Vous êtes sur la page 1sur 54

FRONTEIRAS TRANSNACIONAIS, TERRITRIOS CIBERNTICOS E OS IMPACTOS NA CULTURA E NA SOBERANIA NACIONAL*

Maria Helena de Amorim Wesley

Rio de Janeiro Outubro de 2012

* Trabalho apresentado no Seminrio Soberania Nacional e Relaes Internacionais Promovido pela ABD em 22/10/2011. Rio de Janeiro

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

SUMRIO

INTRODUO IFORMAO DAS FRONTEIRAS 1.1 Regies Fronteirias

03 06 09

II -

FRONTEIRAS TRANSNACIONAIS

12

III -

TERRITORIOS VIRTUAIS OU CIBER-ESPAOS 3.1 - Impacto na Cultura Nacional

18 20

IV -

FRONTEIRAS NA REGIO NORTE DO BRASIL

24

V-

SOBERANIA E DEFESA DIANTE DA FRAGILIZAO DE UMA NAO: o desmantelamento das Foras Armadas e a debilidade da Diplomacia

36

VI

CONJUNTURA NACIONAL E COMPLEXIDADE ATUAL

47

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

52

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

INTRODUO

As transformaes hodiernas, a nfase ao legado territorial histrico, a emergncia das Fronteiras Cibernticas, a atual interveno internacional - com destaque para a Amaznia Legal - e a nova face corsria que revestem a recolonizao interna e externa constituem o pano de fundo das reflexes sobre Fronteiras, Defesa.e Soberania. Entretanto, quando um pas prima, lamentavelmente, por desprezar seu passado, sua histria, sua cultura, no significa no ter memria, mas sim ausncia de educao e instruo, responsveis pela construo da cidadania como resultante do respeito s tradies, incutindo uma slida conscincia dos problemas polticos e sociais. Neste espao se busca deixar claro que no se estuda cultura ou sociedade alheias; no se analisa por sobre os ombros de algum a sua forma de se comportar, falar e viver, contrariando a premissa assinalada por Geertz (1978) e adotada pela maioria dos antroplogos. Enfatiza-se que nas marcas do passado se encontram todos os moldes do atual comportamento que leva responsabilidade de conhecer a realidade brasileira como o fizeram Rondon, Villas Boas, Nutels e Darcy Ribeiro, compartilhando com o ltimo na colocao que segue, onde espelha sua decepo com aqueles profissionais:
Eu reclamava que a Antropologia Brasileira deixasse de ser uma primatologia ou uma barbarologia, que s olha os ndios como fsseis vivos do gnero humano, que s importam como objeto de estudos. Sempre gostei, por isso, da tirada de Noel Nutels, que chamava os antroplogos de gigols de ndios. De fato, ele, que procurava assisti-los, conheceu inmeros desses estudiosos, que l estavam sem levantar uma palha a favor dos ndios, apenas de olhos abertos, de ouvidos acesos, ouvindo, olhando, aprendendo: gigolando. (Ribeiro, 1997).

Na busca da elucidao dos movimentos populacionais passados que resultaram, por exemplo, no povoamento das Amricas e no surgimento de sociedades dizimadas posteriormente pelo civilizador europeu, que, munido da capacidade de agredir e desestabilizar a harmonia bitica conduziu misria a vida humana, perpetua-se no comporta3

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

mento poltico agressivo, na vocao pusilnime no s dos polticos e cujo preo a liberdade, na luta por dinheiro e prestgio, no descuido dos problemas humanos. Esses comportamentos tambm so procedentes algumas vezes das comunidades cientficas de forma imperdovel, visto que so de uma sociedade que sempre encontra recursos suficientes para resolver os problemas que dizem respeito a interesses individuais. O d ocumentrio Segredos da Tribo , de Jos Padilha, ilustra o submundo da comunidade cientfica focando em Napoleon Chagnon, autor de Yanomami: o povo feroz (1968) acusado de genocdio e Jacquez Lizot, discpulo dileto de Lvi-Strauss, financiado pelo Collge de France que ficou durante 20 anos entre os Yanomami. Trocava sexo por armas e incriminado de pedofilia (Wesley, 2010). Entre os diferentes princpios que nortearam a delimitao de fronteiras ao longo do tempo em contextos geogrficos diversos, no incio do sec. XIX estudos antropolgicos desvendaram a importncia do princpio territorial - e no somente o parentesco - como basilar na formao da identidade (Lowie, 1927). As atuais instabilidades estruturais do sistema de Estados nacionais frente s velozes mudanas geram a nostalgia por uma poca em que se concebia o Brasil como um sistema fechado em seus limites histricos, sob a proteo da fronteira do Estado territ orial, fazendo com que a metfora da porosidade das fronteiras sintetize tudo de negativo e a emergncia de situaes que contrariam a coerncia do sistema histrico de Estados parea acobertar a situao considerada catica denominada de globalizao, cujo car ter ambguo se apresenta nas relaes entre Estados e indivduos nas mais diversas transaes. A inexorabilidade desse processo no que tange a interdependncia da economia se mostra como um processo universal, contnuo, progressivo e homogneo, apresentado como uma nova realidade impulsionada pela fora material da expanso capitalista, embora resulte de decises polticas de pases centrais, sobretudo o norte-americano, cujo objetivo alimentar as transformaes tecnolgicas e intensificar a competio mundial, alm de estimular reformas liberais nos pases em desenvolvimento. O mundo deste milnio, estruturado na economia informacional global, na sociedade em rede e na cultura da virtualidade real, redefine historicamente as relaes de produo, poder e experincia da sociedade, configurando uma forma produtiva, competitiva, 4

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

flexvel e proprietria que se inclina ao aumento da desigualdade, da polarizao entre as classes sociais onde a excluso no ser superada. Eis o motivo pela opo em apresentar uma breve reflexo isolada - que se debrua na dura realidade, como pea de incluso na Academia Brasileira de Defesa, sem rodeios ou subterfgios que possam amenizar a angstia gerada na impotncia de alterar um milmetro de um cenrio que se delineia devastador por desprezar o fato de que s omente a preservao da Histria d relevo a um passado indispensvel na construo da identidade atual para que se possa construir o futuro, pautando sempre a reflexo na evidncia de que sem Soberania no h Liberdade. No h como negar que os membros desta Academia buscam a superao da finitude fsica, graas aquisio e predominncia de uma conscincia crtica no entendimento que leva a colocar a clareza e a sabedoria a servio das geraes vindouras, e que certamente revestem brasileiros imbudos da convico de que a vida repr esenta bem mais do que se tenta fazer para poder continuar a olhar nos olhos de seus descendentes.

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

I - FORMAO DAS FRONTEIRAS

A denncia dos latifndios e a defesa ecolgica que pautam os discursos ambientalistas hodiernos por certo desconhecem ou desprezam as origens da ocupao, da posse e dos direitos coloniais que nortearam as conquistas do Brasil.
Mapa1

O legado portugus resultante da ocupao territorial no sculo XVI e consolidada no sculo XVIII desenharam os contornos das futuras fronteiras, que j constavam na Carta de Diego Nues - provavelmente de 1553 e foram reconhecidas pelo Tratado de Madri em 1750. O fracasso da colonizao espanhola exemplificados por Orellana e Pinzon em 1551 e 1555 na Amaznia Brasileira certamente se deveu a importncia repressora da muralha dos contrafortes da cordilheira andina, um dos grandes obstculos penetrao dos espanhis, e que beneficiaram a ocupao portuguesa (Mapa1).

Tambm a descoberta da prata em Potosi, influenciou as decises polticas imperiais que dificultaram qualquer abertura de caminho a interferir no rgido controle do contr abando e outros possveis desvios - da Coroa - sobre os caminhos que conduziam a prata americana para a Espanha. O estabelecimento das fronteiras polticas internacionais teve incio no sculo XVIII e, nos primeiros anos do sculo XX, os problemas ainda pendentes foram negociados pelo Baro do Rio Branco1.

1 . A fronteira do Brasil com a Colmbia, por exemplo, foi delimitada atravs dos Tratados de Bogot, em 1907, e do Rio de Janeiro, em 1928, aps o tratado que definiu, no mesmo ano, a situao do Trapzio Colombiano, cuja posse estava at ento em litgio entre o Peru e a Colmbia.

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A expanso portuguesa, favorecida pelo relevo e pela hidrografia de uma regio comum das duas maiores bacias fluviais, amaznica e platina, constituem um sistema hidrogrfico em espao continental formado por zonas de relevo spero, declives abruptos e profundas depresses que se apresentam como um forte obstculo expanso humana e so conhecidos como faixas ou centros formadores de fronteira e que a Constituio de 1988 e a Lei
Mapa 2

6.634/79, Artigo 20, assegura em 150 km para Segurana Nacional.

Aps ter suas fronteiras juridicamente fixadas 2 em acorde com o tradicional conceito de territrio como o espao fsico delimitado por fronteiras onde o Estado exerce a sua soberania3, o Brasil, desde 1909, no tem qualquer problema de fronteira, mas apresenta crescentes problemas nas suas fronteiras (Crtes, 2006) e, apesar de batido, o tema sobre as ameaas contra a Amaznia Brasileira impe rever o significado da criao de reservas indgenas ao se constatar que a assinatura, na Assembleia Geral das Naes Unidas em 13/SET/2007, da Declarao Universal dos Direitos dos Povos Indgenas por ordem do Chanceler brasileiro sequer foi alvo, at hoje, de discusso pelos representantes do povo brasileiro.

Entre os sculos XIII e XV o conceito de fronteira se caracterizava pela herana dos feudos onde os indivduos ligados por laos de vassalagem, afastaram-se dos atributos originais de parentesco e territorialidade que norteavam os estudos antropolgicos. Entretanto as relaes de lealdade ultrapassavam os domnios territoriais dos reinos e imprios, e o mosaico de fronteiras polticas resultante negava, na prtica, o poder dos reis. Isso faz ruir as bases do sistema assentado nos direitos hereditrios e histricos que
2 Tratados: Tordesilhas 1497; Madri 1750; Santo Ildefonso 1777. Em 1870 Paraguai; 1895 Argentina; 1900 - Frana (Guiana); 1903 Bolvia; 1904 Equador; 1904 + 09 Peru; 04 - Gr-Bretanha (Guiana); 1905 Venezuela; 1906 - Holanda (Guiana); 07 Colmbia; 1909 - Uruguai. 3 Com todas as fronteiras j delimitadas, o trabalho de demarcao e caracterizao executado por duas comisses bilaterais demarcadoras de limites: uma com sede em Belm responsvel pelas fronteiras setentrionais, com a Guiana Francesa, o Suriname, a Guiana, a Venezuela, a Colmbia e o Peru; outra sediada no Rio de Janeiro executa trabalhos nas fronteiras meridionais, com a Bolvia, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai.

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

tinham prevalecido at ento na delimitao de fronteiras fortalecendo a emergncia do Estado Moderno, baseado na relao entre fronteira e soberania territorial inexistente no mundo europeu visto que o poder dos reis sobre o reino era de tipo feudal e no nacional. A ideia de fronteira natural dos filsofos polticos franceses e ingleses levou sua conexo com a noo de lei natural, no sentido de que respeitar os limites naturelles dos estados seria nada mais do que obedecer a lei da natureza. No incio do sculo XIX surge a doutrina de fronteira no Discurso Nao Alem de J. Fichte (1807), baseada no princpio da nacionalidade que defende a unidade territorial do Estado e a lgica que preside o estabelecimento de seus limites em funo de uma lngua e cultura comuns. Os limites polticos precisos no eram demandados diante da pouca importncia de negcios realizados em escala internacional. Havia locais de inspeo, onde as mercad orias podiam ser examinadas para efeito de tarifas. A necessidade de ajustar as relaes entre os Estados ao crescimento do comrcio mundial foi o principal motivo para a demarcao mais exata dos territrios, e somente no sculo XIX que os Estados se tornaram suficientemente organizados e capazes de garantir a definio de suas reas de jurisdio (Globet, 1934). No sculo XX, apesar da criao do conceito de autodeterminao dos povos, a concepo imperialista de fronteira desenhada durante a hegemonia da Gr-Bretanha no sistema mundial, desconsiderou a existncia e os interesses das coletividades envolvidas e a maior parte das fronteiras polticas da frica e da sia foi desenhada pelas potncias coloniais visando estabilizao do poder (embora episdico) entre as prprias potncias coloniais e apesar de ainda prevalecer a concepo contratual de fronteira internacional4, os inmeros conflitos de fronteira indicam que a fronteira contratual na verdade extremamente rara. Muitos tratados foram, na prtica, artifcios para ganhar tempo e consolidar antigas conquistas.

4 Onde o princpio geral que sua delimitao seja o resultado de uma negociao bilateral em que as partes no utilizam outros recursos para fazer prevalecer seus pontos de vista.

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

1.1 - Regies Fronteirias

Os poucos estudos sobre regies de fronteira internacional se deve ao fato de grande parte dessas regies estarem isoladas dos centros nacionais de seus respectivos Estados, seja pela ausncia de redes de transporte e de comunicao, ou pelo pouco peso poltico e econmico que representam. O Estado Territorial fruto da relao entre territrio, fronteiras e limites, tradicionalmente formado pelo Componente Institucional que abriga concepes distintas, mas simultneas, de controle dos limites e das fronteiras no mbito das instituies governamentais com efeitos sobre a distribuio de poder; pelo Componente Estrutural relativo ao uso do estatuto de legalidade/ilegalidade e ao papel dos limites polticos numa economia mundial caracterizada pelo risco e cuja irregularidade aponta para a instabilidade (estrutural) do sistema de Estados nacionais; e pelo Componente Conjuntural onde o atual escorregar da fronteira para o interior e a multiplicao de territrios especiais promovem a ascenso da concepo econmica de fronteira em detrimento da concepo tradicional resultando na ampliao da histrica porosidade das fronteiras - com destaque, no Brasil, para a Regio Amaznica. Tambm esto formalmente isoladas dos Estados vizinhos pelo papel disjuntor dos limites polticos. Sem instituies para instrument-la, a cooperao entre pases vizinhos em regies de fronteira se efetua informalmente ou atravs de acordos tcitos entre as autoridades locais dos pases fronteirios. Esse cenrio tende a mudar pela importncia atual atribuda s cidades e regies de fronteira pelos estados nacionais no contexto da integrao de pases em blocos regionais, e pode transformar essas regies, em zonas de cooperao e sinergia entre pases vizinhos facilitando a criao de novos mecanismos legais e administrativos (Ganster et al., 1997:7). A fronteira deixa de ser concebida somente a partir das estratgias e interesses do Estado central, e passa a ser concebida tambm pelas comunidades de fronteira, ou seja, no mbito subnacional. O desejo e a possibilidade real de comunidades locais estenderem sua influncia e reforarem sua centralidade alm dos limites internacionais e sobre a faixa de fronteira estaria subvertendo e renovando os conceitos clssicos de limite e de fronteira (Machado, 1998). 9

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Alm das diferenas entre pases e entre segmentos da prpria fronteira nacional dificultar uma teoria para uma fronteira internacional, a inclinao formao de blocos econmicos regionais e a intensificao das disporas de povos com nacionalidade compsita alteram a abordagem das fronteiras e limites internacionais e muitos pases vm desconsiderando os efeitos da existncia dos limites internacionais, relevando mais os efeitos da remoo desses limites, a diminuio das descontinuidades que estes representaram ao longo do tempo para a vida econmica e social, e na circulao de ideias, mercadorias e servios (House, 1980). Mas, mesmo a proposta de Anderson (2001) 5, que considera o uso oportunista dos diferenciais polticos e econmicos nos limites entre estados, esse uso no pode ser atribudo unicamente globalizao atual e sim aos fundamentos e evoluo do sistema c apitalista e do sistema de estados nacionais. As arbitragens oportunistas resultam de uma contradio maior nascida no interior do sistema de acumulao capitalista inclinada a destruir obstculos a livre circulao de bens de capital, mercadorias etc., e, simultaneamente, gerar novos obstculos livre circulao, apoiando-se na forma poltica do sistema de estados nacionais (Machado, 1996, p.374). A viso negativa das fronteiras baseada na ideia de ser um obstculo que limita a liberdade individual ou coletiva se esvazia diante do fato de que a fronteira uma necessidade incontornvel que regula e previne a existncia dos perigos do caos, sublinhando tanto diferenas legais como o principio da identidade territorial e a separao entre nacionais e no nacionais atravs de impedimentos jurdicos, polticos e ideolgicos. Presente em todos os pases, territrios, culturas, fluxos de comunicaes e finanas, a economia global provoca a "explorao contnua do planeta procura de novas oportunidades de gerao de lucros" e, implacavelmente, seleciona conectando segmentos valiosos e descartando locais e pessoas inteis e no pertinentes ", resultando em uma geografia de contrastes . Dos segmentos excludos resulta o aumento das operaes em conexo perversa, com diferentes regras na prtica do capitalismo global, perceptveis na crescente influncia da economia do crime organizado. Por outro lado, no menos perversa, ocorre "a excluso dos que excluem pelos excludos" , prevendo que "a no adeso

5 Argumenta a favor da necessidade de retomar a teorizao dos limites internacionais ( borders) e das regies de fronteira (border regions) no contexto da globalizao e da viso de um mundo sem fronteiras.

10

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

de pessoas e de pases no representar uma sada pacfica" (CASTELLS, 1999, p.4312). O recente processo de aproximao do Brasil aos outros pases da Amrica do Sul, aps sculos de indiferena - consequente do processo de colonizao - requer certa acuidade, quando se centra a ateno s caractersticas geogrficas da zona de fronteira do Brasil e pases lindeiros, que se revelam no pinar das diferenas e peculiaridades da fronteira continental nas anlises sobre porosidade e fechamento das fronteiras dos est ados nacionais. Essas reflexes reforam o papel do territrio e a importncia de pactos territoriais, enfatizando a soberania dos interesses do Estado, para que se torne legitimamente r epresentativo da coletividade, j inferidos em trabalho anterior (Wesley, 2010).

11

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

II FRONTEIRAS TRANSNACIONAIS

O forte potencial das regies fronteirias para desenvolver a cooperao internacional dos pases depende da qualidade e da intensidade das relaes entre elas. Quando os sistemas em ambos os lados do limite so anlogos, provavelmente existir menor tenso na periferia de cada um, embora a existncia de simetria e paz no sejam garantia de maior interao (Boggs, 1940). O grau de homogeneidade das condies econmicas e sociais em ambos os lados pode limitar a complementaridade das trocas, enquanto a diversidade pode estimular o desenvolvimento de complementaridades e consequentemente basear uma nova diviso transfronteiria do trabalho que resulta em maior dinamismo dos espaos fronteirios (House 1980). Outra pendncia no que tange s regies fronteirias deve ser considerada. Ainda que elas atinjam um nvel de complementaridade e cooperao efetiva, necessitaro se impor, no como simples intermedirias, para que suas cidades no sejam meros ndulos em rotas de passagem, mas como ndulos intermedirios na rede ampla que liga os centros maiores entre si. Nas cidades e regies de fronteira a questo crucial a de como se inserir nas diversas redes transnacionais que as atravessam, sem desempenharem o papel de mero ponto de passagem (Pradeau, 1994). No Brasil as relaes transfronteirias sob o controle de ONGs nacionais e internacionais detalhadas no Quadro 1 baseiam os fluxos de bens, capitais e pessoas nas zonas de fronteira. Os efeitos nas comunidades fronteirias de ambos os lados esto ligados s oportunidades que oferece um Estado mais desenvolvido, sobretudo para a realizao de tarefas pesadas descartadas pelos profissionais qualificados desse mesmo Estado, acarretando ao longo do tempo grande difuso de trabalhadores para o interior. Esse fluxo predominantemente de trabalhadores diaristas ou sazonais, desqualificados ou semiqualificados, atrados pelas oportunidades de trabalho e pelos possveis pagamentos de assistncia social no outro lado, mas pelos mesmos motivos pode incluir tambm a sada dos mais qualificados do Estado menos desenvolvido. Se esse afluxo de trabalhadores reduz as presses demogrficas e o desemprego no Estado menos desen12

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

volvido, pode, tambm, se converter em potencial para grave explorao de trabalhadores ilegais na regio de fronteira do pas mais desenvolvido.

FRONTEIRAS TRANSNACIONAIS
(Quadro 1)

ONGs, MISSES e AMBIENTALISTAS


NACIONAIS INTERNACIONAIS

- Assistencialismo/filantropia como lgica - Obstaculizar desenvolvimento; atos de seus financiadores. - Agentes capazes de oferecer uma alternativa de emprego e trabalho para os excludos (e outras organizaes do violentos (questo nuclear, transgnicos, aquecimento); - Difere dos Estados e das Organizaes Internacionais;

chamado terceiro setor), sobretudo para a - ONGs possuem personalidade jurclasse mdia. - empreendimentos tursticos e privatizaes; - Certa criminalizao dos movimentos sociais (colonizador brasileiro). dica de direito interno de um Estado qualquer que lhes concede personalidade, e delega poderes para prosseguir em suas atividades (semelhana c/a Carta de Corso). - Distinguem-se das empresas transnacionais (sem fins lucrativos).
Sem qualquer controle pelo Estado e, menos ainda, pela populao que o alvo de suas aes. Surgem, sobretudo, pela ausncia/abandono do ESTADO

Difcil de mensurar so os fluxos de capital, pela relativa imobilidade se comparada alta mobilidade dos trabalhadores. Sujeita a variaes conjunturais constantes pelas diferentes polticas econmicas e cambiais, a faixa de fronteira muito instvel. comum que vrios empresrios invistam nos dois lados da fronteira para se protegerem dessa instabilidade, possuindo, muitas vezes, lojas em ambos os lados. Em outros casos so instaladas fbricas do lado menos desenvolvido em busca de trabalho b a13

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

rato e de padres ambientais menos rigorosos, mas os lucros so invariavelmente drenados atravs da fronteira para o pas de origem. Alm dos efeitos das assimetrias econmicas, a interpenetrao de culturas, com seu bilingismo e costumes prprios, so, em muitos pases, explorados para o turismo 6, mas podem gerar efeitos negativos para as transaes transfronteirias que podem ser

TIPOLOGIA DAS FRONTEIRAS


(Quadro 2)

terrestre area martima e ocenica

- Regidas p/Dir. Int. Pbl., Atos Internacionais, Acordos e TrataJURDICA


dos Bilaterais; - Visveis (ainda que por conveno); - Aes detectveis (s vezes antes de efetivada a Violao) - Violaes fisicamente perceptveis.

FRONTEIRAS

TRANSNACIONAIS

ONGs Misses Ambientalistas

- No subordinadas s normas internacionais especficas METAFSICA


- Invisveis (deteco difcil ou impossvel) - O agressor age de forma insidiosa - O agredido no percebe a violao (ou s a discerne aps o fato consumado)

espacial institucional - ciberntica

mais bem compreendidas na Tipologia das Fronteiras expostas no Quadro 2 e no Mapa 1.

6 Levando-se em considerao que a maior parte dos turistas so habitantes de grandes cidades, o isolamento das regies de fronteira permite paisagens mais preservadas que podem funcionar como um atrativo importante, especialmente se ela estiver prxima a reas fortemente povoadas (Miossec apud Pradeau, 1994).

14

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A concordncia, em 2007, do Brasil na ONU, reconhecendo os Direitos Universais dos Povos Indgenas visando indicao do ento Presidente para Secretrio favoreceu o estabelecimento de ONGs estrangeiras, com assentimento da FUNAI, em grande parte da Amaznia, onde esto as maiores reservas minerais e de gua potvel (Wesley, 2009). A tentativa persistente de no considerar o ndio como brasileiro, parece indicar uma violenta poltica de fragmentao da nacionalidade, quando se observa a questo do negro agora afro descendentes aliada aos quilombolas e as quotas no sistema de ensino (Wesley, 2011). Empunhadas como bandeiras, em geral sob liderana das ONGs, pelos excludos, constituem cunhas integrao social e construo da cidadania que observe as leis como qualquer brasileiro impedindo a transformao das aldeias em comunidades avanadas ou cidades. Recentemente ndios e ONGs ameaaram o Governo, em busca da Independncia das Naes Indgenas, reconhecidas pela ONU por causa da Portaria 303 da AdvocaciaGeral da Unio (AGU), que probe a ampliao de reas indgenas j demarcadas e a venda ou arrendamento de qualquer parte desses territrios, se isso significar a restrio do pleno usufruto e a posse direta da rea pelas comunidades indgenas. Probe o garimpo, a minerao e o aproveitamento hdrico da terra pelos ndios, alm de impedir a cobrana, pela comunidade indgena, de qualquer taxa ou exigncia para utilizao de estradas, linhas de transmisso e outros equipamentos de servio pblico que estejam dentro das reas demarcadas. A portaria 303 foi publicada com o objetivo de ajustar a atuao dos advogados pblicos deciso do Supremo no julgamento da questo da Raposa Serra do Sol. A imprensa tem noticiado, erradamente, que os ndios no aceitam a portaria porque ela estende a todos os processos demarcatrios as 19 condicionantes aprovadas pelo Supremo, que probem, entre outras coisas, a ampliao de reas indgenas j demarcadas. A situao se agrava diante da exigncia das 206 naes indgenas para o rec onhecimento de autonomia territorial, poltica, econmica e cultural, com fronteiras fechadas. Ou seja, pretendem que sejam consideradas como naes independentes, nos termos da Declarao Universal dos Direitos dos Povos Indgenas, aprovada pela ONU com apoio do Brasil em 2007. 15

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

O arrependimento do governo brasileiro motivou o no envio do tratado da ONU ao Congresso, para ratificao e entrada em vigor. A portaria 303 a primeira norma baixada pelo governo aps a aprovao do tratado internacional. Seu texto demonstra claramente que o Brasil no aceitar a independncia das naes indgenas almejada pela ONU (Porto, 2012).
Mapa 3

As aes em outros pases contra cidados, empresas e investimentos brasileiros nos ltimos oito anos, registram a ocorrncia de srios danos e o surgimento de ameaas a interesses do Brasil em fronteiras extralimites (metafsicas) visveis no Mapa 16

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

3. A Fronteira Institucional (metafsica) pode, por qualquer tipo de presso, coao ou induo ilegtima ou ilegal por desvio ideolgico ou com origem em outro Estado conduzir adoo de decises executivas, acordos internacionais ou legislao, alt amente lesivos ao Brasil, como ocorre em Braslia, caracterizando uma vulnerabilidade que persiste h 20 anos. Nas Fronteiras Jurdicas so registradas, com freqncia, reivindicaes entre terceiros, ameaa armada (subverso, trfico de drogas), atividades ilcitas (contrabando, trfico de pessoas, pesca ilegal, descaminho), agravadas pela porosidade e vazios demogrficos onde se realiza a atividade econmica local. Essa realidade pontilhada de conflitos diversos conduz suposio de que a Amaznia pode ser perdida sem guerra, sem tiro, por um movimento muito mais finrio do que se imagina.

17

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

III TERRITRIOS VIRTUAIS OU CIBERESPAOS

O Territrio Virtual ou Ciberespao se caracteriza pelo descarte absoluto dos limites impostos por fronteiras fsicas e polticas que escapam da realidade conceitual costumeira de territrio. Est relacionado a uma ideia nova, de rede, fundamentada pela localizao da informao como elemento identificador do territrio no ciberespao constituindo uma nova modalidade de fronteira transnacional.
Quadro 3
REVOLUO TECNOLGICA, DEFESA E SOCIEDADE

AUSNCIA DE PODER

FRONTEIRAS TRANSNACIONAIS
ONGs MISSES - AMBIENTALISTAS

Internacionais/Nacionais

SOBERANIA (Fragilidade das Fronteiras)

DEPENDNCIA (assistencialismo, empobrecimento cultural)

FORAS ARMADAS DIPLOMACIA (segurana interna e externa)

INSEGURANA
(violncia urbana e rural ameaas terroristas)

INGERNCIA INTERNACIONAL DEFESA

GOV. MUNDIAL
RECOLONIZAO OU NOVA FACE CORSRIA? (Interna Externa)

A revoluo tecnolgica geradora dos ciberespaos ou territrios virtuais ao estabelecer uma nova modalidade de fronteira transnacional, quando aliada ao vazio de poder 18

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

se transforma em poderosa ferramenta, atravs de ONGs, misses e ambientalistas, a servio dos interesses internacionais, afetando negativamente a Soberania, as Foras Armadas e a Diplomacia ao fragilizar as fronteiras fsicas, jurdicas e metafsicas, atingindo de forma deletria a segurana interna e externa do Estado. Instala, geralmente, maior dependncia atravs do assistencialismo e do empobrecimento cultural, causando o aparecimento da insegurana geradora da violncia (urbana e rural), ameaas e prticas terroristas. Compem desse modo, elementos favorveis ingerncia internacional na frgil Defesa em favor do almejado Governo Mundial, configurando um novo processo de recolonizao ou uma nova face corsria (Wesley, 2011), conforme se pode observar no Quadro 3 e no Mapa 3. As caractersticas do Ciberespao fazem com que a internet dificulte estabelecer um centro de comando nos moldes da verso tradicional de territrio fsico delimitado, e cuja inexistncia acarreta certa indefinio penal diante da complexidade residente no carter internacional da rede, afetando o Estado em seu territrio, na sua economia, no seu espao rural e na sua sociedade, ultrapassando fronteiras e limites culturais e polticos, como se verifica na presena de ONGs internacionais e nacionais que vm ocupando vazios do poder. Porm, a crescente utilizao da internet e a aquisio de objetos ligados rea da informtica no significa produo de conhecimento, muito menos de conhecimento cientfico. Resulta, sim, em dependncia tecnolgica e endividamento e pode fazer parte de uma orquestrao externa que visa a impedir o acesso a tecnologias sensveis, s quais o governo se submete, mantendo o sistema de ensino no nvel mais raso possvel, atravs do estmulo a contedos escamoteados (homossexualismo, preservao ambiental, danas, esportes, etc.) e agravados pelo sistema de quotas (Wesley, 2011a). No territrio ciberntico se configura uma das principais ameaas para a Segurana Nacional, uma vez que as aes militares esto cada vez mais dependentes do apar ato tecnolgico e por mais armamentos que se tenha nas Foras Armadas nunca se estar seguro contra os ataques cibernticos ou ao ciberterrorismo, cujas ameaas vo desde a interrupo da eletricidade, apago na rede bancria, ou stios e redes institucionais de conhecimentos estratgicos por um nico individuo. No Brasil cerca de 400 mil ataques a computadores foram registrados em 2011 pelo Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica (GSI) atravs do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de 19

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Incidentes de Segurana (CERT), que rene notificaes sobre a guerra ciberntica, de ataques eletrnicos em todo o pas. A crueza desse cenrio coloca em evidncia a vulnerabilidade brasileira diante do despreparo que permeia a incapacidade produtiva existente no mbito catico da Educ ao, configurando uma assustadora fragilidade que nasce nos primeiros anos escolares e alcana o ensino dito superior, apesar de as Foras Armadas terem investido recentemente cerca de R$ 6 milhes em programas antivrus e simulaes de ataques.

.1 O Impacto Ciberntico na Cultura Nacional

Por sua natureza interdisciplinar a Cultura Nacional o elemento que fornece suporte para todos os estudos cientficos quando se busca elaborar um esboo do cenrio nacional. Tradicionalmente estudada enfocando as estruturas Adaptativa, Associativa e a Ideolgica, toda e qualquer alterao para sua transformao (nem sempre evoluo) ocorria primeiramente sempre na estrutura adaptativa, onde se encontram todas as formas de produo, trabalho e economia, desencadeando, logo a seguir, mudanas na estrutura associativa, que contm as relaes sociais, os sistemas de parentesco e as alianas conjugais, e, finalmente, as transformaes na estrutura ideolgica, constituda pelos sistemas de crenas, pela lngua, pelos sistemas polticos e pelas artes (Ribeiro, 1972). A estrutura ideolgica sempre foi a ltima a sofrer alteraes, contendo os elementos mais resistentes s mudanas. O exemplo mais imediato na Histria do Brasil o do africano: arrancado de sua terra e expropriado de sua economia, era vendido como pea, ignorando-se qualquer ligao afetiva pessoal-familiar. Ao longo dos sculos, somente a estrutura ideolgica permaneceu atravs do sincretismo religioso que marca profundamente a Cultura Nacional. O advento da Estrutura Ciberntica, gerada pelas transformaes tecnolgicas, afetando quase simultaneamente todas as demais estruturas, contraria a tradicional forma de analisar as culturas. A inverso na ordem das estruturas que anteriormente assinalava alteraes, primeiramente na estrutura adaptativa, agora ocorrem na estrutura ideolgica e as consequncias so imprevisveis. Pode-se somente inferir um maior controle sobre a 20

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

sociedade atravs dos meios de comunicao, o rompimento do modelo poltico patriarcal, o esvaziamento de modelos sociais, alteraes nas relaes produtivas (trabalho, economia), radicalizao de crenas, novas formas de violncia (que vo desde a perda da privacidade s prticas terroristas), estmulo importao tecnolgica (com a gerao de dependncia), e inverso da ordem no modelo de anlise tradicional de transformao cultural at ento adotada, enfatizando o fato de muitas vezes no ocorrer transformao, mas sim a substituio instantnea de elementos simblicos, como a lngua, com a ressalva de que no basta ter acesso tecnolgico: necessrio que este tenha contedo (Quadro 4) sob pena de gerar a excluso graas ao descompasso entre a velocidade e a assimilao com que ocorre a informao afetando sobretudo as geraes pretritas.
Quadro 4

TRADICIONAL
ESTRUTURA ADAPTATIVA Produo, Trabalho, Economia

CULTURA NACIONAL
Elemento interdisciplinar que fornece suporte aos estudos cientficos para o esboo do cenrio cultural.

(1 alterao) ------------------------------------------ESTRUTURA ASSOCIATIVA Relaes Sociais, Parentesco, Alianas ----------------------------------------

ATUAL
- Maior controle e comunicao; - Rompimento do modelo poltico patriarcal, - Esvaziamento de modelos sociais; - Alteraes nas relaes produtivas (trabalho, economia); -- Radicalizao de crenas; - Novas formas de violncia (privacidade, terrorismo); - Importao Tecnolgica (gera dependncia); - Provvel inverso da ordem conhecida (no basta ter acesso tecnolgico: exige-se contedo).

(2 etapa consequncia)
ESTRUTURA IDEOLGICA Sistema de Crenas, Lngua, Poltica, Artes

(3 etapa - resultado final)

Com o surgimento dos Territrios Cibernticos, inevitvel o surgimento de uma nova sociedade, a Sociedade em Rede, onde a Informtica ferramenta ilimitada de trabalho, aquisio de conhecimento, informao e mobilizao. Nascida no seio da revoluo tecnolgica e causando grande impacto nos sistemas de educao e ensino, torna imprescindvel a distino entre informao e conhecimento. 21

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

No espao ciberntico se configura uma nova forma de territorializao, caracterizada pela inexistncia de fronteiras onde as pessoas se identificam na rede e desenvolvem relaes afetivas com o espao virtual. Nessa sociedade em rede onde a segurana fsica leva, de forma ambgua, ao isolamento social, a Cultura vem se firmando fora dos espaos materiais, moldando outros tipos de produo que independem da referncia a um lugar, conformando um novo processo de conceituao de territrio onde a cidadania ciberntica difere da igualdade de direitos inspirada na cidadania romana fortalecendo o ativismo eletrnico, a exemplo dos afiliados e recrutados do Greenpeace.

NOVAS FRONTEIRAS
SUBFRONTEIRA IDEOLGICA (Idias) SUBFRONTEIRA ASSOCIATIVA (Social) (Econmica)

Quadro 5
SUFRONTEIRA ADAPTATIVA

Poltica mais agressiva Movimentos separatistas Radicalizao de crenas Alteraes nas Leis Transformao lingustica

nfase de movimentos Violncia urbana e rural Terrorismo e insegurana Novos modelos de famlia Novos comportamentos

Investimentos estrangeiros Endividamento Despreparo tecnolgico Desindustrializao Empobrecimento

SUB-FRONTEIRA CIBERNTICA

?
CULTURA NACIONAL NAO SEM ALMA OU TRANSIO? Na configurao desse cenrio so estabelecidos novos parmetros culturais formados por territrios virtuais ou ciberespaos, geradores de novas fronteiras, caracterizadas por subfronteiras relacionadas s estruturas ideolgica, associativa e adaptativa 22

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

que se entrelaam e formam a subfronteira ciberntica. A convergncia dessas subfronteiras constitui a atual Cultura Nacional, para os mais pessimistas, em transio, rumo a uma futura nao sem alma diante da globalizao dos comportamentos advindos pela internet (Wesley, 2010).

23

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

IV - FRONTEIRAS NA REGIO NORTE DO BRASIL

Apesar de batido, o tema sobre as ameaas contra a Amaznia Brasileira sofreu reformulao do significado da criao de reservas indgenas no Brasil, quando da assinatura da Declarao Universal dos Direitos dos Povos Indgenas por diplomatas brasileiros na ONU, sem que a mesma tenha sido alvo de discusso pelos representantes do povo brasileiro. O atual quadro do Ministrio das Relaes Exteriores 7 dominado por internacionalistas divididos entre alinhados com o bloco sino sovitico e os alinhados com o establishement anglo-americano ignora os poucos nacionalistas que consideram a assinatura daquele documento um crime de lesa-ptria, pois faculta a legitimidade a futuras declaraes de independncia por parte dos povos indgenas das muitas reservas do Brasil e que no foi aceita pelos EUA e demais pases anglo-saxes com populaes indgenas em seus territrios ou sob seus domnios, no deixando dvidas sobre o propsito da mesma como se pode observar nos artigos destacados 8:
Artigo 3 - Os povos indgenas tm direito livre determinao. Em virtude desse direito, determinam livremente a sua condio poltica e perseguem livremente seu desenvolvimento econmico, social e cultural; Artigo 4 - Os povos indgenas no exerccio do seu direito a livre determinao, tm direito autonomia ou ao autogoverno nas questes relacionadas com seus assuntos internos e locais, assim como os meios para financiar suas funes autnomas; Artigo 30 - No se desenvolvero atividades militares nas terras ou territrios dos povos indgenas, a menos que tenham solicitado; Artigo 36 - Os povos indgenas, sobretudo os separados por fronteiras internacionais, tm direito de manter e desenvolver contactos, relaes e cooperao com outros povos, atravs das fronteiras.

Para dirimir a contradio de vrios artigos com os princpios da Constituio Brasileira, o Congresso introduziu, em 2004, um dispositivo no pargrafo 3 do Artigo 5 da
7 Responsvel pela conduo da poltica externa brasileira a cargo do Itamaraty (nome do palcio no Rio de Janeiro que abrigou o MRE at 1970). 8 Declarao Universal dos Direitos dos Povos Indgenas

24

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Constituio que d aos tratados internacionais sobre direitos humanos equivalncia a emendas constitucionais, quando aprovados pelas duas casas do legislativo e por trs quintos dos votos, caracterizando uma manobra furtiva, aprovando-o em meio a um pacote de reformas do judicirio que liberou a pseudo legitimidade deste ato e refletindo com clareza o histrico degradante do legislativo onde o voto favorvel acessvel e barato para a WWF, Greenpeace e Survival International. As reas fronteirias entre a Amaznia brasileira e os demais pases sul americanos se revestem de alta complexidade, desafiando generalizaes estticas e estadistas que muitas vezes traem os preconceitos deixados pelo perodo colonial, ou evidenciam o poder de um discurso ambientalista vigente, a exemplo dos discursos sobre os povos indgenas, que marcam fortemente os estudos da Regio Amaznica, em geral, distanciados das estratgias e prticas dos atores locais e da mobilizao transnacional que transcende tanto as instituies formais do Estado, como as restries legais, afastados da realidade das comunidades e habitantes locais. Na Amaznia Brasileira as terras indgenas apresentam a mais grave, urgente e problemtica questo da Amaznia como um todo, diante das discordncias institucionais e at mesmo individuais. No existe, nem na FUNAI, nem entre profissionais voltados para as diversas vertentes que o tema requer (antroplogos, economistas, gegrafos, ambientalistas, agricultores, polticos etc.) uma concordncia, alm de invariavelmente ignorarem a premissa de que as Foras Armadas no trabalham para governos. Trabalham para o Estado Brasileiro e precisam que a sociedade nacional da qual fazem parte - decida o que fazer em relao faixa de fronteira. Detentora de riqueza incalculvel, a regio no pode mais ser vista como reserva intocvel. Sua integrao em um programa de desenvolvimento em curto prazo urgente, diante da evidncia cada vez mais clara da cobia de nacionais e estrangeiros (Wesley, 2011). Apesar de o Exercito Brasileiro e a Aeronutica (Sindacta 4) defenderem os principais pontos, onde os pelotes de fronteira tm uma tarefa decisiva no processo, impossvel garantir a invulnerabilidade das fronteira, seja em trnsito, seja pela possibilidade de confronto. A Lei Complementar 117 deu poder de polcia ao Exrcito na faixa de 150 quilmetros da fronteira, mas no os meios para a atuao eficiente. Um tenente do Exrcito 25

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

formado para guerra e no para averiguar documentao de transporte de madeira. Isso no esta no currculo das escolas militares e cabe mais aos agentes da Polcia Federal, do IBAMA e da Receita Federal. Para a fronteira de Roraima, por conta de divergncias entre pases vizinhos, foi enviada a 1 Brigada de Infantaria de Selva, antecipando a importncia da vivificao da fronteira no arco fronteirio.

A reserva Raposa do Sol (Mapa 4) se localiza numa rea que j foi motivo de disputa no episdio conhecido por Questo do Pirara. Foi resolvida por arbitragem pelo Rei da Itlia, em 1904, numa deciso inesperada em que o Brasil perdeu parte do seu territrio, cerca de 19 630 Km, embora a Inglaterra no tenha ficado com toda a rea reivindicada (33.200 Km)
Mapa 4

Apesar de os argumentos brasileiros, defendidos por Joaquim Nabuco e sob instruo do Baro do Rio Branco, serem impecveis do ponto de vista histrico e jurdico, as presses inglesas sobre o Rei de Itlia foram decisivas. A Inglaterra alegou o mesmo motivo de hoje: a proteo aos ndios (os povos em questo eram o Macuxi e o Tuxaua). A disputa comeou a partir das expedies de Robert Hermann Schomburgk, alemo a soldo da Royal Geografic Society, cujos relatrios de duas expedies (1835-36, 1837-38), despertaram o governo britnico para o potencial da zona, que resolveu tomar sob sua proteo os povos da rea. Este trabalho foi facilitado pelos esforos do pastor Thomas Yould da Church Missionary Society, que fundou uma misso (1838) prxima do Forte So Joaquim, mas foi prontamente expulso do territrio9. A divulgao da Church Missionary Society de denncias de escravido deu ao primeiro-ministro Palmerston (1840) a desculpa para expedir uma mensagem do governo da Guiana ao governo brasileiro em Maro de 1841, notificando-o da oposio britnica presena de brasileiros no territrio e pedindo que o comandante deixasse o mesmo em quatro meses, pedido reforado em dezembro do mesmo ano por um ultimato em que
9 O forte recebeu reforos aps o episdio, passando a sua guarnio a 10 homens, e o frei Jos dos Santos Innocentes se instalou na rea para catequizar os silvcolas.

26

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Londres ameaava bloquear os portos brasileiros e ocupar a rea com militares. Ao ultimato se seguiu a ao, e em 14 de Fevereiro de 1842 chegou um destacamento militar de 40 homens ao local, obrigando a retirada e o abandono do forte no dia 27, apesar das tentativas de negociao do comandante. O presidente do Gro-Par, Bernardo Sousa Franco, reagindo a esse movimento, enviou 100 homens e pediu autorizao ao governo central para atacar, mas nunca rec ebeu a resposta. O destacamento ingls ficou na rea at setembro e Schomgburgk continuou a colocar marcos na fronteira. O Brasil vivia um momento de imensas dificuldades 10 e os temores do governo de uma guerra diante da fragilidade unidade nacional naqueles idos, fez com que o governo propusesse a neutralizao do territrio no princpio de 1843, aceita pela Gr-Bretanha em 29 de agosto do mesmo ano. A questo permaneceu suspensa at 1904, com nova investida dos ingleses a pr etexto de um suposto pedido de proteo dos ndios coroa britnica. Convm lembrar que alm do pas viver uma crise econmica que restringiu os seus oramentos, como consequncia das polticas econmicas adotadas durante a pr imeira dcada da repblica, as Foras Armadas estavam num estado lamentvel11. O Brasil conseguiu que a Gr-Bretanha aceitasse o arbitramento da disputa e foi escolhido o rei Vitorio Emanuel III, que, novamente, diante de presses, ignorou os argumentos de Joaquim Nabuco fundamentados pelos documentos histricos e mapas reunidos por Rio Branco. Embora a derrota brasileira no fosse total, a Gr-Bretanha conseguiu o acesso indireto ao Rio Amazonas atravs dos rios Mau e Tacutu. Os atores principais da recente criao da reserva Raposa/Serra do Sol so os mesmos da Questo do Pirara; o Brasil e a casa de Hanver, idealizadora e financiadora da WWF e da Survival International.

10 O Brasil vivia a desordem dos tempos da Regncia (1831-1840), envolta em inmeras revoltas civis, como a Guerra dos Farrapos (1835-1845) ao Sul e a Cabanagem ao Norte (1835-1840), e alm de os ingleses, os franceses ocuparam dois pontos na margem direita do Rio Oiapoque (no Rio Amap e na Ilha de Marac), sob o argumento de defender Caiena, iniciando uma questo resolvida favoravelmente ao Brasil em 1900, graas ao Baro do Rio Branco. 11 A poderosa marinha imperial, que se encontrava entre as cinco maiores do planeta em 1889, foi reduzida a sucata aps a Revolta da Armada (1893-4) e a maior parte dos oficiais foi fuzilada em virtude de ser um bastio monrquico; o oramento do exrcito foi diminudo a um quarto do que era no ano final do Imprio (1889) nos primeiros dez anos da repblica, caindo ainda mais com os cortes oramentrios resultantes do acordo do Funding Loan, de 1898 (medida econmica tomada pelo quarto presidente republicano brasileiro, Campos Sales e seu Ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho, em 1898, a fim de estabelecer conversaes com os bancos credores e tentar negociar uma sada para a questo da dvida interna causada pela politica do encilhamento).

27

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

As incertezas hodiernas acompanhadas das ambiguidades da poltica interna nas definies das TIs (Terras Indgenas) afetam a poltica externa quando so estabelecidas nas fronteiras, sobretudo quando se fixa o fato de que nas regies Sul e Nordeste as TIs so pequenas e 30% da populao indgena habita reas urbanas, enquanto no Norte a Amaznia detm 99% das TIs e a extenso territorial das reservas nas fronteiras a oeste dessa regio fica a merc de elementos externos como a USAID (Agncia de Desenvolvimento Internacional), ONGs, instituies privadas e estrangeiras de pesquisas e negcios em diversas reas vindo lesionar a soberania e a segurana nacional. A situao atual das Terras Indgenas, conforme dados fornecidos pela FUNAI, apresentam 105 milhes de hectares, reservados para cerca de 520 mil indgenas, correspondendo a 12,41% do territrio brasileiro. Em dados comparativos, a cidade do Rio de Janeiro apresenta 0,014% do territrio brasileiro ocupado por mais de 6 milhes de pessoas enquanto a cidade de So Paulo mostra 0,018% do territrio brasileiro ocupado por mais de 10 milhes de pessoas. Segundo Bensousan (2009), a prevalncia de fraudes nos encaminhamentos antropolgicos em consequncia das ONGs infiltradas nos quadros funcionais da FUNAI so indcios marcantes da ingerncia, subverso da ordem pblica e dos conceitos morais e ticos que regem os procedimentos antropolgicos.
Mapa 5

A Amaznia Azul incorporou rea de 960 mil km2 zona de soberania nacional no mar, hoje de 3,5 milhes de km2, apesar dessa medida no contar com aval da ONU, ampliou os direitos do Brasil para explorao de petrleo e gs.

Na Amaznia Azul, semelhante ao que ocorre na Amaznia Legal, o vazio de poder e a porosidade das fronteiras nas 200 milhas, favorecem as atividades de ONGs estrangeiras, pirataria e prticas terroristas . 28

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A delicadeza dessa realidade agrava a situao regional e o pas e os ndios no podem ficar a reboque do laudo de um antroplogo ou opinio isolada, por mais bem intencionada que seja, e os resultados desastrosos j se fazem sentir. Na Raposa Serra do Sol, a segregao mais perigosa porque se acredita que a maioria dos ndios desejasse a permanncia de no ndios indicando um processo de integrao o que no significaria apagar a cultura indgena (Wesley, 2011). Em julho de 2002 o Presidente Fernando Henrique Cardoso, para honrar compromisso formal conservar 10% do territrio n acional com o prncipe Philip, fundador e presidente Emrito do WWF, bem como justificar sua presena na RIO+10 em Johannesburg, criou o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, com 3,8 milhes de hectares (38.000 km), equivalente ao territrio da Blgica, na regio fronteiria com a Gui ana Francesa e a reserva indgena (Mapa 4) que abriga os Tiriy, Apala, Wain e Kaxuiana, esta contgua ao Suriname (Wesley, 2009). Pelo fato de estar na fronteira, se o ndio no for integrado sociedade nacional, ser, fatalmente, integrado a outra sociedade, deixando de ser brasileiro, embora habitando o territrio do pas (Figueiredo & Folha, 1977), remetendo a uma questo de Segurana e Soberania, como se pode aferir nos exemplos dos Tiry (Mapa 6) e dos chamados Yanomami.
Mapa 6

No Tumucumaque os Tyri foram absorvidos pelas misses protestantes do Suriname (Folha, 1987), e a desastrosa retirada de produtores da Raposa Serra do Sol, arruinou o processo de integrao entre ndios e arrozeiros que h muito tempo conviviam em harmonia e em pleno processo de integrao. 29

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A busca histrica de internacionalizao da Amaznia constitui uma ameaa real soberania nacional e requer a urgente e imprescindvel compreenso das ameaas a essa regio, como um dos maiores legado de nossos antepassados, cuja obra nenhuma gerao pode rejeitar e negar o usufruto s geraes posteriores, conforme vem ocorrendo. Nos 11 mil quilmetros de fronteiras internacionais na Amaznia, quase totalmente ocupados por reservas indgenas, o vazio da presena do Estado vem sendo ocupado pelo Exrcito, mas a misso se torna mais difcil pela ausncia de povoados civis inviabilizados pela demarcao de terras indgenas. Atualmente o Programa Calha Norte tem mais de 800 convnios, alguns ligados s Foras Armadas, mas a maioria referente a atividades civis desenvolvidas pelas pref eituras nos Estados. Inclui alguns pelotes de fronteira, como a construo da base de uma Brigada que ser sediada na cidade de Barcelos (AM). Os frequentes documentrios sobre a devastao da Amaznia exibidos na Europa (RTP 2) esto repletos de conselhos, atravs de ativistas, para que se deixe de consumir carne brasileira, por ser a mesma a principal causa da destruio. Provavelmente esses ativistas nunca estiveram no Brasil e muito menos estudaram essa questo da qual falam cheios de certezas. Mas, como tantos especialistas, levantam a hiptese de estarem sendo regiamente pagos. No se trata aqui de desejar destruir a Amaznia, mas sim de querer que continue sendo do Brasil. Para tal, urge reforar a lei fundiria e levar o Estado, de fato, para a Amaznia, hoje territrio de ningum nas reservas indgenas, na floresta e nas zonas de atuao do MST, estes ltimos, os mesmos que se arvoram de defensores daquela regio e lutam para que isso no acontea. Os conflitos na rea da reserva Raposa Serra do Sol continuam a aumentar, apesar da expulso dos "brancos" da rea e ao contrrio do que havia sido propagandeado como sendo o objetivo da criao do jardim antropolgico, justificado em teses que podem ser resumidas em poucas palavras: discriminao racial, eugenia, tribalismo. Os conflitos que envolvem a Polcia Federal e o Exrcito de um lado, e os brasileiros silvcolas de outro, giram em torno da questo do garimpo que prolifera na rea, apesar de ser ilegal, conforme o estatuto da reserva, devido destruio da agricultura nos cerrados da regio. 30

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A opo agora o garimpo, ilegal, ou a fome, que ser aproveitada como arma de propaganda, e alguns grupos j pensam em trazer o MST regio para ajudar na produo agrcola. O conhecido MST, que nada produz nas suas terras - a no ser conflito - e depende por completo da ajuda federal para alimentar os seus bate-paus. Tem-se a desmistificao das fraudes praticadas por antroplogos prestadores de servios FUNAI, para dissimular os atos ilcitos e culpando toda a sociedade pela misria e a desagregao cultural indgena. Essas prticas precisam ser difundidas, pois refletem a irresponsvel impunidade que campeia no pas, permitindo o perigoso desmonte e banalizao das instituies no continuado crime omissivo (Besausan, 2009). Embora se reconhea que o Brasil tem o melhor combatente de selva do mundo e tenha aperfeioado, do ponto de vista estratgico, o dispositivo militar inspirado na ocupao dos fortes portugueses, o mrito maior a profunda ligao com a regio, onde as Foras Armadas se encarregam de ser o governo, de ser o Estado na Amaznia. Em muitos lugares so a nica presena do Estado. Isso confere grande conhecimento da rea e uma profunda ligao com a populao, apesar das deficincias, da falta de investimentos e da falta de recursos. A crena de que o controle da fronteira exige grande nmero de soldados pode s er uma viso equivocada. Enquanto a Amaznia tem 11 mil quilmetros de fronteira, entre o Mxico e os Estados Unidos essa extenso de 2.500 quilmetros, numa rea de fcil acesso e controle. Mesmo assim, o norte-americano no conseguiu controlar essa faixa de fronteira. O que realmente d efetividade ao controle das fronteiras o trabalho conjunto do Exrcito, Polcia Federal, Receita Federal, IBAMA e FUNAI, alm de equipamentos com plataformas altamente mveis, respaldando os pelotes de recursos compatveis com o sculo XXI. Alm de repetir enfaticamente a necessidade do entendimento consistente em que as Foras Armadas no trabalharem para governos e sim para o Estado Brasileiro, n ecessrio que a sociedade nacional da qual fazem parte inseparvel - decida o que fazer em relao faixa de fronteira, impe-se o reconhecimento do fato de que no existe uma nao indgena . Existem etnias que vivem em tribos.

31

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A instalao de bases militares norteamericanas (Mapa 7) na Colmbia: de 3 bases areas, de 2 bases navais - no Atlntico e no Pacfico - e de 2 terrestres, sendo que uma das bases areas tem capacidade para receber avies de transporte estratgico C-17 (Palanquero), equipamento utilizado somente em campanhas militares de grande intensidade, no combina com a ameaa representada pela guerrilha ou por Chavez 12.
Mapa 7

A Venezuela sofre para adaptar o emprego das suas foras ao armamento russo e chins e enfrenta grande dificuldade logstica com as compras de armas recentes e a m anuteno de caas Sukhoy 30, evidenciando sua dependncia tecnolgica. Na realidade a Venezuela no oferece risco militar significativo para nenhum pas, incluindo a Colmbia 13. A crise econmica e a queda do preo do petrleo vm afetando os planos de equipamento futuros e a possibilidade de uma invaso terrestre torna-se improvvel. A disposio das bases americanas no continente aponta para regio da Cabea do Cachorro, no Brasil, e nada tm a ver com a Venezuela e o maior risco que Chavez representa o poltico. A guerra contra o narcotrfico e a ameaa chavista no justificam esse gigantesco dispositivo14. Todavia, no de bom tom considerar essas reflexes como antiamericanismos. A admirao pela Repblica Americana estar sempre preservada dos banqueiros eugenistas do stablishment Anglo-Americano que se aproveitam dessa potncia para direcion-la contra os demais pases, enfraquecendo a liberdade americana.

12Chavez fez muitas compras de armas, destacando-se a aquisio de 24 Sukhoy 30MK2, com a possibilidade de se chegar a 150, de radares tridimensionais chineses, sistemas Tor-M1 de defesa area russos e 100 mil fuzis AK-103. Existem informaes sobre o desejo de comprar armas mais sofisticadas. 13 O simples deslocamento de um porta-avies Nimitz para a costa venezuelana bastaria para destruir toda a capacidade area e grande parte da infraestrutura do pas, incluindo as estradas principais, e garantiria a defesa do seu aliado colombiano em caso de ataque. 14 Isto deveria levar os americanos, na pior hiptese, a concentrar a sua infraestrutura em Cartagena e na Zona de Guajira, de onde poderiam atacar Maracaibo e Caracas, defendendo-se com baterias Patriot e misseis anti-areos, alm de conter qualquer invaso terrestre pelo norte junto aos aliados colombianos.

32

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Mapa 8

Qualquer estudo sobre as chamadas reservas indgenas brasileiras na Amaznia deve, prioritariamente, considerar a extenso das mesmas, destacando as localizadas nas Faixas de Fronteiras, zonas sensveis para as Foras Armadas, formando verdadeiros territrios contnuos como se pode observar nos mapas 8 e 7.

A extenso da Reserva Raposa do Sol vai desde a fronteira com a Guiana15 at a zona da Cabea do Cachorro, na fronteira com a Colmbia. Visto que a rea intermediria entre as reservas da Cabea de Cachorro e a Reserva Yanommi se encontra em processo de se tornar nova reserva (a Cu-Cu Marabitanas), mais ao leste, no estado de Roraima, o territrio entre a Reserva Raposa Serra do Sol e a Reserva
Mapa 9

Yanommi est pontilhado de enclaves. Por outro lado, a antiga desconfiana boliviana dispensada ao Brasil, desde os tempos coloniais, diante da percepo de uma futura expanso para o Oeste em busca de uma sada para o Pacfico, absorvendo o Alto Peru (atual Bolvia, quando o Peru inclua tambm o Paraguai), a Argentina e a Provncia Cisplatina (atual Uruguai) a fim de garantir a ligao da costa brasileira com o interior da Amrica do Sul pela Bacia do Prata.

15 Pas onde grandes reas esto sob controle da WWF ou so territrios indgenas.

33

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A expanso do Brasil para o Oeste somente ocorreria no final do sculo XIX, com o boom da borracha, quando os brasileiros compunham a maioria da populao do Acre, at ento boliviano, na maior parte e tambm envolvido em disputas com o Peru. O reconhecimento de que s recentemente as regies Norte e Oeste esto sendo ocupadas, especialmente a Amaznia, deve-se a uma mudana do processo econmico que superou o extrativismo, quebrando o isolamento com o Sul e Sudeste do pas, iniciado com a construo da Belm-Braslia. Embora estivesse presente na visualizao dos grandes problemas desde o perodo colonial, a ocupao do Norte ficou condicionada pelas limitaes e caractersticas temporais que transformaram o Brasil Amaznico em regio exportadora de toda a produo e importando para prprio consumo, sendo por isso a mais penalizada das regies, pelas variaes do mercado internacional (Osiris da Silva, 1962, p. 63). O desinteresse do governo Central na questo do Acre demonstra claramente o descaso do Poder Central da Repblica pelo Norte, ante o despudor da interferncia norte-americana que explode com a entrega do Acre ao Bolivian Sindicate, chefiado pelo filho do ento presidente Roosevelt, tendo como figura de proa o embaixador boliviano Felix Aramayo. Somente depois do comunicado do ento Ministro das Relaes Exteriores B aro do Rio Branco (24 de Janeiro de 1903), observa-se uma mudana na atitude do Governo Federal, concretizada no Tratado de Petrpolis (Wesley, 1997). Rio Branco conseguiu evitar a arbitragem do problema pela Inglaterra, alternativa sugerida pelo Baro Rothschild, o maior credor do Brasil (cujo filho, August Belmont, era acionista do Bolivian Syndicate), e a intromisso do governo de Theodor Roosevelt (seu primo, W.E. Roosevelt, tambm acionista da companhia), negociando diretamente com o governo boliviano, numa ao que exigiu extraordinria habilidade diplomtica e presso militar. O envolvimento dos EUA e da Inglaterra na questo, poderia levar abertura do rio Amazonas, necessrio ligao do Acre com o Atlntico. Com a incorporao do Acre ao pas, a navegao do Amazonas permaneceu exclusiva do Brasil. Recentemente, contando com o apoio do governo brasileiro, Evo Morales, presidente boliviano, expropriou a Petrobrs na Bolvia, invadindo as refinarias com o exrcito. Questiona frequentemente a posse do Acre e comea a expulsar brasileiros dos territrios limtrofes, instalando cocaleros no seu lugar e trazendo a produo do alcaloide para as 34

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

fronteiras do Brasil (Defesa Net, acessado em agosto/2012). O mesmo ocorre com o Paraguai depois que o ex-presidente Lugo - frequentador assduo do Foro de So Paulo anulou a dvida com o Brasil para dispor como desejar a energia de Itaip, construda com dinheiro brasileiro aps a hbil negociao do Embaixador Gibson Barboza, e deu incio ao processo de expulso de centenas de milhares de agricultores brasileiros .

35

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

V - SOBERANIA E DEFESA DIANTE DA FRAGILIZAO DE UMA NAO: o desmantelamento das Foras Armadas e debilidade da Diplomacia

O divrcio ocorrido a partir dos anos 90 entre Diplomacia e Foras Armadas acentua-se no incio do sculo XXI, trincando a unio histrica entre as Foras Armadas e a Diplomacia, em face da diplomacia presidencial, que funciona como cunha geradora do afastamento do corpo diplomtico das Foras Armadas, colocando deriva a Soberania e a Segurana e enfraquecendo o PN (poder nacional), graas aos desacertos diplomticos gerados na diplomacia presidencial, marcada por descaso nas questes oramentrias e pelo rano histrico que se estabeleceu ps-perodo militar. Em nome da economia, dentre centenas de aes negativas promovidas contra as Foras Armadas, chegou-se ao ponto de interromper a continuidade na formao anual dos nossos contingentes de reservistas, podendo com tal irresponsvel ato produzirem srias consequncias para a integridade territorial do pas se houver necessidade de uma mobilizao em caso de guerra. Os inmeros cortes de verbas e o prejuzo na preparao das turmas de aspirantes a oficial das academias militares de Agulhas Negras, Pirassununga e da Escola Naval quebram a continuidade na formao de toda a cadeia de c omando, que vai dos tenentes aos oficiais generais. Dentro da lei, o limite acima citado, a ser entendido como Estado de Necessidade, deve obrigatoriamente ter que existir, e se o foi atingido - os chefes militares deixaram de cumprir com suas misses constitucionais. Em um trecho da carta enviada aos generais do Exrcito em 12 de outubro 2002, pela diretoria da ASMIR-PR (Associao do Militares da Reserva do Paran), Coronel - Oficial de Estado Maior, Roberto Monteiro de Oliveira, pode-se ler:
(...) E, se esta nossa avaliao for correta, j estamos perigosamente prximos da situao extraordinria que So Toms de Aquino e tambm o nosso Direito Positivo define como Estado de Necessidade, em que todos os fatores adversos atingem um nvel de gravidade e complexidade to agudo que se potencializam entre si, o que tende a engendrar um cenrio to excepcional que d

36

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

origem ao chamado Estado de Necessidade, no qual as avaliaes, os juzos, os conceitos, as decises, e at os atos devem estar referenciados a parmetros de hierarquia superior, filosfica, quase de ordem metafsica, acima, portanto, das normas, regras, valores e at dos princpios normais do Direito Positivo Salus Patriae Suprema Lex. E esse Estado de Necessidade pode in extremis tornar lcita (para alguns at mesmo um dever) a desobedincia civil contra o tirano injusto que quer destruir a Ptria (...).16

Os sucessivos governos, neoliberais ou assemelhados, colocaram em risco a segurana do Estado e o patrimnio nacional ao desmobilizar e desarmar criminosamente as Foras Armadas, sem que ocorra uma insurreio, de ofcio, por parte de seus comandantes, dentro do que prev a Constituio da Repblica, a Lei de Segurana Nacional e o Cdigo Penal Militar. Conforme Fregapani (2012), os alertas feitos publicamente por generais do Exrcito de que s h munio para uma hora de combate, torna-se mais alarmente diante da constatao de que a nica fbrica de munio no ser nacional, estar sediada em um paraso fiscal e o prprio Exrcito bloqueiar, de forma inexplicvel, a fabricao de munies nacionais, desconsiderando os avisos s presses do FMI e demais esquemas da oligarquia financeira transnacional, quando tem seus interesses contrariados e passam a urdir a substituio de gestores. Em 1982, ficou estabelecido nos termos do Consenso de Washington, alm da criao do Ministrio da Defesa, o da submisso do Brasil ao Regime de Controle de Tecnologia de Msseis. O tanque de combate EE-T1 Osrio, desenvolvido pela extinta Engesa S/A, parte do emergente complexo industrial militar brasileiro, um dos melhores exemplos para denunciar essa poltica que submete as FFAA ao contnuo desarmamento e a dependncia da boa vontade de governos estrangeiros para o fornecimento, atravs das Comisses

16 Ao lanar mo deste Direito o ex-ministro da Aeronutica, Brigadeiro Werner Brauer, quando FHC, para humilhar as FFAA, nomeou para o recm criado Ministrio da Defesa um elemento civil, desqualificado e supostamente ligado a atividades ilcitas no Estado do Esprito Santo. Werner Brauer, corajosamente, denunciou o ato, mas, desgraadamente, foi abandonado por seus pares e por isso exonerado.

37

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Mistas de Compras no exterior, de suprimentos e de material blico caro, inadequado e ineficiente17. Segundo declaraes de um engenheiro de armamentos, ex-executivo da Engesa:
Nesse momento as luzes de emergncia se acenderam no governo americano. A primeira consequncia foi a surpreendente declarao de que a concorrncia chegava ao fim com dois produtos possveis de serem comprados, de acordo com o anncio feito em Riad pelo ministro da Defesa, prncipe Sultan Azsiz Abdulazis. Essa foi a forma encontrada para ceder s presses de Washington e manter o M1-A1 no preo. Na poca, comeou a circular no Senado e na Cmara um documento conclamando senadores e deputados a se envolverem no processo para impedir o fechamento da ENGESA, as demisses de trabalhadores e a perda de mercados cativos caso a encomenda do Osrio no fosse concretizada com a Arbia Saudita, pas nem sempre amigo. (entrevista para o jornal O Estado de So Paulo de 10/11/2002).

Em 1991, com o fim da ENGESA, articulado pelo governo dos EUA com a colaborao do governo brasileiro, o Exrcito ficou sem um fornecedor nacional de um tanque de combate do mesmo nvel do Abrams norte-americano, do Challenger ingls ou do AMX-40 francs e de outros carros de combate nacionais, como o Urutu e o Casc avel18. A assinatura do protocolo de compra do Osrio entre o governo brasileiro e o da Arbia Saudita foi marcada duas vezes pelo ento presidente Fernando Collor de Mello com o rei Fahd. O primeiro encontro, em agosto de 1990, no foi possvel porque o pr ncipe Sultan quebrou a perna. Em outubro de 1990, Collor anunciou uma nova data e os nomes da comitiva oficial liderada pelo general Lenidas Gonalves. A cerimnia seria realizada em Roma. Novo cancelamento foi anunciado, por causa da mobilizao para a guerra contra o Iraque. Em novembro daquele ano, a Arbia fez o anncio de que fecharia o contrato com a General Dynamics americana.
17 O Brasil, que j esteve prximo de produzir um dos mais modernos tanques de guerra do mundo, hoje voltou a ser um pas importador de blindados usados, mal repotencializados e de segunda linha, como o Obus autopropulsado 105-M-108, porque em 1989 os EUA impediram que a ENGESA vendesse 702 tanques pesados os EE-T1 Osrio para o Exrcito saudita. O contrato de US$ 7,2 bilhes ficou com o grupo americano General Dynamics, fabricante do tanque M-1A1 Abrams, segundo colocado nas provas de desempenho promovidas pela Arbia Saudita. 18 O EE-T1 Osrio pesava 41 toneladas vazio, peso limite para o seu transporte em carretas rodovirias, usava blindagem de placas duplas, e levava como arma principal um canho de 120 milmetros, capaz de disparar munio supersnica. Alm disso, incorporava vasta carga eletrnica. O tanque brasileiro era o nico dos concorrentes projetado especificamente para atender s exigncias da licitao. Ao final de uma semana de ensaios, o Osrio havia vencido todas as provas.

38

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Soube-se posteriormente, que a formalizao para a compra dos tanques americ anos havia sido concluda antes dos contatos de Collor com o rei saudita. A ENGESA havia apostado todas as suas fichas no desenvolvimento do Osrio, cuja venda para a Arbia era tida como certa; contraiu uma dvida de US$ 53 milhes que contribuiu para sua falncia, e poderia ser refinanciada, tranquilamente, com o apoio do governo federal. Entretanto, Fernando Collor no encomendou nenhuma unidade do Os rio para o Exrcito Brasileiro e a ENGESA desapareceu fechando cinco fbricas e extinguindo cerca de 6 mil empregos, com graves consequncias econmicas, sociais e militares. Aps este lamentvel episdio, o Brasil comprou para o Exrcito 87 tanques Leopard lAl da Blgica e 91 M-60 A3 TTS dos EUA e, recentemente, os dois ltimos exemplares do EE-T1, que faziam parte da massa falida da ENGESA, foram incorporados ao Exrcito Nacional, com autorizao judicial, o que conduz a hiptese de que talvez algum governante j tenha assinado secretamente a nossa rendio, em termos mais vis do que os do Tratado de Versalhes e o Brasil e suas Foras Armadas no foram avisados.

A recente reviso do conceito de Estratgia Nacional de Defesa (END) parece ter seu objetivo esvaziado. Um processo desta natureza depende muito do envolvimento da sociedade civil e da participao dos setores mais dinmicos e qualificados do pas tendo em vista que o Conceito Estratgico s se torna Nacional a partir do momento em que o Pas o assume como seu. No o que se vive. O plano em curso, no Brasil, h muito promove a demolio das Foras Armadas 19 e apesar dos modelos econmicos da geopoltica possuir um movimento relativamente previsvel, nada garante que a ordem internacional se manter igual nos prximos anos, especialmente se houver uma turbulncia suficientemente forte para desfazer as atuais alianas e abrir espao para realinhamentos. Se isto acontecer, o Brasil ficar na posio de uma nao cheia de riquezas e um enorme potencial econmico e militar, uma vez que faz questo de mostrar ao mundo o quanto pode desperdiar em eventos como a Copa do Mundo e as Olimpadas, e anuncia que abdicou da fora

19 A substituio por foras populares, comum nas ditaduras socialistas encerra elementos funestos.

39

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

como recurso para a resoluo de qualquer questo, provando isso atravs da pauperizao e desmoralizao das suas Foras Armadas. uma maneira eficaz de promover a cobia internacional e atrair o desastre. Alm de sucateadas e mal armadas, as foras militares brasileiras s dispem de munies para uma hora de resistncia, segundo declarou o General Maynard Santa Rosa ao jornal O Globo. No caso de uma situao de guerra, teramos que contar com um grande esforo diplomtico, a fim de ganhar tempo e mobilizar a Nao s pressas para a defesa do territrio e o desencanto de alguns faz com que sugiram, talvez, valer mais a pena contar com o PCC e o Comando Vermelho, se houver uma invaso. certo que uma ocupao militar do Brasil por uma fora invasora quase impossvel, e que teramos condies de expuls-la depois de imensos sacrifcios da populao civil, mas com a destruio de nossos centros industriais mais importantes, o que mostra o Brasil como um dos pases mais vulnerveis do mundo (Santayana, 2012). Atualmente a IMBEL, empresa estatal brasileira ligada ao exrcito, vem sinalizando o desenvolvimento de um novo fuzil de assalto a partir do MD-9720, cujo nome A-2, nos calibres 5,56mm e 7,62mm, este ltimo mais adequado a experincia de combate brasileira, que no permite a adoo do calibre 5,56mm em todos os teatros de operao que o territrio brasileiro comporta 21, como se pode verificar na Amaznia Brasileira, atualmente o teatro de operaes mais importante. Os desvios das munies menos pesadas causados pela densidade da vegetao, elegem o calibre 7,62mm nas unidades como a infantaria de selva. Mas apesar da penria por que passam as Foras Armadas desde os anos 90 do sculo XX, a pesquisa e o desenvolvimento de armamentos continuam a ser conduzidos com extremo zelo pelos militares. Recorrendo a Santayana (2012), pode-se afirmar que a desnacionalizao do que resta de indstria blica, diante da entrada macia de empresas estrangeiras, sobretudo as de Israel, atravs da aquisio de firmas nacionais ou associaes com empreendedo-

20 Parece que o desenvolvimento do mesmo uma resposta proposta da Taurus de produzir localmente o fuzil israelita Tavor, no calibre 5,56mm, que s peca por ser do tipo bullpup. No combate aproximado, tal configurao torna a operao de carregamento problemtica por exigir extrema ateno para que o carregador no se fixe na roupa. A lentido resultante dessa caracterstica significa muito num combate a curta distncia. 21 O 5,56mm cada vez mais usado pelas foras da NATO/OTAN permite que mais munio seja carregada e menos mortal, causando maiores problemas para os hospitais de campanha do inimigo, mas exigindo que mais soldados sejam postos fora de combate em operaes de resgate.

40

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

res, esvaziam o comando pelo Estado22 na produo de armamentos, contrariando a participao direta na indstria brasileira de defesa, e o grau de contedo nacional nas encomendas que esto sendo contratadas junto a empresas estrangeiras, a exemplo da f abricao de blindados pela IVECO. Em caso de conflito, ou mera ameaa de confronto, entre o Brasil e qualquer pas da OTAN (Europa e Estados Unidos), a produo desses tanques seria descontinuada, e no teramos como substituir o material perdido em combate, tal como ocorreu com a Argentina, na guerra das Malvinas 23. O cerco dos pases geopoliticamente identificados como ocidentais indstria blica brasileira - das empresas que desenvolveram tecnologia militar - nos ltimos anos fica evidente no controle adquirido por grupos internacionais recentemente. Apossaram-se, assim, do conhecimento desenvolvido por tcnicos e engenheiros brasileiros, e agora podem decidir, conforme a orientao estratgica dos governos de seus pases de origem, o limite dessas empresas no desenvolvimento de novas tecnologias blicas. Atualmente, seja na rea de blindados, na avinica, na optoeletrnica (como o caso de periscpios) ou de avies robticos no tripulados, os israelenses e, por meio deles, tambm seus aliados norte-americanos - monitoram tranquilamente cada passo do Brasil nessas reas e o lucro do baixo investimento feito por multinacionais estrangeiras est assegurado por encomendas j contratadas, pela Marinha, pelo Exrcito e pela Fora Area. Em muitos casos, nossas foras armadas j desenvolviam sistemas em parc eria com as empresas que esto sendo desnacionalizadas, quando ainda estavam sob controle local. Vale, porm, ressaltar que aps o perodo dos governos militares o escasseamento oramentrio e o engavetamento dos projetos sob a alegao da falta de ameaas e inimigos, enfraqueceram os argumentos militares para o sistema de Defesa. Mas isso serviu para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia e da indstria no meio militar, apesar da atual ameaa proveniente da crise econmica europeia e norte-americana que sufocadas pelos cortes nos gastos, atiram-se vorazmente sobre os mercados com preos altos para cobrir os investimentos feitos. Tropeam, no Brasil, nas prioridades estabelecidas na Estratgia Nacional de Defesa/Lei 12.598/2012 (fomento da indstria nacional de defesa e
22 A cada ano, devido Amaznia e ao Pr-sal, entre outras razes, cresce a importncia de a Nao aumentar (como acontece na Europa com complexos industriais militares como a EADS, a Navantia e a Finmecannica) a participao direta do Estado na indstria brasileira de defesa, e o grau de contedo nacional nas encomendas que esto sendo contratadas junto a empresas estrangeiras. 23 A fabricao de 2000 blindados ligeiros Guarani no municpio de Sete lagoas MG pela IVECO prev que apenas 60% das peas sejam fabricadas no Brasil.

41

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

a gerao de emprego e renda no Pas) e na emergncia de uma nova poltica que tem como representantes principais a ORBISAT, fabricante de radares, comprada pela Embraer no ano passado 24, e a THALES com o objetivo de expandir os negcios da rea de avies militares para as foras terrestres e navais (http://www.defesabr.com/blog, 2011). A Embraer Defesa e Segurana escolhida pelo Exrcito Brasileiro para executar o projeto piloto do SISFRON (Sistema de Monitoramento de Fronteiras, Mapas 10 e 11), contempla contempla, uma rea de aproximadamente 600 quilmetros de fronteira terrestre, na fronteira do Estado do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolvia. Prev, ainda, o monitoramento de uma rea de quase 17 mil quilmetros quadrados de fronteira seca, envolvendo dez pases sul-americanos e onze Estados brasileiros e poder envolver uma rea de at 900 quilmetros, devido aos sensores, que contemplaro toda a rea de responsabilidade do Comando Militar do Oeste.
Mapa 10 Mapa 11

A recm-criada SAVIS, (Secure Advanced VISA Issuing System) 25 conforme informao da EMBRAER atuar na gesto integrada de projetos de monitoramento e controle de fronteiras, estruturas estratgicas e recursos naturais. A fabricante brasileira de avies informou que a SAVIS foi criada com o objetivo de fazer frente s necessidades nacionais no setor de defesa e segurana e consequentemente estimular o desenvolvimento tecno-

24 Desenvolvem radares para o Exrcito que enxergam sob as copas de rvores da Amaznia e forneceram ao Exrcito 11 radares antiareos e 6 comandos de operao de artilharia antiarea, um dos 7 projetos estratgicos da fora. 25 Foram desenvolvidas pesquisas para determinar como atingir um elevado grau de segurana para a emisso de Visto necessrio no controle fronteirio a fim de minimizar as vagas de migrao ilegais e o crime organizado.

42

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

lgico nacional, inclusive para posterior exportao, fortalecendo assim a indstria naci onal e a balana comercial brasileira. O projeto SISFRON tambm atraiu o interesse das grandes empreiteiras brasileiras, que se associaram a grupos de defesa estrangeiros para participar da concorrncia, mas a vitria da Embraer nessa primeira etapa do projeto demonstra que o governo priorizou o nvel de contedo nacional oferecido pelas empresas que disputaram a licitao, confirmando as declaraes do presidente da Embraer Defesa e Segurana, Luiz Carlos Aguiar, ao assegurar que um dos principais diferenciais da proposta apresentada pela empresa era o nvel de contedo nacional com ndice de 60% exigido pelo Exrcito Brasileiro.

Talvez esses novos fatos possam atenuar a aprovao desastrosa ocorrida no Governo de Fernando Henrique Cardoso, da emenda constitucional que transformou para todos os efeitos, em brasileira qualquer empresa instalada no Brasil - mesmo que controlada por capitais pblicos ou privados estrangeiros por mais que se esforce o atual governo no consegue impedir o processo de desnacionalizao e em alguns casos a fabricao de armamentos feita sem subterfgios ou hipocrisia por empresas diretamente controladas por governos estrangeiros. Esse o caso da DNCS, Direction des Constructions Navales, que tem 75% de suas aes nas mos do governo francs 26. Para Santayana (2012), a estratgia dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, com relao ao Brasil, est cada vez mais clara, conforme se pode observar nos itens elencados pelo Autor como segue: - Impedir o desenvolvimento de tecnologia nacional prpria, com a compra de qualquer empresa que procurar desenvolv-la; - Associar-se empresa que no se puder comprar, oferecendo cooperao no desenvolvimento da tecnologia, com o intuito aparente de ajudar o pas a queimar etapas, mas, na verdade, para impedir que qualquer avano se faa sua revelia, sem a sua vigilncia ou participao. - Impedir que o dinheiro gasto com o reaparelhamento das Foras Armadas chegue s mos de empresas sob controle nacional, e que esse dinheiro no seja investido para
26 Associou-se Odebrecht, para construir, em Itagua, no Rio de Janeiro, quatro submarinos da classe Scorpne, e mais o casco do futuro submarino nuclear brasileiro encomendados por 7 bilhes de dlares, atravs de contrato- negociado pelo ento Ministro da Defesa Nelson Jobim

43

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

avanos de carter tecnolgico que coloquem em risco a hegemonia de suas empresas no mercado brasileiro e no exterior. - C ooptar, com associaes ou contratos de representao e de lobby, pessoal da reserva das foras armadas, principalmente ex-adidos militares brasileiros no exterior, para vender, como uma coisa ideologicamente natural, a associao do Brasil com empresas ocidentais para a produo de armamento, de forma a impedir que a Nao recorra a outras opes. - Impedir a reunio, coordenada, de pequenas empresas brasileiras de grande potencial tecnolgico, em grandes consrcios industriais militares de inspirao ou controle pblico, como os que existem no Ocidente, como a Lockheed Martin, ou a prpria EADS. - Diminuir, via participao na maioria dos contratos, a realizao de parcerias entre empresas brasileiras de defesa de qualquer porte e empresas no ocidentais, como as existentes nos pases BRICS, e, se no puder impedir a cooperao entre uma empresa brasileira de defesa e uma congnere do BRICS, estar presente acionariamente ou como participante do projeto, do lado brasileiro, para contr olar essa aproximao. - Estabelecer, coordenadamente, via superviso dos mtodos de produo e administrao e baixos ndices de contedo nacional, um alto grau de dependncia da indstria nacional de defesa com relao aos seus parceiros e contr oladores ocidentais, tornando-se capaz de paralisar as linhas de montagem de seus armamentos em nosso pas, em caso de conflito, ou de potencial conflito, entre o Brasil e esses pases.

A legislao perversa, do ponto de vista da defesa do capital nacional, obrigada a concorrer com empresas que contam com acintoso apoio direto e indireto dos governos de seus pases de origem, e as agncias reguladoras nacionais, incluindo o CADE, no fazem nenhuma distino entre empresas de capital nacional ou estrangeiro, at mesmo quando grandes grupos autenticamente nacionais tentam se expandir via aquisies, no mercado internacional. Parecendo ser insuficiente, o Brasil ainda enfrenta internamente o absurdo dos formadores de opinio na defesa do entreguismo e da capitulao da Nao, em um mundo em que os pases que mais intervm na economia so justamente os que mais crescem e onde os mais poderosos so os mais nacionalistas, como o caso da China, dos Estados Unidos, da Alemanha e do Japo. 44

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A recente criao da AMAZUL (Amaznia Azul Tecnologias e Defesa) - aprovada por uma Comisso Especial da Cmara dos Deputados no dia 30 de maio do ano em curso - para cuidar da produo do propulsor nuclear que ir equipar o futuro submarino nuclear brasileiro, pode ser mais um impulso para a independncia do Brasil na rea de defesa, constituindo-se em uma estatal, que no poder ser vendida a nenhum grupo estrangeiro. Isso poder representar se houver deciso poltica nesse sentido por parte do governo um divisor de guas na poltica brasileira de defesa, afirma Santayana (2012). Poder ser e o Brasil precisa disso - a primeira de grandes empresas cem por cento nacionais, destinadas produo de armamento, transformando-se no embrio de um grande estaleiro estatal, acoplado a uma importante escola de engenharia naval, para a Marinha, alm de constituir exemplo para a criao de uma empresa desse porte tambm para a fora terrestre.

Entretanto, a diplomacia brasileira, conforme determina a Constituio, deve ser conduzida pelo presidente da Repblica, mas isso no significa que essa liderana seja exercida de forma arbitrria como se observa nas duas ltimas dcadas 27. Alm da partidarizao sistemtica da poltica externa, que transformou a diplomacia em exerccio ideolgico, cujo perfil, danoso ao Pas, apegado a um antiamericanismo pueril, recentemente agregou movimentos voluntariosos a fim de imprimir a marca pess oal28. Em fevereiro de 2007 a revista VEJA publicou a entrevista concedida por Roberto Abdenur, ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e ex-secretrio geral do Itamaraty (durante a primeira passagem de Amorim pela chefia do MRE), rotulando a poltica externa brasileira de Amorim-Lula de ideolgica, antiamericanista e denuncia a intolerncia pluralidade de opinio no seio do Itamaraty, desencadeando e promovendo tenses polticas que se arrastam at hoje.

27 Casos dignos de figurar em manuais de relaes internacionais, mas pelo seu aspecto negativo. O Brasil apequenou-se ante a ocupao, por tropas bolivianas, de duas refinarias da Petrobrs naquele pas, em maio de 2006. A resposta ao bvio vilipndio do patrimnio brasileiro, do ento mandatrio foi de que o ato boliviano era "soberano" e que a Bolvia precisava de "carinho". 28 Acumulam-se demonstraes e gestos de voluntaristas. A fim de mostrar sua fora como estadista, na conferncia do clima Rio+20, a Presidente impacientou-se com seus diplomatas e preferiu festejar um documento final articulado, s pressas, para no ter peso decisrio nenhum, de modo que pudesse ser aceito por todos e dar a impresso de uma grande competncia diplomtica. Posteriormente, quando da destituio do ento presidente Fernando Lugo, no Paraguai, tambm em junho, aceitou sem titubear a tese de que houve um golpe e que, portanto, o Paraguai tinha de ser duramente punido. Patrocinou pessoalmente a lamentvel manobra de incluso da Venezuela no MERCOSUL, aproveitando a oportunidade do golpe a que foi submetido o Paraguai, que resistia ao ingresso do pas de Hugo Chvez no j desacreditado bloco sul-americano.

45

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Posteriormente, Mrio Gibson Barboza escreveu uma coleo de artigos criticando a conduo do MRE feita por Amorim, acusando abertamente estar havendo:
[...] politizao dos diplomatas, para que possam obter promoo ou os melhores postos no exterior. Por politizao entenda -se entusistica adeso poltica ao petismo e ao atual governo; absurda e desnecessria criao de novos 400 cargos de diplomatas, quando ramos pouco mais de 900; leitura obrigatria de textos histricos e/ou diplomticos e subsequente e vexatria tomada de lio, visando formao de uma ideologia un ificada (BARBOZA, 2008, 173).

O desagrado no meio diplomtico se evidencia nas duras crticas ao ministro Celso Amorim, feitas em carta aberta publicada no Jornal do Brasil em 16 de dezembro de 2007, pelo embaixador aposentado Marcio de Oliveira Dias, ao acusar o rompimento das tradies histricas do Itamaraty, diante do vis partidrio que se implantou no comando da Casa em nome de questes ideolgicas:
Como um grande nmero de colegas, acompanho com desaprovao, mas, em silncio, a maneira como voc e Samuel [Pinheiro Guimares] vm conduzindo o Itamaraty. Hierarquizados como somos, ainda acreditamos no velho bordo de que quem fala pela Casa o seu Chefe. Assim, ao nos darmos conta, logo no incio do Governo Lula, de quem iria dirigir a Casa nos prximos anos, muitos preferimos aposentar-nos a seguir na ativa sob uma direo de que fatalmente discordaramos. A propsito, nunca em momento algum do Itamaraty, houve tantos Embaixadores aposentados voluntria e precocemente (...). Com o Governo do PT e conhecendo a sua flexibilidade, mais o vis ideolgico do Samuel, vrios, como eu, previmos o que estaria por acontecer e, com o esprito de disciplina da carreira, preferimos dela nos afastar, por estimarmos que vissemos a discordar frontalmente da maneira pela qual a Casa seria conduzida (DIAS, 2007, p. A11).

Alm de ressaltar que nunca, em momento algum do Itamaraty, houve tantos embaixadores aposentados voluntria e precocemente, contrariados com os rumos da atual gesto, antes da data compulsria, critica duramente o comportamento indiferente de Celso Amorim aps a morte do embaixador Mrio Gibson Barboza, no fim de novembro.

46

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

VI CONJUNTURA NACIONAL E COMPLEXIDADE ATUAL

As colocaes at aqui feitas so somente uma tentativa de reflexo baseada em fatos atuais luz do conhecimento histrico, na busca de compreender o comportamento errtico da poltica externa brasileira. Na poltica externa norte-americana, especialistas aparentam involuntariamente prejudicar o prprio interesse nacional, apunhalam os aliados pelas costas, mas no se pode acreditar nesse comportamento involuntrio, quando se analisa com acuidade os grupos que dominam os EUA e a poltica desses grupos, cujo poder se estende por vrias organizaes, partidos e ideologias aparentemente divergentes. Nada mais do que um mtodo dialtico que pode ser aprendido com alguns estudos sobre as tcnicas desenvolvidas pela inteligncia sovitica (Cheka) 29, por sua vez desenvolvidas a partir do know how britnico. Esses especialistas no podem ser vistos como tendo esse comportamento involuntrio, quando se analisam com acuidade os grupos que conduzem efetivamente aquele pas e cujo poder se estende por vrias organizaes, partidos e ideologias ap arentemente divergentes como se pode observar no exemplo venezuelano a seguir. A chegada de Chvez ao poder se fez com a ajuda dos norte-americanos e com recursos da Ford e da Rockefeller Foundation, fornecidos aos esquerdistas da Amrica Latina. O mesmo Chvez que depois a CIA ajudou a derrubar num golpe fracassado, que mais pareceu uma farsa (to rpida foi a ajuda do grupo convocado pelo ento presidente Jimmy Carter), que ficou ao lado dos EUA de Obama na questo de Honduras (apoiando um ex-liberal que se tornou chavista e se recusou a respeitar a constituio, sendo por isso destitudo e expulso), e que agora se arma at os dentes e exporta sua revoluo para o continente. Esses fatos levam a suspeitar que os grupos dominantes dos EUA estejam criando um inimigo poderoso na Amrica Latina, visando uma futura interveno no continente, semelhante ao ocorrido com a Unio Sovitica e com a Alemanha Nazista (Sutton, 1976),

29 Cheka a primeira polcia secreta da Unio Sovitica fundada por Felix Edmundovich Dzerzhinsky (1877-1926), do partido Social Democrata na Polnia, em 1900. Passou a maior parte da sua vida preso por suas atividades revolucionrias. Em maro de 1917, livre, aps uma priso de cinco anos, seu primeiro ato foi filiar-se ao Partido Bolchevique. Dada a sua honestidade e seu carter incorruptvel, aliados sua devoo causa do partido lhe renderam o apelido de "Felix de Ferro. atribuda a ele a seguinte frase: "Um membro da Cheka deve ter a cabea fria, o corao quente e as mos limpas." Era considerado por Lenin como um heri.

47

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

tendo como coadjuvante o movimento comunista da regio, liderado pelo Foro de So Paulo e cujo mentor governa a Venezuela. Empreender uma verdadeira guerra patritica contra os gringos, a fim de unir o continente e estabelecer uma ditadura comunista nacionalista no Brasil e na Amrica Latina, com vista formao da URSAL, faz parte de um jogo que podem ter resultados f unestos, almejados pelos norte-americanos para poderem lanar-se sobre a Amaznia, que sob o domnio estrangeiro, respaldaria a unio do Brasil e do continente lembrando os acordos entre bolcheviques e a Alemanha do Kaiser Guilherme I. As implicaes estratgicas para os pases do continente americano ocasionadas pelo terremoto do Haiti desnudaram a impotncia militar do Brasil e dos seus aliados Venezuela e Bolvia.
Mapa 12

O terremoto abafou a tentativa de intimidao do ento governo interino de Honduras no episdio Zelaya, desviando a ateno ao trmino da vergonhosa hospedagem dispensada na embaixada brasileira, enquanto os Estados Unidos instalavam 20.000 homens no Haiti, configurando um fator de dissuaso para Cuba e Venezuela. Se na poca urea dos cartis colombianos, a infiltrao do dinheiro da droga no sistema poltico e policial americanos foram alarmantes, agora, com os cartis mexicanos ao lado e as maras associadas, dentro das fronteiras americanas, piorou30.

30 Contam com o apoio de organizaes como o La Raza, grupo que defende a separao do sul dos EUA (e cujo presidente faz parte do governo Obama). H milhes de imigrantes mexicanos e latino-americanos que podem servir como ingnuos teis desses bandos.

48

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Sempre a pretexto da guerra contra as drogas, os Estados Unidos aumentaram a sua presena militar, construindo novas bases na Colmbia (Mapa 12) e j circulam informaes da crescente presena da Black Water no Brasil em plataformas petrolf eras e reservas indgenas 31.

O personalismo imposto poltica externa evidencia decises tomadas no exatamente segundo o interesse nacional, mas de acordo com projetos de afirmao e manuteno de poder. Esse atalho ocorrido na aproximao irresponsvel com autocratas c omo Chvez, comprometeu a independncia do Brasil na definio de seus interesses e xternos. Em nome da exigncia de buscar a "formao de uma comunidade latinoamericana de naes", conforme determinao constitucional se colocou o pas a servio do delirante projeto bolivariano, exemplo do Socialismo do Sculo XXI adotado pelo grupo de diplomatas brasileiros que assessora o governo32, e, atualmente, alm de enfrentar as idiossincrasias pessoais que contrariam os princpios basilares da diplomacia nas mesas de negociao, compromete a diplomacia nacional, que sempre se pautou pelo comedimento, enfraquecendo a influncia do Brasil no concerto internacional. A complexidade atual remete ao fato de que qualquer estudo sobre as chamadas reservas indgenas brasileiras na Amaznia deve prioritariamente considerar a extenso das mesmas destacando as localizadas nas Faixas de Fronteiras, zonas sensveis para as Foras Armadas, formando verdadeiros territrios contnuos, valendo o alerta de Fregapani:
A multiplicao das reservas indgenas, exatamente sobre as maiores jazidas m inerais, usa o pretexto de conservar uma cultura neoltica (que nem existe mais), mas visa mesmo criao de uma grande nao indgena. Agora mesmo assistimos, sobre as br asas ainda fumegantes da Raposa-Serra do Sol, o anncio da criao da reserva Anaro, que unir a Raposa/So Marcos Ianommi. Posteriormente a Marabitanas unir a Ianommi Balaio/Cabea do Cachorro, englobando toda a fronteira Norte da Amaznia Ocidental e suas riqussimas serras prenhes das mais preciosas jazidas. (Fregapani, 2012)

31 O Gal. Durval Antunes de Andrade Nery (Escola Superior de Guerra) denunciou a presena da Black Water em reservas na Amaznia e em plataformas de petrleo na costa do pas. 32 Coordenados por Chvez e Marco Aurlio Garcia.

49

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

A cobia sobre a Amaznia se expressa atualmente no somente por invases e conflitos e a perda vem se encaminhando da forma mais perniciosa e letal: atravs da poltica externa adotada h mais de 10 anos. As ameaas atuais geradas pelo vazio demogrfico ou pela ausncia do Estado f avorecem o trfico de armas e aes terroristas em todo o territrio nacional, graas ao vazio de poder que sempre se apresenta quando se coloca pessoas vazias no comando de um governo, cuja incompetncia ignora que para alcanar o to almejado Desenvolvimento Sustentvel, no pode se pautar numa economia poltica de meio ambiente onde a problemtica ecolgica desconsidera a realidade de que a preservao dos recursos e investimentos realizados, entre si e as instituies, requerem o uso regulamentado e monitorado, conhecido e aceito, por civis e militares independentes de ideologias presas ao rano do passado. Entre as ameaas atuais talvez o sistema hidrogrfico brasileiro na Amaznia oculte uma das mais complexas (Mapa 13). A revoluo tecnolgica estabelecendo novas fronteiras e inovaes blicas no so capazes de apagar a realidade de ter a nascente do rio Amazonas em um pas lindeiro.
Mapa 13

50

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

Em outro escrito (Wesley, 2011), foi assinalado que na viso do Estado a rala densidade demogrfica nas regies limtrofes com os demais pases latino-americanos configura um territrio afeito guerrilha, carente de controle e integrao atravs de forte ao geopoltica. Ressurgem preocupaes estratgicas, sobretudo para a Amaznia, impondo-se uma geopoltica intensa, capaz de exercer vigilncia e controle, considerando-se o passado de guerrilhas e contrabandos e a atual ao das FARCs e de narcotraficantes que tangenciam atividades terroristas. As pticas e interesses externos que veem a regio de uma maneira totalmente diferente somam-se ptica endgena da sociedade local, possibilitando aes concretas para o surgimento de um novo espao regional e ou de uma nova Amaznia que desconsidera o ecossistema regional e os recortes naturais, como se constata na antiga ocupao ao longo dos rios. Acrescente-se, ainda, o fato de que uma das nascentes do Rio Amazonas se loc alizar no crrego Carhuasanta (ou ainda Quebrada Carhuasanta), localizado na regio peruana de Apurmac, alimentado pelo derretimento de neve do monte Nevado Mismi e um dos nomes dados ao Rio Amazonas em sua sada do Peru antes de chegar ao Brasil. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quebrada_Carhuasanta). Tal fato obriga a ficar atento tradicional colocao de quem comanda a foz, comanda o curso, assertiva esta que pode ser contestada, considerando-se a possibilidade de o Peru instalar hidroeltricas em seu territrio a fim de prover as suas necessidades energticas 33. A insegurana urbana e rural provenientes das fissuras na organizao do Estado surge da perda de autoridade ocorrida na entrega gradual de suas leis a grandes empresas, caracterizando a criao do vcuo no poder onde se instalou o poder paralelo responsvel pelos picos de insegurana, aumento da desigualdade, ecloso da violncia e empobrecimento regional que conformam a contra-face da modernizao 34. Apresentando uma poltica externa, no mnimo estranha, o Brasil deixou de aproveitar a porta aberta pela crise internacional para se apropriar de mo de obra especializada e de tecnologia que esto disponveis l fora, sem abrir mo de controlar, sozinho, uma rea que estratgica para o pas. Novas faces corsrias se impem, mas os objetivos so antigos.
33 Basta observar os exemplos na implantao de grandes projetos (entre os ndios Waimir /Balbina; as populaes heliuticas e camponesas ING, e mais recentemente o caso Belo Monte).

51

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARBOZA, Mario Gibson. O Brasil e o eixo do Pacfico, Ideias em Destaque, n. 27, maijun. 2008 p. 170-173. CASTELLS, M. Fim de Milnio. A era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra. 1999. 2 edio, v.3. CRTES, Marcos Henrique Camillo. As violaes invisveis das fronteiras: proposta inovadora para a tipologia das fronteiras. Rio de Janeiro: Revista Idias em Destaque, n 20, jan./abr. 2006. FIGUEIREDO, Napoleo & FOLHA (WESLEY), Maria Helena de Amorim. Las sociedades tribales en La Amazonia Brasilea. Mxico: America Indgena, Vol. XXXVII, N. 4, 1977. FOLHA (WESLEY), Maria Helena de Amorim. Notas etnogrficas sobre os Tiriy. Macei: Revista do CHLA, Ano II, N 4, Junho de 1987, p. 09-14. _____. Colonizao, terra e o pequeno agricultor: modificaes face a escassez de terra. Revista do CHLA, da Universidade Federal de Alagoas. Ano III N 5, Macei, 1990. FRICKEL, Protsio. Os Tiriy: seu sistema adaptativo. Hannover: Volkerkundliche, Abhadlungen, 5, 1973. GANSTER, P. et alli. Border and Border Regions in Europe and North America. Eds. 1997. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GRIPP, Alan. Embaixador aposentado acusa atual gesto do Itamaraty de ter vis petista. O GLOBO/2007, Braslia. GLOBET, Y. Le Crpuscule des Traits. Paris: s/ed., 1934. JORNAL Folha de So Paulo. Itamaraty baixa lei da mordaa para os diplomatas brasileiros, 17 de fevereiro de 2001. LIMA, Arajo. Amaznia, a terra e o homem. So Paulo: Editora Nacional, 1945. LOWIE, Robert. The origin of the State. Russell & Russell. New York, 1962.

52

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

MACHADO, Lia. O. Mitos y Realidades de la Amazonia en el contexto geopoltico internacional (1550 - 1912). Barcelona: Dep. Geografia Humana, Universitat de Barcelona, Tese de Doctorado. 1989. _____. Limites, Fronteiras, Redes. Em T. M. Strohaecker et alli. (orgs.). Fronteiras e Espao Global. Porto Alegre: AGB, 1998. _____. Limites e Fronteiras. Da alta diplomacia aos circuitos da ilegalidade. Revista Territrio 8: 9-29, 2000. MENNA BARRETO, Carlo Aberto. A farsa Yanommi. Biblioteca do Exrcito Editora. 1995. RIBEIRO, Darcy. Teoria do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

REFERNCIAS VIRTUAIS

AGUIAR, Luiz Carlos Aguiar. DEFESA NET http://www.defesanet.com.br/m, 2011. BENSOUSAN, Walter Alberto S. http://WWW ..antropwatch.com.br Gigols de Indios. 2009 em

FREGAPANI, Glio Augusto Barbosa. Comentrio 143. Postado em 03 Set 2012 -

http://www.amazoniaenossaselva.com.br IMBEL http://www.imbel.gov.br. PORTO, Mauricio. Terrorismo Climtico. (http://terrorismoclimatico.blogspot.com.br). Postado em 04 de setembro de 2012. SANTAYANA, Mauro. O cerco do Ocidente Indstria Brasileira de Defesa. Mensagem recebida em 16.8.2012. SILVEIRA, Virginia. Embraer vence licitao do (http://blogdofavre.ig.com.br/2012/08/embraer-vence-licitacao-do-sisfron) Sisfron

SCHLICHTING, Ronaldo. O EE-T1 OSRIO e o limite para a desmobilizao. Maro de 2004. WESLEY, Maria Helena de Amorim. Territrio, fronteiras e soberania: a nova face corsria na Amaznia Brasileira e as Foras Armadas. Seminrio Soberania Nacional e Relaes Internacionais. Promovido pela ABD em 22/10/211. Rio de Janeiro 53

www.brasilbrasileiro.pro.br

Maria Helena de Amorim Wesley

_____. Para que servem as Universidades? Artigo disponvel http://www.brasilbrasileiro.pro.br postado em novembro de 2011 (a).

no

siite

_____.Consideraes sobre a Estratgia de Defesa e a problemtica indigenista na Amaznia. Trabalho apresentado no II CONGRESSO DE CINCIAS MILITARES 2009/ECEME (disponvel em TEXTOS BRASILEIROS www.brasilbrasileiro.pro.br) _____. Brasil: transformaes internas, relaes externas e a Defesa Nacional. PUBLIT. Rio de Janeiro, 2010. _____. O Brasil entre estruturas desfavorveis no limiar do terceiro milnio . Apresentado na V REUNIO DE ANTROPLOGOS DO NORTE E NORDESTE. RECIFE/1997 (disponvel em Textos Brasileiros no site http://www.brasilbrasileiro.pro.br).

54

Vous aimerez peut-être aussi