Vous êtes sur la page 1sur 12

Mscara Autnoma BD 2100

MANUAL DE INSTRUES

Equipamento Autnomo de Ar Respirvel

MSA DO BRASIL Equipamentos e Instrumentos de Segurana Ltda. Tel.: (11) 4070-5999 - Fax: (11) 4070-5990 / (11) 4070-5994
Equipamento sujeito alteraes sem prvio aviso REV. 00 OUT/07

VLVULA DE DEMANDA

ndice
1. 2. 2.1 2.2 2.3 2.4 3. 4. 5. 6. 6.1 6.2 7. 7.1 7.2 8. 8.1 8.2 8.3 8.4 8.5 8.6 9. 10. 11. Descrio do Equipamento .................................................................................. 24 Posies de Funcionamento da Vlvula de Demanda ......................................... 24 Posio de preparao ........................................................................................ 24 Posio de alta presso ....................................................................................... 24 Funo de By-Pass .............................................................................................. 24 Posio de By-Pass ............................................................................................. 24 Variao de Montagem ........................................................................................ 25 Dados Tcnicos.................................................................................................... 25 Instruo para Funcionamento do Acoplamento de Mdia Presso .................... 25 Colocar em Funcionamento ................................................................................. 25 Ligao da vlvula de demanda e pea facial...................................................... 25 Ligao da alta presso ....................................................................................... 26 Aps o Uso do Equipamento................................................................................ 26 Desconectar a vlvula de demanda da pea facial .............................................. 26 Desligamento da alta presso .............................................................................. 26 Cuidados, Manuteno, Teste e Armazenamento ............................................... 26 Limpeza................................................................................................................ 27 Desinfeco.......................................................................................................... 27 Teste do diafragma .............................................................................................. 27 Troca do diafragma .............................................................................................. 29 Vedao da vlvula de demanda ......................................................................... 29 Teste de vedao................................................................................................. 29 Instruo para Armazenamento ........................................................................... 30 Defeitos em Uso................................................................................................... 30 Dados para Pedidos............................................................................................. 30

ATENO
Este manual oferece orientao sobre a Vlvula de Demanda da Mscara Autnoma BD 2100, quanto sua utilizao e atende preveno de acidentes. Ele deve ser lido e entendido por todas as pessoas que colocam em funcionamento ou utilizam, cuidam, do manuteno e controlam este equipamento. Este produto somente pode atender as tarefas para as quais est determinado se for colocado em funcionamento ou utilizado, conforme as indicaes da MSA. Caso este produto seja utilizado sem as devidas precaues, manuteno e conformidades com as indicaes MSA, a garantia invalidada. Antes da escolha e da utilizao do produto, necessrio uma avaliao de sua adequao ao uso previsto. A escolha e a utilizao no esto sujeitos influncia de MSA. Nossa responsabilidade refere-se somente qualidade constante no produto.

1.

Descrio do Equipamento

A Vlvula de Demanda LA 96-AS (dispositivo dosador, comandado pela respirao) consiste de uma carcaa de plstico com servocomando-membrana integrado. A ligao com o redutor de presso (vide Instruo de Uso do Equipamento bsico) feita por meio de um acoplamento de segurana com fechamento rpido e de uma tubulao giratria. A tubulao de mdia presso SUPERFLEX empregada na Vlvula de Demanda consiste de um elastmero de mltiplas camadas, altamente flexvel, mesmo temperaturas extremamente baixas, por meio da qual impede-se transmisso de fora no desejada ao movimentar a cabea no conjunto Vlvula/Pea Facial. A ligao com a mscara acontece atravs de uma conexo de encaixe. Ela garante um manuseio seguro e rpido durante o uso. Por meio da conexo rotativa livre de encaixe, a Vlvula de Demanda ajusta-se automaticamente aos movimentos da cabea do usurio do equipamento.

2.

Posies de Funcionamento da Vlvula de Demanda

2.1 Posio de preparao O boto vermelho deve ser apertado e travado na posio do meio, no interior da vlvula. A membrana da vlvula nesta posio vai ser mantida, protegida contra choque. Nesta posio, a vlvula no est em funcionamento. 2.2 Posio de alta presso O boto vermelho est travado. Ele visvel no visor lateral da capa da vlvula. Com a primeira inalao, a vlvula liga-se automaticamente de forma visvel e perceptvel pelo usurio do equipamento, passando da posio de preparao para alta presso. Na posio de alta presso, durante a fase de inalao, dentro da linha de vedao da mscara, ser mantida uma presso positiva. Para retirar o equipamento, a alta presso pode ser desligada apertando-se o boto vermelho de ligar a exausto. 2.3 Funo de By-Pass O boto vermelho deve ser suavemente apertado at que a vlvula de demanda libere manualmente o ar. Ateno: Se o boto vermelho for apertado fortemente, o equipamento fica na posio de preparao. Uma nova ativao para a posio de alta presso somente possvel por meio de uma inalao forte, fazendo baixa presso. 2.4 Posio de By-Pass O boto vermelho deve ser apertado. Acionar com cuidado, no aplicar fora. Nesta posio, a vlvula expulsa o ar automaticamente. Ateno: Para colocar em funcionamento, respirar somente com a mscara conectada ao Equipamento Autnomo.

3.

Variao de Montagem

A Vlvula de Demanda LA 96-AS pode ser acoplada s seguintes peas faciais: DESCRIO AUER 3S-PS AUER 3S-PS-Si AUER Ultra Elite-PS AUER 3S-H-PS AUER 3S-HE-PS REFERNCIA

4.

Dados Tcnicos
Presso de Trabalho: 7 bar Peso: 300 g Material: termoplstico reforado de fibra de vidro

5.

Instruo para Funcionamento do Acoplamento de Mdia Presso


Acoplar Apertar o niple de encaixe no acoplamento at que o corpo de acoplamento fique saliente. Desacoplar Apertar o niple de encaixe no acoplamento e simultaneamente puxar de volta o corpo de acoplamento. O niple de encaixe pode ser retirado.

6.

Colocar em Funcionamento

6.1 Ligao da vlvula de demanda e pea facial Ligar a Vlvula de Demanda e Pea Facial por meio de encaixe conjunto (Figura 1). Certificar-se que o engate da conexo de encaixe esteja firme.

Figura 1

A Vlvula de Demanda trabalha independente da posio. Devido sua conexo rotativa, a Vlvula automaticamente se posicionar da melhor forma.

6.2 Ligao da alta presso Com a primeira inalao, aciona-se a Vlvula de Demanda, ntida e perceptivelmente em alta presso. O boto vermelho se projeta para fora e torna-se visvel. No caso de eventual fuga de ar na linha de vedao da mscara, a aranha da pea facial precisa ser reajustada. Aps estes controles, o equipamento est pronto para ser utilizado.

7.

Aps o Uso do Equipamento

7.1 Desconectar a vlvula de demanda da pea facial Separar a Vlvula da Pea Facial soltando-se a conexo de encaixe (mscara). Para isto segurar a carcaa da vlvula com uma das mos e, com a outra mo, girar o anel para a direita ou esquerda e puxar para fora a vlvula.

7.2 Desligamento da alta presso Desligar a alta presso apertando-se o boto vermelho da Vlvula de Demanda. Orientao: O boto vermelho pode ser acionado antes da retirada da mscara. Neste caso prestar ateno para que a alta presso no seja novamente ligada pela inalao.

8.

Cuidados, Manuteno, Teste e Armazenamento

Na tabela seguinte esto citados os prazos para cuidados, manuteno e teste. Em caso de necessidade estas tarefas podem ser efetuadas diferentemente dos prazos indicados na tabela. O teste correspondente ao item 8.6 e feito no equipamento completo (presso mnima de 120 bar).
N Pea do Sequencial equipamento

Tipos de trabalhos a serem executados

Manuteno liberao p/ uso aps uso semestral anual cada 3 anos cada 6 anos

Vlvula 8.1 de Demanda 8.2 8.3 8.4 8.5 8.6

Limpeza X Desinfeco Teste do diafragma Troca do diafragma Vedao da Vlvula de Demanda Teste de presso do fechamento

X X (3) X (1) X X (1) X X X X X (2)

1) Para equipamentos que se encontrem permanentemente em uso. 2) Para equipamentos de reserva 3) Aps o uso em meios agressivos ou aps condies extremas de utilizao.

Peas de borracha so suscetveis a envelhecimento, e em funo das condies locais devem ser inspecionadas e, eventualmente, trocadas. 8.1 Limpeza Separar a Vlvula de Demanda do equipamento (acoplamento de presso mdia). Colocar a capa de proteo (AUER referncia N 0012-960) na conexo de encaixe. Fechar o niple de encaixe da tubulao de mdia presso com a capa de vedao (AUER referncia N 0010-444) e limpar externamente a Vlvula. Se necessrio lavar com gua limpa, porm evite que as partes internas da Vlvula entrem em contato com a gua. Para secar a Vlvula, conectar o redutor de presso, retirar a capa de proteo, acionar o boto vermelho e secar o interior da Vlvula com o jato de ar. Eliminar a umidade residual existente secando a Vlvula temperatura de 60 C (mximo). Para limpeza, no utilizar nenhum solvente, tais como: lcool, benzina, etc...

8.2 Desinfeco A Vlvula de Demanda de alta presso AUER LA 96-AS no precisa ser desmontada para desinfeco. Separar a Vlvula do Equipamento Autnomo (acoplamento de mdia presso). Fechar o niple de encaixe com a capa de vedao. A desinfeco deve ser efetuada com desinfetante 90 da AUER ou similar. Devendo evitar-se que nenhum fluido corra na mangueira de mdia presso. A desinfeco deve ser executada somente na posio de preparao da Vlvula de Demanda, ou seja, estando apertado o boto vermelho. Aps a desinfeco, deve-se lavar a Vlvula com gua limpa. Para secar a Vlvula, conectar o redutor de presso, retirar a capa de proteo, acionar o boto vermelho e secar o interior da Vlvula com o jato de ar. Eliminar a umidade residual existente secando a Vlvula temperatura de 60 C (mximo).

8.3 Teste do diafragma A qualidade do diafragma da Vlvula de Demanda importante para a utilizao segura de um Equipamento Autnomo. Se os equipamentos forem usados continuamente, este diafragma deve ser examinado pelo menos semestralmente, e para isto: Verificar, com a Vlvula desconectada do equipamento, se o sistema est sem ar. Apertar o boto vermelho. Desparafusar a capa girando em sentido anti-horrio. Retirar o boto vermelho. A mola fina externa (mola de indicao) deve ser desengatada cuidadosamente do came de travamento, da parte de baixo do interruptor (ver Figura 2)

Figura 2

Girar a capa, desengatar dos cames de travamento que esto posicionados na parte de baixo do interruptor (Figura 3) e em seguida retir-la.

Figura 3

Cuidado! No danificar a mola de alta presso! Retirar o anel de deslizamento e diafragma (Figura 4).

Figura 4

Inspecionar o diafragma quanto a imperfeies, trincas, ou rasgos. A membrana deve ser trocada por uma nova se apresentar micro trincas na superfcie. Um leve esticamento da membrana faz realar as trincas. Deve-se tomar uma ateno maior quando o boto vermelho no mais travar, em funo de danificaes ou desgaste. Colocar talco levemente no contorno do diafragma. Retirar o excesso de talco.

A montagem feita em seqncia inversa: Introduzir o diafragma e anel de deslizamento. Observar um assentamento uniforme do diafragma e do anel de deslizamento na carcaa. Colocar a mola de alta presso sobre a membrana (Figura 5).

Figura 5

Montar a parte de baixo do interruptor (verificar quanto correta posio da mola de alta presso) (Figura 6) e, sem torcer, roscar cuidadosamente a capa at o diafragma vedar na carcaa (Figura 7).

Figura 6

Figura 7

Proceder o teste de vedao (vide ponto 8.5). Montar a mola nos cames de travamento da parte de baixo do interruptor (Figura 8)

Figura 8

Montar o boto vermelho. Roscar a capa e checar a parte de baixo do interruptor.

8.4 Troca do diafragma Os diafragmas instalados precisam ser trocados a cada 3 anos aps a primeira instalao. Os diafragmas, que a partir da data de fabricao tiverem mais de 6 anos, basicamente precisam ser trocados. Isto vale tambm para diafragmas que estiverem em estoque. A data de fabricao est indicada no diafragma. Aps cada troca de diafragma, a Vlvula de Demanda precisa ser inspecionada conforme itens 8.5 e 8.6. 8.5 Vedao da vlvula de demanda A Vlvula de Demanda deve estar despressurizada. Com a Vlvula na posio de preparao (boto vermelho apertado), fechar tubulao de presso mdia com capa de vedao ou conectar ao Equipamento Autnomo sem presso. Conectar a Vlvula LA 96-AS ao equipamento de teste de presso. Produzir 7,5 mbar de alta presso. A alterao de presso em um minuto no deve totalizar mais de 0,3 mbar.

8.6 Teste de vedao Vlvula de Demanda na posio de alta presso (boto vermelho deve estar visvel). Eventualmente acionar a Vlvula sem presso por meio de uma suco rpida na conexo da mscara. Conectar a Vlvula ao redutor de presso (acoplamento de presso mdia),

Abrir vagarosamente a Vlvula do cilindro. O ar ir passar atravs da Vlvula, eventualmente fechar com a palma da mo. Conectar a Vlvula ao equipamento de teste. Liberar uma corrente com volume de 5 litros/min., atravs do dispositivo de exausto do equipamento de teste. Aps fechamento, o dispositivo de exausto precisa totalizar a presso esttica de 3,9 mbar. Repetir o teste. Se a presso de fechamento for > 3,9 mbar, deve-se trocar a mola de alta presso. Fechar a(s) Vlvula(s) do cilindro. Desconectar a Vlvula de Demanda do equipamento de teste.

9.

Instruo para Armazenamento

O equipamento deve ser armazenado em ambiente seco, isento de poeira e sujeira, numa temperatura de cerca de 20 C. Deve-se proteger o equipamento contra a exposio de raios solares. A Vlvula de Demanda deve ser armazenada na posio de preparao, ou seja, o boto vermelho deve estar apertado.

10. Defeitos em Uso


Como vidas humanas dependem do funcionamento perfeito do equipamento, no caso de defeitos em uso (resistncia muito alta de exalao, falha na vedao, etc.), o equipamento precisa ser inspecionado por um tcnico treinado ou pela MSA.

11. Dados para Pedidos


DESCRIO
Vlvula de Demanda Vlvula de Demanda LA 96-AS Acessrios Ferramenta PA (para Vlvula de Demanda pequena) Aparelhos de teste Manmetro de controle (classe 1.6) presso mdia (10 bar) Maleta de teste Multitest Adaptador conexo de encaixe Adaptador para o teste de vedao da mscara AUER 3SP-S Capa de fechamento para vlvula AUER 3SP-F e 3 SP-S Desinfetante AUER 90, 1L Desinfetante AUER 90, 6L Peas isoladas e sobressalentes (vide a seguir lista de pedidos) Lista de pedido para LA 96-AS

REFERNCIA
4075-850 4080-971 5175-860 5175-735 4080-891 4074-890 4074-895 2055-765 2055-766 01-168.4

BRASIL MSA do Brasil Equipamentos e Instrumentos de Segurana Ltda. Av. Roberto Gordon, 138 Diadema So Paulo 09990-901 Brasil CNPJ: 45.655.461/0001-30 Tel.: (11) 4070-5999 Fax: (11) 4070-5990 / (11) 4070-5994 vendas@msanet.com.br www.msanet.com.br Indstria Brasileira

ARGENTINA Compaia MSA de Argentina S.A. Av. Belgrano 2470 (B1611DVQ) Don Torcuato, Tigre, Pcia. De Buenos Aires Argentina Telfono: (5411) 4727-4600 Fax: (5411) 4727-4500 ventas.argentina@msanet.com

CHILE MSA de Chile Ltda. Domingo Arteaga 600 Macul Santiago Chile Telfono: (562) 947-5700 Fax: (562) 947-5777 msa@msa.cl

PERU MSA del Peru S.A.C Los Telares 139 Urb. Vulcano, Ate. Lima 3 Lima Peru Telfono: (511) 618-0900 RUC: 20100066867 ventas.peru@msanet.com

Web. USA: www.msanet.com

Vous aimerez peut-être aussi