Vous êtes sur la page 1sur 12

PROCESSO PENAL

DEFINIO DO OBJECTO E MBITO

PROCESSO PENAL E SISTEMA JURIDICO Sistema Juridico Portugus W1 Objectos Relaes Foras

Processo Penal P1

PROCESSO PENAL E SISTEMA JURIDICO Processo Penal P1

Conjunto de Objectos

Classe de Funes (f)

Qualquer correspondencia que se defina entre dois conjuntos , mesmo arbitraria, uma funao (f) , ou seja um processo, uma regra , um critrio, uma serie de instrues ou uma operao que associa a determinados objectos x determinados valores f (x). O elemento x e sempre dado sendo o elemento f(x)o resultado da operao de f apliacda a X Em W1 sp funoes ou operaes de P1: adquirir noticia de crime, interrogar; Declara a nulidade, decretar medidas de coao, passar mandatos de captura, Fazer buscas, realizar pericias, pronunciar, condenar, absolver, recorrer.

DEFINIO DE PROCESSO PENAL P1


Conjunto de objectos e operaes visando tipicamente produzir entidades que se exprimem em instancias da frase pelo crime X condeno Y na opena de Z

P1

Conjunto de objectos e operaes visando tipicamente obter sentena de condenao por crime

P1

Conjunto de objectos e operaes visando tipicamente obter titulo executivo De pena criminal

PELO CRIME X , CONDENO Y NA PENA Z

Nestes termos, decidem os Juizes que compoem este tribunal colectivo em julgar a acusa procedente por provada, nos termos demonstrados e , em consequncia: Condenar o arguido AASV , pela pratica, em autoria material, de um crime de abuso sexual de menor, pelo artigo 172, n1, do Codigo Penal de 1995, na pena de 3 (trs) anos de Priso

AS VARIAVEIS X , Y e Z VARIAVEL X
Tem por dominio as classes dos tipos legais de crime Ex : Homicidio. Aborto, Sequestro, violao, Furto;Corrupo Realizado numa especifica regio do espao -tempo

VARIAVEL Y
Tem por dominio individuos constituids arguidos Identificaveis mediante propriedades constantes Art 57,58,59 CPP

VARIAVEL Z
Tem por dominio a classe das penas Ex: Priso; Multa; Admoestao; Trabalho comunitario

Art 41 e seguintes Codigo Penal

FINALIDADE TIPICA DO PROCESSO PENAL Gerar objectos que se manisfestam pela emisso de Instancias da frase

Pelo crime x , condeno y na pena de z


Ou o objecto a exprimir-se ,pode consolidar-se na frase

Pelo crime x , aplico a y a medida de segurana de z


Processo Penal visa no apenas o Dictum mas tambem o Factum Art 467 a 509 que regulam a execuo de sentenas

FINALIDADE MATERIAL DO PROCESSO PENAL OBJECTIVOS


SEGURANA JURIDICA, DAR OA JUIZ O MEIO DE ELIMINAR O LITIGIO DESCOBERTA DA VERDADE E REALIZAO DA JUSTIA ALCANAR A PAZ SOCIAL DESCOBERTA DA VERDADE E REALIZAO DO DIREITO ( ART 53N1)

PROCESSO PENAL TEM POR FINALIDADE A OBTENO DE TITULO EXECUTIVO DE UMA REACO CRIMINAL COMINADAPELO DIREITO SUBTANTIVO. VISA PERMITIRA EMISSO DE UMA NORMA INDIVIDUAL E EM CONSEQUENCIA UMA MODDIFICAO DO MUNDO FISICO DO INDIVIDUO .

OBJECTO DO PROCESSO PENAL Determinar a existncia dos factos


Os factos so o que torna as proposies verdadeiras , so marcadores de verdade.
Especificar um facto uma maneira de explicar o que torna uma farse verdadeira. Os factos no so verdadeiros ou falsos, existem ou no existem Apenas se pode demonstrar frases relativas a factos, e no os proprios factos. objecto da prova so afirmaes ou alegaes de facto, e estas e que so dadas como verdadeiras ou falsa.

OBJECTO DO PROCESSO PENAL Determinar factos hipotticos


Determinar casos contrafactuais - petencentes aoo dominio dos possiveis e no dos factos reais. No so factos mas juizoz de facto.

OBJECTO DO PROCESSO PENAL

Objecto do PP ( input) um conjunto de frases indicativas de factos humanos , devidamente situados no espao - tempo que integram os pressupostos de que depende a declarao de aplicao ao agente de uma pena ou medida de segurana criminal.

NA fase de julgamento , o objecto de processo penal identifica-se basicamente como Thema probandum e com o thema decidendum, e constituido pelos conjuntos de frases sobre factos constantes da acusao ou do despacho de pronuncia.

AMBITO DO PROCESSO PENAL

PP ABRANGE O CONJUNTO DE NORMAS QUE DISCIPLINAMA AQUISIO DA NOTICIA DO CRIME E O SEU TRATAMENTO POSTERIOR, OU SEJA A INVESTIGAO DA EXISTENCIA DOS PRESSUPOSTOSDE QUE DEPENDE A DECLARAO DE APLICAO AO AGENTE DE UMA PENA OU MEDIDA DE SEGURANA CRIMINAIS E, SENDO ESSA INVESTIGAO POSITIVA, A EFECTIVA DECLARAO DE APLICAO DA REACA CRIMINAL CABIVEL, OU SEJA, A EMISSO DE NORMA INDIVIDUAL DEFINODORA DO ESTATUTO JURIDICO DO VISADO : A SENTENA.

Vous aimerez peut-être aussi