Vous êtes sur la page 1sur 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E ECOLOGIA

CURSO DE OCEANOGRAFIA

DISCIPLINA FUNDAMENTOS EM BENTOLOGIA

MANUAL DE AULAS PRATICAS

PROF. DR. ANGELO FRAGA BERNARDINO

VITORIA, AGOSTO DE 2011

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

INDICE Aula Prtica 1 Origem e evoluo dos invertebrados mapas conceituais .. Pg. 03 Aula Prtica 2 Sistemtica e evoluo Construindo Cladogramas . Pg. 04 Aula Prtica 3 Filo Porifera ... Pg. 05 Aula Prtica 4 Filo Cnidaria .. Pg. 07 Aula Prtica 5 Filo Nematoda.. Pg. 09 Aula Prtica 6 Filo Sipuncula e Echiura .. Pg. 10 Aula Prtica 7 Filo Mollusca ... Pg. 11 Aula Prtica 8 Filo Annelida ... Pg. 13 Aula Prtica 9 Filo Arthropoda Chelicerata, Crustacea.... Pg. 15 Aula Prtica 10 Filo Arthropoda Sub-filo Crustacea Ordem Decapoda . Pg. 18 Aula Prtica 11 Filo Echinodermata ..... Pg. 23 Aula Prtica 12 Filo Chordata ..... Pg. 27

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

Fundamentos de Bentologia Aula prtica 1 Origem dos Invertebrados Construindo Mapas Conceituais Aluno: Objetivo: O objetivo desta atividade a elaborao de um mapa conceitual, no qual sero inseridos conceitos relacionados origem e evoluo dos invertebrados
Introduo: Mapas Conceituais De um modo geral, mapas conceituais so diagramas que indicam a relao entre palavras que designam conceitos. No h regras fixas para se traar um mapa conceitual, porm importante que este seja um instrumento capaz de evidenciar significados atribudos a conceitos e as relaes entre os conceitos, no contexto de um corpo de conhecimento (Moreira, 1997). Por exemplo, a pessoa constri um mapa ligando dois conceitos, atravs de uma linha, ela deve ser capaz de explicar o significado da relao que v entre os conceitos. As figuras abaixo mostram exemplos de mapas conceituais. Figura 1. Mapa conceitual mostrando a interao entre seres vivos e o ambiente (Fonte: Moreira, 1997).

Como construir um mapa conceitual


1. A partir dos conceitos-chave do contedo que vai mapear, ponha-os numa lista. OBS: Alguns conceitos a serem trabalhados j foram sugeridos para voc. Fique vontade para adicionar conceitos, de acordo com seu conhecimento sobre o assunto! 2. Ordene os conceitos, colocando o(s) mais geral(is) no topo do mapa e, gradualmente, v agregando os demais at completar o diagrama. 3. Se o mapa incorpora tambm o seu conhecimento sobre o assunto, alm do contido no texto, conceitos mais especficos podem ser includos no mapa. 4. Conecte os conceitos com linhas e rotule essas linhas com uma ou mais palavras chave que explicitem a relao entre os conceitos. Os conceitos e as palavras-chave devem sugerir uma proposio que expresse o significado da relao. 5. Evite palavras que apenas indiquem relaes triviais entre os conceitos. 6. Exemplos podem ser agregados ao mapa, embaixo dos conceitos correspondentes. Em geral, os exemplos ficam na parte inferior do mapa. 7. Lembre-se que no h um nico modo de traar um mapa conceitual. medida que muda sua compreenso sobre as relaes entre os conceitos, ou medida que voc aprende, seu mapa tambm muda. Um mapa conceitual um instrumento dinmico, refletindo a compreenso de quem o faz no momento em que o faz. 8. Compartilhe seu mapa com colegas e examine os mapas deles. Pergunte o que significam as relaes, questione a localizao de certos conceitos, a omisso de alguns que no lhe parecem importantes, a incluso de outros que voc julga fundamentais. O mapa conceitual um bom instrumento para compartilhar, trocar e "negociar" significados.

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 2 Sistemtica e evoluo Construindo Cladogramas Aluno: Objetivo: Esta atividade procura introduzir conceitos bsicos sobre sistemtica e sobre os preceitos para a classificao taxonmica de espcies biolgicas. Introduo:
Na sistemtica, procura-se compreender a evoluo dos seres vivos e classific-los de maneira a refletir essa evoluo. Pra construir tais hipteses evolutivas, so utilizados caracteres homlogos, que podem ser anatmicos, embriolgicos, moleculares, etc. Somente as condies derivadas, isto , caractersticas que se originam de outra anterior (primitiva), aparecem na definio dos agrupamentos no cladograma indicando assim as novidades evolutivas. Nos cladogramas, os seres vivos so representados nos terminais, as ramificaes so conhecidas por ns, e as linhas chamadas de ramos (Fig1). Os ns representam pontos onde ocorreram as separaes entre populaes/grupos, indicando pontos onde apareceram condies derivadas das caractersticas primitivas. A localizao (sequncia) dos ns, d uma idia de tempo evolutivo.

Fig. 1. Cladograma

Atividade: 1) Construa um cladograma dos animais marinhos indicados em aula, a partir da classificao biolgica aceita e das caractersticas principais dos filos marinhos: Porfera, Cnidria, Platelmintos, Nematoda, Mollusca, Arthropoda, Annelida, Equinodermata, Chordata Invertebrata. Utilize as caractersticas derivadas fornecidas: a) Simetria radial, b) Simetria bilateral, c) triblsticos, d) protostomia, e) deuterostomia, e) protostmios Lofotrocozorios, f) protostmios Ecdizozorios, g) Ecdizozorios segmentados, h) Lofotrocozorios segmentados, i) Notocorda, j) Cordo Nervoso Dorsal, k) fendas branquiais.

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 3 Filo Porfera Aluno:
Objetivos: Reconhecer a morfologia externa de uma esponja, conhecer as estruturas que compe estes animais e observar estruturas esquelticas presentes em alguns grupos. 1- Observe a figura, indique o nome das estruturas definidas por setas, e responda: a) Indique a forma corporal das esponjas ilustradas nos painis A e B. Explique brevemente sua organizao (utilize o verso da folha se necessrio).

2- Observe no microscpio, a lmina preparada com caldo de espculas de esponjas de diversas classes. Baseando-se na nomenclatura encontrada na Fig.2, indique e desenhe as espculas encontradas (utilize o verso desta folha).

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

3- Observe as figuras que indicam variaes anatmicas de esponjas leuconides. Indique o nome das estruturas observadas nas figuras, e responda: a) Quais caractersticas do sistema aqufero so exclusivas das formas leuconides?

Bibliografia: Figuras extradas e modificadas de Ribeiro-Costa, C.S. & Rocha, R.M. (orgs) 2006. Invertebrados: manual de aulas prticas. 2 Ed. Holos, 271p. Direitos reservados.

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 4 Filo Cnidaria Aluno:
Objetivo: Reconhecer a morfologia externa das classes de cnidrios, conhecer as estruturas e observar alguns representantes do filo. 1 a) Observe a figura 1 e nomeie as estruturas. Indique a qual classe pertence organismo. b) Observe a figura 2 abaixo e o exemplar de caravela, e identifique suas estruturas (Tentculos, gastrozoides, dactilozoides, pneumatforo e gonforos).

c) Considerando o Bauplan de um cnidrio geral mostrado abaixo, indique a forma corporal, nomeie as estruturas e comente sobre as principais diferenas entre estas duas formas. (utilize o verso desta folha).

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino


2 a) Observe na lupa o penanullacea Renilla (Fig. 3), e o exemplar de gorgnia (Octocorallia). Faa um desenho detalhando a disposio dos plipos na gorgnia.

b) Observe as anmonas em lupa, e identifique as estruturas na figura abaixo.

c) Observe os coralitos e esclerossepto nos corais ptreos disponveis. Compare os esqueletos destes corais com os dos hidrocorais. Cite as principais diferenas. 3 Observe o exemplar de cubomedusa disponvel, e indique as principais diferenas desta medusa em relao s guas-vivas verdadeiras.

Bibliografia: Figuras extradas e modificadas de Ribeiro-Costa, C.S. & Rocha, R.M. (orgs) 2006. Invertebrados: manual de aulas prticas. 2 Ed. Holos, 271p. Direitos reservados.

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 5 - Filo Nematoda Aluno:
Objetivos: Reconhecer a morfologia externa de um verme Nematoda. 1- Observe a figura e o exemplar no microscpio. Indique o nome das estruturas definidas por setas, e responda: A) Indique a localizao da boca no corpo, e descreva a estrutura do tubo digestivo. B) Quais as principais diferenas entre a morfologia dos sexos? C) Cite 2 caractersticas morfolgicas, observveis no microscpio, que diferenciam os nemtodas de outros vermes.

Bibliografia: Figuras extradas e modificadas de Ribeiro-Costa, C.S. & Rocha, R.M. (orgs) 2006. Invertebrados: manual de aulas prticas. 2 Ed. Holos, 271p. Direitos reservados.

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 6 - Filo Sipuncula e Echiura Aluno:
1 a) Indique as estruturas apontadas na figura abaixo; b) Observe os Sipnculas em lupa e faa o melhor desenho do mundo de um dos exemplares em detalhe; e ainda descreva a localizao corporal do nus nos organismos observados. c) Descreva a textura da cutcula dos animais observados - ela semelhante? d) Quais estruturas utilizadas por estes indivduos para captar alimento? e) Observando os animais disponveis, como ser sua locomoo e modo de vida no bentos marinho?

2 a) Nomeie as estruturas nas figuras de Echiuras abaixo. b) Quais as principais caractersticas em comum com os Sipuncula? Quais as diferenas marcantes? (no limite-se s caractersticas morfolgicas)

10

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 7 - Filo Mollusca Aluno:
Objetivos: Reconhecer a diversidade morfolgica externa e interna de Gastropoda e Bivalvia Classe Gastropoda - Observe os exemplares de conchas disponveis e indique na figura abaixo as seguintes partes de conchas: pice, volta corporal, sutura, lbio interno, lbio externo, canal sifonal, columela.

11

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino


Classe Bivalvia- A. Observe os exemplares disponveis e indique na figura abaixo as seguintes partes do molusco bivalve: Umbo, charneira, Ligamento, Msculo adutor anterior/posterior, sifo inalante/exalante, cavidade palial, brnquia, p, nus

B. Observe os demais exemplares de bivalves disponveis e faa uma comparao entre suas diferenas morfolgicas (conchas e corpo), relacionando-as com seu provvel modo de vida. (use o verso desta folha) Classe Polyplacophora e Scaphopoda - Observe os exemplares disponveis, faa o melhor desenho do mundo de um exemplar de polyplacophora e de um scaphopoda e indique as principais diferenas destes animais com os demais Mollusca.
Bibliografia: Figuras extradas e modificadas de Ribeiro-Costa, C.S. & Rocha, R.M. (orgs) 2006. Invertebrados: manual de aulas prticas. 2 Ed. Holos, 271p. Direitos reservados.

12

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 8 - Filo Annelida Aluno:
Objetivo: Reconhecer e comparar a morfologia externa das classes de aneldeos, observando alguns representantes do filo. 1 Observe os representantes da classe Polychaeta e nomeie as estruturas indicadas na figura.

2 Observe, desenhe e nomeie as principais estruturas dos exemplares de Polychaeta. Relacione os hbitos de vida dos diferentes organismos com a sua morfologia externa. 3 Quais so algumas das principais caractersticas morfolgicas dos Polychaetas usadas na identificao das espcies? 4 Observe as diferenas dos parapdios nos indivduos.

5 Observe as cerdas e desenhe. Quais so as funes das cerdas?

13

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

6 Observe a morfologia interna do Polychaeta, identificando as estruturas mostradas na figura.

7 Observe o representante de Oligochaeta, desenhe e nomeie as principais estruturas. Bibliografia: Figuras extradas e modificadas de Ribeiro-Costa, C.S. & Rocha, R.M. (orgs) 2006. Invertebrados: manual de aulas prticas. 2 Ed. Holos, 271p. Direitos reservados.

14

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 9 - Filo Arthropoda: Sub-Filo Chelicerata (Classe Pycnogonida); SubFilo Crustcea, e Filo Tardigrada Aluno:
Filo Tardigrada 1. Observe a figura de tardgrados da meiofauna, e indique as estruturas corporais que os aproximam do Filo Arthropoda

Sub-Filo Chelicerata, Classe Pycnogonida

2. Observe, sob lupa, pequenos picnogondeos capturados em Aracruz-ES. Faa desenhos esquemticos desta espcie, apontando as estruturas corpreas principais (utilize o verso da folha se necessrio). Responda: a. Qual o nmero de pernas locomotoras desta espcie? b. Observe que a morfologia das pernas est intimamente ligada ao hbito de vida da espcie. Qual essa relao? c. Qual seria a funo dos vrios apndices dos picnogondeos (quelforo, palpo, pernas e pernas ovgeras)? d. Quais apndices ceflicos definem os picnogondeos como queliceriformes?

15

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino


Sub-filo Crustacea 3. Observe alguns exemplares de crustceos, e procure indicar nas figuras as principais partes corporais destes animais: cabea/cefalotrax, trax (preon), abdome (pleon), telson, olho, antena1, antena2, perepodes, plepodes, quela. Procure determinar o numero de apndices em cada regio do corpo (e sua tagmose).

Figura 2. Paguro. Ordem Decapoda, Infra-ordem Anomura

16

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

Figura 3. Caranguejos e siri. Ordem Decapoda, Infra-ordem Anomura

Bibliografia: Figuras extradas e modificadas de Ribeiro-Costa, C.S. & Rocha, R.M. (orgs) 2006. Invertebrados: manual de aulas prticas. 2 Ed. Holos, 271p. Direitos reservados.

17

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 10 - Filo Arthropoda: Subfilo Crustacea Ordem Decapoda Aluno: Objetivos da aula: 1. Reconhecimento da morfologia externa do camaro 2. Reconhecimento dos diferentes tipos de apndices I. Estudo da morfologia externa
Observe o exemplar e reconhea: 1. Cefalotrax. a poro anterior do corpo, sem segmentao aparente e revestida por carapaa. Resulta da fuso do cron, com cinco segmentos da cabea e oito segmentos do trax. Cada segmento possui um par de apndices. O trax chamado de preon. Os segmentos do preon recebem o nome de pereonitos e os apndices so os perepodes. Abdome. a poro posterior do corpo formada por 6 segmentos e pelo tlson. O abdome recebe o nome de pleon, os segmentos so os pleonitos, e os apndices so os plepodes. tlson a ltima parte do corpo do animal e no possui apndices (Figura 3).

2.

Aps essas observaes responda (utilize o verso da folha): a. b. c. As partes do corpo so mveis? Como essa mobilidade? Que estruturas formam o leque caudal? Como ele funciona? Qual a importncia da forma e mobilidade do abdome e do tlson para a vida do animal?

Carapaa. Cobre o cefalotrax, e anteriormente termina em uma projeo chamada rostro, que pode ou no apresentar dentes. A Figura 2 representa uma viso da cmara branquial expondo as brnquias. a. b. c. d. 3. A caparaa totalmente aderida ao corpo? Onde no ? O que ela delimita? Remova a parede lateral externa da carapaa e observe as brnquias. Represente na Figura 1 toda a rea ocupada pela cmara branquial. Indique com setas na Figura 1 o trajeto da corrente de gua na cmara branquial.

Aberturas do corpo. Verifique as quatro aberturas do corpo: Boca. Ventral, na cabea, entre o labro (lobo anterior) e o lbio (lobo posterior bipartido) b. nus. Ventral, no telson. c. Gonporos femininos. Ver dimorfismo sexual abaixo. d. Gonporos masculinos. Ver dimorfismo sexual abaixo. Dimorfismo sexual a.

4.

Reconhea o sexo do seu exemplar, utilizando-se dos caracteres relacionados a seguir para cada sexo. A seguir examine um exemplar do sexo oposto, em qualquer dos animais presentes em sala. A figura 4 mostra em vista ventral o abdome de um macho e de uma fmea, com as respectivas estruturas reprodutivas.

18

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

a. i.

Macho Coxopoditos do 5o. par de perepodes. So dilatados e com o par de gonporos. s vezes os espermatforos podem ser vistos, por transparncia, dentro do coxopodito. Petasma. o rgo responsvel pela transferncia dos espermatforos. constitudo pelos endpodos do primeiro par de plepodes, que se unem na parte central do corpo formando um tubo pregueado. Essa unio mantida com auxlio de cerdas e/ou pequenos ganchos de ligao. Fmea Tlico. o local onde os espermatforos ficam aderidos aps a cpula. Trata-se de uma placa localizada na face ventral do preon (trax), entre os dois ltimos pares de perepodos. Coxopoditos do 3o. par de perepodes. So dilatados e possuem o par de gonporos.

ii.

b. i.

ii.

II. Estudo dos apndices Esta parte da aula voltada para a disseco dos apndices do camaro. LEIA COM ATENO OS ITENS DE 1 A 4 ANTES DE INICIAR A DISSECO 1. 2. 3. Remova os apndices de apenas um lado do animal, comeando pela extremidade posterior. Assim sendo, o urpode ser o primeiro apndice a ser retirado. Antes de remover o apndice, reconhea suas partes com auxlio das figuras 5 e 6, para evitar a retirada de apndices incompletos. Para a remoo de cada apndice corte com um bisturi ou tesoura fina a membrana de ligao com o corpo. A seguir, segure o apndice com a pina o mais prximo possvel da base. Libere-o movimentando-o com a pina, para frente e para trs. Tenha cuidado de trazer todas as brnquias junto com o maxilpede e os perepodos, mesmo as que ficam presas eles e parede do corpo.

4.

Deposite cada apndice retirado na folha de papel anexa, fixando-o com fita adesiva transparente. A seguir escreva o nome do apndice sob cada pea.

19

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

20

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

21

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

22

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

Fundamentos de Bentologia Aula prtica 11 - Filo Echinodermata Aluno:


Objetivos: Estudar as morfologias externa e interna dos indivduos das classes de Echinodermata. Classe Crinoidea 1- Observe o crinide preservado em lcool que foi fornecido. Escreva o nome das estruturas apontadas nas figuras, mostrando tambm as regies oral e aboral. Note a posio dos braos, sulcos ambulacrrios e boca e discorra sobre o modo de alimentao destes animais.

Classe Asteroidea 2- Reconhea no material fixado e faa um desenho esquemtico das superfcies oral e aboral de uma estrela-do-mar, apontando as seguintes estruturas: a) Braos b) Disco Central c) Sulcos ambulacrrios d) reas Interambulacrrias e) Boca f) Espinhos g) Ps Ambulacrrios h) Ppulas e Paxilas (visvel em alguns exemplares) i) Madreporito j) nus (se presente) 3- Responda: a) Qual a simetria e o nmero de braos do seu exemplar? b) Qual a funo do madreporito? c) Que estruturas so encontradas nos sulcos ambulacrrios? Qual a funo de tais estruturas? d) Em que superfcie ocorrem as ppulas e paxilas? Qual a sua funo?

23

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino


Classe Ophiuroidea 4- Reconhea no material fixado e aponte nas figuras abaixo: a) Braos b) Disco central c) Boca em forma de estrela d) Fendas das bursas respiratrias. e) Ps ambulacrrios na forma de tentculos, ao longo da superfcie oral dos braos (no h sulcos ambulacrrios). f) Espinhos.

5- Comparando a morfologia externa de uma estrela-do-mar e de um ofiuride, quais as diferenas mais marcantes que voc pode apontar? Classe Echinoidea: Regularia e Irregularia A. Regularia: ourios-do-mar. 6- Reconhea no material fornecido (carapaa de ourio-do-mar com espinhos removidos e animal preservado) as estruturas abaixo, apontando-as nas figuras: a) reas ou zonas ambulacrrias (= ambulcro) b) Orficios de sada dos ps ambulacrrios e ndulos de articulao de espinhos c) reas ou zonas interambulacrrias (= interambulacro). d) Regio da boca, com peristmio e com os dentes da lanterna de Aristteles. e) Na superfcie aboral: - Periprocto. O nus, no visvel, localiza-se em algum ponto desta membrana - Placas genitais e orifcios genitais - Madreporito (placa crivada situada em uma das placas genitais)

24

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

B. Irregularia: bolachas-da-praia. 7- Reconhea no material seco fornecido (carapaa de bolachas-da-praia) as estruturas abaixo, apontando-as nas figuras abaixo. Procure responder as questes. a) Na superfcie aboral: Petalides. O conjunto dos cinco petalides forma uma estrutura estrelada ou semelhante a uma flor. Sob lupa, observe que cada petalide formado por uma seqncia de fendas. O que passariam por estas fendas se o animal estivesse vivo? Qual a funo? Gonporos (orifcios genitais) localizados nas axilas dos petalides. Lnulas. Qual o nmero e a funo de tais estruturas?

b) Na superfcie oral: Regio da boca Sulcos ambulacrrios (convergem para a boca). Observe os orifcios da carapaa para a passagem dos ps ambulacrrios. Quais as funes desses sulcos e ps ambulacrrios? Interamblacro Periprocto nus

25

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

Classe Holoturoidea A. Morfologia externa dos pepinos-do-mar 8- Faa um desenho esquemtico da holotria fornecida apontando as estruturas abaixo: a) Coroa de tentculos ao redor da boca. b) Boca (regio anterior). c) Regio do trvio (ventral). Trata-se da regio na qual as holotrias se apoiam sobre o substrato e formada internamente por trs regies ambulacrrias. d) Abertura da cloaca (regio posterior). B. Morfologia interna dos pepinos-do-mar 11- Observe, em demonstrao, alguns exemplares dissecados e procure reconhecer, com auxlio das figuras abaixo, as diferentes estruturas internas.

Holothuria grisea: morfologia interna.


Bibliografia: Figuras extradas e modificadas de Ribeiro-Costa, C.S. & Rocha, R.M. (orgs) 2006. Invertebrados: manual de aulas prticas. 2 Ed. Holos, 271p. Direitos reservados.

26

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino Fundamentos de Bentologia Aula prtica 12 - Filo Chordata Aluno:
Objetivos: 1) Conhecer a organizao estrutural e estudar as morfologias externa e interna de ascdias, salpas e larvceos. Subfilo Urochordata. Classe Ascidiacea Reconhea as estruturas abaixo, apontando-as na figura: Styela plicata, animal com tnica (Fig. D): Sifo oral, sifo atrial, tnica e pednculo. Lado direito do animal sem tnica (Fig E): gnadas, musculatura. Lado esquerdo do animal sem tnica (Fig. F): gnada, sifo oral, sifo atrial, tubo digestivo, manto e gnglio nervoso.

1. Descreva o modo de vida, hbitat, a reproduo e alimentao das ascdias. 2. O que faz com que as ascdias sejam classificadas no filo Chordata?

27

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino


Subfilo Urochordata. Classe Thaliacea Observe o exemplar de Thalia sp. (salpa) e procure reconhecer, com auxlio das figuras abaixo, as diferentes estruturas: Oozoide (vista lateral, Fig. G): abertura oral, musculatura circular, faringe, endstilo, estolo de brotamento, cordo branquial, cavidade atrial, tnica e manto; Oozoide (vista dorsal, Fig. H): abertural oral, anel ciliado, musculatura circular, gnglio nervoso, cordo branquial, tnica, estolo de brotamento e endstilo; Estolo de brotamento (Fig. I): blastozoides, abertura atrial, abertura oral. Blastozoide (Fig. J): Abertura oral, musculatura circular, abertura atrial e gnadas.

Responda: 1. Descreva o mecanismo de alimentao destes animais. Aponte as diferenas marcantes (posio, funo) entre os sifes das salpas e ascdias. Subfilo Urochordata. Classe Larvacea Identifique na figura de uma Oikopleura sp.: Regio do tronco: testculo, faringe, boca, ovrio, nus e fenda da faringe; Regio da cauda: musculatura longitudinal e notocorda

28

Fundamentos de Bentologia UFES Prof. Angelo F. Bernardino

C. Filo Chordata Sub-filo Cephalochordata Desenhe o melhor anfioxo do mundo indicando as estruturas a seguir: Notocorda, tubo nervoso dorsal, cmara branquial, olho, boca, cirros e nus.

29

Vous aimerez peut-être aussi