Vous êtes sur la page 1sur 10

Hosbawm, Eric. J. Revoluo Francesa. In: Era das revolues.

Ideologia poltica do sculo XIX formada fundamentalmente pela Revoluo Francesa;

A Frana forneceu ao mundo: 1. O vocabulrio e os temas da poltica liberal e radical democrtica; 2. O exemplo, o conceito e o vocabulrio do nacionalismo; 3. Cdigos legais; 4. Modelo de organizao tcnica e cientifica e o sistema mtrico;

Final do sculo XVIII foi uma poca de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econmicos.

O historiador Vide Palmer, defendeu a ideia de que o final do sculo XVIII foi um perodo de revolues democrtica, por causa das inmeras revoltas ocorridas: E.U.A; Irlanda; Blgica; Lige; Holanda e Genebra. A R.F pode no ter sido um movimento isolado, mas foi muito mais fundamental do que outros fenmenos contemporneos e suas consequncias foram, portanto mais profundas: 1. Aconteceu no pas mais populoso da Europa (sem contar com a Rssia); 2. Foi uma revoluo social de massa radical; 3. nica revoluo ecumnica; Suas origens esto nas condies gerais da Europa, mas, sobretudo, na situao especifica da Frana: * rivalidade com a Gr-Bretanha em alguns aspectos at era superior aos britnicos, mas no conseguia superar o conflito entre os interesses do velho regime e as novas foras sociais.

Reformas propostas por Turgot (1774-6) economista fisiocrata: * explorao eficiente da terra, * comrcio e empresas livres; * administrao eficiente e padronizada para todo o territrio nacional;

*abolio das restries e desigualdades sociais que impediam o desenvolvimento dos recursos nacionais; * administrao e taxao racionais e imparciais.

Reformas que estavam no horizonte terico dos despostas esclarecidos, o fato de figurarem apenas na teoria, fez os burguesia procurar apoio no povo.

Reao feudal: 400.000 entre 23 milhes de habitantes eram nobres, que gozavam de privilgios, iseno de impostos e direitos de receber tributos feudais. Guerreiros e no profissionais ou empresrios por nascimento ou tradio dependiam de penses, casamentos milionrios, presentes da corte. Ocupavam os cargos administrativos, correndo, assim, o prprio estado, alm de exasperar os interesses das classes mdias.

A situao do campesinato: 80% de todos os franceses; em geral eram livres e no raros donos de terras, mas estas eram insuficientes dado o aumento da populao. Do total de terras na diocese de Montpelier: (p.75) 38 a 40% dos camponeses; 18 a 19% dos burgueses; 15 a 16% dos nobres; 3 a 4% do clero 1/5 eram terras comunais

Os tributos feudais, os dzimos e as taxas tiravam grande parte da renda do campons. A inflao piora ainda mais a situao.

Os problemas financeiros da monarquia pioravam a situao: ver balano As brechas no fronte do absolutismo: 1. Assembleia dos notveis, convocada em 1787 para satisfazer as exigncias governamentais; 2. Convocao dos Estados Gerais porque subestimou as exigncias do Terceiro Estado;

A Revoluo Francesa no foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado, no sentido moderno, nem mesmo chegou a ter lderes (tipo as revolues do sc. XX). *Napoleo figura ps-revolucionria. Um surpreendente consenso de ideias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionrio uma unidade efetiva. O grupo era burguesia; suas ideias eras as do liberalismo clssico, conforme formuladas pelos filsofos e economistas e difundidas pela maonaria e associaes informais. At este ponto os filsofos podem ser, com justia, considerados responsveis pela Revoluo. Ela teria ocorrido sem eles, mas eles provavelmente constituram a diferena entre um simples colapso de um velho regime e a sua substituio rpida e efetiva por um novo (p.77)

A ideologia de 1789 era a manica.

Declarao de Direitos do Homem e do Cidado, de 1789: * uma manifesto contra a sociedade hierrquica de privilegio dos nobres; * Prev a existncia de distines sociais; *Propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienvel e inviolvel; * igualdade perante a lei; Uma monarquia constitucional baseada em uma oligarquia possuidora de terras era mais adequada a maioria dos liberais burgueses do que uma repblica democrtica. [...]. o burgus liberal clssico de 1789 (e o liberal de 1789-1848) no era um democrata mas sim um devoto do constitucionalismo, um Estado secular com liberdades civis e garantias para a empresa privada e um governo de contribuintes e proprietrios (p.77) A nao francesa se via com inauguradora ou participante de um movimento de libertao geral dos povos contra a tirania.

610 homens representavam o Terceiro Estado na Assenbleia Geral.

Este tiveram a primeira vitria revolucionria quando se transformaram e Assembleia Nacional (cerca de 6 semanas depois da abertura da Assembleia Geral). O Terceiro Estado teve sucesso porque representava as foras dos trabalhadores pobres das cidades e o campesinato revolucionrio. O que transformou uma limitada agitao reformista em uma revoluo foi o fato de que a conclamao dos Estados Gerais coincidiu com uma profunda crise socioeconmica (p.78-79) Pssimas Safras; Desemprego; Carestia; Aumento no custo de vida.

A mobilizao era inevitvel neste contexto. A queda da Bastilha (priso estatal que simbolizava a autoridade real e onde os revolucionrios esperavam encontrara armas) o resultado mais sensacional desta mobilizao. A queda da Bastilha levou a revoluo para as cidades provincianas e para o campo. Em tempos de revoluo nada mais poderosos que a derrubada de smbolos

3 semanas depois do 14 de julho a estrutura feudal rural e a mquina do estado haviam rudo. No final de agosto tinha um manifesto a Declarao de Direitos do Homem e do Cidado. A classe mdia temia um radicalismo e optava pelo conservadorismo. Esse recuo conservador caracterstico das revolues burguesas, os liberais moderados viam a retroceder, ou transferir-se para a ala mais conservadora, num estgio bastante inicial (p.80). A peculiaridade da Revoluo Francesa que uma fraco da classe mdia liberal estava pronta a continuar revolucionaria at o, e mesmo alm do, limiar

da revoluo antiburguesa: eram os jacobinos, cujo nome veio significar revoluo radical em toda parte. (p.80-81) Pq? No tinham o que temer, afinal. No tinham como os burgueses posteriores o exemplo da revoluo de 1789. Os ganhos iniciais no se estendiam a toda populao; Podiam sustentar seu radicalismo porque no havia uma classe que oferecesse uma soluo social alternativa alm deles; a no ser o sansculotte.

Sobre os sans-culottes: Movimento disforme, urbano de trabalhadores pobres, pequenos arteso, artfices, etc. Organizados nas sesses e nos clubes polticos de Paris; Principal fora de choque da revoluo manifestaes, protestos, barricadas; Os jornalistas Marat e Hbert foram seus principais porta-vozes; Possuam ideias polticos contraditrios e vagamente; Expressavam os interesses da grande massa de pequenos homens que existia entre os polos do burgus e do proletrio. No forneceu nenhuma alternativa real.

Burguesia moderada, entre 1789-1791, transformada em Assembleia Constituinte, tomou providencias para implementar as reformas: Sistema mtrico; Emancipao dos judeus; $ - cerco das terras comuns; $ - incentivo aos empresrios rurais; $ - interdio dos sindicatos; $ - abolio dos grmios e das corporaes de artesos; Secularizao e venda dos terrenos da Igreja; Limitar a democracia, por meio de um sistema monrquico constitucional, baseada num voto censitrio.

A lealdade romana da Igreja incentivou a tentativa frustrada do rei de fugir (junho de 1791), somada incontrolvel economia e a inflao levaram a ecloso de uma guerra, ou seja, uma segunda revoluo em 1792, a Repblica Jacobina no ano II e, consequentemente, Napoleo. Duas foras levaram a Frana a uma guerra geral: a extrema direita e a esquerda moderada O rei, a nobreza e a crescente emigrao, acampados em vrias cidades da Alemanha, achavam que s a interveno estrangeira poderia restaurar o velho regime. Para os outros pases era necessrio interferir e cortar o mal pela raiz. Havia entre os revolucionrios, os moderados e os extremistas a crena de que deveriam estender a liberdade a todos que eram oprimidos. A guerra solucionaria alguns problemas domsticos desvalorizao da moeda; A guerra podia ser lucrativa.

A guerra foi declarada em abril de 1792 (se estendeu at 1794). A derrota que o povo atribuiu sabotagem e tradio real, trouxe a radicalizao. Em agosto a Monarquia foi derrubada e a Repblica foi estabelecida.

Girondinos: Belicosos no exterior e moderados em casa; Bons oradores; Grandes negociantes, burguesia provinciana e muita distino intelectual. A Repblica francesa descobriu ou inventou a guerra total mobilizao total dos recursos de uma nao atravs do recrutamento, do racionamento e de uma economia de guerra rigidamente controlada, e da virtual abolio da distino entre soldados e civis.

Os sans-culottes saudaram a guerra. Os girondinos tinham que competir com seus rivais e continuar sua cruzada ideolgica de libertao.

Em maro de 1793, a Frana estava em guerra com quase toda a Europa, mas a expanso da guerra (sobretudo, em tempos de dificuldades) servia para fortalecer a esquerda, nica ala capaz de sair vitoriosa do conflito.

Um rpido golpe dos sans-culottes derrubou os girondinos, em 2 de junho de 1793, comea ento a Repblica Jacobina.

Repblica Jacobina Perodo + conhecido para os leigos, sempre relacionados ao terror e aos seus lderes, Marat, Robespierre e Danton, isto porque, a burguesia construiu uma imagem que se cristalizou a respeito das aes destes grupos.

Para o francs da classe mdia, o terror era o nico mtodo de preservar seu pas.

Os feitos dos jacobinos: Em junho de 1793, 60 dos 80 departamentos franceses estavam em revolta contra Paris; Resistiram s tentativas de invaso dos alemes (pelo norte e pelo leste) e dos ingleses (pelo sul e pelo oeste), expulsando os invasores e mantendo o controle do territrio nacional; Maro de 1794, um exrcito 3x maior que o de 1793, mantido com metade dos custos; Atingiram uma mobilizao das massas; Instituram uma nova constituio, muito mais radical e verdadeiramente democrtica: *Sufrgio universal do povo; *Direito de insurreio; *Declarao de que a felicidade de todos era uma obrigao do governo; *Direitos do povo no deveriam apenas ser acessveis, mas operantes. *Aboliram sem indenizao todos os direitos feudais; Aumentaram a possibilidade do pequeno comprador de adquirir terras confiscadas dos imigrantes;

Aboliram a escravido nas colnias francesas; Transformao capitalista da agricultura e da pequena empresa que serviu de impulso para um desenvolvimento rpido econmico; Rpido processo de urbanizao;

Os jacobinos aliados aos sans-culottes inclinaram para a esquerda; isso refletiu a criao do Comit de Salvao Pblica que rapidamente se transformou no Ministrio da Guerra. Robespierre advogado fantico, frio e afetado e egocntrico o nico homem projetado pela Revoluo, com exceo de Napoleo. Oficialmente ele no tinha o poder em suas mos, seu poder emanava do povo, tanto que quando estes o abandonaram ele caiu. Pq o povo abandonou Robespierre? As necessidades econmicas da guerra; Congelamento de salrios; Confisco de alimentos no campo. O excesso na politica de descristianizao e a criao da religio do Ser Supremo.

Por volta de abril/1794, tanto a direita quanto a esquerda tinham ido para a guilhotina, e os seguidores de Robespierre estavam isolados. Dia 27/07/1794 a Conveno derrubou Robespierre e o levou a guilhotina. A queda de Robespierre levou a um descontrole da economia, fraudes e corrupo que culminou numa crise inflacionaria e na bancarrota nacional em 1797. O problema da burguesia francesa: como alcanar a estabilidade poltica e o avano econmico nas bases do programa liberal de 1789-1791?. Este problema nunca foi solucionado e as rpidas alternncias de regime mostram isso: 1795 - 1799 Diretrio 1799 - 1804 Consulado 1804 - 1814 Imprio

1815 - 1830 Monarquia (Restaurao da Dinastia Bourbon) 1830 1848 Monarquia Constitucional 1848 1851 Repblica 1852 - 1870 Imprio *So tentativas de fugir dos perigos da republica jacobina e do velho regime. Em 1795 A reao termidoriana estabeleceu uma nova constituio. Foi um perodo, no qual, a presena do exrcito foi necessria; e a oscilao entre a esquerda e a direita constante.

O exrcito resolveu o problema que parecia impossvel: conquistou, pagou-se a si mesmo, suas pilhagens e conquistas resgataram o governo Napoleo era seu principal lder.

Exrcito francs: Fora de homens profissionais, promovidos por mrito. Se apoiava nos campos, no foi amparado por uma indstria de armas adequada, mas venceu batalhas improvveis rapidamente que precisava de poucas armas. Os generais podiam confiar em uma coragem ofensiva ilimitada e em uma quantidade razovel de iniciativa local.

Vous aimerez peut-être aussi