Vous êtes sur la page 1sur 42

2 Curso de Formao para Ingresso na Carreira da Magistratura Roteiro de trabalho Sentenas enviadas para avaliao

Julho/2010

Pgina 2 de 42

Um processo s funciona bem quando suas etapas seguem um roteiro traado anteriormente, que deve ser bem conhecido por toda a equipe nele envolvida. O objetivo do entrosamento da equipe evitar desencontros que podem comprometer e retardar o resultado final.

Pgina 2 de 42

Pgina 3 de 42

ndice Pgina
Como devo enviar minhas sentenas para a COFAC? Como devo proceder? .................................................................................. SAS ............................................................................................................... Minhas sentenas chegaram COFAC. E agora? Processo de avaliao de sentenas ........................................................... Etapas da avaliao ..................................................................................... Programas que gerenciam o trabalho da COFAC ........................................ Incio do processo de avaliao ................................................................... 3 passos antes do envio das sentenas para os avaliadores ...................... 1 passo ...................................................................................... Modelo de ficha cvel ........................................................ Modelo de ficha criminal ................................................... 2 passo lanamento no SCC .................................................. Pgina de um juiz no SCC ................................................ 3 passo relatrio do SCC ........................................................ Modelo de ofcio para envio das sentenas ao avaliador . Modelo de relatrio do SCC que segue junto com o ofcio para o avaliador ................................................................ Retorno dos avaliadores ............................................................................... Sentenas avaliadas processo interno da COFAC ................................... Final do curso ............................................................................................... Questionamentos e explicaes A demora do feedback ao participante ......................................................... Folha de rosto ............................................................................................... Folha de rosto solicitada no SAS ................................................ Itens 1 (Juiz), 3 (Comarca) e 8 (Data da concluso do feito) ..... Item 2 Nmero do processo ..................................................... Nmero do processo com 13 dgitos ................................ Nmero do processo com 20 dgitos ................................ Item 4 Que sentena est sendo enviada? ............................. 23 24 24 24 25 26 27 28 29 29 30 31 32 05 06 07 13 14 15 15 16 17 17 18 19 20 20 21 22

Pgina 3 de 42

Pgina 4 de 42

Item 5 Ms de referncia ......................................................... Item 6 Matria .......................................................................... Item 7 Natureza da ao .......................................................... Folha de rosto o que acontece com ela? ................................................... Digitao e outros lapsos comuns ................................................................ Colagem errada no Word ............................................................ Distraes, digitaes e colagens provocam mais problemas ... Numerao de pginas ............................................................... Erros de portugus ..................................................................... Reposio de sentenas ............................................................. Sentenas inseridas em local errado no SAS ............................. E-mails .......................................................................................................... Atos Normativos ou Portarias ....................................................................... Mensagens dentro do SAS ........................................................................... Roteiro para um principiante ..................................................................... Mensagem final ............................................................................................ Referncia ....................................................................................................

32 32 32 33 34 34 35 35 36 36 36 37 38 39 40 41 42

Pgina 4 de 42

Pgina 5 de 42

COMO DEVO ENVIAR MINHAS SENTENAS PARA A COFAC?

?@<>+

1 2 3 4 5 6

00:00:00

ENTREGA ESPECIAL

Pelo SAS, os participantes enviam suas sentenas para:

avaliao mensal, recebem feedback da

avaliao das mesmas, podem se comunicar uns com os outros,

alm de possurem um canal aberto de comunicao com a COFAC, que a

intermediria entre toda a equipe envolta no processo de avaliao de sentenas.

Pgina 5 de 42

Pgina 6 de 42

COMO DEVO PROCEDER?


Em setembro/2010, aps o trmino do curso de trs meses, eu devo comear a organizar as minhas tarefas, para envi-las para a COFAC a partir do quinto dia til de outubro/2010. No posso esquecer: at o quinto dia til de cada ms, o SAS estar aberto para todos os candidatos inserirem suas tarefas. Devo lembrar que: depois do quinto dia til o SAS estar fechado e no permitir que eu envie as tarefas.

muito importante enviar tudo at o dia determinado, para no causar problemas e retardar o processo de avaliao!

O que devo enviar mensalmente? 4 sentenas 1 arquivo zipado com todas as sentenas do ms Portarias/atos normativos, se houver

Pode acontecer uma mudana no teor do que dever ser enviado, pois as Normas Regulamentares para a Avaliao de Sentenas e a Portaria que constitui a Comisso de Avaliao de Sentenas do 2 CFI ainda no foram publicadas. Existe uma possibilidade de no ser necessrio enviar o arquivo zipado. Para conhecimento: vocs podem consultar as Normas (publicadas no DJe de 22/07/2009) e a Portaria 2.335/2009. As duas regulam as tarefas do 1 CFI.

Pgina 6 de 42

Pgina 7 de 42

SAS
Durante o Curso de Formao Inicial foram ministradas aulas pelo CETEC. Um dos objetivos foi ensinar como trabalhar com o SAS, que o Sistema de Avaliao de Sentenas. Os candidatos devem ter sempre em mente que o SAS o correio que os liga COFAC e aos outros participantes do 2 CFI. Portanto, muito importante aprender todos os passos do trabalho com o Sistema de Avaliao de Sentenas! Para acessar o SAS:

Entrar na pgina da EJEF http://www.ejef.tjmg.jus.br

H dois caminhos para acessar a pgina da EJEF. O primeiro pelo endereo acima.

O segundo entrar no portal do TJMG/2 Vice-Escola Judicial/EJEF/Educao a Distncia

Pgina 7 de 42

Pgina 8 de 42

Na pgina abaixo voc ver o link para o seu curso: SAS Sistema de Avaliao de Sentenas e SAS 2 CFI

Pgina 8 de 42

Pgina 9 de 42

Para lembrar:

Durante o curso de 3 meses de junho a setembro/10 voc trabalhou com o SAS no local da primeira seta vermelha, a menor:

Formao inicial para a Magistratura A seguir, as 3 turmas que compuseram os participantes do 2 CFI.

Aps o trmino do curso no incio de setembro/10 voc passar a usar o

Sistema de Avaliao de Sentenas, marcado com a seta maior. Encontrar l o cone SAS 2 CFI, que ser seu campo de trabalho.

Para entrar no SAS voc ter que fazer seu login e senha... ... e pronto! voc estar dentro do SAS!

Pgina 9 de 42

Pgina 10 de 42

Para ajud-lo, quando voc j estiver enviando mensalmente sentenas atravs do Sistema de Avaliao de Sentenas, link SAS 2 CFI , voc encontrar no local marcado com a seta uma Apostila e um Power Point preparados para que voc tenha ajuda na hora de enviar suas tarefas.

Por enquanto, voc encontrar a Apostila e a apresentao em Formao inicial para a Magistratura nos campos das 3 turmas que compem o 2 CFI, em Materiais de Apoio.

Pgina 10 de 42

Pgina 11 de 42

Finalmente, j dentro do SAS e aps ter consultado a apostila para tirar eventuais dvidas, voc estar pronto para enviar suas tarefas do ms.

Encontre o arquivo referente sentena escolhida para o envio:

Aparecer Selecionar arquivo. Clique. Voc entrar no seu computador para procurar a sentena que quer enviar. Aparecer o ttulo da sentena no local demarcado antes de Selecionar arquivo.

Pgina 11 de 42

Pgina 12 de 42

Clique em enviar este arquivo:

Pronto!

IMPORTANTE:

Antes de enviar confira:


se a sentena realmente aquela que voc quer enviar; se a folha de rosto est correta; se voc est no local certo para inserir a sentena, o arquivo zipado (todas as sentenas do ms) ou decises de teor normativo veja bem ms e numerao da sentena: 1, 2, 3 ou 4.

Pgina 12 de 42

Pgina 13 de 42

MINHAS SENTENAS CHEGARAM COFAC. E AGORA Agora, minhas sentenas vo passar por um programa de avaliao, que tem etapas previamente estabelecidas.

Tal roteiro deve ser respeitado por mim e por toda a equipe, para que o processo tenha sucesso e no haja obstrues.

Pgina 13 de 42

Pgina 14 de 42

PROCESSO DE AVALIAO DE SENTENAS

EQUIPE DE SENTENAS:

AVALIAO

DE A COFAC faz a intermediao entre toda a equipe, cujos

Candidatos

COFAC

trabalhos levam etapa final, que o:

Avaliadores

Vitaliciamento

1. 2. 3. 4.

Candidatos que enviam as sentenas; COFAC: Mediadora dos trabalhos e dos dilogos; Avaliadores: Especficos para cada matria, nomeados em portaria; Vitaliciamento: etapa final a COFAC elabora um relatrio final com todas as atividades exercidas e o encaminha ao Cartrio de Feitos Especiais.

Pgina 14 de 42

Pgina 15 de 42

Etapas da Avaliao:
Os candidatos so avaliados sob vrios aspectos, alm do jurdico. So verificados: respeito aos prazos de remessa das sentenas, grafia,

gramtica, excesso de pginas, enfim, tudo que possa influenciar o bom andamento dos

trabalhos. Todas as observaes que tenham relao com as sentenas so anotadas em ficha prpria. Tais fichas so o histrico do curso e influenciam no vitaliciamento do Juiz.

Programas que gerenciam o trabalho na COFAC:


So dois os programas que gerenciam o trabalho:

SAS um correio

O CETEC treina os participantes

durante o curso para que todos conheam e saibam usar o programa. de vital importncia o conhecimento correto do uso do SAS.

SCC

o arquivo interno da COFAC, que fornece os dados

para o vitaliciamento. Os participantes no tero acesso ao SCC e os dados informados aqui serviro apenas para conhecimento do trabalho da COFAC.

Pgina 15 de 42

Pgina 16 de 42

Incio do processo de avaliao:


1. O candidato tem at o quinto dia til do ms para inserir suas tarefas no SAS. muito importante que ele obedea ao prazo estabelecido, para evitar pedidos de insero fora de poca ou outras solicitaes que geram problemas no processo, como atraso e interrupes dos trabalhos. 2. 3. Aps o quinto dia til de cada ms as sentenas so impressas na COFAC. Segue-se conferncia e anotao de todos os dados. Verifica-se: 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. Todos enviaram as 4 sentenas? Quem enviou atos normativos? Todos inseriram o arquivo zipado? As sentenas esto com as pginas numeradas? As folhas de rosto das sentenas esto completas e atendendo s informaes solicitadas? (Caso no estejam completas, h necessidade de complet-las.) 4. Solucionados os problemas que porventura surgirem, as sentenas so separadas por matria. 4.1. Quando as indicaes de matria e natureza da ao no esto claras so necessrias pesquisa e anotao correta. 4.1.1. Matria: Cvel, Criminal, Jesp Cvel, Jesp Criminal, JIJ, etc. 4.1.2. Natureza da Ao: Tribunal do Jri, Tribunal do

Jri/Pronncia, JIJ Cvel, JIJ Infracional, Furto, etc. 5. Aps a separao por matrias so definidos os avaliadores (h avaliadores especficos para cada matria). Na seleo dos avaliadores feito um rodzio entre eles. 5.1. Apenas para informao: o 1 CFI tem 16 avaliadores.

Pgina 16 de 42

Pgina 17 de 42

3 passos antes do envio das sentenas para os avaliadores:


Antes do envio para avaliao, as sentenas, j conferidas e separadas por avaliador, passam por um processo que envolve trs passos:

1 passo:
Uma ficha correspondente a cada matria, contendo dados da sentena, nome do avaliador e do avaliado, impressa e grampeada em cada sentena, para que o avaliador faa nela as anotaes necessrias. Para conhecimento, seguem abaixo dois modelos de fichas, cvel e criminal:

Pgina 17 de 42

Pgina 18 de 42

AVALIAO DE SENTENA
COFAC - Coordenao de Formao Inicial Avaliador: Juiz: Processo n: Comarca: Curso: Matria: Cvel Ms:

1 A sentena versa sobre as matrias constantes do anexo nico das normas complementares? ( ) Sim, portanto ela no passvel de envio ( ) No, ela passvel de envio 2 - A sentena apresenta os requisitos essenciais do art. 458 do CPC? ( ) Sim ( ) No 3 - O relatrio contm os elementos exigidos por lei? ( ) Nome das partes ( ) Suma do pedido ( ) Resposta do ru ( ) Registro das principais ocorrncias no andamento do processo ( ) Objetivo e sucinto ( ) Redao confusa, com apresentao mal elaborada do pedido ( ) Prolixo, narrando fatos bvios e registrando ocorrncias que em nada serviro para a fundamentao e o dispositivo 4 - Quanto fundamentao: ( ) As questes de fato e de direito foram bem analisadas, com argumentos convincentes e sucintos ( ) Anlise deficiente das provas e dos fatos, com silogismo e convencimento insuficientes ( ) Concisa, com abordagem objetiva dos fatos e um trabalho de convencimento bem feito ( ) Extensa, com citaes exageradas de doutrina e jurisprudncia, tergiversando com estilo pomposo e questes extrnsecas lide 5 - Quanto ao dispositivo: ( ) Clara, curta e correta 6 Conceito: ( ) timo

( )

Deficiente e motivao incorreta

( )

Bom

( )

Regular

( )

Insuficiente

( )

No avaliada

7 Comentrios / observaes (lembrar que a sentena no est rubricada, porque chega COFAC por meio eletrnico):

Belo Horizonte,

Avaliador:

Pgina 18 de 42

Pgina 19 de 42

AVALIAO DE SENTENA
COFAC - Coordenao de Formao Inicial Avaliador: Juiz: Processo n: Comarca:
( ) Sim, portanto ela no passvel de envio

Curso: Matria: Criminal Ms:


( )

1 A sentena versa sobre as matrias constantes do anexo nico das normas complementares? No, ela passvel de envio

2 - A sentena apresenta os requisitos essenciais do art. 381 do CPP? ( ) Sim ( ) No

3 - O relatrio contm os elementos exigidos por lei? ( ) ( ) ( ) ( ) Nome das partes Defesa do ru Objetivo e sucinto ( ) ( ) ( ) Suma de acusao Registro das principais ocorrncias no andamento do processo Redao confusa, com apresentao mal elaborada do pedido

Prolixo, narrando fatos bvios e registrando ocorrncias que em nada serviro para a fundamentao e o dispositivo

4 - Quanto fundamentao: ( ) ( ) ( ) ( ) As questes de fato e de direito foram bem analisadas, com argumentos convincentes e sucintos Anlise deficiente das provas e dos fatos, com silogismo e convencimento insuficientes Concisa, com abordagem objetiva dos fatos e um trabalho de convencimento bem feito Extensa, com citaes exageradas de doutrina e jurisprudncia, tergiversando com estilo pomposo e questes extrnsecas lide 5 - Quanto concluso: ( ) Clara, curta e correta ( ) Deficiente e motivao incorreta

6 - Quanto fixao da pena: ( ) ( ) ( ) ( ) Obedincia ao mtodo trifsico Fixao da pena pecuniria Sursis Condies sursitrias (art. 698) ( ) ( ) ( ) ( ) Anlise completa das circunstncias judiciais Anlise incompleta das circunstncias judiciais Substituio de pena quando cabvel Trata-se de sentena absolutria, prejudicando itens anteriores 7 - Existe correlao entre as partes da sentena: ( ) Sim ( ) No

8 Conceito: ( ) timo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Insuficiente ( ) No avaliada

9 Comentrios / observaes (lembrar que a sentena no est rubricada, porque chega COFAC por meio eletrnico): Belo Horizonte, Avaliador
Pgina 19 de 42

Pgina 20 de 42

2 passo: Lanamento no SCC As sentenas so lanadas em um programa


especfico o SCC que guarda todas as informaes sobre elas.

Pgina de um juiz no programa SCC:

JUIZ: Cdigo: 00 Nome: Endereo: Cep: Cidade: UF: Obs.:{F7} Cv: 0 Crim: 0 JeCv: 0 JeCri: 0 JIJ: 0 ExCri: 0 JeCons: 0 Total: 0 Excel ( 0) Otimo( 0) Bom( 0) Reg( 0) Insuf( 0) N Processo: / Comarca: Matria: Art.: Ao Cvel: Data recebimento: Remessa Avaliao: Conceito: Remessa Juiz: __ /__ /__ Observao:

Ms referencia: Avaliador: Retorno avaliador:

Pgina 20 de 42

Pgina 21 de 42

3 passo: Relatrio do SCC O mesmo programa SCC expede um relatrio das


sentenas enviadas para cada avaliador. O relatrio anexado a um ofcio da COFAC segue junto com as sentenas para que retorne com a confirmao do recebimento pelo avaliador.

Pgina 21 de 42

Pgina 22 de 42

Modelo de ofcio para envio das sentenas ao avaliador:


Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas - DIRDEP Gerncia de Recrutamento, Seleo e Formao Inicial - GESFI Coordenao de Formao Inicial COFAC

Of. n 00/00 - COFAC Belo Horizonte, 00 de ................ de 0000. Senhor Desembargador, Encaminho a V. Exa., para a avaliao prevista na Resoluo n 388/TJMG, de 26.04.2002, 00 sentenas 00 ................ e 00 .......... proferidas por Juzes de Direito Substitutos participantes do 1 Curso de Formao para Ingresso na Carreira da Magistratura. Lembramos que as sentenas chegam COFAC por meio eletrnico e os conceitos tambm so remetidos aos avaliados pelo mesmo meio. Em razo disso, pedimos que todas as observaes sejam feitas pelos avaliadores no campo comentrios / observaes da folha de rosto ou no verso da mesma e no no corpo da sentena. Solicitamos que as sentenas no retornem COFAC separadamente e que s sejam devolvidas juntas, no misturando remessas diferentes. Esperamos que a devoluo das mesmas, j avaliadas, no ultrapasse 30 (trinta) dias, visando impedir atraso na elaborao do quadro final de vitaliciamento. Esclarecimentos eventualmente necessrios podero ser obtidos junto COFAC pelo telefone 3247-8772. Agradeo antecipadamente,

Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva Coordenadora de Formao Inicial

Exmo. Sr.

............................. .............................

Pgina 22 de 42

Pgina 23 de 42

Modelo de relatrio do SCC que segue junto com o ofcio para o avaliador:

ENVIADAS AO AVALIADOR: N J Juiz Num Processo Remessa 2 nome do juiz 0023050018094 29/05/2009 4 nome do juiz 0347060027138 29/05/2009 4 nome do juiz 0347060038630 29/05/2009 5 nome do juiz 0313020596315 29/05/2009 5 nome do juiz 0313082466985 29/05/2009 8 nome do juiz 0123060143823 29/05/2009 11 nome do juiz 0271081275056 29/05/2009 12 nome do juiz 0393070195507 29/05/2009 14 nome do juiz 0005070219240 29/05/2009 16 nome do juiz 0487030042708 29/05/2009 16 nome do juiz 0487040095381 29/05/2009 16 nome do juiz 0487060212635 29/05/2009 24 nome do juiz 0352050247308 29/05/2009 25 nome do juiz 0418060012477 29/05/2009 29 nome do juiz 0453030014873 29/05/2009

(Nota: os nmeros dos processos acima so fictcios)

Pgina 23 de 42

Pgina 24 de 42

Retorno dos avaliadores


O retorno das sentenas

devidamente avaliadas depende s dos avaliadores. Alguns as devolvem

rapidamente e outros demoram um pouco mais.

Sentenas avaliadas processo interno da COFAC


As sentenas avaliadas retornam COFAC, dando incio a um novo processo interno, onde o resultado das avaliaes lanado em dois programas: SCC e SAS.

SCC armazena os dados SAS o correio utilizado para envio das sentenas para a COFAC e posterior
feedback para os juzes. O SAS serve tambm para troca de mensagens e para discusses entre os participantes ou entre eles e a COFAC. Aps o lanamento das avaliaes no SCC e no SAS: o pagamento aos avaliadores providenciado e as sentenas so arquivadas na COFAC.

No final do curso:
1. elaborado um relatrio contendo explanao de todas as atividades desenvolvidas pelo participante durante o perodo do curso (e durante o tempo de remessa das sentenas para avaliao), os cursos paralelos por ele realizados durante o perodo de avaliao, Vitaliciar, encontros, dados sobre as sentenas, enfim, tudo que disser respeito ao vitaliciando. o relatrio de vitaliciamento. 2. Todas as sentenas so devolvidas para os participantes.

Pgina 24 de 42

Pgina 25 de 42

Questionamentos...

e explicaes para eles...

No decorrer de qualquer processo, acontecem fatos, indagaes, surpresas, dvidas... Todas so ocorrncias normais em qualquer curso ou situao na vida. No processo de avaliao de sentenas acontecem questionamentos: Por que tantas exigncias durante todo o processo de avaliao? Algumas exigncias para a remessa das sentenas podem parecer sem sentido, com excesso de formalidade. Quando cobrados certos procedimentos, natural uma reao. Quem no se pegou pensando: Mas que bobagem! S por isto? S porque no escrevi um zero? Ou ento: O prazo acabou meia-noite, enviei s 6 da manh do dia seguinte e o SAS no aceitou! Lembramos que qualquer trabalho tem que obedecer a etapas previamente estabelecidas, visando resultado o mais perto possvel da perfeio. Pensando na boa logstica, critrios so criados e h necessidade de seguir os caminhos por eles traados, para que o objetivo final seja satisfatrio. Em qualquer trabalho, projeto ou estudo h conseqncias imediatas e outras pior ainda futuras quando alguma norma pr-fixada no seguida devidamente. Imediatamente e no caso em pauta podemos citar o atraso no processo e o fato de que h a anotao na ficha individual do participante, candidato ao vitaliciamento. Como qualquer aspirante a uma determinada posio, o desejo e o empenho dele para que sua avaliao seja a melhor possvel.

Pgina 25 de 42

Pgina 26 de 42

A demora do feedback ao participante


Reclamaes, aflies, emoes demonstradas atravs de e-mails, so telefonemas pois a ou carga

pessoalmente

comuns,

emocional e fsica do trabalho dirio deixa o aspirante exausto! Minha sentena de 6 meses atrs ainda

est sem avaliao!!! Os avaliadores ficam mais ou menos tempo com as sentenas para avaliao. S quando elas chegam avaliadas COFAC que possvel continuar a tramitao at que o resultado final seja encaminhado aos candidatos. Muitas vezes os responsveis pela demora so os prprios participantes quando eles se distraem e confundem certos dados na hora de digitar, por exemplo. Em alguns casos o problema no pode ser resolvido na COFAC e a sentena precisa retornar ao avaliador. Em casos em que h recursos h necessidade de despacho do Desembargador/a Superintendente-Adjunto/a da EJEF. Tanta tramitao atrasa consideravelmente o processo como um todo. Sem falar no trabalho extra de toda a equipe da COFAC para resolver o problema, que muitas vezes extrapola a autoridade da Coordenadoria, tendo ento que ser encaminhado gerncia GESFI ou direo da EJEF especificamente DIRDEP que, por sua vez, muitas vezes tem que encaminhar o problema para soluo superior. Para minimizar os problemas reunimos alguns pontos crticos do processo e vamos tentar esclarec-los a seguir.

Pgina 26 de 42

Pgina 27 de 42

A folha de rosto
A folha de rosto contm todos os dados que devero ser passados para o SCC e facilita todo o trmite da sentena no processo de avaliao. Preenchida corretamente pelo candidato, ela evita muitos problemas:

1) Nome do Juiz 2) Nmero do Processo nmero com 13 dgitos (nmero antigo) e com 20
dgitos (numero novo) Enviar os dois nmeros. Caso o processo ainda no tenha o novo nmero, com 20 dgitos, enviar s o nmero antigo, com 13 dgitos.

3) Nome da Comarca 4) Que sentena est sendo enviada. Exemplo: Primeira sentena 5) Ms de referncia. Exemplo: Julho/2010 6) Matria Exemplos: Cvel, Criminal, Jesp Civel, Jesp Criminal, JIJ Civel, JIJ
Infracional, Ato Normativo, etc.

7) Natureza da Ao Exemplos: Tribunal do Jri/Pronncia, Tribunal do Jri,


Usucapio, Alimentos, Execuo Criminal, Trfico, etc.

8) Data da concluso do feito

Pgina 27 de 42

Pgina 28 de 42

Folha de rosto solicitada no SAS:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Nome do Juiz Nmero do Processo Comarca Que sentena est sendo enviada Ms de referncia Matria Natureza da ao Data da concluso do feito

Pgina 28 de 42

Pgina 29 de 42

Itens 1, 3 e 8
Nome do Juiz Nome da comarca Data da concluso do feito

Item 2 Nmero do processo


O CNJ, por meio da Resoluo n 65/2008, determinou a padronizao do nmero dos processos nos rgos do Poder Judicirio. Com a novidade, todos os processos que derem entrada na Justia tero uma numerao com 20 dgitos, no padro estabelecido. Como j foi informado, essa medida essencial ao atendimento dos comandos constitucionais da publicidade, transparncia e eficincia do Poder Judicirio. No novo padro teremos um nmero da seguinte forma:

5120952 21 . 2009 . 8 . 13 . 0024


Exemplo do mesmo nmero, que passa a ser chamado de cdigo interno: 0024 . 09 . 512095 2 Exemplo do mesmo nmero do processo acima no padro da numerao nica: 5120952 21 . 2009 . 8 . 13 . 0024

O nmero do processo com 13 dgitos passou a ser conhecido como cdigo interno e ser aceito, tanto quanto o novo nmero, com 20 dgitos. O candidato dever enviar os dois nmeros. Caso ainda no haja o novo nmero, enviar apenas o nmero antigo.
Pgina 29 de 42

Pgina 30 de 42

Caso o processo chegue com nmero errado, o nmero real ter que ser pesquisado e montado na COFAC. Tal trabalho atrasa o processo como um todo.

13 dgitos?!

20 dgitos?!

13 dgitos ou cdigo interno: cdigo da comarca (4 dgitos), ano do acrdo (2 dgitos), nmero do processo (6 dgitos), hfen, cdigo verificador (1 dgito).

Cdigo da comarca 0000

ano do acrdo 00

nmero do processo 000000

hfen

cdigo verificador 0

A separao dos blocos numricos facilita a leitura:

0000 . 00 . 000000 0

Pgina 30 de 42

Pgina 31 de 42

20 dgitos ou padro da numerao nica:

NNNNNNN DD . AAAA. J . TR . OOOO

Campo

Descrio

NNNNNNN

Nmero sequencial do processo, a ser reiniciado a cada ano

DD

Dgito verificador (mdulo 97 base 10, conforme Norma ISO 7064:2003)

AAAA

Ano do ajuizamento da ao

rgo ou segmento do Poder Judicirio. Para o TJMG = 8

TR

Tribunal ou, na Justia Militar da Unio, a Circunscrio Judiciria, identificado pelo nmero 01 a 27, correspondente ao Estado da Federao, em ordem alfabtica. Para o TJMG = 13 (Minas Gerais)

OOOO

Unidade de origem do processo, ou seja, comarca. Belo Horizonte, no caso, 0024.

Pgina 31 de 42

Pgina 32 de 42

Item 4 Que sentena est sendo enviada? Qual a posio da sentena no ms?
Ela a primeira, a segunda, a terceira ou a quarta?

Item 5 Ms de referncia a que ms se refere a sentena?

Item 6 Matria Nesse item ocorrem muitas distraes e, muitas vezes, os


emitentes, ao digitar, trocam matria por natureza da ao... Os funcionrios da COFAC que manipulam as sentenas nem sempre so bacharis em Direito, o que gera um atraso em toda a movimentao, pois eles precisam solicitar a outra pessoa que identifique a matria da sentena. Como exemplo, Execuo Criminal, Tribunal do Jri e Tribunal do Jri/Pronncia causam certa confuso. A informao correta de matria (para a folha de rosto) : Cvel Criminal Jesp cvel ou criminal JIJ cvel ou criminal Ato Normativo

Item 7
Natureza da ao nesse item ocorrem algumas distraes na digitao, como, por exemplo, a troca de matria por natureza da ao. Muitas vezes encontramos: matria: roubo e ao: criminal. A informao correta de natureza da ao (para a folha de rosto) : Alimentos, Roubo, Tribunal do Jri, Tribunal do jri/pronuncia, Execuo criminal, Furto, Trfico, etc.

Pgina 32 de 42

Pgina 33 de 42

Folha de rosto o que acontece com ela?

Como j foi dito, a folha de rosto uma estratgia de trabalho da COFAC, criada para facilitar o bom e rpido andamento dos servios. No entanto, nem sempre ela vem preenchida corretamente ou, em alguns casos, algum se esquece de envi-la... Muitas vezes a folha de rosto vem incompleta, incorreta ou com erros. Acontece: Folha de rosto incompleta Folha de rosto incorreta Folha de rosto de outro processo Folha de rosto com dados diferentes dos solicitados Folha de rosto ausente sentenas sem folha de rosto

Ou ento:
Uma folha de rosto imensa com muitos dados nomes de rus, datas, etc. menos os itens pedidos pela COFAC...

importante lembrar que os dados solicitados na folha de rosto esto claramente especificados e basta preencher corretamente e com ateno s o que nela est solicitado.

Pgina 33 de 42

Pgina 34 de 42

Digitao e outros lapsos comuns


Distraes, lapsos, excesso de trabalho, prazos estipulados, correria... Confuses na digitao so freqentes e comuns entre pessoas que trabalham com pressa, no gostam ou no tem muita familiaridade com o computador.

A Colagem errada no Word uma sentena colada por cima da outra (geralmente para aproveitar a folha de rosto ou algum cabealho) a grande vil da histria, que consegue embaralhar tudo. Muito usada para facilitar, ela pode complicar.

Control C! Control V!

Ai, meu Deus do Cu, o que aconteceu aqui?!

Colagem errada no Word gera problemas quando: 1. 2. quando s parte de uma sentena fica colada por cima de outra; quando a folha de rosto de uma usada ou colada por cima de sentena que no a correspondente; 3. quando uma sentena colada sobre a outra e o produto final o nmero de uma e o contedo de outra; 4. quando aparece um nmero avulso em duas sentenas diferentes (o nmero no de nenhuma delas). Pode acontecer de aparecer um nmero em duas sentenas diferentes, avulso, sem pertencer a nenhuma delas. O motivo simples: acontece quando a folha de rosto j est no computador pronta para ser usada em todas as sentenas, bastando apenas trocar os dados. Mas, na correria, os dados no so trocados...
Pgina 34 de 42

Pgina 35 de 42

Distraes, digitaes e colagens erradas provocam mais problemas:

1. 2. 3.

Remessa de sentenas iguais no mesmo ms ou em meses diferentes; Sentenas incompletas; Sentenas com o nmero errado: geralmente elas provocam um grande trabalho de verificao da ntegra das sentenas dos dois nmeros para se concluir qual o nmero correto de cada uma;

4.

Sentenas em duplicata, com nmeros de processos diferentes. A mesma sentena enviada com um nmero de processo e, em seguida, no mesmo ms ou no ms seguinte, ela enviada novamente com um nmero diferente;

5.

Sentenas duas-em-uma quando coladas no computador, uma sentena colada por cima de outra e ficam pedaos das duas, ou seja, comea uma sentena e, no meio, o texto passa a ser de outra.

6.

Sentenas duas-em-uma com folha de rosto de uma terceira sentena.

Em alguns casos, necessrio telefonar para o Juiz ou para o escrivo da comarca.

Numerao de pginas
A numerao de pginas importante porque, na hora do feedback pelo SAS necessrio informar ao candidato em que pgina e pargrafo encontra-se a anotao do avaliador.

Pgina 35 de 42

Pgina 36 de 42

Embora a boa redao no faa parte das exigncias, a m redao

Erros de portugus

incompatvel com o conceito do bom profissional. H avaliadores que

notam... e anotam...

Reposio de sentenas
Todas as vezes que o participante pede reposio de sentenas, todo o trabalho que j foi feito com a sentena anterior inutilizado e refeito com a nova sentena.

Sentenas inseridas em local errado no SAS!


Durante a insero das sentenas no SAS

acontecem distraes que geram problemas: a. b. c. Insero da 1 no lugar da 4, Insero da 3 no lugar da 2 ou o arquivo zipado no lugar das

sentenas e vice-versa. E assim por diante...

DICA: Uma maneira fcil de evitar problemas e se organizar separar em pastas, dentro do prprio computador, as sentenas de cada ms e, s aps verificao das mesmas, inseri-las no SAS. uma idia simples, mas muito eficaz para pessoas que no tem tempo ou no dominam bem o uso do computador.
Pgina 36 de 42

Pgina 37 de 42

E-mails de candidatos preocupados...

Sempre que chega uma mensagem COFAC, o trabalho sofre uma interrupo para que seja encontrada uma soluo para o pedido nela contido. Quanto menos problemas a resolver e quanto mais ateno for dedicada ao envio e avaliao das sentenas mensais, mais rpido o andamento do processo. Quando e-mails idnticos so disparados para vrios endereos compreende-se a preocupao do estudante passvel de avaliao, mas a confuso certa... Muitas vezes chegam vrios e-mails iguais para endereos diferentes: 1. 2. 3. uma mensagem para o e-mail do SAS sas.ejef@tjmg.jus.br outra mensagem idntica para o e-mail da COFAC cofac@tjmg.jus.br ainda uma outra mensagem, tambm idntica, colocada no sistema de mensagens do SAS... 4. finalmente, para garantir uma soluo urgente, a mesma mensagem postada para o e-mail particular da Coordenadoria ou da Gerencia. E por que no? mais uma para a Diretoria da EJEF... confuso na certa!

Pgina 37 de 42

Pgina 38 de 42

Atos normativos ou portarias


Eles tambm precisam conter informaes sobre quem os envia! necessrio que o candidato envie a portaria e que ela seja numerada. importante que ela contenha: 1. Nome do Juiz 2. Comarca 3. Ms de referncia 4. Numerao

Pgina 38 de 42

Pgina 39 de 42

Avisar COFAC sobre meus perodos de frias! Avisar COFAC quando enviar menos sentenas do que as 4 solicitadas (e o motivo, claro!)

A COFAC sempre coloca mensagens no SAS, para conhecimento de todos. Apostila e Power Point tambm esto disponveis para melhor orientao. No se esqueam de tomar conhecimento de tudo que

disponibilizado no SAS! Aprendam a explorar o SAS!

Pgina 39 de 42

Pgina 40 de 42

ROTEIRO PARA UM PRINCIPIANTE Alguns candidatos tem muita familiaridade com o computador e, para eles, a remessa das sentenas ser fcil. Outros, nem tanto. Mas, uma coisa certa: nenhum candidato tem familiaridade com o SAS! Portanto, segue abaixo um passo-a-passo bem simples para facilitar. Pode ser cansativo montar o esquema abaixo, mas depois tudo ficar mais fcil: 1. Voc ter que enviar 4 sentenas por ms, 1 arquivo zipado e, eventualmente, portarias/atos normativos. Portanto, crie no seu computador uma pasta para cada ms, com as

pastas/subdivises:
a. Primeira sentena do ms b. Segunda sentena do ms c. Terceira sentena do ms d. Quarta sentena do ms e. Arquivo zipado f. Decises normativas

2.

Nos primeiros dias teis de cada ms, antes do 5 dia til, escolha o que ser enviado para o SAS e insira nas pastas correspondentes

3.

Lembre-se que o arquivo zipado voc ter que ir inserindo durante todo o ms e s no final que deve zipa-lo

4. 5.

Antes do 5 dia til, abra o SAS conforme j ensinado Insira as sentenas que j devero estar previamente separadas em seu computador

6.

Pronto! No ms seguinte repita a operao na pasta relativa quele ms. Com isso, voc ter em seu computador todo o histrico das sentenas que enviou para avaliao!

Pgina 40 de 42

Pgina 41 de 42

MENSAGEM FINAL

Saibam sempre: Que todos so e sero sempre muito bem vindos EJEF! A equipe da COFAC deseja que suas novas carreiras sejam plenas de Sucesso e Justia!

Pgina 41 de 42

Pgina 42 de 42

Referncia: Imagem da justia da capa: http://www.badaueonline.com.br/dados/imagens/justica(4).jpg

COFAC GESFI DIRDEP Julho de 2010

Z:\ACOMPANHAMENTO DE JUIZES\2 CFI 2010\Apostila e Power Point novos para juzes 2 CFI - Mnica\Apostila 2 CFI.doc

Pgina 42 de 42

Vous aimerez peut-être aussi