Vous êtes sur la page 1sur 13

Heris da F

Exemplos do passado para os crentes do presente Ao escrever a carta aos Hebreus, seu autor estava diante de um desafio: mostrar aos judeus convertidos a superioridade do cristianismo em relao ao judasmo. A religio do Antigo Testamento era muito vinculada a questes visveis, objetos sagrados, lugares santos e pessoas especiais. Tudo isto era coerente com aquele estgio da revelao divina. O evangelho, porm, transfere a nfase para o invisvel, acessvel por meio da f. Os destinatrios daquela carta precisavam se desvincular, em certo sentido, de toda aquela herana palpvel, sob pena de ficarem presos a um estgio que j deveria ter sido superado. Tudo aquilo funcionaria como uma ncora que, embora tenha sido til no passado, tornava-se impedimento ao progresso espiritual. O desapego era necessrio para que aqueles irmos pudessem alcanar um novo nvel em suas experincias com Deus. Para fundamentar sua argumentao de que a f superior e por ela viver o justo (Heb.10.38), o autor apresenta, no captulo 11, uma lista de personagens do Antigo Testamento, demonstrando que eles tambm dependeram da f em seu relacionamento com Deus, tornando-se justos diante dele (11.7). de especial importncia o fato que as primeiras pessoas da lista viveram antes que houvesse o judasmo, a lei mosaica, o templo e seus rituais.

Visvel ou invisvel viver por vista ou por f.


O captulo apresenta um confronto entre o visvel e o invisvel. Em alguns casos, o invisvel refere-se ao que espiritual (11.6), em outros, trata-se daquilo que ainda no existe ou ainda no foi alcanado. Portanto, os servos de Deus dependeram da f e por meio dela foram capazes de esperar o que Deus prometeu ou caminhar na direo determinada por ele (11.1). As circunstncias poderiam atrair o foco dos personagens para o presente visvel, fosse o problema imediato (a esterilidade de Sara, por exemplo v.11) ou o benefcio imediato (tesouros do Egito v.26). Era preciso ousadia e determinao para prosseguir em direo ao futuro planejado por Deus. Ns tambm vivemos esse confronto a cada dia, correndo o risco de sermos dominados pelas tribulaes e tentaes da realidade visvel, muitas vezes contrria ao que cremos e esperamos. Visvel e invisvel se encontram em Hebreus 11, versos 1, 3, 6, 7, 8, 13, 20, 21, 22, 26, 27.

Esperar ou agir?
Os heris da f souberam esperar e agir. A vida de f sempre se caracteriza por estas duas atitudes, opostas entre si. Existe tempo de espera e tempo de ao. Que Deus nos d sabedoria para discernir um do outro. como acontece no trnsito de automveis: existe o

tempo de avanar e o tempo de parar, dependendo dos sinais ou condies da via. Que o Senhor nos ajude a compreender sua direo e seus sinais. Hebreus 11 contm o conceito de herana, que pressupe a espera (v.7, 8, 9). A pressa, a precipitao e o imediatismo so contrrios f. Por outro lado, o comodismo e a inrcia tambm so. preciso saber identificar o momento certo e ento agir. O homem moderno cada vez mais impaciente, desejando resultados instantneos, mesmo que no sejam duradouros. Esse tipo de atitude no combina com uma vida de f. Atitudes de espera so citadas ou subentendidas em Hebreus 11.1, 7, 8, 9, 10, 11, 28, 30. Porm, o que mais se destaca no captulo a ao dos personagens. F bem direcionada. A maioria das pessoas afirma ter f, mas preciso saber em qu elas acreditam. H que se observar que a f daqueles homens era em Deus (Heb.11.6). Aquele captulo no serve para se justificar a f em qualquer coisa, pessoa, esprito ou santo, mas uma crena corretamente direcionada.

Diversidade de personagens.
A lista envolve homens (v.4, 5, 7, etc), mulheres (v.11), solteiros (v.24), casados (v.8), crianas (v.23), jovens (v.9), adultos (v.24), idosos (v.21, 22), ricos (v.8) e pobres (v.31). Lemos sobre a experincia de maridos (v.7, 8), esposas (v.11, 35), filhos (v.17), patriarcas (v.8, 20, 21, 22), juzes (v.32), profetas (v.32) e um rei (v.32). H episdios envolvendo pais e filhos (v.20), avs e netos (v.21), lderes (v.24, 32) e o povo (v.29). So vivncias individuais, familiares e coletivas, chegando a envolver toda a nao de Israel. Para no se dizer que o captulo estritamente judaico, temos ali uma mulher canania: Raabe, a meretriz. Abel, Enoque e No tambm no eram judeus. Com isso se demonstra que no existe uma exclusividade nacional no relacionamento com o Senhor. Tal variedade nos permite concluir que h lugar para todos os tipos de pessoas no reino de Deus. Jac e Raabe so exemplos de pessoas com problemas de carter e comportamento, mas que creram em Deus e foram transformados por ele. Nenhum de ns deve pensar que est excludo da possibilidade de ter uma experincia gloriosa com o Senhor pela f, pois ele chama a todos, no fazendo acepo de pessoas (At.10.34).

Crise oportunidade
Muitos dos exemplos citados em Hebreus 11 envolvem crises que, atravessadas com f, foram transformadas em grandes vitrias. Se a vida daqueles homens tivesse sido absolutamente tranquila, seus nomes no estariam na galeria da f. Diante de problemas graves (v.11) e obstculos humanamente intransponveis (v.30),

insuperveis, eles perseveraram, avanaram e venceram. Moiss se destacou, sendo citado em vrios versculos (v.23-29). Enfrentou vrios desafios, em diferentes fases da vida, em lugares e situaes diversas. Resultado: vrias superaes. Temos, em seu exemplo, particularidades da formao de um grande lder. Todos os heris da f enfrentaram muitas dificuldades. Por isso tiveram grandes experincias e, em cada uma delas, conheciam o Senhor um pouco mais. Portanto, aceitemos de bom grado as nossas lutas, pois elas se tornam nossas nicas e bvias oportunidades de vitria. No quero dizer que devamos acomodar diante dos problemas, mas enfrent-los como fatos necessrios na vida, desde que no sejam causados por ns mesmos. Se existe um tipo de orao errada, contraditria e que Deus no atende esta: Senhor, evita todo tipo de tribulao na minha vida e faz com que eu seja um cristo maduro, forte e experiente. Como algum pode ter msculos bem desenvolvidos sem o levantamento de pesos? Por outro lado, no podemos provocar crises por nossa prpria iniciativa. Seria como pular do pinculo do templo para que os anjos nos segurem (Mt.4.6). importante frisar tambm que a crise no adquire aspectos positivos automaticamente. Isto depende de como nos comportamos diante dela, se somos passivos, se agimos por conta prpria ou de acordo com a orientao de Deus. Por exemplo, No venceu o dilvio porque seguiu as instrues divinas (Heb.11.7). Na gua, pode-se afundar ou flutuar. So dois fatos opostos, mas ambos obedecem s leis fsicas. Assim, na mesma situao em que alguns afundam, outros flutuam porque realizam procedimentos concretos derivados da f. Esto vivendo de acordo com uma lei superior, a lei do esprito de vida (Rm.8.1-2). H quem se afogue num balde dgua e quem sobreviva sobre o oceano.

OS HERIS DA F
Suas vitrias estavam fundamentadas na palavra de Deus. Ora, a f o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que no se vem (Heb.11.1), mas ela tambm possui um fundamento: a palavra de Deus (Rm.10.17). Caso contrrio, pode-se estar crendo em coisas invisveis inexistentes que so apenas fruto da imaginao humana. A f legtima aquela que nasce da palavra. De nada adianta crermos em algo simplesmente porque queremos, mas, se cremos porque Deus falou, ento temos motivo suficiente e seguro para crer. Nossos pedidos particulares s podero ser atendidos, se forem coerentes com a palavra de Deus (IJo.5.14-15) e com o seu propsito especfico para cada um de ns. Assim como a f percorre todo o captulo 11 de Hebreus, o mesmo ocorre com a palavra de Deus. Ela est ali, o tempo todo, como um pano de fundo para os fatos narrados.

Vejamos alguns exemplos: - A f de No estava fundamentada na palavra: no aviso de Deus a respeito do dilvio (v.7). - A f de Abrao estava fundamentada na palavra de Deus: no chamado, na ordem e na promessa (v.8). - A f de Sara foi estabelecida sobre a mesma palavra: a promessa (v.11). Vemos que a palavra de Deus assume diversas formas: aviso, ordem, chamado, promessa, etc. Devemos ser cuidadosos para no rejeitarmos o aviso, no desobedecermos a ordem e no desprezarmos o chamado. Todos querem as boas promessas, tomando-as at por emprstimo na bblia, mas no devemos ser seletivos quanto aceitao do que Deus nos fala, pois isto seria prejudicial nossa f e nossa experincia, mesmo porque o cumprimento de muitas promessas est condicionado obedincia s ordens que o Senhor nos d. Podemos dizer que todos os heris da f andaram sobre a promessa. Esta a palavra de Deus que permeia todo o captulo (v.9, 11, 13, 17, 33, 39). sobre a palavra que tudo acontece para os que crem. Assim, a f opera no sentido de cumprir a vontade de Deus e no os caprichos humanos. O valor da palavra nos lembra o valor do conhecimento. A ignorncia produz medo e superstio, mas o conhecimento da palavra produz a verdadeira f. Para que isto acontea, precisamos receber a palavra e uma das principais formas de faz-lo pelo ouvir (Rm.10.17). Os que negligenciam o ouvir impediro seu crescimento na f (Heb.5.11-14). Deus falou a sua palavra, mas quem a ouviu? Quem deu crdito? (Is.53.1; Rm.10.16). Diante de um fato/crise, que pode ser ilustrado pelo dilvio, o ignorante (que desconhece a palavra de Deus) torna-se vtima. O conhecedor incrdulo e o crente negligente, omisso e passivo tambm so destrudos. No adianta conhecer sem crer ou crer sem decidir, sem agir.

A f dos pais em benefcio dos filhos.


Na maioria dos exemplos citados em Hebreus 11, a f e o ato mencionado pertencem mesma pessoa. Contudo, a primeira citao sobre Moiss traz detalhes interessantes: Pela f, Moiss foi escondido por trs meses (v.23). Nesse caso, a f era de seus pais. O relacionamento dos pais com Deus torna-se proteo para os filhos at que eles possam crer por si mesmos (v.24), fazer suas escolhas (v.25), identificar os verdadeiros valores da vida (v.26) e renunciar s ofertas deste mundo (v.27). O contrrio tambm verdade. A incredulidade dos pais sujeita os filhos a danos diversos neste mundo (embora no impea a salvao dos pequenos que ainda no atingiram a idade da razo). O texto do verso 23 poderia ser assim: Pela f, os pais de Moiss no o esconderam. Saram com ele pelas ruas do Egito, no temendo a ira do rei. claro que esse versculo no existe. Uma suposta ousadia motivada pela f poderia produzir um ato de loucura. A f no dispensa prudncia e sabedoria. No pregamos uma f inconsequente. Algumas vezes o confronto inevitvel, mas nem sempre este o caso. Que Deus nos d sabedoria para

discernir entre uma e outra situao. O captulo nos mostra tambm a f do av Jac em benefcios de seus netos: Efraim e Manasss (Heb.11.21; Gn.48.1).

A f deve ser demonstrada pela ao.


Assim como a f e a palavra de Deus, a ao humana percorre todo o captulo 11 de Hebreus. uma grande honra ter o nome citado na galeria dos heris da f (uma lista de pessoas aprovadas por Deus), mas muitas figuras do Antigo Testamento no foram lembradas. Qual foi o mtodo do autor para selecionar os personagens ali mencionados? Algum poderia responder que o critrio foi a f de cada um deles. Contudo, sabendo que no se pode ver ou medir a f, conclumos que os nomes foram escolhidos de acordo com suas aes, realizaes, conquistas ou resistncia, as quais serviram como inequvocas provas de sua f. No importa quanto cremos, se nada fazemos. A f como o amor. Ambos precisam ser expressos em atitudes e aes, mais do que em palavras. Caso contrrio, sero questionveis, colocados em dvida. Por isso, escreveu Tiago: A f sem obras morta (Tg.2.26). A f como dinheiro no banco. Enquanto no for usado, no ter utilidade real. Sabemos que sem f impossvel agradar a Deus (Heb.11.6), mas isto no significa que agradaremos a Deus apenas com a f. Ela deve ser acompanhada pela obedincia ou ao espontnea. O mesmo versculo 6 diz que Deus o galardoador dos que o buscam, e no apenas dos que nele crem. Vejamos alguns exemplos: Pela f, Abel agiu, trazendo uma oferta (v.4); Enoque andou com Deus (v.5); No construiu a arca (v.6); Abrao saiu de sua terra (v.8) e, mais tarde, ofereceu Isaque (v.17). Pela f, Isaque abenoou seus filhos (v.20); Jac abenoou seus netos e adorou ao Senhor (v.21). Pela f, Jos profetizou a sada de Israel do Egito (v.22). Pela f, Moiss recusou ser chamado filho da filha de Fara (v.24). Pela f, Moiss celebrou a pscoa e deixou o Egito (comemorao antes da libertao? Somente pela f) (v.27, 28). Pela f, Israel atravessou o Mar Vermelho (v.29). Pela f, Josu conquistou Jeric (v.30). Pela f, Raabe acolheu os espias (v.31). Outros venceram reinos, praticaram a justia, etc (v.33). Cuidado com a tentao de acreditar em tudo e no praticar coisa alguma. Muitos acreditam na bblia, mas no a lem. Acreditam na importncia do jejum, mas no jejuam, tambm no ofertam, no ajudam, no trabalham. um tipo de f vazia e improdutiva, uma forma de enganar a si mesmo. A f invisvel, mas precisa produzir resultados visveis. A f espiritual, mas precisa surtir efeitos na vida natural. S assim haver um testemunho til da nossa experincia com Deus. No se trata de uma supervalorizao das obras, nem de consider-las motivadoras da salvao, mas apenas de trat-las como importantes enquanto resultados concretos e necessrios da f. A crena em Deus deve ser acompanhada por atitudes coerentes.

A f relaciona-se ao, mas no apenas a atos isolados. Deve estar vinculada a um modo de vida coerente. O captulo destaca alguns elementos ticos que precisam acompanhar a f. De fato, a f daqueles personagens sempre estava acompanhada por outras virtudes. A f no dispensa uma vida correta. Isto no significa que ela ocorra apenas no corao dos puros e inocentes. Entretanto, seu resultado dever ser a purificao daqueles que a possuem. Observamos a questo tica, por exemplo, quando Moiss recusou ser chamado filho da filha de fara, escolhendo sofrer com o povo de Deus, considerando o vituprio de Cristo mais precioso do que os tesouros do Egito. Estamos, portanto, falando de valores e prioridades definidos com base na f e no compromisso com Deus.

Aes divinas
Assim como temos aes humanas acompanhando a f em todo o captulo 11 de Hebreus, o mesmo ocorre com as aes divinas. Deus age na vida daqueles que crem e se colocam em ao pela f. Algumas vezes, a ao do Senhor est oculta no episdio, devendo ser subentendida (v.29, 30, 33, 34, 35). Temos, portanto, a sequncia: Deus fala, o homem cr, o homem age, Deus age. O Senhor trabalha a favor daqueles que crem (Is.64.4). Sem as aes divinas, as aes humanas seriam insuficientes, insignificantes, ineficazes, inteis. Vejamos alguns atos de Deus em Hebreus 11: - Deu testemunho sobre Abel (v.4). - Trasladou Enoque (v.5). - Deu um filho a Abrao e Sara (v.11). - Preparou uma cidade (v.16). - Abriu o mar (v.29). - Derrubou os muros de Jeric (v.30). - Ressuscitou os mortos (v.35). Em todos os episdios citados no captulo, a ao humana envolve o que possvel. Em seguida, Deus faz o impossvel. No caso de Jeric, por exemplo, o povo podia rodear a cidade. Logo, deveria faz-lo porque Deus mandou. O Senhor poderia ter dito: Ficai em vossas tendas dormindo, enquanto eu derrubarei as muralhas. De modo nenhum. No devemos pensar que Deus far tudo sozinho. Ele quer a nossa participao, dentro das nossas possibilidades e, principalmente, de acordo com o que ele nos ordenou.

Diversidade de experincias.
O texto de Hebreus 11 menciona situaes diversas, das mais simples (v.9) s mais complexas (v.34), envolvendo a f, mostrando vrios aspectos da vida, para no ficarmos restritos a algum deles em nosso relacionamento com Deus. Seguiremos apenas o exemplo de Abel? Tudo se resume oferta? De modo nenhum. preciso aprender tambm com os outros

personagens. Isso nos mostra que Deus est atento a tudo, desde as situaes mais comuns at as mais desafiadoras. Observamos tambm que Deus no opera sempre da mesma maneira. Alguns fatos ocorridos pela f so semelhantes. Outros so bem diferentes. No e sua famlia, dentro da arca, flutuaram sobre a gua (v.7). Israel, porm, atravessou em terra seca no meio das guas. Alguns, pela f, escaparam da morte: Enoque (v.5), No e sua famlia no dilvio (v.7), Israel no mar vermelho (v.29), Raabe em Jeric (v.31). Outros, porm, pela mesma f, enfrentaram a morte, ou seja, foram mortos (v.37). Alguns, por terem crido, escaparam do fio da espada (v.34). Outros, pela mesma f, foram mortos ao fio da espada (v.37). Alguns, pela f, foram libertos (v.29). Outros foram presos (v.36). Alguns foram visivelmente vitoriosos (v.34), enquanto outros foram, aparentemente, derrotados (v.36-37). Os versculos podem parecer contraditrios, mas no so. Talvez quisssemos um padro, mas Deus age de acordo com a necessidade e, principalmente, com o seu propsito. Por exemplo, h quem pregue que todo filho de Deus deve ser materialmente rico, mas a bblia no ensina tal coisa. No existe um padro bblico a este respeito. Outra aparente contradio em Hebreus 11 que alguns heris da f alcanaram promessas (v.33), mas outros, crentes como os primeiros, no alcanaram (v.13, 39). Isto pode parecer injusto e extremamente frustrante, mas preciso lembrar que os efeitos da f no se esgotam na vida terrena. Outro aspecto importante que as promessas seriam cumpridas na vida dos descendentes, principalmente em Cristo, finalmente na igreja e plenamente na glria celestial.

O principal objetivo da f espiritual


A vitria dos heris da f no se resume a este mundo. A histria de Abel, por exemplo, parece um fracasso: trouxe uma oferta ao Senhor e foi assassinado pelo irmo (v.4). A histria de Abrao tambm pode parecer decepcionante. Depois de viajar para a terra prometida, no tomou posse dela (v.9). Ficou morando l em tendas, mudando-se de um lado para outro. Muitos deles morreram sem alcanar a promessa (v.13), mas foram fiis at a morte, crendo que o Senhor lhes preparou uma cidade celestial (v.16). Muitos esperam que a f lhes proporcione uma vida abastada neste mundo, mas Deus no nos prometeu isso. Precisamos ter os olhos fitos no cu, pensando nas coisas que so de cima (Col.3.1-4), ajuntando tesouros no cu (Mt.6.20), aguardando a nossa entrada na glria celestial, sabendo que no somos deste mundo, assim como Jesus no . Toda conquista honesta neste mundo ser bem-vinda, como as tendas de Abrao (v.9), mas precisamos estar conscientes de que a nossa ptria no aqui. As caractersticas da tenda, um tipo de moradia provisria, demonstram nossa transitoriedade neste mundo e a fugacidade das coisas terrenas. Somos, aqui, apenas peregrinos, forasteiros (v.13).

Nossa f precisa ser suficiente para andarmos com Deus neste mundo, como Enoque andou, mas o mais importante ser o nosso traslado quando o Senhor nos tomar para si (v.5). A vitria daqueles homens no estava restrita vida terrena ou prosperidade material. Lendo os versculos 4, 5, 13, 19, 21, 22, 35 e 37 de Hebreus 11, percebemos que o captulo aponta para um tempo posterior morte fsica, apesar de citar tambm muitas experincias na vida terrena. Observem-se, principalmente, as referncias ressurreio em 19 e 35. Tal o alcance da f. Uma crena circunscrita a este mundo seria algo miservel, como disse Paulo (ICo.15.19). A transcendncia da f se destaca, por exemplo, quando o autor diz que Abel, depois de morto, ainda fala (v.4). Evidentemente, trata-se de uma figura referente ao testemunho que Abel deixou para a posteridade. Ao dizer que Jac, prximo da morte, abenoou seus netos e adorou a Deus (v.21), e que Jos, tambm prximo da morte, profetizou (v.22), ficou demonstrado que, em situaes adversas e difceis, eles estavam cheios de f e no dominados pela tristeza. Quando tudo poderia parecer acabado, eles sabiam que no era o fim.

Efeitos colaterais da f - sofrimento.


Podemos fazer uma lista dos efeitos positivos da f apresentados em Hebreus 11, e so estes os que citamos com frequncia. Porm, a f produziu tambm efeitos negativos, a saber: perdas, perseguies, renncias, sofrimento e morte. Afinal, a f precisava ser provada. Para entrar na arca, No precisou renunciar a tudo que ele no pudesse levar consigo. Antes de ganhar um mundo novo, ele precisou renunciar ao mundo antigo. Outros renunciaram s coisas terrenas e seu nico ganho foi espiritual. Se isto parecer prejuzo, por causa da nossa viso distorcida. Alguns exemplos citados no captulo so contrrios ao triunfalismo e ao tipo de prosperidade proclamada por certas pessoas, como se tudo fosse dar certo sempre, conforme a expectativa humana, para aqueles que crem. A mentalidade materialista dominante na atualidade produziria uma galeria da f mais ou menos assim: Pela f, Abel trouxe uma oferta ao Senhor e foi abenoado com a multiplicao de suas ovelhas. Pela f, Enoque andou com Deus e tornou-se o homem mais rico do seu tempo. Pela f, No orou e o dilvio foi cancelado. Pela f, Abrao quebrou a maldio da esterilidade de Sara, principalmente depois que separou-se dela e casou-se com Agar.

Pela f, Moiss orou, Fara converteu, e as dez pragas no vieram sobre o Egito. Isto seria o triunfalismo da f, com tempero humanista e hedonista. Tais frases servem para avaliarmos o tipo de expectativa que alimentamos hoje, como se Deus fosse obrigado a resolver os problemas ao nosso modo. Pensando assim, parece que os heris da f fracassaram, mas sabemos que no. Parece que os relacionamentos com Deus hoje so, geralmente, interesseiros. Devemos ter com o Senhor um relacionamento de filho e pai, um vnculo incondicional, independente de resultados materiais e recompensas terrenas. Em situaes extremas, devemos estar certos de que Deus pode nos livrar (Dn.3.17), mas, se ele no quiser (Dn.3.18), ser por um propsito maior. Deus pode tambm, como ocorreu em alguns episdios bblicos, trazer solues gloriosas (Dn.3.25; Heb.11.34), embora diferentes do que podamos imaginar, fora do nosso cronograma e da nossa agenda. O plano de Deus pode ser diferente do nosso, e geralmente (Is.55.8-9). Pedro, num momento de influncia maligna, teve esse tipo de pensamento triunfalista e repreendeu Jesus acerca da crucificao: Senhor, de modo nenhum te acontecer isso (Mt.16.21-22). Entretanto, um plano que terminaria em ressurreio no poderia evitar a morte. Deus pode realizar livramentos extraordinrios, mas nem sempre o far. Jesus lembrou-se disso quando estava no Getsmani (Mt.26.53). Todos os heris da f foram prsperos, vencedores, bem sucedidos, mas no da forma como muitos imaginam. Alguns deles podem no ter tido grandes ganhos na terra, mas sim no cu. O texto diz que Deus galardoador dos que o buscam (Heb.11.6) e o galardo no dado aqui. No adianta insistir. Ento, voltemos realidade de Hebreus 11, que foi gloriosa, embora no tenha sido fcil. Outros experimentaram escrnios e aoites, e ainda cadeias e prises. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (Heb.11.36-37). Sabemos que tais ocorrncias se referem ao Antigo Testamento, e alguns podem usar este argumento para alegar que vivemos numa realidade muito diferente, mas no nos esqueamos dos sofrimentos do apstolo Paulo, no Novo Testamento, como pertencentes ao mesmo tipo (IICor.11.23-27). Se ele estivesse aqui hoje, ouviria algo assim: Paulo, voc est em pecado. Isto uma maldio hereditria na sua vida. Voc precisa ser liberto. Fato que os muitos servos de Deus, citados em toda a bblia, sofreram porque assumiram o vituprio de Cristo antes de poderem compartilhar da sua glria (Heb.11.26). Sofrimentos ocorrem por diversas causas, inclusive pelo pecado, mas, algumas vezes, sofremos pela f em Cristo. So efeitos colaterais indesejveis, porm normais, variando de pessoa para pessoa quanto ao tipo e intensidade. No podemos pregar um evangelho triunfalista, ilusrio, como se a nossa passagem por este mundo fosse isenta de percalos. Muitas lutas nos sobreviro, seguidas por muitas vitrias, ainda que algumas delas s se

concretizem no cu. A converso no nos isenta de sofrimentos neste mundo. Alguns sofrimentos terminam e outros comeam. o que acontece, por exemplo, com o desempregado que entra para o exrcito. Muitos dos seus problemas terminam, mas isto no significa que ele ter uma vida mansa. A vida de todo cristo vida de soldado. Hoje pode ser um dia calmo e amanh um dia de luta. normal. Os exerccios so constantes e os ferimentos tambm , mas a vitria final garantida. Efeitos colaterais da f a contrariedade de muitos. O heris da f agradaram a Deus (v.5, 6). Em contrapartida, desagradaram a muitas pessoas, mesmo que involuntariamente. No podemos agradar a todos ao mesmo tempo. Abel agradou a Deus e desagradou a Caim. A vitria de um torna-se grande contrariedade para o outro, ainda que no haja concorrncia entre eles. O problema est no egosmo, que gera a inveja. No desagradou seus contemporneos com sua pregao. Abrao desagradou sua parentela, quando saiu de Ur dos Caldeus. Isaque desagradou Esa. Moiss desagradou a filha de Fara, ferindo, talvez, seus sentimentos de me adotiva (v.24). Moiss desagradou a Fara, quando tirou Israel do Egito. Raabe desagradou os emissrios do rei, quando acolheu os escribas. Os conquistadores da terra prometida desagradaram seus antigos donos. Outros desagradaram tanto a tantos que sofreram por isso (v.36,37, 38). Aqueles que decidem servir a Deus desagradaro a muitas pessoas, inclusive a si mesmos, sabendo que o propsito de suas vidas agradar ao Pai celestial (Gal.1.10).

OS HERIS DA F
Homens que andaram sobre a promessa, abandonando o passado e conquistando o futuro. Uma forma interessante de analisarmos o captulo 11 de Hebreus observando as informaes geogrficas, os lugares mencionados ou subentendidos, sejam cidades, naes ou reinos, sendo que alguns deles encontram-se em simblica oposio. Abrao precisava renunciar a Ur dos Caldeus para alcanar Cana. Com o mesmo propsito, Moiss e o povo de Israel precisaram renunciar ao Egito. Chegada a vez de Josu, era preciso destruir Jeric para tomar posse da terra prometida. Em todos os casos, e tambm no nosso, o destino final a ptria celestial, a Nova Jerusalm (Heb.12.22).

Portanto, apliquemos a ns, da mesma forma, a necessidade de renncia, que significa perda. Subentende-se, tambm, que preciso sair do lugar, movimentar-se, caminhar. A vida crist um caminho e no um estacionamento. No podemos ter tudo ao mesmo tempo: os reinos do mundo e o reino dos cus. Hoje, com a agilidade dos meios de transporte, possvel que algum tome caf da manh em Jerusalm, almoce em Jeric e jante no Egito. Espiritualmente, porm, no podemos fazer isso, no sentido de aproveitarmos o pecado e a vida crist ao mesmo tempo. Deus mandou sair, abandonar, destruir. No devemos voltar e reconstruir, embora isto seja possvel (v.14-15). Nosso caminho com Deus deve ser sem retorno, com passagem s de ida. Os heris da f poderiam voltar (retroceder Heb.10.39), se quisessem, mas preferiam nem lembrar do lugar de onde saram (Heb.11.14-15). Eles superaram expectativas, possibilidades, limites, obstculos, fronteiras e, principalmente, a si mesmos. Mudana de cidade, no caso de Abrao, por exemplo, implicaria em mudana de vida, de cultura, interferindo no seu modo de ser, pensar e falar. Assim deve acontecer com os que saem do reino das trevas e entram no reino da luz atravs da converso.

A galeria dos fracassados


Sempre se fala a respeito dos heris da f listados em hebreus 11, mas o captulo traz tambm a relao dos fracassados. O captulo contm dois lados, embora sempre vejamos apenas o positivo. Para todo nome vitorioso daquele que venceu pela f, outros personagens, nos mesmos episdios, fracassaram por no terem f, ou por no agirem, ou por agirem sem f. Vejamos alguns elementos da nova lista: - Caim, que ofereceu uma oferta sem f (v.4). - Os contemporneos de Enoque, que no andaram com Deus (aqueles que o procuraram quando ele sumiu) (v.5). - Os contemporneos de No que no entraram na arca (identificados no texto como o mundo condenado por ele) (v.7). - Os contemporneos de Abrao que permaneceram em Ur porque no conheciam a Deus e ficaram fora dos seus propsitos (v.8). - Esa, que aparece apenas como figurante em Hebreus 11.20, porque vendeu seu direito de primogenitura. Seu caso lembrado tambm em Hebreus 12.16. - Fara, aquele que mandou matar os meninos no tempo de Moiss (v.23, 24). - Os egpcios que se afogaram no Mar Vermelho aps a passagem de Israel (v.29). - Os moradores de Jeric, chamados desobedientes, que morreram enquanto Raabe foi salva (v.31). - Os soldados inimigos que foram vencidos (v.34). - Os carrascos que mataram os servos de Deus (v.37).

Alm das aes motivadas pela f, o captulo tambm faz perceber a omisso, a desobedincia e aes malignas realizadas pelos descrentes. Alguns atos merecem destaque: a oferta de Caim (v.4), que parecia to boa, mas foi rejeitada por Deus, e a tentativa de travessia do Mar Vermelho por parte dos egpcios. Eles tentaram imitar o povo de Deus, mas se afogaram (v.29). Tais aes sem f no agradam a Deus. So ineficazes e podem ser prejudiciais. No se pode colocar f nas aes, nos rituais, nas palavras, mesmo bblicas, como se, por si s, pudessem produzir alguma coisa. Toda experincia com Deus relatada em Hebreus 11 est fundamentada em relacionamento, compromisso com Deus. Portanto, os egpcios no conseguiriam atravessar o mar. Da mesma forma, nenhum benefcio ou bno vir do batismo, ceia, orao, jejum, oferta, uno com leo, louvor ou mesmo da bblia para aqueles que no querem um compromisso com Deus (Mt.3.7). Sero apenas atos vazios e inteis. A lista dos fracassados bem mais numerosa do que a relao dos heris. Nas situaes em que um crente se salvou, milhares de incrdulos foram destrudos. Portanto, se toda essa histria tem dois lados (f e incredulidade), a maioria estava do lado errado. Cada um escolhe o lado em que deseja estar. Moiss escolheu (Heb.11.24-29). Ele poderia viver como prncipe pelo resto de seus dias, mas decidiu assumir sua condio de hebreu, membro de um povo escravo. Raabe, que era uma prostituta canania, creu em Deus e tornou-se parte do povo de Israel (v.31). Todos os heris da f escolheram o lado em que estariam e o fizeram de modo voluntrio (v.14-15). Por pior que tenha sido nossa origem, condio ou situao, cada um de ns tambm pode escolher: crer em Deus, trilhar o caminho da f, ter a vida transformada e ser salvo. Portanto, ns tambm... (Heb.12.1) Os homens do Antigo Testamento tiveram relacionamento com Deus pela f, mas no conheceram o Senhor Jesus Cristo, seno atravs da esperana messinica (v.26). Por isso, o captulo 11 termina com as seguintes palavras: Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito para que eles, sem ns, no fossem aperfeioados (Heb.11.40). A glria daqueles homens s ser completa quando a igreja entrar no cu, e isto s acontecer por causa da obra de Cristo na cruz. A igreja tem a nobre misso de completar a histria de Hebreus 11. Por isso, o captulo 12 comea assim: Portanto, ns tambm, pois, que estamos rodeados de to grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embarao, e o pecado que to de perto nos rodeia, e corramos com perseverana a carreira que nos est proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da nossa f... O captulo 12 aplica a ns as lies do captulo anterior. O propsito de Hebreus 11 no engrandecer os heris da f, mas mostr-los como exemplos. No vamos copiar suas aes, mas aprender princpios espirituais demonstrados em suas vidas.

Se o texto diz: Portanto, ns tambm.. isto significa que as operaes de Deus no ficaram restritas ao passado. Ele pode fazer maravilhas hoje. Sejamos os heris da f no nosso tempo. No ser fcil, mas, atravs da igreja, a glria de Deus se manifestar neste mundo. Autor: Pr. Ansio Renato de Andrade

Vous aimerez peut-être aussi