Vous êtes sur la page 1sur 5

Motivo da escolha Preliminar da Linguagem de Programao Java a base de praticamente todos os tipos de aplicativos em rede, e o padro global para

ra desenvolvimento e fornecimento de aplicativos para celular, jogos, contedo on-line e software corporativo. Com mais de 9 milhes de desenvolvedores em todo o mundo, o Java permite desenvolver e implantar aplicativos e servios incrveis de maneira eficiente. Com ferramentas abrangentes, um ecossistema slido e um desempenho eficiente, o Java oferece a portabilidade de aplicativos mesmo entre os ambientes computacionais mais diferentes. O Java, hoje, possui grandes IDEs (Integrated Development Environment), ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, que fornecem um ambiente para desenvolvimento de sistemas auxiliando na montagem dos projetos e fornecendo para o programador o auxilio de diversos frameworks, assim como ferramentas para gerar a documentao. E executado na maioria dos hardware e plataformas de sistema operacional principais com software JVM diretamente da Oracle, por meio de um dos muitos parceiros no ecossistema Java ou como parte da comunidade OpenJDK.

Licenciamento A Sun disponibiliza a maioria das distribuies Java gratuitamente e obtm receita com programas mais especializados como o Java Enterprise System. Em 13 de novembro de 2006, a Sun liberou partes do Java como software livre, sob a licena GNU General Public License.8 A liberao completa do cdigo fonte sob a GPL ocorreu em maio de 2007.

Verses do Java Java Development Kit (JDK ou Java 1.0) ano 1996 - a 1 verso sendo hoje usada para compatibilidade de browsers mais antigos; Java Development Kit (JDK ou Java 1.1) ano 1997 - Obteve muitas bibliotecas adicionadas das quais se destacaram o Java RMI, JavaBeans, novo modelo de eventos, JDBC (driver para conexo com banco de dados). Java Stadard Edition (J2SE 1.2 ou Java2) ano 1998 - Com o tempo surgiu a verso do Java 1.2, que obteve um grande aumento das classes na biblioteca Java (API), ficando considerada a verso da mudana do nome para as verses do produto (JDK) e tambm sendo optada pela diviso de 3 tipos de plataformas. O principal motivo para essa ao foi que muitos desenvolvedores e usurios estavam confundindo a linguagem Java da linguagem Javascript, que so diferentes. A partir daqui todas as verses Java foram denominadas de Java 2 Standard Edition, que passaram a ter apelidos ou codinomes, esta verso ficou conhecida como Playground da qual foi adicionado o Framework Collections entre outros.

Java Stadard Edition (J2SE 1.3) ano 2000 - Codinome Kestrel, incluso das bibliotecas JNDI, JavaSound entre outros. Java Stadard Edition (J2SE 1.4) ano 2002 - Codinome Merlin, criada a palavra reservada assert, biblioteca NIO entre outros. Java Stadard Edition (J2SE 5.0) ano 2004 - A verso mais usada, sendo conhecida como codinome Tiger. Apesar da verso ser 1.5, agora chamada apenas de 5. Adies importantes como: Enumerao, Autoboxing, Generics, for-each entre outros esto nela. Java Stadard Edition (JSE 6) ano 2006 - Codinome Mustang, teve outras alteraes que mudaram na nomenclatura (remoo do 2 - J2SE) e melhora significativa na performance e na estabilidade tendo o surgimento do JIT. Java Stadard Edition (JSE 7) ano 2011 - Possuindo alguns aperfeioamentos que so: Suporte ao uso de strings em condies do switch; Inferncia na criao de objetos com tipos genricos; Simplificao na invocao de mtodos com parmetros varargs e tipos genricos; Gerenciamento automtico de recursos, tais como conexes a bancos de dados, I/O; Possibilidade de tratar diversas excees em um mesmo catch (Multicatch) entre outros;

JVM = (Mquina Virtual Java) Apenas a virtual machine, esse download no existe, ela sempre vem acompanhada. JRE = (Java Runtime Environment) composto pela JVM e pela biblioteca de classes Java utilizadas para execuo de aplicaes java, estas bibliotecas so chamadas de APIs Java. Portanto para rodarmos uma aplicao java necessrio instalarmos uma JRE no computador onde o software foi instalado. JDK = (Java Development Kit) o conjunto de ferramentas necessrias para realizar o desenvolvimento de aplicaes java e inclui a JRE e ferramentas de programao, como: JAVAC compilador; JAR empacotador; JAVADOC ferramenta para gerao de documentao.

Java Platform So distribuies ou edies de programas e APIs Java relacionadas entre si. Estas edies tm o intuito de facilitar o download e a e instalao de ferramentas e APIs para realizar o desenvolvimento e execuo de aplicaes Java. Cada edio contm ferramentas e APIs especficas para um determinado tipo de aplicao, veja quais so as edies disponveis:

Java SE (Java Standard Edition) a base da plataforma Java e utilizada para desenvolver aplicativos desktops e servidores. Java EE (Java Enterprise Edition) Necessria para desenvolver softwares que rodam em servidores de aplicaes (geralmente aplicaes web). Java ME (Java Mobile Edition) Utilizada para desenvolver softwares para dispositivos mveis e para dispositivos com pouca capacidade de processamento, como por exemplo: telefones celulares e impressoras. Verso para desenvolvimento do projeto de gerenciamento de salo de beleza. Utilizaremos a plataforma Java SE (Standard Edition), pois essa verso utilizada para desenvolvimento de aplicativos desktops e servidores. E nosso sistema de gerenciamento de salo de beleza ser instalado em desktops, possui porte de empresas de micro e pequena empresa.

Lista das 10 Linguagens de Programao mais utilizadas: 1. C (18,18%) 2. Java (17,95%) 3. C++ (10,37%) 4. PHP (9,07%) 5. (Visual) Basic (5,65%) 6. C# (4,77%) 7. Python (4,09%) 8. Perl (3,28%) 9. Delphi (2,56%) 10. Objective-C (2,36%)

Referencias Acesso em 28/08/2013 as 12:43 verses http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/o-que-e-java/ Acesso em 28/08/2013 as 12:50 verses http://jossemar.wordpress.com/2007/10/31/diferencas-entre-jvm-jre-jdk-java-plataforme-java/ Acesso em 28/08/2013 as 13:14 Ranking das linguagens de programao http://www.blogcmmi.com.br/geral/ranking-das-linguagens-de-programacao-maisusadas-mai-10 Acesso em 16/09/2013 as 12:31 Motivo da escolha da linguagem de programao http://www.intecsolucoes.com/portal/noticias/tecnologia/79-por-que-usar-java

Vous aimerez peut-être aussi