Vous êtes sur la page 1sur 14

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS CONCURSO PBLICO

DIA - 29/08/2010

CARGO: PSICLOGO EDUCACIONAL

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS

GABARITO RASCUNHO

PROVA OBJETIVA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P
P O R T U G U S

Com base no texto, responda as questes de 01 a 10:

TEXTO I: UMA AO NECESSRIA O surgimento de vrias empresas que produzem notcias para a internet provocou uma enorme distoro no mercado jornalstico brasileiro: surgiram portais que produzem e veiculam o contedo jornalstico, mas so administrados por empresas controladas por capital estrangeiro, algo expressamente proibido pela Constituio. O funcionamento desses portais foi motivo de um pedido formal de investigao, encaminhado na semana passada Procuradoria-Geral da Repblica (PGR) pelas associaes nacionais de Rdio e TV (Abert) e de Jornais (ANJ). As duas entidades exigem providncias da PGR sobre essa atuao irregular e pedem explicaes sobre quem deve fiscalizar e combater o descumprimento da Constituio na internet. O artigo 222 da Constituio afirma que a propriedade de empresa jornalstica e de sons e de imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou de pessoas jurdicas constitudas no pas. A participao do capital estrangeiro fica limitada a 30 %. Na representao encaminhada PGR, a Abert cita como exemplo de veculo virtual controlado por estrangeiros o portal Terra, que pertence ao grupo espanhol Telefnica. /.../ O advogado Lus Roberto Barroso, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no seminrio Cultura sustentvel Brasil: um caleidoscpio cultural, promovido pelo Senado, em sua exposio, afirmou que a falta de tratamento isonmico s empresas dos mundos real e virtual injusta, alm de oferecer riscos soberania do pas. No se trata de reserva de mercado, diz ele. Nenhum pas do mundo permite que suas empresas jornalsticas sejam controladas por estrangeiros.
(Fonte: Isabel Clemente, In: poca, p. 70, 17 de maio de 2010)

01

- Assinale a alternativa que rene a ideia central tratada no texto I:

a) Os brasileiros esto insatisfeitos com o progresso de algumas empresas estrangeiras que produzem notcias para a internet. b) Os estrangeiros apiam o incentivo que o portal Terra tem oferecido s empresas, pois eles obedecem ao limite de 30 % da participao do capital. c) O advogado, e professor da UERJ, reflete sobre a deciso da Abert sobre a injustia de os estrangeiros terem o controle das empresas produtoras de notcias para os vrios portais, como o Terra. d) O Procurador-Geral da Repblica pede explicaes sobre a atuao irregular das empresas que geram notcias para a internet e deve punir os responsveis pelo descumprimento Constituio. e) Os jornalistas, atravs de suas entidades representativas, encaminharam um pedido formal de investigao sobre a atuao irregular de empresas que veiculam notcias para a Internet.

02 - De acordo com o texto I, A ao necessria anunciada no ttulo diz respeito (a): a) produo de notcias de forma irregular por brasileiros que se fazem passar por estrangeiros nos portais. b) ao de jornalistas estrangeiros que fazem parte das empresas e no so naturalizados como recomenda a lei. c) definio sobre a responsabilidade de fiscalizao e do combate ao descumprimento da Constituio na internet. d) anlise das grandes distores promovidas com a divulgao de notcias de empresas estrangeiras, como a espanhola Telefnica. e) declarao de injustia pela falta de tratamento isonmico dado s empresas dos mundos real e virtual.

03 - Assinale a alternativa em que o fragmento destacado NO constitui um posicionamento da autora do texto: a) O surgimento de vrias empresas /.../ provocou uma enorme distoro no mercado jornalstico brasileiro... b) ... so administrados por empresas controladas por capital estrangeiro, algo expressamente proibido pela Constituio. c) As duas entidades exigem providncias da PGR sobre essa atuao irregular... d) a propriedade de empresa jornalstica e de sons e de imagens privativa de brasileiros natos... e) ... a falta de tratamento isonmico s empresas dos mundos real e virtual injusta.

01

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P

04 - Sobre o uso da conjuno e no texto, podemos afirmar que: a) As ocorrncias presente no texto unem oraes. b) As quatro ocorrncias do primeiro pargrafo unem termos e oraes. c) As cinco ocorrncias do primeiro pargrafo unem oraes. d) As trs ocorrncias no segundo pargrafo ligam termos e oraes. e) As trs ocorrncias no segundo pargrafo ligam termos.

05

- A funo dos dois pontos no primeiro pargrafo do texto de: b) explicao. c) oposio. d) acrscimo. e) finalidade.

a) ressalva.

06

- Assinale a alternativa correta sobre a relao modo-temporal dos verbos:

a) O uso predominante do presente e do pretrito perfeito do indicativo predominante no gnero artigo de opinio. b) A presena predominante do presente e do imperfeito do indicativo prpria do artigo de opinio. c) A ausncia de verbos no futuro do pretrito do indicativo garante a definio do gnero artigo de opinio. d) A manifestao explcita de verbos no infinitivo garante a atemporalidade necessria ao gnero notcia. e) A organizao da notcia no presente do indicativo identifica o texto como uma notcia jornalstica.

07

- Assinale a alternativa cuja afirmao retomada pelo pronome algo exposto no primeiro pargrafo:

a) A administrao de empresas jornalsticas por capital estrangeiro. b) O surgimento de vrias empresas produtoras de notcias na internet. c) O contedo jornalstico administrado por empresas controladas por capital estrangeiro. d) O funcionamento de portais com contedo jornalstico de profissionais estrangeiros. e) A distoro do mercado jornalstico brasileiro promovida por jornalistas estrangeiros.

08

- Se colocarmos o termo funcionamento no plural, no trecho O funcionamento desses portais foi motivo de um pedido formal

de investigao, flexionam OBRIGATORIAMENTE: a) foram/motivos. b) os/foram. c) os/foram/motivos. d) os/foram/motivos/uns/pedidos/formais. e) os/motivos.

09

- Na expresso no se trata de reserva de mercado ocorre uma prclise por que:

a) no se inicia orao com pronome oblquo. b) trata-se de uma orao com pronome indeterminador de sujeito. c) o verbo est no presente do indicativo. d) o advrbio de negao atrai a partcula na construo sem sujeito. e) a conjuno acompanha o termo modificado.

10 - Assinale a alternativa correta em relao aos termos destacados nos dois fragmentos, ... vrias empresas que produzem notcias (primeiro pargrafo) e ... mundo permite que suas empresas jornalsticas sejam controladas por estrangeiros (segundo pargrafo): a) ambos so pronomes e funcionam como retomadas dos termos anteriores, com igual funo sinttica e semntica. b) ambos so conjunes e funcionam como termos que integram uma orao principal a uma subordinada. c) os termos exercem papis diferentes, como conjuno, no primeiro caso, e pronome relativo, no segundo caso. d) eles exercem os mesmos papis, uma vez que introduzem os termos essenciais da orao subordinada a que se referem. e) os termos exercem papis diferentes, sendo pronome relativo, no primeiro caso, e conjuno, no segundo caso.

02

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O
P O L T I C A S

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P
P B L I C A S D E E D U C A O

11 - Delineadas no marco do iderio neoliberal, as reformas educativas implementadas, na Amrica Latina, na ltima dcada do Sculo XX, apresentam, como elementos centrais: I) A criao de sistemas nacionais de avaliao de desempenho. II) A instaurao de reformas curriculares. III) A descentralizao do nvel poltico-estratgico da educao. IV) O respeito s diversidades dos pases do subcontinente. correto o que est dito em: a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e IV e) I e III

12 - O gerencialismo, novo modelo da gesto pblica, tambm decorrncia das reformas do Estado e da educao iniciadas nos anos 1990, NO se caracteriza por a) diminuir os nveis hierrquicos. b) ampliar a autonomia do gestor. c) descentralizar a gesto. d) adotar a racionalidade weberiana. e) buscar a eficincia e a eficcia.

13 - Nas propostas de reforma da gesto educacional delineada pelos organismos multilaterais, observa-se um consenso quanto necessidade de: I) Modernizao da gesto. II) Controle de qualidade. III) Participao dos atores sociais no processo pedaggico. IV) Focalizao de aes em setores prioritrios da populao. A alternativa correta : a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

14 - Dentre os organismos multilaterais que orientam a reforma educacional brasileira, a partir da dcada de 1990, destaca-se o Banco Mundial, cujo diagnstico acerca da educao brasileira aponta, como razes para o baixo desempenho do pas nessa rea: I) Precria organizao do sistema educacional nos nveis estadual e municipal. II) Gerenciamento e clima para aprendizado ineficientes no mbito da escola. III) Demanda insuficiente de escolaridade de qualidade no mbito da comunidade. IV) Preparao e remunerao inadequadas do pessoal do setor de educao. correto o que est dito em: a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

15 - Mais especificamente, so recomendaes do Banco Mundial para a reforma educacional brasileira: I) A educao deve constituir uma prioridade dos governos em seu conjunto, no apenas dos ministrios de educao. II) A educao bsica deve ser financiada com fundos pblicos, com nfase ao atendimento igualitrio dos estudantes. III) A educao profissional deve buscar uma aproximao maior do ensino com o setor produtivo. IV)A oferta da educao, pelos governos, deve pautar-se na busca da maior eficincia do gasto pblico e da articulao com o setor privado. A alternativa correta : a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

03

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P

16 - Nos anos 1990, o governo brasileiro buscou formar um consenso com entidades da sociedade em torno da reforma educacional, congregando os interesses do capital e do trabalho. Podem-se destacar, como propostas desse consenso: I) A universalizao do ensino fundamental e mdio at a segunda dcada do sculo XXI. II) A reviso dos contedos do ensino fundamental, com vistas ao atendimento da aquisio de competncias bsicas participao do indivduo na sociedade moderna. III) A reestruturao dos cursos de formao de professores. IV) A estruturao de planos de carreira, com mecanismos de progresso funcional e incentivos salariais regncia de classe. A alternativa correta : a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

17

- Expressando a subordinao da gesto educacional ao modelo da empresa capitalista, a Gesto de Qualidade Total (GQT)

caracteriza-se por I) entender que a qualidade consiste na aplicao dos procedimentos corretos e apropriados. II) orientar-se pelo objetivo de permitir comparaes entre o desempenho de diferentes escolas. III) considerar, como relevantes, o saber e a participao ativa dos professores. IV) enfatizar processos de autorregulao e autocontrole. correto o que est dito em: a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

18 - Tomando como referncia a concepo neoliberal acerca da autonomia escolar, qual das afirmaes a seguir NO verdadeira? a) A autonomia escolar expressa uma diretriz da poltica educacional, segundo a qual a escola o ncleo da gesto. b) Trata-se de uma estratgia de responsabilizao da escola, no sentido de buscar os meios necessrios para sua manuteno. c) Constitui-se em um mecanismo para melhorar a eficincia da escola. d) Materializa uma distribuio de poder no mbito dos sistemas de ensino, decorrente dos processos de descentralizao. e) Implica a delegao, comunidade escolar, da responsabilidade pela resoluo de problemas que afetam a escola pblica.

19 - Das formulaes a seguir apresentadas, qual corresponde concepo neoliberal acerca da autonomia escolar? a) um meio de a escola realizar a sua finalidade de formar as crianas e jovens que a frequentam. b) Constitui um elemento fundamental para imprimir agilidade e flexibilidade s tarefas cotidianas. c) Pressupe a participao popular e a ampliao do espao pblico. d) um suporte necessrio para a democratizao da gesto da escola e da educao. e) Configura-se como uma autonomia relativa, pois as escolas integram um sistema e dependem das polticas e da gesto pblicas.

20 - Dos objetivos e prioridades do Plano Nacional de Educao (PNE), listados a seguir, qual NO diz respeito universalizao da educao? a) Reduo das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e permanncia, com sucesso, na educao pblica. b) Garantia de ensino fundamental obrigatrio de oito anos a todas as crianas de 7 a 14 anos. c) Garantia de ensino fundamental a todos os que a ele no tiveram acesso na idade prpria ou que no o concluram. d) Ampliao do atendimento na educao infantil, no ensino mdio e na educao superior. e) Valorizao dos profissionais da educao.

04

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P

21 - Qual o prazo estabelecido na Lei n 10.172/01, que institui o Plano Nacional de Educao (PNE), para o alcance da meta de universalizao do ensino fundamental? a)Trs anos, a partir da aprovao do PNE. b)Cinco anos, a partir da aprovao do PNE. c) Seis anos, a partir da aprovao do PNE. d)Oito anos, a partir da aprovao do PNE. e)Dez anos, a partir da aprovao do PNE. 22 - Considerando a Lei n 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, relativa ao ensino fundamental de nove anos, com matrcula obrigatria a partir dos seis anos de idade, conjugada com a Resoluo CEB/CNE n 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil, devem ser matriculadas no ensino fundamental as crianas que completarem seis anos de idade a) at o incio do ano letivo. b) at o dia 31 de maro. c) at o final do primeiro semestre do ano letivo. d) at o incio do segundo semestre do ano letivo. e) durante o transcorrer do ano letivo. 23 - Em relao ao Programa de Formao de Professores em Exerccio (PROFORMAO), desenvolvido na modalidade de

educao a distncia, pode-se afirmar que: I) O PROFORMAO, vinculado Secretaria de Educao a Distncia do MEC, um curso em nvel mdio, com habilitao para o magistrio na modalidade normal, realizado pelo Ministrio, em parceria com os estados e municpios. II) O Programa destina-se aos professores que estejam lecionando, sem formao especfica, nas quatro sries iniciais, classes de alfabetizao ou Educao de Jovens e Adultos EJA das redes pblicas de ensino do pas. III) Um dos objetivos do PROFORMAO valorizar o magistrio pelo resgate da profissionalizao da funo docente e melhoria da qualidade do ensino. IV) O cursista do PROFORMAO dever desenvolver, dentre outras atividades individuais, um projeto de trabalho, uma pesquisa e/ou ao pedaggica a respeito de algum aspecto (social, histrico, cultural, ecolgico, cientfico, etc) de sua realidade local. So verdadeiras as afirmaes: a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

24 - Com base na Lei n 11.502, de 11 de julho de 2007 - que modifica as competncias e a estrutura organizacional da fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES) e no Decreto n 6.755, de 29 de janeiro de 2009 que institui a Poltica Nacional de Formao de Profissionais do Magistrio da Educao Bsica , NO correto afirmar que a) a formao inicial de profissionais do magistrio dar preferncia modalidade presencial. b) a formao continuada dos profissionais do magistrio dar-se- por meio de cursos presenciais ou cursos a distncia. c) a formao inicial de profissionais do magistrio, por meio do ensino presencial, no utilizar recursos e tecnologias de educao a distncia. d) a formao continuada de profissionais do magistrio utilizar, especialmente, recursos e tecnologias de educao a distncia. e) o atendimento s necessidades de formao continuada de profissionais do magistrio dar-se- pela induo da oferta de cursos e atividades formativas por instituies pblicas de educao, cultura e pesquisa, em consonncia com os projetos das unidades escolares e das redes e sistemas de ensino. 25 - Institudo pelo Decreto n 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), integrado por universidades pblicas, oferece cursos de nvel superior, por meio do uso da metodologia da educao a distncia. So considerados como eixos fundamentais desse Sistema: I. Expanso pblica da educao superior, considerando os processos de democratizao e acesso. II. Aperfeioamento dos processos de gesto das instituies de ensino superior, possibilitando sua expanso em consonncia com as propostas educacionais dos estados e municpios. III. Estmulo investigao em educao superior a distncia no Pas. IV. Financiamento dos processos de implantao, execuo e formao de recursos humanos em educao superior a distncia. So verdadeiras as afirmaes: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, III e IV. d) I, II e IV. e) I, II, III e IV.

05

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P
M U N I C I P A L

L E G I S L A O

26 - O texto abaixo transcrito, retirado do inciso III, do art. 13, da Lei n 3.809/2009, refere-se ao exerccio de determinado Princpio Bsico da Administrao Pblica Municipal. Analise o texto e responda corretamente qual o princpio enquadrado ao mesmo. Na cesso de servios da administrao pblica para a privada, mediante contratos administrativos de concesso ou atos permissivos ou autorizativos. a) Planejamento. b) Descentralizao. c) Humanizao. d) Controle. e) Coordenao.

27 - De acordo com a Lei n 3.809/2009, compete secretaria de finanas: a) Coordenar a elaborao e a execuo do Plano de Governo Municipal. b) Acompanhar a elaborao e a execuo do Plano Plurianual de Investimentos da Prefeitura e do Oramento Anual. c) Gerenciar as feiras e mercados. d) Coordenar e executar o Plano de Obras, Infraestruturas e Urbanizao da Administrao Municipal. e) Implementar o planejamento nas aes administrativas.

28 - Leia as afirmativas abaixo e assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S): I - O Poder Executivo exercido pelo Prefeito Municipal, auxiliado pelos Secretrios Municipais e Assessores subordinados, ocupantes de cargos em comisso, de livre nomeao e exonerao. II- As atribuies do Chefe do Poder Executivo Municipal so definidas na Constituio da Repblica, Constituio do Estado da Paraba e na Lei Orgnica do Municpio. III - As atribuies dos auxiliares diretos do Prefeito Municipal so aquelas estabelecidas pela Lei n 3.816/2009, que dispe sobre a Criao de Cargos, Funes e Remuneraes de Servidores no Quadro Efetivo da Prefeitura de Patos. Assinale a alternativa correta: a) I. b) III. c) I e II. d) I e III. e) I, II e III.

29 - De acordo com a Lei 3.816/2009, compete ao arquiteto municipal: a) Planejar, organizar, executar e controlar projetos na rea da construo civil, bem como realizar investigaes e levantamentos tcnicos, definir metodologias de execuo, desenvolver estudos ambientais, revisar e aprovar projetos, especificar equipamentos, materiais e servios. b) Planejar, organizar, analisar e interpretar as imagens e aspectos geogrficos do municpio de Patos. c) Inserir na base cartogrfica digital do municpio meio-fios, eixo de logradouros, lotes, edificaes, hidrografia, ferrovias e outros dados correlatos. d) Realizar o levantamento peridico dos imveis do municpio para embasar o clculo do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU. e) Coordenar e coletar dados referentes aos aspectos fsicos, econmicos e outros fatores e realizar estudos de urbanizao que determinam a natureza, amplitude de ritmo de crescimento e desenvolvimento urbano da cidade.

30 - Segundo a Lei n 3.816/2009, Preencher de forma clara e complexa as fichas dos doentes atendidos a domiclio, entregando -os a quem de direito, bem como registrar em livro especial ou dar destino adequado ao esplio ou pertences dos doentes ou acidentados em estado de inconscincia ou que venham a falecer durante o atendimento., competncia de que profissional constante no quadro de servidores do Municpio de Patos-PB? a) Mdico Classe II (Plantonista). b) Enfermeiro Classe II (Plantonista). c) Enfermeiro Classe III (Administrativo). d) Tcnico em enfermagem Classe II (Plantonista). e) Recepcionista do USF.

06

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P
E S P E C F I C O S

C O N H E C I M E N T O S

31 - Sobre o objeto de estudo da psicologia da educao, analise as proposies abaixo e marque a(s) correta(s): I. O objeto de estudo da psicologia da educao est constitudo de processos de mudanas de comportamento que se produzem nas pessoas como consequncia de sua participao em atividades educativas. II. O objeto de estudo da psicologia da educao est estritamente relacionado s medidas psicomtricas do indivduo. III. O objeto de estudo da psicologia da educao constitudo unicamente de processos psicopatolgicos que se evidenciam em atividades educativas. A sequncia correta : a) I, II e III. b) II e III. c) I e III. d) I e II. e) I.

32

- O comportamentalismo uma abordagem com amplo campo de investigao em relao s teorias da aprendizagem. Em

relao a essa abordagem, analise as proposies abaixo e marque a alternativa INCORRETA: a) O condicionamento clssico est associado substituio de estmulos. b) No condicionamento clssico a resposta condicionada est associada por um estmulo novo, condicionado. c) Para Skinner, no condicionamento operante, o estmulo que refora no ocorre simultaneamente ou precede a resposta, mas vem depois dela. d) Para Skinner a essncia da aprendizagem no a substituio do estmulo, mas a modificao da resposta. e) De acordo com a teoria da aprendizagem proposta por Skinner a nfase deve ser dada aos fatores causadores originais das respostas e no, aos agentes reforadores.

33

- As alternativas abaixo esto relacionadas s teorias da aprendizagem numa abordagem scio-interacionista, EXCETO:

a) O processo de aprendizado se diferencia dos fatores inatos e dos processos de maturao do organismo. b) A ideia de aprendizado inclui sempre aquele que ensina, aquele que aprende e a relao entre essas pessoas. c) O processo de desenvolvimento psicolgico ocorre independentemente do processo da aprendizagem. d) O desenvolvimento real refere-se a etapas j alcanadas pela criana. e) A imitao muito importante para o aprendizado e se constitui num processo de reconstruo individual daquilo que observado nos outros.

34

- Piaget desenvolveu uma teoria do desenvolvimento cognitivo que exerceu grande influncia na psicologia da educao. Em marque V

relao ao desenvolvimento cognitivo da criana, numa perspectiva piagetiana, analise as proposies abaixo e (verdadeira) ou F (falsa). I. A equilibrao o problema central do desenvolvimento das estruturas cognitivas. II. A teoria de Piaget pode ser caracterizada como uma teoria estruturalista e gentica. III. A viso interacionista de Piaget dialtica. A alternativa correta : a) V V F. b) V V V. c) V F V. d) F F V. e) F V F.

35 - Em relao s implicaes pedaggicas da teoria construtivista de Piaget, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA: a) Todos os raciocnios no processo de aprendizagem so operaes mentais que o sujeito realiza sobre as coisas que esto sendo aprendidas. b) A aprendizagem s pode ser realizada pelo sujeito que aprende. c) A aprendizagem antecede o processo de desenvolvimento e por isso o professor deve incentivar a aquisio de nveis mais elevados do que o potencial real do aluno. d) Pode-se afirmar que, quanto mais expositivo for o mtodo utilizado pelo professor, menor ser a aprendizagem dos alunos. e) O educador indispensvel no processo de aprendizagem, na medida em que cria situaes problemas que suscitam a construo do pensamento e a reflexo do aluno.

07

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P

36 - O brincar tem sido abordado pelas teorias psicolgicas como um importante recurso para o desenvolvimento da criana. Em relao a este tema, analise proposies abaixo e marque-as V (verdadeira) ou F (falsa). I. Os jogos de regras foram o fundamento bsico para Vygotsky enfatizar a importncia da brincadeira no desenvolvimento da criana. II. Quando Vygotsky discute o papel do brinquedo no desenvolvimento da criana refere-se especificamente brincadeira de faz-de -conta. III. Na perspectiva vygotskyana o brinquedo prov uma situao de transio entre a ao da criana com objetos concretos e suas aes com significados. A alternativa correta : a) V V F. b) V V V. c) V F V . d) F V V. e) F V F.

37

- As questes abaixo esto de acordo com a viso de Vygotsky sobre o brincar, EXCETO:

a) Alm de ser uma situao imaginria, o brinquedo tambm uma atividade regida por regras; b) As regras da brincadeira fazem com que a criana se comporte de forma mais avanada do que aquela habitual para a sua idade. c) As brincadeiras que promovem a criao de situaes imaginrias tm ntida funo pedaggica para as crianas na faixa etria de 4 a 6 anos. d) A imitao de papis nas brincadeiras de faz-de-conta auxilia a criana a compreender os papis sociais exercidos pelos adultos. e) Vygotsky observa, ao longo do perodo infantil, trs sucessivos sistemas de jogo: de exerccio; simblico e de regras. 38 - Sobre o desenvolvimento da moralidade na infncia e na adolescncia, analise as proposies abaixo e julgue-as

V (verdadeira) ou F (falsa). I. Para Kohlberg o desenvolvimento moral ocorre a partir de estgios evolutivos, envolvendo tanto aspectos cognitivos como sociais. II. Os seis estgios de desenvolvimento moral propostos por Piaget esto agrupados em trs grandes nveis: pr-convencional, convencional e ps-convencional. III. De acordo com Piaget o desenvolvimento moral ocorre a partir de estgios evolutivos que se iniciam numa relao de heteronomia e tendem a alcanar a autonomia. A alternativa correta : a) V V F. b) V V V. c) V F V. d) F V V. e) F V F.

39

- Em relao importncia da educao moral, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:

a) Wallon forneceu subsdios tericos para fundamentar a educao moral nas escolas. b) A tcnica discusso de dilemas morais em grupo proposta por Kohlberg, juntamente com Blatt, obteve grande repercusso na elaborao de interveno educacional voltada para a promoo do desenvolvimento moral. c) Na perspectiva de Wallon os valores morais devem ser preferencialmente construdos a partir das relaes entre educadores e educandos. d) A discusso de conflitos morais vivenciados pelos adolescentes no cotidiano escolar no est relacionada ao desenvolvimento cognitivo, conforme perspectiva terica de Kohlberg. e) O processo de educao moral s deve ocorrer nas escolas a partir do incio da adolescncia. 40 - As questes abaixo esto de acordo com a viso de Piaget sobre o desenvolvimento moral, EXCETO: a) Do ponto de vista evolutivo pode-se afirmar que a justia retributiva tpica das crianas menores. b) As crianas que colocam a justia distributiva acima da justia retributiva do primazia igualdade em vez da coao. c) Os valores morais de justia, honestidade e reciprocidade so tpicos de uma conscincia moral heternoma do indivduo. d) A moral da heteronomia fundamentada na obrigatoriedade da regra, a partir do sentimento do dever, da coao adulta e do respeito unilateral. e) O desenvolvimento da moralidade depende do nvel de maturidade cognitiva e do tipo de relao social que a criana estabelece com os pais e com os adultos.

08

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P

41

- A linguagem uma das caractersticas identificadoras do ser humano e tem fomentado vrios campos de investigao, inclu-

sive a psicologia do desenvolvimento. Sobre este tema, analise as proposies abaixo e assinale a(s) correta(s). I. Os estudos de Chomsky trouxeram grandes contribuies para a compreenso sobre o desenvolvimento da linguagem, com nfase numa perspectiva gentica. II. Piaget atribui um valor significativo linguagem, considerando-a um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, associada funo simblica, construda a partir da interao com o meio. III.Vygotsky apresenta grandes contribuies para a compreenso da linguagem como um sistema de comunicao simblica, constitutiva da espcie humana, com nfase nos aspectos sociais, culturais e histricos. A sequncia correta : a) I, II e III. b) II e III. c) I e III. d) I e II. e) I.

42 - Sobre o desenvolvimento da linguagem numa perspectiva scio-histrica, analise as proposies abaixo e assinale a(s) correta(s). I. A partir das contribuies de Vygotsky possvel verificar investigaes sobre o desenvolvimento da linguagem, enfocando seus aspectos comunicativos, anteriormente aquisio das primeiras palavras. II. Os estudiosos da linguagem, adotando uma perspectiva scio-histrca, do bastante nfase importncia da intencionalidade dos interlocutores (adultos e crianas) no processo de comunicao. III. A abordagem da pragmtica nos estudos da linguagem tem um fundamento gentico e busca relacionar os aspectos fonolgicos, semnticos e sintticos, explicando os seus diferentes usos. A alternativa correta : a) V V F. b) V V V. c) V F V. d) F V V. e) F V F.

43

- Dentro de uma perspectiva scio-interacionista, reconhecendo a importncia do input lingustico, os comportamentos abaixo

podem ser considerados habilidades sociocomunicativas da criana, EXCETO: a) Choro infantil. d) Balano das pernas. b) Mudana de direo da cabea. e) Sono . c) Balano dos braos.

44

- Considerando a perspectiva da bidirecionalidade materna dirigida criana e o contexto cultural nos processos comunicati-

vos, analise as proposies abaixo e assinale a(s) correta(s): I. O termo motherese est relacionado aos ajustes da fala materna dirigida criana. II. Ao falarem com seus bebs, as mes buscam envolv-los num dilogo e comunicar-lhes uma inteno. III. As circunstncias que envolvem o processo de comunicao me-beb no tm uma relao direta com o desenvolvimento das estruturas da linguagem. A sequncia correta : a) I, II e III. b) II e III. c) I e III. d) I e II. e) I.

45

- A postura do professor um dos fatores importantes no processo de ensino e aprendizagem. Sobre a relao professor alu-

no, analise as proposies abaixo e assinale com V (verdadeiras) ou F (falsas): I. O feedback tem uma funo importante no aprendizado e se caracteriza pelo fornecimento dos resultados de provas e avaliaes, bem como do modo como o professor corrigiu essas provas. II. Estudos demonstram que o feedback provoca menores efeitos no aluno quando provm de avaliaes formativas. III. A conduta do professor influi sobre a motivao e a dedicao do aluno ao aprendizado. A alternativa correta : a) V V F. b) V V V. c) V F V. d) F V V. e) F V F.

09

www.pciconcursos.com.br

P R O C E S S O

S E L E T I V O / 2 0 1 0 - P M P

46

- Sobre as condies ideais para o fornecimento do feedback, as alternativas abaixo esto corretas, EXCETO:

a) Indicar o porqu do erro. b) Enfatizar os erros em detrimento dos acertos. c) Elogiar o aluno verbalmente. d) Fornecer o feedback o quanto antes. e) Favorecer a realizao de avaliaes parciais.

47

- As alternativas abaixo so caractersticas de uma criana que apresenta Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade

(TDAH), EXCETO: a) Dificuldade de permanecer sentado. b) Movimento excessivo das mos e dos ps. c) Dificuldade de concentrao. d) Facilidade de organizao e planejamento. e) Falar excessivamente.

48

- Em relao ao diagnstico do TDAH, analise as proposies abaixo e marque a(s) correta(s):

I. O diagnstico do TDAH frequentemente baseado em uma avaliao clnica, tendo como fundamento a entrevista, observaes e informaes de familiares e da escola. II. O nico profissional habilitado para fornecer o diagnstico o psiclogo. III. A avaliao neurolgica indispensvel no processo de diagnstico. A sequncia correta : a) I, II e III. b) II e III. c) I e III. d) I e II. e) I.

49

- As alternativas abaixo se referem aos sinais de alerta de dificuldade de aprendizagem, EXCETO:

a) Atraso no desenvolvimento neurolgico. b) Perda de interesse pela aprendizagem. c) Comportamento errtico. d) Ansiedade excessiva para a realizao das atividades. e) Elevada autoestima.

50

- Sobre a dislexia INCORRETO afirmar que:

a) caracterizada como uma dificuldade de leitura. b) caracterizada como uma dificuldade no traado grfico. c) O computador tem sido um instrumento bastante eficaz no processo de reeducao da dislexia. d) Um dos sintomas associados dislexia o pobre conhecimento de rima. e) Uma importante estratgia de apoio para o processo de reeducao da dislexia o trabalho com a autoestima da criana, enfocando as suas habilidades.

10

www.pciconcursos.com.br

PS IC

LO

GO E
www.pciconcursos.com.br

DU C

AC IO

NA L

PS IC

LO

GO E
www.pciconcursos.com.br

DU C

AC IO

NA L

Vous aimerez peut-être aussi