Vous êtes sur la page 1sur 6

Faculdade Anhanguera de Ribeiro Preto Engenharia de Produo

Engenharia de Mtodos Resumo captulo 5

Isabella Lavanhini RA 2505062682

Ribeiro Preto 2013

Captulo 5 Projeto de Mtodos do Trabalho conceitos gerais

Perodo Pr Revoluo Industrial: processo de produo artesanal, com instrumentos simples. Perodo Ps Revoluo Industrial: processo de produo transferido para as maquinas. Devido ao aumento da demanda, ouve o desenvolvimento do sistema capitalista, aumentando tambm a produtividade. Houve a diviso do trabalho: tarefas pequenas e repetitivas, alm da combinao de homem e mquina no ambiente de trabalho. Para se lanar um novo produto no mercado deve-se fazer o projeto, especificar matria-prima, o mtodo de produo, as ferramentas e maquinas, alm de se analisar os padres de qualidade. O projetista pode se utilizar de 3 passos para ajudar no processo: 1) Planejamento; 2) Pr-produo; 3) Produo. Planejamento (primeiro passo) 1. Projeto do produto (desenhos, formas, peso, material, uso); 2. Projeto do processo (sistema de produo, sequncia de operaes requeridas, dimenses, tolerncias, mquinas, ferramentas e outros equipamentos necessrios); 3. Projeto de mtodo de trabalho (relao homem-tarefa, operaes, ambiente de trabalho, fluxos, avaliao econmica); 4. Projeto de ferramentas e equipamentos (gabaritos, dispositivos, ferramentas e mquinas); 5. Arranjo fsico da fbrica (espao requerido, localizao dos equipamentos, estoques, centros de servio); 6. Determinao do tempo-padro (medida do tempo para realizao da tarefa). Pr Produo (segundo passo) 1. 2. 3. 4. Fase de transio; Transferncia da informao do planejamento para a organizao da produo; So comprados, instalados e testados ferramentas, mquinas e equipamentos; Operadores so selecionados e treinados para tarefas especficas.

Produo (terceiro passo) 1. Sequncia da operao de fabricao estabelecida na fase do planejamento e pr-produo; 2. Envolve homens, mquinas e materiais para fabricao mais eficiente da pea, produto ou execuo de um servio.

Projeto caixas de Papelo Corrugado

Um grande indstria deseja construir uma fbrica de caixas de papelo corrugado. Os objetivos podem ser: Obter retorno adequado do capital investido; Servir de consumidora do papel de embalagem que a indstria fabrica e vende; Determinar o menor custo unitrio de mo-de-obra e de material; Obter a melhor utilizao do equipamento de produo (custo operacional).

Inicialmente, deve-se fazer um estudo de mercado: determinar natureza e extenso das caixas de papelo corrugado e prever futuras demandas (capacidade e expanso da fbrica); Determinar localizao geogrfica e a locao dos edifcios; Equipe de engenheiros e analistas de processos devem tomar as decises.

Normas Determinao do processo de fabricao, padro de fluxo, mtodos de manuseio de matria-prima, dos materiais em processo e do produto nal; Engenheiro de produo:

responsvel pelo projeto de mtodo para o operrio e da estao de trabalho para cada operao, analisar detalhadamente cada mtodo de execuo de uma operao especfica, submisso de uma proposta para cada mtodo com recomendaes para o preferido, relatrio com o nmero de pessoas necessrias para operar cada mquina em cada turno.

Exposio Detalhada do Problema Construir uma fbrica de caixas de papelo corrugado e caixas de papelo simples; Todas as caixas sero feitas de acordo com a ordem e especificao do consumidor. O tamanho das caixas ser de 4 4 4 at 45 45 40.

O processo constituir em: 1. Converter papel de embalagem em papelo corrugado ou simples e cort-lo no tamanho das caixas; 2. Imprimir e retalhar o papelo pr-acabado; 3. Dobrar e grampear, colar ou usar fita adesiva, cort-las e amarr-las em pacotes; 4. Receber a matria-prima e expedir os pacotes em caixas prontas.

Especificao da matria prima

Papel de embalagem variando em espessura de 18 libras por 1000 ps (papel leve) at 90 libras por 100 ps (papel pesado); Tamanho do rolo: largura de 43 at 87, dimetro 54, peso de at 5.000 libras; Cola derivada de milho.

Especificao do equipamento

Combinador com capacidade de 125.000 pes2/h ou 20.000 ps lineares/h. O tempo requerido para a mudana de comprimento ou largura ou a mudana do tipo de papel de 1 minuto cada; O combinador deve ser capaz de produzir: 1. Papelo slido de duas, trs ou quatro camadas;

2. Papelo corrugado de face dupla e papelo com duas camadas corrugadas e trs lisas. O combinador deve trabalhar trs turnos de 8h/dia, cinco dias/semana, 50 semanas/ano. A capacidade de 15.500.000 ps 2/semana. O tempo mximo de manuteno previsto de 3%. A perda prevista de papelo no combinador de 2%. Mquina impressora de corte e vinco capaz de processar o pr-acabado; A impresso ser de duas ou trs cores. Mais de duas cores ser necessrio uma repassagem na impressora; A tinta da impressora e os carimbos so fornecidos por terceiros; O tempo de preparao para qualquer tamanho ser de 30 minutos. Mquina dobradora-coladora capaz de processar o pr-acabado com velocidade de 10.000 caixas/h em dois tamanhos: Tamanho A: 10 30ate 35 75; Tamanho B: 12 35ate 50 103.

Podem ser feitos caixas grampeadas ou fechados com ta adesiva se tiverem tamanho inferior a 10 30ou superior a 50 103. As outras podem ser grampeadas, coladas ou fechados com ta adesiva; O tempo de preparao para qualquer mquina ser de 20 minutos.

Custo estimado do equipamento

Nome do equipamento Combinador Impressora de corte e vinco Dobradora-coladora Caldeira Misturador de cola Empilhadeira Embaladora de aparas

Custo por unidade (dlares) 750.000 70.000 60.000 9.000 6.000 8.000 65.000

Construo civil Cronograma

750.000

Atividade Projeto da fbrica Construo civil Instalao do equipamento Saneamento dos problemas para o incio da produo total da fbrica Tempo total

Tempo (meses) 3 2 2

5 12

Projeto de mtodos de trabalho

O processo relativamente simples de se fabricar uma caixa de papelo corrugado mostrou como o homem, a mquina e os materiais e os mtodos devem ser considerados no projeto de uma fbrica. O projeto deve obedecer especificaes como volume, refugo, tamanho das caixas e custos do produto acabado. Pode existir melhores mtodos que sejam mais adequados e por isso deve-se evoluir sempre que possvel. At mesmo uma nova modelagem para produzir caixas de plstico ou bras de vidro, ou alterar o formato de funcionamento das mquinas ou o mtodo operacional.

Vous aimerez peut-être aussi