Vous êtes sur la page 1sur 7

DCC - RESPONDENDO AS DVIDAS

08. REVESTIMENTOS

Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguar CEP 05347-902 - So Paulo / SP

MOS OBRA

REVESTIMENTOS
1. REVESTIMENTO COM ARGAMASSA

O revestimento de uma parede com argamassa faz com que ela fique mais resistente e impermevel. A superfcie da parede a ser revestida deve ser adequadamente preparada, ou seja, limpa de qualquer incrustao de argamassa de concreto, utilizando-se para este fim, esptula e escova de ao. Os locais que receberam o embutimento de canalizaes (eltricas ou hidrulicas) devem estar devidamente reconstitudos. ATENO: Antes de iniciar o revestimento das paredes conveniente que a estanqueidade de todas as tubulaes de gua ou esgoto tenham sido devidamente testadas. O revestimento com argamassa dever ser feito em trs camadas: chapisco, emboo e reboco. Antes da aplicao de cada uma delas, a parede dever receber asperso com gua, tanto para a remoo da poeira como para o umedecimento de base, evitando-se assim que a gua de amassamento da argamassa seja uma parte absorvida, o que prejudicar as condies de aderncia da argamassa. a) Chapisco: uma argamassa de cimento (trao 1:3 em volume) que tem uma nica finalidade de melhorar a aderncia da alvenaria de blocos. O chapisco deve ser lanado vigorosamente com a colher de pedreiro. A camada aplicada deve ser uniforme e de pequena espessura e apresentar um acabamento spero. Emboo: Constitui-se numa camada de regularizao de parede, sua espessura deve variar entre 10 mm e 25 mm e constitudo por uma argamassa mista de cimento, cal e areia mdia (trao recomendado 1:2:8 em volume). O emboo deve ser aplicado no mnimo 24 horas aps a aplicao do chapisco, devendo-se observar o seguinte procedimento: 1) Assentar com a argamassa, pequenos tacos de madeira (taliscas), cuidando para que fiquem com sua face aparente a uma distncia aproximada de 15 mm da base. Iniciar assentando duas taliscas prximo do canto superior nas extremidades da alvenaria e depois com auxlio de fio de prumo, assentar duas taliscas prximo ao piso e depois assentar taliscas intermedirias de modo que a distncia entre elas fique compreendida entre 1,50 m e 2,50 m (Figura 1).

b)

-2-

MOS OBRA

Figura 1
Nota: As taliscas devem ser removidas to logo as prumadas-guias ficarem concludas.

2) Aplicar argamassa numa largura de aproximadamente 25 cm entre as taliscas, comprimindo-a com auxlio da colher de pedreiro, em seguida sarrafear a argamassa com uma rgua apoiada em duas taliscas (superior e inferior) constituindo as guias-mestras ou prumadas-guias. 3) Lanar vigorosamente a argamassa contra a base da parede, comprimindo com uma colher de pedreiro ou desempenadeira, sarrafeando com uma rgua apoiada em duas guias consecutivas, fazendo movimentos horizontais de vai e vem, de baixo para cima. Observar que a argamassa das guias a mesma empregada na confeco do emboo propriamente dito e no deve estar seca. O emboo poder ser desempenado e se constituir na ltima camada do revestimento, porm normalmente sua superfcie deve ser mantida razoavelmente rstica para receber a camada posterior do reboco. O emboo deve ser mantido umedecido, particularmente nos revestimentos externos, por um perodo de aproximadamente 48 horas aps a aplicao. c) Reboco: Camada de acabamento de revestimento com espessura em torno de 5 mm, feito com argamassa de cimento, cal e areia (trao recomendado 1:2:9 em volume). Deve ser executado no mnimo 7 dias aps a aplicao do emboo e somente aps terem sido colocados os marcos, peitoris, caixas de luz etc. Aps um prvio umedecimento do emboo, o reboco deve ser aplicado com auxlio de uma desempenadeira de madeira a argamassa colocada numa de suas extremidades e pressionada contra a parede, fazendo um movimento rpido de baixo para cima.
-3-

MOS OBRA

Normalmente aplica-se uma primeira camada de cerca de 2 mm a 3 mm, complementando a espessura total numa segunda passada de desempenadeira. A superfcie do reboco pode ter acabamento liso (alisado com desempenadeira de ao), camurado (desempenado com desempenadeira com feltro ou esponja) ou raspado (superfcie raspada com pente de ao). O reboco pode ser adquirido pronto (massa fina) e aplicado de forma idntica ao preparado na obra. d) Massa corrida: No caso de se desejar um acabamento fino com superfcie bastante lisa, aplica-se sobre o reboco, convenientemente seco, uma camada fina de massa base de resina acrlica ou vinlica, esta massa deve ser aplicada com desempenadeira de ao da mesma forma como foi indicada a aplicao do reboco e posteriormente lixada com lixa para madeira n 80. Opes de revestimento: Na Figura 2 so apresentadas diversas opes de revestimento para face interna-externa de uma alvenaria de bloco. AZULEJOS

e)

2.

Numa casa as peas que devem ter suas paredes protegidas contra a umidade e gordura, caso de banheiros, copas e cozinhas, devem receber um acabamento adequado, que evite a infiltrao dgua e facilite a limpeza. O azulejo o revestimento para essas peas, que apresenta uma soluo prtica e decorativa. Por esta razo ser apresentado somente no que se refere a este material de revestimento de paredes, em que pese a existncia de outros, tais como: plstico, laminados, pastilha vitrificada, pedras decorativas, lambris (madeira, plstico, alumnio ou ao inoxidvel etc).
-4-

Figura 2

MOS OBRA

Sequncia de Operaes 1 ) Preparo da superfcie: As superfcies que recebero o revestimento de azulejos no devem apresentar reas muito lisas ou muito midas, poeira, bolor ou impregnao com substncias gordurosas, sem falarmos que a parede deve ser plana (no prumo) e firme. Uma forma de verificar o nivelamento da superfcie consiste em utilizar um sarrafo com 1,00 m de comprimento e apoi-lo em vrios pontos da parede. Caso se verifiquem defeitos acentuados (desaprumos ou embarrigamentos), deve-se proceder de uma prvia reparao com uma camada de regularizao constituda por um chapisco de cimento e areia (trao 1:3 em volume) e uma argamassa de emboo (argamassa mista de cimento e cal), que dever ter uma acabamento rstico. Essa camada de regularizao dever ter uma cura de 7 dias no mnimo. Para pequenos retoques da superfcie pode ser utilizada massa fina (reboco) ou gesso (caso em que a colocao de azulejos s deva iniciar aps sua completa secagem). 2) Assentamento dos azulejos: Os azulejos podem ser encontrados em diversas dimenses padronizadas: 15 cm x 15 cm (mais comum), 20 cm x 20 cm, 20 cm x 30 cm (podem ser brancos, coloridos ou decorados). importante conhecer previamente estas caractersticas para que se possa fazer um adequado planejamento, tendo-se em vista a disposio de assentamento (Figura 3).

Figura 3 A absoro dos azulejos varia de 10% a 20%, sendo necessrio que sejam colocados imersos em gua limpa, por um perodo mnimo de 30 minutos (normalmente ficam na gua durante a noite, vspera do assentamento). A argamassa de assentamento pode ser de trs tipos: argamassa preparada no local de cimento e areia, mista cimento-cal e areia (trao recomendado 1:3 e 1:1, 5:4 em volume, respectivamente) ou pronta, pr-misturada (argamassa colante ou cimento-cola), disponvel no mercado, para a qual no necessria a imerso prvia dos azulejos em gua por serem pr-dosados, exigem apenas a adio de gua. aconselhvel preparar a quantidade a ser consumida em quatro horas de trabalho. Sua aplicao feita com uma desempenadeira dentada. A utilizao de um dos tipos de argamassa fica a critrio do assentador.

-5-

MOS OBRA

Inicialmente devem ser assentados azulejos nos quatro cantos da parede, da mesma maneira que foi descrita na confeco do emboo, com emprego de taliscas. A espessura da camada de assentamento, aps pressionar-se o azulejo, deve estar compreendido entre 15 mm e 20 mm. Alm dos cuidados normais de verificao do prumo dos azulejos assentados na parte superior e na base da parede, deve-se dedicar especial ateno ao assentamento da primeira fiada de azulejos, observando-se o seguinte:
la

primeira fiada dever estar rigorosamente nivelada, independente do caimento do piso; ser observada, entre os azulejos da 1 fiada e o piso, a distncia necessria para o revestimento, eventualmente para colocao de rodap; juntas entre azulejos devero ser rigorosamente observadas (1 mm ou 2 mm) empregando-se, se preciso, um gabarito (espessura de uma rgua metlica, palito de fsforo etc); e, 1 fiada dever ser obrigatoriamente assentada com auxlio de uma linha esticada (Figura 4).

l dever

l as

la

Figura 4

Assentada a primeira fiada, as subsequentes devem ser executadas de baixo para cima, recomendando-se sempre o emprego de linha-guia esticada entre os azulejos assentados nos extremos da parede (Figura 5), ou excepcionalmente com emprego de rgua metlica.

Figura 5 No desenvolvimento do servio, devem ser verificados os seguintes aspectos:


l a base da parede deve estar umedecida; la

argamassa deve ser colocada com ligeiro excesso em todo seu tardoz (parte posterior do azulejo); ou aplicada diretamente sobre a parede com desempenadeira dentada;
-6-

MOS OBRA

l encostar

uma borda do azulejo ligeiramente inclinada em relao parede, em seguida, o azulejo pressionado uniformemente, devendo o excesso de argamassa sair pelas bordas, livres, que deve ser retirado cuidadosamente com a colher de pedreiro (pequena), podendo ser reaproveitada; o nvel ou o prumo do azulejo mediante aplicao de pequenos impactos com ferramenta de madeira ou borracha (normalmente o prprio cabo da colher de pedreiro); e, servio de assentamento sempre seguido pela limpeza dos azulejos, inclusive arestas das juntas, o que deve ser feito com um pano umedecido.

l ajustar

lo

NOTA: No assentamento de azulejos podem ser empregadas colas base de cimento e PVA, fornecidas em forma de mistura seca, adicionando apenas gua na hora da aplicao, na quantidade estabelecida pelo fabricante da cola, obtendo-se uma pasta. Devem ser seguidas as indicaes do fabricante para sua aplicao. 3 ) Rejuntamento: Transcorridos pelo menos 48 horas aps o assentamento, os azulejos devem ser rejuntados com pasta de cimento branco (ou gesso) e alvaiade na proporo de um volume de 3:1 (trs partes de cimento branco e uma parte de alvaiade). Antes da execuo do rejuntamento, as juntas devem ser umedecidas e a pasta aplicada em excesso, com auxlio de rodo de borracha, esptula ou esponja umedecida. Assim que iniciar o endurecimento da pasta (sempre no mesmo dia do rejuntamento) , os azulejos devem ser limpos com um pedao de estopa, removendo-se os excessos e, as juntas devem ser frisadas com auxlio de uma cunha de madeira mole, removendo-se se for o caso, a pasta que ficou em contato com as bordas biseladas dos azulejos.

-7-

Vous aimerez peut-être aussi