Vous êtes sur la page 1sur 5

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de So Paulo), em 1 de setembro de 1886. Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plsticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Corao de Jesus. Em 1906, casou-se pela primeira vez com Andr Teixeira Pinto e com ele teve sua nica filha, Dulce. Aps se separar, comea a estudar escultura. Somente aos 31 anos comeou a aprender as tcnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, decorador e professor). Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plsticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salo Oficial dos Artistas da Frana, utilizando em suas obras as tcnicas do cubismo. Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da semana de Arte Moderna de 1922. Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vrios artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as dcadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importncia e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. No final da dcada de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofgico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte europeia, porm deveriam criar uma esttica brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus. Tarsila do Amaral faleceu na cidade de So Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importncia de seu conjunto artstico a tornou uma das grandes figuras artsticas brasileiras de todos os tempos. Ela usava cores vivas , uso de formas geomtricas, Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil e Esttica fora do padro.

Nome : Jssica Kuzminski , Juliane, Giovana, Bruna Rios , Daniel , Gustavo , Gabriel Fernando .

Trabalho de Sociologia
Arte moderna
Orientado Pelo Professor
Franklin .

Curitiba 22 de Agosto de 2013 .

Sumrio
Introduo ............................... pg 1 Desenvolvimento ...................... pg 2 Concluso ................................... pg 3

Arte moderna
A semana de arte moderna ocorreu em So Paulo entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. E por que ocorreu em 1922 ? Essa a data em que o Brasil comemorou seu primeiro centenrio da Independncia, embora essa independncia em nada tenha transformado os planos polticos, econmico ou cultural. Dessa forma, desde o perodo que antecedeu a Semana de 1922, conhecido como PrModernismo, houve uma reao por parte da classe artstica em revelar um Brasil visto sob o plano real, longe do idealismo pregado pela era romntica. Um Brasil dos marginalizados, indo desde o serto nordestino at os subrbios cariocas. No por acaso, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, entre outros, souberam expressar sua insatisfao mediante as mazelas que corrompiam a sociedade daquela poca de um lado o progresso industrial oriundo da expanso do capitalismo, de outro a massa dos excludos, formada pela classe operria que, sempre mais organizada, realizava intensas greves. Em 1922 foi a data em que mudou definitivamente o Brasil , pois um grupo de jovens e senhores, pintores, escultores e msicos transformaram a paisagem cultural brasileira. O modernismo foi um movimento de vanguarda artstica dirigida por Oswald de Andrade e Mrio de Andrade , que buscou atualizar a cultura brasileira em um contexto social de rpidas transformaes econmicas e sociais .

Incio de 1920 , princpio da industrializao , do crescimento das cidades , das mudanas polticas do mundo . Dois momentos foram decisivos na literatura do pas em virtude de mudana : O romantismo e o modernismo . O romantismo foi um importante movimento cultural que auxiliou no esforo de afirmao nacional.
O Modernismo instaurou uma nova maneira de se olhar a realidade brasileira. As artes cumpriram a funo at meados do sculo XX, no Brasil, de entendimento de nossa realidade. Isso tanto no contedo quanto na forma. A loucura da sociedade brasileira, onde opostos convivem no mesmo ambiente. A violncia do desenvolvimento capitalista excluindo a maioria da populao do mnimo necessrio para viver. As elites que se locupletam custa da misria do povo. O imperialismo que suga nossas riquezas desde o Pau-Brasil.O olhar e a esttica modernista influenciaram as principais manifestaes artsticas brasileiras na segunda metade do sculo XX.

arte moderna atual toma rumos nunca previstos. Hoje um objeto qualquer pode ser considerado arte, dependendo do seu contexto e forma de anlise. Temos uma grande quantidade de artes diversas que vo sendo denominadas e modificadas com o passar do tempo. Arte no s para os ricos , mas sim de todos , Karl Marx defendia exatamente essa ideia de que o muito deveria ser retirado dos ricos e distribudos igualmente a sociedade , com a arte no era diferente , pois todos tinham esse direito .

Vous aimerez peut-être aussi