Vous êtes sur la page 1sur 2

vo lt e m o sao e vange lho .co m http://vo ltemo sao evangelho .

co m/blo g/2013/11/co mo -funcio na-o -discipulado -e-co mo -po sso -discipular-o utro s-cristao s/

Como funciona o Discipulado e como posso Discipular outros Cristos?

Em Princpio, Como Funciona o Discipulado?


Essencialmente, o discipulado f unciona atravs de instruo e imitao . Porm, o discipulado f unciona melhor atravs do amor . medida que ns amorosamente instrumos crentes mais novos no caminho da piedade e vivemos de maneira recomendvel, eles crescem em semelhana a Cristo por imitarem nossa vida e doutrina (ver 1Timteo 4.16). Instruo : A Bblia chama pastores e pais para instrurem aqueles que f oram conf iados aos seus cuidados (Provrbios; Gl 6.6; Ef 6.4; 1Ts 4.8; 1T m 1.18; 6.3; 2T m 2.25; 4.2). Ela tambm chama todos os crentes a instrurem uns aos outros (Rm 15.14). Imitao : Cristos so imitadores, primeiro de Deus, depois uns dos outros. Ns crescemos na graa de Deus por ouvirmos e imitarmos. Considere as seguintes passagens: Sede meus imitadores, como tambm eu sou de Cristo (1Co 11.1); Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o f im da sua vida, imitai a f que tiveram (Hb 13.7); O que tambm aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz ser convosco (Fp 4.9); Tu, porm, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propsito, f , longanimidade, amor, perseverana (2T m 3.10); Amado, no imites o que mau, seno o que bom (3Jo 11). Amor : As pessoas imitaro a sua vida mesmo quando voc no as ama. Mas um lder que lidera com amor apresenta a melhor imagem de Cristo, e as pessoas iro segui-lo melhor quando voc as ama.

Como ser um discpulo? (i) Oua e veja como cristos mais maduros trabalham, descansam, constroem uma f amlia, lidam com conf litos, evangelizam seus vizinhos, perseveram nas af lies, servem na igreja, ou lutam contra o pecado. (ii) Imite-os!

Na Prtica, Como Posso Discipular Outros Cristos?


Faa parte de uma igreja. Chegue cedo aos encontros da igreja e f ique at tarde. Pratique a hospitalidade para com os membros de sua igreja. Pea a Deus por amizades estratgicas. Se possvel, inclua um item em seu oramento f amiliar ou pastoral para um tempo semanal com companheiros cristos. Discuta esse assunto com sua esposa. Se possvel, estipule no oramento um item semelhante para a sua esposa tambm. Agende regularmente caf s-da-manh, almoos, ou algum outro compromisso social culturalmente aceitvel com indivduos ensinveis (do mesmo sexo). Dependendo da pessoa, voc pode decidir encontr-la uma vez, ou indef inidamente, ou por um nmero preestabelecido de vezes (cinco, por exemplo). Se voc e o indivduo tm algum passatempo em comum, pense em maneiras de f azerem isso juntos. Pergunte-lhes sobre suas vidas. Pergunte-lhes sobre seus pais, esposa, f ilhos, testemunho, trabalho, caminhada com Cristo, e assim por diante. Ao f azer essas perguntas, porm, f aa-o de uma maneira que seja apropriada ao seu contexto cultural (no os assuste!). Compartilhe sobre sua prpria vida. Procure maneiras de ter conversas espirituais. Talvez vocs decidam ler a Bblia ou algum outro livro cristo juntos. Considere as necessidades f sicas ou materiais deles. Eles se benef iciariam da sua ajuda? Ore com eles. Dependendo da situao no seu lar, convide a pessoa para visitar sua casa ou passar tempo com sua f amlia. Deixe que ela veja como voc vive. Procure maneiras de orar pela pessoa durante a semana, individualmente e/ou com sua esposa.

Extrado do site www.9marks.org. Copyright 2013 9Marks. Usado com Permisso. Original: In principle, how does discipleship work? e In practice, how can I disciple other Christians? Traduo: Vincius Silva Pimentel Ministrio Fiel Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br / www.VoltemosAoEvangelho.com. Original: Como funciona o Discipulado e como posso Discipular outros Cristos? Permisses: Voc est autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministrio e o tradutor, no altere o contedo original e no o utilize para fins comerciais.

Vous aimerez peut-être aussi