Vous êtes sur la page 1sur 35

Direito Civil IV 12/08 Apresentao e pressupostos iniciais

2 semestre de 2013

Professor: Luiz Fernando de Almeida Guilherme Objetivo: estudar e entender os contratos (Cdigo Civil, Ttulo V). Avaliaes: Prova (intermediria) Prova (final) Trabalho Mdia: (PI + T) + (PF + T) / 2 Contedo programtico: 1. Teoria Geral dos Contratos (art. 421 480) 2. Contratos nominados (art. 481 853) 3. Atos unilaterais (art. 854 886) 4. Lei de locaes (Lei 8245/91) Bibliografia bsica (por ordem de recomendao): Caio Mrio da Silva Pereira Orlando Gomes Slvio Rodrigues Maria Helena Diniz Silvio Venosa Carlos Roberto Gonalves Trazer para prxima aula: um artigo sobre Princpios do Cdigo Civil, do site jus navigandi (do prof. Miguel Reale), que trabalhe envolvendo a parte principiolgica do Cdigo Civil: Princpios da aplicabilidade ... Exposio de motivos do Cdigo Civil.

No se ganha direito a no ser que as pessoas faam contratos. A frmula mais certa para se medir a riqueza de um pas no quanto dinheiro as pessoas tem; quantos contratos as pessoas fecham.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

14/08

Introduo Princpios norteadores do Cdigo Civil

J vimos at agora: Pessoa fsica e pessoa jurdica (1 semestre) Negcio jurdico (2 semestre) Obrigaes e responsabilidade civil contratual (3 semestre) Nosso assunto do semestre ser Contratos, e para entend-los precisamos conhecer contedo anterior e posterior a este tpico. Um exemplo o contrato de doao: envolve negcio jurdico, mas para ser fechado refere-se a tantos outros detalhes que se faz necessrio entender todo o contedo do Cdigo para aprender sua essncia.

Princpios norteadores do Cdigo Civil: Princpio da eticidade Princpio da socialidade Princpio da aplicabilidade

Princpio da eticidade: presume-se que as relaes entre as pessoas estejam sempre pautadas pela tica (ou probidade, ou boa f). Um exemplo: pressupe-se que no casamento um dos cnjuges jamais v trair ao outr, pois um contrato no qual a boa-f requisito fundamental. A relao entre as pessoas no Cdigo Civil deve ser sempre pautada por uma ordem tica. Observaes especficas sobre artigos do Cdigo Civil de 2002: Artigo 112: nas declaraes de vontade o mais importante a inteno, no o sentido literal do que est escrito; Artigo 113: a presuno dos negcios jurdicos a boa-f, considerando-se o local onde o contrato foi assinado (um exemplo a venda de terrenos em alqueires celebrada em So Paulo comparada feita em Minas Gerais, j que em cada um dos Estados a mesma unidade tem tamanhos diferentes). Artigo 187: a importncia da boa-f to grande que ao exceder os limites do socialmente aceitvel o titular de um direito pode vir a exercer ato ilcito. Artigo 422: trata especificamente das obrigaes dos contratantes (probidade e boa-f). Numa escola particular, ao dar aula para uma classe, o professor executa um contrato de prestao de servios.

Princpio da socialidade: o operador do direito deve interpretar a norma dentro de critrios coletivos em prol da sociedade, e no apenas tentando resguardar o indivduo (um exemplo claro a evoluo dos direitos, que tambm afeta ao conjunto social, como no caso do usucapio). Cdigo Civil: Artigo 421: define que a liberdade de contratar pautada pela funo social do contrato; Artigo 2035: parte das Disposies Transitrias, no qual o que nos importa so os dispositivos do pargrafo nico. ... se todos pararem de fazer contrato, o mundo trava: nada mais funciona.

Princpio da aplicabilidade: o aplicador da norma dever adapt-la ao caso concreto levando em conta os princpios da socialidade e da eticidade para que esta possa ter efetividade.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

Cdigo Civil, art. 944, caput: a indenizao mede-se pela extenso do dano. 1) Como medir a extenso do dano? 2) Quem pagar pelo dano? 3) Como se far justia, reparando ao dano?

Exerccios (seminrio): 1. Mariazinha, de 10 anos, adquire bala na lanchonete da escola. Questiona-se: o contrato vlido? 2. Pedrinho vai com o pai a um pesque-e-pague. Chegando l, nada pescou, pois no havia peixe no lago. O contrato vlido? Analise-o. 3. Conceitue e diferencie os seguintes institutos: a) Inadimplemento b) Invalidade c) Ilicitude d) Indenizao e) Inexistncia f) Ineficcia 4. Fazer trs tabelas: bens, obrigaes, negcios jurdicos.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

14/08

Respostas dos exerccios (seminrio)

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

19/08

Conceito de contrato

Contrato um acordo de vontades entre duas ou mais partes tendo um objeto determinado sobre a forma prescrita ou no defesa em lei que gera obrigatoriamente uma obrigao.

Acordo: todo contrato um acordo porque h a vontade de duas ou mais partes, constituindo-se por si s em um negcio jurdico bilateral. No h contrato unilateral: o fato do contrato ser determinado como unilateral ou bilateral se refere ao nmero de obrigaes (um contrato gera uma ou mais obrigaes, e tem duas ou mais partes). Eu no fao contrato comigo mesmo. Observao: Negcio jurdico vontade das partes Contrato vontade das obrigaes.

Vontade: no h contrato sem vontade. Todo contrato se pauta pelo princpio da autonomia de vontade (o poder das partes em exercer seu direito de pactuar). Os senhores tem poder de contratar, que no absoluto. Observe que as pessoas podem contratar apenas dentro do que permitido em lei.

Partes: quais as partes que podem ser sujeitos de contrato? Pessoas fsicas (as pessoas naturais, ou seres humanos) Pessoas jurdicas

Das pessoas fsicas precisamos saber como as qualifico: nome completo, estado civil, profisso e domiclio, alm da nacionalidade. No caso do estado civil, observe que: no existe oficialmente estado de companheiro ou marital (alis, unio estvel e casamento so diferentes para o Cdigo Civil, ao contrrio do que se pensa); a importncia de se saber o estado est na legitimidade de algumas aes (se precisam ou no da anuncia do cnjuge) A respeito da profisso, esta importante porque nem todo profissional pode fazer qualquer contrato (juiz, por exemplo, no pode adquirir bem na hasta pblica onde realizou a lide, sob pena de nulidade do contrato). Sobre o domiclio, lembremos a definio: o lugar onde a pessoa tem vontade de residir com nimo definitivo (Cdigo Civil de 2002, artigo 70), sendo que a pessoa pode simplesmente imputar um lugar como seu domiclio (CC02, art. 78). Quanto nacionalidade, importante pois trata-se do lugar onde so geradas as obrigaes, pois, conforme a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro: A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. (LIDB, art. 7)

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

Pessoa jurdica: todas as pessoas jurdicas so uma fico, um negcio jurdico qualificado: pela denominao social; pelo domiclio; pela nacionalidade; e pelo seu representante legal (nem sempre o scio), indicado nos seus atos constitutivos. Observe que se a pessoa jurdica representada por algum seu nome deve estar indicado nos atos, sob pena do negcio ser considerado inexistente. Qual a diferena entre invalidade, inexistncia e ineficcia?

Objeto: deve seguir os parmetros do objeto do negcio jurdico (CC02, artigo 104, I), sob pena de ser tido como inexistente (pois como contratar o que no existe? ... objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel. (CC02, art. 104, I) A esse respeito, observe as definies de: absolutamente incapaz (CC02, artigo 3, II); relativamente incapaz (CC02, artigo 4, III).

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

21/08

Conceito de contrato (continuao)

Forma: todo contrato tem que ter forma prescrita ou no-defesa em lei, OU SEJA, se a lei prever determinada forma, as partes devem cumprir, sob pena de nulidade. CC02, art. 104, III Nulidade: CC02, art. 166, IV Obrigao: toda obrigao um vnculo transitrio entre credor e devedor, tendo um determinado objeto oriundo de um dbito ou de uma responsabilidade civil. Todo contrato gera uma obrigao. Partes da obrigao: credor e devedor. No exemplo do Mackenzie, o estudante uma parte tanto credora quanto devedora (como o estudante que paga a mensalidade, e recebe a contrapartida em servios). Isso porque todo contrato gera mltiplas obrigaes: o A obrigao de dar por parte do estudante, pagando a mensalidade; o A obrigao de fazer por parte da instituio, realizando as aulas. Observe que o vnculo no com o professor, mas com a instituio que o contrata. CC02, art. 112: o que interessa nos contratos a vontade da parte, no o que est escrito. Quanto s modalidades de obrigaes: A obrigao de dar refere-se a entrega de um bem; A obrigao de fazer tem sempre uma prestao humana (algo que se faz para algum); (...) Quanto ao objeto da obrigao: normalmente intrnseco ao objeto do negcio jurdico.

... toda obrigao pautada por uma obrigao moral.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

02/09

Relaes contratuais: trabalhista, civil, CDC.

Fulana est na Universidade Mackenzie, quando um ventilador cai na em sua cabea. Quem Fulana deve processar, a universidade ou o fabricante do equipamento?.

Fulana est na Universidade ...: uma relao de consumo, pautada pelo CDC (Lei 8078/90).

Relao de Consumo = Consumidor + Fornecedor + (Produto ou Servio) Sendo: Consumidor: o destinatrio final dos produtos ou servios (CDC, artigo 2). Fornecedor: o prestador de servios ou aquele que disponibiliza produto (CDC, art. 3). Produto: qualquer bem (CDC, art. 3, 1). Servio: a mo de obra, pautada pela obrigao de fazer.

Fulana atingida por um ventilador do Mackenzie ...: no uma relao de consumo, pois a Universidade no comprou o ventilador para vender Fulana, mas sim como um adimplemento obrigao que contraiu com Fulana. Essa relao (a de adimplemento) regida pelo Cdigo Civil, modificando de forma drstica a responsabilidade civil do contrato (que passa a ser subjetiva, contrapondo-se objetiva, do CDC).

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

04/09

Contrato de adeso (Cdigo Civil, artigos 423 e 424)

Cdigo Civil de 2002: Art. 423. Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. Art. 424. Nos contratos de adeso, so nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negcio.

Contrato de adeso o contrato pelo qual as clusulas contratuais so elaboradas unilateralmente, ou seja, sem que a outra parte tenha tido a possibilidade de alterar clusula contratual. A importncia do contrato de adeso est na possibilidade de, com um instrumento comum, efetuar contratao massiva em uma sociedade. Um detalhe relevante no contrato de adeso: as clusulas contratuais no podem ser alteradas.

Um tipo especfico deste contrato, chamado contrato de adeso com clusula de adeso, permite que algumas clusulas sejam escolhidas pela parte quando da assinatura do contrato ( o caso de contratos com empresas telefnicas com opo de plano). Se a clusula em questo no for rubricada, ela tida como inexistente (ATENO: no nula!!!)

Interpretao dos contratos em geral: a interpretao dos contratos feita de acordo com os negcios jurdicos, sempre pautada na boa-f e nos bons costumes, conforme os artigos 112 e 113 do Cdigo Civil: Art. 112. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao. Lembremos que o artigo 113 cita a boa-f e os usos e costumes do lugar de sua celebrao (como no caso do alqueire mineiro, diferente do alqueire paulista). Interpretao dos contratos de adeso: a manuteno da paridade dos contratantes faz com que a interpretao, no caso de clusulas ambguas ou contraditrias, seja favorvel ao aderente. Afinal, ele no teve a chance de alterar a clusula, e lhe garantido paridade. Interpretao dos contratos segundo o CDC: sempre favorvel ao consumidor.

A respeito do artigo 424 do Cdigo Civil, observe que este determina que toda clusula que implique em renncia antecipada do aderente a direito que seja de natureza do negcio. Tal direito se reflete diretamente em outras leis, como no caso do CDC, artigo 51, inciso I.

Princpios contratuais: Autonomia da vontade: o poder das partes em pactuar. relativa, considerando-se os limites impostos pelo CC02, artigo 421. Funo social do contrato: todo contrato tem que servir sociedade, gerando riquezas, tributos, para que haja harmonia social. Todo contrato tem uma funo social. Funo social da propriedade: dar a propriedade um determinado fim, gerar a propriedade uma dada utilizao (verificar CC02, art. 2035).

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

10

... quando existe inadimplemento, o prejuzo no s pessoal: tambm social.

Mais princpios contratuais: Boa-f: nada mais do que a clusula geral da boa-f objetiva, o dever que as partes tem em respeitar uns aos outros. Possibilita, assim, a harmonizao da sociedade. Probidade: fazer com que as partes sejam ticas, leais, probas. decorrente do princpio da eticidade, assim como a boa f. Obrigatoriedade das convenes: o pacta sund servanta, (os contratos gerando lei entre as partes), ou seja, o que voc assinou, tem que cumprir. Efetividade dos efeitos do contrato (ou relatividade dos efeitos do contrato): o contrato s gera efeito s partes que o assinam. ... boa-f no fazer aos outros aquilo que no gostariam que fizessem com voc.

CC02, Art. 425. lcito s partes estipular contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas neste Cdigo. Contratos nominados vs contratos inominados: Contrato nominado, ou contrato tipificado, ou contrato em espcie: aquele que j tem suas regras especificadas no Cdigo Civil (como contrato de compra e venda). Neste, h regras claras dos contratos, e clusulas especiais que so permitidas por este. Contratos inominados, ou atpicos: so contratos que no so regrados pelo Direito brasileiro (como de joint-venture, know-how, funding, hospedagem, entre outros). So permitidos utilizando-se o artigo 425 do Cdigo Civil como base.

CC02, Art. 426. No pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva. Observe que o efeito de um contrato envolvendo herana de pessoa viva a nulidade.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

11

09/09

Formao contratual

O contrato formado por proposta e aceitao. Todo contrato uma juno da vontade do proponente com o oblato.

Proposta um negcio jurdico unilateral que obriga o proponente a realizar um contrato. A proposta pode ser realizada de duas formas: entre presentes (quando as pessoas esto no mesmo local) ou ausentes. Observe que, no caso de contrato entre presentes, a exigncia de comunicao que exigncia do contrato o feito por e-mail no considerado entre presentes, visto que h lapso temporal. No caso de contrato entre ausentes, a proposta decai quando feita por pessoas ausentes, mas o oblato no respondeu no termo dado (onde termo o perodo especificado). Quanto ao prazo, o artigo 428, II, fala em tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente, que implica numa interpretao subjetiva do tema (a da carta social enviada para algum).

O contrato consiste em uma manifestao de vontade do proponente aceita pelo oblato, que gera um contrato bilateral na qual subsiste uma obrigao.

Oferta ao pblico: a proposta realizada a uma dada sociedade ou coletividade, como o anncio, pelo jornal, de distribuio de aes. Observe que uma oferta ao pblico deve ser retirada pelo mesmo veculo de imprensa no qual este foi anunciado. Oferta ao pblico CDC: o cliente, ao cometer excessos nos seus direitos, tambm pode ser condenado pela falta de boa-f (nos termos do art. 188 do CC02, em conjunto com o 884 e o 886), reforados pelos artigos 421 e 422.

Cdigo Civil de 2002: Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

12

09/09

Fases contratuais

Temos como fases contratuais: Fase pr-contratual Contrato Execuo Trmino Fase ps-contratual Em todas elas devem estar inscritos os princpios de probidade e boa-f.

Na fase pr-contratual so efetuadas as negociaes preliminares, contatos iniciais com a pretenso futura de se efetuar um contrato. No gera responsabilidade civil, mas nela se exige probidade e boa-f. O contrato possui dois tipos de execuo: continuada (que se prolonga no decorrer do tempo) e automtica (efetuada no momento do fechamento do negcio). A fase ps-contratual aquela que se desenvolve aps o trmino do negcio, prolongando-se no tempo, visto que mesmo depois de terminado o contrato as partes tem relao. Nesta fase o objetivo manter a boa f e a probidade aps o trmino do contrato.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

13

11/09

Classificao contratual

Contratos reciprocamente considerados: a classificao segue a mesma estrutura dos bens, dos negcios jurdicos e das obrigaes reciprocamente consideradas. Logo, existem: Contratos principais: existem por si s, como os contratos de locao. Contratos acessrios: so os que dependem do principal (o melhor exemplo o contrato de fiana). A diferena destes contratos para os demais est nos contratos coligados, que so pautados por uma obrigao sine qua non (ou seja: s existe um contrato B porque existe um contrato A). Observe, a esse respeito, que se o contrato B existe condicionado ao contrato A, todas as obrigaes inscritas em A devero ser cumpridas, sob pena de anular o compromisso no contrato B (lembrando, nesse caso, do que consta no art. 112 do Cdigo Civil).

Com relao natureza dos contratos (obrigaes decorrentes), temos: Contratos unilaterais: so aqueles que geram uma obrigao. Contratos bilaterais: so aqueles que geram mais de uma obrigao. No se deve confundir esse conceito com o de negcio jurdico: Negcio jurdico unilateral aquele que se refere vontade de uma s parte (exemplo tpico o reconhecimento de paternidade, que no volta atrs); Negcio jurdico bilateral aquele referente vontade de duas partes, gerando direitos e obrigaes para ambos. Consequncia direta do relatado acima: Todo contrato gerado por um negcio jurdico bilateral. Logo, NO H contrato gerado por negcio jurdico unilateral!

Contratos onerosos vs contratos gratuitos: Contrato oneroso: aquele em que as duas partes tem um sacrifcio, ou um nus, para cumprir a obrigao (ex.: contrato de compra e venda); Contrato gratuito: aquele no qual apenas uma das partes se sacrifica, gerando nus para apenas uma delas (ex.: contrato de doao).

Contratos comutativos vs contratos aleatrios: Contratos comutativos: tem obrigaes presentes (ex.: o pagamento da mensalidade); Contratos aleatrios (CC02, art. 458 461): so pautados em evento futuro e incerto (contratos de risco, como os que envolvem commodities). Observao relevante: grande parte da doutrina cr ser o contrato de seguro aleatrio; porm, tendo em vista a segurana atribuda ao contratante, possvel dizer que ele comutativo.

Contratos nominados vs contratos inominados: Nominados: tambm chamados de tpicos ou tipificados, so aqueles que esto diretamente especificados no Cdigo Civil. Inominados: ou atpicos, so aqueles que as partes podem efetuar apenas utilizando-se das regras de Direito Civil e da teoria geral dos negcios jurdicos (ex.: hospedagem).

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

14

Contratos paritrios vs contratos adesivos: Contratos paritrios: onde as partes esto em p de igualdade (negociados e discutidos, clusula por clusula); Contratos adesivos: aquele no qual uma das partes impe as clusulas contratuais, cabendo outra apenas aceit-la ou rejeit-la. CDC, artigo 47: a interpretao dos contratos SEMPRE favorvel ao consumidor.

Contrato pessoal vs contrato impessoal: Contrato pessoal: aquele pautado em direito personalssimo (aquilo que foi pedido especificamente pela pessoa); Contrato impessoal: no h direito personalssimo envolvido.

Em relao execuo do contrato: Execuo imediata: aquela que instantnea (compra de um salgado); Execuo mediata: aquela que continuada (o curso de Direito, de at cinco anos).

Contrato reciprocamente considerado: tem a mesma lgica do bem reciprocamente considerado, ou do negcio jurdico reciprocamente considerado, ou da obrigao reciprocamente considerada. Contrato principal vs contrato acessrio: Principal: existe por si s, como o contrato de locao; Acessrio: precisa do principal para existir, como o de fiana (artigo 818 a 839 do CC02).

Contrato coligado: ocorre quando h dois contratos principais, interligados, j que esto relacionados por uma obrigao sine qua non.

Em relao forma, temos: Contrato consensual: baseado na mera vontade das partes (ex.: locao); Contrato solene, ou formal: aquele que necessariamente precisa de uma forma para sua eficcia (ex.: dever do contrato preliminar de ser registrado, cf. art. 463, 1); Contrato real: aquele que se perfaz na entrega de determinado bem.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

15

11/09

Lugar do contrato Estipulao de fato de terceiro Promessa de fato de terceiro

Lugar do contrato: Presume-se que o lugar do contrato onde este foi proposto. A importncia do lugar do contrato est nos artigos 112 e 113 do Cdigo Civil (interpretao da boa-f objetiva conforme a boa-f e os usos do local de sua celebrao).

Estipulao em favor de terceiro (CC02, art. 436 a 438): ocorre quando uma das partes do contrato indica terceiro para assumir direitos referentes aquele contrato. Observe que esse caso, ao contrrio da transmisso obrigacional (assuno de dvida), est previsto no contrato. Exemplo desse tipo de mecanismo o seguro, que ser pago a um determinado beneficirio em caso de ocorrer o fato (se voc morre, e faz o seguro, o estipulado recebe o valor em dinheiro). Nesse caso, segue a regra: A, que faz contrato com B, estipula que o crdito ir para C. Curiosidade: se o seguro no for nominado, quem receber o inventrio recebe o seguro.

Promessa de fato de terceiro (CC02, art. 439 e 440): supondo-se que A prometa a B que C vai lhe comprar algo, e C no compra; A, nesse caso, dever pagar a B perdas e danos. Isso ocorre porque voc no pode prometer aquilo que no pode cumprir: quem prometeu que terceiro far um contrato com uma outra parte est comprometendo sua boa-f objetiva nesse contrato; se o terceiro no cumprir, ter que agir como se a obrigao (e a culpa) fosse sua.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

16

16/09

Vcios redibitrios

Os vcios redibitrios no se confundem com os vcios de consentimento, nem com os vcios sociais. S para relembrar: Os defeitos do negcio jurdico esto nos artigos 138 e seguintes do CC02; Salvo a simulao (CC02, art. 167), que gera nulidade, todos os defeitos do negcio jurdico geram sua anulao, de acordo com o artigo 171, II, do Cdigo Civil.

Definimos vcio redibitrio como um vcio oculto no bem que faz com que a coisa se torne imprpria ou diminua seu valor. O vcio redibitrio tem que ser oculto, ou seja, no pode ser conhecido por uma pessoa normal. Observe que isso significa que a pessoa que conhece a matria no pode alegar o desconhecimento de um vcio (CC02, art. 150). O vcio redibitrio gera a perda ou a diminuio do bem. Gera, como efeito jurdico, o aumento da garantia do adquirente em relao aquisio do bem.

Observe que o vicio redibitrio um vcio em relao a um bem: o bem possui um defeito oculto, que no conheo. diferente do vcio social, que em relao sociedade: o contrato mascarado para que no se saiba que existe um problema no contrato.

Cdigo Civil de 2002, Art. 445. O adquirente decai do direito de obter a redibio ou abatimento no preo no prazo de trinta dias se a coisa for mvel, e de um ano se for imvel, contado da entrega efetiva; se j estava na posse, o prazo conta-se da alienao, reduzido metade. Prazos decadenciais relativos a vcios redibitrios: O prazo para questionar ou requerer a redibio (que deve ser pautado no direito de redibir o produto, seja pelo abatimento no preo ou pela impossibilidade de utiliz-lo) ser de 30 dias, se for mvel, e de 1 ano a partir da posse do bem, se for imvel. Se a pessoa no era proprietrio do bem, mas j estava de posse dele quando houve a efetivao do contrato pelo adquirente, os prazos acima so reduzidos metade.

CC02, Art. 445, 1o Quando o vcio, por sua natureza, s puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se- do momento em que dele tiver cincia, at o prazo mximo de cento e oitenta dias, em se tratando de bens mveis; e de um ano, para os imveis. Quando o vcio redibitrio s puder ser conhecido a longo prazo, ser contado a partir da cincia: 180 dias, para bens mveis; e 1 ano, para os imveis.

CC02, Art. 445, 2o Tratando-se de venda de animais, os prazos de garantia por vcios ocultos sero os estabelecidos em lei especial, ou, na falta desta, pelos usos locais, aplicando-se o disposto no pargrafo antecedente se no houver regras disciplinando a matria. Prazos decadenciais para semoventes: aplicam-se os costumes locais, ou, na falta deste, o que est no 1 do artigo 445, conforme a jurisprudncia.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV 16/09 Contrato com pessoa a declarar

2 semestre de 2013

17

Cdigo Civil de 2002: Art. 467. No momento da concluso do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigaes dele decorrentes. Art. 468. Essa indicao deve ser comunicada outra parte no prazo de cinco dias da concluso do contrato, se outro no tiver sido estipulado. Pargrafo nico. A aceitao da pessoa nomeada no ser eficaz se no se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato. Art. 469. A pessoa, nomeada de conformidade com os artigos antecedentes, adquire os direitos e assume as obrigaes decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado. Art. 470. O contrato ser eficaz somente entre os contratantes originrios: I - se no houver indicao de pessoa, ou se o nomeado se recusar a aceit-la; II - se a pessoa nomeada era insolvente, e a outra pessoa o desconhecia no momento da indicao. Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeao, o contrato produzir seus efeitos entre os contratantes originrios.

O contrato com pessoa a declarar se estabelece quando no momento da concluso do contrato uma das partes poder indicar outra pessoa para assumir seus direitos e deveres em relao primeira parte. Um exemplo est relacionado com imveis na planta: A compra a frao ideal de B, mas, como no tem o dinheiro para ficar com aquele futuro imvel, vende sua posio para C, um amicus electo, tornando a relao contratual de A com B em relao de C com B.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

18

18/09

Contrato preliminar (Cdigo Civil, art. 462 a 466)

O contrato preliminar aquele conhecido tambm como compromisso, acordo, negociao formal onde as partes se obrigam a fazer contrato definitivo. O contrato preliminar gera uma obrigao de fazer (o contrato definitivo); , de fato, um contrato que se realiza a tempo futuro.

Observe: compromisso de compra e venda = contrato preliminar.

Cdigo Civil, art. 463, nico: no registrar o contrato preliminar, conforme est neste artigo gera ineficcia erga omnes, considerando-se a diferena entre direito pessoal e direito real. No CC02, artigo 1225, VII, est entre os direitos reais o direito do promitente comprador do imvel, o que deixa implcito que direito da pessoa registr-lo. Ora, se o registro gera um direito real, no registrar o contrato o torna num instrumento sem eficcia perante terceiros, ainda que tenha validade para as partes (como as compras de imvel que no so registradas, ou contratos de gaveta).

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

19

18/09

Evico (Cdigo Civil, artigo 447 ao 457)

Constitui-se no instituto que vai garantir o uso e gozo da coisa alienada ao adquirente, protegendo de eventuais pretenses de terceiros. uma garantia contratual, criada para permitir que o bem adquirido seja entregue efetivamente ao futuro dono.

A responsabilidade civil, ao contrrio do pensamento doutrinrio, pode ser reduzida ou excluda: CC02, Art. 448. Podem as partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico.

Digno de nota o que consta no artigo 457 do Cdigo Civil, referente aos limites da evico: CC02, Art. 457. No pode o adquirente demandar pela evico, se sabia que a coisa era alheia ou litigiosa.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

20

25/09

Extino contratual

A extino contratual a ltima parte da teoria geral dos contratos (CC02, art. 472 ao art. 481).

Extingue-se o contrato: Pelo adimplemento obrigacional Pela invalidade, que pode ser de duas formas: nulidade ou anulao; Pela resilio; Pela morte de um dos contratantes; Pelo arrependimento; Pela resoluo do contrato.

Nulidade vs anulao: Nulidade: pautada em defeito grave do negcio jurdico; dentre os defeitos do negcio jurdico o nico que passvel de nulidade a simulao. No tem prescrio ou decadncia, seus efeitos retroagem, no pode ser confirmada (art. 172 do CC02). Anulao: pautada em defeito leve do negcio jurdico (todos os defeitos, menos a simulao). Os efeitos no retroagem, pode ser confirmado ( exceo da fraude contra credores), o prazo sempre decadencial.

Resilio: A primeira forma de resilio a resilio unilateral, que ocorre quando o contrato indica que uma das partes pode extinguir o contrato notificando a outra. Alm disso, algumas espcies de contratos tem a resilio como natural daquele contrato: mandato, depsito e emprstimo. Resilio bilateral: tambm conhecido como distrato, ocorre quando as duas partes resolvem, de comum acordo, extinguir o contrato.

Morte de um dos contratantes: no caso de ter direito personalssimo, caso a parte morra, o contrato extinto.

Direito de arrependimento: no deixa de ser uma restrio unilateral, aquela em que uma das partes pode se arrepender do negcio. No caso do CDC, mecanismo expresso (sete dias a partir da entrega do bem).

Resoluo: est pautada normalmente pelo inadimplemento obrigacional; quando uma das partes no cumpre com a obrigao a outra pode pedir a resoluo, de duas formas possveis: Expressa: quando estiver descrito expressamente no contrato; Ttica: necessita de interpelao (anlise), ou do juiz, ou do rbitro. Cdigo Civil, Art. 475 (discorre sobre a resoluo tcita) A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos. A parte sublinhada refere-se ao princpio da conservao dos contratos: diante de algum defeito sanvel prefervel cumprir o contrato partir para a resoluo tcita.

Exceo do contrato no-cumprido (CC02, art. 476): nos contratos bilaterais aquele que no cumpre as suas obrigaes no pode cobr-la dos outros.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

21

Cdigo Civil de 2002, Art. 478. Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Os efeitos da sentena que a decretar retroagiro data da citao. Resoluo por onerosidade excessiva: s se aplica nos casos por execuo continuada ou diferida (aquela em que se realiza o contrato, mas que executado em tempo futuro). Ocorre quando h o enriquecimento sem causa de uma das partes, decorrente de uma determinada vantagem em relao outra. Esta forma de resoluo contratual se baseia na tese do rebus sic stantibus (as prestaes devem ser equivalentes), disposta no Enunciado 176 da III Jornada de Direito Civil do Conselho de Justia Federal.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

22

02/10

Atos unilaterais (Cdigo Civil, art. 854 ao 886)

Conceito: atos unilaterais so fontes obrigacionais geradas por uma mera declarao de vontade. Declarao de vontade, para relembrar, um negcio jurdico unilateral. O Cdigo Civil nos apresenta quatro atos unilaterais: Promessa de recompensa (art. 854 ao 860) Gesto de negcios (art. 861 a 875) Pagamento indevido (art. 876 ao 883) Enriquecimento sem causa (art. 884 ao 886)

Promessa de recompensa: a declarao unilateral feita via anncio pblico onde o declarante se compromete a recompensar aquele que preencheu uma certa condio ou desempenhou um determinado servio. , de fato, uma oferta ao pblico.

Gesto de negcios: quando uma pessoa gere o negcio alheio sem ter poderes para isso. Se de boa f, presume-se que a gesto do negcio foi benfica ao mesmo (art. 861); se for de m f, contudo, responder por perdas e danos. Observe que mesmo no caso do gestor ter agido com boa-f caber ao por perdas e danos, com a diferena de que, no caso da m-f, esta ser computada para efeito de ao judicial.

Pagamento indevido: ocorre quando algum recebeu aquilo que no era devido, ou seja, se enriqueceu sem causa. Aquele que incorreu nisso deve devolver o pagamento devido e os acessrios (juros e correo monetria).

Enriquecimento sem causa: quando uma pessoa aumenta seu patrimnio em virtude da diminuio patrimonial da outra. Havendo enriquecimento sem causa quem enriqueceu dever devolver o que ganhou indevidamente. So trs as caractersticas do enriquecimento: aumento de patrimnio, nexo causal e a diminuio do patrimnio.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

23

21/10

Contrato de locao de imveis, residenciais e no residenciais

Conceito: contrato de locao quando uma parte entrega um determinado bem para outra parte, que pagar, ou remunerar, por seu uso. A Lei de Locaes (Lei 8245/91, alterada pela lei 12112/09) tratar dos bens imveis, residenciais e no-residenciais; quanto aos bens mveis, so tratados pelo Cdigo Civil. Cdigo Civil, Art. 2.036: A locao de prdio urbano, que esteja sujeita lei especial, por esta continua a ser regida.

Objeto do contrato de locao: a Lei de Locaes aplica-se aos imveis urbanos (art. 1), com as seguintes excees: Locao de imveis de propriedade da Unio, Estados e Municpios (incluindo-se o Distrito Federal), suas autarquias e fundaes pblicas; Locao de vagas autnomas de garagem ou de espaos para estacionamento de veculos; Locao de espaos destinados publicidade; Locao de apart-hotis (flats), hotis residncia ou semelhantes (estes so geralmente regidos pelo CDC, devido prestao de servio); Arrendamento mercantil.

Lei 8245/91, Art. 4: Durante o prazo estipulado para a durao do contrato, no poder o locador reaver o imvel alugado. Com exceo ao que estipula o 2o do art. 54-A, o locatrio, todavia, poder devolv-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao perodo de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada. Multa referente ao contrato, quando da devoluo pelo locatrio antes do tempo: ser paga proporcionalmente ao quanto faltava para o contrato ser cumprido.

Lei 8245/91 Art. 14. Aplicam - se s sublocaes, no que couber, as disposies relativas s locaes. Art. 15. Rescindida ou finda a locao, qualquer que seja sua causa, resolvem - se as sublocaes, assegurado o direito de indenizao do sublocatrio contra o sublocador. Art. 16. O sublocatrio responde subsidiariamente ao locador pela importncia que dever ao sublocador, quando este for demandado e, ainda, pelos aluguis que se vencerem durante a lide. Sublocao: trata-se da cesso parcial ou total da locao, na qual o locatrio se transforma em sublocador de outrem (sublocatrio). Exige-se que no exista disposio em contrrio no contrato. Aplicam-se s sublocaes, no que couber, as disposies relativas s locaes. Observe que contratos de locao devem ter dispositivos que regulamentem o caso de um solteiro vir a morar com esposa e filhos (clusula penal inclusive).

Aluguel (art. 17-21): livre a sua estipulao, vedando-se, contudo, a sua estipulao em moeda estrangeira e a sua vinculao variao cambial ou ao salrio mnimo (conforme art. 318 CC02). Cdigo Civil, Art. 318. So nulas as convenes de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como para compensar a diferena entre o valor desta e o da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislao especial.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

24

Deveres do locador (Lei de Locaes, art. 22): O locador obrigado a: I - entregar ao locatrio o imvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina; II - garantir, durante o tempo da locao, o uso pacfico do imvel locado; III - manter, durante a locao, a forma e o destino do imvel; IV - responder pelos vcios ou defeitos anteriores locao; V - fornecer ao locatrio, caso este solicite, descrio minuciosa do estado do imvel, quando de sua entrega, com expressa referncia aos eventuais defeitos existentes; VI - fornecer ao locatrio recibo discriminado das importncias por este pagas, vedada a quitao genrica; VII - pagar as taxas de administrao imobiliria, se houver, e de intermediaes, nestas compreendidas as despesas necessrias aferio da idoneidade do pretendente ou de seu fiador; VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda o prmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imvel, salvo disposio expressa em contrrio no contrato; IX - exibir ao locatrio, quando solicitado, os comprovantes relativos s parcelas que estejam sendo exigidas; X - pagar as despesas extraordinrias de condomnio. Observaes relevantes: o locador que deve entrar com ao referente manuteno ou reintegrao de posse (inciso II); no o locatrio que faz isso, visto que no dono do imvel. o locador que deve pagar IPTU e condomnio (inciso VII e VIII).

Deveres do locatrio (Lei de Locaes, art. 23): O locatrio obrigado a: I - pagar pontualmente o aluguel e os encargos da locao, legal ou contratualmente exigveis, no prazo estipulado ou, em sua falta, at o sexto dia til do ms seguinte ao vencido, no imvel locado, quando outro local no tiver sido indicado no contrato; II - servir - se do imvel para o uso convencionado ou presumido, compatvel com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo trat - lo com o mesmo cuidado como se fosse seu; III - restituir o imvel, finda a locao, no estado em que o recebeu, salvo as deterioraes decorrentes do seu uso normal; IV - levar imediatamente ao conhecimento do locador o surgimento de qualquer dano ou defeito cuja reparao a este incumba, bem como as eventuais turbaes de terceiros; V - realizar a imediata reparao dos danos verificados no imvel, ou nas suas instalaes, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos; VI - no modificar a forma interna ou externa do imvel sem o consentimento prvio e por escrito do locador; VII - entregar imediatamente ao locador os documentos de cobrana de tributos e encargos condominiais, bem como qualquer intimao, multa ou exigncia de autoridade pblica, ainda que dirigida a ele, locatrio; VIII - pagar as despesas de telefone e de consumo de fora, luz e gs, gua e esgoto; IX - permitir a vistoria do imvel pelo locador ou por seu mandatrio, mediante combinao prvia de dia e hora, bem como admitir que seja o mesmo visitado e examinado por terceiros, na hiptese prevista no art. 27; X - cumprir integralmente a conveno de condomnio e os regulamentos internos; XI - pagar o prmio do seguro de fiana; XII - pagar as despesas ordinrias de condomnio. Observaes relevantes: obrigao do locatrio repassar imediatamente ao locador documentos de cobrana de tributos condominiais, ou exigncias de autoridade referentes ao imvel. O locatrio repassa ao locador; o locador age.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

25

Benfeitorias: quanto as benfeitorias necessrias introduzidas pelo locatrio, se forem necessrias ou teis, podero ser indenizveis pelo locador, permitindo o direito de reteno. Se forem volupturias, no so indenizveis, visto que acrescentam valor ao imvel.

Direito de preferncia (art. 27-34): na Lei de Locaes, o direito que o locatrio possui de que lhe seja oferecido o imvel em caso de venda, promessa de venda, cesso ou promessa de cesso de direitos ou dao em pagamento pelo locador. Trata-se de prazo decadencial, de 30 dias a partir do conhecimento oficial da proposta, que ser feita pelo locador mediante notificao judicial, extrajudicial ou outro meio. Observao relevante: quando na prova da OAB cair direito de preferncia, SEMPRE esta se referir ao contrato de locao; quando trouxer clusula de preempo, SEMPRE ser contrato de compra e venda.

Penalidades criminais e cveis (art. 43-44): h aes especficas que podem ser efetuadas com base na 8245, no caso das seguintes situaes por parte do proprietrio: exigir valor alm do aluguel; exigir mais de uma modalidade de garantia; cobrar antecipadamente o aluguel; recusar-se a fornecer recibo discriminado do aluguel e encargos.

Temos trs tipos de locao: residencial, no-residencial e ...

Locao residencial (art.46-47): a locao para fins de moradia. No caso de contrato efetuado por menos de 30 meses, vencido o perodo este e torna indeterminado; se for por mais de 30 meses, o final do prazo resolve o contrato.

Locao para temporada (art. 48-50): a locao temporria para prtica de lazer, cursos, tratamento de sade, feitura de obras no imvel, entre outros fatos que acarretam um perodo temporrio de locao. Nesta, excepcionalmente, o locador poder requerer o aluguel antecipadamente. feita, inicialmente, pelo prazo de 90 dias, renovado por mais 30; se no existir denncia a respeito, transformada em locao residencial por prazo indeterminado.

Locao no-residencial (art. 51-57): digno de nota so os requisitos para se renovar a locao. Lei de Locaes, art. 51: Nas locaes de imveis destinados ao comrcio, o locatrio ter direito a renovao do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente: I - o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado; II - o prazo mnimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos; III - o locatrio esteja explorando seu comrcio, no mesmo ramo, pelo prazo mnimo e ininterrupto de trs anos.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

26

Ao de despejo (artigo 59-66): classifica-se em cheia (quando h um motivo) e vazia (quando deseja retomar o imvel sem demonstrar a razo). Quanto cheia, se o locatrio cessar o motivo para a ao, evita-se o despejo; no caso da vazia, ocorre em caso de contratos com prazo indeterminado, dando um prazo de 30 dias para expedio de mandado de despejo. No caso da vazia, observa-se, ainda, que o despejo no poder ser executado at o trigsimo dia seguinte ao do falecimento do cnjuge, ascendente, descendente ou irmo de qualquer uma das pessoas que habitem o imvel.

Ao de consignao de aluguel e acessrios da locao (art. 67): ocorre quando o locatrio quer pagar ao locador os acessrios e aluguis da locao. Neste caso o ru deposita em consignao os valores para que se d a obrigao como quitada.

Ao revisional de aluguel (art. 68-70): refere

Ao renovatria (art. 71/75): deve obedecer aos requisitos do artigo 51, visto anteriormente: locao no-residencial; celebrada por escrito e por prazo determinado; prazo mnimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos deve ser de cinco anos; o locatrio deve estar explorando seu comrcio no mesmo ramo pelo prazo mnimo e ininterrupto de trs anos.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

27

28/10

Contrato de compra e venda

Conceito: o contrato pelo qual uma pessoa se obriga a transferir para outra o domnio de coisa mediante o pagamento de certa quantia em dinheiro.

Da transferncia do bem: no caso do bem imvel, se d pela tradio. J quanto ao bem imvel, a transferncia se perfazer com o registro do ttulo aquisitivo no respectivo cartrio.

Classificao do contrato de compra e venda: contrato bilateral, pois gera obrigaes a ambos (de quem compra e de quem vende). oneroso, porque existem vantagens e sacrifcios para ambas as partes. Pode ser comutativo (o contrato em que as prestaes so presentes) ou aleatrio (prestaes futuras e incertas). Pode ser adesivo ou paritrio. Pode ser consensual (quando a compra no precisar de registro) ou solene (quando precisar).

Como se perfaz a solenidade no contrato de compra e venda: conforme a lei 6015/73 (Lei de Registros Pblicos).

No caso do contrato de compra e venda, se este for enquadrado em relao de consumo (regida pelo CDC), a existncia de eventual dano gerar responsabilidade civil objetiva. Relembrando a relao de consumo: O comprador tem que ser o consumidor (destinatrio final), cf. o caput do artigo 2 do CDC; Deve haver um fornecedor (caput do artigo 3 do CDC); Finalmente, deve existir um produto ( 1 do artigo 3 do CDC). No caso do contrato de venda pelo Cdigo Civil, via de regra, a responsabilidade seja subjetiva.

Contrato de compra e venda usando amostra, prottipo ou modelo: Amostra: um exemplar do produto que ser vendido. Prottipo: aquilo que no foi desenvolvido em larga escala. Modelo: a ficha tcnica do bem a ser adquirido, ou que fale dados do bem. Aquele que colocou o bem no mercado, seja ele por amostra, prottipo ou modelo, deve assegurar as qualidades impostas pela publicidade do bem.

Do preo: o preo deve ser fixado de acordo com o artigo 318 do Cdigo Civil. O contrato de compra e venda que no tiver seu preo fixado, porm, dever deixar ao arbtrio de terceiro a fixao do preo.

Da nulidade do contrato de compra e venda: 1. No caso de deixar a cargo do arbtrio exclusivo de uma das partes a fixao do preo; 2. A compra e venda entre ascendentes e descendentes ser anulada se os descendentes e o cnjuge do alienante no consentirem (artigo 496 do CC02); 3. So aqueles casos onde a pessoa tem interesse na compra e venda, mesmo que realizada em hasta pblica (artigo 497 do Cdigo Civil);

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

28

Das obrigaes do comprador e do vendedor: as despesas de escritura e registro ficaro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor, as da tradio.

Compra e venda ad mensurem vs ad corpus: Compra e venda ad mensurem: aquela compra e venda onde se estipula o preo por medida de extenso. Compra e venda ad corpus: aquela em que, pela impossibilidade de determinar todo o objeto contratual, h a compra e venda incluindo todos os objetos que guarnecem o bem principal.

Exerccio (para a prxima aula): Em 17 de outubro de 99 Maria vende sua filha Rita sua fazenda em Catanduva, devendo esta ltima pagar a fazenda em 5 anos a partir da data j mencionada. Sofia, irm de Rita, descobriu o negcio jurdico 3 anos aps a assinatura do ato, e tem inteno de se utilizar da anulao para proteger sua legtima. Sofia foi ao seu escritrio hoje pedindo um parecer sobre o processo. Voc, como advogado, ingressaria com ao de anulao, ou indenizao? Com base em que prazo? Observao: contar a partir do dia 28/10/13.

Clusulas especiais da compra e venda: o contrato de compra e venda tem clusulas especficas para este negcio jurdico, que esto estipuladas entre os artigos 505 a 532. So elas: Retrovenda: a clusula pela qual o vendedor se reserva o direito de reaver o imvel que alienou dentro de trs anos, pagando a quantia que havia recebido mais as despesas por este realizadas. Clusula da venda a contento: a clusula pela qual se estabelece no contrato a condio de ficar desfeito o negcio se o comprador no se agradar com a coisa.

Da preferncia ou da preempo: Preempo: a clusula da prelao, onde o comprador de coisa mvel ou imvel fica obrigado a ofert-la em igualdade de condies a quem lha vendeu se tiver pretenso de vend-la ou d-la em pagamento. O prazo da prelao de 180 dias para bens mveis e de 2 anos, se imvel.

Da venda com reserva de domnio: trata-se da clusula onde o vendedor se reserva para si a propriedade do bem mvel at que o comprador termine de pagar.

Venda sob documentos: a clusula onde o vendedor, ao invs de transferir o bem, entrega um ttulo representativo do bem.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

29

30/10

Contrato de troca (CC02, artigo 533) Contrato estimatrio (CC02, artigo 534 a 536) Contrato de doao (CC02, artigo 538 a 564)

Conceito: o contrato de permuta, ou seja, o contrato pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que no seja dinheiro. Muitos autores dizem que o contrato de troca, apesar de estar estipulado em apenas um artigo, com dois incisos, o maior dos contratos do Cdigo Civil.

Cdigo Civil, Art. 533. Aplicam-se troca as disposies referentes compra e venda, com as seguintes modificaes: I - salvo disposio em contrrio, cada um dos contratantes pagar por metade as despesas com o instrumento da troca; II - anulvel a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cnjuge do alienante.

A primeira exceo a qual se refere o contrato de troca refere-se ao disposto no artigo 490 (inciso I); a segunda, no 496 (inciso II). Evidenciando as diferenas entre compra e venda e troca: Despesas so divididas igualmente para cada um dos contratantes; No h regime de bens a ser analisado quando se faz contrato de troca. Alm disso, no se pode anular troca mesmo com valores desiguais. Quanto a esse ltimo tipo de troca, ela s pode ser efetuada se as pessoas sabem da desigualdade, ou o negcio jurdico ser anulvel, pois incorreu em erro. Observao relevante: contrato de compra e venda de imvel no qual um bem tenha entrado como troca ser, para todos os efeitos, considerado como compra e venda, visto que o saldo dever ser integralizado (ao menos no cartrio).

Contrato estimatrio: o contrato pelo qual o consignatrio recebe bens mveis do consignante, tendo a autorizao para os vender, dentro do preo ajustado anteriormente. Se no os vender, dever restitu-los. Observe que o contrato estimatrio, apesar de ser um contrato de compra e venda, tambm envolve elementos do contrato de depsito (j que dever restituir o bem que lhe foi deixado em consignao) e do mandato (j que foi autorizada a venda de um produto por terceiro). Envolve responsabilidade civil objetiva, se o contrato for efetuado tendo como base o CDC. Como a responsabilidade civil solidria, possvel entrar contra um ou outro; recomenda-se, contudo, que se efetue a ao contra aquele que tem mais condies (conselho).

Cdigo Civil, Art. 538: Considera-se doao o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimnio bens ou vantagens para o de outra. Contrato de doao: o contrato pelo qual uma pessoa, por liberalidade, transfere para outra bens ou vantagens. Como todo contrato negcio jurdico bilateral, fica implcito que alm da transferncia dos bens daquele que doa, tambm preciso o aceite daquele que recebe o bem. Todo contrato de obrigao gera somente uma obrigao, de dar.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

30

Espcies de doao: Simples, ou pura: a mera doao que gera uma s obrigao; 1 Com encargo, ou com condio: a doao bilateral, ou onerosa . Exige-se uma contrapartida (eu te doo um imvel se voc construir uma creche); Para nascituro: somente pode existir se o representante legal aceit-la.

Dos ascendentes e descendentes: Contrato de compra e venda: gera anulao (artigo 496). Contrato de troca: se houver diferena dos valores, gera anulao. Contrato de doao: gera adiantamento da legtima. Cdigo Civil, Art. 2.002: Os descendentes que concorrerem sucesso do ascendente comum so obrigados, para igualar as legtimas, a conferir o valor das doaes que dele em vida receberam, sob pena de sonegao. Pargrafo nico: Para clculo da legtima, o valor dos bens conferidos ser computado na parte indisponvel, sem aumentar a disponvel.

aquela que cai com mais freqncia em provas de OAB.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

31

04/11

Contrato de doao (continuao)

Invalidade do contrato de doao: a invalidade em nada tem a ver com a revogao da doao. Na revogao a doao ser extinta pela ingratido do donatrio. Somente ocorrer ingratido em quatro casos. So eles: Se o donatrio atentou contra a vida do doador ou, ainda, cometeu um crime doloso; Cometeu violncia fsica; Injuriou, ou caluniou, o doador; Se o donatrio pode administrar alimentos ao doador e no o faz.

Nulidade do contrato de doao: o Cdigo Civil traz os casos dos artigos 548 e 549, ou seja, quando o doador transferiu mais do que podia testar, ou, ainda, doou todo o seu patrimnio.

Anulao do contrato de doao: no caso de doao ao cnjuge adltero ao seu cmplice. Observa-se para esse caso o prazo decadencial de 2 anos a partir da dissoluo da sociedade conjugal para o pedido.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

32

04/11

Contrato de locao de coisas (CC02, artigos 565 a 578) Contrato de emprstimo (CC02, artigo 579 a 592) Contrato de prestao de servio (CC02, artigo 593 a 609) Contrato de empreitada (CC02, artigos 610 a 626) Contrato de depsito (CC02, artigo 627 a 652)

Contrato de locao de coisas: o contrato pelo qual o locador cede ao locatrio o uso e gozo de bem infungvel, normalmente imvel, mediante certa retribuio. Obrigaes do locador: esto no artigo 566. Obrigaes do locatrio: esto no artigo 569.

Contrato de emprstimo: envolve emprstimo, que a transferncia de um determinado bem para que o comodatrio, ou o muturio, usem o bem. Est dividido em dois tipos: Contrato de comodato (para bens infungveis) Contrato de mtuo (para bens fungveis). Classificao do contrato: unilateral, gratuito, no-solene e pessoal (intuitu personae). A grande diferena entre contrato de comodato e de mtuo est na natureza do bem: no caso do comodato o bem deve ser o mesmo; quanto ao mtuo, deve obedecer quantidade, qualidade e gnero exigidos, atendendo a essas exigncias.

Contrato de prestao de servio: o contrato de prestao de servio tambm chamado de contrato de locao de servio. um contrato pelo qual uma parte presta um servio ou trabalho lcito ou imaterial, podendo ser realizado somente com contraprestao (remunerao). Pode ser tratado no mbito da legislao trabalhista ou do CDC. Extino do contrato de prestao de servios (CC02, artigos 599 a 609): alm das formas normais, previstas em Lei, extinguir-se- o contrato tambm no caso de haver justa causa.

Responsabilidade civil: Prestao de servios, quando feita pela CLT: se no contrato de trabalho o empregado gera dano a terceiros o empregador responde de forma objetiva (art. 932, III, e 933 do CC02); No CDC: a responsabilidade pelo empregador , via de regra, objetiva, exceo feita aos profissionais liberais, que respondem subjetivamente. Os advogados respondem tambm objetivamente, mas pelo estatuto da OAB.

Contrato de empreitada: tambm chamado de contrato de locao de obra. o contrato pelo qual uma das partes se compromete a executar determinada obra, pessoalmente ou por meio de terceiros, em troca de certa remunerao fixa ser paga pelo outro contraente. Espcies de contrato de empreitada: Empreitada laboral: aquela na qual o empreiteiro meramente trabalha para executar a obra; nesta tambm se encaixa a empreitada de autor (como a produo de um manual). Empreitada com materiais: nesta o empreiteiro fornece o material. Geralmente feito em conjunto com contratos de compra e venda. Relao de empreiteira e sub-empreiteira: por mais que se tenha obrigao de resultado, sempre uma relao subjetiva (envolve o detalhamento do que pedido).

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

33

Contrato de depsito: o contrato pelo qual uma pessoa, chamada de depositrio, recebe para guardar como se fosse seu determinado bem mvel com a obrigao de restitu-lo futuramente. Depsito vs locao vs emprstimo: no contrato de locao voc tem uso e gozo do bem, pode trat-lo praticamente como se fosse seu; no caso do contrato de emprstimo, este somente para uso. J no caso do contrato de depsito este se constitui meramente na guarda: no possui uso, gozo e fruio, apenas ocorre, de fato, a transferncia do bem. Observe-se que o contrato de depsito tem resilio unilateral: basta pedir o bem de volta, que este se encerra. Depsito infiel: aquele que tem por obrigao guardar o bem como se seu fosse, porm o perde. Pela Constituio o depositrio infiel pode sofrer priso civil. A partir da interpretao da Conveno de San Jos o STF entende que no cabe mais priso civil no caso de depositrio. Por conta desta interpretao a Constituio acabou sendo emendada novamente para que houvesse uma nova interpretao dos tratados internacionais (art. 5, 2, 3 da Constituio Federal, com base na Emenda Constitucional 45). Espcies do contrato de depsito: temos o depsito voluntrio, o qual a lei exige que a prova seja realizada por escrito, e temos o depsito necessrio, que o pautado em obrigao legal.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

34

06/11

Contrato de mandato (CC02, art. 653 692) Contrato de fiana (CC02, art. 818 839)

Mandato (653-692): o contrato pelo qual uma pessoa recebe o poder de outra para em seu nome praticar atos ou administrar interesses. Espcies: Mandato ad negocia: so os poderes que uma pessoa tem para praticar em nome do que outorgou a procurao. A procurao o instrumento do mandato. Mandato ad judicia: a procurao outorgada para um advogado, dando poderes a ele de representao em juzo. O mandado ad judicia tambm regulado por pela lei 8906/94.

Extino do mandato: Revogao ou renncia: se a renncia for de advogado, este dever permanecer durante 15 dias aps informar. Morte ou interdio de uma das partes. Pela mudana de estado que inabilite o mandante a conferir os poderes, ou ainda, que inabilite o mandatrio de exerc-los. Territrio do prazo ou concluso do negcio. A responsabilidade civil do mandatrio subjetiva, porm a pessoa no pode fazer mais do que permitido (ou recair em gesto de negcios, nos termos do artigo ).

Fiana (818-839): o contrato pelo qual uma pessoa estranha a relao contratual principal, se obriga perante o credor a garantir ou satisfazer obrigao do devedor, se este inadimplir. Fiana o contrato acessrio que garante o principal. S se perde o bem de famlia da fiana locatcia. Lembre-se o contrato de fiana para locao no o nico. Atributos do contrato: Nominado: possui regras definidas de forma explcita no Cdigo Civil. Acessrio: no existe sozinho, pois segue o principal. Personalssimo: traz obrigao somente ao que estiver determinado no contrato. Observao: se o casal der a fiana e os dois no a assinarem esta considerada nula.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Direito Civil IV

2 semestre de 2013

35

11/11

Exerccio (para nota) resoluo

Em 17 de outubro de 99 Maria vende sua filha Rita sua fazenda em Catanduva, devendo esta ltima pagar a fazenda em 5 anos a partir da data j mencionada. Sofia, irm de Rita, descobriu o negcio jurdico 3 anos aps a assinatura do ato, e tem inteno de se utilizar da anulao para proteger sua legtima. Sofia foi ao seu escritrio hoje pedindo um parecer sobre o processo. Voc, como advogado, ingressaria com ao de anulao, ou indenizao? Com base em que prazo? Observao: contar a partir do dia 28/10/13.

Conforme o artigo 2028, os prazos deveriam ser contados conforme a lei anterior at a entrada em vigor do Cdigo Civil de 2002, um ano aps a sua promulgao (artigo 2044). Em 17/10/1999, o prazo prescricional era de 20 anos, referendado pela Smula 494 do STF. Com a chegada do Cdigo de 2002, este prazo passou a ser regulado pelos artigos 496 (possibilidade de anular a venda do ascendente ao descendente) e 179 (prazo de dois anos para a anulao). Esta regra foi adotada a partir do Cdigo de 2002, mas no poderia ser adotada na vacatio legis do Cdigo. A possibilidade, nesse caso, de pedir a nulidade do contrato.

Por: Fbio Peres da Silva http://resumoseaulas.blogspot.com

Vous aimerez peut-être aussi