Vous êtes sur la page 1sur 53

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.

Contestao

Ana Carina Sousa Carina Santos Liliana Santos Conceio Rodrigues

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L Articulado da Contestao1

Exmo. Senhor Meritssimo Juiz de Direito Tribunal Administrativo de 2Crculo de Lisboa Campus de Justia Av. D. Joo II, n 1.08.01 Edif. G - 6 andar 1900-097 LISBOA Vimos por este meio pedir a V. Excelncia, que nos permita intervir no processo, como Contra-interessados Petio Inicial, na medida em que: (processo n. sub6/FDL - TACL-nov. 2013 Series: - animais domsticos)

Jos Ribeiro de Almeida, proprietrio da frao do R/C A, portador do BI n. 14582653, Maria dos Anjos Ferreira, proprietrio da frao do R/C B, portador do BI n. 1458965, Armnio Alves, proprietrio da frao do R/C C, portador do BI n. 25698755, Manuel da Silva dos Anjos proprietrio da frao R/C D, portador do BI n. 1425521, Maria de Ftima Gaspar proprietria da frao 2andar D, portador do BI n. 1257865.

Como contra-interessados ao abrigo do n. 1 do art. 82. conjugado com o art. 83. n. 1 do CPTA

22

Nos termos da alnea a) do n. 2 do art. 78., por fora do seu n. 1 o tribunal competente onde inicia a ao com a aceitao do processo pela Secretaria, por aplicao da lei do CPC que seguem - Atos da secretaria - 157. - 162., publicidade e acesso ao processo - 163. - 171.,
comunicao de atos - 172. - 185. e o comeo e desenvolvimento da instncia - 259. 268.) por analogia tambm competente para conhecer dos demais articulados, o considerado para a PI., art. 91./1 1..segue em princpio todo o processo
3

Idem os respetivos nmeros de Bilhete de identificao ou Carto de cidado dos demais contra-interessados
3

Idem os respetivos nmeros de Bilhete de identificao ou Carto de cidado dos demais contrainteressados.

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L Residncia: Propriedade horizontal4, onde residem como condminos em compropriedade com No das Arcas, sito na Rua da Prata, n 59, 1149-027, Lisboa.

Mandatrio Judicial:

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L., com escritrio na rua Ali bab e os quarenta ladres, Lisboa, n 50, 6 e 7, Advogadas em prole do Direito, Verdade e Justia.

Objetivo:

1. Ser parte passiva contra-interessada a favor da manuteno do Regulamento do Animal Domstico emitido pela Ministra da Agricultura e do Mar, publicado a 06 de Novembro de 2013 contestando5 a impugnao (art.s 62., 74. a 80., 97., 99., 119., 120. a) da PI) feita por No das Arcas, (domiciliado no edifcio sito na Rua da Prata, n 59, 1149-027, Lisboa, portador do Carto de Cidado n 01765123, vlido at 14/08/2016, contribuinte fiscal n 211068789, cuja identificao consta da

4 5

Conforme art. 1414. e art. 1420./1 e 2 do CC (citadas no art. 71. da PI, nos art.s 71., 77. - 79.) Nos termos do art. 83./1, apesar de ter sido referenciado na concluso da PI (art. 81./1) no serem conhecidos contra-interessados, coabitando, no entanto, em propriedade horizontal, o que em princpio faria supor a existncia de, pelo menos, perspetivos, mas por fora do art. 82./1 do CPTA e 55./1 do CPA (foi suprida o que poderia ter sido uma possvel exceo dilatria 89./1 f)) que apresenta o articulado da contestao, tendo havido por parte da secretaria, posterior entrega da cpia da PI e dos respectivos documentos anexos, nos termos do art. 85./1 do CPTA, podendo, assim, haver lugar aplicao do princpio do contraditrio.

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

PI, entrada no Tribunal de Crculo de Lisboa, qual foi atribudo nmero processo (supra indicado), atravs de mandato judicial pelos advogados Bruno Dias, Bruno Giro, Tnia Paiva, Vasco Simes e Victria Rosa, nos termos e nos moldes indicados na referida petio, com domiclio profissional na Avenida Joo Galhofo, n 50, 3 Andar. 2. Impugnar, a Petio Inicial do Ministrio Pblico que pretende invalidar o Regulamento6.

A Legitimidade:

1. Quanto contestao regulada pelo art. n. 10. do CPTA conjugado com o art. 10./1, 2 e 3 c) CPC que de forma semelhante atribuem legitimidade passiva [] contra as pessoas [] de interesses contrapostos aos do autor, que salvo melhor interpretao, de acordo com o Professor Menezes Cordeiro, nesta ltima parte, no estaramos perante um relao inter partes, antes numa situao erga omnes que permite intervir na ao. 2. Em relao Petio Inicial semelhante a posio passiva de impugnao do ato do Ministrio Pblico. 3. O legislador teve em ateno que os atos praticados pela Administrao so passveis de serem impugnados, como pressuposto processual da recorribilidade do acto administrativo perante os tribunais7, ao ter eficcia

Considerar a Petio Inicial Ministrio Pblico 82. - por subjectivamente se sentirem lesados nos seus direitos e interesses legalmente protegidos por ser titular de vrios interesses diretos e pessoais que ficaro feridos com a inexistncia de regulao na matria discutida nesse processo art. 55./1 a) conjugado com o art. 57. do CPTA para tentar impedir o provimento do processo impugnatrio por se ter legtimo interesse na manuteno do acto impugnado, visto que, nesse caso, ficaria directamente prejudicada. 7 Aroso de Almeida, Mrio, Manual de Processo Administrativo, 2010, Almedina diz ser uma viso do passado, hoje h que distinguir vrios aspectos ou dimenses que so ou podem ser , cumulativamente necessrio para que um acto administrativo possa ser impugnado, ou seja, h que ter em ateno os requisitos de impugnabilidade (p. 269, 270) e, por outro lado, necessrio que o ato administrativo definido como acto jurdico praticado por um rgo da Administrao Pblica art. 120. do CPA. E h que se considerar o art. 51./2 a comparao que feita dos referidos atos para efeitos impugnatrios - p. 274.

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L externa8 quando em benefcio de uma parte. Pode, em contrapartida, afetar os direitos de terceiros ou vice-versa. 4. Desta forma, como vizinhos do Zoolgico caseiro, assiste-nos legitimidade passiva nos termos gerais art. 10./1 in fine, para contestar a impugnao do Regulamento ou afim que o possa substituir, por existir legtimo interesse na manuteno do mesmo - art. 57. ou a contrario, na no prtica do ato de revogao do Regulamento que tenham legtimo interesse em que ele [Regulamento no seja anulado ou declarado nulo, ou seja, que o seu contedo subsista] no sendo praticado o ato que retire os seus efeitos. - art. 68./2 todos do CPTA. Da a apresentao desta contestao, nos termos do n. 1 do art. 83. do CPTA.

A Tipo de ao:- Ao Administrativa Especial9

1. Estamos a contestar a ao de impugnao do ato administrativo, a aprovao10 do Regulamento da Ministra da Agricultura11 e do Mar publicado a 06 de novembro de 2013 nos termos propostos pela PI. 2. Por outro lado, estamos perante uma ao regulada pelo n. 2 a) enquadrada no artigo 46. do CPTA por apresentarmos uma contestao PI apresentada pelo

Impugnao de atos administrativos art. 50./1 e o princpio geral art. 51./1 com a sua querela doutrinria Aroso de Almeida, Mrio, p. 270 diz que a pretenso formulada pelo autor tem, antes de mais, de reportar-se a um ato administrativo. Ora, a dificuldade poder estar em, por vezes, saber-se se estamos perante um ato ou algo que com ele se poder confundir. 9 Aroso de Almeida, Mrio, Manual de processo Administrativo, pp. 367ss. [] a forma, ou modelo de tramitao que deve seguir, tanto no plano da propositura, como no plano do desenvolvimento subsequente e a deciso final pelo juiz, [] qualquer dos quatro tipos de pretenses que o Cdigo enuncia no art. 46. do CPTA sendo esta a situao presente a juzo e, ora contestado de acordo com a alnea a) do n. 2 do referido artigo. 10 De acordo com o entendimento de Diogo Freitas de Amaral, perante um ato relacional, ou seja, um ato que regula as relaes da Administrao com outros sujeitos de direito no exerccio da actividade administrativa, sendo caracteristicamente administrativas as seguintes espcies de normas relacionais: [] conferem poderes de autoridade Administrao Pblica; e as que submetem a Administrao a deveres, sujeies ou limitaes especiais, impostas por motivos de interesse pblico;[] a imposio de deveres [] ou a atribuio material de garantias a terceiros e a delimitao, [] dos direitos e interesses legtimos dos vrios sujeitos de direito fazem-se por normas relacionais [] so obviamente normas de Direito Administrativo, (Curso de Direito Administrativo, vol. I, 3. ed., Almedina, com colaboradores). 11 No nos conferida a legitimidade para aferir a competncia para a aprovao do Regulamento, nem o meio utilizado para emitir o ato. (art. 63.-66. da PI, questo que est a cargo de outras instncias, por exemplo, as reguladas pelo art. 73. n.3 ab initio e os nmeros 4 e 5 do mesmo art. do CPTA)

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L Ministrio Pblico art. 51./1 ab initio, por precauo, pois devido sua eficcia externa, de acordo com o que defende o Professor Vasco Pereira da Silva, a parte subjetiva do artigo referente leso, releva, se possvel, como forma de impedir e no de indemnizar. 3. Razo pela qual podemos concluir esta na presena de uma ao administrativa especial regulada pelas normas do art. 46. e seguinte do CPTA.

A Causa de Pedir:

A perigosidade existente e potencial com a manuteno, no de animais, mas desta panplia de combinao animalesca com os seus cheiros, hbitos origens enjaulados no mesmo habitat com um homem de permeio, trazendo consigo todo e qualquer potencial transmissor de molstia ou epidemia ao atravessar todo o edifcio, pois habita no ltimo andar razo pela qual, tem aumentado a preocupao em relao sade pblica dos moradores do prdio e no s.

A Fundamentos

Art. 62., 68.,74. a 80., 97., 99., 119., 120. a) da Petio Inicial:

1. 62. - O referido regulamento tem eficcia externa, pois os seus efeitos jurdi-

cos produzem-se no no interior da esfera jurdica da pessoa coletiva pblica de que emanam, mas sim na esfera jurdica dos particulares (no caso os proprietrios de fraes autnomas em prdios urbanos que tenham animais domsticos) (cfr., Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo, II, 2011, pg. 189).
6

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L - Podemos, ento, concluir que existiro efeitos na esfera privada dos restantes particulares residentes no prdio, o que pressupe um dano, maior ou menor, em relao proximidade do andar onde se encontram todos estes animais (especialmente nesta era, em que esto a aumentar manifestamente o n de pessoas afetadas por alergias). Como dispe o n.1 do art. 412. (ex 514.) do CPC de 2013, no carece de prova ou alegao, sendo um facto notrio os efeitos prejudiciais nos direitos de 3, por serem do conhecimento geral. 2. 74. - Como todos os direitos fundamentais, o direito propriedade privada

apenas pode ser limitado, restringido, nos casos expressamente previstos na constituio e tem de se limitar ao necessrio para salvaguardar outos direitos ou interesses constitucionalmente protegidos, como dispe o artigo 18/2 CRP (princpio da proporcionalidade, que abarca proporcionalidade, necessidade e adequao). Ainda o 18/3 CRP refere que as leis que restrinjam direitos, liberdades e garantias tm de revestir carcter geral e abstrato e no podem ter efeito retroativo (ou seja, o regulamento em causa, mesmo no se discutindo para j a questo de saber se tal situao deveria ter sido regulada por lei ou se bastaria regulamento, no poderia ter efeitos retroativos, o mesmo dizer, que teriam de ser salvaguardados os direitos do autor, no que se refere nomeadamente ao nmero de animais que este poder ter na sua frao autnoma) entendemos que um regulamento com tal contedo no dever atingir retroativamente a situao do autor, apenas podendo dispor para o futuro, sob pena de inconstitucionalidade.
- No estamos contra o Senhor No das Arcas, nem contra qualquer pessoa que tenha animais e os trate bem, reconhecendo-lhes todos os direitos de propriedade, de amizade e todos os direitos fundamentais. Contudo, a importncia da questo no se foca nesse aspeto. Os direitos fundamentais tm dois sentidos, e por mais absolutos que sejam podem ser restringidos quando em coliso com direitos de igual importncia. A questo reside na incompatibilidade de direitos das partes e sobre quais os direitos que devem prevalecer. 3. 75. - Poderamos admitir ser possvel restringir o direito de propriedade dos

seus animais se este estivesse com o seu exerccio a lesar, designadamente os direitos ou interesses constitucionalmente protegidos dos outros condminos,
7

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

por exemplo, em termos de sade, segurana ou comodidade (situao que veramos como aceitvel em virtude do prprio instituto do abuso de direito, que tem previso legal no artigo 334CC). Porm, como foi demonstrado na matria de facto, essa situao no se verifica, e o autor tomou todas as medidas para que no se verifique (falamos do treino especfico dado aos animais, s obras realizadas no imvel ou contratao da mdica veterinria que cuida da sade dos animais). a) ver p. 42 PI anexa PI est a Ata N. 25 em que se estabelece a permisso para fazer as obras no sto, datada de 25 de fevereiro de 2003 o que perfaz mais de 10 anos. b) p. 38 PI ( fatura das obras feitas em 15 de abril de 2003), as obras permitem as possveis bactrias animais saiam fora de portas? c) - p. 45 PI - h uma declarao de autorizao sem data que menciona a Assembleia de condminos realizada a 20 de agosto de 1997 que o autoriza a ter animais, mas no especifica quais as espcies que so abrangidas. d) - p. 49 PI fatura de 10 de janeiro de 2005 de aquisio de alguns dos animais mencionados no art. 68 (pg. 13). Onde esto as faturas dos restantes? Onde e como os adquiriu? 4. 78. - Como se pode constatar pelo Regulamento de Condomnio em que a fra-

o autnoma se inclui, no existe no mesmo uma limitao ao nmero de animais por fraco autnoma, desde que respeitados os cuidados devidos, designadamente em matrias de segurana, sade pblica e rudo (que so respeitados, como o demonstra a matria de facto, pelo autor) - so admissveis limitaes a esse exerccio de direitos, pelo que decorre do artigo 1422 e 1344 ss CC), no entanto todas estas limitaes foram respeitadas
Ainda que a sade pblica esteja salvaguarda que diremos da sade do Senhor No das Arcas? Estar o ambiente respiratrio de seu lar puro? Estar salvaguardado de outras epidemias e do contgio a 3s? Estar o Senhor No vacinado por imunizao ou poder ser portador de doena ainda que inconsciente?

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L 5. 97. - Assim conclumos que o autor foi, em virtude do acto tomado, prejudica-

do nos seus direitos e interesses legalmente protegidos, sendo parte legtima na presente aco, 55/1,a) CPTA
No retirando os direitos que a lei protege ao autor da petio, pergunta-se: e os direitos dos demais condminos? 6. 120. a) Nestes termos e nos demais de Direito que Vossa Excelncia doutamente suprir, pede ao tribunal que se digne a: a) - Declarar a ilegalidade do Regulamento do Animal Domstico emitido pela Ministra da Agricultura e do Mar, com efeitos circunscritos ao caso concreto, pedindo assim a sua desaplicao;

Concluso
Como condminos no mesmo edifcio que No das Arcas, temos coabitado com este Jardim Zoolgico habitacional desde, pelo menos, fevereiro de 2003, de acordo com a Ata n. 25., anexa PI. certo que foi em reunio de condomnio dada a permisso nos termos dos artigos 1. e 2. da referida ata.. Nos ltimos tempos temos abordado o assunto entre vizinhos com a inteno de expor e esclarecer a situao com o Senhor No das Arcas numa prxima reunio de condomnio, a qual j foi marcada diversas vezes e que este continua sem comparecer. O que se iniciou h 10 anos com a boa vontade e anuncia de todos est agora uma situao insustentvel. 1. Os animais tm uma considervel longevidade sendo que j decorreram 10 anos desde a Assembleia documentada (pgina 40 da PI), no se podendo ainda assim descurar o documento anexo na pgina 45 da PI (declarao de autorizao) referenciando a Assembleia de condminos que a 20 de Agosto de 1997 autoriza a coabitao animal, desde que, cumpra as normas de higiene e segurana.

2. Existem outros fatores a considerar como o avano da idade dos animais com a
natural possibilidade das inerentes doenas, a perigosidade de se poderem revoltar contra o dono.

A
Pedido: cumulao dos seguintes pedidos:

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

1. Manuteno do referido Regulamento da Ministra da Agricultura e do Mar. 2. Devido longevidade da maioria dos animais coabitantes com o No das Arcas, solicitamos que sejam retirados do prdio todos os animais que, de alguma forma ou, por alguma razo, esto a contribuir para os maus cheiros e a possibilidade de uma epidemia antes que situaes mais graves que se avizinham sucedam. 3. Ser feita uma desinfestao ao andar e, se se justificar, ao prprio prdio alternativa: a) O controlo atravs dos servios Camarrios competentes sobre: o o o A higiene da habitao do No das Arcas e do respetivo sto; O controlo dos cheiros; A obrigatoriedade da apresentao peridica a ser estabelecida do atestado de sade e a no existncia de doenas prejudiciais para os restantes vizinhos e incluindo para o No das Arcas que poder haver contgio inter-pessoal; o Documento atestando a morte de cada animal, a fim de no serem substitudos, mantendo o documento de compra dos primeiros. - e em simultneo ou, caso no proceda o pedido de manuteno do Regulamento, em

b) Demanda de prova pericial para obteno urgente de parecer Tcnico especializado do Instituto Ricardo Jorge na vertente de epidemiologia; c) Prova pericial com o parecer tcnico da Cmara Municipal de Lisboa sobre as condies de habitabilidade do andar do Senhor Ne das Arcas antes que se afunde todo o prdio num contgio que, ainda que possa no ser mortal, o seja no sentido de mazelas respiratrias, de pele e outras. d) Responsabilidade civil pelos danos causados e comprovados pela coabitao animal de cheiros cumulativos devido a to grande variedade coexistentes, bem como, aos que da possam advir, inclusive pela fuga de algum dos referidos animais.

Forma do processo:

10

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L 6. art. 546./2 CPC, especial art. 931. todo ele especial no obstante de, a uma parte, se aplicar o regime comum (932.). Art. 212./4.

A tutela de um bem jurdico, o direito de propriedade (dos animais, bem como, do imvel, do bem estar, direito da sua privacidade e opo pelo contedo do interior do seu lar, no obsta, ao direito de idntica tutela dos demais moradores.

PROVA 1. Testemunhal a. Jlia Pinheiro, domiciliada rua dos Segredos, Vivenda Casa dos Degredos b. Anastasia Helga, domiciliada no 3D, do prdio sito na rua da Prata, n59 c. Filipe Cruz Lopes, domiciliado na rua Garret, n70, Vila Nova de Gaia d. Maria de Ftima Gaspar, domiciliada no 2D, do prdio sito na rua da Prata, n59 e. Manuel da Silva dos Anjos, domiciliado no R/C D, do prdio sito na rua da Prata, n59

11

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Dos Factos:

Artigo 1 A 30 de Janeiro de 1995, Maria de Ftima Gaspar, adquiriu a frao autnoma do 2 andar direito, do prdio urbano sito na Rua da Prata, n 59, Lisboa (junta-se o contrato de compra e venda da mesma, no documento anexo n 1).

Artigo 2 M Ftima, hospedeira de bordo de profisso desde os seus 25 anos, no habitava regularmente na frao autnoma supra citada, s passando nesta o mximo de 2 dias seguidos, no sendo, por isso, afetada pelo Sr. No das Arcas que passou a residir na frao superior sua dois anos depois.

Artigo 3 Por motivos profissionais, at dezembro de 2012, M Ftima no residia na frao, motivos esses que se alteraram no final do ano de 2012, por se ter despedido, decidindo regressar ao seu pas para assentar e constituir famlia.

Artigo 4 Por essas mesmas razes, nas reunies citadas na Petio Inicial do Autor, M Ftima no podia estar presente, tendo sido representada por uma amiga na Assembleia datada de 25 de Maro de 2003.

12

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Artigo 5 Em funo da representao na Assembleia, Carlota Joaquina comunicou a M Ftima os assuntos deliberados, indicando-lhe os documentos que tinham sido apresentados e as respetivas vistorias. M Ftima concordou com o disposto na Ata N25, por acreditar piamente na competncia dos empreiteiros que procederam s obras e, no tcnico Hipcrates que emitiu o parecer.

Artigo 6 Por ser uma pessoa que gosta de animais, M Ftima concordou tambm com a exclusividade do uso do sto do imvel por No, dizendo inclusive que assim os pobres passarinhos teriam mais espao para voarem.

Artigo 7 O Autor refere no artigo 16, que era sabido que as obras se destinavam a albergar mais animais. Contudo, apesar deste conhecimento, o Autor ultrapassou o nmero mximo tolerado pelos residentes, quando passou de 8 pssaros para 36 animais das mais variadas espcies.

Artigo 8 O Autor refere tambm, no artigo 22, que sempre se dirigiu Assembleia para informar sobre a aquisio de novos animais. No entanto, aquando destas informaes, as espcies no foram reveladas, dando apenas a entender que iria aumentar a sua coleo de forma razovel e sem perigo para os restantes condminos, tendo apenas feito referncia espcie quando adquiriu os ces e os gatos.

13

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Artigo 9 Aps a mudana permanente para a sua frao, M Ftima queixou-se do constante barulho diversas vezes namorada do Sr. No, tendo esta afirmado que lhe comunicaria quando estivesse com ele.

Artigo 10 de ressalvar que, por mais de uma vez no ltimo ano, M Ftima avisou tanto a empregada, como a supra citada namorada do Sr. No, para terem ateno quando fossem passear os animais, nomeadamente os ces, por se tratar de um prdio familiar onde residem crianas e idosos e, pelos perigos em termos de sade que tal acarreta.

Artigo 11 Apesar dos avisos, vrias foram as vezes em que estas foram apanhadas a violar as regras constantes do Regulamento de Condomnio, nomeadamente o artigo1, nmero 2 que dispe expressamente que Alm dos condminos, tambm os familiares, inquilinos ou qualquer pessoa que resida no prdio deve cumprir as regras deste regulamento, (junta-se o Regulamento do Condomnio no anexo 2).

Artigo 12 Foi sabido, nomeadamente atravs da lista de visitantes do prdio, constante na portaria, que as visitas da empregada de No antecediam sempre e, de forma exaustiva, a visita da veterinria responsvel por se deslocar frao autnoma do Sr. No para examinar os animais, de forma a garantir a defesa da sade dos mesmos e para evitar a transmisso de doenas, (junta-se a lista de visitantes do prdio no anexo 3).

14

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Artigo 13 No foram raras as vezes que as roupas de M Ftima, penduradas no seu estendal situado na varanda, ficaram danificadas ou com odores, devido sujidade existente na varanda do 3D, que fica por vezes, sem ser limpa durante dias consecutivos e, que serve de bispote para os animais domsticos do Sr. No, que por tal, viola mais uma vez o Regulamento do Condomnio, nomeadamente, o disposto no artigo 20, nmero 1 e 20, nmero 2. Artigo 11 Os animais fazem mais barulho quando o autor no est presente, chegando o barulho a ser ensurdecedor, por estes s terem sido treinados a seguir as ordens do dono.

Artigo 12 Ficou acordado na Ata N26, que No, em troca do uso exclusivo do sto, ficaria totalmente encarregue de colocar o lixo de todos os condminos na rua, nos contentores devidos, para posterior recolha nos dias estipulados, (junta-se a Ata N26 no anexo 4).

Artigo 13 O Sr. No no tem cumprido a funo acima referida nos ltimos seis meses, criando condies execrveis no prdio, principalmente no que se refere ao odor que emana da diviso onde o contentor est guardado e, que se espalha pelo Rs-do-Cho, lesando os direitos dos proprietrios das quatro fraes autnomas daquele piso: o Sr. Jos Ribeiro de Almeida, a Sra. Maria dos Anjos Ferreira, o Sr. Armnio Alves e o Sr. Manuel da Silva dos Anjos.

15

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Artigo 14 Por no suportar mais a situao, o Sr. Manuel da Silva dos Anjos, residente no Rs-doCho D, apresentou queixa em Assembleia de Condomnio, como presente na Ata N40, (junta-se no anexo 5), tendo inclusivamente procedido a uma queixa formal via carta registada que o Sr. No das Arcas no recebeu por culpa prpria, tendo esta sido devolvida diversas vezes, (junta-se no anexo 6).

Artigo 15 Contrariamente ao que foi dito pelo Autor no artigo 22 da Petio Inicial, a verdade que o Sr. No s aparece nas reunies de condomnio, quando estas tenham sido por ele convocadas, com o objectivo de adquirir novos animais, no sendo sequer representado nas restantes reunies, dificultando por isso, a apresentao formal e direta de queixas ao mesmo por parte dos condminos acima referidos.

Artigo 16 Foi junto Petio Inicial do Autor, o Anexo N5, referente s faturas das obras feitas na frao do Autor e no sto. Contudo, aps a verificao do mesmo, surgem as seguintes questes: 1. Na descrio da fatura da empreitada, no parece discriminada a mo-de-obra. 2. Quem aplicou o isolamento e, 3. O nvel de qualificao tanto da mo-de-obra como do isolamento. A no especificao destas questes, leva-nos a acreditar que poder ter sido o Sr. No a terminar a obra, visto que o isolamento no ter sido corretamente colocado visto que os demais proprietrios esto a ser prejudicados pelos rudos e barulhos emitidos na sua frao autnoma.

16

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Artigo 17 O parecer tcnico emitido pelo Sr. Hipcrates de tecnicidade contestvel e duvidvel, visto que este foi anteriormente condenado por corrupo, por ter recebido uma certa quantia de dinheiro em troca da emisso de um parecer tcnico favorvel de uma obra, (junta-se no anexo 7 a sentena), tendo este caso sido exposto de forma consecutiva e meditica nas televises e redes sociais. Artigo 18 Para alm disso, o parecer do Sr. Hipcrates apresentado no est datado, sendo por isso mais um motivo que nos leva a pr em causa a sua credibilidade enquanto documento oficial.

Artigo 19 sabido, que o Sr. Hipcrates e o Sr. No so amigos de longa data, reunindo-se vrias vezes na casa do Autor, a fim de observarem os rpteis pelos quais ambos so conhecidos aficionados a nvel nacional, participando em vrias convenes sobre esta espcie.

Artigo 20 Desta forma, considerando o anteriormente exposto, o Sr. No no poder arguir que parte defraudada na emisso do parecer, at porque, tendo em considerao o que contou nas reunies de condminos, como justificao para a sua eloquncia em direitos, compareceu vrias vezes em tribunal para dar apoio ao amigo.

Artigo 21 A Sr. Benedita da Cruz, proprietria da frao autnoma do 3 A, considerada surda clinicamente, como presente no documento Anexo 8 (cedido pelo seu filho, Filipe Cruz Lopes), e por esse motivo, nunca apresentou queixas sobre os barulhos vindos da frao do Sr. No pois no eram incmodos para si, sendo que s teve conhecimento dos mes17

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

mos pelo seu filho, que foi informado pela enfermeira que frequenta diariamente a frao. Considerando a sua idade avanada, pois celebrou noventa primaveras este ano, pediu ao filho para no fazer queixa dos barulhos e dos odores, por achar que a graa do Senhor, a levaria deste mundo dentro em pouco, no querendo por isso, criar m vizinhana no pouco tempo que lhe restava.

Artigo 22 A Sra. Jlia Pinheiro, empregada do Autor e, cujo Contrato de Prestao de Servios se encontra no documento Anexo 9, demitiu-se recentemente, ao fim de trs anos de servio, dizendo que no recebo o suficiente para limpar aquele nvel de sujidade que a bicharada faz e que os ratos solta so um perigo para o patrozinho, porque se infiltram nos armrios da cozinha e fazem coc em todo o lado. (artigo 25 PI)

Artigo 23 Por tal, consideramos que o nvel de sujidade um perigo para a sade daqueles que frequentam o apartamento, tal como foi atestado pela Dr. Carla Gomes Souto, Professora da Faculdade de Medicina de Lisboa e mdica no Hospital So Jos, a quem foi pedido que elaborasse um parecer mdico sobre o convvio de animais e pessoas nas fraes autnomas, tal como se pode confirmar no anexo 10.

Artigo 24 O autor no est sempre presente em casa, pois tem um segundo trabalho como empregado de mesa no restaurante XPTOZ para se poder sustentar e, portanto no pode controlar o comportamento da sua namorada, Anastacia Helga, e dos seus animais, nem dar assistncia imediata em caso de fuga dos ltimos.

18

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Artigo 25 A possibilidade de fuga de qualquer um dos animais, nomeadamente os rpteis e as cobras, permite que estes possam assim infiltrar-se noutro apartamento e causar srios danos em adultos e crianas, (Artigo 27 e 25 PI).

Artigo 26 A GREENPEACE considera a posse e manuteno destes animais na frao autnoma, uma violao do bem-estar humano e animal, pois deveriam estar no seu habitat natural, pelo menos no que respeita aos animais exticos, e no num espao nfimo, numa amlgama de espcies, uma selva de cimento (junta-se o parecer no anexo 10).

19

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L DO DIREITO: Direito propriedade privada Artigo 27 Dispe o artigo 1420/1 CC que cada condmino proprietrio exclusivo da frao que lhe pertence e proprietrio das partes comuns do edifcio. Existem, portanto, limitaes ao

exerccio dos direitos de todos os condminos. Artigo 28 A propriedade um direito constitucionalmente protegido como previsto no art 62. Artigo 29 O comportamento de No lesivo dos direitos de propriedade dos restantes residentes. Artigo 30 No caso da propriedade horizontal, encontramos uma coordenao de vrios direitos prprios a cada condmino bem como uma compropriedade das partes comuns. No exerccio do seu direito de propriedade e de compropriedade das partes comuns, No foi para alm da sua esfera de atuao legalmente permitida e interferiu com direitos de igual natureza que assistem aos restantes residentes. Artigo 31 Cabe-nos questionar se o direito de propriedade dos animais e da frao um direito equivalente, inferior ou superior ao direito dos restantes condminos. Artigo 32 Contudo, a subordinao ao interesse geral vem referida no artigo 65/2 alnea c) da Constituio.

20

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Tutela geral da personalidade Artigo 33 Segundo o disposto do artigo 70/1 do Cdigo Civil, a lei protege os indivduos contra qualquer ofensa ilcita ou ameaa de ofensa sua personalidade fsica ou moral. Artigo 34 A tutela da integridade pessoal est igualmente consagrada na Constituio da Repblica Portuguesa no seu artigo 25, onde a a integridade fsica e moral das pessoas inviolvel. Artigo 35 No presente caso, o comportamento de No mostrou-se lesivo dos direitos referidos dos seus vizinhos, nomeadamente na vertente da proteo da integridade fsica. Artigo 36 Os odores causados pela falta de recolha do lixo, bem como as possveis infestaes que dai advm so lesivos para a sade dos restantes condminos. O risco de sade e bem-estar dos vizinhos leva violao dos direitos expressos pela atuao de No. Artigo 37 Para alm da responsabilidade civil e da proteco constitucional referida, so tambm admitidos outros mecanismos de defesa contra a violao dos direitos de personalidade referidos, nomeadamente fazendo-se referncia ao disposto do artigo 66 da Constituio. Artigo 38 Por conseguinte, protegido o direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado, sendo igualmente ressalvado o dever da sua defesa.
21

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

No disposto do n2 do artigo, a participao dos cidados igualmente obrigatria, levando assim evidncia do incumprimento por parte de No. Artigo 39 So ressalvadas as medidas de preveno e controlo da poluio e dos seus efeitos e formas prejudicais de eroso (alnea a), a qualidade ambiental das povoaes e da vida urbana (alnea e), bem como a promoo da integrao de objetivos ambientais (alnea g) e da educao ambiental e respeito pelos valores do ambiente (alnea g). Artigo 40 Todas as referidas medidas foram violadas por No das Arcas.

22

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Listagem de Documentos Anexos:


1. Contrato de Compra e Venda da Frao Autnoma de M Ftima 2. Regulamento de Condomnio 3. Lista de Visitantes 4. Ata N 26 5. Queixa Oficial 6. Aviso de Receo de Carta Registada 7. Sentena 8. Atestado Mdico 9. Contrato de Prestao de Servios de Jlia Pinheiro 10. Parecer Mdico 11. Parecer Greenpeace 12. Pagamento das custas

23

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Entre:

PRIMEIRO OUTORGANTE: Jafar Madeira, natural da regio autnoma dos Aores, portador de bilhete de identidade n1547826, emitido em 06/07/1989, pelo S.I.C de S. Miguel, contribuinte fiscal n 8547125, solteiro, residentes na Rua do Aladin, n37, 1149-027, Lisboa, ora em diante designados por Vendedor

SEGUNDO OUTORGANTE: Maria de Ftima Gaspar, natural de Cascais, portador do bilhete de identidade n 1257865, emitido em 12/03/1973, pelo S.I.C de cascais, contribuinte fiscal n 40205893, solteira, residente na rua das flores, n25, 2765- 033 Alcabideche, ora em diante designado por Comprador

celebrado de boa-f o presente contrato de compra e venda que se reger pelo constante das clusulas seguintes, que ambos aceitam e reciprocamente se obrigam a cumprir:

Clusula Primeira: O VENDEDOR dono e legtimo possuidor da frao autnoma, destinada a habitao, designada pela letra "D", a que corresponde o 2andar Dto., do prdio urbano, em regime de propriedade horizontal, sito Rua da Prata, n59, freguesia de So Nicolau e concelho de Lisboa, inscrito na respetiva matriz predial urbana daquela freguesia sob o artigo 25, descrito na Conservatria do Registo Predial de Lisboa, sob a ficha n 1452, da respetiva freguesia, com licena de utilizao n 135470.

24

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Clusula Segunda: Pelo presente contrato, o VENDEDOR vende ao COMPRADOR, livre de quaisquer nus ou encargos data da escritura, o bem descrito na clusula precedente, no estado em que encontra conhecido do COMPRADOR

Clusula Terceira: Em complemento do que fica expresso na clusula anterior que quando ali se diz "no estado em que se encontra", fica claro, e o COMPRADOR est ciente, considerando-se devidamente informado, que tal bem, j anteriormente utilizado por terceiros, poder padecer de deficincias cuja existncia, neste momento, as partes desconhecem, mas cuja eventualidade foi tida em conta na determinao do preo, ficando vedado ao COMPRADOR, ou a quem este venha indicar, caso as mesmas se manifestem nos prazos previstos no artigo 916 do Cdigo Civil, imputar ao VENDEDOR qualquer das obrigaes previstas nos artigos 913 a 921 do mesmo diploma legal.

Clusula Quarta: O preo convencionado para venda de 100000$ (cem mil contos) e foi pago a pronto, tendo o VENDEDOR recebido do COMPRADOR o dinheiro no momento da celebrao deste contrato.

Clusula Quinta: O COMPRADOR compromete-se ao pagamento da respetiva SISA referente a esta transmisso onerosa, no prazo previsto na lei.

25

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Clusula Sexta: So da conta do COMPRADOR, ou de quem este venha a indicar, todas as restantes despesas e encargos com a transmisso do bem objeto deste contrato, nomeadamente, registos, escritura e toda a documentao necessria formalizao da mesma, que sejam da sua responsabilidade.

Clusula Stima: O COMPRADOR obriga-se a liquidar todas as despesas de condomnio ordinrias que se venam em data posterior escritura de compra e venda. O COMPRADOR assume ainda todas as despesas de condomnio extraordinrias, cujo vencimento se verifique aps a escritura de compra e venda, ainda que aprovadas em data anterior quele ato.

Clusula Oitava: O COMPRADOR, tomou conhecimento da situao registral e fiscal da frao autnoma objeto do presente contrato, assumindo todas as consequncias decorrentes das divergncias que, no sendo diretamente imputveis ao VENDEDOR, subsistam ou possam vir a revelar-se entre: a) A rea e a composio efetiva da frao e a rea e a composio constantes do registo na respetiva Conservatria e/ou da matriz; b) A permilagem que figura no ttulo constitutivo da propriedade horizontal e a que resultaria da rea efetiva da frao. Previamente assinatura do presente contrato, o COMPRADOR, inteirou-se do estado de conservao da frao e das partes comuns do respetivo prdio.

26

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Clusula Nona: No omisso aplicar-se-o as disposies reguladoras do contrato de compra e venda do Cdigo Civil.

Feito em duplicado, ambos de igual fora, em Lisboa, aos 30 de Janeiro de 1995. Imposto de selo no valor de 1700$ (mil e setecentos escudos), liquidado nesta data.

Primeiro Outorgante

Segundo Outorgante

27

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Regulamento do Condomnio

1- Objecto do Regulamento

1. O presente regulamento aplicvel nas relaes entre os condminos do prdio situado na Rua da Prata, n59, que foi constitudo em propriedade horizontal e tem por fim estabelecer os direitos e deveres dos condminos e a competncia dos rgos administrativos do prdio.

2. Alm dos condminos, tambm os familiares, inquilinos, ou qualquer pessoa que resida no prdio deve cumprir as regras deste regulamento.

3. Em tudo quanto este regulamento seja omisso, aplicar-se-o as regras constantes dos Artigos 1414 a 1438-A do Ttulo II, do Livro III, do Cdigo Civil sobre a Propriedade Horizontal e demais legislao avulsa em vigor.

2 - Identificao dos Condminos

1. Os condminos devem fornecer a sua identificao ao administrador do condomnio e, se no viverem habitualmente no prdio, devem tambm indicar a sua residncia habitual.

2. Em caso de ausncia superior a dez dias, o condmino deve comunicar administrao do condomnio de que forma pode ser contactado.

3 - Partes Comuns

So partes comuns do prdio:


28

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

a) Solo, alicerces, pilares, paredes-mestras e todos os elementos da estrutura do prdio; b) Telhados ou terraos de cobertura; c) Entrada do prdio, escadas e corredores de passagem; d) Instalaes gerais de gua, eletricidade, comunicaes, gs e ar condicionado; e) Condutas de lixo; f) Elevadores; g) Ptios e Jardins conexos com o prdio; h) Garagens e Estacionamento; i) Arrecadaes que sirvam mais do que um condmino; j) Casa do Porteiro; k) Sala de Condomnio.

4 Deveres dos Condminos respeitantes utilizao da sua frao e partes comuns

1. No devem conferir frao um uso diferente do estipulado na constituio da propriedade horizontal, sem acordo expresso de todos os condminos e a respetiva licena camarria.

2. No devem emitir rudos que perturbem os vizinhos e, devem respeitar o perodo de repouso, no emitindo barulho aps as 22 horas nos dias teis e, aps as 24h nos finsde-semana, sendo que at estas horas, o barulho deve enquadrar-se dentro dos nveis auditivos tolerveis.

(...)

6. Devem guardar o lixo em sacos bem fechados que devem ser colocados nos contentores prprios, de modo a no colocar em perigo a higiene e sade dos moradores.

7. Respeitar as regras relativas aos locais apropriados para colocar os contentores do lixo na rua e, as horas indicadas pela Cmara Municipal quanto recolha do lixo, que ser feita a partir das 19 horas, sendo que as recolhas sero: a) s teras, quintas e sbados do lixo domstico;
29

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

b) s quartas-feiras do papel e do carto; c) s segundas e sextas do plstico e do metal.

(...) 13. Facultar ao administrador do condomnio o acesso sua frao autnoma prpria, sempre que este o solicite.

14. No ter nenhum comportamento que prejudique o bem-estar ou ponha em causa a segurana dos vizinhos.

15. Respeitar e cumprir todas as deliberaes da Assembleia de Condminos.

5 Animais nas Fraes Autnomas

1. permitida a posse e manuteno de animais no interior das fraes autnomas do prdio.

2. A posse e manuteno de animais limitada a quatro animais de porte pequeno por cada 100m 2 ou dois animais de porte grande por cada 100m 2 e a: a) Animais domsticos destinados a ser detidos por um homem, coabitando com ele no seu lar, para seu entretenimento e companhia; b) Ces-guia devidamente treinados, destinados a coabitar com o condmino para seu acompanhamento, assistncia e proteo. 3. proibida a posse e manuteno de animais exticos e selvagens.

4. Excetua-se do disposto do nmero anterior, as aves exticas suscetveis de ser detidas pelo homem por serem domesticveis.

5. A posse e manuteno de animais, no deve prejudicar o normal uso das restantes fraes por parte dos seus proprietrios, devendo ser garantida a no propagao de doenas, cheiros ou emisso de rudos.

30

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

6 Transportes de Animais

1. O transporte de animais de porte grande deve ser realizado atravs da utilizao das escadas do prdio ou pelo elevador, desde que este no esteja a ser utilizado por nenhum dos condminos.

2. Excetua-se do disposto no nmero anterior, os ces-guia que acompanhem o seu dono.

3. O transporte de animais de porte pequeno deve ser realizado nas transportadoras apropriadas.

4. Na deslocao dos animais devem os proprietrios dos mesmos ter cuidados redobrados em relao higiene e sossego nas partes comuns.

(...)

20 Limpeza de Varandas e Terraos

1. A limpeza deve ser feita de modo a causar o mnimo de transtorno possvel aos vizinhos.

2. No caso de existirem animais domsticos que tenham acesso s varandas, a limpeza deve ser feita, pelo menos, duas vezes por dia para garantir a no transmisso de doenas e alergias detidas por animais domsticos, nomeadamente a pessoas mais vulnerveis como crianas, grvidas, idosos e pessoas com defesas diminudas.
()

Lisboa, 01 de Janeiro de 1996

31

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Lista de Visitantes

Ano de 2010 Ms de Abril

DIA
19

VISITANTE
Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

TEMPO
10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 11h-12h

22

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

26

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

27

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

28

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

29

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

30

Dra. rica Fontes

Ano de 2011 - Ms de Agosto

DIA
22

VISITANTE
Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

TEMPO
10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h

25

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

29

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

30

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

31

Jlia Teresa Guilherme

32

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L


Pinheiro 01 Jlia Teresa Guilherme Pinheiro 02 Dra. rica Fontes

10h-16h 11h-12h

Ano de 2012 - Ms de Julho

DIA
16

VISITANTE
Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

TEMPO
10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 11h-12h

19

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

23

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

24

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

25

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

26

Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

27

Dra. rica Fontes

Ano de 2013 Ms de Outubro

DIA
22

VISITANTE
Jlia Teresa Guilherme Pinheiro

TEMPO
10h-16h

33

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L


24 Jlia Teresa Guilherme Pinheiro 28 Jlia Teresa Guilherme Pinheiro 29 Jlia Teresa Guilherme Pinheiro 30 Jlia Teresa Guilherme Pinheiro 31 Jlia Teresa Guilherme Pinheiro 01 Dra. rica Fontes

10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 10h-16h 11h-12h

34

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Ata N26

No dia 11 de Maro, pelas 16 horas, reuniu a Assembleia do Condomnio, sito na Rua da Prata, N59, Freguesia de So Nicolau, Conselho de Lisboa, para deliberar sobre o seguinte assunto:

1. Atribuir a obrigao de colocao do lixo de todos os condminos na rua, nos contentores devidos para posterior recolha, a No Moiss das Arcas, como contrapartida pelo uso exclusivo do sto que lhe foi atribudo na anterior Assembleia de Condminos.

A Assembleia foi regularmente convocada pelo Administrador por carta registada com aviso de receo/aviso convocatrio com receo registada por todos os condminos no livro de protocolo do condomnio.

Estiveram presentes, ou representados, os seguintes condminos:

Jos Ribeiro de Almeida, proprietrio da frao R/C A, representando 1/16 do capital total do edifcio que se junta presente ata;

Maria dos Anjos Ferreira, proprietria da frao R/C B, representando 1/16 do capital total do edifcio que se junta presente ata;

Armnio Alves, proprietrio da frao R/C C, representando 1/16 do capital total do edifcio que se junta presente ata;

Manuel da Silva dos Anjos, proprietrio da frao R/C D, representando 1/16 do capital total do edifcio que se junta presente ata;

Tiago Augusto, proprietrio da frao do 1andar A, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Ana Benvinda Branco, proprietria da frao do 1andar B, representando 1/6 do capital


35

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

total do edifcio, que se junta presente ata;

Leonel Simes, proprietrio da frao do 1andar C, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Ricardo Gonalves, proprietrio da frao do 1andar D, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Bianca Silva, proprietria da frao do 2andar A, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Ana Helena da Conceio, proprietria da frao do 2andar B, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Joo Rui Ventura, proprietrio da frao do 2andar C, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Carlota Joaquina Almeida, em representao de Maria de Ftima Gaspar, proprietria da frao do 2andar D, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Benedita da Cruz, proprietria da frao 3andar A, representando 1/6 s capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Flvio Eugnio, proprietrio da frao do 3andar B, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

Mrio Marques, proprietrio da frao do 3andar C, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata;

No Moiss das Arcas, proprietrio da frao do 3andar D, representando 1/6 do capital total do edifcio, que se junta presente ata.

36

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Os condminos presentes representam 100% do valor total do edifcio, o que permite deliberar sobre os assuntos constantes da ordem de trabalhos.

Exerceu funes de Presidente da Assembleia, o condmino Manuel da Silva dos Anjos.

A deliberao foi acolhida com a seguinte votao:

Votos Favorveis: 16 Votos Contra: 0 Abstenes: 0

Assim, relativamente ordem de trabalhos, foi aprovada por unanimidade, a deliberao de obrigao de No Moiss das Arcas proceder colocao do lixo de todos os condminos a rua, nos contentores devidos e respeitando os horrios de recolha estabelecidos no Regulamento de Condomnio, como contrapartida pelo direito que lhe foi atribudo de utilizao exclusiva do sto.

Nada mais havendo a tratar, encerram-se os trabalhos da Assembleia, lavrando-se a presente ata que, aps lida e aprovada por unanimidade, vai ser assinada por mim, na qualidade de Presidente desta Assembleia e pelos condminos presentes.

Uma cpia da presente ata ser distribuda a todos os condminos. Lisboa, 11 de Maro de 2003

O Presidente da Assembleia de Condminos, Manuel da Silva dos Anjos

37

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

ATA N. 40 No dia 15 de Junho, pelas 16 horas, reuniu a assembleia de condminos do condomnio sito na Rua da Prata n.5, freguesia de So Nicolau, concelho de Lisboa, para deliberar sobre os assuntos seguintes: 1 Manuteno da contabilidade; 2 Discusso sobre a quebra das regras do prdio por parte de No Moiss das Arcas.

A Assembleia foi regularmente convocada pelo Administrador por carta registada com aviso de receo / aviso convocatrio com receo registada por todos os condminos no livro de protocolo do condomnio.

Estiveram presentes (ou representados) os seguintes condminos: Jos Ribeiro de Almeida proprietrio da frao R/C A., representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Maria dos Anjos Ferreira proprietria da frao R/C B, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Armnio Alves proprietrio da frao R/C C, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Manuel da Silva dos Anjos proprietrio da frao R/C D, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Tiago Augusto proprietrio da frao 1andar A, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Ana Benvinda Branco proprietria da frao 1andar B, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Leonel Simes proprietrio da frao 1 andar C, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata.
38

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Ricardo Gonalves proprietrio da frao 1 andar D, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Bianca Silva, proprietria da frao 2andar A, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Ana Helena da Conceio proprietria da frao 2andar B , representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Joo Rui Ventura proprietrio da frao 2andar C, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Maria de Ftima Gaspar proprietria da frao 2andar D, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Benedita da Cruz proprietria da frao 3andar A, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Flvio Eugnio proprietrio da frao 3andar B, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. Mrio Marques proprietrio da frao 3andar C, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente ata. No esteve presente nem representado o condmino No Moiss das Arcas, proprietrio da frao 3andar D, representando 1/16 do capital total do edifcio. Os condminos presentes representam 93.75% do valor total do edifcio, o que permite deliberar sobre os assuntos constantes da ordem de trabalhos.

Exerceu funes de presidente da assembleia o condmino Manuel da Silva dos Anjos. Relativamente aos assuntos indicados na ordem de trabalhos, os condminos apresentaram as seguintes propostas, respetivamente: 1 Ftima Gaspar props um sistema ecolgico quanto iluminao do prdio como forma de poupana nos gastos do condomnio.
39

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

2 Manuel Silva dos Santos props o fim do uso exclusivo do sto por parte de No das Arcas por violao do regulamento do condomnio, uma vez que a manuteno do lixo delegada a No das Arcas, como contrapartida do uso exclusivo do sto, no tem sido efetuada, deixando o prdio com graves problemas de mau cheiro e degradao que afeta os restantes condminos. As propostas acima referidas foram acolhidas com as seguintes votaes: Votos favorveis: 15 Votos contra: 0 Abstenes: 0 Relativamente ordem de trabalhos, foram aprovadas (por unanimidade) as seguintes deliberaes: Recusa da permanncia do uso exclusivo do sto por parte de No Moiss das Arcas; Apresentao de uma queixa formal a No das Arcas com pedido expresso quanto limpeza do lixo, bem como aos limites de animais por fraco autnoma excedidos pelo mesmo. Nada mais havendo a tratar, encerraram-se os trabalhos da assembleia, lavrando-se a presente ata que, aps lida e aprovada por unanimidade, vai ser assinada por mim, na qualidade de presidente desta assembleia e pelos condminos presentes. Uma cpia da presente ata ser distribuda a todos os condminos.

Lisboa, 11 de Maro de 2003

O Presidente da Assembleia de Condminos, Manuel da Silva dos Anjos

40

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Manuel da Silva dos Santos Rua da Prata n59 R/C D 1149-027 Lisboa No Moiss das Arcas Rua da Prata n59 3 D 1149-027 Lisboa

Ex. mo. Sr. No das Arcas, Venho por este meio apresentar a minha reclamao relativamente a sucessivos acontecimentos quanto limpeza e manuteno do lixo no condomnio, bem como a atual situao galopante sobre os seus animais. Comeando pela temtica do lixo, da sua obrigao o cuidado com o lixo e a recolha do mesmo, desde que a funo lhe foi atribuda em troca do uso exclusivo do sto. Contudo, a situao tornou-se insustentvel com o nmero de vezes em que o lixo no foi removido por si e, por consequncia, no recolhido pelos servios municipais, causando um extremo odor que infesta a escada e se infiltra nas fraes respetivas ao Rs-do-Cho, bem como uma imagem degradante para o prdio que acumula lixo. Deste modo, pedido que sejam retomadas as medidas impostas sob pena de recusa da persistncia do uso exclusivo do sto. Quanto aos animais, pedido ao condmino que proceda remoo dos mesmos da sua frao autnoma. O nmero de animais excessivo, incumprindo assim o regulamento do condomnio, ao mesmo tempo que perturba o sossego e sade dos vizinhos e visitantes do prdio que se tm vindo a queixar pelas mais diversas razes. A falta de higiene das varandas e o barulho produzido pelos mesmos manifestamente insustentvel.

41

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Deste modo, venho, pela presente, denunciar os danos infligidos minha pessoa e aos restantes condminos e exigir o respeito e cumprimento das diligncias referidas. Sem mais assunto de momento e, com os melhores cumprimentos, subscrevo-me.

Atenciosamente, 16 de Junho de 2013 Manuel da Silva Santos

42

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

43

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Sentena

Sendo dado como provado que o ru, Jos Hipcrates, atuou de forma censurvel ao ter-se aproveitado do erro e engano do autor quanto s suas aptides profissionais, bem como ter aceitado valores em troca de um benefcio afetivo da moralidade da Administrao Pblica, acordam os juzes da (5.) Seco Criminal do Supremo Tribunal de Justia em condenar o ru pena de priso de quatro anos.

Sem custas Lisboa, 2 de Setembro de 1995

Ferreira Goucha (Relator)

44

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

45

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS

CONTRATANTE: No Moiss das Arcas, portugus, solteiro, animador de eventos, Carto de Cidado n01765123, residente e domiciliado na rua da Prata, n59, 3Dto, CP: 1149-027, Lisboa, Portugal

CONTRATADA: Jlia Teresa Guilherme Pinheiro, portuguesa, solteira, empregada de limpeza, Carto de Cidado n17254332, residente e domiciliada na rua dos Segredos, Vivenda Casa dos Degredos, n4, CP: 1149-666, Lisboa, Portugal

As partes acima identificadas tm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Prestao de Servios, que se reger pelas clusulas seguintes e pelas condies de preo, forma e termo de pagamento descritas no presente.

DO OBJECTO DO CONTRATO

Clusula 1 objeto do presente contrato a prestao de servios domsticos de limpeza da contratada para o contratante.

OBRIGAES DO CONTRATANTE

Clusula 2 O Contratante dever fornecer ao Contratado todas as informaes necessrias realizao do seu servio.

46

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Clusula 3 O Contratante dever efetuar o pagamento na forma e condies estabelecidas na clusula 6.

OBRIGAES DA CONTRATADA

Clusula 4 dever do Contratado a prestao de servios domsticos no domiclio do Contratante.

Clusula 5 A prestao de servios inerente Contratada e por isso no poder transferir a responsabilidade da sua execuo para outrem.

Clusula 6 O presente servio ser remunerado pela quantia de 60 (sessenta) Euros por dia, referente aos servios que a Contratada ir prestar, devendo ser pago em dinheiro ou cheque, ou outra forma de pagamento em que ocorra a prvia concordncia de ambas as partes.

DO PERODO DE TRABALHO

Clusula 7 A Contratada realizar a prestao de servios obrigatoriamente duas vezes por semana, s segundas e quintas-feiras, preferencialmente no horrio das 10h s 16 horas, com um intervalo de uma hora para almoo, respeitando sempre as 40 horas semanais.

Clusula 8 O perodo de trabalho poder ser alterado em caso de ocorrncia de alguma eventualidade, que impea o cumprimento da prestao por parte da Contratada, desde que seja garantido o cumprimento das 40 horas semanais.

47

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

DAS HORAS EXTRA

Clusula 9 O Contratante poder requerer que a Contratada realize a prestao de servio por um perodo superior ao estipulado, ou num dia diferente do acordado, desde que se comprometa ao pagamento de 10 (dez) Euros por cada hora extra de trabalho prestado.

DAS NORMAS DE SEGURANA

Clusula 10 A Contratada declara que foi informada sobre a forma de funcionamento de todos os aparelhos eltricos existentes na residncia do Contratante e de quais os produtos de limpeza que deve usar em cada diviso da casa.

Clusula 11 A Contratada compromete-se a utilizar todos os aparelhos eltricos com respeito pelas regras de segurana.

DAS CONDIES GERAIS Clusula 13 Fica estipulado a total inexistncia de vnculo trabalhista entre as partes contratantes, excluindo as obrigaes providenciarias e os encargos sociais, no havendo entre a Contratada e o Contratante qualquer tipo de relao de subordinao.

Clusula 14 Salvo com a expressa autorizao do Contratante, no pode a Contratada transferir ou subcontratada os servios previstos neste contrato, sob o risco de resciso imediata.

Clusula 15 Este contrato dever ser registado no Cartrio do Registo de Ttulos e Documentos.

48

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

DO FORO

Clusula 16 Para dirimir quaisquer litgios resultantes do presente contrato, as partes designam competente o foro da comarca de Lisboa. Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente contrato, em duas vias de igual teor.

Lisboa, 01 de Janeiro de 2010

Contratante

Contratada

49

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Ordem dos Mdicos Portuguesa

Parecer tcnico
O convvio de animais e pessoas deve ser feito de forma controlada e cuidada, pelo menos, no que concerne, a espcies no domsticas, excluindo ces, gatos e coelhos e, tendo em conta, especialmente, os perigos que o contato com espcies no domsticas trazem para a sade. Considerando as circunstncias: Estamos perante um prdio familiar onde vivem crianas, idosos e grvidas; Que o isolamento do apartamento em questo, mesmo que esteja na sua totalidade operacional, no protege de odores, doenas que dos seus animais possam advir; As espcies presentes, nomeadamente a cobra de gua, os hamsters, e os restantes rpteis, podem escapar dos seus aqurios ou da prpria frao, visto os hamsters andarem solta, indo infiltrar-se na casa de qualquer um dos residentes e causar srios transtornos a nvel higinico, sade e material. A quantidade de animais presentes no permite que se consiga uma limpeza exmia, sendo que os dejetos e afins, quando acumulados por no mais de 24h, sero o suficiente para causar transtorno. Qualquer pessoa que frequente aquela frao, est em constante perigo de contrair uma doena, quer por alergia quer por doenas prprias das criaturas em questo.

50

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Os odores decorrentes da frao e do lixo orgnico so nocivos para a sade e podero causar riscos para quem entrar em contato direto de forma abusiva com estes, sem o cuidado devido. Assim, considera-se que no existe condies para o prprio proprietrio dos animais e restantes residentes para a manuteno das dezenas de espcies ali presentes num espao de 210 metros quadrados e com contato direto e indireto de todos os moradores.

Lisboa, 21 Novembro 2013 A tcnica

Carla Gomes Souto

51

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Declarao oficial n 120


A Greenpeace pauta pela luta contra a destruio do nosso planeta e das espcies que habitam neste. A destruio que se tem assistido tem como exclusivo culpado o Homem. Todas as raas, credos e etnias, com justificaes que vo da proteo dos animais, passando pelos circos, religio e acabando no decepamento constante das nossas reas florestais e pantanosas, que culminam com o tentar domesticar espcies selvagens que deveriam coahabitar nos seus habitats naturais onde podem florescer, , precisamente, a batalha pela qual nos temos vindo a debater nos ltimos 20 anos. No raras as vezes, os Homens retiram espcies dos seus habitats naturais, apenas para as encarcerarem em jaulas e espaos nfimos, numa selva de beto e cimento. Ajude-nos a salvar os animais, as espcies e acima de tudo, a salvar o Homem de si Prprio.

NO DESTRUAM E RETIREM OS ANIMAIS DOS SEUS HABITATS NATURAIS!

52

Sociedade Santos, Sousa e Rodrigues, R.L

Pagamento das Custas

53

Vous aimerez peut-être aussi