Vous êtes sur la page 1sur 9

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE

PATRIMNIO(S)
DE 1 A 30 DE NOVEMBRO DE 2011
CONFERNCIA DE IMPRENSA | 26 DE SETEMBRO DE 2011 S 12H00 | CINEMA SO JORGE - LISBOA

ESPAO CACAU - CASA DAS ARTES, CRIAO, AMBIENTE E UTOPIAS 2008 | 5 BIENAL INTERNACIONAL DE SO TOM E PRNCIPE

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE


PATRIMNIO(S)

A Associao Cultural Bienal de So Tom e Prncipe, responsvel pela organizao do evento, apresenta nesta edio o segundo momento do projecto de reestruturao da Bienal desenvolvido, em 2007, pela curadora Adelaide Ginga, que assume mais esta edio. A Bienal STP inaugura a 1 de Novembro de 2011, no espao CACAU, na cidade de So Tom, e estar patente ao pblico at 31de Novembro de 2011, envolvendo vrios espaos do arquiplago. A Bienal pretende armar-se como uma bienal alternativa s grandes bienais internacionais. Tem por objectivo resgatar o histrico papel de So Tom e Prncipe como entreposto de comrcio de escravos, lugar de encontro de povos e culturas, para o armar como entreposto cultural em frica, espao de partilha e conhecimento. Nesta Bienal em construo, procura-se estreitar relaes culturais e apostar no conceito de laboratrio, estimular a experimentao e a descoberta, atravs da criao em residncia artstica e na efectiva partilha cultural entre criadores, curadores, galeristas, crticos, historiadores e demais agentes culturais. Com enfoque em artistas naturais de pases da CPLP ( Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa) e da frica Austral, a Bienal mantm a abertura participao de artistas de outras nacionalidades. Num dos mais belos e genunos arquiplagos da frica Equatorial, a Bienal STP permite o acesso criao indita, a um contacto mais prximo dos artistas e demais agentes, ao debate e reexo, num ambiente descontrado, rodeado de natureza luxuriante e longe das preocupaes de se dar a ver e ser visto. A par das exposies existiro outras actividades culturais, ocinas e ateliers pedaggicos bem como eventos de animao que valorizam as artes performativas tradicionais. Um dos objectivos traados para esta edio, a itinerncia a Lisboa, ir ser alcanado em 2012. Uma parceria com a Cmara Municipal de Lisboa, permitir apresentar no primeiro trimestre de 2012 (Inaugurao agendada para Fevereiro em dia a conrmar) parte da programao da Bienal. O Pavilho Branco e Pavilho Preto do Museu da Cidade iro acolher uma seleco dos trabalhos realizados em residncia artstica e o Projecto Inventar(iar) as Roas de So Tom e Prncipe. No Cinema So Jorge ter lugar o ciclo de cinema Cine frica e na Ordem dos Arquitectos um seminrio dedicado ao tema Patrimnio(s). Portugal frica

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE


PATRIMNIO(S)

EXPOSIO COLECTIVA INTERNACIONAL


A exposio colectiva internacional sustentada em residncias artsticas que visam a criao em artes visuais atravs de projectos inditos que estimulam a experimentao. O projecto das residncias artsticas, que contempla uma estadia de duas a trs semanas, pretende contribuir para uma maior articulao entre artistas estrangeiros e a comunidade artstica local, e para uma aproximao da sociedade santomense Bienal e criao artstica contempornea. As residncias artsticas procuram, sempre que possvel, contemplar a realizao de workshops por parte dos artistas, no mbito do domnio tcnico da sua rea de criao ou das prticas e aces desenvolvidas na gesto da sua carreira artstica.

Artistas em Residncia dos CPLP


Ihosvanny Cineros (Angola) | Jos Spaniol a conrmar (Brasil) | Csar Schoeld (Cabo Verde) | Flaviano Mindela (Guin) | Maimuna Adam / Mrio Macilau (Moambique) | Joo Maria Gusmo e Pedro Paiva (Portugal) | Ren Tavares / Kwame Sousa / Eduardo Mahl / Olavo Amado / Adilson Castro / Geane Castro / Ismael Sequeira / Estanislau Neto / Catita / Valdemar Dria (So Tom) | Joo Bosco / Izoe (Timor)

Artistas em Residncia de outros Pases


Moshekwa Langa a conrmar (frica do Sul) | Lucas Grandin (Frana) | Emeke Okereke a conrmar (Nigria) | Misheck Masamvu (Zimbabwe)

Concepo | Curadoria
Adelaide Ginga

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE


PATRIMNIO(S)

ROA LNGUA
De 1 a 8 de Novembro 2011, escritores e actores de pases falantes do portugus encontrarse-o em S. Tom e Prncipe para debaterem a sua obra, contribuindo para o intercmbio e conhecimento deste universo lingustico, e para uma poltica concertada de aperfeioamento, valorizao e promoo da Lngua Portuguesa, tendo S. Tom e Prncipe como contexto de reinveno. Na presena destes escritores prossionais, jovens santomenses frequentaro workshop de escrita criativa, jornalismo cultural e artes performativas, coordenados pela organizao do evento. Um dos objectivos ser percepcionar os diferentes modos de representao do mundo num espao marcadamente diverso, unido sob o signo da lngua, patrimnio comum, de afectos, criao, histria e comunicao. uma singular oportunidade para estreitar o dilogo entre as narrativas, memrias, oralidades e estticas dos diferentes universos culturais desta comunidade lingustica e cultural.

Concepo
Marta Lana (Portugal), Isaura Carvalho (So Tom) e Joo Carlos Silva (So Tom)

Comissariado
Jos Eduardo Agualusa (Angola)

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE


PATRIMNIO(S)

INVENTAR(IAR) AS ROAS DE SO TOM E PRNCIPE


Inventar(iar) as roas de So Tom e Prncipe uma exposio itinerante de arquitectura que percorre as antigas estruturas agrrias de cacau e caf que nos sc. XIXXX estiveram na base do desenvolvimento territorial, patrimonial e econmico desta pequena colnia portuguesa. Estruturada sob os momentos: conhecer; compreender e percorrer as roas de So Tom, recorre a diagramas, fotograas e modelos tridimensionais para dar a conhecer no apenas a sua organizao, programas e tipologias mas sobretudo a sua memria, herana e identidade. Roas presentes na exposio: gua-Iz, Bela Vista, Belo Monte, Boa Entrada, Bombaim, Colnia Aoreana, Diogo Vaz, Ferno Dias, Guen-Gu, Java, Mincond, Monte Forte, Monte Caf, Nova Moca, Pacincia, Ponta Figo, Ponta do Sol, Porto Alegre, Porto Real , Ribeira Funda, Rio Lea, Rio do Ouro Agostinho Neto, Santa Margarida, Santa Catarina, So Joo de Angolares, Santy, Soledade, Sundy, Uba-Budo,Uba-Budo Praia,Vista Alegre,Terreiro Velho

Concepo | Comissariado
Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade (Portugal)

CONFERNCIAS
Conferncias em torno da temtica da Bienal que visam debater a questo do patrimnio histrico e do patrimnio a construir em So Tom e Prncipe. Estimular a reexo sobre a necessidade urgente de classicao; de reconhecimento, estudo e valorizao social; e das aces de preservao a desenvolver para a construo de uma identidade cultural santomense na sua relao com o mundo.

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE


PATRIMNIO(S)

CINE FRICA
Ciclo de cinema de autores africanos e de outras nacionalidades que reectem sobre frica e o seu patrimnio. O cinema um ritual. Entramos no escuro e fazemos um pacto, dizemos aceito entrar nessa histria que se declina de mil maneiras. Temos tudo a ganhar, os grandes lmes do a ver o nosso lugar no mundo. Na ps-independncia das naes africanas, o cinema tornou-se um poderoso lugar de reconhecimento, de identicao, de reexo. Resgatou memrias desse lado de l do tempo onde a hist ria de cada um se comeou a contar. Questionou a identidade, a africanidade, o desejo de cho e de caminhar. Reectiu a dispora, esse lugar paradoxal que ao mesmo tempo pertena e no pertena. Neste ciclo vamos procura do cinema que faz do mundo um lugar habitvel. Dos lmes que ligam a histria ntima grande Histria, que ligam o individuo ao seu lugar, aos seus bens de famlia, sua comunidade material e espiritual, ao seu patrimnio. Ontem como hoje.

Coordenao
Maria Joo Guardo (Portugal)

HOMENAGEM A ALMADA NEGREIROS


Aco de homenagem a um vulto da cultura, nascido em So Tom, que se tornou num dos mais importantes artistas da Histria da Arte portuguesa. Criao de um marco que assinale o local de nascimento de Almada Negreiros na Roa Saudade. Realizao de uma conferncia sobre a relao histrico-familiar de Almada Negreiros com So Tom e as possveis analogias da sua criao artstica com frica. Leitura de textos e declamao de poemas do autoria do artista e poeta Almada Negreiros.

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE


PATRIMNIO(S)

FOTOGRAFIA NO ESPAO PBLICO


Na cidade, grandes teles com fotograas sobre o Tchiloli, ocupam o espao pblico numa instalao de homenagem e apoio candidatura desta manifestao cultural a patrimnio mundial.

Fotograa
Lus Barra (Portugal)

ROSTOS NO MERCADO
A partir de imagens com protagonistas das artes performativas santomenses prope-se uma instalao no Mercado Novo. Cartazes de grande formato interpelam o pblico dando a ver dolos de outros tempos e nomes marcantes que atravessaramn geraes.

Coordenao
Henrique Cayatte (Portugal)

SERVIO EDUCATIVO
O projecto de servio educativo tem por objectivo sensibilizar e motivar o pblico para as aces da Bienal em momentos de formao, de dilogo e de partilha de conhecimento, valores e emoes. Procura estimular a conscincia cultural do indivduo, comeando pelo re

Coordenao
Amlie Bouvier (Frana) e Patrcia Corra (Portugal)

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE


PATRIMNIO(S)

Adelaide Ginga
Curadora e conservadora do Museu Nacional de Arte Contempornea Museu do Chiado, em Lisboa. Exerceu anteriormente as funes de Subdirectora do Instituto das Artes do Ministrio da Cultura de Portugal, tendo entre outras responsabilidades a coordenao da rea internacional. Dirigiu as representaes de Portugal nas Bienais de Artes Visuais e de Arquitectura em Veneza e em So Paulo, de 2001 a 2007, e a Quadrienal de Praga de Cenograa e Arquitectura Teatral, em 2007. licenciada em Histria da Arte pela Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Histria Contempornea pela mesma instituio, com a tese A Aventura Surrealista que foi prmio Victor de S. Realizou tambm mestrado em Curadoria e Organizao de Exposies da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa / Fundao Calouste Gulbenkian. Tem desenvolvido trabalhos na rea da investigao cientca, historiograa e comissariado artstico.

Joo Carlos Silva


Joo Carlos Silva nasceu em Angolares, So Tom, em 1956. Estudou em So Tom e Prncipe, Angola e Portugal, onde frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra. Exerceu jornalismo, tendo, como artista plstico, iniciado as suas actividades em Lisboa. Fundou O CIAC e o Espao Teia dArte (artes plsticas, teatro, dana, debates, ocina de letras, ateliers infantis, cineclube) em So Tom. Participou em vrias exposies colectivas de artes plsticas em So Tom e no estrangeiro. Dirige actualmente o Projecto Integrado de Desenvolvimento da Roa So Joo (agricultura, pecuria, educao no-formal, ambiente, patrimnio, cultura e turismo), tambm coordenador da Bienal de Arte e Cultura de So Tom e Prncipe desde 1995. Apresentou o programa de televiso Na Roa com os Tachos e Sal na Lngua produzidos pela RTP. Autor dos livros Na roa com os Tachos em 2005 e Faam o favor de ser felizes.

VI BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SO TOM E PRNCIPE


PATRIMNIO(S)

Organizao
CIAC Centro Internacional de Arte e Cultura Curadoria: Adelaide Ginga Comunicao e Assessoria de Imprensa: Patrcia Corra | tel. +351 912872843 | skype: pfvcorrea email: mailto:bienal.sao.tome.principe@gmail.com http://bienalsaotomeprincipe.wordpress.com

Alto patrocnio de S.Exa. o Sr. Presidente da Repblica e do Governo de S. Tom e Prncipe Projecto nanciado pela Unio Europeia - PAIC Apoio Prince Claus Fund Parceiros:

Patrocnios:

Vous aimerez peut-être aussi