Vous êtes sur la page 1sur 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FAET - ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

Qualidade das guas Residurias Parmetros Fsicos e Fsico-Qumicos

Cuiab-MT, Junho / 2013.

PARMETROS FSICOS DA GUA


i. ii. iii. iv. Temperatura Sabor e odor Cor da gua Turbidez

PARMETROS FSICOS DA GUA


i. Temperatura Temperatura: mede a intensidade de vibrao das molculas; A temperatura pode variar em funo de fontes naturais e fontes antropognicas; Corpos de guas naturais: apresentam variaes sazonais e diurnas, bem como estratificao vertical; Temperatura superficial pode ser influenciada por: latitude, altitude, estao do ano, perodo do dia, taxa de fluxo e profundidade; Elevao temperatura corpo d'gua provocada por: despejos industriais, indstrias canavieiras, usinas termoeltricas ou despejos industriais de guas de 3 resfriamento de mquinas.

PARMETROS FSICOS DA GUA


i. Temperatura A temperatura influencia vrios parmetros fsicoqumicos: viscosidade, tenso superficial, calor especfico, constante de ionizao e calor latente de vaporizao, oxignio dissolvido, acelera reaes qumicas e metabolismo bactrias; Organismos aquticos possuem limites de tolerncia trmica superior e inferior: temperaturas timas para crescimento, temperatura, preferida em gradientes trmicos e limitaes de temperatura para migrao, desova e incubao do ovo.
4

PARMETROS FSICOS DA GUA


ii. Sabor e Odor Resultam de causas naturais (algas; vegetao em decomposio; bactrias; fungos; compostos orgnicos, tais como gs sulfdrico, sulfatos e cloretos) e artificiais (esgotos domsticos e industriais). O padro de potabilidade: GUA COMPLETAMENTE INODORA.

PARMETROS FSICOS DA GUA


iii. Cor resultante de substncias metlicas como ferro e mangans, matrias hmicas, taninos, provenientes de origem mineral ou vegetal, ou por resduos orgnicos ou inorgnicos de indstrias, tais como: minerao, refinarias, explosivos, polpa e papel e outras; A cor esteticamente indesejvel para o consumidor em sistemas pblicos de abastecimento de gua e economicamente prejudicial para algumas indstrias.

PARMETROS FSICOS DA GUA


iii. Cor Associada presena de slidos dissolvidos; Material em estado coloidal orgnico e inorgnico: cidos hmicos e flvicos, substncias naturais resultantes da decomposio parcial de compostos orgnicos presentes em folhas; Esgotos sanitrios: apresentam matria em estado coloidal; Efluentes industriais: curtumes, indstrias txteis, indstrias de pigmentos, indstrias de celulose e papel, da madeira; Compostos inorgnicos:, xidos de ferro e mangans, presentes solo, metais presentes efluentes industriais. 7

PARMETROS FSICOS DA GUA


iii. Cor A sua medida de fundamental importncia, visto que gua de cor elevada provoca a sua rejeio por parte do consumidor e o leva a procurar outras fontes de suprimento muitas vezes inseguras; Maior problema colorao gua, em geral, esttico: fontes naturais A Portaria n 518/2004 do Ministrio da Sade estabelece para cor aparente o Valor Mximo Permitido de 15 (quinze) uH como padro de aceitao para consumo humano.
8

PARMETROS FSICOS DA GUA


iv. Turbidez Presena de slidos em suspenso: partculas inorgnicas: areia, silte, argila, detritos orgnicos: algas e bactrias, plncton em geral; A Portaria n 518/2004 do Ministrio da Sade estabelece que o Valor Mximo Permitido de 1,0 uT para gua subterrnea desinfetada e gua filtrada aps tratamento completo ou filtrao direta; Para gua resultante de filtrao lenta o Valor Mximo Permitido 2,0 uT, e em qualquer ponto da rede de distribuio 5,0 uT como padro de aceitao para consumo humano.
9

PARMETROS FSICOS DA GUA


iv. Turbidez Eroso em estaes chuvosas resulta em aumento da turbidez das guas; Esgotos sanitrios e efluentes industriais provocam elevaes da turbidez; Minerao causa aumento excessivo na turbidez: provoca formao grandes bancos lodo em rios e alteraes ecossistema aqutico; Em estaes de tratamento guas: altera dosagens de coagulantes e auxiliares, diminui tempo entre limpeza; Alta turbidez: influencia comunidades biolgicas aquticas (reduz fotossntese vegetao enraizada submersa e algas, reduz produtividade peixes); 10 Afeta adversamente os usos domstico, industrial e recreacional.

PARMETROS FSICO-QUMICOS DA GUA


i. Condutividade Eltrica ii. Slidos Totais / Resduo Total

11

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


i. Condutividade Eltrica Capacidade da gua em conduzir corrente eltrica; Relacionada com presena substncias inicas, partculas carregadas eletricamente; Indica quantidade ons na gua; Depende das concentraes inicas e da temperatura; Concentrao de sais na gua em locais onde se lanam poluentes muito alto; Nveis superiores a 100 S/cm indicam ambientes impactados; ons mais comuns aumento condutividade eltrica em guas interiores so micronutrientes: clcio, magnsio, potssio, sdio, carbonato, sulfato, cloreto; 12 Detecta fontes poluidoras nos ecossistemas.

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


i. Condutividade Eltrica A condutividade tambm fornece uma boa indicao das modificaes na composio de uma gua, especialmente na sua concentrao mineral, mas no fornece nenhuma indicao das quantidades relativas dos vrios componentes; medida que mais slidos dissolvidos so adicionados, a condutividade da gua aumenta Altos valores podem indicar caractersticas corrosivas da gua; A medida feita atravs de condutivmetro e a unidade usada o MHO (inverso de OHM, resistncia).
13

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


i. Condutividade Eltrica Como a condutividade aumenta com a temperatura, usa-se 25C como temperatura padro, sendo necessrio fazer a correo da medida em funo da temperatura se o condutivmetro no o fizer automaticamente; Contudo, para as guas as medidas usuais de condutividade so dadas em microMHO/cm; Nota: No Sistema Internacional de Unidades, adotado pelo Brasil, a unidade de condutncia Siemens, abreviando-se S (maisculo). Para as guas o correto seria nos referirmos a microsiemens por centmetro(S/cm).
14

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


ii. Slidos Totais / Resduo Total Analiticamente a concentrao total de slidos (slidos totais) numa gua definida como a matria que permanece como resduo aps evaporao de 103 a 105 C; Os slidos totais, ou o resduo aps evaporao, podem ser divididos em slidos em suspenso e slidos filtrveis; Usualmente o filtro escolhido de tal forma que o dimetro mnimo dos slidos em suspenso cerca de 1 micron (); A frao dos slidos em suspenso inclui os slidos sedimentveis que decantam aps um perodo de 60 15 minutos.

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


ii. Slidos Totais / Resduo Total Com rigor, toda a matria, com exceo da gua contida em lquidos, classificada como material slido; Todos os contaminantes da gua, com exceo dos gases dissolvidos, contribuem para aa carga de slidos; Classificados de acordo com: Classificao por tamanho e estado: Slidos em suspenso Slidos dissolvidos Classificao pelas caractersticas qumicas Slidos volteis Slidos fixos Classificao pela decantabilidade 16 Slidos em suspenso sedimentveis Slidos em suspenso no sedimentveis

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


Classificao por tamanho e estado: A diviso dos slidos por tamanho sobretudo uma diviso prtica. Por conveno, diz-se que as partculas de menores dimenses, capazes de passar por um papel de filtro de tamanho especificado correspondem aos slidos dissolvidos., enquanto que as de maiores dimenses, retidas pelo filtro so consideradas slidos em suspenso; A rigor, os termos slidos filtrveis e slidos nofiltrveis so mais adequados; Numa faixa mais intermediria situam-se os slidos coloidais, de grande importncia no tratamento da gua, mas de difcil identificao pelos mtodos simplificados 17 de filtrao em papel.

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


Classificao por tamanho e estado: Nos resultados das anlises de gua, a maior parte dos slidos coloidais entra como slidos dissolvidos, e o restante como slidos em suspenso; De maneira geral, so considerados como slidos dissolvidos aqueles com dimetro inferior a 10-3 m, como slidos coloidais aqueles com dimetro entre 10-3 e m 10-9, e como slidos em suspenso aqueles com dimetro superior a 100 m.

18

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


ii. Slidos Totais / Resduo Total Slidos em suspenso: resduo que permanece num filtro de asbesto aps filtragem da amostra. Podem ser divididos em: 1. Slidos sedimentveis: sedimentam aps um perodo t de repouso da amostra 2. Slidos no sedimentveis: somente podem ser removidos por processos de coagulao, floculao e decantao Slidos dissolvidos: material que passa atravs do filtro. Representam a matria em soluo ou em estado coloidal presente na amostra de efluente.
19

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


ii. Slidos Totais / Resduo Total A frao dos slidos filtrveis constituda por slidos coloidais e dissolvidos. Os slidos coloidais incluem as partculas, com um dimetro aproximado compreendido entre 1 milimicron (1109) e 1 micron (1106); Os slidos dissolvidos incluem molculas orgnicas e inorgnicas que esto em soluo na gua; Cada uma das categorias referidas podem, ainda, ser classificadas de acordo com a sua volatibilidade a 550 C. Esta classificao destina-se a averiguar as parcelas orgnica e inorgnica dos slidos totais; temperatura de 550C, a parte orgnica dos slidos volatiliza e a parte inorgnica permanece sob a forma de 20 cinzas.

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


Classificao pelas caractersticas qumicas Ao se submeter os slidos a uma temperatura elevada (550C), a frao orgnica volatilizada, permanecendo aps combusto apenas a frao inorgnica; Os slidos volteis representam portanto uma estimativa da matria orgnica nos slidos, ao passo que os slidos no volteis (fixos) representam a matria inorgnica ou mineral.

21

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


ii. Slidos Totais / Resduo Total Slidos em suspenso volteis: a parcela orgnica Slidos em suspenso fixos: a parcela inorgnica dos slidos totais Slidos podem causar danos aos peixes e vida aqutica Sedimentam leito rios e reservatrios Afetam organismos Danificam leitos de desova de peixes Podem reter bactrias e resduos orgnicos no fundo promovendo decomposio anaerbia Altos teores de sais minerais (sulfato e cloreto): favorecem corroso sistemas distribuio, conferem 22 sabor s guas.

PARMETROS FSICO-QUMICO DA GUA


Classificao pela decantabilidade Classificam-se como slidos sedimentveis aqueles que sejam capazes de sedimentar no perodo de 1 hora; O valor expresso na unidade de mL/L, medido num recipiente denominado cone Imhoff; A frao que no sedimenta representa os slidos no sedimentveis (usualmente no expressos nos resultados de anlise).

23

Vous aimerez peut-être aussi