Vous êtes sur la page 1sur 14

INFORMAES: Guerra Fria a designao atribuda ao perodo histrico de disputas estratgicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a Unio

o Sovitica, compreendendo o perodo entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extino da Unio Sovitica (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem poltica, militar, tecnolgica, econmica, social e ideolgica entre as duas naes e suas zonas de influncia. .............................................................................................................................................

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

Incio do Movimento:
Nos Estados Unidos entre o final da Segunda Guerra Mundial e o incio da Guerra Fria.

Na dcada de 1930, muitos pintores europeus famosos mudaram-se para os Estados Unidos entre eles Max Ernst, Hans Hofmann, Fernand Lger, Andr Masson, Piet Mondrian. Esses artistas fixaram-se em Nova Iorque e influenciaram muitos jovens pintores norte-americanos. O expressionismo abstrato era, de certa forma, bastante coerente com a poltica norte-americana do ps-guerra e da guerra fria. O governo dos EUA investiu no expressionismo abstrato com o intuito de exportar uma arte norte-americana para o mundo. A arte norte-americana, neste momento passava por um perodo de confuso e incerteza. As calamidades sociais e polticas geradas pela guerra afetaram profundamente os jovens artistas europeus e americanos. Os artistas buscavam urgentemente um novo enfoque para resolver o que parecia ser uma crise de temtica nas artes. Adoph Gottlieb : "A situao era to ruim que me sentia impelido a experimentar qualquer coisa absurda que aparecesse pela frente".

Robert Motherwell afirmou ainda: "Precisvamos de uma experincia sensitiva: intensa, imediata, direta, sutil, unificada, clida, vvida, rtmica". Eles, assim como seus colegas, estavam se aproximando de uma esttica que repudiava a hegemonia do intelecto e que permitiria ao artista uma expresso livre e subjetiva. Aps o final da Segunda Guerra mundial, um encontro entre velhos mestres europeus e pintores norte-americanos mais novos, em Nova Iorque, produziu o movimento mais significativo da pintura moderna dos EUA - o Expressionismo Abstrato. O expressionismo abstrato foi o primeiro movimento especificamente americano a atingir influncia mundial e tambm o que colocou Nova Iorque no centro do mundo artstico. ( Europa nas dcadas de 50 e 60 ). Entretanto, esse termo j era utilizado para alguns trabalhos de Kandinsky, em especial os do comeo de sua carreira. ( Wassily Kandinsky ( Moscou, 1866 Neuilly-sur-Seine, 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstrao no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa e j anunciava o surgimento de uma arte "verdadeiramente norte-americana", com forte domnio do subconsciente ).

Wassily Kandinsky

Pintura Abstrata de Vassili Kandinski 1913 - leo sobre tela, 200 x 300 cm - Tretyakov Gallery, Moscow

Conceito :
A arte abstrata ou abstracionismo geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que no representa objetos prprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invs disso, usa as relaes formais entre cores e superfcies para compor a realidade da obra, de uma maneira "no representacional".

O automatismo, conceito forte em movimentos como o Surrealismo, aqui tambm encontra-se presente.

( AUTOMATISMO s.m. Carter do que automtico. / Falta de vontade prpria. / Diz-se de uma atividade literria, em que o autor se deixa levar exclusivamente pelo subconsciente ).

O essencial est na expresso da individualidade (da subjetividade do pintor).

Caractersticas :
Ausncia de modelos. Independncia, liberdade e espontaneidade do trabalho artstico.

Descontentamento em relao s escolas tradicionais e s regras para a criao de uma arte moderna e acabada". Tcnicas enrgicas, usavam invariavelmente telas grandes Aplicavam tinta rapidamente, por vezes com alguma violncia. Usavam invariavelmente telas grandes e sem de cavaletes ( quadros no cho ou dependurados, usando as tintas diretamente de seus recipientes ). Cores fortes, contrastantes e misturadas ( ou sobrepostas ). O mtodo era muitas vezes considerado to importante como a pintura.

O expressionismo abstrato rene um grande conjunto de manifestaes, sendo possvel identificar duas tendncias principais.

Corrente da Action Painting: Jackson Pollock e Franz Kline Seu principal expoente foi Jackson Pollock : (Cody, Wyoming, Estados Unidos, 28 de janeiro de 1912 Springs, 11 de agosto de 1956) foi um pintor norte-americano e referncia no movimento do expressionismo abstrato.

Jackson Pollock

Um dos aspectos mais curiosos de Jackson Pollock era a maneira como realizava suas obras: estendia a tela no cho, utilizando-se de varas, facas, colheres de pedreiros, gotejamento de lquidos e at areia, com a finalidade de tornar-se parte integrante de sua obra e fazer com que "a vida" da pintura "viesse tona" (da o conceito de Action Painting).

REFERENCIAS DO QUADRO Nas suas obras, bastante gestualistas, a tinta era lanada diretamente na tela, atravs de gestos instintivos, onde o acaso e o aleatrio determinavam a evoluo da pintura. Pollock molhava os pincis com tinta e no impunha contato direto entre a tela e o pincel, apenas deixava a tinta pingar e deslizar pela tela, criando um resultado um tanto inovador. Foi considerado como farsa por muitos, mas teve seu grande momento na crtica de arte e a aprovao de bons pintores que eram seus contemporneos.

REFERENCIAS DO QUADRO

Franz Kline (Wilkes-Barre, Pensilvnia, 23 de Maio de 1910 Nova Iorque, 13 de Maio de 1962).

Franz Kline Foi um pintor americano do movimento artstico designado por expressionismo abstrato, que se centrava geograficamente em Nova Iorque e temporariamente nos anos 1940 e 1950. ( Os melhores e mais conhecidos trabalhos expressionistas de Kline foram feitos com as cores branca e preta puras, ainda que por vezes introduzisse diversas tonalidades de ambas as cores. S voltou a utilizar cor nas suas pinturas a partir de 1955. Usou cor em muitos das suas mais importantes obras, mais consistentemente, aps 1959.

Parece haver referncias caligrafia chinesa nas suas composies em branco e preto, apesar de que o artista sempre tenha negado dita relao. Pontes, tneis, edifcios e outras estruturas arquitectnicas e industriais foram usualmente mencionados como fontes da inspirao de Kline ).

Franz Kline Nome desconhecido ( Estudo para Mahoning ) 1951. Opaque watercolor on paper, 22.7 28.3 cm. Whitney Museum of American Art, New York.

Traduzir corretamente as referncias do quadro

Franz Kline - Red Crayon 1959 - leo e crayon sobre Tela

Director's Fund Purchase, 1968/9.93

Traduzir corretamente as referncias do quadro

A outra tendncia, mais meditativa ou "mstica": O termo expressionismo abstrato, entretanto, acabou ainda sendo aplicado obra de artistas como Willem de Kooning (nascido na Holanda) e Mark Rothko (nascido na Rssia). Estes artistas exploraram preferencialmente as qualidades tteis e os efeitos sensitivos da cor e produziram quadros abstratos utilizando poucos elementos, representados com limites indefinidos e relaes cromticas de grande subtileza. Nem o primeiro possui uma obra considerada totalmente abstrata, nem o segundo uma obra considerada expressionista ( menos agitada que a de seus colegas americanos, sendo chamada de color field painting e no de action painting).

Willem de Kooning Willem de Kooning foi um pintor neerlands do expressionismo abstrato. De Kooning foi um pintor figurativista, sobretudo retratista, e usou o guache, aguarela, pastel e tcnicas mistas. Foi tambm escultor e desenhista

Willem de Kooning

Willem de Kooning Mulher VI, 1953 - leo sobre tela - 36 x 46 in. Carnegie Museu de arte , Pittsburgh

Mark Rothko Mark Rothko foi um pintor americano de origem let e judaica. Imigrou com sua famlia de Dvinsk para os Estados Unidos em 1913, quando ele tinha 10 anos. classificado como um expressionista abstrato, embora ele mesmo tenha rejeitado esse rtulo.

Mark Rothko

Mark Rothko 1952 leo sobre tela - 173 x 205.1 cm - Coleo Particular

Influncias :
O Expressionismo abstrato vem do Surrealismo, porm Pollock, o principal precursor do movimento, descarta as imagens fantsticas do grupo europeu, priorizando as abstraes. Presena de artistas franceses surrealistas refugiados de guerra, em especial, Andr Masson que, apesar de surrealista, possua divergncias com o estilo de Breton. Entretanto, esse termo j era utilizado para alguns trabalhos de Kandinsky, em especial os do comeo de sua carreira. ( Wassily Kandinsky ( Moscou, 1866 Neuilly-sur-Seine, 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstrao no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa e j anunciava o surgimento de uma arte "verdadeiramente norte-americana", com forte domnio do subconsciente ).

Wassily Kandinsky

Pintura Abstrata de Vassili Kandinski


1913 - leo sobre tela, 200 x 300 cm - Tretyakov Gallery, Moscow

Andr Masson - REFERENCIAS DO QUADRO

O Expressionismo Abstrato Europeu


Na Europa se desenvolveu um expressionismo abstrato que tinha preocupaes intelectuais. Sua expresso artstica foi menos radical que na Amrica, sua dramaticidade est mais diretamente relacionada com estado de esprito expresso na Frana pelo existencialismo. Suas telas contm um clima mrbido com um carter mais introspectivo do que o expressionismo de seus colegas americanos. Ao invs da pesada carga de revolta visvel nas obras da Escola de Nova Iorque, os artistas europeus eram mais identificados com as meditaes sobre a condio humana, o mal estar que consistiria num "existir", que no era um "viver". Uma expresso mais dominada pela melancolia e imobilidade do que a revolta expansiva dos americanos. O pintor mais tpico desse estilo era um alemo conhecido pelo nome de Wols, pseudnimo de Alfred Otto Wolfgang Schulze Alem dele, igualmente importante foi o alemo Hans Hartung, os franceses Jean Fautrier e Jean Dubuffet, os italianos Antonio Burri e Lucio Fontana e o catalo Antoni Tapis, entre outros.

Influncias Deixadas
Surgiam novas tendncias abstratas, como a op art e o minimalismo que apesar de usarem o expressionismo abstrato como trampolim, eram uma estilizao da abstrao, e na realidade negavam os princpios expressionistas, fazendo um abstracionismo puro, uma arte formalista que se utilizava mais de efeitos visuais do que da idia de captar uma expresso subjetiva do artista.

Pintura Minimalista Pintora: Isabella Franco Tcnica: leo sobre tela Tamanho: 120 x 80 cm

No Brasil :
No Brasil, os artistas mais importantes destacam-se Abraham Palatnik, Ivan Serpa, Loio-Prsio, Luiz Sacilotto, Antnio Bandeira, Regia Marinho e Manabu Mabe

Vous aimerez peut-être aussi