Vous êtes sur la page 1sur 7

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Monsenhor Morais Componente curricular: Qumica 2 Ano Turma C Turno noturno

ANTICONGELANTES

Natlia Barbosa dos Santos Natlia Ribeiro Alves Nayanne Pereira Carvalho Paloma Ribeiro Alves

Bonito de Santa F 2013

INTRODUO

L fora, um frio tremendo. Dez graus abaixo de zero. Voc olha para o seu carro "dormindo" na rua e pensa: com esse frio, capaz at de a gua do radiador congelar. Ser? fato que a gua congela a zero grau. Assim, se em um dia de inverno a temperatura ficar negativa, a gua do radiador pode, sim, congelar. Mas s se voc deixar. Quer saber por qu? Primeiro, importante saber que, quando a gua congela, ela expande, isto , aumenta de volume. Ento, se a gua do radiador congelar, ele estoura. a que a qumica entra em ao. s colocar etileno-glicol (OH-CH2-CH2-OH), um anticongelante, na gua do radiador que o problema est resolvido. Adicionado gua, ele atrai fortemente suas molculas. Isso acontece porque o etileno-glicol (EG) carrega dois grupos OH. Em cada um deles, h uma carga negativa no O e uma positiva no H. Essas mesmas cargas aparecem na molcula de H2O. Resultado: surgem atraes eltricas entre esses dois tipos de molcula que dificultam a organizao dos cristais de gelo. Sabe o que acontece? A gua s congela a -37 C!

DESENVOLVIMENTO

Os anticongelantes so compostos qumicos que se adicionam aos lquidos para reduzir seu ponto de solidificao, impedindo desta forma que a mistura resultante se congele a uma temperatura mais baixa. Anticongelantes so usados em uma ampla variedade de equipamentos mecnicos durante os meses de inverno para evitar o congelamento da soluo aquosa de transferncia de calor de fluidos. Lquidos anticongelantes tambm so usados em pistas de patinao no gelo, sistemas de refrigerao, sistemas de aquecimento e ar condicionado, unidades de energia solar, e muitas outras aplicaes. Substncias anticongelantes so aquelas que, quando adicionadas a um fluido base de gua, reduzem o ponto de congelamento do composto. Os anticongelantes so utilizados em equipamentos mecnicos para evitar o congelamento da soluo aquosa. Entre os anticongelantes qumicos mais usados temos: salmouras, como o cloreto de clcio; lcoois, como o metanol, o etanol, o propanol e o glicerol; e os glicis. Os compostos anticongelantes atuam para reduzir o ponto de solidificao dos lquidos, evitando o congelamento em temperaturas mais baixas. Em pases com inverno rigoroso, como nos Estados Unidos, os anticongelantes so adicionados gasolina e ao diesel para evitar sua solidificao em temperaturas muito baixas.

Os anticongelantes so usados nos aeroportos para eliminar o gelo formado na estrutura de avies.

Aplicaes dos anticongelantes Um dos objetivos dos anticongelantes evitar que reservatrios rgidos sofram presses fsicas e deformaes que resultem da expanso da gua quando esta se converte em gelo. Estes compostos so acrescentados gua para colocar o ponto de congelao da mistura abaixo da temperatura mais baixa qual se considera que um determinado sistema dever estar sujeito. Por outro lado, os anticongelantes podem funcionar tambm como agentes coligativos da massa de gua onde so misturados (sobretudo em climas quentes). Permitem deste modo no s uma depresso do ponto de congelao da gua, mas tambm uma elevao do seu ponto de ebulio. Estes agentes so neste caso conhecidos por refrigerantes, e cumprem uma funo de transferncia de calor por conveco.

CONCLUSO

A utilizao de substncias anticongelantes tem vrias aplicaes importantes e evitam que diversos problemas aconteam. A mistura de um anticongelante com gua desempenha uma funo importante no motor de um automvel, por exemplo, esta mistura evita a formao de depsitos de ferrugem no sistema de refrigerao, alm disso a mistura tem um ponto de ebulio elevado, permitindo que o motor funcione a uma temperatura mais alta, aumentando o rendimento e reduzindo o risco de sobreaquecimento quando est calor.

BIBLIOGRAFIA

Fonte: http://quimicaensinada.blogspot.com.br/2012/01/anticongelantes.html Fonte: http://www.wikienergia.pt/~edp/index.php?title=Anticongelante Fonte: http://www.clickestudante.com/anticongelantes.html Fonte: http://www.portais.ws/index.php?page=art_det&ida=38288

ANEXO EXERCCIO 01 - Assinale a alternativa em que no so usados lquidos anticongelantes: a) Pistas de patinao no gelo; b) Sistemas de refrigerao; c) Sistemas de aquecimento; d) Equipamentos eletrnicos; e) Ar condicionado. 02 - Assinale qual dos lcoois abaixo no usado como anticongelante qumico: a) O metanol; b) O butanol; c) O propanol; d) O glicerol; e) O etanol. 03 - Qual a principal funo de um anticongelante? a) Reduzir o ponto de fuso dos lquidos; b) Aumentar o ponto de solidificao dos lquidos; c) Reduzir o ponto de solidificao dos lquidos; d) Reduzir o ponto de ebulio dos lquidos; e) Aumentar o ponto de fuso dos lquidos. 04 - Defina substncias anticongelantes. As substncias anticongelantes so compostos qumicos que se adicionam aos lquidos para reduzir seu ponto de solidificao, impedindo desta forma que a mistura resultante se congele a uma temperatura mais baixa. 05 - D exemplo de uma aplicao de um anticongelante. Em climas com frio intenso, os anticongelantes so adicionados gasolina e ao diesel dos automveis para evitar sua solidificao em temperaturas muito baixas.

Vous aimerez peut-être aussi