Vous êtes sur la page 1sur 13

Direito das Coisas II

2.3 DAS SERVIDES

2.3.1 Conceito Para Clvis, servides prediais so restries s faculdades de uso e gozo que sofre a propriedade em beneficio de algum e, para Lafayete, seria o direito real constitudo em favor de um prdio (dominante), sobre outro prdio (serviente), pertencente a dono diverso. O conceito, adotado, para tanto aquele descrito no art. 1.378 do Cdigo Civil que dispe que a servido proporciona utilidade para o prdio dominante, e grava o prdio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declarao expressa dos proprietrios, ou por testamento, e subseqente registro no Cartrio de Registro de Imveis. Em verdade, a servido impe um encargo ao prdio serviente em benefcio do dominante. Decorre de lei ou vontade das partes, ou seja, para que o proprietrio de um prdio possa dele utilizar-se amplamente, torna-se necessrio, muitas vezes, se valer dos prdios vizinhos. Assim, constituem direitos, por efeito dos quais uns prdios servem a outros. Da a origem dessa expresso, que definida como a restrio imposta a um prdio, para uso e utilidade de outro pertencente a dono diverso. A servido nasce da vontade das partes. Disto decorre que no se confunde com as servides legais, que so oriundas do direito de vizinhana e impostas coativamente. , assim, um nus imposto voluntariamente. Neste sentido, confira-se excerto extrado de julgado do TJRS: Enquanto a passagem forada instituto de direito real, gerando obrigaes propter rem, impondo-se ao titular do prdio vizinho como forma de garantir o direito de ir e vir do dono do prdio encravado, independentemente do consenso porquanto decorre da prpria condio fsica do imvel, a servido de trnsito visa to-somente uma melhor utilidade do imvel, mediante a manifestao de vontade dos proprietrios dos dois prdios, ou ainda, decorrente de uma posse pblica, mansa e pacfica, caracterizando-se como ius in re aliena18.

18

TJRS, Ap. Cvel n. 70006164032, 17 Cm. Cvel, rel. Elaine Harzheim Macedo, j. 27.05.2003.
http://professorhoffmann.wordpress.com | 22

Direito das Coisas II

2.3.2 Finalidade Tem por objetivo precpuo proporcionar uma valorizao do prdio dominante, tornando-o mais til, agradvel ou cmodo. Implica, por outro lado, uma desvalorizao econmica do prdio serviente, levando-se em considerao que as servides prediais so perptuas, acompanhando sempre os imveis quando transferidos. Sendo um direito real, a servido adere coisa, apresentando-se como um nus que acompanha o prdio serviente em favor do dominante. Logo, a servido serve coisa e no ao dono, restringindo a liberdade natural da coisa.

2.3.3 Princpios fundamentais que regem s servides a) em regra uma relao entre vizinhos, embora a contigidade entre prdios dominantes e servientes no seja essencial, pois, apesar de no serem vizinhos, um imvel pode ter servido sobre outro, desde que se utilize daquele de alguma maneira; b) a servido no pode recair sobre prdio do prprio titular desta, assim no h servido sobre coisa prpria; c) a servido serve a coisa e no o dono, sendo irregulares as servides que consistam em limitaes a prdio em favor de determinada pessoa e, no de outro prdio; d) no se pode de uma servido constituir outra, isto , no pode o titular do imvel dominante ampliar a servido a outros prdios; e) a servido, uma vez constituda em beneficio de um prdio, inalienvel, no podendo ser transferida total ou parcialmente, nem sequer cedida ou gravada com uma nova servido; f) a servido no se presume, devendo ser expressa entre os proprietrios e registrada no Cartrio de imveis. Se dvida houver, deve-se decidir pela inexistncia da servido. Disto decorre que a servido deve ser comprovada explicitamente cabendo o nus da prova ao que alegar sua existncia. Deve-se interpretar a servido restritivamente, por ser ela uma restrio ao direito de propriedade. Seu exerccio no deve ser muito oneroso ao prdio serviente. No conflito de provas apresentadas pelo autor e ru, deve-se decidir contra a servido.
http://professorhoffmann.wordpress.com | 23

Direito das Coisas II

2.3.4 Natureza jurdica da servido a servido predial um direito real de gozo ou fruio sobre imvel alheio, de carter acessrio, perptuo, indivisvel e inalienvel, conforme reza o art. 1.225, inc. III do Cdigo Civil. acessria, pois que se liga a um direito principal, que o direito de propriedade o qual lhe d origem. Prende-se a servido ao bem imvel e o acompanha, seguindo-o nas mos dos sucessores do proprietrio. ela perptua, no sentido de que tem durao indefinida, ou seja, por prazo indeterminado e nunca por termo certo, perdurando enquanto subsistirem os prdios a que se adere, bem como, a causa de sua constituio. Sua indivisibilidade est contida no art. 1.386 do Cdigo Civil que dispe: As servides prediais so indivisveis, e subsistem, no caso de diviso dos imveis, em benefcio de cada uma das pores do prdio dominante, e continuam a gravar cada uma das do prdio serviente, salvo se, por natureza, ou destino, s se aplicarem a certa parte de um ou de outro. No se desdobra, no podendo, pois, ser adquirida ou perdida por partes. um todo nico e indivisvel, que grava o prdio serviente ainda que este ou o dominante venham a ser divididos. Daibert argumenta que cada condmino ou quinhoeiro do imvel dominante ter o benefcio ntegro da servido que continuar gravando o prdio serviente. De igual modo se a partilha for do imvel serviente, cada condmino estar obrigado pela servido, no podendo desdobr-la. Desta indivisibilidade resulta que: a) a servido no pode ser instituda em favor da parte ideal do prdio dominante, nem pode incidir sobre parte ideal do prdio serviente; b) deve ser mantida a servido ainda que o proprietrio do imvel dominante se torne condmino do serviente ou vice-versa; c) defendida a servido por um dos consortes do prdio dominante a todos aproveita a ao19. Quanto a inalienabilidade, esta decorre do condicionamento da servido a uma necessidade do prdio dominante.

19

RT, 163:345.
http://professorhoffmann.wordpress.com | 24

Direito das Coisas II


2.3.5 Classificao das servides Sob o prisma do exerccio esta pode ser contnua ou descontnua, aparente ou no aparente. a) contnua, quando exercida independentemente de uma ao humana e, em geral, ininterrupta, como caso do aqueduto, onde as guas correm de um prdio ao outro sem qualquer ao humana; b) descontnua, condicionada a algum ato humano, como o caso na servido de trnsito; c) aparente, pois se manifesta por obras exteriores, visveis e permanentes, como a de passagem e a de aqueduto; d) no aparente, a que no se revela por obras exteriores, como a de no edificar alm de certa altura ou de no construir em determinado local. Tal classificao decorre da aplicao de regras diferentes para a constituio, execuo e extino, quanto s servides contnuas e aparentes. Pelo art. 1.213 do Cdigo Civil negada a proteo possessria as servides no aparentes, confira-se: O disposto nos art.s antecedentes no se aplica s servides no aparentes, salvo quando os respectivos ttulos provierem do possuidor do prdio serviente, ou daqueles de quem este o houve. No mesmo caminho o art. 1.379 do Cdigo Civil, ao revelar que somente as servides aparentes e contnuas so aptas a ensejar a usucapio. Ainda quanto ao exerccio, pode-se classificar em positivas ou negativas, onde nas primeiras, o dono do prdio dominante tem o poder de praticar algum ato no prdio serviente. Ao contrrio, na negativa, imposto um dever de absterse da prtica de determinado ato de utilizao, como o caso da no edificao. Por fim, considera-se servido irregular aquela que no impe limitao a um prdio em favor de outro, mas limitao a prdio em favor de determinada pessoa.

2.3.6 Modos de constituio Em qualquer caso a constituio da servido est condicionada averbao perante o Registro de Imveis (Cdigo Civil, arts. 1.227 e 1.378). Assim, todos os modos listados servem apenas como ttulos ou pressupostos aquisio do direito real de servido.
http://professorhoffmann.wordpress.com | 25

Direito das Coisas II


2.3.6.1 Servido constituda por ato humano Pode esta se dar por ato inter vivos ou ento por causa mortis, sendo que em ambos os casos pressupem-se capacidade das partes, inclusive aquela para os atos de disposio do prdio, isto , ser proprietrio, pois s pode constituir servido quem tiver o poder de disposio. Pode ocorrer servido ainda, por sentena de ao de diviso, quando se fizer necessrio a proporcionar maior utilidade a um dos quinhes, especialmente, quando em virtude da demarcao, fica ele encravado, sem acesso via pblica. Dispe o art. 979, inc. II, do Cdigo de Processo Civil que instituir-se-o as servides, que forem indispensveis, em favor de uns quinhes sobre os outros, incluindo o respectivo valor no oramento para que, no se tratando de servides naturais, seja compensado o condmino aquinhoado com o prdio serviente. Pode ainda se dar pela usucapio, conforme redao do art. 1.379 do Cdigo Civil: O exerccio incontestado e contnuo de uma servido aparente, por dez anos, nos termos do art. 1.242, autoriza o interessado a registr-la em seu nome no Registro de Imveis, valendo-lhe como ttulo a sentena que julgar consumado a usucapio. Consta do pargrafo nico: Se o possuidor no tiver ttulo, o prazo da usucapio ser de vinte anos. Tm-se, na primeira hiptese a usucapio ordinria (justo ttulo e posse incontestada por 10 anos), na segunda, temos a usucapio extraordinria (posse incontestada por 20 anos, mas sem ttulo). Somente s servides contnuas e aparentes que podem ser adquiridas por usucapio, pois que: a) s estas so suscetveis de posse; b) s as aparentes podem ser percebidas por inspeo ocular e; c) s a continuidade e permanncia que caracterizam a posse para usucapir. Por fim, h a destinao do proprietrio como forma de constituio de servido. Conforme proclama Lafayette, se o senhor de dois prdios estabelece sobre um serventias visveis em favor de outro, e posteriormente aliena um deles, ou um e outro passam por sucesso a pertencer a donos diversos, as serventias estabelecidas assumem a natureza de servides, salvo clusula em contrrio. O nico requisito reclamado para tal caso pela jurisprudncia que a servido seja aparente, com finalidade de proteger a boa-f do adquirente do imvel dominante, pois que, a teor dos arts. 1.378 e 1.379 do Cdigo Civil, as servides noaparentes s podem ser constitudas por registro no Cartrio de Registro de Imveis.
http://professorhoffmann.wordpress.com | 26

Direito das Coisas II


Confira-se julgado do TJSP, ao firmar que: Servido de passagem. Destinao do proprietrio. Subsistncia. Porteira interditando estrada, nica via de acesso propriedade dos demandantes. Prova testemunhal no sentido de que a produo das terras destes se escoava pela aludida estrada. Demonstrada a servido por destinao do proprietrio. Procedncia da ao de reintegrao de posse. (RJTJSP, 23/163).

2.3.6.2 Servido constituda por fato humano Trata-se de uma criao jurisprudencial. Aplica-se exclusivamente s servides de trnsito. Por esta, entende-se que se o dono do prdio dominante costuma servir-se de determinado caminho aberto no prdio serviente, e se este se exterioriza por sinais visveis, como aterros, mata-burros, bueiros, pontilhes e etc., nasce o direito real sobre coisa alheia, digno de proteo possessria. Tal entendimento sedimentado pela Smula 415 do STF: Servido de trnsito no titulada, mas tornada permanente, sobretudo pela natureza das obras realizadas, considera-se aparente, conferindo direito proteo possessria. Para seu reconhecimento, necessrio se faz comprovar que a passagem se d por estrada ou caminho demarcado e visvel em virtude das obras realizadas. Se o caminho no demarcado e visvel, a situao ser encarada como mera tolerncia do dono do prdio serviente. Neste sentido, confira-se: Servido de passagem. Atravessadouros e passagens particulares. Ato de mera tolerncia concedido para facilitar o acesso a prdio no encravado. Insuscetibilidade de usucapio e de tutela possessria20. Ainda: Servido de trnsito. Possessria. Embarao do uso de estrada que liga a propriedade dos autores estrada asfaltada, que facilita o caminho para cidade. Inadmissibilidade. Posse prolongada e constante utilizao comprovadas. Decretada a procedncia da ao21. Por fim: Servido de trnsito contnua e aparente. Existncia de outra estrada em favor do imvel dominante. Circunstncia que no tem o condo de obstar a manuteno da servido. Inteligncia da Sm. 415 do STF.22

20 21

RT, 755/410. RT, 725/247. 22 RT, 789/246.


http://professorhoffmann.wordpress.com | 27

Direito das Coisas II

2.3.7 Regulamentao das servides

2.3.7.1 Obras necessrias sua conservao e uso Trata o art. 1.380 do Cdigo Civil, que o dono de uma servido pode fazer todas as obras necessrias sua conservao e uso, e, se a servido pertencer a mais de um prdio, sero as despesas rateadas entre os respectivos donos. Trata tal preceito, exatamente dos meios necessrios conservao e uso das servides. Consagra a regra bsica de ter o dono da servido direito a tudo o que necessrio ao exerccio dela. De nada valeria a servido, sem fornecer os meios para seu regular exerccio. Disto decorre, que em determinadas servides, por sua natureza, criam-se servides acessrias: a servido de retirada de gua do prdio vizinho tem como acessria a servido de passagem para chegar fonte; servido de aqueduto tem como acessria a servido de ingressar no imvel vizinho para fazer a limpeza e reparos imprescindveis. O proprietrio do prdio dominante pode fazer as obras necessrias a sua conservao e uso. Estas podem estar ou no discriminadas no ttulo constitutivo da servido. No silncio do contrato, as obras so determinadas em razo da natureza da servido e de suas condies. No curso das obras, podem ocorrer danos ao prdio serviente que, somente sero indenizveis se no forem inerentes ao incmodo da prpria servido ou se decorrerem de ato culposo do titular do prdio dominante. Pelo disposto no art. 1.381 do Cdigo Civil as obras a que se refere o art. antecedente devem ser feitas pelo dono do prdio dominante, se o contrrio no dispuser expressamente o ttulo. Como alerta Tupinamb Miguel Castro do Nascimento, no cria o preceito uma obrigao do titular do prdio dominante, exigvel pelo titular do prdio serviente. H somente o dever de executar as obras se quiser ter o exerccio da servido23. A regra aqui dispositiva, razo pela qual nada impede que as partes convencionem em sentido diverso: que despesas e obras caibam ao titular do prdio serviente. Tal obrigao, constante do ttulo levado a registro, ganha natureza propter
23

Direito real de servido. Rio de Janeiro, Aide, 1985, p. 77.


http://professorhoffmann.wordpress.com | 28

Direito das Coisas II


rem, irradiando efeitos em relao a terceiros e acompanhando a servido, enquanto esta durar. Deve o registro do ttulo, fazer meno quanto obrigao do titular do prdio serviente, alertando eventuais adquirentes quanto s clusulas acessrias da servido. Caso, porm, seja a conveno firmada apenas entre as partes, sem ingressar no registro imobilirio, cria-se mero direito de crdito, imponvel a terceiros adquirentes de boa-f. Pelos termos do art. 1.382 do Cdigo Civil, quando a obrigao incumbir ao dono do prdio serviente, este poder exonerar-se, abandonando, total ou parcialmente, a propriedade ao dono do dominante. E pelo pargrafo nico: Se o proprietrio do prdio dominante se recusar a receber a propriedade do serviente, ou parte dela, caber-lhe- custear as obras. O termo abandono no foi usado pelo legislador em seu sentido tcnico, pois no basta o comportamento intencional do titular do prdio serviente para operar a transferncia do fundo gravado. Deve haver instrumento pblico, se acima da taxa legal e, levado ao registro imobilirio, que tem efeito constitutivo em aquisio e perda de direitos reais sobre coisas imveis. Se, abandonado o imvel, o dono do prdio dominante se recusar a receber a propriedade, mas continuar exercendo a posse, custeando as obras poder vir a adquirir o domnio mediante usucapio.

2.3.7.2 Exerccio das servides Disciplinado nos arts. 1.383 e 1.385 do Cdigo Civil, sendo que aduz o art. 1.383 que o dono do prdio serviente no poder embaraar de modo algum o exerccio legtimo da servido. O inadimplemento dessa obrigao de tolerar, ou de no fazer, confere ao titular do prdio dominante invocar a tutela possessria, nos termos dos arts. 1.210 a 1.213 do Cdigo Civil, sem prejuzo das providncias previstas no art. 461 do Cdigo de Processo Civil, inclusive com a fixao de multa diria por descumprimento do preceito, alm da recomposio pelas perdas e danos. Neste sentido, confira-se julgado do 1 TACSP: Possessria. Servido de gua. Esbulho. Cdigo Civil, art. 702. Art. 703. Possessria. Reintegrao. Servido de curso dgua. Servido contnua e aparente. Eliminao em

http://professorhoffmann.wordpress.com |

29

Direito das Coisas II


virtude de obras de aterro executadas no prdio serviente. Esbulho caracterizado. Arts. 702 e 703 do Cdigo Civil. Ao procedente. Recurso provido para esse fim. MF n. 444/11524. Por sua vez proclama o art. 1.385 do Cdigo Civil: Restringir-se- o exerccio da servido s necessidades do prdio dominante, evitando-se, quanto possvel, agravar o encargo ao prdio serviente. Por sua vez, fixa o 1 que constituda para certo fim, a servido no se pode ampliar a outro, enquanto que o 2 assenta: Nas servides de trnsito, a de maior inclui a de menor nus, e a menor exclui a mais onerosa e, por fim, o 3 infirma que se as necessidades da cultura, ou da indstria, do prdio dominante impuserem servido maior largueza, o dono do serviente obrigado a sofr-la; mas tem direito a ser indenizado pelo excesso. Em vista de sua interpretao restritiva, onde se institui servido de trnsito para veculo, pode-se muito bem passar a p. Mas o contrrio no permitido, pois que seno estaria se constituindo em um nus maior do que o permitido. S poder ocorrer com a concordncia do serviente. Nesta senda, segue excerto de julgado do TJRS que firmou que a servido gravame que no se presume, e que portanto no se pode interpretar extensivamente. Restrita a posse anterior a finalidade determinada, somente nesse limite suscetvel de reintegrao. A alterao da finalidade da passagem de atividades pastoris para atividades agrcolas, ao impor maior gravosidade ao imvel serviente, importa pretenso ampliao da servido (art. 1.385, p. 3 do Cdigo Civil/2002), e portanto ultrapassa os limites da liminar possessria. Agravo improvido25.

2.3.7.3 Remoo da servido Dispe o art. 1.384 do Cdigo Civil: A servido pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prdio serviente e sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prdio dominante, ou pelo dono deste e sua custa, se houver considervel incremento da utilidade e no prejudicar o prdio serviente. Dois so os vetores que orientam o direito real de servido. De um lado, a necessidade do prdio dominante e, de outro, o mnimo gravame possvel ao prdio serviente. O art. em comento reflete os dois valores prestigiados pelo legislador, em homenagem funo social da propriedade, permitindo a remoo da servido de um

I TACSP, Ap. Cvel n. 00395342-2/00, rel. Octaviano Lobo, j. 28.12.1988 Agravo de Instrumento N 70006800049, Dcima Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Leoberto Narciso Brancher, Julgado em 28/10/2003.
25

24

http://professorhoffmann.wordpress.com |

30

Direito das Coisas II


local a outro, sempre que no houver qualquer prejuzo outra parte, sendo que tal prerrogativa pode ser exercida a qualquer tempo. Reveste-se de um carter cogente, assim, mesmo que no escrito no ttulo negocial prevalece possibilidade de remoo. Caso haja resistncia, deve-se ingressar na via judicial, fazendo-se prova da inocorrncia de prejuzo a outra parte, pois no se admite a autotutela no caso concreto. As alteraes devem ser levadas ao registro imobilirio, para ganhar publicidade frente a terceiros, conforme julgado do TJBA: Servido predial. Remoo de um lugar para outro. Vantagens do prdio dominante. Despesas. A servido, que, em regra, imutvel, pode ser removida para outro lugar, contanto que no diminua as vantagens anteriormente auferidas pelo dono do prdio dominante e no acarrete despesas para ele26. E do TJMG: Servido de passagem. Remoo pelo dono do prdio serviente. Impossibilidade de diminuio das vantagens do prdio dominante. Inteligncia do art. 703 do Cdigo Civil.27.

2.3.8 Aes que protegem as servides As aes que amparam as servides so: confessria, negatria, as possessrias, nunciao de obra nova e de usucapio. Para tanto, merecendo estas, melhor anlise, conforme abaixo segue.

2.3.8.1 Ao confessria Visa obteno do reconhecimento judicial da existncia de servido negada ou contestada. Esta ao tambm competente para proteger o usufruto, o uso e a habitao. Seu objetivo reconhecer a existncia da servido e, em consequncia, condenar o ru a cessar a leso, prestando cauo de no reproduzi-las, e a pagar os danos que houver causado. Rege-se pelos seguintes princpios: a) s pode ser invocada e exercida pelo dono do prdio dominante; b) intentada contra o autor da leso, que o mais das vezes o senhor do prdio gravado.

26 27

TJBA, Ap. cvel n. 347/89, rel. Ccero Britto. RT 542/220.


http://professorhoffmann.wordpress.com | 31

Direito das Coisas II


Para sua propositura cumpre provar: a) que a servido lhe pertence de direito, o que pressupe a prova anterior do domnio sobre o prdio dominante; b) que a servido est sendo lesada (negada ou contestada). Neste sentido, confiram-se julgados do TJRS: agravo de instrumento. Deciso monocrtica. Ao confessria. Imvel encravado. Liminar que permite o acesso do a. pela estrada em propriedade dos rr. Manuteno da deciso agravada. Negado seguimento ao agravo monocraticamente28. Ainda: AO CONFESSRIA. PASSAGEM FORADA. IMVEL ENCRAVADO. Tratando-se de imvel encravado, incidente o instituto da passagem forada, disposio do art. 1.285 do Cdigo Civil (direito de vizinhana). Servido de caminho constitui direito real sobre coisa alheia (Art. 1378 do Cdigo Civil). Prova dos autos que autorizam a manuteno da sentena. Apelo desprovido. Unnime29.

2.3.8.2 Ao negatria Destina-se a possibilitar ao dono do prdio serviente a obteno de sentena que declare a inexistncia de servido ou de direito sua ampliao. A este respeito, o julgado do TJRS: AO NEGATRIA. SERVIDO DE GUAS. No comprovada a alegada insuficincia do vertedouro sobre o qual recai a servido, instituda atravs de acordo de vontade, e ausente qualquer das hipteses legais para sua extino, de ser mantida a sentena de improcedncia da ao negatria proposta pelos donos do prdio serviente. Apelo desprovido. Unnime30.

Agravo de Instrumento N 70028434678, Dcima Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Nara Leonor Castro Garcia, Julgado em 30/01/2009. 29 Apelao Cvel N 70021876222, Vigsima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Rubem Duarte, Julgado em 19/12/2007. 30 Apelao Cvel N 70002574986, Vigsima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Rubem Duarte, Julgado em 05/11/2003. No mesmo sentido, ainda: CIVIL. SERVIDAO DE PASSAGEM. ACAO NEGATORIA. EXTINCAO PELO NAO USO. ARTIGO 710, INCISO III, DO CODIGO CIVIL. PROCEDENCIA DA ACAO. EMBORA SE FUNDANDO A SERVIDAO NO UTIL, NO COMODO E NO SUPERFLUO, O FATO DE ELA TER SIDO INSTITUIDA COM CONDICAO RESOLUTIVA, AINDA NAO OCORRIDA, NAO IMPEDE A DECLARACAO DE SUA EXTINCAO PELO NAO USO. MESMO NAO PRESSUPONDO ELA ENCRAVAMENTO, O CERTO E QUE, HAVENDO OUTRA PASSAGEM, COMO DEVIDAMENTE DEMONSTRADO, NAO SENDO, POIS, O IMOVEL ENCRAVADO, NAO TEM SENTIDO A SUA PERMANENCIA QUANDO ELA NAO VEM SENDO UTILIZADA. SENDO A SOCIEDADE A PROPRIETARIA DO PREDIO SERVIENTE, A CIRCUNSTANCIA DE UMA DOS SEUS EX-SOCIO SER PROPRIETARIO DO PREDIO DOMINANTE, NAO IMPEDE O RECONHECIMENTO PELO NAO USO, MESMO PORQUE AS PESSOAS DA SOCIEDADE E DOS SOCIOS NAO PODEM SER CONFUNDIDAS. PROVA DOS AUTOS PERMISSIVAS DO RECONHECIMENTO DA NAO UTILIZACAO DA SERVIDAO, MESMO PORQUE TEM SIDO USADO OUTRO ACESSO. SENTENCA MODIFICADA. PROCEDENCIA DA ACAO. EXTINCAO DA SERVIDAO, COM DETERMINACAO DO CANCELAMENTO DE SUA INSCRICAO NO REGISTRO IMOBILIARIO. APELACAO PROVIDA. (Apelao Cvel N 597079490, Terceira Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Tael Joo Selistre, Julgado em 30/10/1999).
http://professorhoffmann.wordpress.com | 32

28

Direito das Coisas II

2.3.8.3 Aes Possessrias Movida em favor do prdio dominante que ameaado, molestado ou esbulhado pelo proprietrio do prdio serviente, possui cabimento inclusive quando no lhe permitido a realizao de obras de conservao da servido. Podem ser utilizados quaisquer dos interditos, isto : manuteno de posse, reintegrao de posse e interdito proibitrio.

2.3.8.4 Ao de nunciao de obra nova J se decidiu, com efeito, que a servido tigni immittendi (meter trave na parede do vizinho) comporta defesa pela nunciao de obra nova, com fundamento no art. 934, inc. I do Cdigo de Processo Civil.

2.3.8.5 Usucapio Conforme previso expressa do art. 1.379 do Cdigo Civil: O exerccio incontestado e contnuo de uma servido aparente, por dez anos, nos termos do art. 1.242, autoriza o interessado a registr-la em seu nome no Registro de Imveis, valendo-lhe como ttulo a sentena que julgar consumado a usucapio. Por sua vez, consigna o pargrafo nico: Se o possuidor no tiver ttulo, o prazo da usucapio ser de vinte anos.

2.3.9 Extino da servido Dispe o art. 1.387 do Cdigo Civil: Salvo nas desapropriaes, a servido, uma vez registrada, s se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. E o pargrafo nico: Se o prdio dominante estiver hipotecado, e a servido se mencionar no ttulo hipotecrio, ser tambm preciso, para a cancelar, o consentimento do credor. Por sua vez, consigna o art. 1.388 do Cdigo Civil: O dono do prdio serviente tem direito, pelos meios judiciais, ao cancelamento do registro, embora o dono do prdio dominante lho impugne: I - quando o titular houver renunciado a sua servido; II quando tiver cessado, para o prdio dominante, a utilidade ou a comodidade, que determinou a constituio da servido31; III - quando o dono do prdio serviente resgatar a servido32.
31

Confira-se julgado do TJRS: Servido de passagem. Propriedade no encravada. cdigo civil, art. 709, II. Existncia de um segundo acesso aberto em terras contguas pertencentes ao proprietrio do prdio
http://professorhoffmann.wordpress.com | 33

Direito das Coisas II


Por fim, consigna o art. 1.389 do Cdigo Civil: Tambm se extingue a servido, ficando ao dono do prdio serviente a faculdade de faz-la cancelar, mediante a prova da extino: I - pela reunio dos dois prdios no domnio da mesma pessoa; II - pela supresso das respectivas obras por efeito de contrato, ou de outro ttulo expresso; III pelo no uso, durante dez anos contnuos. Quanto ao no uso da servido, de bom alvitre a citao do julgado abaixo do TJRS, o qual consigna: APELAO CVEL. SERVIDO DE PASSAGEM. CONDOMNIO. EXTINO PELO NO-USO. ARTIGO 1.389, INCISO III DO Cdigo Civil. PRELIMINAR. No ocorre nulidade da sentena que analisou os pedidos e julgou a lide nos estritos limites estabelecidos na petio inicial. Preliminar rejeitada. As provas documental e testemunhal produzidas nos autos evidenciam o abandono da servido pelo prdio dominante h mais de dez anos, o que enseja a sua extino pelo no-uso, na forma do art. 1.389, inciso III do Cdigo Civil. Sentena mantida. APELO IMPROVIDO. UNNIME33.

dominante. Inutilidade da antiga servido existente no prdio serviente reconhecida. Inteligncia do art. 709, II, do Cdigo Civil. Ao improcedente. Recurso provido. (I TACSP, Ap. Cvel n. 00605412-0/002, rel. Torres Jnior, j. 06.12.1995). Ainda neste sentido: Servido de passagem. Reconhecimento. Inadmissibilidade. Prdio no encravado. Abertura de um segundo acesso pelo proprietrio do prdio dominante. Inutilidade da servido existente no prdio serviente. Ao improcedente. Inteligncia do art. 709, II, do Cdigo Civil (I TACSP). (RT 728/252). 32 O resgate a forma de resilio da servido, que deve ocorrer pela vontade dos donos dos prdios serviente e dominante. Somente o acordo resilio bilateral ou plurilateral tem o condo de extinguir a servido. 33 Apelao Cvel N 70001551787, Dcima Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Cludio Augusto Rosa Lopes Nunes, Julgado em 10/04/2003.
http://professorhoffmann.wordpress.com | 34

Vous aimerez peut-être aussi