Vous êtes sur la page 1sur 2

7 Lista de Exerccios - 2013

1. Medindo a intensidade de uma corrente eltrica com um ampermetro, obteve-se o valor i = 2,0 A. Determine: a) a carga transportada por essa corrente em 10 s; b) o nmero de eltrons que atravessaram um seco reta do condutor nesse intervalo de tempo. 2. Um motor de gravador em funcionamento atravessado por uma corrente de 400 mA de intensidade. Determine a carga eltrica que passa por dentro do motor em 1 minuto. Quantos eltrons atravessam o motor nesse intervalo de tempo? 3. Um fio atravessado por 2,0.1020 eltrons em 20 s. Qual a intensidade da corrente eltrica? 4. Durante 10 s, uma corrente de 32 A percorre um condutor metlico. Quantos eltrons passam por uma seco reta desse condutor nesse intervalo de tempo? 5. Este o esquema de uma bateria de automvel que alimenta duas lmpadas. C uma chave interruptora. A diferena de potencial entre os terminais da bateria de 12 V. a) Faa um diagrama esquemtico do circuito, indicando o sentido convencional da corrente. b) Qual a carga que atravessa as lmpadas em 10 s, sabendo que a corrente tem intensidade de 2 A? c) Nesse mesmo intervalo de tempo, qual o trabalho realizado pela fora eltrica nas lmpadas? 6. Uma pilha alimenta uma lmpada com tenso de 1,5 V. Qual o trabalho realizado pela pilha sobre cada eltrons que a atravessa? 7. Uma das partculas emitidas pelos elementos radioativos a partcula alfa, composta de 2 prtons e 2 nutrons. Sabe-se que a massa de um prtons praticamente igual massa de um nutron, tendo valor 6,0.1027 . Determine: a) a carga e a massa de uma partcula alfa. b) a tenso necessria para conferir velocidade de 1,0.10 6 m/s a uma partcula alfa que est em repouso. 8. O consumo domiciliar de energia eltrica medido em quilowatts-hora (kWh); 1 kWh a quantidade de energia consumida em 1 h por um dispositivo que tem potncia de 1kW. Quantos joules equivalem a 1 kWh? 9. Uma soluo inica atravessada por uma corrente eltrica. Em 10 s, 1,0.10 19 ons negativos caminham de A para B e 0,5.1019 ons positivos caminham de B para A. Qual a intensidade da corrente?

10. Um gerador fornece 20 V de diferena de potencial, sendo atravessado por 1,0.1020 eltrons por segundo. Qual a potncia obtida desse gerador nessas condies?

11. Esta figura representa uma pilha de Volta num circuito fechado. Considere um eltron que percorre esse circuito. a) qual o sentido do movimento do eltron dentro do lquido? O que acontece com a energia potencial eltrica do eltron nesse movimento? b) qual o sentido do movimento do eltron no fio? O que acontece com a energia potencial eltrica do eltron nesse movimento? c) qual o sentido convencional da corrente?

12. Uma lmpada puxa uma corrente de 2 ampres. Calcule a carga, em coulombs, consumida pela lmpada em 30 segundos.

QCMa

Prof.Srgio

13. Calcule o tempo necessrio para consumir 36000 coulombs em uma eletrodeposio, usando uma corrente de 5 ampres. 14. Que voltagem faz uma corrente de 2 A passar por uma resistncia de 60 ohms? Quantas calorias por segundo so fornecidas por essa resistncia em cujos terminais aplicada a voltagem calculada? 15. Um dnamo libera 15 ampres a 120 volts. (a) Calcule a potncia em watts e em quilowatts fornecida pelo dnamo. (b) Que quantidade de energia eltrica, em quilowatt-horas, fornecida pelo dnamo em 2 horas? (c) Qual o custo dessa energia sabendo que o quilowatt-hora vale R$ 0,10? 16. Quantos eltrons passam por segundo por uma seco de um fio de cobre onde passa a corrente de 10-16 ampres? 17. Quantos coulombs por hora so consumidos por uma cuba de eletrodeposio por onde passa uma corrente de 5 ampres? 18. Uma cuba eletroltica, provida de eltrodos de 20 X 15 cm distanciados de 15 cm, contm uma soluo de nitrato de prata de resistncia especfica igual a 15 ohm-cm. Calcule a resistncia da soluo entre os eletrodos. 19. Um tanque contendo 200 litros de gua usado como banho de temperatura constante. Quanto tempo levar esse tanque para ser aquecido de 20 a 25 C com um aquecedor de imerso de 250 watts? Desprezar a capacidade calorfica do tanque e as perdas de calor para o meio. 20. Que corrente deve passar por uma cuba eletroltica para que seja consumido 1 Faraday por hora? Que massas de Al e de Cd so depositadas por 1 Faraday? 21. Uma cuba eletroltica provida de um nodo de Cu impuro contm uma soluo de CuSO 4. Quantos quilogramas de Cu podem ser refinados (isto , depositados no ctodo) por uma corrente de 150 ampres, mantida durante 12 horas? 22. Quantas horas so necessrias para que uma corrente de 3,0 ampres decomponha 18 g de gua por eletrlise? 23. Quantos ampres so necessrios para depositar sobre o ctodo 5,0 g de ouro por hora a partir de uma soluo de ouro de nox III+ ? 24. Qual a voltagem da pilha formada pelos pares (Zn, Zn2+) e (Cu, Cu2+), onde as concentraes de Zn2+ e Cu2+ so, respectivamente, 0,1 e 10-9 mol/L a 25 C? 25. Um elemento galvnico trabalhou em condies quase ideais de reversibilidade com uma corrente de 10 -16 ampres. (a) Quanto tempo levar essa corrente para fornecer 1 faraday (F) de eletricidade? (b) Quantos eltrons so fornecidos pela pilha a um circuito eltrico pulsante que opera a cada 10 milissegundos? 26. Uma bateria de automvel fornece tenso de 12 V. Durante 5 minutos, a bateria alimenta uma lmpada com corrente de 10 A. Calcule a carga que atravessa a bateria. Qual o trabalho realizado sobre essa carga?

QCMa

Prof.Srgio

Vous aimerez peut-être aussi