Vous êtes sur la page 1sur 70

TABELA

- Mtodo do Hidrograma Unitrio Triangular (Grandes Bacias) A determinao das vazes mximas das grandes bacias foi possvel com a utilizao do Mtodo do Histograma Triangular Unitrio (MHTU) cuja conceituao apresentada a seguir: O Mtodo do Hidrograma Unitrio Triangular considera que o escoamento unitrio funo da precipitao antecedente, da impermeabilidade do solo, da cobertura vegetal, do uso da terra e das prticas de manejo do solo, agrupando todos estes fatores em um s coeficiente, que transforma a precipitao total em precipitao efetiva. Esses coeficientes foram expressos em funo das curvas-nmero (CN), que foram tabeladas da mesma forma que os coeficientes de escoamento superficial. A seguir apresentada a tabela que ajudou na escolha dos valores de CN.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-49-

Utilizao da Terra

Condies da Superfcie Com sulcos retilneos Em fileiras retas Em curvas de nvel Terraceado em nvel Em fileiras retas Em curvas de nvel

Tipo de Solos da rea A B C D 77 70 67 64 64 62 60 62 60 57 68 49 39 47 25 6 45 36 25 59 72 74 86 80 77 73 76 74 71 75 72 70 79 69 61 67 59 35 66 60 55 74 82 84 75 68 52 60 100 91 87 83 79 84 82 79 83 81 78 86 79 74 81 75 70 77 73 70 82 87 90 86 78 62 70 100 94 90 87 82 88 85 82 87 84 89 89 94 80 88 83 79 83 79 77 86 89 92 91 84 69 76 100

Terrenos cultivados

Plantaes regulares

Plantao de cereais Plantaes campos de legumes ou

Terraceado em nvel Em fileiras retas Em curvas de nvel Terraceado em nvel

Cultivados

Pobres Normais Boas Pobres, em curvas de nvel

Pastagens

Normais, em curvas de nvel Boas, em curvas de nvel Esparsas de baixa transpirao

Campos permanentes

Normais Densa de alta transpirao Normais

Chcaras/Estradas de terra

Ms De superfcie dura Muito esparsas, baixa transpirao

56 46 26 36 100

Florestas

Esparsas Densas, alta transpirao Normais

Superfcies impermeveis

reas urbanizadas

Observaes: O solo do tipo A o de mais baixo potencial de deflvio. Terrenos muito permeveis, com pouco silte e argila; O solo do tipo B tem uma capacidade de infiltrao acima da mdia, aps o completo umedecimento. Inclui solos arenosos; O solo do tipo C tem uma capacidade de infiltrao abaixo da mdia, aps a prsaturao. Contm percentagem considervel de argila e silte; O solo do tipo D o de mais alto potencial do deflvio. Terrenos quase impermeveis, junto superfcie. Argiloso.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-50-

O Mtodo do Hidrograma ou do Hidrgrafo Triangular Unitrio (MHTU) foi desenvolvido pelo "U.S SOIL CONSERVATlON SERVlCE" para o clculo das descargas do pico das grandes bacias at o limite de 2.500 km de rea drenada. O MHTU considera que o escoamento unitrio funo da precipitao antecedente, impermeabilidade do solo, cobertura vegetal, uso da terra e prtica de manejo do solo, agrupando todos estes fatos em um s coeficiente (grupo de curvas CN). Graficamente o MHTU assume a forma apresentada a seguir.

Hidrograma Bsico

Segundo o esquema bsico do hidrograma, a sua formulao consiste nos seguintes parmetros: t = tempo unitrio de durao de chuva, em funo de tc, sendo expresso em horas. t = tc/5 tp = Tempo de pico. o tempo em que decorre uma mxima de cheia na bacia considerada, sendo tambm expresso em horas. tp = t/2 + 0,6 tc tr = Tempo de descida ou retomo. o tempo decorrente at a normalizao da descarga da bacia considerada aps a precipitao. fornecido em horas. tr= 1,67tp tb = Tempo base. o tempo medido entre o inicio e o final da precipitao, enquanto a bacia volta a ter a sua descarga normal, sendo obtido em horas. tb = 2,67tp

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-51-

Qp = Descarga de pico unitria para uma chuva efetiva (Pe) igual a 1 cm de altura ocorrida no tempo unitrio t, fornecido em m/s.cm. Qp = 2,08 A, onde: Tp A = rea da bacia drenada. Conhecidos Qp, tp e tr, calculam-se as ordenadas para qualquer tempo tj, por simples proporo entre tringulos. Para tj tomam-se mltiplos exatos ou aproximados do tempo unitrio (At): tj = n. t Avaliam-se as precipitaes efetivas, as quais eventualmente podem estar associadas ao conceito de precipitao mdia (Pm). Calculam-se, ento, as chuvas efetivas parciais (pe) para os tempos tj por simples diferena:

pe = pei pei-1
Conhecidas as chuvas efetivas parciais, procede-se a construo da tabela tpica do Mtodo do Hidrgrafo Triangular Unitrio, na qual os valores das descargas parciais qi para cada tempo tj so calculadas pela funo: qi = pe . j

qi = pe . j + pe-1. 2 +pe-2 . 3.+ pe . j qi = Q


Tem-se, assim, para cada tempo tj mltiplo do tempo unitrio t e da ordenada H.U.T. (j) uma descarga conhecida Q. Esta descarga Q assume valores progressivos em funo do tempo tj e da ordenada H.U.T. (j), Considerando-se como vazo de projeto ou descarga de pico (Qc) o valor mximo assumido pela descarga Q. Determinao da Precipitao Efetiva, para o MHTU A Precipitao Efetiva (Pe) a frao da precipitao que contribui para o escoamento superficial e expressa como funo da perda total, que por sua vez expressa em funo do coeficiente CN. Determinao da Precipitao Mdia sobre a Bacia Para as bacias com reas superiores a 25,0 km, adotou-se uma precipitao mdia, visando considerar os efeitos da distribuio das chuvas por toda rea da bacia. Ao considerar-se este critrio, o Mtodo do Hidrograma assume a sua forma composta, denominando-se Mtodo do Hidrograma Triangular Unitrio Composto (M.H.T.U.C.). O valor da precipitao mdia foi obtido atravs da frmula de Paulhus, preconizada pela publicao "Prticas Hidrolgicas", do Eng Jos J. Taborga Torrico, a qual apresentada a seguir.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-52-

Frmula de Paulhus: Pm = p (1- w log A / a) onde: Pm = precipitao mdia na bacia, em mm; p = precipitao pontual, considerada no centro de gravidade da bacia, correspondente durao para o tempo de recorrncia Tr, em mm; w = tangente da curva que relaciona altura de chuva / rea da bacia / tempo de durao. uma constante que depende da regio. As pesquisas em andamento no Brasil permitem adotar um valor mdio para w igual a 0,10; A = rea da bacia contribuinte, km; a = rea da bacia padro, na qual Pm = p, segundo Linsley, Kohler e Paulhus deve ser igual a 25 km. Determinao da Chuva Efetiva A chuva efetiva foi determinada atravs da frmula proposta pelo U.S. Soill Conservation Service, em funo do complexo solo-vegetao (CN) e da precipitao mdia. Tal frmula ento assume o seguinte aspecto: (Pm 5080 + 50,8) CN Pe = Pm + 20320 203,2 CN Pe = chuva efetiva, em mm; Pm = precipitao mdia sobre a bacia, em mm; CN = nmero de deflvio definido pelo complexo solo-vegetao. , onde:

- Tempo de Recorrncia Os tempos de recorrncia adotados para o estudo das descargas de pico das bacias foram definidos em funo do tipo de obra previsto para o escoamento de tais descargas. Deste modo, tem-se, que, para bueiros tubulares os tempos de retomo so de 15 e 25 anos considerando que a obra trabalhe como canal e orifcio, respectivamente e para bueiros celulares temos 25 para canal e 50 como orifcio. Para as obras de arte especiais o tempo de recorrncia de 100 anos.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-53-

4.3 ESTUDOS TOPOGRFICOS 4.3.1 Introduo O traado do trecho objeto do estudo desenvolve-se na Travessia Urbana do Municpio de Figueirpolis/TO, rodovia BR-153/TO, em regio de relevo caracterizado como plano. O segmento tem seu incio no km 720,4 e o final est localizado no km 723,6, com extenso total de 3,2km. Especificamente para a realizao das atividades pertinentes aos Estudos Topogrficos, as equipes de campo foram orientadas de forma a executarem os levantamentos necessrios seguindo o processo eletrnico-digital conforme preconizado nas normatizaes vigentes, a fim de se obter uma planta planialtimtrica da regio em estudo que possibilitasse a elaborao do projeto de melhoria da travessia urbana de Figueirpolis.

4.3.2 Metodologia Com a utilizao de Estao Total, foram executadas as seguintes atividades: Locao do eixo de referncia; Implantao da rede de apoio; Implantao da poligonal principal; Levantamento planialtimtrico e cadastral da faixa de domnio; e Apresentao grfica.

4.3.2.1 Locao do Eixo de Referncia O trecho foi integralmente locado a trena. A locao teve seu incio com a estaca 2460+0,00 e o final na estaca 2616+00, sendo aplicadas no asfalto as marcaes das estacas com tinta no bordo direito da pista de rolamento da Rodovia BR-153/TO a cada 20m nos trechos em tangente e a cada 10m nos trechos em curva, obedecendo ao sentido Gurupi (TO) / Alvorada (TO). As fotos apresentadas abaixo mostram o incio e o final do trecho.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-54-

4.3.2.2 Implantao de Rede de Apoio A implantao da rede de apoio de marcos planialtimtricos foi realizada com a utilizao da Estao Total. Foram implantados 2 pares de marcos de concreto com pino de ao, com altura de 50cm e 10cm de dimetro, pintados com tinta acrilica, denominados de F1, F2, F3 e F4. O primeiro par de marcos (F1 e F2) foi implantado no fim do trecho, sendo utilizado como ponto de partida da poligonal e para amarrao do eixo de referncia, o segundo par de marcos (F3 e F4) foi implantado no incio do trecho e serviu para o fechamento e confirmao da implantao do eixo referncia. Tendo em vista que o levantamento no est georreferenciado, foi adotada a cota de partida 100m arbitrria para a realizao da transferncia aos demais pontos levantados.

4.3.2.3 Implantao da Poligonal Principal A partir da implantao dos marcos de apoio foi possvel implantar a poligonal principal com a utilizao de uma estao total. Os pontos da poligonal principal foram materializados com pinos de ao e/ou piquetes de madeira cravados em locais escolhidos ao longo do trecho, assinalados com tinta no pavimento e/ou local apropriado, partindo do marco F2 com leitura r no marco F1 e fechamento nos marcos F3 e F4.

4.3.2.4 Levantamento Planialtimtrico e Cadastral da Faixa de Domnio Atravs dos marcos e da implantao das poligonais de apoio foi possvel o levantamento cadastral de todo trecho a ser melhorado com a utilizao de uma estao total, que diminui o erro de anotao do operador, uma vez que todos os dados so gravados em sua memria interna eletronicamente. Com o equipamento citado, foram cadastradas propriedades particulares existentes, pista existente, acostamento, drenagem superficial, talude de corte, talude de aterro, cerca, sinalizao e toda a gama de detalhes existentes de interesse ao estudo nos pontos para melhoramento da geometria.

4.3.2.5 Apresentao Grfica Os elementos resultantes dos levantamentos topogrficos, foram processados eletronicamente utilizando o software TopoGRAPH, obtendo-se plantas cadastrais planialtimtricas de toda a extenso do trecho e que serviram de base para o lanamento dos elementos de projeto.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-55-

4.4 ESTUDOS GEOTCNICOS Estes Estudos tm por finalidade identificar as caractersticas geotcnicas da regio de implantao da Travessia Urbana de Figueirpolis. So apresentados, neste item, os assuntos pertinentes aos Estudos Geotcnicos desenvolvidos de modo a viabilizar o desenvolvimento do Projeto de Pavimentao, quais sejam: Boletins de sondagens; Estudo do subleito; Ocorrncias de material para terraplenagem; e Caractersticas dos materiais da Pedreira e do Areal.

4.4.1 Prospeco do Subleito 4.4.1.1 Boletins de Sondagens do Subleito Com o objetivo conhecer os materiais constituintes do trecho, foram realizadas sondagens ao longo da diretriz do projeto. Esses poos de sondagem foram abertos a p e picareta atingindo profundidades entre 1,2 e 1,5m abaixo do greide de terraplenagem projetado e tiveram espaamento, nesta fase, de at 400m entre furos. A seguir, so apresentados os boletins de sondagens contendo a classificao expedita do trecho em anlise, obtida a partir da avaliao tctil-visual das camadas, assim como tambm da avaliao qualitativa dos materiais encontrados.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-56-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento:

Extenso: Lote: Data: Ocorrncia: SUB-LEITO

BOLETIM DE SONDAGEM - SUB-LEITO


PROFUNDIDADE ESTACA
00

POSIO
LE

FURO DE
01 0,00 0,20

CLASSIFICAO EXPEDITA A
0,20 1,50 0,20 1,20 0,20 1,20 0,20 1,40 0,20 1,40 1,40 EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA ARGILA ARENOSA VERMELHA

20

LD

02

0,00 0,20

40

LE

03

0,00 0,20

60

LD

04

0,00 0,20

80

LE

05

0,00 0,20

100

LD

06

0,00

120

LE

07

0,00

1,40

ARGILA ARENOSA VERMELHA

140

LD

08

0,00 0,20

0,20 1,60 0,20 1,20

EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA

160

LE

09

0,00 0,20

4.4.1.2 Resumo dos Estudos do Subleito As amostras do solo do subleito de cada furo foram coletadas e enviadas ao laboratrio em quantidade suficiente para a realizao dos ensaios de Caracterizao (granulometria, limites de liquidez e plasticidade), Compactao e ndice de Suporte Califrnia (ISC). Foi verificada tambm a densidade in situ de cada furo pelo Mtodo do Frasco de areia.
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-57-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: SUBLEITO Energia C.: Proctor Normal

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

00 01 LE

20 02 LD

40 03 LE

60 04 LD

80 05 LE

100 06 LD

120 07 LE

140 08 LD

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200

0,00 1,40

0,00 1,30

0,00 1,40

0,00 1,50

0,00 1,50 100,0

0,00 1,40

0,00 1,40

0,00 1,30

PENEIRAS % PASSANDO

100,0 92,6 81,2 60,4 38,6 41,6 9,8 2 A-5 15,8 1744 1486 6,2 85,0 15,1 1701 0,24 10,9 15,9 1732 0,27 13,4 16,9 1688 0,33 10,1 11,5 0,28

100,0 99,7 88,5 67,8 41,2 43,2 10,7 2 A-7-5 16,5 1689 1474 4,6 87,0 16,0 1667 0,15 9,8 16,8 1694 0,23 11,5 17,9 1588 0,17 9,9 10,4 0,18

100,0 98,1 87,0 62,4 43,1 39,2 11,6 3 A-6 17,0 1710 1552 4,8 91,0 17,2 1700 0,14 8,0 17,4 1732 0,17 12,0 18,8 1634 0,18 10,0 10,0 0,16

100,0 93,6 77,9 56,2 39,2 38,1 10,8 2 A-6 14,8 1761 1511 4,1 86,0 15,0 1.732 0,41 11,1 15,8 1.776 0,48 12,1 16,3 1721 0,50 11,1 11,4 0,46

98,2 91,5 74,8 66,7 41,7 42,5 11,6 2 A-7-5 16,9 1748 1540 3,4 88,0 16,3 1721 0,16 12,8 17,0 1754 0,18 14,0 18,3 1657 0,21 11,0 12,6 0,18

100,0 96,4 85,8 70,2 44,2 44,1 12,8 3 A-7-5 17,1 1674 1456 4,6 87,0 16,9 1654 0,30 9,0 17,4 1690 0,33 11,4 19,0 1532 0,55 9,0 9,8 0,39

100,0 98,6 89,2 66,8 40,9 36,8 9,1 2 A-4 14,8 1730 1491 3,2 86,0 15,0 1702 0,21 10,4 15,5 1744 0,22 12,4 16,2 1693 0,29 9,0 10,6 0,24

100,0 97,0 88,7 68,5 39,6 38,2 7,0 2 A-4 16,6 1692 1509 2,7 89,0 16,1 1672 0,20 8,6 16,8 1703 0,24 9,4 17,4 1611 0,34 8,3 8,8 0,26

LL % IP % IG CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

NORMAL 12 GOLPES

CAMPO

NORMAL 12 GOLPES

UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

NORMAL 12 GOLPES

UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ISC FINAL EXP. I.S.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-58-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: SUBLEITO Energia C.: Proctor Normal

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

160 09 LE

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200

0,00 1,40

PENEIRAS % PASSANDO

100,0 98,2 89,0 70,2 42,0 41,5 11,8 2 A-7-5 18,1 1705 1505 5,8 88,0 17,9 1688 0,30 9,1 18,9 1742 0,24 9,6 19,9 1572 0,40 8,8 9,2 0,31

LL % IP % IG CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

NORMAL 12 GOLPES

CAMPO

NORMAL 12 GOLPES

UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

NORMAL 12 GOLPES

UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ISC FINAL EXP. I.S.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-59-

4.4.1.3 Anlise Estatstica do Subleito


Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho:TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:
ANLISE ESTATSTICA N 2" 1" 3/8" 4" 10 40 200 LL IP IG 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 S 100,0 100,0 99,8 96,2 84,7 65,5 41,2 40,6 10,6 2,2 s 0,00 0,00 0,60 2,92 5,39 4,79 1,83 2,57 1,74 0,44 m1 100,0 100,0 99,5 94,9 82,4 63,4 40,4 NP NP 2,0 m2 100,0 100,0 100,1 97,4 87,0 67,5 42,0 NP NP 2,4 Xmin 100,0 100,0 99,1 93,0 78,7 60,1 39,1 NP NP 1,7 Xmax 100,0 100,0 100,5 99,4 90,7 70,8 43,2 NP NP 2,7

Extenso: Data: Ocorrncia: SUBLEITO Energia C.: Proctor Normal

UMID. DENS. ISC FINAL EXP

9 9 9 9

16,4 1717 10,5 0,3

1,09 30,10 1,20 0,10

15,93 1704,06 9,96 0,23

16,87 1729,94 10,99 0,32

15,19 1683,59 9,14 0,16

17,61 1750,41 11,81 0,39

CURVA GRANULOMTRICA

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-60-

4.4.2 Prospeco dos Emprstimos de Terraplenagem 4.4.2.1 Boletins de Sondagens dos Emprstimos de Terraplenagem Foram pesquisadas reas prximas ao local de implantao com vistas obteno de materiais para execuo dos aterros. Nestes locais foram realizadas sondagens e coletadas amostras para anlise. Os boletins de sondagem esto apresentados a seguir:
Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento: Extenso: Lote: Data: Ocorrncia: EMPRSTIMO 01

BOLETIM DE SONDAGEM - EMPRSTIMO LATERAL 01


PROFUNDIDADE ESTACA
Km 719,6

POSIO
LE

FURO DE
01 0,00 0,20

CLASSIFICAO EXPEDITA A
0,20 2,40 0,20 2,20 0,20 2,50 0,20 2,50 0,20 2,50 0,20 2,20 0,20 2,00 EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA VERMELHA

LE

02

0,00 0,20

LE

03

0,00 0,20

LE

04

0,00 0,20

LE

05

0,00 0,20 0,00 0,20 0,00 0,20

LE

06

LE

07

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-61-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento:

Extenso: Lote: Data: Ocorrncia: EMPRESTIMO 02

BOLETIM DE SONDAGEM - EMPRSTIMO LATERAL 02


PROFUNDIDADE ESTACA
Km 716,4

POSIO
LD

FURO DE
01 0,00 0,20

CLASSIFICAO EXPEDITA A
0,20 2,60 0,20 2,50 0,20 2,50 0,20 2,50 0,20 2,50 0,20 2,50 0,20 2,50 0,20 2,50 EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA EXPURGO - CAMADA VEGETAL ARGILA ARENOSA VERMELHA

LD

02

0,00 0,20

LD

03

0,00 0,20

LD

04

0,00 0,20

LD

05

0,00 0,20

LD

06

0,00 0,20

LD

07

0,00 0,20

LD

08

0,00 0,20

4.4.2.2 Resumo dos Estudos dos Emprstimos de Terraplenagem


PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-62-

O resumo dos resultados dos ensaios de caracterizao, compactao, ndice de suporte Califrnia e verificao da densidade in situ, com o material dos emprstimos apresentado na seqncia.
Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento: Extenso: Data: Ocorrncia: EMPRSTIMO 01 Energia C.: Proctor Normal

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE DE A
GRANULOMETRIA PENEIRAS % PASSANDO

KM 719,6 01 LD 02 LD 03 LD 04 LD 05 LD 06 LD 07 LD

0,20 2,40

0,20 2,20

0,20 2,50

0,20 2,50

0,20 2,50

0,20 2,20

0,20 2,00

2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200 100,0 88,4 64,8 46,7 39,8 10,0 4 A-4 17,2 1716 1498 4,8 87,0 17,9 1698 0,11 9,0 16,5 1732 0,15 11,4 14,2 1432 0,18 9,0 9,8 0,15 100,0 91,6 79,0 59,5 49,0 41,4 10,7 4 A-7-5 16,1 1688 1506 5,6 89,0 17,0 1654 0,03 10,6 15,7 1687 0,05 12,6 14,2 1546 0,16 10,3 11,2 0,08 100,0 82,6 69,0 41,2 42,2 10,6 2 A-7-5 18,7 1746 1549 4,9 89,0 18,6 1721 0,18 10,0 18,0 1732 0,27 11,3 15,4 1678 0,36 10,0 10,4 0,27 100,0 90,4 67,8 48,7 39,1 40,5 12,6 2 A-7-5 15,9 1698 1533 5,1 90,0 16,4 1700 0,26 8,4 14,8 1711 0,32 10,0 13,5 1643 0,45 8,8 9,1 0,34 100,0 96,1 88,1 67,2 38,6 42,8 14,4 2 A-7-5 16,3 1724 1502 3,8 87,0 16,1 1690 0,12 10,1 15,5 1705 0,18 11,8 13,9 1521 0,18 9,8 10,6 0,16 100,0 98,7 93,8 70,4 46,2 44,1 13,2 3 A-7-5 15,7 1740 1404 3,6 81,0 15,5 1732 0,17 8,4 14,9 1755 0,24 10,4 12,5 1645 0,26 9,0 9,3 0,22 100,0 94,2 87,4 66,1 49,8 42,0 11,0 3 A-7-5 18,4 1711 1491 4,2 87,0 18,8 1704 0,10 11,0 17,2 1732 0,15 12,6 14,9 1643 0,16 10,1 11,2 0,14

LL % IP % IG CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

NORMAL 12 GOLPES

CAMPO

NORMAL 12 GOLPES

UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

NORMAL 12 GOLPES

UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ISC FINAL EXP. I.S.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-63-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: EMPRSTIMO 02 Energia C.: Proctor Normal

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

KM 716,4 01 LE 02 LE 03 LE 04 LE 05 LE 06 LE 07 LE 08 LE

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200

0,20 2,60

0,20 2,50

0,20 2,50

0,20 2,50

0,20 2,50

0,20 2,50

0,20 2,50

0,20 2,5

PENEIRAS % PASSANDO

100,0 97,8 82,6 51,4 39,6 37,9 12,2 2 A-6 14,7 1726 1499 3,6 87,0 13,1 1634 0,04 11,4 14,7 1731 0,05 14,6 15,8 1600 0,09 10,0 12,0 0,06

100,0 95,6 79,0 58,5 50,7 43,6 11,0 4 A-7-5 15,8 1690 1474 2,0 87,0 14,2 1612 0,18 9,1 15,5 1687 0,19 11,4 16,9 1545 0,26 9,7 10,1 0,21

100,0 95,0 90,6 72,2 40,9 36,4 10,9 2 A-6 14,4 1795 1583 2,8 88,0 13,2 1687 0,12 11,0 14,8 1800 0,15 14,4 16,4 1598 0,22 8,3 11,2 0,16

100,0 99,0 88,2 69,7 48,3 40,2 11,6 3 A-7-5 13,9 1744 1590 3,8 91,0 11,1 1632 0,16 9,0 14,3 1734 0,19 11,0 16,0 1554 0,30 7,3 9,1 0,22 100,0 89,7 66,4 44,2 42,7 12,2 3 A-7-5 15,8 1685 1480 2,8 88,0 13,8 1609 0,24 10,0 16,5 1690 0,30 11,9 17,8 1534 0,55 8,7 10,2 0,36

100,0 93,1 88,0 65,8 41,7 41,9 13,4 2 A-7-5 17,8 1726 1553 4,1 90,0 15,3 1656 0,22 9,0 17,7 1734 0,28 11,4 19,2 1579 0,48 7,9 9,4 0,33

100,0 98,7 88,6 72,8 46,6 39,1 11,9 3 A-7-5 16,7 1674 1461 5,6 87,0 14,4 1543 0,20 8,0 16,4 1680 0,26 10,4 18,4 1498 0,38 6,1 8,2 0,28

100 99,6 91,7 69,1 40,4 37,7 10,8 2 A-7-5 14,1 1806 1529 6,1 85,0 13,2 1787 0,10 10,7 14,0 1812 0,15 14,0 16,3 1598 0,22 8,3 11,0 0,16

LL % IP % IG CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

NORMAL 12 GOLPES

CAMPO

NORMAL 12 GOLPES

UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

NORMAL 12 GOLPES

UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ISC FINAL EXP. I.S.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-64-

4.4.2.3 Anlise Estatstica dos Emprstimos de Terraplenagem a) Emprstimo 01


Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:
ANLISE ESTATSTICA N 2" 1" 3/8" 4 10 40 200 LL IP IG 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 S 100,0 100,0 100,0 95,9 83,9 63,7 44,4 41,8 11,8 2,9 s 0,00 0,00 0,00 3,94 8,50 7,47 4,67 1,43 1,63 0,90 m1 100,0 100,0 100,0 93,9 79,7 60,0 42,1 NP NP 2,4 m2 100,0 100,0 100,0 97,8 88,0 67,3 46,6 NP NP 3,3 Xmin 100,0 100,0 100,0 91,3 74,0 54,9 38,9 NP NP 1,8 Xmax 100,0 100,0 100,0 100,5 93,8 72,4 49,8 NP NP 3,9

Extenso: Data: Ocorrncia: EMPRSTIMO 01 Energia C.: Proctor Normal

UMID. DENS. ISC FINAL EXP

7 7 7 7

16,9 1717,6 10,2 0,2

1,23 21,04 0,85 0,09

16,3 1707,3 9,8 0,2

17,5 1727,8 10,6 0,2

15,5 1693,0 9,2 0,1

18,3 1742,1 11,2 0,3

CURVA GRANULOMTRICA

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-65-

b) Emprstimo 02
Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:
ANLISE ESTATSTICA N 2" 1" 3/8" 4 10 40 200 LL IP IG 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 S 100,0 100,0 100,0 97,4 87,3 65,7 44,1 39,9 11,8 2,6 s 0,00 0,00 0,00 2,49 4,31 7,34 4,09 2,60 0,88 0,74 m1 100,0 100,0 100,0 96,2 85,3 62,4 42,2 NP NP 2,3 m2 100,0 100,0 100,0 98,5 89,3 69,1 45,9 NP NP 3,0 Xmin 100,0 100,0 100,0 94,5 82,4 57,4 39,4 NP NP 1,8 Xmax 100,0 100,0 100,0 100,2 92,2 74,1 48,7 NP NP 3,5

Extenso: Data: Ocorrncia: EMPRSTIMO 02 Energia C.: Proctor Normal

UMID. DENS. ISC FINAL EXP

8 8 8 8

15,40 1730,75 10,15 0,22

1,37 49,26 1,24 0,10

14,77 1708,28 9,59 0,18

16,03 1753,22 10,71 0,27

13,84 1674,79 8,74 0,11

16,96 1786,71 11,56 0,33

CURVA GRANULOMTRICA

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-66-

4.4.3 Prospeco das Jazidas para Base e Sub-base 4.4.3.1 Boletins de Sondagens das Jazidas para Base e Sub-base
Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento: Extenso: Lote: Data: Ocorrncia: JAZIDA 01

BOLETIM DE SONDAGEM - JAZIDA 01


PROFUNDIDADE ESTACA
Km 740,5

POSIO
LD

FURO DE
01 0,00 0,10

CLASSIFICAO EXPEDITA A
0,10 1,00 0,10 0,90 0,10 0,90 0,20 1,00 0,20 1,00 0,10 1,20 0,20 1,00 0,20 1,20 0,20 1,00 0,20 1,20 0,10 1,10 0,20 1,20 0,20 1,10 EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO

LD

02

0,00 0,10

LD

03

0,00 0,10

LD

04

0,00 0,20

LD

05

0,00 0,20

LD

06

0,00 0,10

LD

07

0,00 0,20

LD

08

0,00 0,20

LD

09

0,00 0,20

LD

10

0,00 0,20

LD

11

0,00 0,10

LD

12

0,00 0,20

LD

13

0,00 0,20

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-67-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento:

Extenso: Lote: Data: Ocorrncia: JAZIDA 01

BOLETIM DE SONDAGEM - JAZIDA 01


PROFUNDIDADE ESTACA
Km 740,5

POSIO
LD

FURO DE
14 0,00 0,20

CLASSIFICAO EXPEDITA A
0,20 1,30 0,10 1,20 EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO

LD

15

0,00 0,10

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-68-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento:

Extenso: Lote: Data: Ocorrncia: JAZIDA 02

BOLETIM DE SONDAGEM - JAZIDA 02


PROFUNDIDADE ESTACA
Km 736,1

POSIO
LD

FURO DE
01 0,00 0,20

CLASSIFICAO EXPEDITA A
0,20 1,00 0,20 0,80 0,15 1,00 0,15 0,90 0,15 0,90 0,15 1,00 0,15 1,00 0,20 1,00 0,20 0,90 0,15 1,00 0,15 1,00 0,15 0,90 0,20 0,90 EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO

LD

02

0,00 0,20

LD

03

0,00 0,15

LD

04

0,00 0,15

LD

05

0,00 0,15

LD

06

0,00 0,15

LD

07

0,00 0,15

LD

08

0,00 0,20

LD

09

0,00 0,20

LD

10

0,00 0,15

LD

11

0,00 0,15

LD

12

0,00 0,15

LD

13

0,00 0,20

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-69-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento:

Extenso: Lote: Data: Ocorrncia: JAZIDA 02

BOLETIM DE SONDAGEM - JAZIDA 02


PROFUNDIDADE ESTACA POSIO
LD

FURO DE
14 0,00 0,20

CLASSIFICAO EXPEDITA A
0,20 0,90 0,20 1,00 EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO EXPURGO - CAMADA VEGETAL CASCALHO LATERTICO AMARELO

LD

15

0,00 0,20

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-70-

4.4.3.2 Resumo dos Estudos das Jazidas para Base e Sub-Base Para a definio do material de base foram estudadas duas alternativas: A primeira alternativa a utilizao de solo melhorado com cimento e a segunda opo a utilizao de Brita Graduada. No caso da primeira alternativa, solo melhorado com cimento, foi analisado o material proveniente da Jazida 01. Trata-se de um cascalho latertico cuja mdia de ISC est muito prxima do mnimo exigido pela norma do DNIT, mas quando misturado com 4% de cimento, o ISC aumenta consideravelmente. Foi considerado que o cimento seja proveniente de Gurupi, distante 49,03 Km do local de implantao, o que torna vivel este tipo de soluo. A segunda alternativa a utilizao de brita graduada proveniente da pedreira P-01, que fica a 107,8 km do local de implantao. Com isso, foi definida em funo das distncias mdias de transporte, a utilizao de solo melhorado com cimento como a soluo mais vivel para material de Base.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-71-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: JAZIDA 01 Energia C.: Proctor Modificado

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

KM 740,5 01 LD 02 LD 03 LD 04 LD 05 LD 06 LD 07 LD 08 LD

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200

0,10 1,00 100,0 84,9 61,9 48,0 42,0 19,0 26,4 8,5 0 A-1-b 15,1 2060 1830 3,1 89,0 13,0 2020 0,0 74,0 15,2 2065 0,0 77,0 16,9 1967 0,0 70,0 74,0 0,00

0,10 0,90 100,0 80,2 72,8 48,0 35,6 20,3 29,1 9,1 0 A-2-4 12,4 2078 1893 3,8 91,0 11,3 2031 0,0 82,0 13,2 2083 0,0 88,0 15,6 2000 0,0 77,0 82,0 0,00

0,10 0,90 100,0 82,6 75,3 56,8 42,7 18,6 33,0 8,2 0 A-2-4 14,2 1970 1797 2,6 91,0 12,7 1932 0,0 83,0 14,9 1965 0,0 90,0 16,2 1899 0,0 77,0 83,0 0,00

0,20 1,00 100,0 81,9 74,4 61,8 37,3 21,6 39,7 9,0 0 A-1-b 14,0 2033 1784 4,0 88,0 13,3 2000 0,0 85,0 14,4 2010 0,0 94,0 15,8 1932 0,0 80,0 86,0 0,00

0,20 1,00 100,0 86,7 68,9 55,7 40,2 20,8 31,2 6,3 0 A-2-4 13,9 2066 1864 3,1 90,0 13,0 2010 0,0 66,0 13,7 2050 0,0 70,0 15,3 1954 0,0 63,0 66,0 0,00

0,10 1,20 100,0 81,8 77,8 61,1 39,2 18,1 29,0 7,1 0 A-1-b 14,1 2132 1850 2,6 87,0 13,2 2090 0,0 91,0 14,0 2141 0,0 95,0 16,0 1990 0,0 80,0 89,0 0,00

0,20 1,00 100,0 94,1 75,0 70,6 44,2 19,4 34,8 8,9 0 A-2-4 15,6 1986 1731 1,8 87,0 14,6 1943 0,0 82,0 15,5 1990 0,0 85,0 17,3 1890 0,0 70,0 79,0 0,00

0,20 1,2 100 93,5 80,3 71 47,2 22,7 33,7 7,9 0 A-2-4 16 1989 1750 1,7 88,0 15,1 1903 0,00 88,0 16,2 1986 0,00 93,0 18,3 1885 0,00 77,0 86,0 0,00

IG CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

PENEIRAS % PASSANDO

LL % IP %

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

ISC FINAL EXP. I.S.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

MODIFICADA 56 GOLPES

MODIFICADA 56 GOLPES

MODIFICADA 56 GOLPES

CAMPO

-72-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: JAZIDA 01 Energia C.: Proctor Modificado

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

KM 740,5 9 LD 10 LD 11 LD 12 LD 13 LD 14 LD 15 LD

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200

0,20 1,00 100,0 96,2 89,0 78,7 60,3 19,8 28,7 6,6 0 A-2-4 17,1 2012 1832 2,2 91,0 15,7 1987 0,0 75,0 17,0 2020 0,0 82,0 19,2 1912 0,0 68,0 75,0 0,00

0,20 1,20 100,0 84,9 79,3 68,7 40,1 18,4 27,8 5,7 0 A-1-b 12,8 2107 1900 3,1 90,0 11,1 2067 0,0 90,0 13,2 2132 0,0 97,0 14,2 1984 0,0 86,0 91,0 0,00

0,10 1,10 100,0 81,5 62,9 55,6 41,8 16,9 31,2 6,9 0 A-2-4 14,6 2132 1928 2,2 88,0 13,2 2100 0,0 85,0 14,8 2130 0,0 90,0 16,4 2031 0,0 81,0 85,0 0,00

0,20 1,20 100,0 82,7 60,4 48,8 34,6 22,1 29,3 7,7 0 A-1-b 15,7 2040 1860 1,8 91,0 13,7 2000 0,0 80,0 15,7 2028 0,0 88,0 17,3 1934 0,0 78,0 82,0 0,00

0,10 1,10 100,0 86,1 77,8 64,0 48,1 21,9 32,8 8,5 0 A-2-4 14,2 2006 1788 2,1 89,0 12,9 1976 0,0 80,0 14,8 2010 0,0 83,0 15,5 1905 0,0 71,0 78,0 0,00

0,20 1,30 100,0 89,0 82,6 65,8 50,6 20,3 34,8 7,5 0 A-2-4 15,6 2042 1780 2,0 87,0 14,0 2002 0,0 88,0 15,5 2055 0,0 94,0 17,4 1921 0,0 80,0 87,0 0,00

0,10 1,10 100,0 87,6 80,1 67,6 43,6 22,1 29,6 5,9 0 A-2-4 14,8 2004 1764 2,2 88,0 13,3 1926 0,0 79,0 14,3 2000 0,0 90,0 16,8 1864 0,0 73,0 81,0 0,00

IG CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

PENEIRAS % PASSANDO

LL % IP %

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

ISC FINAL EXP. I.S.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

MODIFICADA 56 GOLPES

MODIFICADA 56 GOLPES

MODIFICADA 56 GOLPES

CAMPO

-73-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: JAZIDA 01 Energia C.: Proctor Modificado

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

01

02

03

KM 740,5 04 05

06

07

08

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200 100,0 79,1 58,1 43,1 36,8 15,9 26,8 7,0 0 A-1-b B 13,7 2086 2034 13,3 98 12,5 2021 0,00 80,0 13,9 2090 0,00 88,0 15,3 1990 0,00 78,00 84,0 0,00 100,0 77,3 69,7 47,2 31,4 19,3 26,2 8,0 0 A-1-b B 12,2 2114 2100 12,1 99 11,8 2089 0,00 98,0 13,0 2115 0,00 126,0 14,8 2013 0,00 85,00 112,0 0,00 100,0 75,0 70,5 45,9 41,6 20,1 29,1 9,6 0 A-1-b B 14,8 2006 2000 14,2 100 13,6 1945 0,00 98,0 14,2 2010 0,00 101,0 15,8 1867 0,00 94,00 98,0 0,00 100,0 82,4 73,8 53,8 38,0 19,2 30,6 7,8 0 A-1-b B 11,5 2041 2011 12,4 99 10,6 2000 0,00 107,0 12,1 2.032 0,00 120,0 14,3 1973 0,00 97,0 108,0 0,00 100,0 80,6 65,6 54,0 37,1 21,6 26,6 5,8 0 A-1-b B 14,4 2034 2012 14,0 99 12,7 1998 0,00 94,0 14,7 2040 0,00 100,0 15,2 2000 0,00 90,0 95,0 0,00 100,0 82,1 70,3 54,4 39,4 21,2 25,1 5,1 0 A-1-b B 13,5 2092 2098 13,1 100 11,9 2031 0,00 98,0 14,0 2088 0,00 110,0 16,3 2004 0,00 94,0 101,0 0,00 100,0 91,2 77,1 40,2 31,6 20,8 28,0 6,9 0 A-1-b B 14,8 2068 2043 15,0 99 12,3 2010 0,00 90,0 14,2 2057 0,0 93,0 16,0 2012 0,00 80,0 88,0 0,00 100,0 89,4 74,8 51,3 36,9 19,9 24,6 7,0 0 A-1-b B 15,7 2020 1999 15,5 99 13,8 1965 0,00 90,0 16,4 2032 0,00 100,0 18,8 2000 0,00 85,0 92,0 0,00

CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

PENEIRAS % PASSANDO

LL % IP % IG

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

ISC FINAL EXP. I.S.

Observao:

MODIFICADA 56 GOLPES

MODIFICADA 56 GOLPES

MODIFICADA 56 GOLPES

CAMPO

Adio de 4% de Cimento

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-74-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: JAZIDA 01 Energia C.: Proctor Modificado

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

09

10

11

KM 740,5 12 13

14

15

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200 100,0 92,2 81,6 46,7 41,3 19,0 24,3 7,4 0 A-1-b B 16,0 1994 1983 15,2 99 14,9 1923 0,00 85,0 15,9 2000 0,00 96,0 17,1 1888 0,00 79,0 87,0 0,00 100,0 79,5 72,4 52,2 38,0 22,9 27,2 6,9 0 A-1-b B 12,8 2130 2111 11,9 99 12,1 2100 0,00 104,0 13,0 2143 0,00 114,0 14,4 2012 0,00 97,0 105,0 0,00 100,0 80,6 64,2 54,1 39,7 22,1 28,1 8,1 0 A-1-b B 15,4 2148 2112 15,0 98 14,8 2108 0,00 97,0 15,2 2152 0,00 105,0 16,8 2056 0,00 93,0 98,0 0,00 100,0 78,2 63,1 50,6 36,5 21,0 25,6 5,4 0 A-1-b B 16,1 2105 2100 15,8 100 15,2 2.034 0,00 100,0 15,9 2.115 0,00 110,0 17,7 1999 0,00 96,0 102,0 0,00 100,0 85,8 74,0 52,0 43,1 18,3 26,3 6,2 0 A-1-b B 14,8 2084 2110 14,2 101 13,7 2016 0,00 92,0 15,1 2103 0,00 100,0 16,8 1923 0,00 89,0 94,0 0,00 100,0 80,5 73,4 55,7 40,6 20,2 27,2 8,1 0 A-1-b B 13,7 2132 2140 13,0 100 13,2 2098 0,00 98,0 14,4 2123 0,00 104,0 15,2 2008 0,00 93,0 98,0 0,00 100,0 89,4 71,0 53,8 38,0 19,1 28,0 7,6 0 A-1-b B 15,9 2095 2071 15,1 99 15,0 2057 0,00 97,0 16,0 2089 0,0 106,0 17,9 2011 0,00 91,0 98,0 0,00

CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

PENEIRAS % PASSANDO

LL % IP % IG

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

ISC FINAL EXP. I.S.

Observao:

MODIFICADA 56 GOLPES

MODIFICADA 56 GOLPES

MODIFICADA 56 GOLPES

CAMPO

Adio de 4% de Cimento

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-75-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: JAZIDA 02 Energia C.: Proctor Intermedirio

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

KM 736,1 01 02 03 04 05 06 07 08

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200 100,0 92,0 66,7 49,6 38,6 26,1 31,6 8,9 0 A-2-4 14,8 1870 1669 3,1 85,0 13,1 1845 0,0 60,0 15,1 1886 0,0 69,0 16,8 1786 0,0 57,0 62,0 0,00 100,0 95,6 71,6 50,2 40,6 24,9 38,2 9,6 0 A-2-6 16,8 1858 1686 2,6 91,0 14,8 1812 0,0 47,0 16,9 1867 0,0 53,0 18,8 1756 0,0 43,0 48,0 0,00 100,0 96,5 88,5 70,7 48,7 36,0 23,0 30,4 7,2 0 A-2-6 16,2 1846 1623 3,8 88,0 14,8 1823 0,0 63,0 16,8 1853 0,0 70,0 18,9 1734 0,0 58,0 64,0 0,00 100,0 91,2 73,6 52,0 38,1 26,2 32,1 6,6 0 A-2-6 15,9 1888 1644 3,6 87,0 14,0 1845 0,0 38,0 15,6 1895 0,0 44,0 18,3 1709 0,0 34,0 39,0 0,00 100,0 96,2 77,0 54,8 40,0 27,0 34,0 7,3 0 A-2-4 16,2 1794 1561 5,2 87,0 14,2 1754 0,0 46,0 16,0 1809 0,0 57,0 18,8 1623 0,0 40,0 48,0 0,00 100,0 89,6 67,8 48,1 37,9 27,8 32,0 9,1 0 A-2-4 16,8 1830 1631 2,6 89,0 15,1 1800 0,0 65,0 16,6 1823 0,0 70,0 19,0 1690 0,0 62,0 66,0 0,00 100,0 84,5 69,6 52,3 34,9 24,3 34,7 10,6 0 A-2-6 15,4 1814 1664 4,1 92,0 13,9 1613 0,0 50,0 15,8 1830 0,0 58,0 17,1 1675 0,0 47,0 52,0 0,00 100 89,5 60,6 48,6 37,8 26,2 35,1 9,2 0 A-2-4 16 1785 1539 5,2 86,0 15,8 1751 0,00 35,0 15,9 1798 0,00 41,0 18,3 1598 0,00 33,0 36,0 0,00

CLASSIFICAO TRB FAIXA


COMPACTAO
UMID. TIMA

LABORAT.

PENEIRAS % PASSANDO

LL % IP % IG

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

ISC FINAL EXP. I.S.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

INTERMED. 26 GOLPES

INTERMED. 26 GOLPES

INTERMED. 26 GOLPES

CAMPO

-76-

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:

Extenso: Data: Ocorrncia: JAZIDA 02 Energia C.: Proctor Intermedirio

RESUMO DE RESULTADOS DE ENSAIOS


REG. AMOSTRA ESTACA FURO POSIO AMOSTRA N DE GOLPES PROFUNDIDADE
GRANULOMETRIA

KM 736,1 9 10 11 12 13 14 15

DE A 2" 1" 3/8" N4 N10 N40 N200 100,0 91,4 72,1 56,3 40,2 26,8 32,6 10,7 0 A-2-6 15,8 1806 1590 4,3 88,0 14,2 1778 0,0 40,0 16,0 1811 0,0 46,0 18,0 1701 0,0 35,0 40,0 0,00 100,0 90,6 63,8 48,0 40,2 31,6 36,3 10,0 0 A-2-4 16,4 1794 1654 3,1 92,0 15,9 1734 0,0 50,0 16,8 1803 0,0 58,0 18,3 1678 0,0 48,0 52,0 0,00 100,0 91,5 70,6 51,6 41,4 27,2 32,1 9,6 0 A-2-4 17,6 1846 1610 2,2 87,0 16,7 1587 0,0 64,0 18,0 1843 0,0 70,0 19,8 1375 0,0 58,0 64,0 0,00 100,0 93,0 67,9 53,5 38,6 23,2 34,0 8,1 0 A-2-4 16,0 1789 1578 2,0 88,0 15,1 1550 0,0 43,0 16,3 1800 0,0 55,0 18,5 1380 0,0 38,0 45,0 0,00 100,0 98,1 91,6 64,1 48,7 36,7 25,1 30,4 6,8 0 A-2-4 15,8 1860 1711 3,6 92,0 14,8 1637 0,0 50,0 16,2 1854 0,0 58,0 18,9 1512 0,0 48,0 52,0 0,00 100,0 100,0 92,1 67,6 54,0 39,4 26,0 34,1 8,2 0 A-2-4 16,2 1836 1766 4,1 93,0 15,4 1708 0,0 61,0 16,0 1829 0,0 72,0 18,3 1534 0,0 58,0 64,0 0,00 100,0 94,2 71,6 57,1 35,7 24,1 33,6 9,1 0 A-2-4 15,3 1863 1660 2,2 89,0 13,9 1623 0,0 67,0 15,5 1844 0,0 74,0 17,4 1472 0,0 64,0 68,0 0,00

CLASSIFICAO TRB FAIXA


UMID. TIMA

LABORAT.

PENEIRAS % PASSANDO

LL % IP % IG

DENS. MXIMA DENSIDADE UMIDADE % COMPACT. UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC UMIDADE DENSIDADE EXPANSO ISC

1806

ENSAIO DE NDICE SUPORTE CALIFRNIA

ISC FINAL EXP. I.S.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

INTERMED. 26 GOLPES

INTERMED. 26 GOLPES

INTERMED. 26 GOLPES

CAMPO

-77-

4.4.3.3 Anlise Estatstica das Jazidas para Base e Sub-Base a) Jazida 1


Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:
ANLISE ESTATSTICA N 2" 1" 3/8" 4 10 40 200 LL IP IG 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 S 100,0 86,2 74,1 61,5 43,2 19,9 31,4 7,6 0,0 s 0,00 5,00 10,21 9,26 6,51 1,64 3,44 1,13 0,0 m1 100,0 84,6 70,7 58,4 41,0 19,4 NP NP 0,0 m2 100,0 87,9 77,5 64,6 45,3 20,5 NP NP 0,0 Xmin 100,0 81,2 63,7 52,1 36,6 18,3 NP NP 0,0 Xmax 100,0 91,3 84,4 70,9 49,8 21,6 NP NP 0,0

Extenso: Data: Ocorrncia: JAZIDA 01 Energia C.: Proctor Modificado

UMID. DENS. ISC FINAL EXP

15 15 15 15

14,7 2043,8 81,6 0,0

1,23 51,70 6,49 0,00

14,26 2026,58 79,44 0,00

15,08 2061,02 83,76 0,00

13,43 1991,42 75,03 0,00

15,92 2096,18 88,17 0,00

CURVA GRANULOMTRICA

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-78-

b) Jazida 2
Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: TRAVESSIA URBANA DE FIGUEIRPOLIS Segmento:
ANLISE ESTATSTICA N 2" 1" 3/8" 4 10 40 200 LL IP IG 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 S 100,0 99,6 91,4 69,0 51,6 38,4 26,0 33,4 8,7 0,0 s 0,00 1,00 2,87 4,19 3,04 1,94 2,12 2,15 1,32 0,00 m1 100,0 99,3 90,5 67,6 50,6 37,8 25,3 NP NP 0,0 m2 100,0 100,0 92,4 70,4 52,6 39,1 26,7 NP NP 0,0 Xmin 100,0 98,6 88,5 64,8 48,5 36,4 23,8 NP NP 0,0 Xmax 100,0 100,7 94,3 73,3 54,6 40,4 28,1 NP NP 0,0

Extenso: Data: Ocorrncia: JAZIDA 02 Energia C.: Proctor Intermedirio

UMID. DENS. ISC FINAL EXP

15 15 15 15

16,1 1831,9 53,3 0,0

0,67 33,12 10,71 0,00

15,91 1820,90 49,76 0,00

16,36 1842,97 56,90 0,00

15,45 1798,38 42,48 0,00

16,82 1865,49 64,19 0,00

CURVA GRANULOMTRICA

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-79-

4.4.4 Prospeco da Pedreira 4.4.4.1 Resumo dos Estudos da Pedreira


Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento: Extenso: Lote: Data: Abril/10 Ocorrncia: PEDREIRA 01

INDICAES GERAIS
LOCALIZAO UTILIZAO PROPRIETRIO ENDEREO DO PROPRIETRIO BENFEITORIAS EXISTENTES MATERIAL BR-153 / KM - 671,9 LE DREN / OAC / PAVIMENTAO GNAISSE

CARACTERSTICAS FSICAS
GRANULOMETRIA

1" 3/8 4 10 40 200

EQ. AREIA IMP. ORGNICA ABRASO LOS ANGELES ADESIVIDADE DURABILIDADE NDICE DE FORMA FAIXA % S/ DOPE C/ DOPE SATISFAT. C/ 0,5% 6,4% 0,6% B 35,2%

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-80-

4.4.4.2 Ensaio de Abraso "Los ngeles"

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-81-

4.4.5 Prospeco do Areal 4.4.5.1 Resumo dos Estudos do Areal

Rodovia: BR-153/TO Trecho: Sub-Trecho: Travessia Urbana de Figueirpolis Segmento:

Extenso: Lote: Data: Abril/10 Ocorrncia: AREAL 01

INDICAES GERAIS
LOCALIZAO UTILIZAO PROPRIETRIO ENDEREO DO PROPRIETRIO BENFEITORIAS EXISTENTES MATERIAL BR-153 / KM -700,4 LD DREN / OAC / PAVIMENTAO AREIA FINA DE RIO

CARACTERSTICAS FSICAS
GRANULOMETRIA

3/8 4 10 40 50 100 200

100 99,7 98 33,4 22,3 14,5 12,8 80,2 < 300 ppm FAIXA % S/ DOPE C/ DOPE B

EQ. AREIA IMP. ORGNICA ABRASO LOS ANGELES ADESIVIDADE DURABILIDADE NDICE DE FORMA

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-82-

4.5. Componente Ambiental do Projeto 4.5.1 Introduo De acordo com a IS 246/DNIT/97 Instruo de Servio para Elaborao do Componente Ambiental do Projeto de Engenharia Rodoviria, o contedo do Componente Ambiental composto de duas etapas: Estudos Ambientais; Projeto Ambiental;

4.5.1.1. Estudos Ambientais A primeira etapa do Componente Ambiental, constituda pelos Estudos Ambientais, compreende a elaborao do diagnstico ambiental da rea de influncia direta do projeto e das avaliaes ambientais das ocorrncias cadastradas nos levantamentos ambientais, bem como na identificao dos impactos ambientais que podero ocorrer nas atividades de execuo das obras planejadas, visando proposio de medidas de proteo ambiental das mesmas. O diagnstico ambiental dever fundamentar-se na caracterizao ambiental da rea de influncia direta do projeto, constituda pelos aspectos fsicos, biticos, scio-econmicos e culturais, objetivando o conhecimento da regio antes da implantao do empreendimento planejado, servindo de referncia para avaliao dos impactos que ocorrero quando da implantao e operao do mesmo. Na proposio de medidas de proteo ambiental para as atividades de execuo das obras sero apresentadas solues que evitam ou minimizam os impactos detectados nos levantamentos ambientais, objetivando garantir os preceitos ambientais declarados na documentao oficial do DNIT. 4.5.1.2. Projeto Ambiental A segunda etapa do Componente Ambiental, constituda pelo Projeto Ambiental, se resume no detalhamento das medidas de proteo ambiental corretivas, e/ou preventivas, indicadas nos Estudos Ambientais, objetivando a reabilitao ambiental do passivo e a mitigao dos impactos das atividades das obras. Da mesma forma, sero agregadas documentao do Projeto Ambiental, as metodologias das atividades de reabilitao/recuperao ambiental, desenvolvidas segundo Especificaes Complementares ou Particulares que se agregam s Especificaes Gerais para Obras Rodovirias do DNIT. 4.5.2. Caracterizao do Empreendimento O empreendimento est localizado na parte sul da Regio Norte do Brasil, o Estado do Tocantins faz divisa com outros estados limtrofes, sendo eles: Maranho - a nordeste; Piau - a leste; Bahia - a sudeste; Gois - a sul; Mato grosso - a sudoeste e Pra - a noroeste. Sua rea territorial de 277.620,00km. O segmento rodovirio do presente projeto est inserido no Permetro Urbano de Figueirpolis na BR-153/TO e sua extenso total de 3 km. Nesse trecho a rodovia atravessa o Permetro

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-83-

Urbano de Figueirpolis que pertence a Microrregio de Gurupi, inseridas na Mesorregio Ocidental do Tocantins.

Mapa do Estado do Tocantins com marcao do municpio de Figueirpolis

Localizao do Trecho

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-84-

4.5.2.1. Definio das reas de influncia direta e indireta da BR-153/TO A rea de influncia direta referente Elaborao do Projeto Executivo de Engenharia para a Travessia Urbana e se constituir no Permetro Urbano de Figueirpolis. Os servios sero desenvolvidos visando o diagnstico do trecho segundo definies de problemas existentes, levando em conta o pavimento e acostamentos; segurana de operao; obras-de-arte especiais e correntes; estabilidade de macios; drenagem e condies ambientais. Em funo desse diagnstico dever ser proposta solues para correo das deficincias encontradas no segmento descrito a seguir: Lote: nico Rodovia: BR-153/TO Segmento: km 720,4 km 723,6 Trecho: Entr. BR-242(B) / TO-280 - Entr. TO-296(A) / 373(Alvorada) Extenso: 3,20km Cdigo do PNV: 153BTO0300

A Rodovia em questo classificada como Classe I, que so rodovias nas quais os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente elevadas. Compreende: ligaes de maior importncia entre cidades e rodovias arteriais principais conectando importantes vias geradoras de trfego; rotas de trabalho dirio ligaes estaduais e federais de grande relevncia. Geralmente atendem o trfego de longa distncia ou possuem conexes entre vias que servem o trfego de longa distncia. Neste documento, considerar-se-o as reas de influncia direta e indireta da Rodovia BR153/TO, sendo esta caracterizao simplesmente ilustrativa, em conformidade com a exigncia da IS-246, pois o antropismo das mesmas deformou e/ou degradou em grande parte os fatores ambientais constituintes da caracterizao almejada naquele documento.

rea do Canteiro e Instalaes Industriais

As reas destinadas ao canteiro esto localizadas: A rea destinada ao canteiro est localizada na BR-153 no km 0,5 (a partir da estaca 00) do lado esquerdo da rodovia e prev em suas instalaes: Laboratrios, Sanitrio, Refeitrio, Escritrio de Fiscalizao, Escritrio Administrativo, Almoxarifado, Oficina Mecnica, Lavagem, Borracharia e Lubrificao, Usina de Asfalto e Depsito de Material. Sua rea foi estimada em cerca de 5.000 m, e passar por reabilitao por meio de Hidrossemeadura.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-85-

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-86-

Pedreira

Devido extenso e volume necessrio de material, foi indicada 01 (uma) pedreira localizada ao longo do trecho. Sendo ela: - Pedreira 01, localizada no Km 671,9 LE da BR-153/TO. A pedreira indicada est em explorao comercial e ser apresentada de forma detalhada no Volume 2 - Projeto de Execuo. Areal

A pesquisa para obteno de areia para execuo das obras indicou 01 (um) areal ao longo do trecho. Sendo ele: - Areal 01, localizado no Km 700,4 LD da BR-153/TO. O areal indicado est em explorao comercial e ser apresentado de forma detalhada no Volume 2 - Projeto de Execuo. Jazidas

Para execuo dos servios de Sub-base foram indicadas 02 (duas) jazidas ao longo do trecho. Sendo elas: - Jazida 01, localizado no Km 740,5 LD da BR-153/TO; - Jazida 02, localizado no Km 736,1 LD da BR-153/TO. Emprstimos Laterais

Para emprstimo de material de terraplenagem foram estudados 02 (dois) pontos com disponibilidade suficiente de material. Sendo eles: - Emprstimo Lateral 01 Localizao: 0,83 Km ( partir da estaca 0) - Emprstimo Lateral 02 Localizao: 4,03 Km ( partir da estaca 0)

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-87-

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-88-

4.5.3. Componente Ambiental A caracterizao ambiental da rea de influncia ser desenvolvida nos meios fsico, bitico e antrpico, segundo os seguintes aspectos: Meio Fsico clima, hidrografia, geologia, geomorfologia, relevo, solo; Meio Bitico cobertura vegetal, fauna, flora e uso do solo; Meio Antrpico scio-econmico, dinmica urbana e populacional.

4.5.3.1. Caracterizao Ambiental Fsica Clima O clima predominante no estado tropical caracterizado por uma estao chuvosa (de outubro a abril) e outra seca (de maio a setembro). condicionado fundamentalmente pela sua ampla extenso latitudinal e pelo relevo de altitude gradual e crescente de norte a sul, que variam desde as grandes plancies fluviais at as plataformas e cabeceiras elevadas entre 200 a 600 metros, especialmente pelo relevo mais acidentado, acima de 600 metros de altitude, ao sul. As principais caractersticas climticas da regio so as seguintes: Temperatura mdia anual: 26C Temperatura mxima mdia anual: 34C Temperatura mnima mdia anual: 18C; Trimestre mais seco: junho/julho/agosto; Trimestre mais chuvoso: janeiro/fevereiro/maro; Insolao mdia anual: 2400 h; Umidade relativa mdia anual: 80 %; Precipitao total mdia anual: 1500 mm; Nmero de dias de chuva mdia anual: 120 dias.

Caracterizao Pluviomtrica Para caracterizao das chuvas intensas representativas, pesquisaram-se os seguintes postos pluviomtricos situados na rea de interesse do projeto.
Cdigo 01249002 01249003 Nome PROJETO RIO FORMOSO BARREIRA DO PEQUI Sub-bacia Rio 26 26 26 26 Resultado da Consulta Estado Municpio TOCANTINS TOCANTINS FORMOSO DO ARAGUAIA Responsvel Operadora ANA ANA ANA ANA CPRM CPRM CPRM CPRM

RIO FORMOSO RIO JAVS RIO FORMOSO RIO FORMOSO

01249004 PRAIA ALTA 01249005 SANDOLNDIA

CARIRI DO TOCANTINS APARECIDA DO TOCANTINS RIO NEGRO TOCANTINS SANDOLNDIA

Dentre os postos pesquisados o que melhor atende ao trecho ora em projeto o posto Projeto Rio Formoso, operado pela CPMR, possui dados de observao completos de 1981 a 2007.
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-89-

Diante disto, o mesmo foi estudado estatisticamente, conforme exposto a seguir:

Dados da Estao Cdigo Nome Cdigo Adicional Bacia Sub-bacia Rio Estado Municpio Responsvel Operadora Latitude Longitude Altitude (m) rea de Drenagem (Km)

01249002 PROJETO RIO FORMOSO RIO TOCANTINS (2) RIO ARAGUAIA,MORTES,JAVAS...(26) RIO FORMOSO TOCANTINS FORMOSO DO ARAGUAIA ANA CPRM -11:50:22 -49:46:18 -

A seguir so apresentados a serie histrica do posto em estudo com os histogramas de n. de dias de chuva mensal e de precipitaes mdias mensais referentes a este posto pluviomtrico.
ano 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 POSTO PROJETO RIO FORMOSO N 1249002 Maxima Total DiaMaxima NumDiasdeChuva 66,600 1313,000 9,000 9 86,600 108,200 120,000 100,000 67,400 92,400 102,800 82,400 76,800 88,000 95,400 83,800 100,000 159,400 129,000 92,800 96,800 78,000 91,200 89,600 63,000 68,600 97,000 92,800 65,000 100,000 1796,300 2072,600 1450,600 2112,300 1168,400 1461,700 1693,000 1952,900 987,500 1477,000 1685,800 1437,300 974,200 2117,800 1172,300 2084,200 1458,300 1457,000 1949,500 1834,600 1301,800 1242,600 1747,000 1302,900 1930,500 1270,600 17,000 1,000 12,000 2,000 3,000 15,000 18,000 16,000 6,000 18,000 15,000 24,000 9,000 31,000 1,000 2,000 24,000 2,000 6,000 31,000 9,000 13,000 21,000 15,000 12,000 20,000 12 12 10 12 10 11 11 12 9 9 9 8 8 11 9 12 9 10 11 10 9 10 11 10 10 8

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-90-

Histograma de n de dias chuvosos POSTO PROJETO RIO FORMOSO N 1249002

20

18

16

14

12
n dias chuvosos

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-91-

dias

10

0 mar abr mai jun jul meses ago set out nov dez

jan

f ev

Histograma de Precipitao Pluviomtrica do POSTO PROJETO RIO FORMOSO N 1249002

350,000

300,000

250,000

precipitao (mm)

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-92-

200,000

Srie1

150,000

100,000

50,000

0,000 mar abr mai jun jul meses ago set out nov dez

jan

fev

Hidrolgico A hidrografia do estado do Tocantins delimitada a Oeste pelo Rio Araguaia, a leste pelo Rio Tocantins. Ambos correm de sul para norte e se unem no setentrio do estado banhando boa parte do torro tocantinense. O PRODIAT, Projeto de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Araguaia/Tocantins, dividiu a hidrografia do estado em duas sub-bacias a saber: 1. Sub-bacia do Rio Araguaia: formada pelo Rio Araguaia e seus afluentes, tendo um tero de seu volume no estado. 2. Sub-bacia do Rio Tocantins: formada pelo Rio Tocantins e seus afluentes, ocupando dois teros de seu volume aproximadamente no Estado. O rio Araguaia nasce nas vertentes da Serra do Caiap e corre de sul para norte, formando a maior ilha fluvial do mundo, a ilha do Bananal e lana suas guas no Tocantins depois de percorrer 1.135 km engrossado por seus afluentes. O rio Tocantins, nasce na Lagoa Formosa em Gois a mais de 1.000m de altitude. Ele formase depois de receber as guas dos rios das Almas e Maranho. Sendo um rio de planalto, lana suas guas barrentas em plena baa de Guajar no Par. Concluindo, podemos afirmar que o regime hdrico das bacias Araguaia/Tocantins bem definido, apresentando um perodo de estiagem que culmina em setembro/outubro e um perodo de cheias culminando em fevereiro/abril. H anos em que as enchentes ocorrem mais cedo, no ms de dezembro, dependendo da antecipao das chuvas nas cabeceiras. (MINTER/1988). Relevo

rea do Projeto

Fonte: Projeto RadamBrasil

O segmento em estudo caracterizado por superfcies aplainadas, rochas cristalinas e sedimentares com altitudes mximas de 500m na maior parte do territrio; formado por quatro unidades geomorfolgicas. So denominadas como depresses, se diferenciando em sua localizao, como mostra o mapa acima. Planalto cristalino Araguaia Tocantins - ocupa a poro sul do estado com altitudes entre 300 e 600m, constituindo-se na regio mais elevada.
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-93-

Plancie aluvial do mdio Araguaia - plancie de inundao que recebe deposies aluvionares. Est localizada entre Tocantins e Mato Grosso; nesta plancie est situada a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. A Geomorfologia ao longo do traado da BR-153 a seguinte: A Relevo de topo contnuo e aguado, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separado por vales em V. C - Relevo de topo convexo, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separado por vales de fundo plano. T - Relevo de topo aplanado, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separado por vales de fundo plano. Solo

rea do Projeto

Fonte: Projeto RadamBrasil

As principais fontes de dados para caracterizao pedolgico da rea de influncia do projeto foram o mapa exploratrio de solos (escala 1:1.000.000) e respectivo texto, elaborados no Projeto RADAM (levantamento dos recursos naturais da folha SD.22 Braslia), o Atlas Nacional do Brasil editado pelo IBGE na escala 1: 15.000.000 e o Sistema Brasileiro de Classificao de Solos/1999 - EMBRAPA. Assim, o mapa de solos aqui apresentado e discutido foi elaborado a partir da compilao das informaes pedolgicas do Projeto RADAM e acrescidas das informaes coletadas nas etapas de campo. Seguindo a nova classificao de solos foram identificadas as seguintes classificaes na rea de influncia: Os latossolos e solo concrecionrio. importante ressaltar a possibilidade da existncia de classes de solo no expressas nos nomes das unidades de mapeamento e que efetivamente podem ser encontradas nas suas respectivas reas de ocorrncia. A seguir, apresenta-se a definio de cada classe de solo que ocorre na rea de Influncia, de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificao de Solos (Embrapa, 1999).

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-94-

LATOSSOLOS Solos constitudos por material mineral, apresentando horizonte B latosslico imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, dentro de 200 cm da superfcie do solo ou dentro de 300 cm, se o horizonte apresenta mais que 150 cm de espessura. O horizonte B latosslico um horizonte mineral subsuperficial, cujos constituintes evidenciam avanado estgio de intemperizao, caracterizada pela alterao quase completa dos minerais primrios menos resistentes ao intemperismo e/ou de minerais de argila 2:1, seguida de intensa dessilificao, lixiviao de bases e concentrao residual de sesquixidos, argila do tipo 1:1, quartzo e outros minerais mais resistentes ao intemperismo, podendo haver a predominncia de quaisquer desses materiais. Na composio do horizonte B latosslico no deve restar mais do que 4% de minerais primrios alterveis (menos resistentes ao intemperismo) ou 6% no caso de muscovita, determinados na frao areia e recalculados em relao frao terra fina. A frao menor que 50 (silte + argila) poder apresentar pequenas quantidades de argilominerais interestratificados ou ilitas, mas no deve conter mais do que traos de argilominerais do grupo das esmectitas. Ainda o horizonte B latosslico no deve conter mais do que 5% de volume ocupado por estruturas da rocha original, como estratificaes finas, ou saprlito, ou fragmentos de rochas pouco resistentes ao intemperismo. As principais caractersticas do horizonte B latosslico so: pouca diferenciao entre os horizontes; estrutura forte, muito pequena a pequena e granular (microestrutura), ou com blocos subangulares fracos ou moderados; espessura mnima de 50cm; menos de 5% do volume com estruturas de rocha original; grande estabilidade dos agregados, sendo o grau de floculao de argila igual ou muito prximo a 100%. Logo, os LATOSSOLOS so solos de perfil geralmente profundo, homogneo, sem gradiente textural abrupto, bem drenados, que geralmente ocorrem em relevos planos e suavemente ondulados.

SOLO CONCRECIONRIO Termo usado para definir solos que apresentam petroplintita na forma de ndulos ou concrees ferruginosas em um ou mais horizontes dentro da seo de controle que defina a classe em quantidade e/ou espessura insuficientes para caracterizarhorizonte concrecionrio.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-95-

Geologia

rea do Projeto

Fonte: Projeto RadamBrasil

A rea de influncia do segmento rodovirio em estudo constituda por rochas cristalinas, do tipo magmtico-plutnicas, e sua formao da era pr-cambriana, originadas de material sedimentar do Paleozico. So extenses de rochas resistentes, estveis, bastante desgastadas e geralmente associadas ocorrncia de minerais metlicos, como por exemplo: bauxita, cobre, caussiterita, hematita, mangans, entre outros. 4.5.3.2. Caracterizao Ambiental Bitica Flora A cobertura vegetal do Cerrado a segunda mais importante do Brasil. Abrange aproximadamente 1.750.000 km, que corresponde a cerca de 20% do territrio nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetao, desde os campos sem rvores, ou arbustos, at o cerrado lenhoso denso com matas ciliares. O Cerrado brasileiro reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade com a presena de diversos ecossistemas, riqussima flora com mais de 10.000 espcies de plantas, com 4.400 endmicas desse bioma. classificado como tendo formaes vegetativas primitivas, com quatro divises: matas, campos, brejos e ambientes midos com plantas aquticas. As matas ocupam as depresses, vales e cursos de guas e possuem poucas epfitas. Os campos cobrem a maior parte do territrio, denominada campestre. essencialmente coberto por gramneas, com rvores e arbustos. tambm subdividido em campo de cerrado, campo de limpo, que se diferenciam na formao do terreno e na composio do solo, com declives ou planos. A vegetao de brejos composta por gramneas, ciperceas, arbustos, pequenas rvores isoladas, algumas ervas, entre outras diversidades de espcies. Nos chapades arenosos e nos quentes campos rupestres do Cerrado, esto as mais exuberantes e exticas bromeliceas, cactos e orqudeas, contando com centenas de espcies
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-96-

endmicas. E ainda existem espcies desconhecidas, que devido ao antrpica do homem podem ser destrudas antes mesmo de serem catalogadas. As prprias queimadas, freqentes neste tipo de bioma, so mal interpretadas. Na verdade, as queimadas peridicas (com intervalos maiores do que 5-7 anos) j aconteciam no Cerrado antes da chegada do ser humano. A maioria das plantas do Cerrado est adaptada ao fogo, possuindo cascas grossas e brotos subterrneos. H, inclusive, vrias espcies de plantas que s germinam aps as queimadas. Mas as queimadas intensas, feitas a cada um ou dois anos pelos pecuaristas, so extremamente nocivas ao Cerrado. Atualmente, devido ao advento da agricultura mecanizada e aos programas de pecuria extensiva, existe apenas 20% da cobertura original. Fauna Nos vrios hbitats naturais, desde o campo aberto, campo limpo, campo sujo, campo cerrado com formaes arbreas, cerrado, campo mido, a vereda e a mata ciliar, o cerrado apresenta uma grande diversidade em espcies. Toda esta riqueza de ambientes, com vrios recursos ecolgicos, abriga comunidades de animais, com diversas espcies e uma grande abundncia de indivduos. Alguns, com adaptaes especializadas para explorar recursos de cada hbitats. No ambiente do Cerrado so conhecidas, at o momento, 1.575 espcies animais, formando o segundo maior conjunto animal do planeta. Cerca de 50 das 100 espcies de mamferos (pertencentes a cerca de 67 gneros) esto no cerrado. Apresenta tambm 837 espcies de aves; 150 de anfbios, das quais 45 so endmicas; 120 espcies de rpteis, das quais 45 endmicas. Encontramos no estado do Tocantins as mais variadas espcies, dentre elas: Tracaj, Arara Canind, Tucano, Aratinga, Veado Campeiro, entre outros. Devido grande ao antrpica do homem e as suas atividades, o cerrado passou por grandes modificaes, alterando os diversos hbitats e conseqentemente apresentando espcies ameaadas de extino, como o tamandu-bandeira, o macaco, a anta, o lobo-guar, o patomergulho, o falco-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorrovinagre, a ona-pintada, a ariranha e a lontra.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-97-

Vegetao

rea de Projeto

Fonte: Projeto RadamBrasil

NATURAL
REGIO DA SAVANA (CERRADO)

reas de Savana ou Cerrado: tipificadas por rvores de pequeno porte, tortuosas, isoladas ou, agrupadas sobre um revestimento de gramneas, possuindo geralmente casca grossa e tuberosa, adaptadas a solos deficientes e com altas concentraes de alumnio. Podem se apresentar como savana arbrea densa (cerrado), com maior nmero de indivduos (rvores de at 10m), adensados e ramificados (esgalhados), arbustos anes e palmeiras acaules e/ou savana arbrea aberta (campo cerrado), com rvores pequenas (at 5m), esparsamente distribudas, plantas ans e palmeiras acaules. Mata ripria ou de galeria (ciliar) tambm uma feio observvel localmente. O trecho do projeto em questo atravessa uma regio que originalmente caracterizava-se fitoecologicamente como Savana, podendo ser definida como uma vegetao xeromorfa, oligotrfica, com fisionomias variando de parque ao gramnio-lenhoso. A formao original da rea caracteriza-se, de modo geral, por apresentar rvores de pequeno porte, isoladas ou agrupadas sobre um tapete graminide hemicriptfito. Sua vegetao lenhosa apresenta brotos foliares bem protegidos, casca grossa rugosa, rgos de reserva subterrneos, via de regra profundos, e folhas desenvolvidas.

4.5.3.3. Caracterizao Ambiental Antrpica Scio-Econmico, Dinmica Urbana e Populacional O Estado do Tocantins faz parte da regio Norte do Brasil, que formada por sete Estados da federao, sendo eles: Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e Tocantins. Sua
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-98-

rea totaliza cerca de 3.869.637,90 km, o que equivale a 45% do territrio nacional. A populao da regio atinge cerca de 15.023.331 habitantes o que corresponde a 8% da populao brasileira. O Estado do Tocantins dispe de uma malha rodoviria com 11.930,54 km de estradas, contando com: 3.938,30 km de rodovias pavimentadas, 6.849,30 km de rodovias no pavimentadas e 1.142,94 km de rodovias em pavimentao. A economia do Estado do Tocantins se baseia no comrcio, na agricultura (feijo, arroz, milho, soja, melancia), na pecuria e nas criaes de animais. A rodovia BR-153/TO, intercepta no trecho o municpio de Figueirpolis. Abaixo segue um diagnstico do desenvolvimento econmico e social, no trecho em questo: Figueirpolis

Localizao do Municpio de Figueirpolis

O Municpio de Figueirpolis encontra: A norte, os municpios de Formoso do Araguaia, Cariri do Tocantins, Gurupi e Sucupira. Ao sul, os municpios de Alvorada do Tocantins e Araguau. Ao leste, o municpio de Sucupira e a oeste, os municpios de Sandolndia e Araguau. E est a 252 km da capital do Estado do Tocantins, Palmas. Sua populao, segundo dados do IBGE, em 2009 era de 4.883 habitantes. E o IDH (ndice de Desenvolvimento Humano) do municpio, segundo dados do PNUD de 2000 de 0,719 em mdia. Quanto a investimentos pblico e privado na qualidade de vida de sua populao, vemos que h deficincia na escolaridade e uma grande concentrao de renda na base da populao. As coordenadas geogrficas de Figueirpolis so: Latitude Sul = 12 07 51 e Longitude Oeste = 49 10 27

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-99-

4.5.4. Diagnstico Ambiental 4.5.4.1. Anlise do Passivo Ambiental Entende-se por passivo ambiental as interferncias geradas ou sofridas pela existncia da estrada com relao ao meio natural e scio-econmico circundantes, e como sendo as externalidades nos meios fsico, bitico e antrpico, como efeito de impactos e danos ambientais provocados na poca da implantao da plataforma do corpo estradal da rodovia. A faixa de domnio da BR-153/TO no segmento do projeto dever ser reabilitada ambientalmente pela revegetao herbcea das reas nuas e o plantio das espcies arbustivas e arbreas. Com relao ao Passivo Ambiental da rea Diretamente Afetada, o Meio Bitico encontra-se alterado, principalmente nas reas laterais da rodovia, como mostram as figuras a seguir.

Est. 00 Incio do Trecho Vegetao na faixa de domnio alta, necessitando de manuteno.

Est. 00 Eroso margem da necessitando de revegetao e reparos.

rodovia,

Est. 20 Ausncia de Meio-Fio e calada, fazendo com que a vegetao invada a pista.

Est. 35 Equipe fazendo manuteno e cortando vegetao alta no trecho da rodovia.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-100-

Est. 37 Vegetao alta e drenagem obstruda por lixo, necessitando de limpeza e manuteno.

Est. 40 Por falta de Meio-Fio definido, vegetao alta invadindo a pista.

Est. 46 Trecho com vegetao danificada e presena de lixo, necessitando de manuteno e desobstruo do dispositivo de drenagem.

Est. 77 Canteiro Central danificado, necessitando de reparo.

com

meio-fio

Est. 90 Dispositivo de Drenagem obstrudo com vegetao e terra, dificultando o escoamento da gua de chuva.

Est. 101 Dispositivo de Drenagem obstrudo, necessitando de manuteno.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-101-

Est. 105 Dispositivo de Drenagem Inexistente, causando o acumulo de gua entre o meio-fio e a pista.

Est. 130 Vegetao necessitando de manuteno e falta de dispositivo de drenagem adequado.

Como pode ser observada nas imagens do trecho, a regio encontra-se degradada em partes em funo de falta de manuteno e recuperao. Meio Fsico Dentre os impactos significativos do trecho, encontram-se: Falta de Drenagem Superficial por algumas partes do trecho, causando alagamento e acmulo de gua entre meio-fio e pista. Presena de lixo em parte do trecho. Destruio do mobilirio urbano local; Falta de capina na faixa de domnio; Presena de reas com eroso na regio; Falta de Manuteno nos acostamentos, devido presena de vegetao, terra e lixo em geral.

Meio Bitico A ocupao antrpica da rea de influncia do projeto est eliminando totalmente o patrimnio bitico existente na mesma. A falta de recuperao e manuteno da regio est acabando de vez com a vegetao local. A faixa de domnio da BR-153/TO no segmento do projeto dever ser reabilitada ambientalmente pela revegetao herbcea das reas nuas. Da mesma forma as reas de uso do canteiro de obras, de acampamento e indstrias devero receber o tratamento do plantio de herbceas (hidrossemeadura) constituindo um tapete verde para combater o processo erosivo.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-102-

Meio Antrpico No meio antrpico, a prioridade de melhoramentos fsicos e operacionais, atravs do conjunto de estudos e projetos a se elaborar, necessrios e suficientes execuo do complexo das obras de engenharia. Os servios sero desenvolvidos visando o diagnstico do trecho segundo definies de problemas existentes, levando em conta o pavimento e acostamentos; obras-de-arte especiais e correntes; drenagem e condies ambientais.

4.5.5. reas Protegidas pela Legislao Ambiental O Estado do Tocantins possui algumas Unidades de Conservao, estando algumas delas listadas abaixo: APA Bananal - Canto Meandros do Rio Araguaia Serra do Tabatinga APA de Santa Teresa Nascentes de Araguana APA Peixe-Angical

4.5.6. Projeto Ambiental 4.5.6.1. Introduo O Projeto Ambiental consiste em um conjunto de documentos que detalham as medidas mitigadoras dos impactos ambientais, identificadas nos estudos bsicos ambientais, objetivando restabelecer o novo equilbrio entre as funes de comportamento e funcionabilidade dos diversos fatores ambientais (gua, ar, solo, biota e atividades antrpicas), impactadas pelas atividades das fases do empreendimento rodovirio (implantao, pavimentao, conservao, manuteno e operao rodoviria). Este novo estado de equilbrio almejado fsico, bitico e antrpico, representada por proteo ambiental das obras planejadas Engenharia para a Travessia Urbana, bem rodovia, neste segmento. constitudo pela reabilitao ambiental do meio aes e servios concernentes s medidas de para a Elaborao do Projeto Executivo de como a recuperao de passivo ambiental da

Os estudos e o projeto ambiental foram elaborados em conformidade com os preceitos do desenvolvimento sustentvel e os princpios estabelecidos na Poltica Ambiental do DNIT, visando assegurar a melhoria contnua de sua Gesto Ambiental, bem como, fundamentados na IS-246 Instruo de Servio para Elaborao do Componente Ambiental dos Projetos de Engenharia Rodoviria e na documentao oficial do DNIT concernente ao Meio Ambiente. 4.5.6.2. Cadastro do Passivo Ambiental - Metodologia Adotada A metodologia preconizada pelo DNIT para identificao, caracterizao, procedimentos e gerenciamento dos passivos, normalmente fundamentada no agrupamento das ocorrncias em unidades homogneas, segundo seu relacionamento com a faixa de domnio ou com o
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-103-

corpo estradal, constitudas pelos Grupos I a V, e que retratam as ocorrncias classificadas em cortes, aterros, reas de uso do canteiro de obras, reas de apoio e aes de terceiros (acessos irregulares e ocupaes indevidas da faixa de domnio), assoreamentos e alagamentos. Na Rodovia BR-153/TO, especificamente, identificam-se alguns problemas ambientais, e segue a seguinte classificao: Grupo I

Identificao de problemas ambientais decorrentes da implantao da rodovia (eroses, assoreamentos, ravinamentos, inundaes, deslizamentos, etc.), que interfiram ou tenham potencial para interferir no s no corpo estradal, mas tambm em reas e/ou comunidades lindeiras faixa de domnio da rodovia. Compreender a anlise e registro de problemas ocorrentes internamente faixa de domnio, em evoluo ou com potencial de evoluo, para reas adjacentes e vice versa. Grupo II

Identificao de antigas reas de uso para apoio s obras que interferiram ou tenham potencial de interferncia na rodovia e o registro de problemas originados em reas exploradas para obteno de materiais de construo (brita, areia, seixo solo, cascalho), ocupadas por bota-fora e acampamentos. Grupo III

Identificao de problemas decorrentes de aes de terceiros. Compreende o registro de passivos decorrentes de aes de terceiros (lavouras, indstrias, atividades agrcolas, terraplanagens, lixo, etc.) Grupo IV

Identificao com ncleos urbanos. Compreende a caracterizao das travessias urbanas e seus equipamentos. Grupo V

Identificao de acessos irregulares e ocupaes da faixa de domnio. Compreende a caracterizao dos acessos e o uso indevido da faixa de domnio por terceiros.

4.5.6.3. Anlise do Passivo Ambiental Cadastrado O segmento rodovirio em pauta apresenta passivo significativo, entretanto, as ocorrncias sero absorvidas pelos servios de reabilitao dos acostamentos. As reas de passivo ambiental foram incorporadas as reas exploradas (pastos e lavouras existentes) ou de uso do canteiro de obras e/ou reas exploradas ou mesmo reas de terceiros (rea lindeiras da reas da faixa de domnio) ou fenmenos ambientais (impactos), tais como: processos erosivos intensos, desagregao superficial, escorregamentos, queda ou rolamento de blocos, recalques diferenciais, assoreamentos e alagamentos. Para o clculo das quantidades de mudas para plantio, consideradas planas ou de pouca declividade, utilizando o processo de revegetao herbcea, constitudo pelo plantio de espcies vegetais gramneas e leguminosas como em jazidas de cascalhos e de bota-fora,
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-104-

reas de canteiros de obras constitudas pelos locais da administrao, da manuteno e de abastecimento de equipamentos e veculos, de estocagem e manuseio de materiais de construo de produo industrial de dispositivos e pea de concreto ou de usinados de asfalto. O tratamento ambiental quanto ao processo de plantio poder ser a lano de sementes (manual ou mecanizada), a lano de mudas (parte manual e parte mecanizada) e aplicao manual de placas de grama ou leivas.

4.5.6.4. Recuperao e Quantidades de Servios dos Programas Ambientais Para o clculo do quantitativo do plantio de rvores e arbustos foram utilizados mdulos de 400m contendo 8 (oito) mudas cada. Recuperao da rea do Canteiro de Obras: Solues e Quantitativos
LOCALIZAO rea (BR-242/BA - Km 890,8) REA DO CANTEIRO (m) 5.000,00 TOTAL HIDROSSEMEADURA (m) 5.000,00 5.000,00

Recuperao de reas exploradas: Jazidas


REA UTILIZVEL (m) 25.000,00 28.736,84 ALTURA TALUDE (m) 1,08 0,95 PERMETRO COEF. DE REA TALUDE DO TALUDE INCLINAO (m) (m) 420 360 1,8 1,8 816,48 615,60 REA TOTAL (m) 25.816,48 29.352,44

OCORRNCIA LOCALIZAO Jazida 01 Jazida 02 Km 740,5 - LD Km 736,1 - LD

Solues e Quantitativos
OCORRNCIA Jazida 01 Jazida 02 REA TOTAL (m) 25.816,48 29.352,44 PLANTIO DE RVORES (un.) 516 587 HIDROSSEMEADURA (m) 25.816,48 29.352,44

Areais Areais em explorao comercial, no requerem de recuperao. Pedreiras Pedreiras em explorao comercial, no requerem de recuperao.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-105-

Recuperao de Canteiros e Ilhas Solues e Quantitativos


LOCALIZAO Canteiro REA TOTAL DOS CANTEIROS (m) 80.868,54 TOTAL HIDROSSEMEADURA (m) 80.868,54 80.868,54

QUADRO RESUMO DE QUANTITATIVOS


HIDROSSEMEADURA (m) 55.168,92 46.826,85 80.868,54 5.000,00 187.864,31 PLANTIO DE RVORES (un.) 1.103 937 2.040

OCORRNCIAS Jazidas Emprstimos Canteiros Canteiro de Obras TOTAL

4.5.7. Quadro Resumo de Quantitativos O quadro a seguir apresenta as quantidades correspondentes aos servios ambientais programados:
Rodovia: Travessia Urbana de Figueirpolis CDIGO DISCRIMINAO DMT (km) PREO R$ ESPECIFICAO UNID. QUANTIDADE UNITRIO
19,02 1,18

TOTAL
38.800,80 221.679,89

PROJETO AMBIENTAL Mudas Arbreas / Arbustivas 2 S 05 102 00 Hidrossemeadura

DNIT 073/2006 DNER-ES 341/97

unid m

2.040,00 187864,31

Total Geral do Projeto Ambiental

260.480,69

Observaes: Data Base : julho/2010

4.5.8. Especificaes Tcnicas 4.5.8.1. Especificaes Gerais As Especificaes de Servios indicadas para o presente Projeto so as relacionadas a seguir: DNIT 071/2006 Tratamento Ambiental de reas de Uso de Obras e do Passivo Ambiental das reas Consideradas Planas ou de Pouca Declividade por Revegetao Arbrea e Arbustiva DNIT 072/2006 Tratamento Ambiental de reas de Uso de Obras e do Passivo Ambiental das reas Consideradas ngremes ou de Difcil Acesso pelo Processo de Revegetao Herbcea. DNIT 071/2006 : Proteo de corpo estradal proteo vegetal 4.5.8.2. Especificaes Complementares
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-106-

As Especificaes de Servios Complementares indicadas para o presente Projeto so detalhadas a seguir: 4.5.8.2.1. Controle de Processos Erosivos O Controle de Processos Erosivos dever ser executado sobre os solos expostos que sofreram alteraes no relevo e no sistema natural de drenagem. Este fato, associado retirada da vegetao protetora, movimentao de solos e rochas, aliado a sua extenso, morfologia e geologia das reas impactadas, pode criar processos erosivos significativos, principalmente em locais sensveis. Assim, torna-se fundamental o controle dos processos de eroso para evitar focos de degradao, cabendo a adoo de cuidados operacionais, visando reduo, ao mximo, de sua ocorrncia. Em face dos impactos provveis, podero ocorrer diversas formas de processos erosivos, em funo das obras, do errneo manejo do solo ou dos fatores naturais que comandam tais processos: Desmatamentos e limpeza de terrenos; Drenagem; reas de uso na faixa de domnio; Jazidas de materiais para pavimentao; Canteiros de obra, instalaes industriais e equipamentos em geral; Caminhos de servio.

Medidas Preventivas Devero ser adotadas as Normas das Especificaes Complementares Adicionais (ECA-1, ECA-2, ECA-3, ECA-4 e ECA-5), que visam mitigao dos processos erosivos mais significativos, atravs dos cuidados especiais e/ou recomendaes ambientais, dos quais so listados a seguir alguns mais importantes: A rea de implantao do canteiro das obras no pode ser susceptvel instalao de processos erosivos; A instalao do canteiro de obras dever contar com um sistema de drenagem protetor, especfico para cada local, de dispositivos de conteno de eroso, de estabilizao de taludes, entre outros; As reas a serem desmatadas ou limpas devero restringir-se aos limites do off set, acrescidos de uma faixa mnima de operao; Na implantao de pontes e ou bueiros, o processo de supresso da vegetao ciliar na faixa de domnio dever ser o menor possvel, limitando-se as reas necessrias, as dimenses das mesmas com pequeno acrscimo operacional; Os aterros de encontros de pontes, sobretudo em suas faces de contato com o corpo hdrico, at a cota mxima de cheia, sero realizados com emprego de medidas de proteo contra processos erosivos e desmoronamentos, (terra armada, enrocamento, pedra argamassada, argamassa projetada, etc.); As reas selecionadas para a abertura de trilhas, caminhos de servio e estradas de acesso no devem ser suscetveis a processos erosivos, dotando-os de sistema de drenagem protetor;
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-107-

As reas de explorao de jazidas no podem ser sujeitas cheias e inundaes, bem como, aquelas constitudas de materiais argilosos no devem apresentar lenol fretico aflorante; As reas nomeadas de uso do Canteiro de Obras e destinadas implantao de usinas, conjunto de britagem, as de abertura de trilhas, caminhos de servio e estradas de acesso; bem como as de jazidas, terraplenos e bota-fora, no podem estar sujeitas s instabilidades fsicas de seus taludes com preferncia para a reduo da inclinao dos mesmos, objetivando o uso futuro dessas reas;

Os principais fatores que induzem ou aceleram os processos erosivos so: a chuva, a falta de cobertura vegetal, a declividade do relevo, os tipos de solos, seu uso e ocupao. Atividades O combate eroso durante a restaurao dever ser realizado de forma preventiva e corretiva. A seguir, descrevem-se os mtodos e dispositivos que devero ser implementados com o objetivo de reduzir os possveis impactos. Considerando a importncia da revegetao herbcea para o controle do processo erosivo de um modo geral, apresenta-se a seguir algumas consideraes sobre este processo de reabilitao ambiental. Revegetao Herbcea

Para o pleno xito dos objetivos almejados pelo projeto bsico de reabilitao ambiental proceder-se-o as seguintes atividades, quando da elaborao do detalhamento dos projetos ambientais, de responsabilidade das empresas de Consultoria na elaborao do projeto executivo, bem como, verificaes necessrias pelas empresas de Superviso, com o apoio das empresas Construtoras, e sob a orientao da fiscalizao do DNIT. Anlise edfica e pedologia do solo; Seleo das espcies vegetais; Preparo de canteiros para teste de germinao das sementes e da adubao planejada; Plantio por meio da hidrossemeadura ou semeadura a lano; Manuteno pelo perodo de 12 meses. A seleo das espcies vegetais herbceos para a formao da consorciao, tem como escopo principal o eficiente e duradouro controle das eroses, conjugado com o bom aspecto visual, baixo custo de execuo e de manuteno, devendo-se acrescentar tambm as seguintes caractersticas desejveis e de relevncia: Rpido desenvolvimento inicial; Hbito de crescimento estolonfero; Persistncia; Tolerncia aos solos cidos e txicos; Resistncia seca, fogo, doenas e pragas; Consorciabilidade;
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-108-

Propagao por sementes de fcil aquisio comercial; Tolerncia ao encharcamento do solo ou a inundao temporria; Eficiente fixao de nitrognio, no caso das leguminosas.

4.5.8.2.2. Transporte de Produtos Perigosos O crescimento da atividade de transporte rodovirio de produtos perigosos, com o aumento significativo da circulao de veculos com produtos nocivos sade e ao meio ambiente, impe aos organismos governamentais e privados a necessidade de buscar, cada vez mais, mecanismos de controle e ordenamento das atividades profissionais envolvidas com essa questo especfica. Ento com o objetivo de buscar solues para minimizar a probabilidade de acidentes rodovirios com cargas perigosas transportadas no trecho, devem-se especificar procedimentos preventivos e aqueles padronizados no evento de uma ocorrncia deste tipo, listar as aes mitigadoras a serem implementadas e formular um plano de treinamento elucidativo ou preventivo e de comunicao social para os vrios setores envolvidos com o tema, quais sejam: autoridades, operadores, rodovirios, usurios, e populaes lindeiras. Este tipo de transporte assume carter de importncia vital, tendo em vista estar inserido no trecho objeto. Objetivo Considerando que o transporte de produtos perigosos, acompanhando o progresso industrial do pas tem crescido enormemente nos ltimos anos e ainda, considerando o paralelo e justificado aumento das preocupaes com o meio ambiente, prope-se, com base no prprio Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos - Dec. N 96.044/88, o uso de novos elementos de sinalizao rodoviria conforme apresentados a seguir. Sinalizao de regulamentao; Sinalizao de advertncia; Sinalizao de indicao. O Manual de Sinalizao Rodoviria para Rota de Produtos Perigosos complementa o Manual de Sinalizao Rodoviria aprovado pelo Conselho de Administrao do DNIT. Atividades para Implantao Constituem-se de obras diretamente vinculadas ao controle, proteo, sinalizao e fiscalizao de veculos e suas cargas de produtos perigosos, ao estacionamento seguro destes veculos e pronta resposta em caso de acidentes deste segmento do trfego, projetando-se tambm muros de proteo tipo New Jersey nas proximidades das pontes e/ou cabeceiras de mananciais que atendem ao uso de comunidades. Em se tratando de pontes, esta proteo se estende a 70m na entrada da mesma e 40m na sada. Para as cabeceiras de mananciais paralelas ao corpo estradal, dever-se- elaborar projeto especfico em funo do risco ambiental.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-109-

Da mesma forma, em se tratando de audes de uso coletivo devero ser projetadas e construdas protees para se evitar o risco de cargas perigosas serem derramadas no mesmo.

4.5.8.2.3. Recuperao de reas Degradadas A recuperao de reas degradadas consiste num conjunto de medidas para a reabilitao ambiental a ser implementado em reas alteradas fora da faixa de domnio, incluindo as reas exploradas como fonte de materiais de construo, como pedreiras, saibreiras e areais, rea do canteiro de obra e a reas de execuo de cortes e deposio do material de bota-fora. Nesta fase prev-se a ocorrncia de impactos com alteraes no relevo local, com a retirada da cobertura vegetal, causando degradao ambiental, com forte impacto visual (paisagem) e propiciando o incio ou acelerao dos processos erosivos. O uso das reas de apoio dever provocar uma srie de fatores alheios ao equilbrio natural, com reflexos nos meios fsico, bitico e scio-econmico. Objetivos Sistematizar as atividades da obra, buscando reduzir e/ou mitigar os impactos ambientais atuais e futuros. Devero ser promovidas medidas de recuperao de reas pelo processo de revegetao e implantao de dispositivos de drenagem de proteo das reas degradadas. Atividades para Implantao Recomenda-se, a adoo das Normas das Especificaes Complementares Adicionais - ECAs que visam minimizao dos danos provocados e a reduo de reas degradadas. No planejamento de aes que objetivam a reabilitao ambiental de reas degradadas devido implantao/operao das obras, cumpre que se leve em conta os custos dos processos. Assim, enfatiza-se o emprego de medidas fisico-biolgicas simples e de baixo-custo, com possibilidade de ampla aplicao. As referidas providncias podem ser assim classificadas: Revestimento vegetal herbceo das reas degradadas; Estabilizao de encostas; Conteno de taludes, sulcos e voorocas; Execuo de canais de drenagem superficial; Diques de terra ou barreiras de siltagem para deposio dos finos do solo; Implantao de vegetao arbrea e arbustiva de sucesso aps o revestimento herbceo (tapete verde). O processo proposto para minimizao de degradaes ambientais, dessas reas de uso do Canteiro de Obras, foi estabelecido para as atividades construtivas, focalizando os trs segmentos ambientais bsicos, que so os meios fsico, bitico e antrpico. Preparo de reas para Reabilitao Ambiental

Consiste nas atividades a serem desenvolvidas quando da desmobilizao de reas de canteiros de obras e acampamento, e caminhos de servio, bueiros, etc. O preparo definitivo dessas reas dever ser realizado atravs das seguintes atividades:
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-110-

Remoo de todos os prdios, pisos e bases de concreto; Vedao satisfatria ou enchimento de fossas e sumidouros; Remoo de cercas; Preparo do substrato do solo atravs da correo fsico-qumica (gradeamento e adubao); Erradicao de reas propcias ao acmulo de guas pluviais (depresses); Remoo de quaisquer barramentos ou obstculos decorrentes das obras; Desobstruo da rede de drenagem natural; Implantao de um sistema de drenagem superficial protetor; Remoo de bueiros provisrios. A conformao final destas reas ser executada de acordo com os parmetros e atividades considerados para as demais reas a reabilitar. Os solos de baixa capacidade de fertilidade e muito suscetveis eroso, devero ser recobertas com vegetao herbcea permanente (enleivamento), capaz de exercer rapidamente o controle dos processos erosivos e de recuperar o aspecto cnico dessas reas. A sucesso secundria o mecanismo pelo o qual as florestas se auto-renovam; e a sua implantao com finalidades conservacionistas atravs de modelos, com a combinao de diferentes grupos de espcies vegetais, com vistas obteno de um recobrimento rpido, eficiente e com baixos custos de manuteno. A manuteno do referido estrato herbceo tapete verde deve ser conduzida de forma a possibilitar a proteo contra o processo erosivo, desejada, mas sem prejudicar o desenvolvimento do estrato arbreo em formao. Preparo da rea aps o Uso

Esta atividade engloba as prticas a serem seguidas nas reas a revegetar, anteriormente ao plantio da vegetao. Consiste na reconformao geomtrica (como por exemplo, banqueteamento de taludes) de taludes, com inclinaes favorveis, bem como na instalao de redes de drenagem, atravs da abertura e revestimento de canaletas e canais coletores em carter provisrio ou definitivo - quando necessrio nas reas objeto de recobrimento vegetal. Recomposio da Nova Camada de Solo Orgnico

Consiste no recobrimento das superfcies dos terrenos a serem revegetados com a camada de solo orgnico, previamente removida e armazenada. Esta capa de solo constitui-se em fator preponderante para o pleno desenvolvimento da cobertura vegetal. Estas reas so representadas, basicamente, pelos taludes de aterros que recebero cobertura vegetal. Recomenda-se que este solo seja espalhado numa camada de espessura mdia em torno de 20 cm e nunca inferior a 10 cm. Anlises Fsicas e Qumicas do Solo

Proceder-se- a coleta de amostras do solo orgnico espalhado nas reas a reabilitar e realizao de anlises fsicas e qumicas em laboratrio especializado, para obteno dos

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-111-

parmetros visando s devidas correes de pH e de concentrao de nutrientes do solo, para garantia do pleno desenvolvimento da cobertura vegetal a ser introduzida. Preparo do Solo

Correspondem s atividades de arao, gradagem e descompactao do solo quando necessrio; para aplicao de corretivos no mesmo (calcrio e adubos orgnicos/inorgnicos) e de coveamento para plantio quando o processo for de plantio em mudas. A anlise do solo objetiva o dimensionamento das quantidades de adubo e corretivos necessrios. Em solos muito compactados, a descompactao dever ser executada com utilizao de subsolador ou escarificador, formando sulcos de, no mnimo, 30cm de profundidade, que permitir a infiltrao das guas de chuva. As reas destinadas ao recebimento das mudas de rvores e arbustos, como revegetao de sucesso, devero achar-se preparadas, onde ocorre cobertura herbcea sero efetuadas roadas para a demarcao e abertura das covas. Seleo de Espcies

As espcies para recuperao devem ser selecionadas considerando-se os objetivos a curto e longo prazo, as condies qumicas e fsicas dos locais de plantio, o clima, a viabilidade das sementes, a taxa e a forma de crescimento, a compatibilidade com outras espcies a serem plantadas e outras condies especficas do local. Entende-se como benfico o uso de consrcio de diferentes espcies para uma determinada operao de recomposio. A seleo de espcies dever ser orientada para sua auto-sustentao. A fauna local deve ser levada em conta quando da seleo de espcies de plantas para recuperao de paisagem. As principais caractersticas desejveis da vegetao so: Agressividade; Rusticidade; Rpido desenvolvimento; Fcil propagao; Fcil implantao com baixo custo; Pouca exigncia quanto a condies do solo; Fcil integrao na paisagem; Inocuidade s condies biolgicas da regio; Fator de produo de alimento para a fauna. Devero ser utilizadas plantas dos estratos herbceo, arbustivo e arbreo, preferencialmente nativas e/ou de ocorrncia comum na regio. A vegetao herbcea protege essencialmente contra a eroso superficial (ravinamento, dissecao, alterao da superfcie), agrega as camadas superficiais numa espessura varivel, em mdia de 5cm a 25cm, participa na formao do hmus e se implanta rapidamente.
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-112-

A vegetao arbustiva e principalmente a arbrea, pela importncia das razes, mais profundas, permitem a coeso das camadas de solo em profundidade e facilitam a percolao da gua em profundidade, alimentando o lenol fretico. Revegetao com Herbceas

Enleivamento ou plantio de gramas em placas Consiste no plantio direto, em placas, nos taludes de aterros previamente preparados, bem como nas reas destinadas a reconformao paisagstica. Para o tratamento dos taludes dos aterros, objetivando a estabilizao imediata e a recomposio paisagstica, recomenda-se o emprego da revegetao de leivas a fim de evitar a degradao e a manifestao dos processos erosivos. O enleivamento dos taludes dever de processar imediatamente aps sua confeco, pois reas eventualmente expostas por longo tempo, sero degradadas pela manifestao de processos erosivos. A revegetao pelo mtodo do enleivamento muito eficiente e utiliza vegetao herbcea com predominncia de gramneas, que transplantada e fixada ao substrato atravs de estacas, empregando-se placas enraizadas com espessura varivel entre 7cm e 10cm. As leivas so normalmente oriundas das reas de formao campestre, localizadas nas proximidades da rodovia. As placas, de dimenses variveis (em mdia 0,20m x 0,20m) so extradas normalmente por processo manual. Eventualmente, a extrao pode ser procedida com equipamento mecnico, resultando placas de maior rea, entretanto, a retirada das placas no terreno natural no deve ser continua, para evitar a instalao de processo erosivo. Recomenda-se que as leivas extradas sejam imediatamente transplantadas, preferencialmente em dias midos. Em caso de seca prolongada, recomenda-se irrigao abundante, por asperso sobre a superfcie das leivas. Hidrossemeadura Consiste na implantao de vegetao herbcea atravs do processo de hidrossemeadura. O seu emprego requer um estudo prvio das condies climticas da regio, aliado escolha correta das espcies com potencial favorvel ao efetivo desenvolvimento, em substrato de natureza diversa. A hidrossemeadura consiste no lanamento de uma mistura, contendo sementes, com adubos minerais, massa orgnica, adesivos e utilizando a gua como veculo. Via de regra, utiliza-se uma mistura de sementes de gramneas e leguminosas, normalmente perenes, com a finalidade de provocar um revestimento vegetal permanente sobre as superfcies dos solos. Para facilitar a fixao de nitrognio do ar pelas leguminosas, impe-se, em alguns casos, a readubao que, com o decorrer do tempo provoca o melhoramento do substrato, tornando-o apto a receber outras sementes nativas. As gramneas recomendadas e que podero ser utilizadas na hidrossemeadura so as que seguem: Cynodon dactylon (grama-bermuda), Brachiaria humidicola (braquiria) e Paspalum

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-113-

saurae (pensacola). A leguminosa de interesse, que deve ser associada s demais espcies Desmodium sp. (pega-pega). A hidrossemeadura oferece melhores resultados quando executada nos perodos chuvosos, observando-se sempre boas condies de umidade do substrato. A proteo das bermas particularmente menos crtica, em funo da rea exposta ser plana e normalmente menos atingida pelos processos erosivos. importante atentar para o valor cultural das sementes, realizando-se os testes de germinao que comprovaro a forma de se a atingir 100% de cobertura da rea, podendo-se para tanto aumentar a quantidade de sementes por hectare. Semeadura a lano A implantao de cobertura vegetal atravs de semeadura convencional, nas reas planas ou pouco inclinadas, exige cuidados na preparao do substrato. A camada superficial dever estar devidamente escarificada, corrigida e fertilizada, de acordo com as exigncias indicadas nos laudos da anlise pedoltica do solo. As gramneas recomendadas so as seguintes: Paspalum saurae (pensacola), Brachiaria humidicola (braquiria) e Cynodon dactylon (grama bermuda). Recomendam-se as densidades de semeadura a seguir referidas: Pensacola: 5,0 g semente/m; Braquiria: 1,0 g semente/m; Bermuda: 1,0 g semente/m.

A poca preferencial de semeadura para as espcies mencionadas so os meses primaveris. Irrigao

Consiste na irrigao das reas plantadas, atravs de carro-pipa ou outro meio adequado, na poca de seca, durante o primeiro ano do plantio. Manuteno dos Plantios Tratos Culturais

Abrange, basicamente, a capina (coroamento) das reas plantadas, o combate sistemtico a pragas e doenas (formiga, fungos e outros), a adubao em cobertura ao final do primeiro ano do plantio e o replantio de falhas observadas durante o desenvolvimento da vegetao introduzida. Alm dessas atividades, as reas plantadas, bem como, toda a extenso da faixa de domnio, devero ser monitoradas, com o objetivo de prevenir possveis ocorrncias de espcies invasoras, capazes de competir com a vegetao introduzida. Os tratos culturais dispensados s mudas constam do coroamento e do controle sistemtico formiga cortadeira. Nos perodos de estiagens prolongadas, as mudas devem ser regadas com freqncia semanal. O replantio adota a substituio da muda eventualmente perdida por outra, de preferncia contendo raiz embalada. Sistema de coleta de resduos

O canteiro de obras dever dispor de um sistema de coleta e armazenamento seletivo de lixo, organizado da seguinte forma:
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-114-

Instalao de contentores fixos e mveis, distribudos nos locais de maior concentrao de pessoas e gerao de resduos; Utilizao de contentores diferentes para resduos orgnico, seco e metlico; Encaminhamento dos resduos no reciclveis para aterros sanitrios devidamente legalizados na regio; leos e graxas coletados devero ser embalados e remetidos para reciclagem. Separador/Decantador

Este sistema dever ser adotado junto rea das instalaes para evitar a contaminao por leos e graxas oriundos da lavagem e manuteno dos equipamentos e maquinrios. O separador/decantador um componente do sistema de drenagem responsvel pela captao e separao de slidos e leos ali depositados. Os slidos coletados e no reciclveis so encaminhados para os aterros sanitrios da regio, enquanto os leos coletados devero seguir para a reciclagem dos mesmos. Desativao

Consiste nas atividades a serem desenvolvidas quando da desmobilizao. O preparo definitivo dessas reas dever ser realizado atravs das seguintes atividades. Remoo das instalaes; Vedao satisfatria ou enchimento de fossas e sumidouros; Desobstruo da rede de drenagem natural; Remoo de bueiros provisrios; Recobrimento e preparo do substrato para o plantio de gramneas nas reas das instalaes de britagem, usinas de solos, oficinas e escritrios; Controle de processos erosivos na rea de lavra.

4.5.8.2.4. Recuperao do Passivo Ambiental A recuperao dos passivos ambientais so situaes de degradao ambiental, causadas por ocasio da implantao da rodovia existente, relacionadas obteno de materiais de construo, interferncias com estruturas urbanas ou mesmo decorrentes de atividades de terceiros que colocam em riscos a segurana e integridade da rodovia, procurando reintegrar essas reas paisagem local e ao processo produtivo. Interferncias geradas sobre as estruturas urbanas; inadequao de dispositivos de drenagem, dentre outros, bem como aos eventos externos faixa de domnio, decorrentes do uso e manejo do solo por terceiros que podem comprometer a segurana e a integridade do corpo estradal. A recuperao do passivo ambiental aborda o conjunto de medidas de reabilitao ambiental, de reas impactadas pela ao pretrita de implantao/restaurao da BR-242/BA.

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-115-

Os trabalhos de campo constaram de vistorias efetuadas ao longo do segmento rodovirio, onde foram levantados os locais considerados crticos e nitidamente caracterizados como passivo ambiental, decorrente dos trabalhos de implantao. Objetivos O principal objetivo deste item do projeto ambiental o de reabilitar ambientalmente os Passivos, ou seja, aquelas situaes de degradao ambiental causadas pela implantao do projeto, procurando reintegrar essas reas paisagem local e ao processo produtivo.

4.5.8.2.5. Reduo do Desconforto e Acidentes na Fase de Obras As obras rodovirias, devido sua magnitude, tendem a alterar o cotidiano das pessoas e provocar impactos negativos durante o perodo de construo. O aumento do trfego de veculos e mquinas, as aes de interrupo que geram as filas, desvios, a implantao de novos acessos e mesmo alguns acidentes, constituem fatores de desconforto com os quais os usurios, forosamente, devem conviver durante o perodo de obras, os quais reduzem a qualidade de vida das comunidades afetadas, bem como, dos usurios da rodovia.

Objetivos O objetivo principal do programa de preveno de acidentes e de reduo de desconforto na fase de obras, consiste em determinar formas de atuao capazes de contribuir para a reduo desses aspectos ambientais negativos decorrentes das diversas atividades inerentes construo da rodovia. Impem-se cuidados especiais com crianas e idosos, geralmente mais vulnerveis s tribulaes provocadas pela obra devidamente especificados na EP-A 01 das Especificaes Particulares. Atividades para Implantao do Programa As atividades previstas para implantao do programa de preveno de acidentes e de reduo de desconforto durante o perodo de obras no segmento em pauta dividem-se em seis grupos: Plano de Execuo das Obras; Canteiro de Obras; Sinalizao de Obras; Segurana Operacional no Perodo de Obras; Treinamento de Pessoal; Controle e Divulgao das Atividades da Obra.

4.5.8.2.6. Segurana e Sade da Mo-de-Obra A Segurana e Sade da Mo-de-Obra foi elaborada a partir de um diagnstico das condies de sade da populao da rea de influncia do empreendimento e de um levantamento dos riscos ambientais relacionados obra para a sade da populao e dos trabalhadores
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-116-

envolvidos, indicando uma srie de diretrizes, procedimentos e rotinas a serem seguidas pelas empresas participantes, assim como campanhas e projetos especficos a serem implementados durante a fase de construo e operao da rodovia. Objetivos Esta implantao tem como objetivo monitorar, minimizar ou controlar os efeitos adversos decorrentes dos impactos ambientais antrpicos que sero gerados durante as etapas de construo e operao do empreendimento, de acordo com as recomendaes do Estudo Bsico Ambiental, que afetem as condies de sade dos trabalhadores e das populaes da rea de influncia direta da obra. Atividades para Implantao Orientaes para os servios de Sade e Medicina do Trabalho; Medidas para Segurana da Mo-de-Obra; Projeto de Educao em Sade; Projeto de Identificao e Manejo de Endemias. Todas as atividades e principais responsabilidades que cabem empresa construtora encontram-se na Especificao Particular EP-A 05.

4.5.8.2.7. Controle de Gases e Rudos e Material Particulado A obra de Engenharia da Travessia Urbana na BR-153/TO, como toda obra rodoviria, traz preocupao quanto s emisses de gases, poeira e rudos no canteiro de obras, que se no tratados com os cuidados necessrios, podero causar danos ao meio ambiente e populao vizinha ao empreendimento. Este controle contempla medidas que contribuiro para minimizar os impactos ambientais antrpicos estimados e, principalmente, os efeitos na sade da mo-de-obra e dos moradores prximos, pela exposio a nveis elevados de poluentes atmosfricos e de rudos. Objetivos O objetivo deste Controle , atravs da implantao de uma srie de medidas preventivas, no s reduzir as emisses de gases, poeira e rudos no canteiro de obras, como tambm reduzir seu impacto nas comunidades lindeiras. Visando proteger a sade, a segurana e o bem-estar da populao, bem como no ocasionar danos flora, fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral, o Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA, atravs da Resoluo 003 de 28 de junho de 1990 (publicada no D.O.U. de 28/08/90), fixou em nvel nacional os padres de qualidade do ar como metas a serem atingidas em todo o territrio nacional. Atividades para Implantao O Projeto Ambiental do trecho em questo prope a implantao de medidas preventivas e de monitoramento descritas a seguir. Na fase de construo, devero ser observadas as seguintes medidas:

PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-117-

Orientao na adequada localizao dos canteiros de obra e outras estruturas de apoio; Acompanhamento do planejamento para o transporte de materiais e equipamentos, evitandose os horrios de pico na rodovia e o perodo noturno prximo s aglomeraes urbanas; Acompanhamento do controle do teor de umidade do solo, com asperses peridicas, inclusive nos acessos s obras; Fiscalizao da utilizao de equipamentos de segurana, como mscaras, botas, fones de ouvido, luvas, capacetes, etc, pelos funcionrios da empresa construtora das obras. Fiscalizao da utilizao de equipamentos antipoluentes e redutores de rudos nas instalaes de britagem, usinas de solo e asfalto e da regulagem dos motores de veculos e maquinrios. Na fase de operao da rodovia as medidas indicadas pelo Projeto Ambiental so: Acompanhamento do monitoramento dos nveis de rudos das descargas dos motores a combusto, ao longo da rodovia, e nas reas lindeiras; Fiscalizao de controle das velocidades mdias dos veculos e nveis de emisses de gases na rodovia; Divulgao dos resultados do monitoramento e do controle da rodovia s comunidades da regio, atravs do Programa de Comunicao Social. As atividades e principais responsabilidades de competncia da empresa construtora na conduo dos trabalhos encontram-se na Especificao Particular EP-A 02. 4.5.8.2.8. Melhoria das Travessias Urbanas Com objetivos fundamentais da melhoria dos segmentos rodovirios que atravessam reas urbanas dizem respeito ao aumento da segurana (reduo de acidentes) dos usurios da rodovia e dos moradores que precisam atravess-la. Diz respeito ainda melhoria da fluidez dos dois tipos de trfego, local e de longa distncia, com nfase pertinente s travessias de pedestres e veculos no automotivos, como carroas e bicicletas. Em sntese, os objetivos so de manter a operacionalidade da rodovia, ordenar as faixas e atenuar os conflitos provocados pela presena da rea urbana, eliminando-se os impactos negativos de natureza fsica e biolgica resultantes da implantao do empreendimento. A presena da rodovia provoca tambm: - As modificaes do uso do solo, que proporcionam efeitos traumatizantes tanto via quanto comunidade local, em virtude dos impactos resultantes; - A segregao urbana, que se caracteriza pela perda total ou parcial de acessibilidade s atividades, tais como escolas, comrcio, postos de sade, etc; e - A intruso visual pelo impedimento da visualizao, parcial ou total, da paisagem urbana ou pela introduo de paisagem esteticamente desagradvel. Assim sendo, a implantao de um programa especfico encontra sua justificativa na complexidade das interaes envolvidas, que exigem, alm de projetos e obras especiais, a coordenao e acompanhamento das obras durante sua fase final, na seqncia de sua implantao e no acompanhamento de atualizao durante sua vida til.
PROJETO BSICO DE ENGENHARIA PARA A TRAVESSIA URBANA DO MUNICPIO DE FIGUEIRPOLIS/TO

-118-

Vous aimerez peut-être aussi