Vous êtes sur la page 1sur 10

Questes

1) Quais so as criticas de Giddens:

a) Ao Funcionalismo e ao estruturalismo b) hermenutica e sociologia interpretativa

2) Como a teoria da estruturao pretende resolver os problemas que ele aponta nessas abordagens? Como possvel conciliar a noo de estrutura com a centralidade do sujeito ativo? A resposta deve levar em conta especificamente os conceitos de:

a) Reflexividade b) Conscincia prtica e conscincia discursiva c) Conhecimento mtuo d) Agncia e) Dualidade da estrutura f) Regras e recursos g) Reproduo social

1.
A teoria da estruturao prope uma reconstruo conceitual da sociologia, esforando-se, dessa maneira, no sentido de superar as perspectivas sociolgicas hegemnicas: o funcionalismo, o estruturalismo, as sociologias interpretativas e a hermenutica. A partir dessa crtica Giddens reconstri o paradigma sociolgico conformando, portanto, dois elementos que essas sociologias consideravam de forma manifesta ou latente inconciliveis: a noo de estrutura e o indivduo ativo e transformador, em outras palavras, estrutura social e agncia humana. As diferenas entre essas correntes do pensamento sociolgico so, amide, consideradas distines epistemolgicas, mas, segundo Giddens, elas tambm so distines ontolgicas. Para ele, a questo central da sociologia consiste em como os conceitos de ao, significado e subjetividade devem ser explicados e como eles podem ser relacionados com as noes de estrutura e coero. Assim, Giddens declara, sobre a corrente funcionalista, que pretende desenvolver um esquema terico que possa substitu-lo, mediante a identificao de algumas das deficincias inerentes ao pensamento funcionalista. (Giddens, 2001, p. 116)

A.
Os paradigmas funcionalistas e estruturalistas compartilham a mesma caracterstica principal: a hegemonia da estrutura social em detrimento ao indivduo ativo e livre. Nessas perspectivas sociolgicas que, segundo Giddens, por tantos anos ofuscaram as discusses tericas da rea da sociologia, ocorre o imperialismo do objeto social em detrimento do agenciamento humano, uma vez que nelas pressuposto uma totalidade social coercitiva e modeladora dos indivduos. Esta totalidade social superior e formadora das pessoas lembremos do organismo social em Durkheim pode ser subdividida em partes que, por sua vez, sustentam a totalidade a partir de uma relao de necessidade, ordenando, desse modo, a vida social. O agenciamento humano, portanto, se torna nulo e a estrutura social eminentemente coercitiva concebida como suprema e logicamente ordenada em relao s suas necessidades vitais do sistema social.

O pensamento estruturalista, por sua vez, considerando principalmente a obra de Claude Lvi-Strauss (1908-2009), foi hostil ao evolucionismo e escapou das analogias biologistas que os funcionalistas tanto utilizavam em suas explicaes tericas. No caso dessa corrente terica, a relao entre a cincia social e a cincia natural primordialmente cognitiva, na medida em que o estruturalismo pressupe que as sociedades humanas compartilham os mesmos mecanismos inconscientes de configurao mental dos indivduos, sendo a nica varivel o contedo dessa mesma configurao nos diferentes contextos da vida social. Contudo, o funcionalismo e o estruturalismo enfatizam a preeminncia de uma totalidade social constituda por partes que, por sua vez, se relacionam entre si com o fito de ordenar a vida social. Assim, essas duas correntes tericas constroem generalizaes em detrimento da subjetividade humana, do agenciamento e do significado das aes dos indivduos. Essas perspectivas da sociologia no concebem o indivduo como agente, pressupem a anterioridade e supremacia da totalidade social em detrimento dos indivduos e, desse modo, constituem uma forma de reducionismo social. O agenciamento humano, portanto, no o centro das discusses entre os socilogos funcionalistas/estruturalistas, pois essa corrente sempre colocou em primeiro plano os problemas da organizao institucional, oferecendo inabalvel oposio ao subjetivismo no mbito da teoria social. (Giddens, 2001, p. 116)

B.
No livro Em defesa da sociologia: Ensaios, interpretaes e trplicas Anthony Giddens afirma que, a partir da derrota da corrente funcionalista no campo da sociologia, surgiram novos tipos de abordagem terica que, por sua vez, passaram a gozar de uma posio de destaque, fazendo o foco do debate deslocar-se para outro ponto (Giddens, 2001, p. 115) Segundo Giddens, nas construes tericas das tradies hermenuticas do pensamento sociolgico, as cincias sociais e naturais so consideradas radicalmente discrepantes. No pensamento hermenutico, o abismo entre sujeito e objeto social alcana sua amplitude mxima. Essa distncia acarreta a supervalorizao da subjetividade humana em detrimento dos elementos

coercitivos da estrutura social. As sociologias interpretativas, por sua vez, concedem a primazia agncia humana e ao significado das aes das pessoas para a explicao da conduta humana; os conceitos estruturais no so muito discutidos e a coero social praticamente no abordada. A grande contribuio dessas perspectivas tericas foram, segundo Giddens, o conceito de cognoscitividade dos indivduos e a nfase na agncia humana. Portanto, o autor declara que a teoria da estruturao aceita um ponto de partida hermenutico, porm, necessrio levar em conta as propriedades estruturais e seus aspectos coercitivos e facilitadores que, por sua vez, possuem um papel crucial na vida social. Desse modo, essas correntes de pensamento sociolgico deslocam o reducionismo funcionalista/estruturalista para outro ponto extremo: a subjetividade humana. Nesse sentido, a hermenutica e as sociologias interpretativas reproduzem uma forma de imperialismo do indivduo ativo e subjetivo em detrimento das totalidades sociais e das propriedades estruturais dos sistemas sociais. A partir delas, a ao dos indivduos e o seu significado se tornam o centro das discusses tericas e os elementos estruturais so postos em segundo plano, o que, segundo Giddens, um perigo, pois a partir desse tipo de raciocnio elementos cruciais para o entendimento da vida social so praticamente ignorados, a saber, a dualidade formada pelo agenciamento humano e as propriedades estruturais dos sistemas sociais no exerccio de produo e reproduo da vida social pelo espao e tempo.

2.
A teoria da estruturao, proposta por Anthony Giddens, se contrape s perspectivas que a precederam de forma crtica com o fito de reelaborar ou melhor, reconstruir o paradigma sociolgico, reconciliando, a partir desta reformulao da sociologia, a noo de estrutura e agenciamento humano. Assim, a teoria social de Giddens se distingue tanto das sociologias estruturalistas/funcionalistas que, por sua vez, pressupem uma totalidade social em que as suas partes se relacionam em funo da ordenao da sociedade, como das sociologias hermenuticas, nas quais impera a primazia da subjetividade, isto , das aes dos agentes singulares e do significado destas aes. Entre as primeiras, h o imperialismo do objeto social em detrimento ao agenciamento humano, enquanto nas teorias hermenuticas ocorre o imperialismo do sujeito em detrimento da estrutura das totalidades sociais. As duas perspectivas,

portanto, constituem dois tipos distintos de reducionismos. Desse modo, a teoria da estruturao conforma elementos dessas duas perspectivas da sociologia, aparentemente irreconciliveis, e se esfora em elaborar uma reconstruo conceitual dentro de uma nova sistematizao da disciplina sociolgica, onde agncia e estrutura superam a condio de mero dualismo para, assim, se tornarem uma dualidade bsica para se compreender as prticas sociais ordenadas no espao e no tempo. Sobre a teoria da estruturao, Ira J. Cohen declara:
A teoria da estruturao plenamente compatvel com essa viso ps empirista da natureza e dos objetivos das percepes ontolgicas. A ontologia estruturacionista est voltada exclusivamente para os potenciais constitutivos da vida social: as capacidades humanas genricas e as condies fundamentais mediante as quais o curso e os resultados dos processos e eventos sociais so gerados e moldados numa multiplicidade de maneiras empiricamente discernveis.

(Cohen, 1999, p. 402)

A agncia humana um elemento central na teoria da estruturao. Segundo Giddens, agncia no se refere s intenes que as pessoas tm ao fazer as coisas, mas capacidade delas para realizar essas coisas em primeiro lugar. (Giddens, 1989, p. 7) Alm disso, o autor salienta que os agentes, alm de possurem a capacidade de agncia, so dotados de reflexividade, isto , os indivduos compartilham a capacidade de agir reflexivamente, podendo, assim, ter agido de outra maneira, distinta da que agiram em uma circunstncia especfica. A partir desta atividade reflexiva os indivduos so capazes de pensar e julgar as suas aes e a dos outros agentes, monitorando-as. Giddens chama esta atividade de monitorao reflexiva da ao 1 . Este conceito se encontra intimamente ligado a questo dos recursos poder mobilizados pelos agentes para criar uma diferena, isto , agir. Voltarei a esta questo adiante. Em suma, sempre h a possibilidade de agir de outro modo e a ao humana , portanto, intencional.

Giddens define esta expresso da seguinte forma: O carter deliberado, ou intencional, do

comportamento humano, considerado no interior do fluxo de atividade do agente; a ao no uma srie de atos discretos, envolvendo um agregado de intenes, mas um process o contnuo. (p. 304 constitu)

No obstante, seguindo o argumento de R. Merton (1910-2003), Giddens declara que em diversas situaes e contextos as consequncias das aes de um agente ou de uma coletividade no so premeditadas, isto , amide ocorre o que Merton chama de consequncias imprevistas da ao social e estas podem sistematicamente realimentar-se para constiturem as condies no reconhecidas de novos atos (Giddens, 1989, p. 6 constitu). Apesar de aceitar os argumentos desse autor eminentemente funcionalista acerca da importncia sociolgica das consequncias imprevistas das aes, Giddens nega e critica o caminho reducionista no qual Merton envereda ao dar prosseguimento ao seu raciocnio. Giddens refora o papel da interiorizao de valores a partir do processo de socializao dentro das totalidades sociais em sua teoria social e, substituindo a clssica trade freudiana eu, supereu e id, prope novos conceitos com os quais pretende explicar a natureza da agncia humana, isto , a intencionalidade e os limites da inteno dos atores durante a reproduo das prticas nos sistemas sociais. Assim, esses conceitos caracterizam o agente como indivduo capaz de reproduzir prticas institucionais e fazer uma diferena no seio dos sistemas sociais, esses conceitos so: a conscincia discursiva, a conscincia prtica e os motivos inconscientes. Para o presente trabalho abordarei somente os dois primeiros conceitos, uma vez que os motivos inconscientes dos agentes no so relevantes para a questo tratada aqui. Os indivduos atuam, como j foi dito anteriormente, de forma intencional e reflexiva. A partir disto, Giddens afirma que as pessoas possuem conscincia de suas atitudes e prticas tanto no nvel do discurso como tacitamente. Essa conscincia configurada a partir do processo de socializao dos indivduos. Dessa forma, os agentes podem discursar sobre as suas atitudes e motivaes, sobre as implicaes de suas atitudes apesar de no control-las , podem justificar as suas atitudes, etc. No obstante, nem sempre a conscincia dos indivduos se situa nos limites do discurso. Ora, na maioria das vezes as pessoas apreendem somente de forma tcita as regras sociais, sabendo apenas como prosseguir. O primeiro caso refere-se conscincia discursiva, conceito intimamente ligado reflexividade dos indivduos, enquanto o segundo se refere conscincia prtica, conceito que diz respeito a procedimentos de incorporao tcita de regras. Alm disso, Giddens diz que no existem fronteiras slidas dividindo esses dois elementos da psique humana, o mesmo no ocorre em relao ao inconsciente.

Seguindo A. Schutz (1899- 1959), Giddens utiliza a noo de estoques de conhecimento para formular o seu conceito de conhecimento mtuo. Este, por sua vez, diz respeito ao conhecimento de como prosseguir incorporado pelos agentes nos encontros sociais, isto , refere-se ao conhecimento acumulado a partir do processo de socializao, no qual os indivduos incorporam valores e apreendem regras. Assim, o conhecimento mtuo incorporado pelos indivduos a partir da introjeo de valores e prticas sociais nos mesmos 2 . Este conhecimento quase que exclusivamente prtico e, a partir dele, a atividade social possvel. Nesse sentido, os agentes produzem e reproduzem os sistemas sociais a partir do conhecimento mtuo incorporado e apreendido, das regras e dos recursos mobilizados tanto para reproduzir prticas sociais no espao e no tempo como para transformar as condies da agncia a partir da prxis social, constituindo, desse modo, instituies que se estendem no tempo e no espao. No ensaio Teoria da estruturao e prxis social Ira J. Cohen diz que a teoria da estruturao se concentra na produo e reproduo de sociedade pelos prprios agentes sociais (Cohen, 1999, p. 403), sendo a produo e reproduo de sociedade, na linguagem giddensiana, produo e reproduo de sistemas sociais a partir do fluxo de ao dos agentes no tempo e no espao. Por sistema, Giddens entende
A padronizao de relaes sociais ao longo do tempo-espao, entendidas como prticas reproduzidas. Os sistemas sociais devem ser considerados amplamente variveis em termos do grau de sistemidade que apresentam e raramente tm o tipo de unidade interna encontrada em sistemas fsicos e biolgicos.

(Giddens, 1989, p. 305)

Desse modo, Giddens distingue os conceitos de estrutura, propriedades estruturais dos sistemas sociais e, por fim, o que ele chama de estruturas. Esses elementos, de suma importncia para a teoria da estruturao giddensiana, constituem os alicerces para a compreenso da produo e reproduo dos sistemas sociais a partir da agncia humana e esto recursivamente implicados
2

No Glossrio de terminologia da teoria da estruturao que Giddens constri em A constituio da

sociedade ele define este conceito da seguinte forma: Conhecimento de como prosseguir em formas de vida, compartilhado por atores leigos e observadores sociolgicos; a condio necessria de adquirir acesso a descries vlidas de atividade social. (p. 302)

nesse processo. Assim, Giddens diz que o conceito de estrutura refere-se s regras e recursos envolvidos na atividade de produo e reproduo dos sistemas sociais pelos agentes. Por outro lado, as propriedades estruturais dizem respeito s caractersticas institucionalizadas dos sistemas sociais ou, nas palavras do autor, caractersticas estruturadas de sistemas sociais, sobretudo as institucionalizadas, estendendo-se ao longo do tempo e do espao. (Giddens, 1989, p. 304) Por fim, Giddens conceitua estruturas como as relaes de transformao e mediao que constituem as chaves de circuito subjacentes s condies observadas de reproduo de sistema. (Giddens, 1989, p. 19) A partir disto, os agentes so capazes de reproduzir prticas sociais institucionalizadas e suas condies de execuo assim como tambm tm a capacidade de transformar a vida social. Nota-se que o termo capacidade constantemente adotado por Giddens quando ele discute a agncia humana e a reproduo da vida social pelos indivduos. Essa constante evidencia a ligao da noo de poder e agncia na teoria da estruturao. Desse modo, os agentes possuem o poder de intervir na vida social, transformando-a a partir da mobilizao de recursos nos encontros sociais, condicionados, por sua vez, por regras sociais institucionalizadas. Sobre isso, Cohen declara que,
Embora Giddens aceite que a conversao e a negociao de significado so caractersticas proeminentes das prticas sociais, sua concepo da ao humana transfere a ateno para um aspecto mais caracterstico de toda conduta humana, o poder de intervir no curso dos acontecimentos ou no estado de coisas (...). Essa conexo entre ao e poder precede logicamente e permeia a explicao giddensiana das prticas sociais. De fato, o poder nesse sentido genrico logicamente anterior a todas as questes referentes subjetividade ou ao monitoramento da conduta (...). Isso porque a ao social depende unicamente da capacidade dos atores de fazer uma diferena na produo de resultados definidos, quer pretendam ou no que esses resultados ocorram, quer estejam ou no conscientes de que eles ocorrem. Visto que fazer uma diferena transformar algum aspecto de um processo ou evento, a ao na teoria da estruturao equiparada capacidade transformadora.

(Cohen, 1999, p. 409)

A produo e reproduo da vida social dependem, portanto, da ao de indivduos que se apiam, por sua vez, em regras e recursos de poder com os quais eles so capazes de fazer uma diferena no seio dos sistemas sociais. Dessa forma,

Giddens considera que a estruturao dos sistemas sociais significa como tais sistemas, fundamentados nas atividades cognoscitivas de atores localizados que se apiam em regras e recursos na diversidade de contextos de ao, so produzidos e reproduzidos em interao. (Giddens, 1989, p. 20) Assim, a dualidade da estrutura3 invocada por Giddens. Este conceito, central na teoria da estruturao, refere-se constituio de agentes e estruturas que, segundo o autor, constituem uma dualidade (e no um mero dualismo, como nas perspectivas sociolgicas que ele critica). A estrutura, na teoria da estruturao, no equiparada somente a restries coercitivas, sendo, respectivamente, restritiva e facilitadora (Giddens, 1989, p. 20). Assim, todo tipo de coero, segundo Giddens, restringe as opes da experincia humana ao mesmo tempo em que possibilita e facilita a agncia:
Crucial para a ideia de estruturao o teorema da dualidade da estrutura (...). A constituio de agentes e estruturas no so dois conjuntos de fenmenos dados independentemente um dualismo , mas representam uma dualidade. De acordo com a noo de dualidade da estrutura, as propriedades estruturais de sistemas sociais so, ao mesmo tempo, meio e fim das prticas que elas recursivamente organizam. A estrutura no externa aos indivduos: enquanto traos mnmicos e exemplificada em prticas sociais, , num certo sentido, mais interna do que externa s suas atividades, num sentido durkheimiano.

(Giddens, 1989, p. 20)

Enfim, Giddens consegue conformar o conceito de estrutura e a noo de sujeito ativo (agncia) a partir da dualidade da estrutura e da consequente reproduo da vida social pelos indivduos tarefa que parecia, aos olhos de diversos socilogos, inconcebvel superando, dessa maneira, tanto as generalizaes dos socilogos estruturalistas e funcionalistas como as microanlises das sociologias hermenuticas e interpretativas.

Giddens diz, em seu Glossrio de terminologia da teoria da estruturao , que este conceito refere-se

a estrutura como o meio e o resultado da conduta que ela recursivamente organiza; as propriedades estruturais de sistemas sociais no existem fora da ao, mas esto cronicamente envolvidas em sua produo e reproduo. (p. 303)

Referncias Bibliogrficas GIDDENS, Anthony. A constituio da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1989. GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia: Ensaios, interpretaes e trplicas. So Paulo: Editora Unesp, 2001. COHEN, Ira J. Teoria da estruturao e prxis social. In: Teoria social hoje. So Paulo: Editora Unesp, 1999

Vous aimerez peut-être aussi