Vous êtes sur la page 1sur 5

MODALIDADES DA CULPA DIREITO CIVIL 1- DEFINIO DA CULPA

Antes de se analisar as modalidades da culpa, faz-se necessria a definio da mesma, haja vista, a responsabilidade civil, no direito brasileiro, a tem como fundamento essencial, salvo a teoria do risco.

Dentre as vrias tentativas de defini-la, as quais, a priore , foram influenciadas pela distino romana dos delicta e quasi delicta , e que modernamente considerada pouco importante, uma vez que ambos encontram-se fundidos na denominao eral de ato il!cito, destaca-se"

# Delito" fato danoso e il!cito, ainda que no previsto na lei penal, e cometido com a inteno de prejudicar#$ e #quase-delito como todo fato il!cito de omisso no previsto pela lei penal, que causa a outrem um preju!zo, mas que aconteceu sem a inteno de causar dano#. %&ourdat apud 'ereira, ())*, p . +,-

.nfere-se dessa distino que j havia uma tend/ncia, por parte da doutrina, de se traar uma linha de separao entre o dolo e a culpa %em sentido estrito-. 0o dolo haveria, alm da contraveni/ncia a uma norma jur!dica, a vontade de promover o resultado malfico, havendo, portanto, um animus nocendi . 1ontudo, esse conceito de dolo evoluiu, abandonando aquela noo %de animus nocendi -, bastando para sua caracterizao, verificar se o a ente procedeu consciente de que o seu comportamento poderia ser lesivo.

2, para elucidar tal questo, assentou-se uma proposio enrica se undo a qual o dever ressarcit3rio est relacionado com o descumprimento de uma obri ao. 4o o, o inadimplemento de uma obri ao era para o infrator o dever de indenizar. A contraveno de um dever, quer seja este le al ou contratual, provoca um desequil!brio cabendo 5 ordem jur!dica estabelecer princ!pios que restabeleam o equil!brio rompido, restituindo o bem lesado, se poss!vel ou sub-ro -lo a um ressarcimento.

6 para Demoque, a definio de culpa passa por uma distino entre #condio objetiva# e #condio subjetiva#, indispensveis se undo a jurisprud/ncia" #uma ofensa ao direito e o fato de ter percebido ou podido perceber que se lesava um direito alheio# $ e conclui que na determinao do elemento objetivo # precioso observar que o limite dos direitos no coisa simples#. %Demoque apud 'ereira, ())*, p .++ -.

2, nessa mesma linha de racioc!nio, &avatier a define como sendo #a ine7ecuo de um dever que o a ente podia conhecer e observar$ a qual pressup8e um dever violado %elemento objetivo-$ e a imputabilidade do a ente %elemento subjetivo-. 2sta abran e a possibilidade daquele ())), de conhecer p . e de observar 9: o dever#. -. %&avatier apud Diniz,

Assim sendo, pode-se definir a culpa, em sentido amplo, como a violao de um dever jur!dico, imputvel a al um, em decorr/ncia de um fato intencional ou de omisso de dili /ncia ou cautela, que compreende " o dolo, sendo este a violao intencional ao dever jur!dico$ e a culpa em sentido estrito caracterizada pela imper!cia, imprud/ncia ou ne li /ncia.

; dolo a vontade consciente de violar o direito, diri ido 5 consecuo do fim il!cito, e a culpa abran e" a imper!cia, que vem a ser a falta de habilidade ou inaptido para praticar certo ato$ a ne li /ncia < que a inobserv=ncia de normas que nos ordenam a ir com ateno, capacidade, solicitude e discernimento$ e a imprud/ncia < que a precipitao 1.2 ou o ato de proceder sem cautela.

CLASSIFICAO

>eita a definio da culpa, pode-se ento verificar quais as suas modalidades, consoante 1.2.1EM FUNO a DA se uinte NATUREZA DO DEVER classificao" VIOLADO

A culpa pode ser contratual e e7tracontratual ou aquiliana. 0aquela, o dever se funda

num contrato, consoante o art. (:,+ do 11, como p. e7. " se o locatrio que deve servir-se da coisa alu ada para os usos convencionados no cumprir com tal obri ao$ e nessa, quando o dever for ori inrio de violao de preceito eral de direito, o qual manda respeitar a pessoa e os bens alheios, conforme o art. (,) do 11, como p. e7." o proprietrio de um autom3vel que, imprudentemente, o empresta a um sobrinho menor, sem carteira de habilitao, que ocasiona um acidente. ?essalta-se, ainda, que esta modalidade ser analisada de forma mais aprofundada no 1.2.2 decorrer QUANTO deste SUA trabalho . GRADUAO

A culpa pode ser rave, leve e lev!ssima. A culpa ser rave quando, dolosamente, houver ne li /ncia e7trema do a ente, no prevendo aquele fato que previs!vel ao comum dos homens. &er leve, quando a leso de direito puder ser evitada com ateno ordinria, ou adoo de dili /ncias pr3prias de um bonus pater familias , consoante o art. (@+* do 11$ e ser lev!ssima se a falta for evitvel por uma ateno e7traordinria, ou especial habilidade e conhecimento sin ular, conforme os arts. A*9 a A** do 11. Bale ressaltar que, para a rande maioria dos juristas, a ravidade da culpa no e7erce qualquer influ/ncia na reparao do dano.

2ntretanto, o 'rojeto do 13di o 1ivil, no art. )9+ e par . Cnico, autoriza o ma istrado a decidir por equidade, em casos de culpa leve ou lev!ssima, ao dispor no caput: # a indenizao mede-se pela e7tenso do dano# , e no par . Cnico" #&e houver e7cessiva desproporo entre a ravidade da culpa e o dano, poder o juiz reduzir, eqDitativamente, 1.2.3RELATIVAMENTE AOS a MODOS DE SUA indenizao#. APRECIAO

'ode ser a culpa in concreto e in abstracto . 1onsiderar-se- in concreto quando, no caso sub judice , limitar-se ao e7ame da imprud/ncia ou ne li /ncia do a ente$ e in abstracto , quando se fizer uma anlise comparativa da conduta do a ente com a do homem mdio ou da pessoa normal, isto , do diligens pater familias dos romanos. E de se destacar, no direito civil brasileiro, que prevalece o critrio da culpa in

abstracto , devendo-se aferir o comportamento do a ente pelo padro admitido, embora os arts. (@,( e (@++ preceituem que a sua apreciao in concreto . Fas tal apreciao 1.2.4visa apenas AO encarecer CONTEDO a DA conduta CONDUTA do a ente. CULPOSA

QUANTO

A culpa pode ser" in committendo ou in faciendo, in omittendo, in eligendo, in vlilando e in custodiendo . Gem-se a culpain committendo ou in faciendo quando o a ente pratica um ato positivo, isto , com imprud/ncia. Fas se ele cometer uma absteno, ou seja, for ne li ente, a culpa ser in omittendo , como p. e7." um professor de natao que, por estar distra!do, no socorre o aluno, dei7ando-o morrer afo ado. 1ontudo, a omisso s3 poder ser considerada causa jur!dica do dano se houver e7ist/ncia do dever de praticar o ato no cumprido e certeza ou rande probabilidade do fato omitido ter impedido a produo do evento danoso. 6 a culpa in eligendo advm da m escolha daquele em quem se confia a prtica de um ato ou o adimplemento da obri ao, como p. e7." admitir ou manter a seu servio empre ado no habilitado le almente ou sem aptid8es requeridas. 2sta modalidade est prevista no art. (,@(, inc. ... do 11 e na &Cmula H9( do &G>. A culpa in vigilando aquela que decorre da falta de ateno com o procedimento de outrem, cujo ato il!cito o responsvel deve pa ar, como p. e7." a aus/ncia de fiscalizao do patro, quer relativamente aos seus empre ados, quer 5 coisa. I a hip3tese de empresa de transportes que permite a sa!da de Jnibus sem freios, o qual ori ina acidentes. I o que se observa no art. (,@(, incs. . e .. do 11.

2, por fim, a culpa in custodiendo aquela que advm da falta de cautela ou ateno em relao a uma pessoa, animal ou objeto, sob os cuidados do a ente. Gal modalidade possui presuno iuris tantum de culpa. 0o direito brasileiro, em re ra, presumem-se culpados os representantes le ais por seus representados$ o patro pelos danos causados por seus empre ados$ os donos ou detentores de animais pelos preju!zos causados por esses a terceiros$ o proprietrio do edif!cio ou construo pelos danos resultantes da ru!na, consoante os art. (,@(, (,@* e (,@A do 11.

T !"# %(-Farcus A",(-. / Balrio

$#%& $$'#%()# Kuimares de

*#+ &ouza 0,(1'&'$(-. /

%(-Lacharel em Direito, especialidade em Direito 'enal e 'rocesso 'enal, '3sKraduando em Direito 1ivil e 'rocesso 1ivil , membro-associado a Associao dos 1riminalistas do 2stado do 'ar, membro-associado da Academia de 6Cri do 2stado do 'ar 2'31'#4+(&'(5 &;MNA, Farcus Balrio Kuimares de. Modalidades da Culpa. Mniverso 6ur!dico, 6uiz de >ora, ano O., :9 de abr. de @::(. Disponivel em" P http"QQuj.novaprolinR.com.brQdoutrinaQA:(QmodalidadesSdaSculpa T. Acesso em" @, de set. de @:(H.

Vous aimerez peut-être aussi