Vous êtes sur la page 1sur 5

ETAPA 2:

PASSO 1: 2. Fazer um levantamento sobre a histria do surgimento das tcnicas de integrao trabalhadas nesta etapa e elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informaes encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Essa pesquisa ser imprescindvel para a compreenso e realizao dos prximos passos. Regra de Partes: Cada regra de diferenciao tem uma regra correspondente de integrao. Por exemplo, a Regra da Substituio para integrao corresponde Regra da Cadeia para diferenciao. A regra que corresponde Regra do Produto para diferenciao chamada de integrao por partes. A Regra do Produto estabelece que se f e g so funes diferenciveis, ento

Podemos rearranjar essa equao como:

A frmula [ 1], chamada frmula de integrao por partes, mais facilmente lembrada com a seguinte notao: seja u = f (x) e v = g (x). Ento as diferenciais sodu = f (x) dx e dv = g(x), e assim, pela Regra da Substituio, a frmula da integrao por partes torna-se.

Exemplo 1: Calcule Soluo: Nenhum mtodo de integrao desenvolvido at agora nos permite calcular uma integral indefinida desta forma. Portanto, tentaremos escrev-la em termos de uma integral indefinida mais fcil de ser calculada. Vamos usar a frmula de integrao por partes [ 2] fazendo de modo que:

Portanto:

O sucesso do mtodo de integrao por partes depende da escolha apropriada de ue dv. Por exemplo, se tivssemos escolhido no exemplo anterior, ento:

Logo, [ 2 ] teria resultado em:

Como a integral indefinida no lado direito desta equao no facilmente calculada (ela de fato mais complicada que a integral original), a escolha de u e de dv feita no nos ajudou a calcular a integral indefinida dada.

Em geral, podemos usar as seguintes diretrizes 7 Diretrizes para a escolha de u e dv: Escolha u e dv, tais que 1. du mais simples que u; 2. dv mais fcil de integrar

Regra de Substituio: A substituio consiste simplesmente em aplicar uma mudana de variveis, onde uma funo qualquer contnua no domnio de integrao. Esta tcnica, que fruto da regra da cadeia para derivadas, muito til quando a funo a ser integrada pode ser representada como um produto de funes, onde uma derivada da outra (podendo diferir de uma constante). importante sermos capazes de encontrar antiderivadas. Mas nossas frmulas anti diferenciao no mostram como calcular integrais do tipo 2.(2x+4) d [1] Uma maneira de calcularmos esta integral expandir a expresso (2x + 4) 5 e, em seguida, integrar o integrando resultante termo a termo. Alternativamente, vejamos se possvel simplificar a integral fazendo uma mudana de variveis: Com diferencial: u = 2x + 4 du = 2 dx
5

Se substituirmos estas expresses na Equao [ 1 ], obtemos:

Assim resolvendo esta integral teremos:

Portanto, usando este resultado e substituindo u por u = 2x + 4, obtemos:

Podemos verificar que o resultado que acabamos de obter est correto calculando:

e observando que este resultado precisamente o integrando de [ 1 ]. Regra da Substituio [ 2 ] Se u = g(x) for uma funo diferencivel cuja imagem um intervalo I e f for contnua em I, ento

Observe que a Regra da Substituio para a integrao foi provada usando-se a Regra da Cadeia para diferenciao. Note tambm que se u = g(x), ento du = g (x) dx, portanto, uma forma de lembrar a Regra da Substituio imaginar dx e du em [ 2] como diferenciais. Assim, a Regra da Substituio estabelece que: permitido operar com dx e du aps os sinais de integrais como se fossem diferenciais.

PASSO 2 (Equipe): Considerar as seguintes igualdades:

Podemos afirmar que: (a) (I) falsa e (II) verdadeira (b) (I) verdadeira e (II) falsa (c) (I) e (II) so verdadeiras

(d) (I) e (II) so falsas

A alternativa correta correspondente ao passo 2 a (b). PASSO 3 (EQUIPE) Marcar a resposta correta do desafio proposto no passo 2, justificando, por meio dos clculos realizados, os valores lgicos atribudos. Para o desafio: Associar o nmero 5, se a resposta correta for a alternativa (b).

Vous aimerez peut-être aussi