Vous êtes sur la page 1sur 1

Ala Conceptual Filosofia

O conhecimento cientfico sobre a natureza repousa na observao e na experimentao baseada em teorias que organizam os factos e o raciocnio do Homem, aprofundando a sua compreenso.

As clulas contm DNA?


Onde est contido o DNA nos organismos? Todos os tipos de clulas contm DNA? Ser possvel visualiz-lo? Qual ser o seu aspecto?

Ala Metodolgica
Juzos de valor
Experincia simples que utiliza produtos e materiais comuns no dia a dia. Utilizao de diferentes espcies e tecidos, importante para a compreenso de que o DNA existe em todas as clulas de todos os seres vivos. O sal e o etanol foram reagentes essenciais para a extraco do DNA, pois o primeiro contribuiu para neutralizao da molcula de DNA (numerosas molculas de DNA podem coexistir na soluo); o segundo desnaturou as protenas nucleares (histonas), permitindo a separao do DNA destas. O detergente tem de ser lquido e pouco concentrado (para evitar espuma). O material biolgico usado, a cada experincia, tem de provir do mesmo indivduo, de forma a evitar a coexistncia de diferentes tipos de DNA. O rigor de limpeza dos materiais (inclusive os que cortam material biolgico) foram imprescindveis para evitar qualquer risco de contaminao aquando a extraco do DNA. O uso do etanol frio extremamente importante porque quanto mais frio for, menos solvel o DNA (separa-o da soluo).

Teoria
O DNA o material da hereditariedade e a ferramenta de estudo da Gentica.

?
Procedimentos
1. Dissolver o sal em gua morna, num gobel. 2. Descascar as bananas e colocar pequenos fragmentos, no copo da varinha mgica. 3. Deitar a gua, j salgada, no copo da varinha mgica. 4. Triturar at obter a consistncia de um pur. (velocidade mxima 7 minutos) 5. Colocar o papel de filtro no passador de rede ou funil. 6. Filtrar a mistura preparada no passo 1, para um gobel. 7. Adicionar, lentamente, o detergente mistura e envolva durante cerca de 5 8. cuidadosamente, de modo a no criar espuma. 9. Colocar uma pequena poro de filtrado num tubo de ensaio. 10. Adicionar com cuidado, etanol ao tubo de ensaio, de modo a formar uma camada que cubra a mistura anterior. 11. Colocar o tubo ao nvel dos olhos e observar com ateno. 12. Suavemente, rodar a pipeta dentro do tubo, tentando retirar as frgeis pelculas formadas, de cor branca (DNA +Protenas).

Princpios/Leis
O DNA uma molcula orgnica, constituda por sequncias de nucletidos; Esta organizao dos nucletidos condiciona a sntese proteica.

Juzos cognitivos
Nas clulas, o DNA pode estar: no ncleo e nas mitocndrias. possvel visualizar o DNA, uma vez que est presente em grande quantidade nas clulas de todos os seres vivos e dado que se utilizaram processos mecnicos e qumicos que permitiram quebrar a parede e/ou membrana celular, a membrana nuclear e as membranas das mitocndrias. A triturao ajuda a quebrar mecanicamente as membranas/parede na clula. O detergente dissolve a camada de lpidos, presente nas membranas. O sal contribuiu para a neutralizao da molcula de DNA (numerosas molculas de DNA podem coexistir na soluo). O etanol desnaturou as protenas nucleares (histonas), permitindo a separao do DNA (insolvel no etanol) destas. Apesar de ter-se visualizado o DNA, a sua dupla hlice no visvel, dado que demasiado pequena e s se consegue observar ao microscpio (electrnico); O DNA apresenta um aspecto filamentoso e enrola-se ao palito (eixo) pois constitudo por cadeias muito longas em dupla hlice; Apesar de terem sido utilizados diferentes tipos de tecidos celulares, conseguiu extrair-se o DNA em todos eles.

Conceitos
- DNA - Nucletido - Grupo fosfato - Pentose - Base azotada - Dupla hlice - Organitos celulares - Membrana plasmtica - Clula - Parede celular - Protenas

Resultados
DNA: - cor: esbranquiado - aspecto: filamentoso e espesso - enrola-se ao palito Ilustraes exemplos: Desenhos ; Fotos

Escola Secundria Francisco Simes Ncleo de Estgio 08/09 - Laranjeiro 2008

Vous aimerez peut-être aussi