Vous êtes sur la page 1sur 23

IFMA Campus Monte Castelo Departamento de Mecnica e Materiais DMM Curso de Engenharia Mecnica Industrial Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaio de Impacto

Ricardo Medeiros Rodrigues EM0911017-21

So Lus - MA 17 de janeiro de 2012

IFMA Campus Monte Castelo Departamento de Mecnica e Materiais DMM Curso de Engenharia Mecnica Industrial Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaio de Impacto

Relatrio ao experimento tcnico realizado em laboratrio referente disciplina

Ensaios Mecnicos dos Materiais do Curso de Engenharia Mecnica lecionada pelo Professor Ricardo Neves Bedoya.

So Lus - MA 17 de janeiro de 2012

Sumrio

1. Introduo............................................................................................... pg. 2

2. Reviso de Literatura.............................................................................. pg. 3

3. Materiais e Mtodos................................................................................ pg. 9

4. Resultados e Discurses...................................................................... pg. 12

5. Concluso............................................................................................. pg. 18

6. Referencias Bibliogrficas.................................................................... pg. 19

7 Anexos................................................................................................... pg. 20

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

1. Introduo

Os ensaios de impacto so feitos para medir a segurana, qualidade e confiabilidade dos mais diversos materiais como, por exemplo, automobilismo, aeronaves assim como em peas especficas utilizadas na indstria, alm de ser empregado tambm no estudo da fratura frgil dos metais, que caracterizada pela propriedade de um metal atingir a ruptura sem sofrer deformao aprecivel. Devido sua simplicidade e sua rapidez, alm de ser um ensaio dinmico que consiste na aplicao de uma carga instantnea sobre um corpo de prova, ele muito usado. Os corpos de prova so padronizados e possuem um entalhe onde ocorre fratura, so retirados da prpria pea, pois assim fornecem as propriedades do material do qual a pea feita. Os materiais podem ser classificados basicamente como frgeis, que apresentam pequena deformao, absorvendo pouca energia antes da ruptura ou dcteis, que apresentam grande deformao, absorvendo muita energia antes da ruptura. Em outras palavras, no ensaio, quanto menor a energia absorvida, mais frgil ser o comportamento do material, e vice versa. Sob impacto, trincas iniciadas em regies de solda podiam propagar-se pelas chapas, que no apresentavam perda de tenacidade ou ductilidade em ensaios de trao. Este experimento proporciona a determinao da velocidade e da energia de impacto de um corpo de prova com entalhe em U, obtendo a resistncia ao impacto do mesmo, alm da analise do tipo de fratura sofrida pela pea. Foram desenvolvidos ento ensaios especficos para impactos (entre eles o Impacto Charpy), considerando que a resistncia a eles grandemente afetada pela existncia de trincas ou entalhes e pela velocidade de aplicao da carga, condies que no podem ser facilmente

implementadas em um ensaio comum de trao. A temperatura tambm exerce significativa influncia.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

2. Reviso de Literatura

Fatores que influenciam o comportamento frgil dos materiais dcteis. Um material dctil pode romper-se sem deformao plstica aprecivel, ou seja, de maneira frgil, quando as condies abaixo estiverem presentes: Velocidade de aplicao da carga suficientemente alta; Trinca ou entalhe no material; Temperatura de uso do material suficientemente baixa. Alguns materiais so mais afetados pela velocidade alta do choque, apresentando uma sensibilidade que chamada sensibilidade velocidade. Uma trinca promove concentrao de tenses muito elevadas, o que faz com que a maior parte da energia produzida pela ao do golpe seja concentrada numa regio localizada da pea, com a consequente formao da fratura frgil. A existncia de uma trinca, por menor que seja, muda substancialmente o comportamento do material dctil. Esta caracterstica do material dctil, de comportar-se como frgil devido trinca, frequentemente chamada de sensibilidade ao entalhe. A temperatura tem um efeito muito acentuado na resistncia dos metais ao choque, ao contrrio do que ocorre na resistncia esttica. A energia absorvida por um corpo de prova varia sensivelmente com a temperatura do ensaio.

Figura 1 Corpos de provas do ensaio de impacto Charpy.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

Um corpo de prova a uma temperatura T1 pode absorver muito mais energia do que se estivesse a uma temperatura T2, bem menor que T1, ou pode absorver a mesma energia a uma temperatura T2, bem menor que T1. Um dos ensaios que permitem estudar os efeitos das cargas dinmicas o ensaio de impacto. Este ensaio usado para medir a tendncia de um metal de se comportar de maneira frgil. O choque ou impacto representa um esforo de natureza dinmica, porque a carga aplicada repentina e bruscamente. No impacto, no s a fora aplicada que conta. Outro fator a velocidade de aplicao da fora. Fora associada com velocidade traduz-se em energia. O ensaio de impacto consiste em medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material, quando submetida ao de um esforo de choque de valor conhecido. O mtodo mais comum para ensaiar metais o do golpe, desferido por um peso em oscilao. A mquina correspondente o martelo pendular. O pndulo levado a certa posio, onde adquire uma energia inicial. Ao cair, ele encontra no seu percurso o corpo de prova, que se rompe. A sua trajetria continua at certa altura, que corresponde posio final, onde o pndulo apresenta uma energia final. A diferena entre as energias inicial e final corresponde energia absorvida pelo material. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de energia adotada o joule. Em mquinas mais antigas, a unidade de energia pode ser dada em kgf.m; kgf.cm ou kgf.mm. A mquina dotada de uma escala, que indica a posio do pndulo, e calibrada de modo a indicar a energia potencial. Tenacidade de um material, avaliada a partir do ensaio de trao, pode dar uma idia da sua resistncia ao impacto, mas a relao no necessariamente conclusiva. Esse fato tornou-se relevante durante a segunda guerra mundial, quando navios passaram a usar chapas soldadas no lugar da tradicional construo rebitada. Sob impacto, trincas iniciadas em regies de solda podiam propagar-se pelas chapas, que no apresentavam perda de tenacidade ou ductilidade em ensaios de trao.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

Foram

desenvolvidos ento

ensaios

especficos

para

impactos,

considerando que a resistncia a eles grandemente afetada pela existncia de trincas ou entalhes e pela velocidade de aplicao da carga, condies que no podem ser facilmente posta em um ensaio comum de trao. A temperatura tambm exerce significativa influncia. O ensaio realizado em pndulo de impacto. O corpo de prova fixado num suporte, na base da mquina. O martelo do pndulo - com uma borda de ao endurecido de raio especfico - liberado de uma altura pr-definida, causando a ruptura do corpo de prova pelo efeito da carga instantnea. A altura de elevao do martelo aps o impacto d a medida da energia absorvida pelo corpo de prova. O teste pode ser conduzido em temperatura ambiente ou em temperaturas mais baixas para testar a fragilizao do material por efeito de baixa temperatura. No ensaio Charpy (como foi relatado acima), o corpo de prova bi apoiado como uma viga simples, com um entalhe central. O corpo de prova posicionado de forma que o entalhe fique na face oposta face de impacto. O posicionamento do entalhe tal que o impacto ocorre na regio de maior tenso - a seo transversal mdia do corpo de prova.

Figura 2 Detalhes do ensaio de impacto Charpy.

O ensaio de impacto simples conforme pode ser visto pelo esquema da Figura 01 (a): um corpo de prova padronizado com um entalhe rompido pela ao de um martelo em forma de pndulo. O princpio de operao pode ser analisado pela vista lateral (b) da mesma figura.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

Os corpos de prova Charpy compreendem trs subtipos (A, B e C), de acordo com a forma do entalhe. A figura a seguir mostra as formas e dimenses desses trs tipos de corpos de prova e dos respectivos entalhes.

Figura 3 Tipos de corpos de provas Charpy.

As diferentes formas de entalhe so necessrias para assegurar que haja ruptura do corpo de prova, mesmo nos materiais mais dcteis. Quando a queda do martelo no provoca a ruptura do corpo de prova, o ensaio deve ser repetido com outro tipo de corpo de prova, que apresente entalhe mais severo, de modo a garantir a ruptura. Dos trs tipos apresentados, o C o que apresenta maior rea de entalhe, ou seja, o entalhe mais severo. As dimenses do corpo de prova, a forma e o tamanho do entalhe usado determinam um dado estado de tenses que no se distribuem de modo uniforme por todo o corpo de prova, no ensaio. Por isso, esse ensaio no fornece um valor quantitativo da tenacidade do metal.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

A energia medida um valor relativo e serve apenas para comparar resultados obtidos nas mesmas condies de ensaio. Isso explica por que os resultados desse ensaio no tm aplicao nos clculos de projetos de engenharia. Mesmo tomando-se todos os cuidados para controlar a realizao do ensaio, os resultados obtidos com vrios corpos de prova de um mesmo metal so bastante diversos. Para chegar a concluses confiveis a respeito do material ensaiado, recomendvel fazer o ensaio em pelo menos trs corpos de prova. Tudo o que foi dito at agora sobre o ensaio de impacto pressupe sua realizao temperatura ambiente. Em condies de temperatura diversas da temperatura ambiente, os resultados deste ensaio variam sensivelmente. A temperatura, especificamente a baixa temperatura, um fator de extrema importncia no comportamento frgil dos metais.

Figura 4 Grfico da Energia de Impacto em funo da temperatura do ensaio.

Onde a energia dada atravs da energia potencial, e sua frmula para o clculo da energia potencial (EP) : EP=mgh, onde: m = massa; g = acelerao da gravidade ; h = altura

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

Recapitulando, o teste de impacto Charpy tem sido empregado como um teste vlido para avaliar a tenacidade ao impacto de um material, mede-se a energia consumida para promover a fratura de um corpo de prova entalhado com uma seo transversal, por essa razo, vrios dos primeiros ensaios de impacto em materiais foram realizados utilizando-se o ensaio de Impacto Charpy , o qual foi desenvolvido originariamente para ensaios em metais. O pndulo Charpy pode ser ao mesmo tempo simples de se usar e poder ser instrumentado, e assim gerar informaes sobre absoro e dissipao de energia em determinados materiais. O corpo-de-prova para o ensaio de Charpy geralmente uma viga de espessura considervel, algumas vezes contendo um entalhe no centro. O corpo-de-prova posicionado em um plano horizontal com dois apoios, sendo impactado por um pndulo. Uma operao segura de um componente ou estrutura somente possvel se a temperatura de operao est acima do regime de transio. Portanto, define-se a temperatura de transio como sendo aquela em que o material passa de um comportamento dctil para um comportamento frgil. Assim como existem os tipos de fratura, existem os mecanismos de fratura, isto , dctil e frgil, de forma que o mecanismo de fratura dctil consome uma grande quantidade de energia, enquanto que o mecanismo frgil consome uma pequena quantidade de energia.

Figura 5 Energia consumida em funo da temperatura para vrios aos carbonos.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

3. Materiais e Mtodos

Dados da Mquina do Ensaio Modelo da Mquina de Ensaio: WP 410 Gunt Hamburg; Pndulo de Impacto com Energia com escala at 300 N.m; Entalhe para a trava para o corpo de prova; Massa do Peso do Pndulo do valor de 18,75 kg; Regido Manualmente
Tabela 1 Composio do Pndulo de Impacto.

Figura 6 Pndulo utilizado no ensaio de Impacto Charpy.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

Dados do Corpo de Prova: Material do corpo de prova: ao 1020; Corpo de prova para ensaio Charpy tipo A; Dimenses: Comprimento de 55 de mm Largura de 10 mm Altura de 10 mm ngulo de corte de 45 Comprimento de 2 mm de profundidade

Figura 7 Corpos de Prova de ao 1020.

Dados Gerais do Ensaio:

Um Compasso; Uma Rgua metlica ; Trs Corpos de Prova Charpy tipo A idnticas ; Uma Rgua metlica ;

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

10

Figura 8 Materiais utilizados no Ensaio.

Utilizando-se a mquina de ensaio de impacto, ensaiou-se um corpo de prova Charpy com entalhe em U, determinando, antes, as suas dimenses j pr-defidas. Primeiramente, realizou-se o ensaio com o corpo de prova, analisando todo o procedimento, em seguida repetindo por mais duas vezes assim para que houvesse uma tima compreenso do fenmeno. Os equipamentos e materiais utilizados esto especificados acima, assim como o esquema com as dimenses do corpo de prova. O mtodo consiste em abandonar o peso do pndulo para golpear o corpo de prova e assim verificar o comportamento das fraturas e a capacidade do corpo de absorver energia.

Figura 9 Dimenses do corpo de prova Charpy tipo A utilizado no experimento.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

11

4. Resultados e Discurses

Corpo de Prova 1 2 3

Energia de Impacto (E) 175 J 180 J 165 J

ngulo de Rebote ()

ngulo de Queda ()

53 (Aproximadamente) 54 52

138 138 138

Tabela 2 Tabela dos dados obtidos em ensaio.

Durante e aps o ensaio podemos aferir alguns valores que podem influir no resultado final que conforme a reviso de literatura do livro de Ensaios citado em aula. Esses valores so: Altura de Queda (HQ): HQ=S(1-cos)HQ=152cm Distncia do Centro de Impacto (S): S=83cm (medido) Energia de Impacto (EP): EP=Mg(Hq-Hr) Velocidade de Impacto (v): v=2gHg

OBS: Como a velocidade de impacto depende apenas da altura de queda, logo a velocidade de impacto ser igual para todos os corpos de prova. v=(29,811,52) v=5,46 m/s

Figura 10 Pndulo da mquina.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

12

O ensaio de impacto deve consistir de no mnimo trs corpos retirados de uma mesma posio e de uma mesma pea de teste. Os critrios de avaliao dos resultados variam de norma para norma. Para a norma ASTM (como de padro aos ensaios de impacto), por exemplo, o valor mdio de energia absorvida, deve ser igual ou superior ao mnimo especificado. Adicionalmente nenhum valor individual poder ser menor que o mnimo especificado. Caso ocorra uma das duas situaes, um novo teste com trs corpos de prova deve ser feito e, cada corpo de prova deve atingir um valor de energia absorvida igual ou superior ao mnimo especificado. Agora fazendo uma anlise concreta aps a realizao do ensaio, percebemos que cada corpo de prova apresentou uma particularidade quanto forma de fratura que gerou um aspecto diferente na Energia de Impacto, conforme veremos a seguir, valendo lembrar que ensaio foi realizado sob temperatura ambiente:

Corpo de Prova 1:

Figura 11 Corpo de Prova 1 aps a fratura.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

13

O corpo de prova apresentou fratura dctil (praticamente 100%) que pode ser observado tambm pelo aspecto rugoso da fratura, apesar de no nitidamente. Os materiais dcteis se deformam significativamente antes da fratura, apresentando a chamada fratura taa e cone como se d comumente.

Corpo de Prova 2:

Figura 12 Corpo de Prova 2 aps a fratura.

Neste corpo de prova apresentou fratura parcialmente dctil que pode ser observado tambm pelo seu aspecto fibroso. Constatou-se tambm que a fratura apresentou um aspecto da fratura mais liso que o corpo de prova anterior (denota-se pelas laterais do corpo de prova) levando a ns conceituar para uma fratura parcialmente dctil, isso levando em referncia o ensaio anterior.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

14

Corpo de Prova 3:

Figura 13 Corpo de Prova 3 aps a fratura.

Neste corpo de prova apresentou tambm fratura parcialmente dctil que pode ser observado quase que identicamente que o corpo de prova anterior, mas apresentando mais liso que o anterior. Quanto energia gerada podemos afirmar que o ngulo de queda foi adotado que em todos os casos seriam aproximadamente iguais, variando apenas no ngulo de rebote. Fato esse que fator primordial para obter veredicto a respeito da relao ngulo x energia de impacto gerada.

Figura 14 O resultado final deve estar a par da funo de temperatura (diretamente) e ou a outros fatore, como o ngulo de rebote (indiretamente).

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

15

Figura 15 O ngulo de queda, como foi convencionado aos trs testes realizados no ensaio.

Figura 16 O ngulo de rebote durante o corpo de prova 1, 1= 53 (aproximadamente), com Energia de Impacto de 175 Joules.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

16

Figura 17 ngulo de rebote do corpo de prova 2, 2= 52 com Energia de Impacto de 180 J.

Figura 18 ngulo de rebote do corpo de prova 3, 2= 54 com Energia de Impacto de 165 J.

Como constatamos, a relao entre a energia e o ngulo inversamente proporcional, enquanto o ngulo de rebote for pequeno a energia de impacto ir ser maior. A taxa de converso de Newton x metro (N.m) est na relao de 1 para 1 para escala de energia em Joule. Podemos afirmar tambm que a relao destes resultados com literatura do livro (vide em referencias) totalmente compatvel e aplicvel ao ensaio.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

17

5. Concluso

O experimento proporcionou uma anlise adequada do corpo de prova segundo os objetivos propostos em aula. Seguindo os procedimentos do ensaio Charpy e da norma ASTM E23 (conforme foi dado o ensaio), foi possvel obter a energia de impacto de um corpo de prova Charpy tipo A e, utilizando certas variveis obtidas a partir do corpo de prova e da mquina de ensaio, conseguiu-se determinar a resistncia ao impacto do mesmo. Ainda neste mesmo ensaio, chegamos a constatar resultados

interessantes que se relacionam com o grfico de Energia absorvida X Temperatura. O grfico nos diz que medida que o corpo aquecido absorve maior energia de impacto e, proporo que for resfriado, absorve menos energia no impacto. Em outras palavras a energia gasta para fraturar um corpo de prova a zero grau Celsius deve ser menor do que os corpos de provas que esto em temperatura ambiente ou aquecidos. Em condies de temperatura diversas da temperatura ambiente, os resultados deste ensaio variam sensivelmente. A temperatura, especificamente a baixa temperatura, um fator de extrema importncia no comportamento frgil dos metais. Neste ensaio o impacto definido como a aplicao repentina de uma carga a qual leva o material a fratura. Embora no existam normas para todos os tipos de ensaios de impacto e para todos os materiais, j existem algumas normas e recomendaes publicadas para impacto. Uma vez que a geometria do material influencia no resultado do teste como j foi provada em alguns materiais a normalizao deste tipo de ensaio de grande importncia para que se possam comparar resultados de maneira correta. Vale ressaltar que tudo o que foi dito at agora sobre o ensaio de impacto pressupe sua realizao temperatura ambiente. Mas caso a temperatura fosse baixa a energia seria absorvida sob impacto, enquanto a altas temperaturas a energia consumida seria relativamente alta, denotando proporcionalidade direta entre Energia e temperatura a qual um item submetido.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

18

6. Referncias Bibliogrficas

[1] SOUZA, Sergio Augusto de. Ensaios Mecnicos de Materiais Metlicos: Fundamentos tericos e prticos. 5 .ed. So Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1984.

[2] VAN VLACK, L. H. Materials for engineering. Reading, Addison Wesley, 1982.

[3] CALLISTER Jr, William D. Materials Science And Engineering An Introduction. 2a ed. New York: . John Wiley & Sons,Inc, 1991.

[4] ASTM Standard E 23-94a - Standard Test Methods for Notched Bar Impact Testing of Metallic Materials. American Society for Testing and Materials, 1994.

[5] GARCIA , A.; SPIM,A.J.; SANTOS, A.C. Ensaio dos Materiais. Rio de Janeiro: Livros tcnicos e cientficos, 2000.

[6] CALLISTER Jr, William D.; Introduo a Cincia e Engenharia dos Materiais. 7 . ed. So Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2009.

[7]

Ensaios

Mecnicos

Disponvel

em:

<

http://www.scribd.com/doc/3969907/Aula-16-Ensaio-de-impacto > Acesso em: 16 de janeiro de 2012

[8] SENAI/SP DMD. Ensaios tecnolgicos. Dario do Amaral Filho e outros.3 ed. So Paulo, 1990, 37 p. (Cincias II, 8).

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

19

7. Anexos

Anexo A: Figuras.

Figura I Medio de Energia durante o ensaio.

Figura II Materiais utilizados no ensaio.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

20

Figura III Foto tirada aps o teste de corpo de prova foi realizado.

Figura IV Corpo de prova aps a fratura durante o ensaio de impacto.

Ensaios Mecnicos

Relatrio de Ensaios de Impacto

21

Vous aimerez peut-être aussi