Vous êtes sur la page 1sur 2

1. Como que se formam os fsseis?

? - Os fsseis formam- se atravs de restos de seres vivos ou vestgios da sua actividade que ficam preservados em rochas. 2. Para se tornar um fssil um ser vivo tem de ser enterrado em condies. Que condies? - Temos de evitar a sua ingesto por animais a - Sua decomposio; - Exposio dos seus ossos e conchas aos agentes erosivos, porque caso contrrio desaparecem. 3. O que a fossilizao? - o conjunto de fenmenos fsicos e qumicos que permitem a formao de um fssil. 4. Quais so os principais processos de fossilizao? - Mumificao ou conservao, moldagem e mineralizao - Mumificao, este processo o mais raro, implica a preservao total do individuo, necessrio que o ser vivo, ou parte dele, seja envolvido por uma substncia impermevel, ex: mbar. - Moldagem, As partes moles do ser vivo desaparecem ficando gravadas nas rochas as suas partes duras, como conchas, dentes e ossos, quando a parte exterior desaparecem deixa gravada nas rochas a sua forma modagem externa. - Mineralizao, um pocesso onde a matria orgnica que constitui o ser vivo substituda por minerais. As partes duras do ser so as que mais facilmente se fossilizam. 5. Que informaes nos do os fsseis? - Os fosseis permitem conhecer as condies na poca em que os seres vivos existiram, permite-nos saber a evoluo das espcies, a sua adaptao, a sua locomoo, a sua alimentao. 6. Quais os tipos de fosseis que existem? Explica cada um deles? - Fosseis de idade ou Fosseis estratigrficos, permitem datar as rochas onde se encontram, - Fosseis de fcies, permitem reconstruir o seu ambiente de formao

7. O que so fsseis? - So restos, moldes, ou vestgios de actividade de qualquer ser vivo preservado, geralmente numa rocha, ou mais raramente no gelo ou em mbar (resina fssil). 8. Qual a cincia que estuda os fosseis? - A cincia que estuda os fosse a Paleontologia. 9. Quais as informaes que podemos retirar das marcas ou vestgios deixados pelos seres vivos? - As marcas ou vestgios de actividade informan-nos sobre a locomoo, a reproduo e a alimentao.

10. Como datar os principais acontecimentos da histria da terra? - As camadas rochosas podem ser identificadas pelos fsseis que contm e conclui que os estratos ou camadas com o mesmo tipo de fsseis so da mesma idade, mais tarde no sec.17 o naturalista dinamarqus concluio que os sedimentos se expem em estratos e que os mais recentes se depositam sobre os antigos. 11. Explica o princpio da sobreposio dos estratos? 12. Como determinada a idade absoluta? 13. Como determinada a idade da terra? 14. Como se faz a datao relativa dos estratos? 15. Como que se encontra dividido o tempo geolgico? 16. Explica as eras geolgicas e em que perodos existiram? 17. O que so transgresses? 18. O que so regresses? 19. Diz que entendes por extino em massa? 20. Qual a maior extino da histria da terra?

Vous aimerez peut-être aussi