Vous êtes sur la page 1sur 30

As Leis de Newton

01- (Vunesp-SP) Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inrcia, tambm conhecida como Primeira Lei de de Newton. a) Qualquer planeta gira em torno do Sol descrevendo uma rbita elptica, da qual o Sol ocupa um dos focos. b) Dois corpos quaisquer se atraem com uma fora proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre eles. c) Quando um corpo exerce uma fora sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma fora de mesma intensidade e direo, mas de sentido contrrio. d) A acelerao que um corpo adquire diretamente proporcional resultante das foras que nele atuam, e tem mesma direo e sentido dessa resultante.

e) Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que sobre ele estejam agindo foras com resultante no nulas.

02- (Vunesp-SP) As estatsticas indicam que o uso do cinto de segurana deve ser obrigatrio para prevenir leses mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a funo do cinto est relacionada com a: a) Primeira Lei de Newton. b) Lei de Snell. c) Lei de Ampre. d) Lei de Ohm. e) Primeira Lei de Kepler.

03- (UFMG) Um corpo de massa m est sujeito ao de uma fora F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrrio ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante porque: a) A fora F maior do que a da gravidade. b) A fora resultante sobre o corpo nula. c) A fora F menor do que a da gravidade. d) A diferena entre os mdulos das duas foras diferente de zero. e) A afirmao da questo est errada, pois qualquer que seja F o corpo estar acelerado porque sempre existe a acelerao da gravidade.

04- (UFMG) A Terra atrai um pacote de arroz com uma fora de 49 N. Pode-se ento afirmar que o pacote de arroz: a) atrai a Terra com uma fora de 49 N. b) atrai a Terra com uma fora menor do que 49 N. c) no exerce fora nenhuma sobre a Terra. d) repele a Terra com uma fora de 49 N. e) repele a Terra com uma fora menor do que 49 N.

05- (Unitau-SP) Analise as afirmaes a seguir e assinale a alternativa correta: I - Massa e peso so grandezas proporcionais.

II - Massa e peso variam inversamente. III - A massa uma grandeza escalar e o peso uma grandeza vetorial. a) Somente I correta. b) I e II so corretas. c) I e III so corretas. d) Todas so incorretas. e) Todas so corretas.

06- (ITA-SP) No campeonato mundial de arco e flecha dois concorrentes discutem sobre a fsica que est contida no arco do arqueiro. Surge ento a seguinte dvida: quando o arco est esticado, no momento do lanamento da flecha, a fora exercida sobre a corda pela mo do arqueiro igual :

I - fora exercida pela sua outra mo sobre a madeira do arco. II - tenso da corda. III - fora exercida sobre a flecha pela corda no momento em que o arqueiro larga a corda. Neste caso: a) todas as afirmativas so verdadeiras. b) todas as afirmativas so falsas. c) somente I e III so verdadeiras. d) somente I e II so verdadeiras. e) somente II verdadeira.

07- (UFRGS) A inrcia de uma partcula de massa m se caracteriza: I - pela incapacidade de essa partcula, por si mesma, modificar seu estado de repouso ou de movimento retilneo uniforme. II - pela incapacidade de essa partcula permanecer em repouso quando uma fora resultante exercida sobre ela. III - pela incapacidade de essa partcula exercer foras sobre outras partculas. Das afirmaes acima, quais esto corretas? a) apenas II b) apenas III c) apenas I e II d) apenas I e III

e) I, II e III

08- (FURRN) Numa histria em quadrinhos, os personagens fizeram uma viagem de avio e, como no havia assentos, permaneceram de p e soltos durante toda a viagem. Considerando-se as condies normais, os personagens, nos momentos da decolagem e da aterrissagem, foram deslocados: a) no sentido da cauda do avio, na decolagem e no da cabine de comando, na aterrissagem. b) no sentido da cabine, na decolagem, e no da cauda do avio, na aterrissagem. c) sempre no sentido da cabine do avio. d) sempre no sentido contrrio ao da cabine de comando.

e) desceram momentos.

numa

vertical

nos

dois

09- (FAFI-MG) As afirmativas abaixo referem-se s leis de Newton. I - As foras sempre existem aos pares: quando um corpo A exerce uma fora FABsobre um corpo B, este
exerce sobre A uma fora igual e oposta.

II - Se nenhuma fora resultante atua sobre um corpo, sua acelerao nula. III - Quando vrias foras atuam sobre um corpo, cada uma produz independentemente sua prpria acelerao. A acelerao resultante a soma vetorial das vrias aceleraes independentes. Est(o) correta(s): a) apenas I

b) apenas I e II c) apenas II d) apenas II e III e) todas as trs

10- (UEPA) Na parte final de seu livro Discursos e demonstraes concernentes a duas novas cincias, publicado em 1638, Galileu Galilei trata do movimento do projtil da seguinte maneira: "Suponhamos um corpo qualquer, lanado ao longo de um plano horizontal, sem atrito; sabemos que esse corpo se mover indefinidamente ao longo desse plano, com um movimento uniforme e perptuo, se tal plano for limitado." O princpio fsico com o qual se pode relacionar o trecho destacado acima :

a) o princpio da inrcia ou primeira lei de Newton. b) o prinicpio fundamental da Dinmica ou Segunda Lei de Newton. c) o princpio da ao e reao ou terceira Lei de Newton. d) a Lei da gravitao Universal. e) o princpio da energia cintica.

11- (Univali-SC) Uma nica fora atua sobre uma partcula em movimento. A partir do instante em que cessar a atuao da fora, o movimento da partcula ser: a) retilneo uniformemente acelerado b) circular uniforme.

c) retilneo uniforme. d) retilneo uniformemente retardado. e) nulo. A partcula pra.

12- (U. Tocantins proposio correta:

-TO)

Assinale

a) A massa de um corpo na Terra menor do que na Lua. b) O peso mede a inrcia de um corpo. c) Peso e massa so sinnimos. d) A massa de um corpo na Terra maior do que na Lua. e) O sistema de propulso a jato funciona baseado no princpio da ao e reao.

13- (PUC-RS) Para exemplificar pares de foras, segundo o principio da ao e reao, so apresentadas as seguintes situaes: 1. Ao: a Terra atrai os corpos. Reao: os corpos atraem a Terra. 2. Ao: o p do atleta chuta a bola. Reao: a bola adquire velocidade. 3. Ao: o ncleo atmico atrai os eltrons. Reao: os eltrons movem-se em torno do ncleo. O par de foras ao-reao est corretamente identificado a) somente na situao 1.

b) somente na situao 2. c) somente na situao 3. d) nas situaes 2 e 3. e) nas situaes 2 e 3.

14- (UFMG) Uma pessoa est empurrando um caixote. A fora que essa pessoa exerce sobre o caixote igual e contrria fora que o caixote exerce sobre ela. Com relao a essa situao assinale a afirmativa correta: a) A pessoa poder mover o caixote porque aplica a fora sobre o caixote antes de ele poder anular essa fora.

b) A pessoa poder mover o caixote porque as foras citadas no atuam no mesmo corpo. c) A pessoa poder mover o caixote se tiver uma massa maior do que a massa do caixote. d) A pessoa ter grande dificuldade para mover o caixote, pois nunca consegue exerce uma fora sobre ele maior do que a fora que esse caixote exerce sobre ela. e) nenhuma das afirmativas acima.

15- (U.Uberaba-MG) O princpio da ao e reao explica o fato de que: a) algumas pessoas conseguem tirar a toalha de uma mesa puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que

estavam sobre a toalha permaneam em seus lugares sobre a mesa. b) um corpo, ao ser lanado verticalmente para cima, atinge o ponto mais alto da trajetria e volta ao ponto de lanamento. c) quando atiramos uma pedra em qualquer direo no espao, se nenhuma fora atuar nela, a pedra seguir seu movimento sempre com a mesma velocidade e na mesma direo. d) a fora de atrao do Sol sobre a Terra igual, em intensidade e direo, fora de atrao da Terra sobre o Sol. e) quanto maior a massa de um corpo mais difcil movimenta-lo, se est parado, e mais difcil par-lo, se est em movimento.

16- (PUC-MG) Abaixo, apresentamos trs situaes do seu dia-a-dia que devem ser associados com as trs leis de Newton.

1. Ao pisar no acelerador do seu carro, o A) Primeira Lei, ou velocmetro pode indicar variaes de velocidade. 2. Joo machucou o p ao chutar uma pedra. 3. Ao fazer uma curva ou frear, os passageiros de um nibus que viajam em p devem se segurar.

B) segunda Lei ( F =

C) Terceira Lei de N Ao e Reao.

A opo que apresenta a sequncia de associao correta : a) A1, B2, C3 b) A2, B1, C3 c) A2, B3, C1

d) A3, B1, C2 e) A3, B2, C1

17- (CESCEA-SP) Um cavalo puxa uma carroa em movimento. Qual das foras enumeradas a seguir responsvel pelo movimento do cavalo? a) A fora de atrito entre a carroa e o solo. b) A fora que o cavalo exerce sobre a carroa. c) A fora que o solo exerce sobre o cavalo. d) A fora que o cavalo exerce sobre o solo. e) A fora que a carroa exerce sobre o cavalo.

18- (UnB-DF) Uma nave espacial capaz de fazer todo o percurso da viagem, aps o lanamento, com os foguetes desligados (exceto para pequenas correes de curso); desloca-se custa apenas do impulso inicial da largada da atmosfera. Esse fato ilustra a: a) Terceira Lei de Kepler. b) Segunda Lei de Newton. c) Primeira Lei de Newton. d) Lei de conservao do momento angular. e) Terceira Lei de Newton.

19- (FCMSC-SP) As leis de Newton da Mecnica so verificadas: a) s para observadores em repouso. b) para quaisquer observadores. c) s para observadores em movimento acelerado. d) para observadores parados ou com acelerao vetorial nula em relao a um sistema inercial. e) para observadores acelerados. parados ou

20- (FUVEST-SP) A lei fundamental da Dinmica afirma que a acelerao de um corpo diretamente proporcional fora resultante que age sobre ele. De acordo esse enunciado:

a) a acelerao de uma partcula eletrizada, sob a ao de um campo eltrico, no depende da massa da partcula. b) o Sol no exerce fora sobre a Terra porque esta no cai sobre aquele. c) se a velocidade de um mvel muito grande, a fora nele exercida tambm deve ser grande. d) mesmo sem apresentar movimento, um copo pode estar sob ao de foras. e) o deslocamento de um mvel se efetua sempre na direo da fora resultante.

21- (PUC-RS) Um corpo sob a ao de uma fora constante desenvolve uma trajetria retilnea sobre um plano horizontal sem atrito; cessando de atuar a fora:

a) o corpo cessa seu movimento. b) o corpo movimenta-se com velocidade constante. c) o corpo movimenta-se com acelerao constante. d) o corpo movimenta-se com acelerao decrescente. e) nenhuma correta. das afirmaes acima

22- (UFRGS) Um operrio puxa, por uma das extremidades, uma corda grossa presa, pela outra extremidade, a um caixote depositado sobre uma mesa. Em suas mos o operrio sente uma fora de reao fora que ele realiza. Essa fora exercida:

a) pela corda. b) pela terra. c) pela mesa. d) pelo cho. e) pelo caixote. 23- (PUC-SP) No arremesso de peso, um atleta gira um corpo rapidamente e depois o abandona. Se no houvesse a influncia da Terra, a trajetria do corpo aps ser abandonado pelo atleta seria: a) circular. b) parablica. c) uma curva qualquer. d) retilnea.

e) espiral.

24- A terceira Lei de Newton diz que: "A uma ao corresponde uma reao de mdulo igual ao, porm de sentido contrrio". No caso de um corpo em queda livre, dizemos que ele est sujeito apenas: a) fora de atrao da Terra. b) fora de atrao da Terra e fora de reao, de modo que a resultante fornece acelerao g. c) fora de atrao da Terra, porque desprezvel a fora de reao. d) fora de reao proveniente da ao da fora da Terra. e) foras de ao e reao, que, agindo sobre o corpo, se anulam.

25- (UFMG) Todas as alternativas contm um par de foras ao e reao, exceto: a) A fora com que a Terra atrai um tijolo e a fora com que o tijolo atrai a Terra. b) A fora com que uma pessoa, andando, empurra o cho para trs e a fora com que o cho empurra a pessoa para a frente. c) A fora com que um avio empurra o ar para trs e a fora com que o ar empurra o avio para a frente. d) A fora com que um cavalo puxa uma carroa e a fora com que a carroa puxa o cavalo.

e) O peso de um corpo colocado sobre uma mesa horizontal e a fora normal da mesa sobre ele.

26- (U.Uberaba-MG) Coloca-se um carto sobre um copo e uma moeda sobre o carto. Puxando-se bruscamente o carto a moeda cai no copo. O fato descrito ilustra: a) inrcia. b) acelerao. c) atrito. d) ao e reao. e) n.r.a.

27- (Unisinos-RS) Desde outubro do ano passado, obrigatrio o uso do cinto de segurana no Rio Grande do Sul. Numa freada brusca, a tendncia do corpo do motorista ou dos passageiros permanecer em movimento por: a) ressonncia. b) inrcia. c) ao e reao. d) atrito. e) gravitao.

28- (Unisinos-RS) Aps saltar de um avio, e j com o pra-quedas aberto, um pra-quedista desce com velocidade vertical constante. Nessa situao, o mdulo do peso do conjunto (praquedas + pra-quedista) .................... mdulo da

resistncia do ar e a acelerao resultante .................... As lacunas so corretamente preenchidas, respectivamente, por

a) igual ao; nula. b) igual ao; est orientada para baixo. c) maior que o; est orientada para baixo. d) maior que o; nula. e) menor que o; est orientada para cima.

29- (ITA-SP) De acordo com as leis da mecnica newtoniana, se um corpo de massa constante:

a) tem velocidade escalar constante, nula a resultante das foras que nele atuam b) descreve uma trajetria retilnea com velocidade escalar constante, no h foras atuando nele. c) descreve um movimento com velocidade vetorial constante, nula a resultante das foras nele aplicadas. d) possui velocidade vetorial constante, no h foras aplicadas no corpo. e) est em movimento retilneo e uniforme, porque existem foras nele aplicadas.

30- (PUC-SP) Tm-se as seguintes proposies:

I - Se nenhuma fora externa atuar sobre um ponto material, certamente ele estar em equilbrio esttico ou dinmico. II - S possvel um ponto material estar em equilbrio se estiver em repouso. III - Inrcia a propriedade da matria de resistir variao de seu estado de repouso ou de movimento. a) Somente a proposio I correta. b) Somente a proposio II correta. c) Somente a proposio III correta. d) As proposes I e II so corretas. e) As proposes I e IlI so corretas.

Vous aimerez peut-être aussi