p/articles/ mi_m0254/is_1_61/ai_84426592/print. Zarovski, Milan (1999), Economic Sociology in Retrospect: In Search of its Identity Within Economics and Sociology, American Journal of Economics and Sociology, Outubro, http://www.ndarticles.com/p/articles/mi_m0254/is_4_58/ai_58496751/ print. Zelizer, Viviana A. (1989), The Social Meaning of Money: Special Moneys, American Journal of Sociology, 98(2), 342-377.

Vous aimerez peut-être aussi