Vous êtes sur la page 1sur 9

0

FACULDADE AVANTIS CURSO DE GRADUAO EM ARQUITETURA E URBANISMO FILOSOFIA E ARQUITETURA PROFA. MSC. LANA GOMES PEREIRA

NARRATIVAS IMAGTICAS: A RELAO DA CIDADE DE BALNERIO CAMBORI COM AS PESSOAS E A ARTE.

THALLES MACHADO VARISCO WILLIAN NOVELLO

2013

2 1

SUMRIO

1 APRESENTAO .................................................................................................. 03 1.1 TEMA .................................................................................................................. 03 1.2 DELIMITAO DO TEMA........... .................................................................... 03 1.3 INSTITUIO...................................................................................................... 03 1.4 ORIENTADOR .................................................................................................... 03 1.5 PERODO DE EXECUO ................................................................................. 03 2 OBJETIVOS ......................................................................................................... 04 2.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................................. 04 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS ............................................................................... 04 3 PROBLEMA .......................................................................................................... 04 4 HIPTESE ............................................................................................................ 04 5 JUSTIFICATIVA .................................................................................................... 05 6 METODOLOGIA .................................................................................................... 05 7 FUNDAMENTAO TERICA ............................................................................. 06 8 REFERNCIAS ..................................................................................................... 12

APRESENTAO

1.1 Tema Narrativas imagticas.

1.2 Delimitao Do Tema Narrativas imagticas: a relao da cidade de Balnerio Cambori com as pessoas e a arte.

1.3 Instituio Faculdade Avantis. Curso de Graduao em Arquitetura e Urbanismo.

1.4 Orientador Profa. Msc. Lana Gomes Pereira.

1.5 Perodo De Execuo Incio em 05/03/2014. Trmino em 10/12/2013.

OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral Compreender as relaes das pessoas e a arte com a cidade de Balnerio Cambori.

2.2 Objetivos Especficos

Levantar pontos estratgicos e retirar narrativas imagticas da cidade. Pesquisar atravs do campo da filosofia a relao das pessoas e a arte com a cidade. Avaliar as narrativas imagticas retiradas na cidade de Balnerio Cambori. 3 PROBLEMA

Qual a relao das pessoas e a arte com a cidade de Balnerio Cambori?

HIPTESE

Pode se confirmar que as pessoas necessitam da arte para expressar suas vontades e estilos formando assim uma cidade mutvel.

JUSTIFICATIVA Este trabalho tem como funo discorrer sobre a cidade e seus

componentes. Para se analisar uma cidade no basta ter um mapa ou se conhecer os locais que a constituem, mas sentir, conviver e ser parte do todo. Cada cidade tem suas peculiaridades que nem sempre so fsicas, e estas a destacam dando ao restante uma funo de suporte aquela ideia. As pessoas so meramente parte disto, completamente mutvel, porem tende a adaptar-se ao seu entorno provocado pela cidade e o inconsciente coletivo do local. Este traz os costumes, modos e tradies pertinentes aos que ali interagem. A maneira dos integrantes da cidade perdurarem a sua imagem atravs da arte e esta tem diversas formas de ser expressas, sejam pela arquitetura, artes plsticas, formas de interao ou uso. O objetivo deste trabalho trazer atravs de narrativas imagticas exemplos desta interao da cidade com sua populao e a arte como ponte para esta relao.

METODOLOGIA

O presente trabalho se classifica como sendo do tipo qualitativo, uma vez que a expresso pesquisa qualitativa assume diferentes significados no campo das cincias sociais. Compreende um conjunto de diferentes tcnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Tem por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenmenos do mundo social; trata-se de reduzir a distncia entre o indicador e indicado, entre teoria e dados, entre contexto e ao (MAANEN, 1979a, p.520). A coleta de dados se dar por meio de anlise de documentos com tcnicas de pesquisa bibliogrfica e documental. A pesquisa bibliogrfica ser realizada nas bases de dados no Scielo, no banco de dados de teses de dissertaes da capes e nas bibliotecas da faculdade Avantis e da Universidade do Vale do Itaja (UNIVALI). A pesquisa documental ser realizada nas bases de dados do Ministrio da Cultura. Os resultados sero consolidados por meio da anlise de contedo.

FUNDAMENTAO TERICA Nessa etapa do trabalho sero apresentados os principais conceitos

sobre os assuntos centrais que tratam da relao das pessoas e arte na cidade de Balnerio Cambori.

7.1 Entender a Cidade A cidade semelhante a uma imagem, no fosse pela sua metamorfose constante. Ambas so criadas a partir de um ambiente e um observador, este parte integrante mvel da cidade e no da imagem. Esta mutao constante no urbano trs uma viso errada do resumido quando visto de passagem tal sua complexidade. Entender esta grande maquina por trs de tudo o que visto no fcil. E aliado a todos estes eventos, h sentimentos angariados a tudo o que se pode assimilar ao familiar. Para entender de fato o meio em que se vive preciso us-lo corretamente, no caso da cidade, usufruir sem grandes problemas. Este tem sido o pavor da sociedade moderna, o estar perdido sem estar. A organizao coerente extremamente carente nas cidades modernas, onde tudo muda e nada permanece. Obviamente que a ordem extrema e simplista seria inibidora ao crescimento, fato j provado na sociedade comunista. O termo Imaginabilidade conceituado por Kevin Lynch como a qualidade de um objeto fsico que lhe d uma alta probabilidade de evocar uma imagem forte em qualquer observador. Refere-se forma, cor ou arranjo que facilitam a formao de imagens mentais do ambiente fortemente identificadas, poderosamente estruturadas e altamente teis. (LYNCH, 1960, p. 9), ou seja, artifcios que prende a ateno, objetos, coisas ou cores que criam imagens mentais criando para o observador uma ponte a um estereotipo j conhecido. Com todas estas partes envolvidas, pode-se ver que a cidade algo complexo de se entender, por outro lado, deve ser fcil e agradvel de conviver, j que os seus habitantes so parte integrante.

7.2 As Pessoas Inseridas na Cidade Ter algo bruto e imutvel como base a ser povoado por outros o pensamento da industrializao, onde o ser no constri mais o seu prprio local de convvio familiar. (PLATO h um modo certo de se fazer algo). A viso do projetista acaba por muitas vezes gerando costumes que se alastram pelas comunidades como nunca antes visto. E este crescimento todo se reflete nas cidades que necessitam de um plano conciso e racional para obter uma expanso no mnimo organizada. (Descartes urbanismo e organizao). Com este alarmante crescimento do estranho o ser humano tem por necessidade expressar a sua vontade e por muitas vezes alegria, deixando de lado o racional para trazer um mnimo de personalidade ao seu redor, impossibilitando assim que as cidades e bairro criados em um s plano fiquem apagados em sua frieza monumental. (Nietzsche construir algo para si). Com esta liberdade conquistada a cada dia preciso demonstrar uns para os outros a sua soberania atravs do poder e da riqueza, expressado detalhadamente em projetos cada vez mais exclusivos. Em contrapartida tanta ostentao traz a visibilidade que gera fraqueza por ser minoria, por isto faz-se necessrio sentir-se seguro cada vez mais em um espao que seu, mas em grande parte no lhe pertence. (Foucault sentir-se vigiado).

7.3 A Relao das Pessoas com a Cidade O medo gerado pelas diferenas cada vez mais eminente dentro das cidades, no entanto, no muitas vezes o fator determinante de certas aes. O fato de uma comunidade no se sentir parte da cidade ou bairro, faz que se sintam acuados com os que ali tambm habitam. E, para demarcar seu territrio, usam diversos modos para expressar este descontentamento. A no aceitao do governo por vezes tambm gera este atrito, pois no existe um modo correto de se viver, o urbanismo racional idealizado por Descartes para muitos esta longe de ser convidativo. Para o homem preciso transmitir a sua vontade, crena e costumes que esto em seu interior para o espao que lhe cerca e isto se d atravs do seu trabalho, sua poieis. O grafite e outros meios de expresso e arte para muitos pode

impactar como tambm algo pronto e comum a todos desperta repudio a quem beneficiado com tais aparelhos.

REFERNCIAS

LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. So Paulo: Martin Fontes, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi