Vous êtes sur la page 1sur 2

A relao Cross Media e o Marketing DigitalPor Adriano Foss

Recentemente publicamos um texto explicando o que crossmedia, caso voc no tenha lido, visualize-o aqui. A Devassa um exemplo do bom uso de crossmedia em suas aes publicitrias, promovendo um verdadeiro buzz e atingindo diferentes tipos de mdia, online e offline. Mais do que isso, ela une os dois gneros em um s. A estratgia de divulgao da Devassa Bem Loura se baseou em alto impacto em um curto espao de tempo. A celebridade americana Paris Hilton foi escolhida para ser a garotapropaganda, pois ela possui uma forte identificao com a marca, sexy, ousada, irreverente. A campanha foi dividida em trs fases: teaser, revelao, e Paris no Brasil. Primeiramente, o teaser comeou a ser veiculado na televiso, exibindo uma mulher loura e misteriosa (nunca revelando seu rosto) e convidando as pessoas para acessarem um site. No site, existia uma fechadura e um convite para tuitar a hashtag #bemmisteriosa. Quanto mais tutes, mais a fechadura revelaria. Aps mais de 44 mil tutes, a fechadura revelou Paris Hilton.

No mesmo dia um novo comercial foi veiculado na televiso, exibindo Paris Hilton, junto com anncios em revista, inseres em rdio e tambm com a coletiva dos executivos da Schincariol. O crossmedia, com a combinao TV e Twitter, gerou o desejado buzz: a grande audincia da TV provocou a febre na internet. E o rdio exerceu a funo de reverberar o jingle. A campanha teve forte repercusso e participao na internet atravs do Twitter, do YouTube, de blogs e sites. Em trs dias, foram 44.994 tutes #bemmisteriosa e 1 milho de views num s site. Confira o vdeo final:

Um timo exemplo de crossmedia, e de como possvel unir diferentes tipos de mdia (televiso, internet, rdio, jornais), auxiliando positivamente no desenvolvimento de uma campanha.

O consumidor tambm virou mdia Com o nascimento das mdias sociais e a popularizao da internet muitos aspectos da publicidade e propaganda sofreram modificaes. A internet revolucionou a comunicao e trouxe inmeros desafios aos veculos, s agncias, e aos anunciantes. As mdias digitais romperam algumas barreiras entre os que criam e os que distribuem, entre as agncias e os meios de comunicao. O que se v, hoje, so agncias veiculando e veculos criando. Graas ao gigantesco volume de dados que as redes sociais acumulam sobre o comportamento das pessoas e comunidades, o mercado publicitrio direciona cada vez mais suas aes e campanhas para esse tipo de mdia. Toda interao vlida, e os consumidores so considerados vitais e essenciais no processo de crescimento de uma marca ou empresa nas redes sociais, pois nelas eles participam efetivamente. Um grande atrativo para os clientes, e uma enorme possibilidade de expanso para os empresrios. As mdias sociais pedem novos modelos de negcios de publicidade e mudam a forma de encarar a propaganda, que agora tem de se voltar para o interesse do consumidor. A principal realidade do novo quadro que o consumidor tambm virou mdia. Hoje, qualquer cliente tem no celular sua central de produo e na internet, seu veculo de comunicao. Neste novo cenrio, o que vale o poder de adaptao das agncias e dos meios de comunicao a uma nova realidade.

http://projetual.com.br/o-consumidor-tambem-virou-midia/

Vous aimerez peut-être aussi