Vous êtes sur la page 1sur 21

MDULO I - A CIPA Objetivos da CIPA Organizao da CIPA Atribuies da CIPA A CIPA e o SESMT A CIPA e a empresa MDULO II - Introduo Segurana

a do Trabalho Acidentes do Trabalho Inspeo de Segurana Campanhas de Segurana Equipamentos de Proteo Individual - EPI Equipamentos de Proteo Coletiva - EPC Riscos Ambientais Mapa de Riscos MDULO III - Preveno e Combate Incndios Como evitar um incndio Recomendaes para se evitar o fogo Classes de fogo Tipos de extintores Localizao e sinalizao dos extintores MDULO IV - Noes Bsicas de Primeiros Socorros Introduo Aes do socorrista Insolao Internao Desmaio Crise convulsiva Ferimentos Hemorragias Fraturas Entorses Luxaes Transporte de pessoas acidentadas Parada cardiorrespiratria Mordeduras e picadas Queimaduras MDULO V - Norma Regulamentadora - NR 5 Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA Anexo II Quadro I Quadro I - A

MDULO I A CIPA Objetivos da CIPA A CIPA tem como objetivo, desenvolver atividades voltadas para a preveno de doenas, acidentes do trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores. Organizao ad CIPA A CIPA composta por representantes do empregador (indicados) e dos empregados (eleitos), em igual nmero, sendo composta de Titulares e Suplentes e sua quantidade definida pelo grau de risco de sua atividade que definido pelo CNAE (Classificao Nacional de Atividades Econmicas) e pelo nmero de funcionrios da empresa. Haver tambm um secretrio e seu substituto. Atribuies da CIPA Identificar os riscos do processo de trabalho; Elaborar plano de trabalho; Realizar periodicamente verificao nos ambientes e condies de trabalho; Realizar aps cada reunio, a verificao do cumprimento das metas fixadas; Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; Colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO, PPRA bem como de outros programas de segurana e sade desenvolvidos pela empresa; Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho e normas internas de segurana relativas segurana no trabalho; Participar em conjunto com o SESMT da anlise das causas das doenas e acidentes do trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno AIDS e outros programas de sade.

MDULO II Introduo Segurana do Trabalho

Acidente do Trabalho So todas as ocorrncias indesejveis, que interrompem o trabalho e causam, ou tem potencial para causar ferimentos em algum ou algum tipo de perda empresa ou ambos ao mesmo tempo. Doena Profissional Entende-se por doena profissional, aquela inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade, dispensando a comprovao de nexo causal. Exemplo: Um trabalhador que trabalhe numa cermica onde utilizada a slica, vindo a adquirir silicose, bastar comprovar que trabalhou na cermica, para ficar comprovada a doena profissional, dispensando qualquer tipo de outra prova. Doena do Trabalho A doena do trabalho diferencia-se da doena profissional em vrios pontos. Ela resulta de condies especiais em que o trabalho exercido e com ele relaciona-se diretamente. Sendo uma doena genrica (que acomete qualquer pessoa), exige a comprovao do nexo causal, ou seja, o trabalhador dever comprovar haver adquirido a doena no exerccio do trabalho. Exemplo: A tuberculose poder ser doena do trabalho com relao quele segurado que comprovar t-la adquirido no exerccio do trabalho em uma cmara frigorfica. Causas de Acidentes do Trabalho * ATOS INSEGUROS relacionados com falhas humanas * CONDIES INSEGURAS Relacionadas com as condies de trabalho Etapas da Investigao - Coletar os fatos, descrevendo o ocorrido; - Analisar o acidente, identificando suas causas; - Definir as medidas preventivas, acompanhando sua execuo. Comunicao de Acidente do Trabalho De acordo com a legislao, todo acidente do trabalho deve ser imediatamente comunicado empresa pelo acidentado ou por qualquer pessoa que dele tiver conhecimento. Em caso de morte, obrigatria a comunicao autoridade policial. A empresa por sua vez, deve comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia.

Inspeo de Segurana a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas reas e meios de trabalho, com o objetivo de descobrir e corrigir situaes que comprometam a segurana dos trabalhadores. Uma inspeo para ser bem aproveitada precisa ser planejada, e o primeiro passo definir o que se pretende com a inspeo e como faz-la. Tipos de Inspeo * Inspeo geral: Realizada quando se quer ter uma viso panormica de todos os setores da empresa. Pode ser realizada no incio do mandato da CIPA. * Inspeo parcial: Realizada onde j se sabe da existncia de problemas, seja por queixas dos trabalhadores ou ocorrncia de doenas e acidentes do trabalho. Deve ser uma inspeo mais detalhada e criteriosa. * Inspeo especfica: uma inspeo em que se procura identificar problemas ou riscos determinados. Como exemplo podemos citar o manuseio de produtos qumicos, postura de trabalho, esforo fsico, etc. Etapas da Inspeo * Observao do ambiente e dos meios de trabalho; * Coleta de informaes; * Registro de dados e elaborao do relatrio; * Apresentao nas reunies da CIPA; * Encaminhamento do relatrio atravs do Presidente da CIPA; * Acompanhamento da implantao das medidas recomendadas. * Equipamentos de Proteo Individual - EPIs todo meio ou dispositivo de uso individual, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. Quando no for possvel eliminar o risco, ou neutraliz-lo atravs de medidas de proteo coletiva, implanta-se o Equipamento de Proteo Individual - EPI. Como exemplo temos a proteo contra quebra de agulha, instalada nas mquinas, quando no for possvel adotar tal medida, ou durante a fase de implantao, adota-se o uso de culos de proteo. Atribuies A recomendao ao empregador, quanto ao EPI adequado ao risco existente s diversas atividades ser: Do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT; Da Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT; Nas empresas desobrigadas de manter CIPA, cabe ao empregador, mediante orientao tcnica, fornecer o EPI adequado proteo da integridade fsica do trabalhador.

Obrigaes do empregador quanto ao EPI: Adquirir o tipo adequado atividade do empregado; Fornecer ao empregado somente EPI aprovado pelo Ministrio do Trabalho; Treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado; Tornar obrigatrio o seu uso; Substitu-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela sua higienizao e manuteno peridica. Obrigaes do empregado quanto ao EPI: Us-lo apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso. Equipamentos de Proteo Coletivos - EPCs So os equipamentos que neutralizam o risco na fonte, dispensando, em determinados casos, o uso dos equipamentos de proteo individual. Quando instalamos, por exemplo, o protetor contra quebra de agulha, estamos atuando sobre o ambiente de trabalho, esta medida chamada de proteo coletiva, pois protege o conjunto de trabalhadores. Riscos Ambientais So agentes presentes nos ambientes de trabalho, capazes de afetar o trabalhador a curto, mdio e longo prazo, provocando acidentes com leses imediatas e/ou doenas chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes do trabalho. Riscos Ambientais Atribuies Uma das atribuies da CIPA a de identificar e relatar os riscos existentes nos setores e processos de trabalho. Para isso necessrio que se conhea os riscos que podem existir nesses setores, solicitando medidas para que os mesmos possam ser eliminados e/ou neutralizados. Identificados esses riscos, os mesmos devero ser transcritos no Mapa de Riscos. Classificao Riscos Fsicos: Riscos Qumicos: Riscos Biolgicos: Riscos Ergonmicos: Riscos de Acidentes Prioridades no Controle de Risco Eliminar o risco; Neutralizar / isolar o risco, atravs do uso de Equipamento de Proteo Coletiva; Proteger o trabalhador atravs do uso de Equipamentos de Proteo Individual.

Mapa de Riscos O Mapa de Riscos a representao grfica do reconhecimento dos riscos existentes nos setores de trabalho, por meio de crculos de diferentes cores e tamanhos. O Mapa de Riscos deve ser refeito a cada gesto da CIPA. Mapeamento de Riscos Objetivos

Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao; Possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os funcionrios.

Etapas de Elaborao Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia; Identificar os indicadores de sade; Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local; Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa, indicando atravs de crculos, colocando em seu interior o risco levantado (cor), agente especificado e nmero de trabalhadores expostos.

MDULO III Preveno e Combate Incndios Como evitar um incndio O primeiro passo para se prevenir um incndio, prevenir que surja o fogo. As substncias que tem a propriedade de pegar fogo e queimar so chamadas de combustveis. Existem 3 tipos de combustveis: slidos, lquidos e gasosos. Alm dos combustveis, para que haja fogo, tambm necessrio uma fonte de calor, que em alguns casos, at o calor do sol suficiente para combusto. Todo fogo alimentado pelo oxignio, portanto completando o tringulo do fogo, existe o comburente. Eliminando-se qualquer um desses elementos, no haver fogo. Recomendaes para se evitar o fogo Armazenagem adequada de materiais combustveis e inflamveis Cuidados com instalaes eltricas Instalao de para-raios Manter ordem e limpeza Cuidado com fumantes Riscos de fascas e fagulhas

Classes de Fogo * * * * CLASSE A: So materiais de fcil combusto, queimam tanto na superfcie como em profundidade, deixando resduos. Ex.: madeira, papel, etc. CLASSE B: So os produtos que queimam somente na superfcie. Ex.: gasolina, leos, graxas, etc. CLASSE C: Ocorre em equipamentos eltricos energizados. Ex.: motores, quadros de distribuio, etc. CLASSE D: Ocorre em materiais pirofricos como magnsio, zircnio, titnio, etc.

Tipos de Extintores Dixido de Carbono, mais conhecido como CO2, usado preferencialmente nos incndios classe B e C. P Qumico Seco, usado nos incndios classe B e C. Em materiais pirofricos (classe D), ser utilizado um p qumico especial. gua Pressurizada, usado principalmente em incndios de classe A. Em incndios de classe C, s deve ser utilizado sob forma de neblina. Nunca utilizar este tipo de extintor em incndios de classe B. Inspeo de Extintores Todo extintor dever ter uma ficha de controle de inspeo, devendo ser inspecionado no mnimo 1 vez por ms, sendo observado seu aspecto externo, os lacres, manmetros e se os bicos e vlvulas de alvio no esto entupidas. Cada extintor dever ter em seu bojo, uma etiqueta contendo data de carga, teste hidrosttico e nmero de identificao. Localizao e Sinalizao dos Extintores Os extintores devero ser instalados em locais de fcil acesso e visualizao; Os locais destinados aos extintores devem ser sinalizados por um crculo vermelho ou uma seta larga vermelha com bordas amarelas; Embaixo do extintor, no piso, dever ser pintada uma rea de no mnimo 1m x 1m, no podendo ser obstruda de forma nenhuma; Sua parte superior no poder estar a mais de 1,60 m acima do piso; Extintores no podero estar instalados em paredes de escadas e no podero ser encobertos por pilhas de materiais.

MDULO IV Noes Bsicas de Primeiros Socorros Introduo Primeiros socorros so todas as medidas que devem ser tomadas de imediato para evitar agravamento do estado de sade ou leso de uma pessoa antes do atendimento mdico. Aes do Socorrista + Isolar a rea, evitando o acesso de curiosos; + Observar a vtima, verificando alteraes ou ausncia de respirao, hemorragias, fraturas, coloraes diferentes da pele, presena de suor intenso, expresso de dor; + Observar alterao da temperatura, esfriamento das mos e/ou ps; + Manter a calma, assumindo a liderana do atendimento; + Procurar que haja comunicao imediata com hospitais, ambulncias, bombeiros, polcia se necessrio. + A atitude do socorrista pode significar a vida ou a morte da pessoa socorrida.

Insolao Exposio excessiva ao calor que pode se apresentar subitamente, a vtima cai desacordada, ou aps enjoo, dor de cabea, pele seca e quente, febre alta. Como socorrer: * Retirar a vtima do local de exposio, colocando-a na sombra; * Colocar compressas frias sobre a cabea; * Envolver o corpo com toalhas constantemente molhadas; * Se estiver consciente, d-lhe gua para beber. Internao Enfermidade produzida pela ao do calor em ambientes fechados com temperaturas muito altas. A vtima pode apresentar: cansao, nuseas, calafrios, respirao superficial, palidez ou tonalidade azulada no rosto, temperatura corporal elevada, pele mida e fria e presso baixa. Como socorrer: * Retirar a vtima do ambiente e lev-la para um local fresco e arejado; * Deitar a vtima com a cabea mais baixa que o corpo; * Retirar as vestes da vtima envolvendo-a num lenol mido; * Se estiver consciente, oferecer gua em pequenas quantidades; * Encaminhar a vtima para atendimento mdico

Desmaio Normalmente, o desmaio no passa de um acidente leve, s se agravando quando causado por grandes hemorragias. Como socorrer: Se a pessoa estiver prestes a desmaiar, coloque-a sentada com a cabea entre as pernas; Se o desmaio j ocorreu, deitar a vtima no cho, verificar respirao e palidez; afrouxar as roupas; Erguer os membros inferiores; Obs.: Se a vtima no se recuperar de 2 a 3 minutos, procurar assistncia mdica. Crise Convulsiva A vtima de crise convulsiva (ataque epilptico) fica retrada e comea a se debater violentamente, podendo apresentar os olhos virados para cima. Como socorrer: Deite a vtima no cho e afaste tudo que estiver ao seu redor que possa machucla; Retire objetos como prteses, culos, colares, etc.; Coloque um pano ou leno dobrado entre os dentes e desaperte a roupa da vtima; No d lquido s pessoas que estejam inconscientes; Cessada a convulso, deixa a vtima repousar calmamente, pois poder dormir por minutos ou horas; Nunca deixa de prestar socorro vtima de convulso. Ferimentos tipos Contuso (belisco, batidas), hematoma (local fica roxo), perfuro cortante (ferimento com faca prego, mordedura de animais, armas de fogo) e escoriao (ferimento superficial, s atinge a pele). Como socorrer: Contuses e Hematomas. repouso da parte contundida; Aplicar gelo at melhorar a dor e o inchao se estabilize; Elevar a parte atingida. Perfuro cortantes e Escoriaes. lavar as mos; Lavar o ferimento com gua e sabo; Secar o local com gase ou pano limpo; Se houver sangramento comprimir o local; fazer um curativo; Manter o curativo limpo e seco; Proteger o ferimento para evitar contaminao.

Hemorragias Hemorragia a perda de sangue que acontece quando h rompimento de veias ou artrias, provocadas por cortes, tumores, lceras, etc. Existem 2 tipos de hemorragias, as externas (visveis) que devem ser estancadas imediatamente e as internas (no visveis), mas que podem levar a vtima morte. Como socorrer: Manter a vtima deitada com a cabea para o lado; afrouxar suas roupas; Manter a vtima agasalhada; Procurar assistncia mdica imediatamente. Fraturas um tipo de leso onde ocorre a quebra de um osso. Existem 2 tipos de fraturas: Exposta ou aberta: quando h o rompimento da pele. Interna ou fechada: quando no h o rompimento da pele. Em ambos os casos, acontece dor intensa, deformao do local afetado, incapacidade de movimento e inchao. Como socorrer: imobilizao; movimentar o menos possvel; Colocar gelo no local de 20 a 30 minutos; improvisar talas; Proteger o ferimento com gase ou pano limpo (para casos de fraturas expostas ou abertas). Transporte de pessoas acidentadas O transporte adequado de feridos de suma importncia. Muitas vezes, a vtima pode ter seu quadro agravado por causa de um transporte feito de forma incorreta e sem os cuidados necessrios. Por isso fundamental saber como transportar um acidentado. Parada Cardiorrespiratria Parada Cardaca preciso estar atento quando ocorrer uma parada cardaca, pois esta pode estar ligada a uma parada respiratria e ambas acontecerem simultaneamente. Parada Respiratria a parada da respirao por: afogamento, sufocao, aspirao excessiva de gases venenosos, soterramento e choque. Sndrome da Imuno deficincia Adquirida AIDS O HIV, o vrus da AIDS, um retrovrus que, ao invs de ter DNA, possui RNA, ou seja, no seu processo de infeco da clula T4 hospedeira tem que transformar seu RNA em DNA. Essa caracterstica o torna muito varivel, como todo retrovrus. O HIV da famlia lentivrus, indicando que entre a infeco e a manifestao, podem decorrer vrios anos.
10

O Sistema Imunolgico O organismo humano protegido dos vrus e de outros agentes invasores, como micrbios, bactrias e fungos, pelo sistema imunolgico, que podemos chamar de defensor do corpo humano. Existem trs componentes bsicos do sistema imunolgico: As clulas do sangue; O sistema linftico, constitudo de gnglios espalhados pelo corpo; A medula, que tem como uma das principais funes, produzir as clulas de defesa. O Que Ocorre Quando o HIV Entra no Organismo Ao penetrar no corpo humano, e logo nas primeiras semanas de infeco, o HIV aloja-se nos ndulos linfticos, que se tornam reservatrios do vrus - 98% das clulas de defesa ficam nesses ndulos e no no sangue: o intestino tambm um grande reservatrio dessas clulas. Nos ndulos linfticos encontram-se, no mnimo, 10 vezes mais HIV do que no sangue. Nestes ndulos, o HIV pode ficar inativo durante muito tempo. AIDS e o Sexo O HIV prolifera-se e cresce no sangue, no esperma e nas secrees vaginais. No entanto, quando est for a desses ambientes favorveis, morre em pouco tempo, em questo de segundos. Durante as relaes sexuais com penetrao, ocorrem pequenos ferimentos nos rgos genitais, que, s vezes, no so visveis nem provocam dor. Esse o caminho que o HIV percorre para infectar o organismo. Previna-se da AIDS, no entanto, no evitar o sexo, deixar de sentir prazer, aproveitar o que a vida tem de bom, isolar-se das pessoas, viver relacionamentos sob um efeito terrorista. Meios de Transmisso Os nicos meios de transmisso do HIV so o Sangue, o Esperma, a Secreo Vaginal e o Leite Materno. O vrus da AIDS tambm foi encontrado em secrees corpreas como o suor, a lgrima e a saliva, mas nenhuma dessas secrees contm quantidade de vrus (carga vital) suficiente para que ocorra a infeco de outra pessoa. Formas de Transmisso Como sabemos que os meios de transmisso do HIV so o sangue, o esperma, a secreo vaginal e o leite materno, as formas de transmisso so: * Sexual - Durante a relao sexual com penetrao anal, vaginal ou oral sem camisinha, com pessoas infectadas. * Sangunea - Receber sangue contaminado, por meio de transfuses, usando seringas e agulhas ou materiais perfuro cortantes, inseminao artificial ou transplante de rgos. * Vertical ou Perinatal - Durante a gestao, parto ou aleitamento, caso a me esteja infectada.

11

Meios e Formas de Preveno Como a transmisso do HIV nas relaes sexuais a mais frequente forma de contaminao, comeamos abordando algumas formas de preveno por meio da prtica de sexo mais seguro. A definio de sexo seguro muito ampla. Cada um deve refletir sobre que comportamento preventivo quer adotar sem abrir mo de ter prazer e de prticas gostosas e naturais do ser humano. Sexo Seguro Sexo seguro (ou mais seguro) pode significar: * Usar camisinha desde o incio da penetrao seja anal, vaginal ou oral; * No receber smen ejaculado dentro do seu corpo; * Evitar contato oral com a vagina, nus ou pnis para uma relao 100% segura; * no ejacular na boca; * masturbao a dois; * carcias; * massagem; * Abraos, beijos na boca e pelo corpo. Como no se pega AIDS Usando camisinha em todo e qualquer tipo de relao sexual, seja vaginal, oral ou anal; Dando abrao ou beijo em pessoa contaminada; Exigindo, nas transfuses, sangue analisado por exames de laboratrio; Usando seringas e agulhas descartveis; Exigindo uso de ferramentas mdicas e odontolgicas devidamente esterilizadas; Exigindo a devida higiene de aparelhos de manicure, acupuntura, etc.; Compartilhando roupas de cama, vaso sanitrio ou utenslios domsticos; Nadando na mesma piscina ou sentando na mesma cadeira usada por pessoa contaminada; Sendo picado por inseto; Doando sangue (desde que a agulha seja descartvel). Mordeduras e Picadas Os princpios de primeiros socorros, nos casos de mordeduras e picadas so: * Limitar a disseminao de venenos especficos; * tratar os venenos especficos; * controlar qualquer sangramento; * Verificar se existem choques e problemas respiratrios, tratando-os se necessrio; * Evitar infeco pela limpeza da rea mordida; * Procurar assistncia mdica. Picadas de Cobras Existem no Brasil, 4 grupos de serpentes venenosas. As serpentes do grupo Bothrops (jararacas) so responsveis por 90% dos acidentes. Seus sinais e sintomas so: dor, edema, eritema e calor local.

12

Picadas de Aranhas e Escorpies Os acidentes causados por picadas de aranhas e escorpies, com dor intensa, podem ser graves em crianas e idosos. O reconhecimento da aranha ou escorpio pode ajudar na identificao do tratamento. Se possvel capture o animal para que possa ser identificado. Escorpies Os escorpies (lacraus) no so agressivos, picam somente para se defender e quando isso ocorre, seus sinais e sintomas so: dor, nuseas, vmitos, diarria, dores no estmago, vontade constante de urinar, dificuldade de respirar, palidez e sudorese. Como socorrer: * Manter a vtima em repouso; * colocar compressas quentes; * providenciar assistncia mdica. Aranhas As aranhas no so agressivas, picam apenas quando molestadas. Tarntulas e Caranguejeiras, no so consideradas perigosas, pois no causam sintomatologia grave. Armadeiras so venenosas e responsveis pela maioria dos acidentes graves. Vivas Negras, no so agressivas e, quando algum picado, apresenta uma elevao avermelhada no local. Aranhas Marrons, no so agressivas, picam somente quando no h possibilidade de fuga. Em caso de acidente, seus sinais e sintomas so: dor intensa, nuseas, vmitos, salivao, sudorese, agitao, viso turva, febre e anemia. Como socorrer: Aplicar compressa no local da picada; Se a dor for intensa, procurar assistncia mdica para receber soro. Picadas de Abelhas e Vespas Os acidentes causados por picadas de abelhas e vespas apresentam manifestaes clnicas distintas, dependendo da sensibilidade do indivduo ao veneno e do nmero de picadas. Como socorrer: tentar tirar o ferro; colocar gelo; Passar uma pomada anti-histamnica no local. Obs.: No tratamento de pessoa sensibilizada ou de mltiplas picadas, procurar assistncia mdica com urgncia.
13

Como socorrer: Mantenha a pessoa deitada e calma; No use garrotes ou torniquetes, pois estes podem causar gangrena; No fazer incises ou cortes, pois existe risco de hemorragia; Limpe bem o local da picada com gua; Procure assistncia mdica.

Picadas de Insetos Embora no sejam considerados animais peonhentos, existem insetos como: formigas, pernilongos, mosquitos, pulgas, piolhos, percevejos, borrachudos, mutucas, etc. Suas picadas podem provocar reaes graves e generalizadas, causando os seguintes sinais e sintomas: dor intensa, inchao, nusea, vmito, tontura, sudorese, rigidez no msculo e dificuldades de respirao. Como socorrer: * Manter a vtima em repouso; * Procurar assistncia mdica. Queimaduras O contato com chamas, substncias superaquecidas, a exposio excessiva luz solar e mesmo temperatura ambiente muito elevada, provocam reaes no organismo, que podem se limitar pele ou afetar funes vitais. As queimaduras podem ser de 1 grau, 2 grau e 3 grau, cada uma delas com suas prprias caractersticas. Queimaduras de 1 grau Causa pele avermelhada, com edema e dor intensa. Como socorrer: Resfriar o local com gua corrente Queimaduras de 2 grau Causa bolhas sobre uma pele vermelha, manchada ou de colorao varivel, edema, exsudao e dor. Como socorrer: * Esfriar o local com gua corrente; * nunca romper as bolhas; * Nunca utilizar produtos caseiros, como: p de caf, pasta de dente, etc. Queimaduras de 3 grau Neste tipo de queimadura, a pele fica esbranquiada ou carbonizada, quase sempre com pouca ou nenhuma dor (aqui se incluem todas as queimaduras eltricas). Como socorrer: * no usar gua; * assistncia mdica essencial; * Levar imediatamente ao mdico.

14

NR 5 - COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES

DO OBJETIVO 5.1 A Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. DA CONSTITUIO 5.2 Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados. DA ORGANIZAO 5.6 A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos para setores econmicos especficos. 5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, sero por eles designados. 5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. 5.6.3 O nmero de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observar o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvado as alteraes disciplinadas em atos normativos de setores econmicos especficos. 5.6.4 Quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I, a empresa designar um responsvel pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva. 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio. 5.8 vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato. 5.9 Sero garantidas aos membros da CIPA condies que no descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferncia para outro estabelecimento sem a sua anuncia, ressalvado o disposto nos pargrafos primeiro e segundo do artigo 469, da CLT. 5.10 O empregador dever garantir que seus indicados tenham a representao necessria para a discusso e encaminhamento das solues de questes de segurana e sade no trabalho analisadas na CIPA. 5.11 O empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o vice-presidente.

15

5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados sero, empossados no primeiro dia til aps o trmino do mandato anterior. 5.13 Ser indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretrio e seu substituto, entre os componentes ou no da comisso, sendo neste caso necessria a concordncia do empregador. 5.14 A documentao referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleio e de posse e o calendrio anual das reunies ordinrias, deve ficar no estabelecimento disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego. 5.14.1 A documentao indicada no item 5.14 deve ser encaminhada ao Sindicato dos Trabalhadores da categoria, quando solicitada. 5.14.2 O empregador deve fornecer cpias das atas de eleio e posse aos membros titulares e suplentes da CIPA, mediante recibo. 5.15 A CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento. DAS ATRIBUIES 5.16 A CIPA ter por atribuio: a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; c) participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho; d) realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho visando a identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores; e) realizar, a cada reunio, avaliao do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas; f) divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; g) participar, com o SESMT, onde houver, das discusses promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionado segurana e sade dos trabalhadores; h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores; i) colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho; j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho; l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; m) requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores; n) requisitar empresa as cpias das CAT emitidas;
16

o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT; p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS. 5.17 Cabe ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessrios ao desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas constantes do plano de trabalho. 5.18 Cabe aos empregados: a) participar da eleio de seus representantes; b) colaborar com a gesto da CIPA; c) indicar CIPA, ao SESMT e ao empregador situaes de riscos e apresentar sugestes para melhoria das condies de trabalho; d) observar e aplicar no ambiente de trabalho as recomendaes quanto preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho. 5.19 Cabe ao Presidente da CIPA: a) convocar os membros para as reunies da CIPA; b) coordenar as reunies da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT, quando houver, as decises da comisso; c) manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; d) coordenar e supervisionar as atividades de secretaria; e) delegar atribuies ao Vice-Presidente; 5.20 Cabe ao Vice-Presidente: a) executar atribuies que lhe forem delegadas; b) substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos seus afastamentos temporrios; 5.21 O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA, em conjunto, tero as seguintes atribuies: a) cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos; b) coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados; c) delegar atribuies aos membros da CIPA; d) promover o relacionamento da CIPA com o SESMT, quando houver; e) divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores do estabelecimento; f) encaminhar os pedidos de reconsiderao das decises da CIPA; g) constituir a comisso eleitoral. 5.22 O Secretrio da CIPA ter por atribuio: a) acompanhar as reunies da CIPA e redigir as atas apresentando-as para aprovao e assinatura dos membros presentes; b) preparar as correspondncias; e. c) outras que lhe forem conferidas. DO FUNCIONAMENTO 5.23 A CIPA ter reunies ordinrias mensais, de acordo com o calendrio preestabelecido. 5.24 As reunies ordinrias da CIPA sero realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado. 5.25 As reunies da CIPA tero atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cpias para todos os membros.
17

5.26 As atas devem ficar no estabelecimento disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego. .27 Reunies extraordinrias devero ser realizadas quando: a) houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine aplicao de medidas corretivas de emergncia; b) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; c) houver solicitao expressa de uma das representaes. 5.28 As decises da CIPA sero preferencialmente por consenso. 5.28.1 No havendo consenso, e frustradas as tentativas de negociao direta ou com mediao, ser instalado processo de votao, registrando-se a ocorrncia na ata da reunio. 5.29 Das decises da CIPA caber pedido de reconsiderao, mediante requerimento justificado. 5.29.1 O pedido de reconsiderao ser apresentado CIPA at a prxima reunio ordinria, quando ser analisado, devendo o Presidente e o Vice-Presidente efetivar os encaminhamentos necessrios. 5.30 O membro titular perder o mandato, sendo substitudo por suplente, quando faltar a mais de quatro reunies ordinrias sem justificativa. 5.31 A vacncia definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, ser suprida por suplente, obedecida a ordem de colocao decrescente que consta na ata de eleio, devendo os motivos ser registrados em ata de reunio. 5.31.1 No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicar o substituto, em dois dias teis, preferencialmente entre os membros da CIPA. 5.31.2 No caso de afastamento definitivo do vice-presidente, os membros titulares da representao dos empregados, escolhero o substituto, entre seus titulares, em dois dias teis. 5.31.3 Caso no existam suplentes para ocupar o cargo vago, o empregador deve realizar eleio extraordinria, cumprindo todas as exigncias estabelecidas para o processo eleitoral, exceto quanto aos prazos, que devem ser reduzidos pela metade. 5.31.3.1 O mandato do membro eleito em processo eleitoral extraordinrio deve ser compatibilizado com o mandato dos demais membros da Comisso. 5.31.3.2 O treinamento de membro eleito em processo extraordinrio deve ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse. DO TREINAMENTO 5.32 A empresa dever promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse. 5.32.1 O treinamento de CIPA em primeiro mandato ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse. 5.32.2 As empresas que no se enquadrem no Quadro I, promovero anualmente treinamento para o designado responsvel pelo cumprimento do objetivo desta NR. 5.33 O treinamento para a CIPA dever contemplar, no mnimo, os seguintes itens: a) estudo do ambiente, das condies de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; b) metodologia de investigao e anlise de acidentes e doenas do trabalho; c) noes sobre acidentes e doenas do trabalho decorrentes de exposio aos riscos existentes na empresa;

18

d) noes sobre a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida AIDS, e medidas de preveno; e) noes sobre as legislaes trabalhistas e previdenciria relativas segurana e sade no trabalho; f) princpios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; g) organizao da CIPA e outros assuntos necessrios ao exerccio das atribuies da Comisso. 5.34 O treinamento ter carga horria de vinte horas, distribudas em no mximo oito horas dirias e ser realizado durante o expediente normal da empresa. 5.35 O treinamento poder ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados. 5.36 A CIPA ser ouvida sobre o treinamento a ser realizado, inclusive quanto entidade ou profissional que o ministrar, constando sua manifestao em ata, cabendo empresa escolher a entidade ou profissional que ministrar o treinamento. 5.37 Quando comprovada a no observncia ao disposto nos itens relacionados ao treinamento, a unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, determinar a complementao ou a realizao de outro, que ser efetuado no prazo mximo de trinta dias, contados da data de cincia da empresa sobre a deciso. DO PROCESSO ELEITORAL 5.38 Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mnimo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. 5.38.1 A empresa estabelecer mecanismos para comunicar o incio do processo eleitoral ao sindicato dacategoria profissional. 5.39 O Presidente e o Vice Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, no prazo mnimo de 55 (cinquenta e cinco) dias antes do trmino do mandato em curso, a Comisso Eleitoral CE, que ser a responsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral. 5.39.1 Nos estabelecimentos onde no houver CIPA, a Comisso Eleitoral ser constituda pela empresa. 5.40 O processo eleitoral observar as seguintes condies: a) publicao e divulgao de edital, em locais de fcil acesso e visualizao, no prazo mnimo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do trmino do mandato em curso; b) inscrio e eleio individual, sendo que o perodo mnimo para inscrio ser de quinze dias; c) liberdade de inscrio para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de comprovante; d) garantia de emprego para todos os inscritos at a eleio; e) realizao da eleio no prazo mnimo de 30 (trinta) dias antes do trmino do mandato da CIPA, quando houver; f) realizao de eleio em dia normal de trabalho, respeitando os horrios de turnos e em horrio que possibilite a participao da maioria dos empregados. g) voto secreto; h) apurao dos votos, em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representante do empregador e dos empregados, em nmero a ser definido pela comisso eleitoral; i) faculdade de eleio por meios eletrnicos;
19

j) guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos eleio, por um perodo mnimo de cinco anos. 5.41 Havendo participao inferior a cinquenta por cento dos empregados na votao, no haver a apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao, que ocorrer no prazo mximo de dez dias. 5.42 As denncias sobre o processo eleitoral devero ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE, at trinta dias aps a data da posse dos novos membros da CIPA. 5.42.1 Compete unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correo ou proceder anulao quando for o caso. 5.42.2 Em caso de anulao a empresa convocar nova eleio no prazo de cinco dias, a contar da data de cincia, garantidas as inscries anteriores. 5.42.3 Quando a anulao se der antes da posse dos membros da CIPA, ficar assegurada a prorrogao do mandato anterior, quando houver, at a complementao do processo eleitoral. 5.43 Assumiro a condio de membros titulares e suplentes, os candidatos mais votados. 5.44 Em caso de empate assumir aquele que tiver maior tempo de servio no estabelecimento. 5.45 Os candidatos votados e no eleitos sero relacionados na ata de eleio e apurao, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeao posterior, em caso de vacncia de suplentes. DAS CONTRATANTES E CONTRATADAS 5.46 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de servios considera-se estabelecimento, para fins de aplicao desta NR, o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. 5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da empresa contratante dever, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de integrao e de participao de todos os trabalhadores em relao s decises das CIPA existentes no estabelecimento. 5.48 A contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, devero implementar, de forma integrada, medidas de preveno de acidentes e doenas do trabalho, decorrentes da presente NR, de forma a garantir o mesmo nvel de proteo em matria de segurana e sade a todos os trabalhadores do estabelecimento 5.49 A empresa contratante adotar medidas necessrias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os designados e os demais trabalhadores lotados naquele estabelecimento recebam as informaes sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteo adequadas. 5.50 A empresa contratante adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento pelas empresas contratadas que atuam no seu estabelecimento, das medidas de segurana e sade no trabalho.

20

NOTIFICAO DE TREINAMENTO CIPA

Declaro que recebi o treinamento e o manual tcnico de CIPA e que me comprometo a cumprir todas as normas de forma a atender a NR 1, item 1.8 letra a do Ministrio do Trabalho e Emprego, saber: Cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho, inclusive as ordens de servio emitidas pelo empregador.

Nome do Colaborador

/ Local e Data

21

Vous aimerez peut-être aussi