Vous êtes sur la page 1sur 3

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona

GEOVANE MORAES ANA CRISTINA MENDONA CARTA TESTEMUNHVEL art. 639 do CPP Prazo: 48 horas (petio de interposio)

Endereamento: Ao Escrivo Chefe da Vara Criminal Art. 639. Dar-se- carta testemunhvel:

I - da deciso que denegar o recurso; II - da que, admitindo embora o recurso, obstar sua expedio e seguimento para o juzo ad quem. OBS: Existem 3 hipteses em que mesmo OBSTADO o recurso NO caber a carta testemunhvel: 1) Deciso do juiz que no recebe a Apelao cabe RESE (Art. 581, XV, CPP) 2) Deciso do juiz que no recebe os Embargos Infringentes ou de Nulidade - cabe Agravo Regimental. 3) Deciso do Juiz que no recebe o Recurso Especial ou Extraordinrio cabe Agravo, previsto na Lei 8.038/90. CUIDADO: No se aplica neste caso o prazo definido no processo civil, e sim o prazo de 05 dias da prpria lei 8.038/90, o que foi consagrado inclusive pela Smula 699 do STF. Endereamento da interposio: ILUSTRSSIMO SENHOR ESCRIVO CHEFE DA ____ VARA CRIMINAL DA COMARCA ______ Pedido: Diante do exposto, requer seja extrada carta testemunhvel e, se mantida a deciso pelo douto juzo, que seja a mesma encaminhada ao Egrgio Tribunal de Justia. Endereamento das razes: Egrgio Tribunal Colenda Cmara

www.cers.com.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona
Pedido: Diante do exposto, requer seja conhecida e provida a presente para que seja regularmente processado o recurso em sentido estrito (ou agravo de execuo) interposto. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE Conceito: Trata-se de um recurso exclusivo da defesa, somente sendo possvel sua interposio ou oposio em favor do ru. Em um primeiro momento, portanto, somente o ru seria legitimado para os embargos infringentes, embora haja posicionamento de que o Ministrio Pblico, enquanto custos legis, tambm teria legitimidade. Contudo, ainda que possvel, deve ficar claro que somente poder ser interposto em benefcio do ru. Art. 609. Os recursos, apelaes e embargos sero julgados pelos Tribunais de Justia, cmaras ou turmas criminais, de acordo com a competncia estabelecida nas leis de organizao judiciria. Pargrafo nico. Quando no for unnime a deciso de segunda instncia, desfavorvel ao ru, admitemse embargos infringentes e de nulidade, que podero ser opostos dentro de 10 (dez) dias, a contar da publicao de acrdo, na forma do art. 613. Se o desacordo for parcial, os embargos sero restritos matria objeto de divergncia. Caso Jos encontra-se preso em virtude de sentena condenatria proferida pelo juiz de 1. grau, por ter incorrido em conduta prevista no art. 213, caput, do Cdigo Penal, pelo que sustentou uma condenao a pena de 6 anos de recluso. Interposto o recurso de apelao, o Revisor e o Relator negaram provimento ao apelo da defesa, mantendo a deciso recorrida, enquanto o terceiro desembargador, vencido em parte, dava provimento parcial ao referido recurso, para anular ab initio o processo. Seu voto ancorou-se no fato de que a conduta se caracterizava como infrao de ao penal pblica condicionada representao, sendo certo que a necessria representao, condio especfica de procedibilidade, no se encontrava no autos, da mesma forma que no havia nenhum depoimento da vtima que pudesse ser considerado manifestao de vontade. Assim, ausente a condio, no poderia o ilustre membro do parquet sequer ter oferecido a denncia.

www.cers.com.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona
PEA: EMBARGOS DE NULIDADE Endereamento da petio de interposio: Excelentssimo Desembargador Relator do acrdo impugnado Endereamento das razes: Egrgio Tribunal Colenda Cmara ou Seo nclitos Desembargadores Fundamentos: Sustentar o voto vencido Pedido: Diante do exposto, pede o embargante seja dado provimento ao recurso para reformar a deciso proferida, na forma do voto do Desembargador .

www.cers.com.br

Vous aimerez peut-être aussi