Vous êtes sur la page 1sur 6

OS TIPOS DE CONHECIMENTO

Mariely Mendes Furtado

RESUMO Atravs da leitura bibliogrfica de textos da Filosofia e Metodologia Cientfica. Apresentam-se os tipos de Conhecimento Humano, comentando brevemente a origem de cada um, e enfatizando suas caractersticas e distines. Constatou-se que o conhecimento um dos mais valiosos instrumentos para o progresso da cincia e da humanidade, e todas as formas de conhecimento tornam-se necessrias em algum momento da interao entre sujeito e objeto.

Palavras-chave: conhecer, conhecimento humano, tipos de conhecimento, cincia, humanidade.

ABSTRACT Through reading literature texts of Philosophy and Scientific Methodology. Presents the types of Human Knowledge, commenting briefly the origin of each, and emphasizing their characteristics and distinctions. It was found that knowledge is one of the most valuable tools for the advancement of science and humanity, and all forms of knowledge become necessary at some point of the interaction between subject and object.

Keywords: know, human knowledge, types of knowledge, science, humanity.

1. INTRODUO O conhecimento surge com as primeiras civilizaes. Primeiro, como ferramenta de adaptao do homem ao meio; segundo, como forma de explicao da origem da vida e dos mecanismos de funcionamento da natureza. Sendo assim, temos a origem do conhecimento, ligado, em sua essncia, s questes de sobrevivncia do homem e, num segundo momento, o surgimento de outros tipos de conhecimentos, que evoluem e vo se interrelacionar. assim a Histria do conhecimento cientfico; do senso comum que surge da experincia e da
Graduanda do curso de Farmcia na Universidade Federal do Piau-UFPI

observao, e estar presente, de modo explicito ou implcito, em todos os tipos de conhecimento. Do conhecimento religioso, que surge aps o conhecimento de senso comum e mais relacionado a valores subjetivos. Este interferiu no avano do conhecimento filosfico, na elaborao de suas hipteses e enunciados que buscam uma representao coerente da realidade estudada. 2. ANLISE DOS TIPOS DE CONHECIMENTO Os seres humanos so os nicos seres capazes de criar e transformar o conhecimento, o nico que tem a capacidade de criar um sistema de smbolos, registrar suas experincias e transmitir para outros seres humanos. Conhecer incorporar um conceito novo sobre um fato ou fenmeno. 2.1 CONHECIMENTO EMPRICO Pode-se dizer que o conhecimento emprico, latu sensu, o modo comum, corrente e espontneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. Conforme Santos (2001, p. 34): O conhecimento popular, vulgar, emprico ou senso comum o que deu embasamento a todos os outros. Surgiu no incio da caminhada empreendida pelo ser humano e seguir enquanto ele existir. um conhecimento passado de gerao em gerao, e que, de certa forma, deu origem a todos os outros tipos de conhecimento. Para Ander-Egg (1978), as caractersticas do conhecimento popular so: superficial, sensitivo, subjetivo, assistemtico e acrtico.
superficial porque no se aprofunda nas observaes, acredita no que viu e na maneira como foi contado o fato. sensitivo porque se contenta com aparncias e emoes do cotidiano. subjetivo porque o prprio sujeito que organiza o saber e as experincias, tanto aqueles que se obtm por vivncia, quanto os que as aprenderam por ouvir dizer. assistemtico porque no sistematiza as experincias e as idias, nem tampouco a forma como as adquiriu e nem as tentativas de valid-las. acrtico porque sendo verdadeiro ou no, sempre recebe criticas (OP.CIT.,1978).

Enfim, esse conhecimento surge como consequncia da necessidade de resolver problemas imediatos, que aparecem na vida pratica e decorrem do contato

direto com os fatos e fenmenos que vo acontecendo no dia-a-dia, percebidos atravs da percepo sensorial. 2.2 CONHECIMENTO MTICO um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a explicar o mundo por meio de representaes que no so logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentaes cientificas. Tambm expresso por meio de linguagem simblica e imaginria. Assim, ainda que o conhecimento mtico crie representaes para atribuir um sentido s coisas, ele ainda se baseia na crena de que seres fantsticos e suas historias sobrenaturais que so os responsveis pela razo de ser do existente. Nas pocas antigas, entre os povos primitivos, o mito como forma de conhecimento tinha por funo descrever, explicar, dar normas, dizer as origens desempenhava o papel de teologia, de filosofia, de cincia, saberes que foram se estruturando racionalmente ao longo da historia. Aranha e Martins (2005) apontam que apesar de ser uma maneira aceitvel para compreender o mundo, o mito um modo fantasioso e no critico, no passvel de investigao cientifica, sendo uma verdade intuda e inquestionvel. Surge, ento da necessidade do homem de se livrar dos medos mais secretos e sentir-se confortvel em relao aos acontecimentos que os angustiam, estando o mito, assim, ligado magia e aos inmeros desejos que rondam a humanidade. 2.3 CONHECIMENTO FILOSFICO O conhecimento filosfico teve incio nos sculos VII e VI a. C. como conseqncia da necessidade de se encontrar outras respostas para a origem da vida, do universo conhecido e seu funcionamento, que eram, essencialmente, de natureza Mtica ou Religiosa. Para Santos (2001), o conhecimento filosfico valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipteses, que no podero ser submetidas observao; varivel, j que os enunciados das hipteses filosficas, ao contrario do que ocorre no campo da cincia, no podem ser confirmados nem refutados. racional em virtude de consistir em um conjunto de enunciados logicamente correlacionados;

sistemtico, pois suas hipteses e enunciados visam representao coerente da realidade estudada, em uma tentativa de apreend-la em sua totalidade; infalvel e exato, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definio do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipteses, no so submetidos ao decisivo teste da observao (experimentao). O nascer da filosofia se vincula tambm cincia. As primeiras preocupaes dos filsofos foram cm a explicao do mundo e da natureza. O filsofo, no incio, foi o cientista incipiente da Antiguidade. 2.4 CONHECIMENTO CIENTFICO O conhecimento cientfico vai alm da viso emprica, preocupa-se no s com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que motivaram. Esta nova percepo do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de: um conceito que era entendido como um sistema de proposies rigorosamente demonstradas e imutveis, para: um processo continuo de construo, onde no existe o pronto e definitivo, uma busca constante de explicaes e solues e a reavaliao de seus resultados. Portanto, segundo Koche (1997), o conhecimento cientfico , pois, o que construdo de procedimentos que denotem atitude cientifica e que, por proporcionar condies de experimentao de suas hipteses de forma sistemtica, controlada e objetiva e ser exposto a crtica intersubjetiva, oferece maior segurana e confiabilidade nos seus resultados e maior conscincia dos limites de validade de suas teorias. Marconi e Lakatos (2008) nos ensinam que o conhecimento cientfico basicamente factual (baseado em fatos), mas tambm pode ser racional e formalizado (caso da Lgica e da Matemtica). A cincia factual distingue dois tipos de fatos: os fatos naturais (que deram origem s cincias exatas, biolgicas, da terra e da sade) e os fatos sociais (que deram origem s cincias humanas, tais como a Sociologia, a Antropologia, o Direito, a Economia, a Psicologia, a Educao, a Poltica etc).

2.5 CONHECIMENTO TEOLGICO O conhecimento religioso ou teolgico parte do princpio de que as verdades tratadas so infalveis e indiscutveis, por consistirem em revelaes da divindade, do sobrenatural. Conforme Santos (2001, p. 35):
[...] se apia em doutrinas bblicas, onde a verdade no questionada, a evidncia de verdadeiro plenamente aceita pela f. valorativo inspiracional, porque o que se cr transmitido por revelao sobrenatural. Assim no h o que questionar se verdade ou mentira e se so considerados infalveis. Por isso este conhecimento infalvel. Da mesma forma ele sistemtico porque explica o surgimento de tudo de forma ordenada, com princpio meio e fim. Tudo explicado como obra e domnio de um Criador Supremo. No verificvel. O acreditar ou no acreditar se encerra de forma compulsria e absoluta.

Se o fundamento do conhecimento cientfico consiste na evidncia dos fatos observados e experimentalmente controlados, e o do conhecimento filosfico e de seus enunciados, na evidncia lgica, fazendo com que em ambos os modos de conhecer deve a evidncia resultar da pesquisa dos fatos, ou da anlise dos contedos dos enunciados, no caso do conhecimento teolgico o fiel no se detm nelas procura de evidncia, mas da causa primeira, ou seja, da revelao divina. 3. CONCLUSO O conhecimento apresenta-se como um dos instrumentos mais valiosos para o progresso da cincia e da humanidade. Por meio do senso comum, conhecimento cientfico, conhecimento mtico e conhecimento filosfico, percebe-se que o conhecimento adquirido por meio da razo, das experincias e da interao. Atravs das experincias enfrentadas no seu cotidiano o homem adquire conhecimento. E por fim, h uma a relao recproca entre sujeito e objeto, eles se influenciam mutuamente. Conhecer uma forma de estar no mundo, e o processo de conhecimento mostra aos homens que eles jamais sero seres prontos ou possuem formulaes absolutas na medida em que esto sempre nascendo de novo.

REFERNCIAS ANDER-EGG, Ezequiel. Introduccin a las investigacin social: para trabajadores sociales. 7. ed. Bueno Aires: humanitas, 1978. ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 3. ed. So Paulo: moderna, 2005. KOCHE, Jos Carlos. Fundamentos da Metodologia Cientifica: teoria da cincia e prtica da pesquisa. 19. ed. Petrpolis, RJ:vozes, 1997. MARCONI, Marina de Andrade;LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: atlas, 2008. SANTOS, Izequias Estevam. Textos selecionados de mtodos e tcnicas de pesquisa cientfica. 3. ed. Rio de Janeiro: impetus, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi