Vous êtes sur la page 1sur 4

Colgio Madre Cabrini

Educar o corao: construo do conhecimento por um novo mundo sustentvel

Atividades de Histria 1 EM Histria do Brasil Perodo Colonial Histria Geral - Absolutismo


Prof. Danilo Pastorelli

1. (Unicamp 2013) 1549 e 1763 so os anos do estabelecimento de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente, como capitais da rea que viria a ser o Brasil. Em 1960, a terceira capital foi inaugurada. Em relao ao estabelecimento das capitais, responda: a) Quais os objetivos polticos do estabelecimento das duas primeiras capitais? b) Por que a mudana da capital do Rio de Janeiro para Braslia pode ser vista como uma mudana poltica e estratgica?

2. (Uel 2013) Leia o texto a seguir, escrito pelo Padre Antonil em 1711. Os escravos so as mos e os ps do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil no possvel fazer, conservar e aumentar a fazenda, nem ter engenho corrente. E do modo como se h com eles, depende t-los bons ou maus para o servio. Por isso, necessrio comprar cada ano algumas peas e reparti-las pelos partidos, roas, serrarias e barcas. E porque comumente so de naes diversas, e uns mais boais que outros e de foras muito diferentes, se h de fazer a repartio com reparo e escolha, e no s cegas. No Brasil, costumam dizer que para o escravo so necessrios PPP, a saber, pau, po e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que o pau, contudo, prouvera a Deus que to abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes o castigo, dado por qualquer causa pouco provada, ou levantada; e com instrumentos de muito rigor, ainda quando os crimes so certos, de que se no usa nem com os brutos animais... (Adaptado de: ANTONIL, A. J. Cultura e opulncia do Brasil por suas drogas e minas. 3.ed. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1982. p.89. Coleo Reconquista do Brasil. Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000026.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2012.) a) Considerando o Perodo Colonial brasileiro, explique a afirmativa Os escravos so as mos e os ps do senhor de engenho. b) Qual a posio assumida pelo Padre Antonil frente ao tratamento dispensado aos escravos?

3. (Ufg 2013) Leia o texto a seguir. A ilha de Utopia tem cinquenta e quatro cidades grandes e magnficas, onde todos falam a mesma lngua, tm os mesmos hbitos e vivem sob as mesmas leis e instituies. O governador conserva o cargo por toda a vida, a menos que se suspeite que o titular deseja instituir uma tirania. Uma lei probe que as questes de interesse pblico sejam discutidas durante menos de trs dias, sendo crime de morte deliberar sobre assuntos de Estado fora do Senado ou da Assembleia Popular. Aparentemente, isso feito para impedir que o governador e os representantes das famlias conspirem para ignorar os desejos da populao e alterar a Constituio. MORE, Thomas. Utopia. So Paulo: Editora Martins Fontes, 2009. p. 82 e seq. (Adaptado).

Este texto integra a obra de Thomas Morus, publicada em 1516, na Inglaterra governada por Henrique VIII. Ao narrar a vida cotidiana em um pas fictcio, chamado Utopia, o autor descreve instituies polticas que projetam um governo voltado vida comunitria ideal. Com base no texto apresentado, explique como essa vida comunitria ideal a) revela os princpios que sustentam o processo de formao do Estado nacional moderno; b) expressa um elemento de crtica ao governo absolutista.

4. (Unicamp 2013) Observe a imagem abaixo:

a) A imagem representa a disputa entre calvinistas e catlicos. Como esto representados os calvinistas na obra do artista holands? b) Explique a importncia econmica da Holanda como potncia martima no contexto europeu do sculo XVII.

5. (Unesp 2012) O artista holands Albert Eckhout (c.1610- c.1666) esteve no Brasil entre 1637 e 1644, na comitiva de Maurcio de Nassau. A tela foi pintada nesse perodo e pode ser considerada exemplar da forma como muitos viajantes europeus representaram os ndios que aqui viviam.

Identifique e analise dois elementos da imagem que expressem esse olhar europeu sobre o Brasil.

6. (Ufg 2012) Leia a composio a seguir. Mulher Voc vai fritar Um monto de torresmo pra acompanhar Arroz branco, farofa e a malagueta A laranja-bahia ou da seleta Jogue o paio, a carne seca Toucinho no caldeiro E vamos botar gua no feijo. BUARQUE, Chico. Feijoada completa. lbum Feijoada Completa, 1978. Disponvel em: <www.letras.com.br/chico_buarque/feijoada-completa>. Acesso em: 11 mar. 2012. A composio recorre receita da feijoada. Considerada um prato tpico da culinria brasileira, a feijoada expressa um processo de miscigenao cultural que remete ao perodo colonial. Considerando-se o exposto, a) identifique um ingrediente presente na composio e explique como se deu sua difuso na cultura alimentar, no Brasil Colonial. b) Explique por que a receita da feijoada expressa o processo de miscigenao cultural.

7. (Fgv 2012) Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominao feudal alargado e reforado, destinado a fixar as massas camponesas na sua posio social tradicional (...). Por outras palavras, o Estado absolutista nunca foi um rbitro entre a aristocracia e a burguesia, ainda menos um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaa poltica de uma nobreza atemorizada (...). ANDERSON, Perry, Linhagens do Estado Absolutista. Trad. Porto: Afrontamento, 1984, pp. 16-17. a) Na perspectiva de Anderson, o Estado absolutista significou um rompimento drstico com relao fragmentao poltica caracterstica do perodo feudal? Justifique. b) Na viso de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique. c) Alm dos elementos apontados no texto, oferea mais duas caractersticas constitutivas dos chamados Estados absolutistas.

8. (Uerj 2012) Leia. Nasce daqui uma questo: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque difcil junt-las, muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Deve, todavia, o prncipe fazer-se temer de modo que, se no adquire amizade, evite ser odiado, porque pode muito bem ser ao mesmo tempo temido e no odiado; o que sempre conseguir desde que respeite os bens dos seus concidados e dos seus sditos porque os homens esquecem mais depressa a morte do pai que a perda do patrimnio. Mas quando um prncipe est com os exrcitos e tem uma multido de soldados sob o seu comando, ento de todo necessrio que no se importe de passar por cruel; porque sem esta fama no se mantm um exrcito unido, nem disposto a qualquer feito. O Prncipe, de Nicolau Maquiavel Adaptado de www.arqnet.pt Nicolau Maquiavel foi um pensador florentino que viveu na poca do Renascimento. Ele considerado um dos fundadores do pensamento poltico moderno e suas ideias serviram de base para a constituio do Absolutismo monrquico. Identifique no texto duas prticas do Absolutismo monrquico.

9. (Ufmg 2012) Leia este trecho: O monoplio do comrcio da colnia, portanto, com todos os outros expedientes mesquinhos e malignos do sistema mercantilista, deprime a indstria de todos os outros pases, mas principalmente a das colnias, sem que aumente, em nada pelo contrrio, diminui a indstria do pas em cujo benefcio adotado. Todos os sistemas, seja de preferncia ou conteno, portanto, devem ser afastados, estabelecendo-se o simples e bvio sistema de liberdade natural. Todo homem, desde que no viole as leis da justia, fica perfeitamente livre de procurar atender a seus

interesses, da forma que desejar, e colocar tanto a sua indstria como capital em concorrncia com os de outros homens, ou ordem de homens. SMITH, Adam. A riqueza das naes: investigao sobre sua natureza e suas causas [1776]. So Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 124. A partir da leitura desse trecho e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, a) Identifique a teoria econmica expressa nessa passagem. b) Caracterize o contexto histrico, de fins do sculo XVIII, em que esse trecho foi escrito. c) Explique um dos princpios bsicos da teoria econmica defendida nessa passagem.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

No sculo XVI, a crena de que o Eldorado estava no Novo Mundo ativou a cobia de muitos conquistadores. O sonho nunca se tornou realidade, mas induziu explorao de grande parte do continente americano. Expedies e desiluses se sucederam at o final do sculo XVIII. Eldorado transformou-se, mais tarde, em smbolo dos que se lanam em aventuras fantsticas. Suzi Frankl Sperber. A terceira margem do Amazonas: o mito do Eldorado, suas hibridaes e a apreenso do perspectivismo em romance de Milton Hatoum. Internet: <www.ufvjm.edu.br>.

10. (Unb 2012) Considerando que a Amaznia, por sua reputao de regio de riquezas e oportunidades, ainda est, de certa forma, associada ao mito mencionado no texto acima, julgue o item a seguir. Para os colonizadores portugueses, a crena no Eldorado americano tomou forma com o domnio absoluto da regio platina, o que explica a fundao da colnia de Sacramento e a entrega da Amaznia aos espanhis.

Vous aimerez peut-être aussi