Vous êtes sur la page 1sur 7

Fundamentos da Construo Civil ECV109 Adonai Fineza

Elementos Estruturais

Emanuelle Alves Veiga Martins Engenharia Civil Diurno Matrcula: 4413

Outubro/2013

SUMRIO 1-Introduo 2-Obra 2.1- Consideraes Gerais da Obra 2.2 Elementos estruturais da Obra 2.2.1 Vida til do projeto 2.2.2 Sistema Estrutural 2.2.2.1 - Fundaes Profundas 2.2.2.2 - Vigas 2.2.2.3 Pilares 4.1.2.4. Lajes 2.2.3 - Sequncia de execuo 2.2.3.1 - Fundaes 2.2.3.2 - Movimento de Terra 2.2.3.3 - Lanamento do Concreto 2.2.3.4 - Vigas 2.2.3.5 - Pilares 2.2.3.6 - Lajes 2.2.3 - Normas Tcnicas relacionadas 3 Curiosidades da Obra 4 Bibliografia

1 - Introduo
Elemento estrutural cada uma das partes diferenciadas ainda que vinculadas nas quais pode ser dividida uma estrutura para efeitos de seu projeto. O projeto e clculo destes elementos so feitos de acordo com os princpios da engenharia estrutural e a resistncia dos materiais. Os principais tipos de elemento estrutural, de acordo com a geometria e o tipo de esforo suportado, so: - Laje : estruturas laminares, onde duas dimenses so da mesma ordem de grandeza e a terceira acentuadamente de menor dimenso. As lajes em um Sistema Estrtural esto, na maioria das vezes, apoiadas em vigas, podendo tambm em certos casos estarem apoiadas diretamente sobre os pilares. -Viga: estrutura reticular, onde uma das dimenses preponderante em relao s outras duas. As vigas podem estar apoiadas diretamente sobre os pilares como tambm sobre outras vigas. -Pilar: estrutura reticular, onde uma das dimenses preponderante s outras duas. Os pilares esto apoiados nas fundaes. - Fundao: estrutura tridimensionalmente monoltica, onde as trs dimenses so da mesma ordem de grandeza. As fundaes esto apoiadas sobre as estacas ou sobre o prprio terreno. O esquema estrutural uma representao simplificada da estrutura em termos de seus elementos, conexes e apoios. Dentro das restries do projeto arquitetnico, a definio do esquema estrutural uma das etapas mais dependentes dos conhecimentos, da experincia e da criatividade do engenheiro estrutural. Os elementos estruturais, quanto ao seu grau de hiperestaticidade, podem ser classificados como estruturas isostticas, estruturas hiperestticas ou estruturas hipostticas.

2- OBRA: Projeto Proinfncia Tipo C 2.1- Consideraes Gerais da Obra


O Projeto Padro Tipo C desenvolvido para o Programa Proinfncia, tem capacidade de atendimento de at 120 crianas, em dois turnos (matutino e vespertino), e 60 crianas em perodo integral. As escolas de educao infantil so destinadas a crianas na faixa etria de 0 a 5 anos e 11 meses. Onde as creches so para crianas de 0 at 4 anos de idade e Pr-escola para crianas de 4 at 5 anos e 11 meses. O partido arquitetnico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criana, tanto no aspecto fsico, psicolgico, como no intelectual e social. As escolas de ensino infantil do Tipo C so trreas e possuem 4 blocos distintos de acordo com a funo a que se destinam. Foi considerada como ideal a implantao das escolas do Tipo C em terreno retangular com medidas de 35m de largura por 45m de profundidade e declividade mxima de 3%. Tendo em vista as diferentes situaes para implantao das escolas, o Projeto Padro apresenta opes e alternativas para efetu-las, dentre elas, opo de instalaes eltricas em 110V e 220V, alternativas de fundaes, implantao de sistema de esgoto quando no houver o sistema de rede pblica disponvel e alternativas de elementos construtivos visando o conforto trmico.

2.2 - ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA OBRA


Em virtude do grande nmero de municpios a serem atendidos e da maior agilidade na anlise de projeto e fiscalizao de convnios e obras, optou-se pela utilizao de um projeto-padro. Algumas das premissas deste projeto padro tem aplicao direta no sistema construtivo adotado: Definio de um modelo que possa ser implantado em qualquer regio do territrio brasileiro, considerando-se as diferenas climticas, topogrficas e culturais; Facilidade construtiva, com modelo e tcnica construtivos amplamente difundidos; Garantia de acessibilidade a portadores de necessidades especiais em consonncia com a ABNT NBR 9050; Utilizao de materiais que permitam a perfeita higienizao e fcil manuteno; Obedincia legislao pertinente e normas tcnicas vigentes no que tange construo, sade e padres educacionais estabelecidos pelo FNDE/MEC; O emprego adequado de tcnicas e de materiais de construo, valorizando as reservas regionais com enfoque na sustentabilidade. Levando-se em conta esses fatores e como forma de simplificar a execuo da obra em todas as regies do pas, o sistema construtivo adotado foi o convencional, a saber: Estrutura de concreto armado; Alvenaria de tijolos com 08 furos (dimenses nominais: 19x19x09cm, conforme NBR 15270-1) e alvenaria de elementos vazados (dimenses: 40x40x10cm e 15x15x10cm); Laje pr-moldada de concreto; Telhas de barro (modelo colonial).

2.2.1 Vida til do projeto


Sistema Estrutura Pisos Internos Vedao vertical interna Vedao vertical externa Cobertura Hidrossanitrio Vida Util mnima (anos) 50 13 40 20 20 20

2.2.2 Sistema Estrutural


O sistema estrutural adotado, do tipo convencional composto de elementos estruturais em concreto armado. Quanto a resistncia do concreto adotada: Estrutura Vigas Pilares Lajes Sapatas FCK (MPa) 25 MPa 25 MPa 25 MPa 25 MPa

2.2.2.1 - Fundaes profundas


Quando o solo compatvel com a carga da edificao se encontra a mais de 3m de profundidade necessrio recorrer s fundaes profundas, tipo estaca. Elementos esbeltos, implantados no solo por meio de percusso ou pela prvia perfurao do solo com posterior concretagem, que dissipam a carga proveniente da estrutura por meio de resistncia lateral e resistncia de ponta. No projeto, fornecido o clculo estrutural na modalidade estaca escavada, para uma carga adimissvel de 0,2 MPa (2 kg/cm2).

2.2.2.2 - Vigas
Vigas em concreto armado moldado in loco com altura mdia aproximada de 40 cm.

2.2.2.3 Pilares
Pilares em concreto armado moldado in loco de dimenses aproximadas 12x30cm.

4.1.2.4. Lajes
utilizada laje macia de altura mdia aproximada de 10 cm.

2.2.3 - Sequncia de execuo 2.2.3.1 - Fundaes 2.2.3.2 - Movimento de Terra

Para levantamento dos volumes de terra a serem escavados e/ou aterrados, devem ser utilizadas as curvas de nvel referentes aos projetos de implantao de cada edificao.O volume de aterro dever incluir os aterros necessrios para a implantao da obra.

2.2.3.3 - Lanamento do Concreto


Antes do lanamento do concreto para confeco dos elementos de fundao, as cavas devero estar limpas, isentas de quaisquer materiais que sejam nocivos ao concreto, tais como madeira, solo carreado por chuvas, etc. Em caso de existncia de gua nas valas da fundao, dever haver total esgotamento, no sendo permitida sua concretagem antes dessa providncia. O fundo da vala dever ser recoberto com uma camada de brita de aproximadamente 3 cm e, posteriormente, com uma camada de concreto simples de pelo menos 5 cm. Em nenhuma hiptese os elementos sero concretados usando o solo diretamente como frma lateral.

2.2.3.4 - Vigas
Para a execuo de vigas de fundaes (baldrame) devero ser tomadas as seguintes precaues: na execuo das formas estas devero estar limpas para a concretagem, e colocadas no local escavado de forma que haja facilidade na sua remoo. No ser admitida a utilizao da lateral da escavao como delimitadora da concretagem das sapatas. Antes da concretagem, as formas devero ser molhadas at a saturao. A concretagem dever ser executada conforme os preceitos da norma pertinente. A cura dever ser executada para se evitar a fissurao da pea estrutural.

2.2.3.5 - Pilares
As formas dos pilares devero ser aprumadas e escoradas apropriadamente, utilizando-se madeira de qualidade, sem a presena de desvios dimensionais, fendas, arqueamento, encurvamento, perfurao por insetos ou podrido. Antes da concretagem, as formas devero ser molhadas at a saturao.A concretagem dever ser executada conforme os preceitos da norma pertinente. A cura dever ser executada para se evitar a fissurao da pea estrutural.

2.2.3.6 - Lajes
O escoramento das lajes dever ser executado com escoras de madeira de primeira qualidade ou com escoras metlicas, sendo as ltimas mais adequadas. As formas devero ser molhadas at a saturao, antes da concretagem. Aps a concretagem a cura dever ser executada para se evitar a retrao do concreto e fissurao da superfcie. A desforma dever seguir os procedimentos indicados em norma.

2.2.3 - Normas Tcnicas relacionadas


ABNT NBR 5738, Concreto Procedimento para moldagem e cura de corpos-deprova; ABNT NBR 5739, Concreto Ensaios de compresso de corpos-de-prova cilndricos; ABNT NBR 6118, Projeto de estruturas de concreto Procedimentos; ABNT NBR 7212, Execuo de concreto dosado em central; ABNT NBR 8522, Concreto Determinao do mdulo esttico de elasticidade compresso;

ABNT NBR 8681, Aes e segurana nas estruturas Procedimento; ABNT NBR 14931, Execuo de estruturas de concreto Procedimento;

3 Curiosidades da Obra
O Programa PROINFNCIA - Programa Nacional de Reestruturao e Aparelhagem da Rede Escolar Pblica de Educao Infantil, criado pelo governo federal (MEC e FNDE), faz parte das aes do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), visando aprimorar a infraestrutura escolar, referente ao ensino infantil, tanto na construo das escolas, como na implantao de equipamentos e mobilirios adequados, uma vez que esses refletem na melhoria da qualidade da educao. O programa alm de prestar assistncia financeira aos municpios, com carter suplementar, padroniza e qualifica as unidades escolares de educao infantil da rede pblica. Com a finalidade de atender o usurio principal, no caso as crianas na faixa etria definida, o projeto a adotou os seguintes critrios: Facilidade de acesso entre os blocos; Segurana fsica que restringem o acesso das crianas desacompanhadas em reas como cozinha, lavanderia, castelo dgua, central de gs, luz e telefonia; Circulao entre os blocos com no mnimo de 80cm, com piso contnuo, sem degraus, rampas ou juntas; Ambientes de integrao e convvio entre crianas de diferentes faixas etrias como: ptios, solrios e reas externas; Interao visual por meio de elementos de transparncia como instalao de vidros nas partes inferiores das portas, esquadrias a partir de 50cm do piso e paredes vazadas entre os solrios; Equipamentos destinados ao uso e escala infantil, respeitando as dimenses de instalaes adequadas, como vasos sanitrios, pias, bancadas e acessrios em geral. Tais critrios destinam-se a assegurar o conforto, sade e segurana dos usurios na edificao, e independem das tcnicas construtivas e materiais aplicados.

4 Bibliografia
www.fnde.gov.br - FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO FNDE

http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte01/Mod01/Curso1Mod01-01.htm

Vous aimerez peut-être aussi