Vous êtes sur la page 1sur 14

GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.

br

INTRODUO

Esta apostila tem como objetivo servir de base para os estudos aqui ministrados sobre a matria especfica de FUNCIONAMEN O IN E!NO "E COM#U A"O!E$% e apresenta os principais assuntos a serem abordados neste curso& Os assuntos s'o abordados de forma clara e objetiva de modo que o usu(rio utili)ador compreenda facilmente os t*picos estudados& +embramos porm que a apostila em si n'o fonte de ensino suficiente para um aprendi)ado correto% e que a mesma dever( ser utili)ada no perodo das aulas ministradas para a complementa,'o do mesmo& -om proveito e bom estudo .

O Autor.
Emanuel F.R.

Montagem, Diagramao e Edio Final: EMANUEL DE F. ROZA Contato: (0 !" #$%&$'#( ) emanuelfarias@lutarc.com.br *om +e,-, . R+

GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

FUNCIONAMENTO INTERNO

ASSUNTO
A COMUNICAO ( INTERFACE ) COM O USURIO TECLADO MONITOR MOUSE FUNCIONAMENTO INTERNO HARDWARE / SOFTWARE GABINETE PLACA ME ( PLACA DE SISTEMA ) OUTRAS PLACAS E SEUS FUNCIONAMENTOS MICROPROCESSADOR MEM!RIA RAM MEM!RIA CACHE BIOS HD# WINCHESTER# HARD DIS$ OU DISCO R%GIDO DIS'UETES ( DISCO FLE(%)EL ) DISCOS !TICOS ( CD*ROM + CD*R ) DRI)E B-TE 'UEST.ES PARA FI(AO DA MAT/RIA
( C.P.U. UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO )

PGINA
04 04 04 04 04 04 05 05 05 0 0 0" 0" 0& 0& 0, 0, 0, 00# 00 + 01

GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 04

I * A COMUNICAO (INTERFACE) COM O USURIO2


Os dispositivos de comunicao com o usurio explicados a seguir servem para dar entrada nos dados, obter os resultados e interagir com os programas do computador.

T+34567
Semelhante ao de uma mquina de escrever, com algumas teclas adicionais necessrias, o teclado usado para dar entrada nas informa es. Suas teclas so altamente sens!veis e respondem ao menor toque de seus dedos.

M789:7;

Semelhante a uma tela de "#, o monitor um dispositivo de sa!da de dados e serve para visuali$ar os resultados do processamento de informa es. "ambm serve para visuali$ar textos, planilhas, grficos, imagens em movimento e at os canais de "#.

M7<=+
% um acess&rio que facilita a comunicao do usurio com o computador. O usurio aciona o mouse e o movimento reprodu$ido na tela por um cursor em forma de seta. 'om este cursor poss!vel escolher as fun es dese(adas dentro de um programa, fa$er grficos ou desenhos, sem usar o teclado.

II FUNCIONAMENTO INTERNO
"odos os componentes internos de um computador ) HARDWARE * so conectados entre si para que cada parte exera uma funo e como resultado desse trabalho em con(unto, os programas ) SOFTWARE *, so executados. "odas essas partes ficam +escondidas, dentro do gabinete.

H5;6>5;+

GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

% a palavra usada para definir a parte f!sica de um equipamento. -lm do computador, formado por placas, discos, microprocessadores e outros, incluem.se nesta definio as impressoras, monitores de v!deo, scanners, mouses, entre outros.

S7?:>5;+
So os programas que do vida e funo aos computadores. Os programas so escritos em linguagem digital e comandam todo o funcionamento do computador. Sem um soft/are de sistema de qualquer tipo, um computador ficaria indiferente ao mundo em geral, e para com os humanos em particular.
INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 05

G5@98+:+

O 0abinete nada mais do que a grande pea metlica que fica geralmente ao lado do monitor do usurio, e que serve 1nica e exclusivamente para +guardar, todas as peas internas do computador, aquelas que fa$em realmente o trabalho de funcionamento. 2ode.se pensar no gabinete como se fosse o local no carro onde fica guardado o motor. O 0abinete 3s ve$es chamado erradamente de +'24,. 0abinete no '24 5 '24 outra parte totalmente diferente do computador. -lgumas peas internas so encaixadas e parafusadas diretamente no gabinete, outras esto na 2laca 6e.

GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

P4535 MA+ ( P4535 6+ S9=:+B5 )


- 2laca 6e ) 6other 7oard * uma grande placa que fica dentro do gabinete que abriga em si vrias outras placas e os principais componentes internos do computador. 8a placa me, encontramos os Slots, que so +encaixes, que nos permitem que se +fixem, ao computador outras placas para o funcionamento de partes distintas da mquina. - 2laca 6e como se fosse um grande prdio que abriga em si, vrias reparti es, departamentos e escrit&rios em geral. 8a 2laca 6e, encontramos ainda abrigados9 O 6icroprocessador, a 6em&ria :-6, a 7;OS, e a 6em&ria 'ache

O<:;5= C4535= + =+<= ?<839785B+8:7=


'omo ( foi citado anteriormente, na 2laca 6e de um computador esto os Slots que servem para agregar outras placas que tambm fa$em parte do funcionamento interno do computador. #e(amos algumas destas principais placas9 PLACA DE )%DEO < - 2laca de #!deo responsvel por transmitir os sinais e convert=. los em imagem para que possa ser visuali$ada no 6onitor de v!deo. Sua funo ento fornecer ao 6onitor a imagem. PLACA DE SOM < - 2laca de som, que geralmente fa$ parte de um >it 6ultim!dia ) >it 6ultim!dia um pacote que contm9 ?rive de '?, 'aixas de som e a 2laca de som *, possibilita a execuo de som no computador. % responsvel pela sa!da e @ntrada de Som no computador. "udo o que ligado a som, passa por esta placa. PLACA DE REDE < Auando voc= ver algum computador ligado a outro em uma empresa, saiba que isto uma rede. - rede so vrias mquinas interligadas para que todas elas tenham, geralmente, o mesmo conte1do. 6uito utili$ado em grandes empresas esse recurso de redeB e somente atravs desta placa, isto poss!vel. @la tem a finalidade de interligar um computador a outro, e assim sucessivamente.
INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 0

PLACA DE FA(*MODEM . O fax modem uma placa que permite ao usurio comunicar.se com o mundo atravs da ;8"@:8@". O princ!pio de funcionamento da placa de fax que ele fa$ com que o computador possa +conversar, com outro computador atravs da linha telefCnica. % um dispositivo que conecta os computadores 3s linhas telefCnicas. So imprescind!veis para o acesso a servios de informao on.line. - palavra modem formada dos termos 6odularD?emodulador. O Eax.6odem tambm podem receber e enviar fax.

MICROPROCESSADOR ( C.P.U. Unidade Central de Processamento)


"alve$ voc= nunca tenha ouvido falar em 6icroprocessador, mas certamente ( ouviu falar em PENTIUM. 2entium uma marca dominante no mercado mundial de ;nformtica no que di$ respeito 3 6icroprocessadores. O 6icroprocessador, ou '.2.4., o crebro do computador. -s
GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

informa es internas, quando esto sendo executadas, passam pelo 6icroprocessador. @le o responsvel por processar estas informa es. "udo o que acontece dentro d mquina passa pelo 6icroprocessador, e ele atua como um +0erente, interno. Auando voc= vai comprar um computador a primeira parte a ser observada no ato da compra qual o tipo de 6icroprocessador est instalado na mquina. O m&dulo que controla e coordena tudo dentro de um computador a unidade central de processamento, ou '24. % na '24 que as atividades reais da computao so executadas. "rabalhando a partir dos c&digos de instruo )buscar da mem&ria e executar alternadamente*, a '24 fa$ todos os clculos especificados por um programa. 2ode ento arma$enar os resultados de sua operao na mem&ria ou envi.los a qualquer outra parte dentro ou fora do computador. 'omo todos os microcomputadores, o 2' possui uma '24 implementada quase que inteiramente num 1nico circuito integrado )chip *, conhecido por microprocessador. @xistem vrios tipos de 6icroprocessador 2@8";46B assim como existem vrios tipos de lFmpadas ) fora de iluminao *. - fora de uma lFmpada medida pelos G-""S. Auanto mais G-""S uma lFmpada tiver, mias fora de iluminao ela ter. 'om o 6icroprocessador a mesma coisa. Auanto mais fora ele tiver, mais quantidade de informa es ele processar. - fora de um 6icroprocessador se mede pelo 6@0-H@-:"I ) 6HI * @x. 2@8";46 JKK 6HI < Eora de processamento de JKK 6egaheart$. @x. 2@8";46 JLL 6HI < Eora de processamento de JLL 6egaheart$.

M+BD;95 RAM
'ada um dos locais de arma$enagem ou endereos da :-6 podem ser acessados independentemente de todos os outros . da! o nome de mem&ria de acesso aleat&rio. 2ode ser conveniente pensar na :-6 como um agrupamento de caixas de correio, como aquelas que podem ser encontradas em hotis e escrit&rios. O mais provvel que cada uma dessas caixas possua um 1nico n1mero )endereo* para que se(am identificadas. -s cartas contidas nessas caixas so indiferentes aos dados arma$enados na :-6. Obviamente, podemos colocar uma carta em qualquer caixa ou remov=.la sem nos preocupar com o conte1do das caixas vi$inhas. -ssim com o acesso aos dados na :-6. - :-6 possui um notvel defeito . sua volatilidade. 4ma ve$ que a fonte de alimentao do computador tenha sido desligada, todos os dados arma$enados estaro perdidos. -ssim, a :-6 deve ser suplementada com uma forma mais permanente de arma$enagem, se o dado tiver de ser guardado para uso futuro. 8o computador pessoal, a arma$enagem por um longo per!odo proporcionada pelos H?Ms.
INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 0"

O tamanho da mem&ria :-6 pode variar de computador para computador. - necessidade de ter pouca ou muita mem&ria depende exclusivamente dos soft/ares )programas* a serem utili$ados no micro. 6as uma coisa certa9 quanto mais avanado for o programa e quanto mais recursos ele tiver, mais mem&ria :-6 ser preciso para rod.lo.

M+BD;95 C53E+
GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

- 6em&ria 'ache de um computador a ponte de acesso entre a 6em&ria :am e o H?. 2ara entender melhor seu funcionamento mentali$e a seguinte ilustrao. ?igamos que voc= um professor e est dando uma aula sobre plantas. #oc= est na escola e de repente lhe vem uma idia de que se forem mostradas essas plantas as quais esto sendo ensinadas para os alunos, eles entendero melhor. @nto voc= vai at o ptio da escola e pega algumas plantas para mostrar aos alunos, coloca. as sobre a sua mesa e continua a sua aula. @m determinado momento voc= decidiu falar novamente sobre uma planta que est sobre a mesaB voc= simplesmente pega.a e mostra novamente aos alunos. 2orm, ao querer citar sobre outra planta, voc= nota que no a tem em sua mesa, e ento qual o procedimento a ser feitoB voc= novamente ter que ir at o ptio, e coloc.la em sua mesa para que possa ser usada. Nuntando agora para que voc= possa entender9 6em&ria :am O #oc=B 6em&ria 'ache O 6esa, H? O 2tio. Sempre que a 6em&ria :am ) #oc= * necessita de uma informao que foi solicitada pelo 6icroprocessador, ele tem que procurar essa informao no H? ) 2tio *, s& que antes ela passa pela 6em&ria 'ache ) 6esa *, e v= se esta informao ( esta arma$enada ali. Se ela ( est ali, e s& pega.laB se no, ela, a 6em&ria :am, passa direto, vai at o H?, volta, arma$ena em 'ache, e por fim utili$a.a .

BIOS
% a mem&ria apenas de leitura, no.voltil, 1til como um meio de se arma$enar programas essenciais a operao de um sistema de computador. 'ontm um con(unto de rotinas chamadas 7;OS )7asic ;nput Output SPstem . Sistema 7sico de @ntrada e Sa!da*. @stas rotinas interagem diretamente com o hard/are, sendo responsveis pela iniciali$ao do micro )ao ser ligado* e pelo acesso as interfaces instaladas )monitor, teclado, drives, etc ...*
INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 0&

H6# W983E+=:+;# H5;6 D9=F 7< D9=37 RGH967


"odos os nomes acima representam um s& local. O H? uma unidade de disco interna. O H? um disco que fica dentro do computador, por isso chamado de ?isco :!gido. ) H? O Hard ?isQ O Ginchester O ?isco :!gido * O H? geralmente e na maioria das ve$es, fica fixado atravs de parafusos no chassi do gabinete, em sua parte interna.,
GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

Auando colocamos um '? no aparelho e apertamos a tecla 2R-S, n&s temos a possibilidade de ouvir a m1sica. ;sto aconteceu porque a m1sica estava gravada no '?. -ssim tambm o computador. "odos os programas utili$ados, esto gravados no H?. @le responsvel por arma$enar e executar os dados internos da mquina.

Os discos r!gidos, tambm muito conhecidos como /inchester, possuem uma base r!gida de alum!nio, com uma camada de &xido de ferro, e operam em um recipiente hermeticamente fechado )para prevenir contaminao por poeira*. - velocidade de gravao e leitura muito maior do que nos disquetes. - capacidade de arma$enamento tambm bem maior e, por no haver contato entre a cabea de leitura e o disco, praticamente no h desgaste, resultando numa segurana maior para os dados. @xistem vrios tipos de H?, assim como vimos com os 6icroprocessadores, porm no medimos o H? pela pot=ncia e sim pela capacidade, ou se(a a quantidade de informa es que cabem dentro dele. - capacidade dos H?Ms medida atravs da unidade de medida da capacidade das unidades de disco de um computador que o 7S"@. T -s unidades de disco de um computador so ) geralmente * 9 H?, ?isquete e '?.

D9=I<+:+= ( D9=37 F4+JGK+4 )


Os disquetes so unidades de disco que auxiliam ao usurio no momento em que for necessrio executar ou gravar trabalhos ) arquivos * de forma externa, ou se(a fora do H?. ?igamos que os disquetes tem a mesma funo do H? ) arma$enar e executar *, mas com eles podemos mover e transportar arquivos de um local para outro sem dificuldades. ) de um computador para outro, de uma cidade para outra, etc. * Os disquetes so usados a partir do ?:;#@, que a pequena entrada na frente dos gabinetes. "alve$ o 1nico inconveniente dos disquetes se(a a sua pequena capacidade de arma$enamento.

Os discos flex!veis, tambm conhecidos como disquetes, consistem em uma fina lFmina circular de 6Plar com um diFmetro de U,JU ou V,U polegadas coberta com uma camada de &xido de ferro. 4ma capa plstica quadrada recobre o disco e o protege contra su(eira e abraso. gravao de informa es em um disco em rotao e a sua recuperao posterior so as fun es do acionador de disco flex!vel )drive*. H um contanto entre a cabea de leitura e gravao e o disco
GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

propriamente dito, o que resulta em desgaste ap&s um certo tempo de uso. Os disquetes so utili$ados para bacQup )c&pia de segurana* e instalao de programas. Os disquetes so inseridos no computador atravs do DRI)E.
INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 0,

D9=37= D:937= (CD*ROM + CD*R)


Semelhantes aos '?Ms de m1sica, os discos &ticos podem arma$enar sons, imagens e textos. Sua gravao feita atravs de pequenos buracos queimados por um laser. Os '?Ms podem ser no regravveis chamados de '?.:O6 )'ompact ?isc . :ead OnlP 6emorP D ?isco 'ompacto Somente para Reitura*, ou podem ser regravveis, os chamados '?.: ) 'ompact ?isc :egravable < ?isco 'ompacto :egravvel * So utili$ados para programas de (ogos, enciclopdias e livros. Os drives de '?.:O6 normalmente acompanham os equipamentos multim!dia, ou podem ser encontrados em >itMs 6ultim!dia. 2ara que se possa utili$ar a tecnologia dos '?.:Ms ) '?Ms que podem ser regravados* , preciso que se tenha um ?rive especial de '? que se chama ?#?.

D;9K+
O drive a pea responsvel por receber os disquetes ) ou '?Ms * para que possa ser feita a leitura dos mesmos no computador. So tambm fixados no chassi do gabinete em sua parte interna e parafusados. T'onfunde.se muito ?rives com ?river W O ?river o soft/are para instalao de algum produto, ou equipamento como por ex. ;mpressoras, ScannerMs, etc.

BL:+
Auando escrevemos por exemplo um carta$ com X letras e o salvamos no computador ) H? *, ou no disquete, estamos ocupando um espao no disco. @sse espao ocupado o 7S"@. 8o caso do nosso carta$ ocupamos X 7S"@s. Sendo assim podemos afirmar que9 0 B-TE M 0 ESPAO OCUPADO @nto as unidades de disco so medidas pelo 7S"@. -s unidades de disco de um computador so o H?, o disquete, e o '?.:O6. Auando temos porm que di$er grandes quantidades de 7S"@s, temos unidades de medida auxiliares para di$er grandes quantidades, assim como existem os AuilCmetros, 'ent!metros e etc. #e(a abaixo essas medidas9 Y 7S"@ O ..................................................................Y Y >;RO7S"@ O ........................................................Y.KKK 7S"@S Y 6@0-7S"@ O ......................................................Y.KKK.KKK 7S"@S Y 0;0-7S"@ O ........................................................Y.KKK.KKK.KKK 7S"@S
GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 00

QUESTES PARA FI A!"O #A $AT%RIA


Y . -ssinale as alternativas corretas9 O 6icroprocessador uma pequena parte do computador que tem a funo de 9 a * -rma$enar e executar informa es internas b * ?istribuir a energia pela mquina c * 2rocessar todas as informa es d * 8enhuma das alternativas corretas O H? uma parte do computador que 9 a * ?istribui as informa es pela mquina b * -ge como gerador, na falta de energia c * -rma$ena e executa informa es internas d * nenhuma das alternativas acima J . 'omplete - * O espao no qual inserimos o disquete na frente do computador se chama ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ. 7 * OZZZZZZZZZZZZZZZZ um aparelho que passeia pela mesa e exibe uma pequena seta no monitor de v!deo. V . -valie os computadores abaixo e marque o que na sua opinio seria o mais forte e velo$9 ( ) M93;7C;73+==567; P+8:9<B 100 N HD 1.0 GB N O1 MB RAM ( ) M93;7C;73+==567; P+8:9<B 000 N HD O.0 GB N 01& MB RAM

X . ?efina com suas palavras 9 -* 6onitor de v!deo ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ


GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

7* >it.61ltim!dia ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ '* Soft/areZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ


INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 00

?* Hard/are ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ U . Eaa a correspond=ncia correta ) - * 6ouse ) 7 * H? ) ' * @stabili$ador ) ? * 6onitor 6onocromtico ) @ * ?esQtop ) E * Y.KKK.KKK bPtes ) 0 * 7Pte ) H * 2entium ) ; * ?isquete ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) * 6arca de microprocessador * Y espao ocupado * 0abinete hori$ontal * -rma$ena e executa informa es externas * Y 07 * 'ores em cin$a * -parelho que diminui a tenso eltrica * -rma$ena e executa informa es internas * Y 67 * 2equena seta no monitor de v!deo

L < @xplique com suas palavras9 -* 6em&ria :am ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ 7* Ginchester ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ '* 2laca de #!deo ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ?* 2laca de Eax.6odem ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

@* ?rive ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

E* 2laca 6e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ


INFORMTICA / FUNCIONAMENTO INTERNO DE COMPUTADORES * 01

[ < Eaa a correspond=ncia correta9 ) a * 7Pte ) b * 0iba7Pte ) c * 6ega7Pte ) d * >ilo7Pte ) e * ?river ) f * 0abinete ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) * % a comunicao entre o usurio e a mquina * -rma$ena programas essenciais do sistema de um computador * % :esponsvel por gerar os sons de um computador * 2onte de acesso entre a 6em&ria :-6 e o H? * 2rocessa todas as informa es da mquina * 2ermite ligar um computador a outro computador * Y.KKK.KKK.KKK 7Ptes * -rma$enam e executam dados externamente * Rocal onde so arma$enadas as peas internas do computador * Y.KKK.KKK 7Ptes * % onde inserimos o disquete no computador * Y.KKK 7Ptes * 2rograma para instalar um equipamento no computador * Y espao ocupado * % utili$ada para acessar a ;nternet

) g * 2laca de Som ) h * ?rive ) i * 6icroprocessador ) ( * 7;OS ) l * 6em&ria 'ache

) m * ?isquetes ) n * 2laca de :ede ) o * ;nterface

GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

GEEK BRASIL http://www.geekbrasil.com.br

Vous aimerez peut-être aussi