Vous êtes sur la page 1sur 15

As identidades

EUROPeUS e INDGeNAS
O Brasil um pas recente e antigo ao mesmo tempo. Isso pode parecer paradoxal, mas no . O Brasil, como pas independente, existe apenas a partir de 1822 o que pode ser considerado muito ou pouco, conforme o parmetro de comparao. Em relao a Portugal, pode parecer que o Brasil muito novo: segundo os portugueses, o seu pas existe desde 1140 e, portanto, quando da Independncia do Brasil, Portugal j tinha mais de 680 anos!

A temtica indgena na escola Entretanto, h muitos pases que so menos antigos do que o Brasil. Duas grandes potncias europeias, a Itlia e a Alemanha, s existem desde 1870, tendo se unicado mais de quatro dcadas depois de o Brasil ser um pas independente. H, ainda, pases muito mais recentes, como o Timor Leste pas asitico de lngua portuguesa, cuja independncia foi reconhecida apenas em 2002. Mas, ao mencionarmos a descoberta do Brasil no ano de 1500, lembramos que a chegada dos portugueses e o estabelecimento de uma colnia fazem recuar a existncia do Brasil ao desembarque de Pedro lvares Cabral. O historiador brasileiro Evaldo Cabral de Melo, que considera a colonizao portuguesa o elemento central na denio do Brasil, defende que a Histria do Brasil deva comear em... 1140! Ou, para sermos ainda mais precisos, junto com a Histria de Portugal, j que, para ele, o Brasil nada mais seria do que a continuao, alm-mar, da ptria lusa. Colnia ou metrpole, pouco importa, ultramar e sede do reino, ambos compartilhariam cultura e razes histricas. Conclumos que a idade do Brasil uma denio, a um s tempo, histrica e cultural. Do ponto de vista geogrco, o Brasil, com suas fronteiras atuais, datado do incio do sculo XX, quando foi comprado o que viria a ser o atual estado do Acre, antes parte da Bolvia. Se recuarmos no tempo, menor era a rea sob controle lusitano. Segundo o Tratado de Tordesilhas, de 1494, apenas uma faixa leste da Amrica do Sul era reconhecida como pertencente a Portugal. Em 1750, com o Tratado de Madri, a Espanha reconheceu o controle portugus em reas a oeste do continente.

14

As identidades

M ar an h o

C ea r

Gro-Par

Rio Grande do Norte Paraba Alagoas

Mato Grosso

Piau o uc mb a n r Pe Bahia Gois Minas Gerais

Esprito Santo So Paulo Santa Catarina OCEANO PACFICO Rio Grande do Sul Cisplatina OCEANO ATLNTICO Rio de Janeiro

O Brasil, quando da sua Independncia em 1822, tinha um territrio muito diferente do que viria a ter depois.

O territrio brasileiro, portanto, no foi sempre como o atual, e os mapas que assim o mostram j em 1500 so uma inveno da nossa poca e nada tm a ver com a realidade daquele perodo. E os ndios nessa Histria? At aqui, no foram mencionados... Isso no casual. A trajetria do nosso pas e de todo o continente americano tem sido contada a partir de uma viso europeia, o que tem suas explicaes. As elites colonizadoras

15

A temtica indgena na escola vieram da Europa e o capitalismo mundial expandiu-se a partir de l. Muitas de nossas instituies, costumes, tradies e nossa prpria lngua de l provm. O portugus, o espanhol, o ingls e o francs falados no continente americano so lnguas europeias. No , portanto, o caso de negar a relevncia da Europa para o nosso continente. Mas isso no pode nos cegar em relao s outras partes essenciais da nossa formao cultural, histrica e antropolgica, como o caso da presena dos indgenas. Em termos genticos, uma parcela considervel da populao latino-americana e brasileira, em particular, apresenta traos indgenas. Alguns pases so povoados por amplas maiorias reconhecidamente indgenas, como o Paraguai, a Bolvia e a Guatemala. O Brasil apresenta uma ancestralidade matrilinear indgena elevada, algo bem reetido na expresso de uso corrente av caada a lao, comum em tantas famlias, segundo a qual algum antepassado teria se casado com uma ndia capturada, e na gentica de boa parte dos brasileiros. A gentica, entretanto, apenas um aspecto. Em termos culturais, a presena indgena no Brasil e na Amrica Latina como um todo imensurvel, de to grande e multifacetada. Boa parte dos alimentos que comemos no Brasil de origem cultural indgena como a mandioca, o angu e a tapioca, para os quais usamos termos tupis. A batata, o tomate, o milho tambm de origem cultural indgena foram absorvidos e so consumidos na prpria Europa. Quando nos alimentamos de sucrilhos ou polenta, nem sempre lembramos que advm de produtos indgenas, ainda que transformados por outros povos e costumes. Quem associa uma soneca na rede aos ndios?

16

As identidades Mesmo a toponmia, com tantos nomes tupis, atesta a inuncia do vocabulrio nativo na nossa lngua ocial. O livro clssico de Teodoro Sampaio, O tupi na geograa nacional, apresenta um panorama dessa presena em mais de 350 pginas com milhares de verbetes. Os indgenas fazem parte da nossa histria, da nossa cultura, mas isso nem sempre est claro. Veremos como e por que isso ocorre. Antes, uma pergunta: o que ndio?

SeR NDIO
ndio um termo ambguo, como muitos outros, alis. Os espanhis e portugueses, no sculo XV, navegavam pelo Atlntico em busca de um caminho para as ndias. Do vale do rio Indo e suas adjacncias, vinham produtos muito apreciados as especiarias que serviam tanto para temperar como para preservar as comidas em uma poca em que no havia geladeiras e refrigeradores. O avano dos turcos otomanos pelo Mediterrneo Oriental contribuiu para a diminuio do trco oriental, e os ibricos tomaram a iniciativa de buscar uma rota alternativa para a ndia. Primeiro tentaram pela frica, at que Cristvo Colombo buscou um caminho direto, navegando sempre a ocidente. Chegou ao Novo Mundo, como caria conhecido, sem saber que de fato era uma nova terra. Pensou ter chegado ao continente asitico: China ou ndia. Sendo assim, os habitantes foram chamados de ndios, habitantes da ndia. Mesmo quando, algum tempo depois, os europeus perceberam que a Amrica

17

A temtica indgena na escola era outro continente, continuaram a usar o termo ndio para se referirem aos habitantes dessas terras. Outros nomes foram tambm usados: aborgene, indgena e nativo. So termos mais eruditos, que designam aquele que nascido em determinado lugar. Termos latinos, os trs nomeiam a pessoa original (ab origine) e o nascido em casa (indigena, natiuus). Porm, o nome que se popularizou foi mesmo ndio. Os ndios foram, assim, designados por seus conquistadores, pois nunca se chamaram a si mesmos dessa forma antes de 1492. Como se chamavam, ento? De milhares de maneiras, cada povo a seu modo, com nomes que podiam signicar simplesmente seres humanos, por oposio aos outros grupos. O caso dos tupiniquins e tupinambs d uma ideia dessas autodenominaes. Tupi signica o ancestral, e ento os descendentes do ancestral so os tupinambs (namb quer dizer descendente), enquanto tupinanki (o nome original dos tupiniquins) quer dizer o galho do ancestral, em que galho possui sentido de ligaes de parentesco. Pode parecer muito banal, mas o mesmo processo de nomeao ocorre em outros povos, ainda que no tenhamos conscincia do sentido das palavras. Assim como tupi ancestral, Abrao quer dizer, em hebraico, justamente, ancestral! Guarani signica guerreiro, nome apropriado para um grupo humano que se valoriza, assim como inca, que na lngua quchua signica senhor. Podiam ser bons na caa aos caranguejos, como os guajajaras. Nem sempre sabemos como um povo chamava a si mesmo, mas podemos conhecer como descreviam outro povo, como no caso dos guarulhos, os barrigudos, ou os nambiquaras, orelhas furadas.

18

As identidades
NEBENZAHL, Kenneth. Atlas of Columbus and the Great Discoveries. Rand McNally, 1990, p. 53.

Amrico Vespcio com o Norte e o Sul da Amrica conectados, de Martin Waldseemller.

Com o passar dos sculos e com a interao de nativos e colonizadores, o termo ndio passou a ser usado como um genrico, muitas vezes de forma pejorativa, mas tambm com o devido orgulho por eles prprios. Em muitos pases, os movimentos pelos direitos dos nativos usam o termo ndio, ou seus derivados, como o Movimiento Indio Peruano (MIP). H rgos ociais como a Fundao Nacional do ndio (Funai), assim como o United States Bureau of Indian Affairs, nos Estados Unidos. Isso signica que indgena, nativo ou ndio corresponde a uma designao ampla que procura englobar a diversidade de grupos humanos autctones da Amrica.

19

A temtica indgena na escola Em todo o continente americano, h maneiras muito variadas de denir quem seria ndio. No Brasil, segundo estatsticas ociais, a porcentagem de indgenas muito baixa, menos de 1% da populao, j que no ano 2000, 734 mil pessoas se deniam como ndios (0,4%). Mas, como vimos, uma parte grande da populao tem ascendncia indgena. J em pases como o Paraguai ou a Guatemala, a maioria da populao se dene como indgena e fala lnguas nativas, como o guarani e o maia, respectivamente. Contudo, mesmo nesses casos, os indgenas esto mesclados geneticamente com os colonizadores europeus, ainda que prevalea a lngua indgena, como ocorre no Paraguai, com 90% de falantes do guarani idioma ocial do pas. No existe pureza de origem em nenhum lugar do mundo nem ser ndio depende apenas da gentica ou mesmo da autodenio. Est na hora de tratarmos de uma questo terica importante: como se formam e se transformam as identidades sociais? E o que isso tem a ver com os ndios?

DIVeRSIDADe e TRANSCULTURAO
Por muito tempo, pensou-se que a identidade fosse algo nico, evidente e imutvel. Nessa perspectiva, ser ndio ser diferente de qualquer outra coisa, algo transcendente, que no muda nunca. Se no for assim, a pessoa ou o grupo j no mais ndio. Para denir o ex-ndio, dizia-se que era um aculturado, um selvagem em processo de civilizar-se, um amansado. Essa diferena de condio era reconhecida at mesmo em termos legais,

20

As identidades pois os ndios eram isentos, inimputveis, no eram cidados, eram como se fossem menores, irresponsveis. Mas podiam, e deviam, deixar de ser isso tudo e se tornar integrados, assimilados a um todo maior: a nacionalidade brasileira. Essas noes partiam de uma concepo de sociedade fundada no trip homogeneidade, compartilhamento de valores e respeito s regras sociais. Esse trip lho do moderno Estado nacional, que se fundou na criao de um povo, uma cultura e um territrio. Criao, pois nem aqui nem alhures houve uma s origem tnica (povo), uma cultura comum a todos e um territrio delimitado. No caso brasileiro, tanto mais abstrato e idealizado foi esse modelo. O pas surgiu como uma monarquia escravista, na qual a maioria dos seus habitantes no era considerada parte da nao (os escravos e os ndios). Mesmo dentre os livres, os analfabetos, que compunham a imensa maioria das pessoas, estavam excludos da vida poltica e das decises relativas ao poder. No havia cidados, havia sditos do imprio. Menos ainda se poderia pensar em cultura compartilhada. Enquanto as elites eram letradas e conectadas com as novidades de Paris e Londres, o restante da populao vivia outras formas de cultura e sociabilidade. O territrio nacional era imenso, com comunicaes precrias e, portanto, havia poucas condies para a cristalizao de valores comuns. O modelo era, assim, articial. Contudo, foi a partir dele que se fez a relao entre duas unidades que seriam homogneas em si: a sociedade branca, instruda, e a dos ndios, cuja inferioridade tecnolgica e cultural condenava-os cedo ou tarde assimilao. O conceito de assimilao no neutro ou inofensivo, como se costuma pensar. Suas razes ibricas so profundas e

21

A temtica indgena na escola reveladoras. A Reconquista crist da pennsula ibrica por parte dos reinos catlicos visava expulso dos mouros muulmanos que dominaram durante sculos uma imensa rea conhecida como Al-Andalus (Andaluzia, na terminologia moderna). Nessa sanha, os reinos unicados de Castela e Leo, que formaram a Espanha, expulsaram, no mesmo ano de 1492, tanto os muulmanos como os judeus. Essa expulso permitiu, contudo, que os mouros e os hebreus tivessem a escolha entre a converso assimilao ou a sada da pennsula. Enm, a assimilao consiste no apagamento das caractersticas prprias e sua substituio pelas do grupo dominante, que devem ser consideradas superiores. Esse modelo foi sosticado, no sculo XX, pela noo de aculturao: a passagem de uma cultura inferior outra superior. Essa era a sorte reservada aos ndios americanos: assimilao e aculturao. Claro que esse modelo nunca foi aceito por suas vtimas, aqueles que deveriam se submeter a essa lgica. Sabemos que, na pennsula ibrica, os muulmanos e judeus concordaram em se converter para no ter que ir embora e evitar perseguies, mas nem por isso o zeram de maneira total ou convencida. Quem se converte fora? Nas Amricas, os ndios tampouco aceitaram de forma passiva a imposio da cultura e dos maus-tratos por parte dos colonizadores. Muitos pesquisadores se perguntam como puderam tantos milhes de indgenas ser dominados por to poucos espanhis e portugueses. A resposta mais tradicional consiste em lembrar a diferena entre a tecnologia das armas de fogo, da roda e dos cavalos dos europeus, em relao quela dos indgenas. Outros

22

As identidades estudos, no campo da gentica, tm enfatizado, por sua vez, que a maior ameaa trazida pelos europeus era algo que eles prprios desconheciam como tal: a guerra bacteriolgica. As doenas que infestavam o Velho Mundo (Europa, sia e frica) foram trazidas para as populaes nativas que, ao primeiro contato com tais enfermidades, no haviam sido preparadas pelos sculos necessrios para criar defesas imunolgicas. A mortandade foi tremenda. Os sobreviventes se enfraqueceram. Por m, mas no menos importante, os ndios brigavam muito entre si e vrios grupos se aliaram aos diversos conquistadores para manter a superioridade contra os inimigos. Alm disso, calcula-se que, nos primeiros dois sculos da colonizao portuguesa, os paulistas (bandeirantes) tenham aprisionado e escravizado, para trabalho forado nas usinas de acar na costa brasileira, mais de 350 mil ndios, que constituam parte substancial da mo de obra escrava os chamados negros da terra. Tudo isso tem sua importncia, mas no devemos esquecer que os ndios no foram simplesmente dominados, escravizados, submetidos, aniquilados ou assimilados. Eles constituram o cerne das culturas americanas coloniais e nacionais que surgiriam a partir de ento. No como excludos, mas como partcipes de um novo amlgama. Em alguns lugares da Amrica, inclusive, as lnguas indgenas continuam a prevalecer na vida cotidiana. No Paraguai, como foi dito, o guarani a lngua ocial, falada por quase toda a populao, embora grande parte tambm domine o espanhol. Em outros pases, as lnguas indgenas, ainda que no tenham status ocial, convivem com o idioma europeu em situaes de bilinguismo, como no Peru, na Bolvia, no Mxico e na Guatemala. No Brasil, uma imensa rea no interior do

23

A temtica indgena na escola continente, a partir de Piratininga (So Paulo), utilizou-se da lngua geral (tupi) at ns do sculo XVIII. Essa difuso da lngua indgena revela a importncia da ascendncia nativa em todos os cantos do continente, assim como a transculturao, o hibridismo ou a crioulizao entre os grupos humanos. Frente ao modelo da aculturao e assimilao, to criticado nas ltimas dcadas por ser pouco atento a situaes concretas, surgiram outros quadros interpretativos procurando dar conta das situaes sociais resultante dos contatos culturais. A noo de que as culturas e sociedades so conjuntos homogneos e estticos foi criticada como sendo tanto irrealista quanto autoritria. Pouco realista, pois no descreve a situao concreta: como defender que, num pas, devam todos compartilhar uma lngua, cultura, tradies, origens e territrio, se h tantos exemplos que contradizem o modelo? A Itlia foi unicada, em 1870, sem que houvesse italianos, pois s 5% falavam a lngua ocial, no tinham origens tnicas comuns, suas tradies eram variadas e o territrio incerto. Os habitantes do Canad ou da Sua no compartilham hoje uma lngua nica nem tm origens tnicas comuns. O ideal de uma sociedade homognea autoritrio porque parte do pressuposto de que existem regras sociais compartilhadas que devem ser respeitadas. Tudo que sair disso desvio de comportamento e deve ser reprimido. O modelo advindo do ideal de homogeneidade foi chamado de normativo. Entretanto, tal modelo entrou em descompasso com as prprias autoimagens das sociedades modernas. Os movimentos sociais pelos direitos das mulheres, os combates e reivindicaes

24

As identidades

Gurup

Belm

OCEANO ATLNTICO

Palmares Gois Cuiab Vila Rica Rio de Janeiro So Paulo

Olinda Recife Salvador

OCEANO PACFICO

Itatim Limites atuais Terras pertencentes Espanha Terras pertencentes Tape a Portugal

Caa ao ndio Minerao Sertanismo de contrato

Bandeiras dos sculos XVII e XVIII. O aprisionamento dos ndios constitua uma parte importante das atividades dos paulistas (bandeirantes), eles prprios falantes do tupi e filhos de indgenas.

de diversos grupos tnicos, religiosos ou sexuais questionaram os fundamentos da noo de homogeneidade social. Com tais lutas, a normatizao veio abaixo, de modo mais ou menos violento, nas ltimas dcadas. Em seu lugar, surgiram outros quadros interpretativos, que tentavam dar conta da nova situao emprica e teoricamente. As sociedades, ento, passaram a ser consideradas heterogneas, compostas de grupos diferentes, em interao e conito. A diversidade passou a ser vista como um elemento central,

25

A temtica indgena na escola a ponto de a Organizao das Naes Unidas para a Cincia, Educao e Cultura (Unesco) aprovar, em 2005, uma declarao enfatizando a diversidade cultural da humanidade. As identidades sociais passaram a ser encaradas como uidas, em constante mutao, em interao umas com as outras. Surgiram tambm conceitos antropolgicos, mas nem sempre convergentes. Um termo que se forjou logo no ambiente anglo-saxo foi o de etnognese. Como diz o nome, busca-se dar conta do surgimento (gnese) de um grupo humano. Assim, do contato dos portugueses com os nativos no planalto paulista, teria surgido, por meio de uma etnognese, um novo grupo humano: o paulista de lngua tupi, que dormia em redes, vivia maneira indgena e aprisionava outros ndios. Contudo, esse conceito tem sido criticado por dar a entender que, aps a criao da nova etnia, haveria homogeneidade estvel, ao menos por algum tempo, at a constituio de uma nova etnognese. No contexto latino-americano, por outro lado, tm prosperado modelos explicativos mais exveis baseados na mistura permanente e instvel das populaes. Os termos variam. Alguns chamam de mestiagem, outros de hibridao, outros ainda de crioulizao, mas todos remetem, teoricamente, ao conceito antropolgico de transculturao. Esse termo surgiu por oposio aculturao, carregado de altas doses de evolucionismo imperialista, pois a aculturao pressupe que um povo inferior adote, espontaneamente, uma cultura superior e abandone a sua prpria. Esse seria o caso de todos os povos colonizados perante seus colonizadores. Claro que essa perspectiva foi divulgada

26

As identidades principalmente nos centros imperialistas, vidos de justicar sua dominao. No que diz respeito Amrica Latina, essa teoria foi posta em xeque por antroplogos como o cubano Fernando Ortiz (1881-1969) e o brasileiro Gilberto Freyre (1900-1987), intelectuais que perceberam a inadequao do modelo de aculturao para entender a mescla cultural em seus respectivos pases. Houve mesmo quem criticasse termos como mestiagem, hibridao e crioulizao, com certa lgica. Tais noes signicariam o cruzamento de dois grupos originais homogneos e coesos, resultante num terceiro, este sim variado. Para os crticos, se cada sociedade variada, mutante e uida, no faz sentido denir algumas como particularmente mestias, hbridas ou crioulas. Pode at mesmo dar a impresso de uma degradao: de sociedades homogneas, estveis e coerentes, rumo a outras instveis, em conito e incoerentes. Por isso mesmo, o conceito mais amplo de transculturao tem sido o mais utilizado, pois no distingue sociedades homogneas e heterogneas, j que todas so consideradas mistas, variadas, dinmicas e mutantes. Falar em transculturao consiste em considerar que os grupos humanos, e mesmo os indivduos, esto em constante interao e mutao, resultantes desse contato. (Trans uma partcula muito sugestiva, pois signica aquilo que vai e vem, o ir e vir que altera as partes envolvidas.) Isso tudo fundamental quando pensamos especicamente nas sociedades indgenas, lembrando que se trata de culturas complexas, variadas, em constante interao e mudana, repletas de conitos, com vises de mundo e prticas de vida ricas, e por vezes inspiradoras, sempre interessantes e signicativas.

27

Vous aimerez peut-être aussi