Vous êtes sur la page 1sur 27

EXTINO As principais extines no passado foram todas causadas por eventos fsicos que se estabelecem

como alteraes climticas fora do normal e outras perturbaes fsicas que aniquilaram espcies, ecossistemas e toda a experincia. .PRIMEIRA GRANDE EXTINO (c. 440 Ma): Alteraes climticas (relativamente graves e sbito arrefecimento global) parecem ter sido a causa da primeira grande extino, foi no fim do Ordoviciano e causou uma a acentuada mudana na vida marinha (pouca ou nenhuma vida existia na terra naquela poca).25% das famlias desapareceram (uma especie pode ser constituda por um nmero reduzido de milhares de espcies).

SEGUNDA GRANDE EXTINO (C. 370 MA):


Perto do final do Perodo Devoniano, pode ou no ter sido o resultado da mudana climtica global. 19% das espcies desapareceram.

TERCEIRA MAIOR EXTINO (C. 245 MA)


:Cr-se que no final do Perodo Permiano ocorreram complexas alteraes climticas. Muito recentemente, no entanto, evidncias sugerem que um blido criou impacto semelhante ao do fim do Cretceo evento pode ter sido a causa. 54% das especies desapareceram.

QUARTA GRANDE EXTINO (C. 210 MA):


O evento que ocorreu no final do Perodo Triassico, pouco depois de dinossauros e dos mamferos evolurem, continua tambm a ser difcil de determinar, em termos de causas precisas. 23% das espcies desapareceram

.QUINTA

GRANDE EXTINO (C. 65 MA):

O mais famoso e mais recente foi este evento que ocorreu no fim do Cretceo. So eliminados o restante dos dinossauros terrestres e marinhos, como as amonites, bem como muitas outras espcies em todo o espectro filogentico, em todos os habitats amostrados a partir do registro fssil. Consenso surgiu na ltima dcada que este evento foi causado por um (eventualmente vrios) colises entre Terra e um blido extraterrestre (provavelmente cometas). Alguns gelogos, porm, apontam para o grande evento vulcnico que produzido pelo Deccan da ndia. 17% das espcies desapareceram.Sexta grande extino.

SEXTA GRANDE EXTINO


Esta extino atual e causada pela raa humana, h poucas dvidas que os seres humanos so a causa direta da destruio dos ecossistemas e das espcies do mundo moderno, atravs das suas atividades, ou do resultado delas, como a poluio, introduo de novas espcies em ecossistemas, sobre explorao delas. Estas alteraes esto a mudar o nosso meio ambiente, o planeta inteiro.

extino
Pseudo-Extino ou Extino Filtica: segundo essa abordagem, uma das causas de extino justamente a Evoluo. Neste tipo de processo, os descendentes de uma populao original se modificam ao ponto de serem considerados como uma nova espcie e a espcie original como extinta.

EXTINES EM LARGA ESCALA OU EXTINES EM MASSA


* Em alguns momentos da Terra surgiram situaes em que uma significativa poro de tudo o que era vivo no planeta foi totalmente eliminada. Estes episdios so chamados de extines em massa, sendo o mais famoso deles aquele que envolve o fim dos dinossauros. O rol dos agentes potenciais que podem, sozinhos ou combinados, terem sido os responsveis por estas extines so: deriva continental, tectnica, vulcanismo, impacto de meteoros e radiaes csmicas. Em resumo, esta combinao de fatores tectnicos e climticos teria afetado drasticamente tanto a fauna quanto a flora existentes, levando extino uma significativa parcela das espcies existentes.

PADRES DE EXTINO
As extines ocorrem quando os indivduos de uma mesma espcie morrem sem deixarem nenhum descendente. Alguns paleontlogos dividem extino em: extino normal ou de fundo e extino em massa . A primeira est ocorrendo o tempo todo enquanto espcies desaparecem medida que evoluem e a segunda aquela que h interveno de fenmenos geolgicos, provocando ou acelerando a extino de espcies. H ainda espcies em via de extino, as quais esto sob uma possvel extino futura. Geralmente estima-se que mais de 99% das espcies que j viveram esto extintas, mas pouco sabe sobre as causas diretas da extino. Estas ficam ainda mais difceis de entender ao regressarmos no tempo geolgico, isso porque a qualidade das evidncias depende de quo recente so os fsseis, j que em fsseis muito recentes, podemos ter evidncias bem convincentes sobre a causa das extines. Ecologistas tm documentado exemplos de extino populacional por excluso competitiva, na qual se observa que na natureza, se duas espcies similares tenderem a ocupar o mesmo nicho, a luta pela existncia entre elas ser intensa e resultar na extino da espcie mais fraca. Outras causas naturais (biolgicas e no biolgicas) podem induzir a extino das espcies como, por exemplo, eventos fsicos; vulces; alteraes climticas; descida ou subida do nvel do mar; aumento ou decrscimo da salinidade do mar; queda de um corpo extraterrestre; relaes entre espcies; desenvolvimento de um vrus ou micrbio nocivo para espcies, entre outros. Nem todas as espcies tm os atributos necessrios para se reproduzir num ritmo suficiente para permitir sua preservao, impedidas pelas numerosas fontes de mortalidade que afunilam todas as espcies. Dessa maneira, a extino apresenta um papel importante na evoluo da vida na Terra. Dois aspectos principais so sugeridos, dos quais o primeiro se refere extino como um fator que elimina as formas que esto fisiolgica e anatomicamente menos eficientes para o ambiente atual que determinada espcie se encontra. J no segundo aspecto, a extino pode abrir nichos anteriormente ocupados por formas dominantes que impediam a evoluo de suas espcies sucessoras. Uma das grandes histrias do registro fssil a da extino dos dinossauros h pouco mais de 60 milhes de anos atrs e no perodo que se seguiu a tal extino houve grande diversificao evolutiva dos mamferos. Estes ento ocuparam, em poucas dezenas de milhes de anos, a maioria dos habitats que eram ocupados anteriormente pelas espcies de dinossauros. Ou seja, a extino dos dinossauros abriu caminho para a diversificao dos mamferos

Alm disso, deve-se tomar cuidado quando uma espcie morre e h uma relao de dependncia com outra, porque esta tambm tende a morrer. Exemplo: plantas que usam pssaros para disperso de sementes. Besouros britnicos quase no se extinguem e Coope (1978) afirma que isso deve ser relacionado ao fato de que eles tm motilidade, o que lhes permite acompanhar o ambiente em mudana. Comparativamente insetos so menos extinguveis do que vertebrados. As diferenas na extino provavelmente se do pelos mesmos motivos que temos espcies k- e r-selecionados . As extines tambm podem ser induzidas pelo homem quando estes exploram e caam animais visando lucro ou mesmo para colees; introduzem espcies num novo meio; destroem habitats e ecossistemas por desmatamento, poluio, urbanizaes, agricultura ou minrio e; efeitos devastadores em ilhas. Em alguns estudos, em vez de examinar as espcies individualmente, examinam-se os padres de um grande nmero de espcies ou txons mais elevados. E uma hiptese sugerida por Van Valen em 1973 para analise de padres a Hiptese da Rainha Vermelha, a qual faz aluso observao da Rainha Vermelha em Alice Atravs do Espelho, no livro de Lewis Carroll: aqui, veja voc, preciso correr tanto quanto se consegue para ficar no mesmo lugar. Fazendo ento uma analogia entre a corrida e a as mudanas coevolutivas . Em tal hiptese um grupo de espcies que competem tem, em mdia, nveis balanceados de adaptao, e todas elas esto atrs de sua melhor condio possvel. Em qualquer ocasio, uma espcie pode sofrer um ataque aleatrio de m sorte reprodutiva e ser extinta. Ou seja, sugere uma causa biolgica para as extines em que as espcies se extinguem quando so sobrepujadas na competio com outras espcies, que fizeram progressos evolutivos. Porm, alguns bilogos no esto certos sobre quanto s taxas de extino so freqentemente constantes e nem mesmo, sobre o quo boa explicao a coevoluo Rainha Vermelha para as taxas de extino .

EXTINES EM MASSA

Extines em massa de espcies esto sempre ligadas a mudanas bruscas e radicais no meio ambiente. Se a temperatura aumenta, por exemplo, organismos tropicais fogem para as zonas temperadas, e os organismos polares podem ser dizimados. Mas se a temperatura resfria - se, uma migrao inversa ocorre, com prejuzo para os organismos tropicais, agora aprisionados em uma armadilha mortal. A geologia tem registrado, desde o final do Pr -Cambriano (570 milhes de anos atrs) at o Pleistoceno (2 milhes de anos atrs), cerca de nove extines globais. Entretanto, em cinco ocasies, elas ocorreram com magnitude, diferenciando se das demais e dentre essas cinco, duas so ainda maiores. Extino em massa de menores propores so registradas no final do Ordoviciano, no final do Devoniano e do Trissico e so utilizadas como marcadores de tempo. Segundo alguns autores, o Estgio Hirmantiano, (final do Ordoviciano) marca o que teria sido a primeira das cinco grandes crises do Fanerozico Aproximadamente 25% das famlias e cerca de 60% os gneros de organismos marinhos foram perdidos. Dentre suas vtimas estariam os trilobitas pelgicos, alguns graptozorios, braquipodes e bivalves. Os fatores contribuintes foram grandes flutuaes no nvel do mar, que resultou de extensas glaciaes, seguido por um perodo de grande aquecimento global. Vertebrados terrestres ainda no tinha evoludo. Este evento teria ocorrido em dois pulsos intercalados por uma fase de expanso caracterizada pela fauna Hirmantia, uma associao de braquipodes e trilobitas de guas mais frias.

A extino do final do Devoniano Superior ( 364Mya), quando 22% das famlias marinhas e 57% dos gneros
marinhos, incluindo quase todos os peixes com mandbula inferior,desapareceram. Um resfriamento global aps impactos de meteorides pode ter sido responsvel pelas extines. Anfbios, os primeiros vertebrados terrestres, evoluram no final do Devoniano, e eles sobreviveram a esta extino em massa. Alm disso, essa extino apresenta um dos padres mais seletivos de todas as crises biticas. Os placodermes, grupo de peixes dominantes neste perodo, foram totalmente extintos. Os goniatites (uma ordem de moluscos) tambm foram muito afetados restando somente poucas espcies. Entre os trilobitas, somente um pequeno grupo teria resistido. Contudo, embora tenha sido uma crise rigorosa entre os organismos pelgicos, a crise Devoniana teria afetado muito pouco os organismos bentnicos como demonstrado no registro dos briozorios e corais rugosos e tabulados

Finalmente, a crise do final do Trissico e incio do Jurssico foi um dos eventos mais notveis resultando, 95% de todas as espcies (marinhas, assim como terrestres) foram extintos, incluindo 53%das famlias marinhas, 84% dos gneros marinhos e 70% das plantas terrestres, insetos e vertebrados. Entre os especialistas, existe um consenso de que esta crise teria sido provocada pela desoxigenao de inmeros habitats devido a um aumento significativo da temperatura registrado no final do Trissico.

O primeiro evento de grande magnitude ocorreu cerca de 248 milhes de anos atrs, na passagem do perodo Permiano para o Trissico. J o segundo evento ocorreu na fronteira entre o Cretceo e Tercirio (64,5 milhes de anos atrs). Na passagem da Era Paleozica para a Era Mesozica, no final do Perodo Permiano. Esta poca foi marcada pela maior extino de seres vivos registrada na histria da vida sobre a Terra atingindo muitos grupos de organismos de diferentes habitats. Quase todos os invertebrados do Paleozico desapareceram. cerca de 95% das espcies encontradas no Permiano no apareceram mais no Tercirio, incluindo vertebrados e invertebrados

Entre os vertebrados, 75% dos anfbios e 80% das famlias de rpteis desapareceram do registro geolgico. Alguns grupos que sobreviveram extino permiana reduziram drasticamente e nunca mais alcanaram o domnio ecolgico que possuam anteriormente. Dentre os grupos mais afetados esto os foraminferos fusilindeos, trilobitas, corais rugosos e tabulares, placodermes, entre outros. Dentre os grupos drasticamente reduzidos esto os briozorios, braquipodes, crinides, amonides (moluscos), euripterdeos, ostracdes e equinodermas. Estudos plublicados a partir da dcada dos anos oitenta sugeriram que no existe evidncia segura de extino em massa no registro fssil das plantas.

A passagem da Era Mesozica para a Cenozica tambm foi assinalada por uma grande extino em massa no registro geolgico denominada crise K/T (Cretceo/Tercirio). Esta crise mais conhecida por ter exterminado os dinossauros da face da Terra. Cerca de 85% de todas as espcies de seres vivos desapareceram tornando a crise K/T a segunda maior no registro geolgico.

Contudo no foram apenas os dinossauros as vtimas deste evento. Outras linhagens de rpteis marinhos tais como os ictiossaurus, plesiossaurus e mesossaurus tambm teriam sido extintos, bem como os pterossaurus (rpteis voadores). Entre os invertebrados, muitas espcies e foraminferos, alguns grupos de moluscos (amonides, belenmnides) tambm foram extintos. Dentre os grupos bastante afetados esto os foraminferos planctnicos, dinoflagelados, braquipodes e equinides. Os grupos menos afetados foram as plantas com flores, os gastrpodes, pelicpodes, anfbios e mamferos. Tradicionalmente, duas correntes de pensamentos associam essas mudanas ambientais bruscas em nosso planeta a dois fenmenos: vulcanismo em grande escala e impacto na Terra por um corpo extraterrestre

Em ambas as fronteiras temporais supradescritas relacionadas com mudanas climticas e extines, ocorreram alguns dos maiores eventos vulcnicos do planeta, com extravasamento de centenas de milhares de quilmetros quadrados de lavas. O vulcanismo relacionado com o primeiro evento (PermoTrissico) ocorreu na Sibria, durando um perodo de tempo geolgico relativamente curto, cerca de 800.000-900.000 anos. Poeira e gases foram lanados na atmosfera em grandes quantidades. As conseqncias para a vida foram: um resfriamento global decorrente da obstruo da luz do sol durante anos, e depois um aquecimento decorrente dos gases agora presentes na atmosfera, patrocinadores do efeito estufa

O segundo grande evento de extino em larga escala (fronteira Cretceo - Tercirio) Alguns pesquisadores acreditam que a presena de altas concentraes de irdio em uma fina camada de sedimento depositado no limite K/T e encontrada em sedimentos marinhos e continentais em inmeras localidades em torno da Terra s pode ser explicada considerando-se a ao do impacto de meteoritos. Isso porque o irdio um elemento s encontrado no manto terrestre ou em corpos celestes como os meteoritos e cometas. Outros cientistas j acreditam que por poder ter tambm o irdio origem no manto terrestre que, as erupes vulcnicas foram o agente mais importante no desencadeamento da crise K/T, como evidenciado no planalto de Decan, na ndia e Paquisto. No local so observados extensos derrames de lava basltica no limite Cretceo/Tercirio ocupando atualmente uma rea de 500.000 km2. Este derrame teria produzido enormes quantidades de cinzas, alterando o clima global da Terra e a qumica dos oceanos. Assim, tanto as erupes vulcnicas como os impactos de meteoritos so mecanismos viveis para explicar a extino em massa verificada no limite Cretceo/Tercirio

Os rpteis foram a forma de vida dominante na Terra durante muitos milhes de anos, e os dinossauros representam a culminao de sua evoluo. Eram animais evoludos e perfeitamente adaptados as condies de vida do ambiente em que viviam. Na terminologia grega, deinos, significa terrvel e sauros, significa lagarto, dando origem a palavra dinossauro. Muitos estudos atravs de fsseis foram culminados para entender melhor sobre a histria de vida dos dinossauros e suas relaes com o ambiente. Nesse contexto surge Mary Anning (17991847), uma colecionadora e comerciante de fsseis, onde, em Lyme Regis, Dorset, na costa sul da Inglaterra onde as rochas do cretceo so ricas em restos de plantas e animais que viveram h muitssimo tempo, e que mortos, foram conservados e enterrados em sedimentos trazidos pelo mar iniciou o seu trabalho de triagem, identificao e classificao no mercado de fsseis. Em 1810 ela descobriu em falsias da praia, ossos de que haviam sido deum grande animal marinho, distinto de qualquer animal moderno. Os cientistas possibilitaram uma reconstruo do animal, recebendo o nome posteriormente de Ictiossauro. Em 1770 foi descoberto por um povo holands, em uma caverna subterrnea de Maastricht, a beira do rio Mosa, mandbulas de um enorme lagarto. Logo a criatura foi denominada Monossaurio (Lagarto da Mosa), que se acredita ser um rptil carnvoro e marinho. Em 1784 encontraram na Baviera restos de um pequeno rptil voador, recebendo o nome de Pterossaurio. Em 1822 em Sussex, no sul da Inglaterra, foram encontrados dentes fsseis de um animal denominado Iguanodon, um rptil similar, em termos gerais, a uma iguana com padres anatmicos muito maiores. A partir da novos fsseis foram descobertos e gneros identificados

Para dar suporte e validar os achados de vrios pesquisadores de fsseis como Mary Anning, muitos cientista propuseram teorias para ajudar na datao e classificao dos dinossauros. James Hutton (1726-1797) enunciou a teoria do uniformitarismo os processos geolgicos que tem lugar atualmente na Terra haviam acontecido de um modo similar a toda extenso da histria do planeta. Quando se conhece o processo que produz uma rocha, pode-se propor que esse mesmo processo foi responsvel pela produo, ao longo da histria, de rochas semelhantes. Para calcular a medida de deposio de sedimentos sobre a matria a ser fossilizada e conservada em determinado estrato rochoso, vrios princpios tericos foram propostos princpio da horizontalidade original, princpio da superposio e princpio da continuidade lateral e original. Com isso determinou-se que as rochas onde existissem fsseis de dinossauros pertencem ao perodo chamado Cretceo. Mas na verdade, a quantidade de fsseis encontrados no condiz com a realidade do nmero total de fsseis seria somente a ponta de um gigante Iceberg

O que aconteceu para provocar uma catstrofe de to magnitude? Por que os

dinossauros se extinguiram? Quem os matou? A era Mesozica comeou em torno de 225 milhes de anos e os rpteis floresciam durante toda ela (Cretceo 65 milhes Tercirio [Mesozica]). O que causou as extines ficou conhecido como o Evento limite Cretceo-Tercirio, limite bem real e de natureza fsica. Mary Annig encontrou seus fsseis no limite, entre os estratos da poca conhecida como Jurssico Inferior (subdiviso do Jurssico) e o Cretceo, pois seus fsseis tem entre 65 e 200 milhes de anos. O desaparecimento dos dinossauros data por volta de 65 milhes de anos. Quando eles desapareceram do planeta, 85% das espcies viventes se perderam junto. A catstrofe foi imensa, muitssimo maior que o homem moderno poderia nunca produzir, inclusive se utilizar simultaneamente todas as armas nucleares do arsenal mundial.
Muitas teorias para a extino dos dinossauros foram propostas, mas as provas eram insuficientes para corroborar com as teorias. Dessa forma algumas possveis causas para extino em massa dos dinossauros foram elucidadas

1)

A mudana climtica que ocorreu durante o perodo Cretceo;

2) A inverso do campo magntico da Terra invertendo a polaridade (norte em sul, e sul em norte). Com essa inverso, a magnetosfera, escudo formado pelo campo magntico que envolve o planeta, est debilitada, permitindo a entrada de radiao ionizante procedente do Sol. Algumas hipteses sugerem que as inverses de polaridade podem ser causadas por impactos de meteoritos.

3) Uma das teoria acredita na prosperidade dos mamferos sobre os rpteis. Como eles eram animais de sangue quente, homeotrmicos, os mamferos podiam seguir um modo de vida noturno, e os rpteis de sangue frio, pecilotrmicos no podiam. Com isso seus ovos estariam desprotegidos e seriam presas fceis para os mamferos que se alimentavam a noite, dessa forma provocou-se uma deficincia reprodutiva dos rpteis e diminuio das espcies at o desaparecimento por completo.

4) Outra teoria sugere que uma estrela como uma supernova estaria em nossa regio da galxia, jogando sobre a superfcie terrestre partculas de grande energia. O sistema solar estaria sendo atravessado por uma nuvem de poeira interestelar e o permanecimento dessa nuvem teria escurecido o planeta. Concomitantemente, em um planeta escuro as plantas dependentes de luz solar morreriam, os animais dependentes delas tambm, e um ambiente escuro e frio se instalaria na Terra, sendo um ambiente inspitos para animais pecilotrmicos

5) Por ltimo e a mais aceita teoria, o choque de um grande objeto um meteorito, um cometa - contra a Terra seria o responsvel pela extino. Planetesimal o termo geralmente usado para referir-se a objetos slidos que existem no espao, com tamanho similar de um pequeno planeta. Se um planetesimal tivesse entrado na atmosfera terrestre em alta velocidade ele demoraria pouco segundos para alcanar a superfcie. Esse impacto teria gerado uma exploso descomunal se compararmos essa exploso com a maior bomba de hidrognio, seria como comparar a erupo do monte Santa Elena com os disparos de uma arma de brinquedo. O som seria propagado em grandes ondas de choques; os terremotos causados pelo impacto poderiam ser sentidos em qualquer parte do mundo; caso os impacto fosse no mar tsunamis monstruosas seriam produzidas; e uma cratera de 200 quilmetros de dimetro abriria expulsando material para atmosfera. A energia seria to grande que reaes qumicas ocorreriam no prprio ar e a liberao do magma atravs dos vulces em erupo. Caso o objeto tivesse entrado em ngulo mais empinado, de modo que admitisse uma rbita instvel em volta da Terra, girando cada vez mais, ele desintegraria em fragmentos e cairia sobre uma extensa rea. Em todo esse percurso a energia teria diminudo

Portanto, abre - se um debate cientfico que h muito tem empolgado os cientistas. Creditar ao vulcanismo ou a impacto csmico as grandes mudanas ambientais que ocorrem no planeta, assim como suas correspondentes extines em massa. Nesse sentido, vulcanismos baslticos registrados relacionam - se sistematicamente com os perodos de extines em massa. Seus efeitos seriam muito semelhantes queles relacionados com um impacto csmico, como saturao da atmosfera por poeira e gases, formao de tsunamis (maremotos), alm de concentraes anmalas de metais raros na crosta terrestre como platinides. Adicionalmente, tem-se admitido que um impacto de grandes propores geraria tambm vulcanismo em grande escala, graas propagao pela Terra das ondas de choque. Pelo menos no caso da extino do Cretceo-Tercirio, pode - se afirmar a existncia conjunta desses dois fenmenos. A pesquisa sobre as causas das extines em massa est considerando vrios fatores incluindo impacto de asterides, vulcanismo, mudanas ao nvel do mar, clima e tectnica de placas. Atualmente parece improvvel que cada um dos fatores atue como causa geral de extines em massa. Vrios fatores podem agir, em vrias combinaes.

EXTINO NATURAL VERSUS ANTROPOGNICA


Durante os ltimos 600 milhes de anos existiram vrios episdios de extino massiva, cinco dos quais estiveram a ponto de fazer desaparecer a vida sobre o planeta. Por exemplo, durante o perodo Permiano, deu-se a maior extino de todas, que culminou com quase 95% da vida sobre o planeta. Outro exemplo a extino dos dinossauros, que viveram durante milhes de anos e ento desapareceram. O nmero de espcies declaradas oficialmente extintas chegou a 27 nos ltimos 20 anos, prova de que o ritmo atual de perda da biodiversidade muitas vezes maior do que a taxa que prevaleceu por longos perodos geolgicos. Estimativas baseadas nos fsseis j encontrados sugerem que a taxa de extino anterior dos mamferos e pssaros era de uma espcie perdida a cada 500 ou 1.000 anos . As espcies oficialmente extintas desde o incio dos trabalhos da UICN, h 40 anos, chegam a 784, nmero que, segundo especialistas, deve ser acrescido de 65 outras espcies, que s conseguem sobreviver em cativeiro ou em cultivos. Naprtica, esto ameaados 12% das espcies das aves; 23% das de mamferos; 52% das de insetos; 32% das de anfbios; 51% das de rpteis; 25% das de conferas e 20% das de tubares e raias.

Os organismos vivos contribuem para uma grande variedade de servios ambientais, como a regulao da composio gasosa da atmosfera, proteo de zonas costeiras, regulao de ciclos hidrolgicos e do clima, gerao e conservao de solos frteis, disperso e decomposio de resduos, polinizao de vrias plantaes e a absoro de poluentes (UNEP, 1995). Sob uma tica estritamente antropocntrica, muitos desses servios foram qualificados e quantizados em termos econmicos; calculou-se recentemente que o valor econmico combinado de 17 servios prestados pelos 16 biomas analisados, varia entre US$ 16 trilhes e US$ 54 trilhes por ano (Costanza e outros, 1997). Existem limitaes nestas anlises: Vrios biomas e diversas categorias de servios ambientais ficaram de fora do trabalho, j que no so ainda adequadamente pesquisados e objeto de valorao econmica. O prprio Cerrado, cujos estudos de valorao econmica ainda so muito recentes, no foi considerado. Mais estudos sendo disponibilizados, o valor total aumenta

A sade e o bem-estar humanos dependem diretamente da biodiversidade. Por exemplo, 10 dos 25 medicamentos mais vendidos no mundo em 1997 derivavam de fontes naturais. Estima-se que o valor do mercado mundial de produtos farmacuticos derivados de recursos genticos esteja entre US$ 75 bilhes de US$ 150 bilhes por ano. Cerca de 75% da populao mundial usa remdios tradicionais diretamente derivados de fontes naturais para tratar da sade (UNDP, UNEP, World Bank e WRI, 2000). A biodiversidade tambm fornece recursos genticos para alimentos e para a agricultura e, portanto, constitui a base biolgica para a segurana alimentar do mundo e o suporte subsistncia humana. Vrias espcies relacionadas a plantas silvestres so de grande importncia para as economias nacionais e mundiais. Por exemplo, certas variedades etopes protegeram de patgenos virais plantaes de cevada californianas, estimadas em US$ 160 milhes por ano. A resistncia gentica a doenas obtida a partir de variedades silvestres de trigo na Turquia foi avaliada em US$ 50 milhes por ano (UNEP, 1995)

Assim, atualmente, verifica-se o fenmeno da reduo e perda de espcies. A biodiversidade global est mudando a uma velocidade sem precedentes (Pimm e outros, 1995), e os maiores responsveis por essa mudana so a converso de terras, as mudanas climticas, a poluio, a explorao no sustentvel dos recursos naturais e a introduo de espcies exticas (Sala e outros, 2000). As causas principais da perda de biodiversidade so o crescimento da populao humana associada a padres de consumo insustentveis, uma crescente produo de lixo e poluentes, o desenvolvimento urbano, conflitos internacionais e a contnua desigualdade na distribuio de recursos. Desta forma, necessrio repensar as aes humanas, pois a extino de espcies representa perda de biodiversidade, o que pode ocasionar a extino do prprio ser humano por escassez de servios ambientais prestados pela biodiversidade. Alguns podem se perguntar por que de tanto barulho em preservar se j houve cinco grandes extines. Mas o caso que essa seria nica, pois no vem de causas naturais, mas sim das atividades de uma nica espcie (que alis ocupa cerca de 25 a 50% do territrio terrestre), o

Vous aimerez peut-être aussi