Vous êtes sur la page 1sur 14

O DILOGO DO OLHO SOBRE A AURA

Edvaldo Siqueira ALBUQUERQUE1

RESUMO: As reflexes filosficas e estticas lanadas por Walter Benjamin foram seminais para a interpretao do papel da comunicao e das artes no sculo XX. O carter prognstico de suas idias permitiu fazer uma prospeco futura do ambiente tecnolgico que viria a surgir nos tempos de economia de mercado. A partir da identificao da reprodutibilidade, enxergou novos horizontes para as comunicaes, lanou luz sobre a recepo democrtica da atividade artstica, cuja realizao deve ser dada para o consumo das massas. O que proponho uma discusso sobre a atualidade do conceito de aura benjaminiano, em articulao com o pensamento de filsofos contemporneos, como W.J. Mitchell.

Palavras-chave: Audiovisual; Mdia; Tecnologia.

Cada dia fica mais irresistvel a necessidade de possuir o objeto de to perto quanto possvel, na imagem, ou melhor, na sua reproduo. E cada dia fica mais ntida a diferena entre a reproduo, como ela nos oferecida pelos jornais ilustrados e pelas atualidades cinematogrficas, e a imagem. Nesta, a unicidade e a durabilidade se associam to intimamente como, na reproduo, a transitoriedade e a reprodutibilidade. Retirar o objeto do seu invlucro, destruir sua aura, a caracterstica de uma forma de percepo cuja capacidade de captar o semelhanteno mundo to aguda que, graas reproduo, ela consegue capt-lo at o fenmeno nico(BENJAMIN, 1994, p. 101)

Mestrando em Comunicao - Universidade Federal do Cear (CE) valdosiqueira@gmail.com

Desde o incio, o conceito de aura de Walter Benjamin tem movido a observao de tericos da arte. Segundo a estudiosa do autor Jeanne-Marie Gagnebin, em seu dirio de trabalho, anotado no vero de 1937, o poeta Bertold Brecht relata a surpresa que tomara suas primeiras impresses a respeito do ensaio do amigo Benjamin sobre Baudelaire. Particularmente tocado com a atualidade do texto materialista que ousara prospectar o futuro da arte, conforme relata Gagnebin, Brecht teria afirmado: Benjamin est aqui. Escreve um ensaio sobre Baudelaire. H coisas boas, ele mostra como a representao de que a poca por vir no possui mais histria (...) Ele parte de algo que chama de aura, e que tem a ver com os sonhos (os sonhos acordados). Ele diz: quando sentirmos um olhar dirigido a ns, mesmo que pelas costas, ns o retribumos. (GAGNEBIN, pg. 34, 1982 ). Aqui partimos de um ponto que no tomamos ao acaso, pois nele onde queremos chegar, o conceito de aura. Uma histrica inconcluso, o inacabamento notvel da obra, prpria da experincia reflexiva do autor, no nos permite auscultar o sopro vital que dera s artes do sculo passado, para alm da especulao ou da necessidade de atualizar seus conceitos e aplic-los aos novos tempos. Alis, a incompletude um esprito essencial na histria de Benjamin, algo que no se acaba, que prprio da dialtica sempre disposta a rever conceitos e reformul-los. Tanto melhor, algo como onde h vida, h tambm inacabamento, como dizia Paulo Freire. Muitos so os autores que esto abertos ao questionamento sobre o estado latente de movimento que se encontram as tecnologias ligadas s artes, como tambm s comunicaes de hoje, maneira benjaminiana, tentam tatear a memria que intriga o homem, buscando compreender seus mecanismos e segredos, saberes e evolues, individualmente e em sociedade, para, enfim, estabelecer um dilogo possvel entre o ver e o ser visto e poder pensar como seremos adiante. Diante dessa perspectiva e pensando anotar as metodologias e processos que sentem a brisa fria do pensamento de Benjamin ainda por perto, ofereo investigao algumas breves reflexes que encarnem em suas interrogaes a proposta de acesso do filsofo judeu a um mundo imaginado baseado no que nos dado ver em seu hoje presente. Assim hoje, Edgar Morin, Gianni Vattimo, Jacques Derrida, William J. Mitchell, Pierre Levy, entre outros traam dilogos do olho com as propostas de Benjamin, com mais de setenta anos de distncia. H, tambm por isso, uma tentativa de explicitar as dificuldades

e as oportunidades apresentadas ao mundo de hoje, tomado pela revoluo tecnolgica digital, na perspectiva de analisar a aplicabilidade terica destes conceitos suscitados por Benjamin num universo inteiramente transformado pelas constantes inovaes na produo artstica do capital, o que, de alguma maneira encontra-se escondido e preconizado nas entrelinhas em textos de Marx, lidos por Benjamin. Tal como ele, esse texto privilegia a liberdade e a tolerncia de dilogo com muitos outros referenciais autorais, interdisciplinar, recorrendo tanto potica e retrica, como de outros saberes, sendo eles ou no relacionados comunicao. Particularmente, meu empenho de estabelecer uma interface entre o autor e as idias do pensador William J. Mitchell. No me resta dvida que a sociedade movida pela gigantesca mquina do capital j no a mesma dos tempos em que Walter Benjamin escreveu seus ensaios provocativos, nem mesma a arte lato sensu, sequer o cinema, elemento artstico primordial tomado pelo autor como detentor da primazia da tcnica de reprodutibilidade tcnica. Certamente, em tom mais genrico, ser mais propcio discutir-se a imagem em sua forma mais ampla, relacionando-a com o conceito de aura de Benjamin, incluindo-os nas idias dos autores citados anteriormente. interessante perceber como alguns sutis conceitos da investigao de Benjamin se deslocaram, o que confirma a inteno do autor em se ater a fragmentos de tempos e espaos. Como o caso da aura da obra, antes perdida ao descer do altar do sagrado, da mtica da obra autntica. O arquiteto de formao William J. Mitchell atua na Massachusets Institute of Technology (MIT), considerada como uma das instituies de ensino e pesquisa dos Estados Unidos de mais prestgio nos estudos relacionados s interfaces entre diferentes linguagens da comunicao. O professor Mitchell nos instiga a pensar se as imagens no so hoje valiosas demais para descerem dos seus pedestais, apontando certamente para um dilogo com a tradio benjaminiana. Decerto, ele no se refere mais s imagens sacras, quelas que quase no se comunicavam com uma recepo, to reclusas que eram submetidas as suas aparies. No so as imagens que o indivduo v a partir do solo no teto das catedrais, mas sim imagens que simbolicamente se colocam em altos pedestais, outros imaginrios que no esto dados aos olhos, muitas vezes inalcanveis ao tato. Longe de responder a estas questes, ele as

amplia em reticncias de um tempo veloz que se cumpre a um fim, de antemo, reconhecer certa transitoriedade dos dados de realidade recolhidos, pois que o esforo de atualizar as informaes advindas do avano tecnolgico nas comunicaes exige dat-las em seu aquiagora, seu estado do hoje. Porque, penso, na sociedade digital contempornea, um ms suficiente para permitir distores. Alguns autores apontam a necessidade de revisarmos a produo constante de novas realidades a partir de imagens. o caso do brasileiro Marcelo Dantas em Ecos do Cinema de Lumire ao digital, organizado por Ivana Bentes.

Eu sou a favor de uma moratria das imagens, Devamos parar de produzir imagens e consumir aquelas que j foram feitas. A imagem, que era muito precisa e valorizada, passou a ser vulgarizada e perdeu todo o seu impacto. A imagem, que valia mil palavras, vale hoje uma duas ou trs (pg. 155), conforme cita Marcelo Dantas.

Entendi que Dantas chamava para a revalorizao da imagem, investindo numa reeducao radical. Isso dado, seria possvel pensar na ausncia da aura nesse nosso tempo e que as imagens acumulam valor a ponto de tornarem-se estatuto de verdade? Quem haver de discutir sobre a veracidade das imagens em tempo real exibidas em uma emissora de largo alcance de transmisso? Longe de ser resoluto, Mitchell argi, provoca mais questionamentos, amparado em situaes vivas do nosso tempo, sendo portanto improvvel que no possamos viv-las. Vida palavra-chave nesse processo, as imagens estariam vivas? O ao vivo, alis, estmulo provocao, posto que, apesar de haver grande disponibilidade de tecnologias de manipulao imagtica, praticamente no se pensa estar acionado qualquer dispositivo que confira maior vivacidade s imagens ao vivo que a prpria expresso guardada na lateral superior do quadro ou da tela eletrnica. Mitchell acumula contradies nas discusses, como se puxasse um novelo em que as linhas estivessem em completa desordem. Poderia a imagem substituir a palavra? Ele dispara muitas consideraes, luz do que Benjamin considerou o alfabeto do

futuro, a fotografia, quando assinalou no ensaio Pequena histria da fotografia o seguinte trecho:
O analfabeto do futuro no ser quem no sabe escrever, e sim quem no sabe fotografar. Mas um fotgrafo que no sabe ler as prprias imagens no pior que um analfabeto? No se tornar a legenda a parte mais essencial da fotografia? (BENJAMIN, pg. 107, 1998)

Somos responsveis pela supervalorizao das imagens ou elas que vivenciam o crescente valor, independente de ns? O valor est na imagem em si ou no que ela representa? Estaramos diante de um retorno da aura? Levanta questes que resvalam na necessidade quase inconsciente que temos de fazer uma leitura visual das coisas, passar os olhos sobre elas.

Como o olho apreende mais depressa do que a mo desenha, o processo de reproduo das imagens experimentou tal acelerao que comeou a situarse no mesmo nvel que a palavra oral. (pg. 167)

difcil pensar sobre estes meandros insondveis, invisveis, que no se d luz, uma certa inconscincia. Contudo, sabemos que se existe um mtodo para sondar o inconsciente, este no pode ser outro se no a psicanlise. Nela, a escuta do que no est em conformidade com o discurso ou o ato produzido pelo ser humano comum desperta a investigao do terapeuta sobre os motivos da desarmonia no que toca aos desejos, impulsos, fantasias, que determinam o instante dspare do emissor. Essa anlise sempre relativa ao indivduo, ele mesmo indivisvel, portanto, nico. Benjamin colocou o inconsciente em um patamar coletivo, portanto, validou a seu modo um mtodo ( longe de ter a primazia deste ) que determinaria uma vontade ou desejo grupal como proeminente para com as condies ideais de satisfao das massas com as artes e suas relaes naquele perodo, quando o Reich idealizava a perfeita utilizao da imagem em favor do regime, e estetizava a poltica e o prprio ideal de superioridade ariana sobre as outras raas, quando submetia os judeus a um dos mais injustos sacrifcios da histria humana. A apropriao da tecnologia por indivduos inescrupulosos que, tocados por ideais de guerra, utilizaram a ento nova esttica

cinematogrfica para manipularem as massas, sobretudo amparando-se na propaganda, o resultado desse perodo. Utilizando-se inclusive da atualidade da discusso, nas entrelinhas, deixa ver que se reporta propaganda nazista, que teve como seu expoente maior a cineasta Leni Reinfestahl, alm do arquiteto Albert Speer ( um dos chefes da indstria de guerra alem ), dileto contribuinte da faceta esttica desenvolvida nos anos do Terceiro Reich, justamente na poca em que se implantava, quando Benjamin passa a ser perseguido, escrevendo as reflexes contidas em seus ensaios sobre arte. De todo, entretanto, no era a propaganda cinematogrfica uma experincia nova. Um dos precursores do filme, o francs Georges Mlis tivera a feliz idia, pelos idos de 1900, de colocar imagens de produtos no meio dos filmetes que produzira. O filme publicitrio acabara de nascer: mostarda, cerveja, chapu, chocolate. Tudo podia aparecer em um filme de Mlis, mas ao espectador lhe sobrava o direito escolha. A esta nova atitude do cineasta foi admitida como reconhecimento aos que investiram no desenvolvimento de seus filmes, isso rapidamente difundido para outras reas da arte. Grupos financeiros comeam a perceber a importncia econmica e cultural do cinema, depois estendida a governos. Logo, o dinheiro passa a ser o rbitro que julga o que que deve ir para a tela: a partir de ento, o que ocupa aquele espao tem que agradar a financiadores e ao pblico. Alguns cineastas, como o caso de Erich Von Stroheim, seriam alijados da direo e pagavam caro por tal atitude, por se recusarem a negociar com os financiadores. O mesmo se deu tambm com o genial Buster Keaton, que ao preservar sua independncia criadora, no sobreviveu por muito tempo, acabando mngua. Quem, ao contrrio decidisse trabalhar em associao com os grandes estdios financiadores certamente iria garantindo mais longevidade. Nos parece que pouco mudou nesse transe humano desde a Antiguidade Clssica at hoje no que toca ao inconsciente das massas quanto ao desejo de ver o espetacular. Mitchell est atento a isso, pe em xeque a partir do progresso tecnolgico e desigualdades sociais o regime que garante este estado de coisas, chama a ateno para que se busque elaborar uma sada para esse impasse, logicamente que baseado na tica. Na psicanlise, o imperativo para o espetculo mesmo a visibilidade, e em anlise rasteira da pulso de emoes e do significado consciente e inconsciente que as massas

atribuem s suas vidas na sociedade escpica em que vivemos. a velha necessidade unilateral de ser visto e ouvido pelo outro, sem intimidades e segredos, num dilogo distante, o que apenas um fala e se mostra, apenas um ouve e v o outro. Advm dessa desidualismo, a idia de Andy Warhol de minutos de fama. Mais frente, em nossos tempos surge a onipresente prescrio: Sorria, voc est sendo filmado! As variantes de audincia imprescindem o olho. Diferente do perodo do Reich, segundo o psicanalista Antnio Quinet:

A transparncia o grande inimigo da poltica.(...) Vida se transforma numa novela. Filme ou novela l esto o olhar da Cmera e do espectador fixado na tela, telinha ou telo. (QUINET, pg. 72, 2002).

Referindo-me utilizao das tecnologias de comunicao, sobretudo quelas que em rede, percebo que todo o propsito de Mitchell o de sacudir a nossa imaginao, dar uma dinmica nova para que saltemos do estado de meros receptores para produtores de novos questionamentos. Dispara dispositivos imaginativos que cercam as idias de Benjamin de dvidas, bem diversas da Ren Descartes, que pensava e existia atravs da soluo da dvida. Vdeo ergo sum, vejo, logo existo, na tica de Quinet. Hoje, em contraponto, pelo menos um certo tipo de aura parece ter voltado a existir. Resultante das lides do capital, ela est diretamente ligada ao mercado, ou seja, a obra s consegue alargar o alcance de recepo enquanto estiver em conformidade com um mercado, que lhe d uma idia de utilizvel e princpio, para, depois, descart-la. Ao pblico, quase nunca compete escolher o que quer ver na tela, seja ela qual for. A obra artstica encontra-se alienada de si mesmo e do pblico, fruto da ao maliciosa de pequenos grupos que gerem todo o sistema de comunicao globalmente, de onde brotam interesses de ordem econmica em primeiro plano, antes mesmo de qualquer julgamento do objeto artstico. O que fundamental para estes conglomerados a aura de unicidade, de uma mercadoria exclusiva que pertence a uma s entidade: o capitalista, dono de uma relquia. Justamente o inverso da exaltao esttica de Benjamin, dado que defendia para a arte um espao inteiramente

desvinculado da religio. A alternativa do autor se instaura no campo das lutas de classes, lado-a-lado com o proletariado. Reverenciar cones dado a quem gosta de freqentar igreja, no galerias. O mundo da publicidade, detalhado criticamente por Benjamin, com seus interesses de estetizar a poltica, criou enormes tentculos sobre a sociedade contempornea e hoje se efetivou de forma concreta a determinar o que melhor para o mercado, ou qual aura a da vez. A anttese constituda talvez prove o quanto a teoria inacabada de Benjamin ainda estivesse longe de poder prever tamanhas transformaes e retrocessos. Questes que demandam urgncia em serem resolvidas so palavras de ordem na tica da reviso suscitada por Mitchell. como se o mercado, alm de ter resgatado a aura, ainda pudesse control-la. A publicidade sabe utilizar-se muito bem dos conceitos da reprodutibilidade, por isso, torna-se importante agente de divulgao dos interesses dos grupos econmicos proeminentes. Essa uma discusso que no tem sido passada a limpo como merecia. Ela por demais universal para que fique restrita a alguns poucos, elite. Justamente por no haver mecanismos eficazes de contraponto a esta ordem econmica vigente que surgem estas disparidades de conscincia, uns que sabem muito e muitos que nada sabem. Estranhamente, acrescento, o conceito benjaminiano de aura foi trado pelo inconsciente das massas, vocacionado para a mitificao. O que fetichizado na arte dos tempos de mercado o valor equivalente em dinheiro ou bens materiais que representa e proporciona. Se falarmos das grandes colees particulares confiadas nesses conjuntos econmicos que surgiro mais exemplos de aplicabilidade do conceito de aura. Na Europa, em dados recentes, o marketing das galerias de arte movimenta prximo de vinte bilhes de dlares anualmente. A cada ano mais especuladores do capital adquirem obras a preos astronmicos. A ns, parece justo que o artista viva de suas obras, da comercializao delas, mas o que se mostra na atualidade que o valor de cada obra ditado por especialistas do mercado, por gente que no pinta, nem desenha, nem filma, basta entender de marketing. As grandes galerias viraram templos de venda, verdadeiros shoppings centers, onde a arte tratada como commodities, o que assegura o retorno do valor de culto. Alm disso, percebe-se que o valor esttico perdeu um tanto de

sua fora para o valor da transao financeira e o artista no deve dispensar os servios de um agente ou promoter que garanta seus trabalhos entre os eleitos pela indstria de mercadorias. Se concordarmos que em grande medida as transformaes proferidas nesse perodo tm o tom altivo do desgnio do capital, comearemos a compreender que havia uma percepo de alerta nas predies e anlises de Walter Benjamin, consensualmente aludidas pela maioria dos pensadores da arte de hoje, pelo menos os citados anteriormente. Vrias outras formas de conhecimentos oriundos do desenvolvimento tecnolgico incorporaram ao percurso etrio da Stima Arte, capazes de dimensionar o alcance dos prognsticos benjaminianos, e nos entregar uma radiologia do nosso tempo, era das imagens. No espao do plano do filme h algo conservado, certo, mas transformado e por assim dizer secularizado. Historicamente, contudo, no h como negar que significa a primeira tentativa desde que surgiram as artes individualistas de produzir arte com a finalidade de chegar s grandes massas. A arte de hoje, como a do tempo de Benjamin, continua a nos dar lies de vida. O que a arte cria hoje pode amanh se voltar contra ela ou talvez contra a humanidade. Nesse tocante, penso qu a arte contempornea tem sido propositiva, na medida em que deixa de valorizar conceitos antigos da traio e passa a custear uma idia que dista do material em si, a obra, elevando-se ao conceito do que ela representa. Alguns autores concorrem com essa forma de expresso acusando-a de desidealizar a arte, de modo inverso ao modelo adotado, por exemplo, pels soviticos no incio do sculo XX. Naturalmente, a arte a que refiro parte do reflexo do capitalismo tardio, da sociedade do consumo e da mdia. As obras tm ficado cada vez mais parecidas umas s outras, devido banalizao dos ideais de mercado que leva gerao de elementos aurais. Karl Marx procurou formular atravs da relao entre produto e o seu valor, aplicando mecanismo de clculo simples que implicava no nmero de horas trabalhadas mais o valor justo para seu lucro. O que estivesse acima desses parmetros era considerado abusivo, a mais valia. Com as leis aurais que norteiam esse mercado formam um inconsciente em que o consumo a pedra de toque, os indivduos so levados a fazer as coisas estarem prximas dele, como se existisse uma vontade irresistvel de possuir os objetos ou suas imagens.

Quanto mais raro for esse objeto cultuado, mais ele vale, o que contraria a teoria da reprodutibilidade tcnica. A contemporaneidade criou fetiches, objetos de venerao, e necessidades alienantes, que acabam por contribuir para a apario do imaginrio coletivo preconizado, srio obstculo para a emancipao artstica desejada por Benjamin. Especificamente o cinema de Hollywood que detm a primazia das grandes produes, de oramento elevado, mantm uma padronizao esttica e privilegiam o gosto fcil, sem roteiros complexos, e ainda lanam estrelas fama, tudo isso como meio, para, no final do processo, atravs de campanha publicitria, vender mercadorias relativas s produes, o que normalmente rende o mesmo custo do filme. O pblico se v atrado pelos fetiches criados no seio do capital e se permite aderir aos desejos das elites. Isso acontece freqentemente por interveno de processos onde as imagens esto envolvidas, como acontece com o cinema e a televiso. Esse apenas um exemplo, entretanto. Mas, como essa arte tem menos compromisso consigo mesma, no estranha que se exclua do compromisso com a sociedade. Uma politizao esttica s avessas, que subjuga o pblico massivo a mero receptor e transforma a recepo ttil em consumo imediato. Pode, por isso, ser considerada atica e at mesmo inumana, visto que concentra a riqueza e globaliza a pobreza. De certo modo pode-se afirmar que houve apropriao do capital por todos os meios de reprodutibilidade tcnica, que causa opresso e destruio. Nos passa frente da vista um valor pessimista do papel do progresso cientfico-tcnico na esfera da arte, muito por conta da instalao e da divulgao dessa esttica do lucro na atualidade. Parte dos tericos burgueses a idia de que a crise artstica no mundo contemporneo se explica como resultado de um boom da tcnica, sem referncias natureza social da sociedade em que esta tcnica se realiza. A viso do cinema de sua teoria sobre a reprodutibilidade de uma arte que penetra as vsceras da realidade, abrindo o caminho para o inconsciente tico, talvez pensando que os filmes pudessem ser uma espcie de sonho coletivo. So, de fato, conceitos de uma singular beleza. O que ele preconiza a existncia de um espao de democratizao esttica, atravs de suas reflexes acerca da recepo e dos modos de fruio nessa era da arte do movimento. Estenderia sua compreenso para alastrar ainda mais esse conceito, visto que permanece em constante estado de expectativa, empurrado pelos ventos transformadores da tecnologia, a ponto de esperar dele verdadeiras exploses de carter sensvel. Um dos maiores exemplos sobre essa questo

a aquisio do som na pelcula em 1929. Esse item evoluiu tanto no interior da produo que pode-se notar uma acuidade na recepo que s pode ser comparada experincia real. Contudo, deparamo-nos nos ltimos trinta anos com a crena de alguns estetas ocidentais que abrem caminho para uma idia que a esttica deve andar de mos dadas com o cientificismo, que os conhecimentos artsticos devem inevitavelmente se encontrar com a matemtica, a ciberntica, a semitica, entre outros saberes exatos. Na esttica marxista no negada a participao de outros saberes e mtodos cientficos. verdade, no entanto, que o artista necessita permanecer crtico, a fim de que possa contribuir para a eliminao de deficincias e contradies do tecido social. Naturalmente, o criticismo do artista na sociedade de classes antagnicas no deve ser igual o da sociedade socialista. H outras referncias na esttica burguesa que concentram suas reflexes no interesse pelas conseqncias do progresso tecnolgico-cientfico atual no que se refere arte. H quem veja, como o terico canadense Macluhan, na nova tcnica para as comunicaes (a rede mundial de computadores, por exemplo ) uma verdadeira fonte de reflorescimento da arte, de mudana e desenvolvimento da cultura uma viso burguesa fascinada e otimista, visto que despreza tanto a situao social onde funcionam os novos meios de difuso, como o contedo da informao que circula entre eles, ou seja, ignora os maiores problemas. Entende-se desse tipo de posicionamento que no a cultura que deve embasar as novas formas de comunicao, mas sim seu inverso. Reconheamos, entretanto, que o debate sobre este tema pode ser frutfero, medida que o advento da internet e os recursos da micro-informtica se tornam desde alguns anos, meios que potencialmente nasceram com disposio a revolucionarem os sentidos da comunicao e das artes. Isso dado, recuperando os ideais de Benjamin, poderia-se pensar que numa participao renovadora por parte das massas, o que, certamente, deveria levar condies para um maior anlise crtica da realidade. O que ocorre, entretanto, que a tcnica que oriunda do processo de avano tecnolgico material, e mquina, mercadoria, portanto. , portanto, otimista a posio de Macluhan, medida que ignora os equvocos esses recursos, cada vez mais concentrados ns classes burguesas. Se o grande pblico vive merc do mercado, como que trava o choque preconizado por Benjamin? Entretanto, o que se v, historicamente, que o compromisso de incluso no nasce na elaborao tecnolgica dessa arte industrial que se produz hoje, infelizmente, o que estabelece a privao das massas s

novas tcnicas. Se, como na tica benjaminiana, a arte desses tempos onde o progresso tecnolgico deveria ter funo emancipatria, fosse democraticamente acessvel, bem como os novos meios de comunicao, certamente o pblico deveria estar mais consciente de sua participao nela. Relegado dessa discusso, o pblico se v mais distante do protagonismo artstico, porquanto se percebe abolido solenemente da aproximao entre humano e mquina. Embora hajam processos isolados de incluso advindos do chamado Terceiro Setor ( organizaes no governamentais ), o que mais freqente hoje a estetizao do social, a despeito da politizao da arte defendida pelo entusiasta Benjamin. Esse processo oposto ao do reconhecimento emancipatrio de Benjamin gera ainda maiores equvocos, j que serve para reafirmar o status quo. como se houvesse uma espcie de desideologizao da esttica. Esse fenmeno, em particular, foi consumindo quase toda a realizao cinematogrfica atual, desmontando toda a idealizao benjaminiana de autonomia. A nica forma de anularmos o monoplio cultural igualando as condies econmicas e sociais. Mas, ainda h os apressados que se opem, todavia, quela esttica defendida por ele, visto que no reflete mais a realidade, esquecendo-se de historiciz-la. Mal entendido parte, intercedo, no podemos ler o ensaio benjaminiano com os olhos da realidade atual: no d para avaliar, era outro o contexto. E seu texto permanece atual, sim, porque idealiza situaes que se implementadas teriam carter transformador, por isso, talvez, seja chamado de visionrio. Freqentemente vemos tambm exasperados da incompreenso comentarem criticamente o empreendimento do autor, reclamando exemplificaes de sua poca, filmes que fossem referncia para suas proposies, bases reais e concretas. Ora, como dissemos, no havia mais do que vinte anos da criao do cinematgrafo e os filmes eram em reduzida quantidade ainda. No havia muitas obras primas, decerto que j brotavam as primeiras grandes experincias de linguagem com diretores seminais para o cinema, como o caso das imagens inesquecveis que no saem de nossa mente, de Georges Mlis, Vertov, Eisenstein, Chaplin, David W. Griffith, Ren Clair, entre outros tantos. Consciente da importncia de tais obras, Walter Benjamin era um amante da Stima Arte e foi um dos primeiros filsofos a se dedicarem ao estudo daquela arte considerada como arte de parque de diverses, como citado nas palavras de Jean-Paul Sartre na introduo do presente trabalho. A preocupao dele era com as transformaes freqentes que poderiam ser dadas pela reprodutibilidade

proporcionada pelos meios tecnolgicos surgidos a partir do advento da fotografia. O que importa ver como feito este cinema de ento e como pode ser produtivo conhec-lo enquanto realidade sensvel e mutvel, quando comea de fato a se dar conta de seus verdadeiros meios. O cinema de hoje revoluciona muito mais com a chegada das tcnicas digitais em todas as suas fases de realizao, desde as filmagens at a cpia final. Algo que no seria possvel prever poca, sua relao com o mundo digital numrico e binrio (conjugao de nmeros zero e um), maneira pitagrica, representasse um retorno s relaes do mundo material com a expresso numrica, quando o espao da tela pudesse ser projetado sem a presena material do objeto filme, por exemplo, que torna-se uma realidade hoje, jamais poderiam estar presentes na imaginao de qualquer cientista, que dir um pensador das artes. Hoje, o mundo digital, capaz de ser acessado por um download permite baixar o maior nmero de informaes no menor espao de tempo, est restrito ainda a poucos, e sofre efeitos colaterais, como os que nos cloca em xeque o professor Mitchell. o caminho da virtualidade que se autonomiza da matria fsica, algo impensvel antes. Carregar-se no bolso um pen drive com toda a biblioteca particular de um autor, tanto mais improvvel ser pensado poca. Ou seja, havemos de compreender o determinismo histrico a que se reportara Benjamin e compreend-lo luz de suas aplicaes possveis. O otimismo desse autor talvez visse na verificao desse mundo virtual, que nasce sem aura, uma possibilidade para resolver problemas espaciais, encurtados em tempo real por solues prximas que no fossem materiais, porquanto independentes e autnomas em si, provocadas pelo inconsciente humano, como numa virtualidade moral, encontrada dentro dele mesmo. Para terminar, permitamo-nos decidir que s nos resta esperar o gnio que, em posse desse enorme acmulo de informaes relativas esttica contempornea, realize uma sntese possvel de revisar o que j estava prefigurado nos fragmentos de Benjamin: a imagem do mundo que estamos produzindo. O certo que muito haveria de se construir sobre as runas de nosso tempo e, a rigor, o cinema ainda est nascendo posto que faz pouco tempo que adquiriu sua autonomia das outras artes, elevando-se pelas suas potencialidades e meios, afirmando-se na renovao constante. S no podemos ver um mundo privado dentro da tela, posto que seu progresso previsvel de liberdade conceptiva no que toca autonomia e

independncia imanentes, algo que nos parece primordial na arte: a abertura. A tela como uma janela para as massas.

BIBLIOGRAFIA

BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. Trad.: Srgio Paulo Rouanet. So Paulo, SP: Brasiliense, 1994. BURCH, Noel. Prxis do cinema, Coleo Debates, Ed. Perspectiva. FISCHER, Ernst. A necessidade da arte, Rio de Janeiro, Trad.: Leandro Konder, Zahar Editores, 1981. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin, Coleo Encontros Radicais, So Paulo, Ed. Brasiliense. HAUSER, Arnold. Histria social da arte e da literatura; Trad.: lvaro Cabral. So Paulo. Martins Fontes, 1998. HAUSER, Arnold. Teorias da arte; Trad.: F. E. G. Quintanilha. Portugal, Ed. Presena. MITCHELL, W. J. Thomas. What do pictures want?:the lives and loves of images. The University of Chicago, 2005. TOULET, Emmanuelle. O cinema, inveno do sculo. Coleo Descobertas, So Paulo: Ed. Objetiva VZQUEZ, Adolfo Snchez. As idias estticas de Marx. Ed. Paz e Terra, 1968. COHEN, Peter , Arquitetura da Destruio. Filmes da Mostra SP, 1989. 1 filme (119 min.), col. e P&B. 35mm. Ttulo original: Architektur des Untergangs. Leg. portugus. RIEFENSTAHL, Leni Riefenstahl (dir.). O triunfo da vontade. Alemanha: NSDAP, [s/distr.], 1935-36. 1 filme (120 min.), son. P&B. 35mm. Ttulo original: Der Triumph des Willens. Leg. portugus. SCORSESE, Martin (dir). Cem anos de cinema. EUA, 1994.

Vous aimerez peut-être aussi