Vous êtes sur la page 1sur 3

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO

1 - Candidatura Mediante Adeso da IES Programa Cincia sem Fronteiras: O estudante da Universidade Federal de Uberlndia/UFU s poder se inscrever nas Chamadas abertas para esta modalidade e desde que atenda os requisitos dessas Chamadas e que tenha a autorizao por parte da Coordenao de Curso. O candidato que ser selecionado e indicado pela UFU dever obrigatoriamente preencher os requisitos: I. Estar regularmente matriculado em curso de nvel superior, em Instituio de Ensino Superior brasileira, nas reas e temas indicados relacionados abaixo. de exclusiva responsabilidade do candidato informar no formulrio de inscrio a Instituio de Ensino Superior (IES), na qual est matriculado, sendo permitida a identificao de apenas uma nica IES; II. Ter nacionalidade brasileira; III. Ter integralizado no mnimo 20% e, no mximo, 90% do currculo previsto para seu curso, no momento do incio previsto da viagem de estudos; IV. Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no perodo de 2009 a 2013. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame, a partir de 2009, ser considerado o de maior pontuao, segundo informao prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP; V. Apresentar perfil de estudante de excelncia, baseado no bom desempenho acadmico segundo os critrios adicionais da UFU, definidos neste documento no item 3; VI. Ter se inscrito no processo seletivo interno da UFU; VII. Apresentar teste de proficincia em lngua conforme requisitos relacionados em cada chamada do programa sob nrs. 156 a 178/2013, observando as indicaes de pontuao; VIII. No ter usufrudo de bolsa de graduao sanduche no exterior, financiado no todo ou em parte, pela CAPES ou pelo CNPq.

2. DAS REAS E TEMAS So prioritrias, segundo documento bsico do Programa Cincia sem Fronteiras, as seguintes reas e temas de estudo para que os alunos realizem disciplinas e/ou estgio: Engenharias e demais reas tecnolgicas; Cincias Exatas e da Terra; Biologia, Cincias Biomdicas e da Sade; Computao e Tecnologias da Informao; Tecnologia Aeroespacial; Frmacos; Produo Agrcola Sustentvel; Petrleo, Gs e Carvo Mineral; Energias Renovveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Preveno e Mitigao de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospeco; Cincias do Mar; Indstria Criativa, voltados a projetos e processos para desenvolvimento tecnolgico e inovao; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formao de Tecnlogos, nas reas e temas listados nos itens anteriores

OBSERVAES: 1 PODER HAVER RESTRIES NAS DISCIPLINAS DO CICLO CLNICO PARA OS CANDIDATOS MATRICULADOS EM CURSOS DAS REAS DE CINCIAS BIOMDICAS E DA SADE, BEM COMO EM OUTROS CURSOS, CONFORME ESPECIFICIDADE DA CHAMADA; 2 PODER HAVER RESTRIES PARA OS CANDIDATOS MATRICULADOS EM CURSOS DAS REAS DE INDSTRIA CRIATIVA DEPENDENDO DA COMPATIBILIDADE CURRICULAR NAS INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR DO PAS DE DESTINO. 3 CABER CAPES E AO CNPq, DEFINIREM A PERTINNCIA DAS CANDIDATURAS S DIVERSAS REAS E TEMAS, CONFORME O CURSO DE ORIGEM DOS CANDIDATOS REGULADOS PELA PORTARIA INTERMINISTERIAL NR. 1, DE 9 DE JANEIRO DE 2013.

3. CRITRIOS ADICIONAIS PARA PARTICIPAO DOS ESTUDANTES DA UFU Alm das exigncias pela CAPES/CNPq para inscries nas chamadas do Programa Cincia sem Fronteiras, o estudante UFU dever atender: - Mdia Geral Acumulada (MGA) superior ou igual a 65 pontos; - Limite de duas (2) reprovaes NOS LTIMOS DOIS SEMESTRES letivos no Histrico Escolar; - CV com toda documentao comprobatria; - Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no perodo de 2009 a 2013. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame, a partir de 2009, ser considerado o de maior pontuao, segundo informao prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP; - Declarao do coordenador indicando o perodo atual do candidato, a porcentagem do curso integralizado at no momento do incio previsto da viagem de estudos e o reconhecimento dos crditos obtidos desde que haja aprovao.

Vous aimerez peut-être aussi