Vous êtes sur la page 1sur 7

Texto: A era dos direitos Autor: BOBBIO, Norberto

A proposta do autor neste texto discutir a questo dos direitos humanos, numa perspectiva da filosofia da histria. Apresenta a ideia de uma relao entre os direitos humanos e o progresso moral da humanidade. Bobbio destaca dois fatos histricos que trazem a discusso do problema do reconhecimento dos direitos humanos para todos os povos, a Segunda Guerra Mundial e Revoluo Francesa. Aponta os Dez Mandamentos como exemplo de cdigo moral por excelncia do mundo cristo, destaca que ao longo da histria da moral, entendida como conjunto de regras de conduta, a funo primria da lei de comprimir, no a de liberar; a de restringir, no a de ampliar, os espaos de liberdade. Sendo assim, aos cdigos de regras de conduta foi atribuda a funo de proteger mais o grupo em seu conjunto do que o indivduo singular. Neste aspecto ele prope uma reflexo sobre uma inverso de olhar sobre o problema da moral no sendo considerada mais do ponto de vista da sociedade e sim do indivduo, o que Bobbio chama de revoluo copernicana no sentido kantiano. Conclui que ao assumir o ponto de vista da filosofia da histria significa levantar o problema do sentido da histria. Bobbio alerta para o problema do sentido na histria, que no nico, pois depende da ocasio concreta, de acordo com as oportunidades, nossos desejos e esperanas e somos ns que atribumos a ela, o sentido. No texto mostra que na contemporaneidade existem cada vez mais extensos e cada vez mais especficos direitos do homem, e a dificuldade de garantirlhes uma proteo efetiva e afirma que os direitos sociais so mais difceis de proteger do que os direitos de liberdade. Segundo Bobbio, a poltica um captulo da moral e que a relao poltica por excelncia a relao entre governantes e governados, entre quem tem o poder de obrigar com suas decises os membros do grupo e os que esto submetidos a essas decises. O objeto da poltica sempre foi o governo. O indivduo singular essencialmente um objeto do poder ou, no mximo, um sujeito passivo. Ele conclui o texto com a ideia de Kant de que o progresso no era necessrio, era apenas possvel. Ele criticava os polticos por no terem confiana na virtude e na fora da motivao moral, bem como por viverem repetindo que o

mundo foi sempre assim como vemos hoje. Deste modo retardavam os meios que poderiam assegurar o progresso para o melhor. Bobbio faz a reflexo sobre os direitos do homem como um sinal do progresso moral da humanidade e nos chama a ateno que este no se mensura pelas palavras, mas pelos fatos.

Sobre a compreenso do texto: O autor utiliza-se de um vocabulrio simples, tornando a leitura agradvel e de fcil compreenso. Redigiu um texto rico, com importantes fatos histricos, conceitos e contribuies de diversos filosfos, que a dificuldade foi de resumi-lo.

Por que importante relacionar a questo da subjetividade com os estudos da interface entre psicologia e direito? importante relacionar tais termos devido ao fato de que a sociedade vive em constante relao jurdica. A psicologia oferece sua contribuio ao estudar a relao entre o homem, na sua particularidade, e a justia, assim, Psicologia e Direito caminham juntos, para analisar os casos que necessitam do olhar dessas duas reas de conhecimento. A subjetividade, por sua vez, no pode ser ignorada, visto que a mesma tem grande influncia nessa relao entre Psicologia e Direito. Ao deix-la de lado, se ignora as particularidades de cada indivduo e passa a olhar o sujeito como universal. O texto A era dos direitos traz uma reflexo sobre a inverso e ampliao do olhar com relao ao problema da moral e do progresso considerando no apenas o ponto de vista da sociedade, mas tambm do indivduo. Alerta para a questo da democracia uma cabea, um voto e tambm para que a poltica permita o progresso cessando o ciclo de repetitividade da histria. A psicologia e o direito perpassam por toda histria da humanidade e preciso estudar para acompanhar as mudanas que ocorrem a partir do desejo do indivduo que transforma e transformado pelo contexto social. A subjetividade influencia a histria e a partir da minha subjetividade que dou sentido a ela.

BOBBIO - A ERA DOS DIREITOS Pontos principais do texto: Bobbio, numa entrevista em que o entrevistador relatava sua preocupao com o futuro da humanidade, apontando como caractersticas de nosso tempo o aumento incontrolado da populao, a degradao incontrolada do ambiente, o insensato poder destrutivo dos armamentos, foi questionado se via algum sinal positivo neste contexto, ele respondeu que sim e argumentou sobre a crescente importncia atribuda, nos debates internacionais, entre homens de cultura e polticos, em seminrios de estudo e conferncias governamentais, ao problema do reconhecimento dos direitos do homem. (p. 46). Aps a Segunda Guerra Mundial pode-se afirmar o envolvimento internacional na questo, envolvendo todos os povos, pela primeira vez na histria. O autor destaca trs processos de evoluo na histria dos direitos do homem: 1 - Filosofia da histria - Fazer filosofia da histria significa, diante de um evento ou de uma srie de eventos, pr o problema do sentido. [...] Os eventos deixam de ser dados de fato a descrever, a narrar, a alinhar no tempo, eventualmente a explicar segundo as tcnicas e procedimentos de investigao, consolidados e habitualmente seguidos pelos historiadores, mas se tornam sinais ou indcios reveladores de um processo, no necessariamente intencional, no sentido de uma direo preestabelecida. O homem um animal teleolgico, que atua geralmente em funo de finalidades projetadas para o futuro. Somente quando se leva em conta a finalidade de uma ao que sentido. [...] O que torna a filosofia da histria problemtica precisamente essa transposio, da qual no podemos fornecer nenhuma prova convincente. 2 - Kant destaca a Revoluo Francesa, cuja causa s podia ser uma disposio moral da humanidade, para ele O verdadeiro entusiasmo refere -se sempre ao que ideal, ao que puramente moral (...), e no pode residir no interesse individual. A causa deste entusiasmo era o aparecimento, no cenrio da histria, do direito que tem um povo de no ser impedido, por outras foras, de dar a si mesmo uma Constituio civil que julga boa. Por Constituio Civil Kant entende uma constituio com os direitos naturais dos homens, ou seja, uma Constituio segundo a qual os que obedecem lei devem tambm, reunidos,

legislar. Desta forma, Kant dava uma definio da liberdade como autonomia, como poder de legislar para si mesmo. Bobbio afirma que a histria humana ambgua, dando respostas diversas segundo o ponto de vista adotado por quem interroga. Chama a ateno para a diferenciao entre o progresso cientfico e tcnico, outra coisa o progresso moral. Aponta duas razes para o enfrentamento do problema da efetividade do progresso moral, sendo: o prprio conceito de moral e a falta de indicadores para medir o progresso moral de uma nao, to claros quanto so os indicadores que servem para medir o progresso cientfico e tcnico. 3 - O conceito de moral problemtico. Bobbio volta a afirmar que a histria humana ambgua para quem se pe o problema de atribuir-lhe um sentido. Nela o bem e o mal se misturam, se contrapem, se confundem. Na opinio do autor, a parte obscura da histria do homem (e, com maior razo, da natureza) bem mais ampla do que a parte clara. Ele destaca que na zona de luz esto os movimentos ecolgicos e pacifistas, o interesse crescente de movimentos, partidos e governos pela afirmao, reconhecimento e proteo dos direitos do homem. O homem rene esforos para transformar o mundo que o circunda em menos hostil. Os instrumentos e regras de conduta formam o mundo da cultura, contraposto ao da natureza. As regras visam reduzir os impulsos agressivos ou estimulam os impulsos de colaborao e de solidariedade. Os Dez Mandamentos, um cdigo moral por excelncia do mundo cristo. Ao longo da histria da moral entendida como conjunto de regras de conduta, sucedem-se por sculos cdigos de leis (sejam estas consuetudinrias, propostas por sbios ou impostas pelos detentores do poder) ou, ento, de proposies que contm mandamentos e proibies. Bobbio afirma que a funo primria da lei a de comprimir, no a de liberar; a de restringir, no a de ampliar, os espaos de liberdade; a de corrigir a rvore torta, no a de deixa-la crescer selvagemente. O problema da moral foi originariamente considerado mais do ngulo da sociedade do que daquele do indivduo. Aos cdigos e regras de conduta foi atribuda a funo de proteger mais o grupo em seu conjunto do que o indivduo singular. Considerar uma inverso do ponto de vista moral, partindo do indivduo, Bobbio afirma que poderia haver uma revoluo copernicana no sentido kantiano, como inverso do ponto de observao.

Bobbio afirma que a poltica um captulo da moral e que a relao poltica por excelncia a relao entre governantes e governados, entre quem tem o poder de obrigar com suas decises os membros do grupo e os que esto submetidos a essas decises. O objeto da poltica sempre foi o governo. O indivduo singular essencialmente um objeto do poder ou, no mximo, um sujeito passivo. O tema da obrigao poltica, que precisamente a obrigao, considerada primria para o cidado, de observar as leis. O indivduo singular desaparece enquanto sujeito de direitos e o que aparece o povo em sua totalidade.

4 - A grande reviravolta teve incio no Ocidente a partir da concepo crist da vida, segundo a qual todos os homens so irmos enquanto filhos de Deus. Mas, na realidade, a fraternidade no tem, por si mesma, um valor moral. A doutrina filosfica que fez do indivduo, e no mais da sociedade, o ponto de partida para a construo de uma doutrina da moral e do direito foi o jusnaturalismo, que pode ser considerado, sob muitos aspectos, a secularizao da tica crist. Locke que foi o principal inspirador dos primeiros legisladores dos direitos do homem afirma: Para entender bem o poder poltico e deriv -lo de sua origem, devese considerar em que estado se encontram naturalmente todos os homens; e esse um estado da perfeita liberdade de regular as prprias aes e de dispor das prprias posses e das prprias pessoas como se acreditar melhor, nos limites da lei de natureza, sem pedir permisso ou depender da vontade de nenhum outro. Partindo de Locke, pode-se compreender como a doutrina dos direitos naturais pressupe uma concepo individualista da sociedade e, portanto, do Estado, continuamente combatida pela bem mais slida e antiga concepo organicista, segundo a qual a sociedade um todo, e o todo est acima das partes. A concepo orgnica to persistente que, nas vsperas da Revoluo Francesa, que proclama os direitos do indivduo diante do Estado, Burke escreve: Os indivduos passam como sombras, mas o Estado fixo e estvel. A concepo individualista significa que primeiro vem o indivduo (o indivduo singular, deve-se observar), que tem valor em si mesmo, e depois vem o Estado, e no vice-versa, j que o Estado feito pelo indivduo e este no feito pelo Estado. hoje dominante nas cincias sociais a orientao de estudo chamada de individualismo metodolgico, segundo a qual o estudo da sociedade deve partir do estudo das aes do indivduo. Existem duas formas de individualismo, do ponto de

vista dos direitos do homem: O individualismo ontolgico, que parte do pressuposto da autonomia de cada indivduo com relao a todos os outros e da igual dignidade de cada um deles; e o individualismo tico, segundo o qual todo indivduo uma pessoa moral. O individualismo a base filosfica da democracia: uma cabea, um voto. Liberdade e poder que derivam do reconhecimento de alguns direitos fundamentais, inalienveis e inviolveis, como o caso dos direitos do homem. com o nascimento do Estado de direito que ocorre a passagem final do ponto de vista do prncipe para o cidado. No Estado desptico, os indivduos singulares s tm deveres e no direitos. No Estado absoluto, os indivduos possuem em relao ao soberano, direitos privados. No Estado de direito, o indivduo tem, em face do Estado, no s direitos privados, mas tambm direitos pblicos. O Estado de direito o Estado dos cidados.

5 - Desde seu primeiro aparecimento no pensamento poltico dos sculos XVII e XVIII, a doutrina dos direitos do homem j evoluiu muito, ainda que entre contradies, refutaes, limitaes. Bobbio afirma que alm de processos de converso em direito positivo, de generalizao e de internacionalizao, nos ltimos anos manifestou-se uma tendncia, que se pode chamar de especificao; ela consiste na passagem gradual, porm cada vez mais acentuada, para uma ulterior determinao dos sujeitos titulares de direitos. O sujeito abstrato homem j possui uma especificao cidado. A especificao continua em relao ao gnero, as fases da vida como infncia, adolescncia e velhice, com relao aos estados normais e excepcionais, como direitos dos doentes, deficientes, doentes mentais. O autor analisa a questo das armas cada vez mais destrutivas e pensa na esfera do direito vida das geraes futuras e tambm dos animais. Bobbio alerta que uma coisa falar dos direitos do homem e outra garantirlhes uma proteo efetiva. Os direitos sociais so mais difceis de proteger do que os direitos de liberdade. Existe tambm um contraste entre declaraes solenes e grandiosidade de promessas e a misria das realizaes. Assim, quando Bobbio fala sobre os direitos do homem como um sinal do progresso moral da humanidade, chama a ateno que este no se mensura pelas palavras, mas pelos fatos. Conclui que ao assumir o ponto de vista da filosofia da histria significa levantar o problema do sentido da histria. Mas a histria tem apenas o sentido que

ns, em cada ocasio concreta, de acordo com a oportunidade, com nossos desejos e nossas esperanas, atribumos a ela. Portanto, no tem um nico sentido. Para Bobbio o tema dos direitos do homem indica um sinal do progresso moral da humanidade. Para Kant, o progresso, no era necessrio. Era apenas possvel. Ele criticava os polticos por no terem confiana na virtude e na fora da motivao moral, bem como por viverem repetindo que o mundo foi sempre assim como vemos hoje. Com esta atitude, retardavam o progresso para o melhor.

Vous aimerez peut-être aussi