Vous êtes sur la page 1sur 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS CAMPUS JATA BACHAREL EM DIREITO JLIO CSAR OLIVEIRA BELLINI

O NEOLIBERALISMO E AS CRISES TRABALHISTAS: UMA ANLISE DA TRIDE NEOLIBERAL BRASILEIRA

JATA-GO 2013

Jlio Cesar Oliveira Bellini

O NEOLIBERALISMO E AS CRISES TRABALHISTAS: UMA ANLISE DA TRIDE NEOLIBERAL BRASILEIRA

Trabalho acadmico para fins avaliativos da disciplina de Economia Poltica do curso de graduao em Bacharel em Direito ministrados na Universidade Federal de Gois (UFG). rea de concentrao: Sociologia Aplicada Orientao: Prof. Ms. Carla Benitez Martins

JATA-GO 2013

O NEOLIBERALISMO E AS CRISES TRABALHISTAS: UMA ANLISE DA TRIDE NEOLIBERAL BRASILEIRA

Jlio Csar Oliveira Bellini1

RESUMO: O presente ensaio tem por objetivo compreender pelo vis dialtico os efeitos das crises neoliberais do capitalismo sobre o mundo do trabalho. Para isso utilizamos do mtodo dialtico para provar esta tese de que com o enxugamento das funes bsicas de controle do Estado sobre a liberdade de mercado, a sociedade como um todo acaba por tornar-se refm das crises econmicas do capitalismo neoliberal e a desestruturar a conscincia de grupo do trabalhador. Essas crises acarretam a ecloso de substanciais estados de apatia econmica e enorme inflao, alm de taxas alarmantes de desemprego e desestruturao dos atributos bsicos que os rgos estatais tm a oferecer aos indivduos, tais como: educao, sade, segurana e direitos trabalhistas. Este trabalho acadmico, portanto, objetiva compreender alm dos problemas econmicos, os problemas sociais do mbito trabalhista, pois o trabalhador vem passando por uma nefasta desarticulao de direito e posicionamento poltico-social na prpria sociedade. Assim, com a infiltrao das demandas neoliberais na sociedade o trabalhador-indivduo torna-se para alm de instrumento, um especulador movido pelo imediatismo irrefletido de seus prprios atos e funes essenciais. Portanto, atravs desse ensaio procuramos caracterizar trs momentos na histria poltica e social do Brasil no final da dcada de 90, cujas dimenses afetam a vida diariamente. Por fim, o presente ensaio tambm tem a funo de cumprir com as exigncias avaliativas da disciplina de Economia Poltica do curso de Bacharel em Direito, ministrado pela Universidade Federal de Gois (UFG). PALAVRAS CHAVES: Neoliberalismo, Mundo do trabalho, Crise.

Em pleno sculo XXI, estudar neoliberalismo est entre compreender efeitos e causas, escolhas e consequncias e crises e avanos; em matria dessas dualidades, o final do sculo XX foi o exemplo no que tange a incorporao desse sistema no mundo, gradualmente ou inteiramente. No Brasil isso no /foi diferente, por isso questionar analiticamente esses

Graduando em Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Gois (UFG), Campus Jata, 1. Perodo. Graduado em Licenciatura em Histria pela Universidade Estadual de Gois (UEG) Unu-Jussara.

eventos est entre uma das necessidades bsicas para entender nosso tempo e ns mesmos. Assim questionamos primeiramente o que neoliberalismo? Por que se fala tanto nele no Brasil? Que efeitos esse fenmeno desencadeia no mundo do trabalho? Responder questes como essas, basicamente, traar os contornos de um iceberg de entendimentos, do emerso ao submerso, sobre os processos de globalizao e crise do capitalismo mundial, e, portanto, perceber os fenmenos que ainda atuam sobre o mundo do trabalho e a sociedade contempornea. Para discutirmos isso, analisemos primeiro os pontos conceituais. Herdeiro do liberalismo, o neoliberalismo, segundo Dicionrio Econmico de SANDRONI (1999) uma:
Doutrina poltico-econmica que representa uma tentativa de adaptar os princpios do liberalismo econmico s condies do capitalismo moderno. [...] Atualmente, o termo vem sendo aplicado queles que defendem a livre atuao das foras de mercado, o trmino do intervencionismo do Estado, a privatizao das empresas estatais e at mesmo de alguns servios pblicos essenciais, a abertura da economia e sua integrao mais intensa no mercado mundial. (SANDRONI, p. 421).

Essa doutrina manifesta dois fatores predominantes no que queremos relacionar: a formao de mercados livres em atuao no mundo e o enxugamento dos poderes de interveno do Estado na sociedade. Ao tratarmos na formao de mercados de livre circulao, especificamos uma conjuntura em questo no Brasil, a Trade Neoliberal da dcada de 90. Mais claramente, os governos Collor, FHC e Lula. Antes mesmo da posse do presidente Collor, precisamos lembrar que o pas j apresentava exausto causada pela inflao nunca na histria do Brasil, o pas enfrentou tamanho problema econmico-monetarista. Esse fator, segundo a conjuntura poltica, explicase pela ausncia de modernizao do pas e pouca, seno escassa, competitividade nos mercados internacionais. Sobre isso Antunes (2005) relembra das manobras que o governo Collor teve que articular, pois seu objetivo dar um novo salto para a modernidade capitalista (ANTUNES, p.9). Esse salto bem frisado pelo autor de A desertificao Neoliberao no Brasil, corresponde aos efeitos do Plano Collor, que segundo Antunes (2005):
...vislumbra a modernizao capitalista sucateando o capital estatal, destruindo o pequeno e mdio capital, implodindo a tecnologia nacional, substituindo-a por uma tecnologia fornea e abrindo nosso parque produtivo para o capital que detm esta tecnologia. E, claro, tornando ainda mais miserveis o enorme contingente de assalariados que vivem a brutalidade mais aguda de sua histria republicana.2.
2

Idem

Esse processo diz respeito ao desenvolvimento do modelo neoliberal de economia no Brasil, pois se tratando de modernizar a economia do pas, um dos principais agentes dessa transformao foi sem dvida o governo Collor, pois com os problemas da crise, o Estado que havia desde o governo getulista atuado como interventor, comea a perder fora para as novas ondas econmicas provenientes da expanso do imperialismo globalizante norte-americano. Essas mars, com as eleies de 1990 at o impeachment foram sentidas nas vrias esferas sociais, devido a seu principal argumento, onde os neoliberais afirmam estar centrado num tipo especfico de liberdade at ento negligenciado pela teoria keynesiana e condenada injustamente, assim, Holanda (2001) em sua obra argumenta sobre essa questo, dizendo que,
Os neoliberais defendem que o nico sistema possvel de organizao social, baseado na diviso do trabalho o capitalismo. So inteis e inviveis todas as formas alternativas de organizao social, inclusive o socialismo. Para eles, os adversrios do liberalismo, ao afirmarem que o liberalismo no existe mais no mundo contemporneo uma vez que os trusts, cartis e outras empresas monopolistas detm o controle completo do mercado, fixando os preos no patamar mais alto, obtendo lucros exorbitantes e piorando o padro de vida dos trabalhadores esto completamente errados. (HOLANDA, p.43)

Essa ideologia colocada pelos neoliberais, que Holanda (2005) argumenta, expe nitidamente o que veio a iludir as massas e a permitir a vitria do pleito em que Collor saiu vitorioso. No entanto, Antunes (2001) categrico, essa entrada do Brasil nesse sistema teve mais do o problema do sucateamento do Estado brasileiro, teve tambm um efeito negativo muito mais sufocante do que o crescimento inflacionrio, ou seja, a individualizao e desestruturao dos sindicatos e do mundo do trabalho como conhecido; assim ele adverte: Esses seriam fatores intrnsecos diviso do movimento sindical que impediriam ento aes mais abrangentes do conjunto do sindicalismo. (ANTUNES, p.14). Para o trabalhador, esses fenmenos trariam novas consequncias, como: a flexibilizao dos direitos e garantias trabalhistas, pois a queda salarial, a inflao e a individualizao da conscincia de classes, gerariam novos problemas a sociedade, e em particular ao trabalhador brasileiro. Com impeachment de Collor, o pas inicia um novo processo de incorporao das polticas neoliberais. O segundo pico de desenvolvimento neoliberal no Brasil, ocorre na Era FHC. Aps os abalos polticos do impeachment de Collor, o segundo estgio de grande desenvolvimento da economia neoliberal brasileira est concentrada nas medidas polticas e econmico-sociais do Plano Real. Estas visando reformas nas vrias esferas do Estado geraram enormes problemas
5

sociais, pois para permitir o investimento estrangeiro, criar ordem s estruturas fiscais e as despesas, e aumentar as exportaes tiveram que reduzir em grande proporo os gastos pblicos; isso significou o incio das privatizaes das empresas pblicas e abertura do mercado brasileiro dependncia financeira do mercado estrangeiro. Antunes (2005)

comenta a esse repeito que O resultado foi um monumental processo de privatizao, desindustrializao, integrao servil e subordinada ordem mundializada, convertendonos em pais do cassino financeiro internacional. (ANTUNES, p. 37). Embora, esses fenmenos tenham sido negativos, h de se ressaltar o que Dria (2008) bem argumenta a respeito das vitrias do governo FHC, pois
A reeleio de Fernando Henrique, em outubro de 1998, sem dvida foi devida, sobretudo a esse desempenho econmico com direta repercusso positiva nos oramentos das famlias, mormente das mais pobres, desprovidas da capacidade de neutralizar os impactos do redutor da renda representado pelas altas dos preos em geral. (DORIA, p.165).

Essa propaganda proveniente do Plano Real, de fato teve vrios efeitos polticos, mas no apenas estes, houve tambm efeitos econmico-sociais, uma vez que, depois de mais de 20 anos de inflao, esta finalmente aquietara-se. Porm, esta vitria econmica, consequentemente, agravou um problema que j iniciara com Collor, e se tornara mais agudos com FHC, falamos dos problemas trabalhistas da sociedade brasileira. Ao estabilizar a economia brasileira estrangulada pela inflao, e privatizar uma parte das empresas estatais, o governo FHC fez acentuar-se o desemprego, os problemas sociais, as diferenas de classes e a individualizao do trabalhador frente conscincia de classe. Este ltimo foi mais sentido e mortal para a organizao poltica social que o trabalhador representa, j que os sindicatos eram sua voz e fora poltica, e essa gradativa desestruturao influenciava muito na atuao poltica do trabalhador no governo tucano. Essa individualizao/separao foi resultado do atrito entre os trabalhadores estveis e instveis ou subtrabalhadores; isso gerou, portanto, um fosso de diferenas entre os membros sindicalistas, e esfacelou o ideal de luta pelos direitos trabalhistas que outrora era forte e dinmico. Antunes (2005) acrescenta sobre isso, ao dizer que
A crise que atinge os sindicatos se manifesta desde logo no enorme fosso existente entre os trabalhadores estveis, que permanecem no mercado de trabalho formal, e aqueles que se tornam precarizados, terceirizados, subcontratados, part-time, que compreendem um segmento em expanso no interior do mundo do trabalho em escala mundial. (ANTUNES, p.82).

Este fenmeno garantiu para os polticos partidrios do neoliberalismo dois aspectos: a vitria no pleito eleitoral e a manuteno da elevada diferena social entre as classes. Ou seja,
6

continua Antunes (2005) ... quanto mais os partidos da ordem falam em mudanas, mais as coisas continuam como esto.3 Portanto, a autonomia que o sindicalismo detinha comeara a ruir, e a entrar num estgio ainda mais aptico com a Era FHC. Essa continuidade dos problemas abalou a credibilidade do governo tucano, e no demorou muito para isso ficar evidente, porm s em 2002, isso ganhara vida. Essa era de mudanas custou caro ao PSDB, pois em 2002, seu domnio chegara ao fim, com o incio do Governo petista de Lula. No entanto, este herdara vrios dos problemas da Era FHC entre eles, um que dera ao candidato petista meios para ganhar do tucano. Dria (2008) acrescenta dois fatores que deram a vitria a Lula em 2002:
Lula foi especialmente favorecido pelas quedas do prestgio popular de FHC e os indicadores de avaliao do seu segundo governo, inaugurado em janeiro/1999. [...] O segundo governo FHC, no seu todo, foi caracterizado pela elevao do desemprego e pelas polticas econmicas detratadas pelos trs principais candidatos oposicionistas (2002) como neoliberais e, portanto, submissas ao FMI e ao capitalismo financeiro, sobretudo o internacional, notadamente de origem americana. [...] Nessa linha crtica, os Estados Unidos so vistos como uma das principais causas para justificar o atraso econmico brasileiro comparativamente liderana mundial americana. Trata-se de uma tese poderosa, porquanto atende aos ressentimentos alimentadores de posies nacionalistas e, sobretudo, antiamericanistas. (DORIA, p. 179).

Apesar da crtica, Lula no foi to diferente assim de FHC, e por mais surpreende que seja, dar continuidade as polticas neoliberais. Essa surpresa, observada em Dria (2008), provm do fato de que, sendo filho da classe trabalhadora e defensor desta por vrias dcadas, o governo Lula, contradizendo essa herana, acabara tornando-se uma grande decepo, por consolidar a desestruturao da classe trabalhadora. Antunes (2005) compreendendo esse cenrio a que Dria (2008) expe, procura enfatizar aquele que foi um dos grandes problemas do governo Lula, que justamente afligia a classe que o fizera subir ao poder, e que estava em profunda apatia devido ao desemprego. Assim acrescenta Antunes (2005)
O desemprego ampliou-se, a perda salarial vem corroendo ainda mais as condies de vida j degradadas dos trabalhadores. Em vez de iniciarmos uma nova era, de desmontagem do neoliberalismo, atolamos e chafurdamos na continuidade do nefasto projeto de desertificao social e poltica do pas, iniciado por Collor, desenvolvido p FHC e agora mantido pelo governo do PT. (ANTUNES, p.155).

Antunes (2005) sendo um vido crtico desse momento, complementa essa fala com duas situaes evidentes e surpreendentes do governo Lula: a primeira, diz respeito ao estado
3

Idem

em que se encontra o Estado brasileiro no perodo, pois O sentido pblico e social do Estado est sendo, sendo passo a passo, desmantelado.4; e a segunda, consequentemente ligada primeira, demonstra que o motivo disso resumia-se: Tudo para controlar o risco-Brasil e agradar aos mercados internacionais.5. Esse contexto exprime nitidamente o que veio a ser um dos objetivos e efeitos do governo Lula, que mesmo em sua inteira estrutura no cumpriu com seu papel de representante de um dos seguimentos sociais mais oprimidos na dcada de 90 e inicio do novo sculo, a classe dos trabalhadores. Assim refletindo sobre essas discordncias, notamos que ambos os trs governantes, visavam exclusivamente o desenvolvimento da classe burguesa, e isso, reflete

descaradamente: a manipulao das massas; o sacrifcio das classes pobres; a desarticulao do Estado de bem-estar social; e o fim das empresas estatais que por vrias dcadas foram construdas pelo empenho e dinheiro pblico. Em virtude disso, o mundo do trabalho empobreceu-se em dois aspectos: social e politicamente. Com o fim do era de ouro do sindicalismo, os trabalhadores fragmentaram-se em pequenos grupos e a construo da indstria cultural brasileira facilitou esses fenmenos. A esse respeito, Adorno (1985) enfatiza que tipo de sociedade nasce do ideal neoliberal atravs da indstria cultura, e como esta se mantm ideologicamente:
Os interessados inclinam-se a dar uma explicao tecnolgica da indstria cultural. O fato de que milhes de pessoas participam dessa indstria imporia mtodos de reproduo que, por sua vez, tornam inevitveis a disseminao de bens padronizados para a satisfao de necessidades iguais. O contraste tcnico entre poucos centros de produo e uma recepo dispersa condicionaria a organizao e o planejamento pela direo. Os padres teriam resultado originariamente das necessidades dos consumidores: eis por que so aceitos sem resistncia. De fato, o que explica o circulo de manipulao e da necessidade retroativa, no qual a unidade do sistema se torna cada vez mais coesa. O que no se diz que o terreno no qual a tcnica conquista seu poder sobre a sociedade o poder que os economicamente mais fortes exercem sobre a sociedade. A racionalidade tcnica hoje a racionalidade da prpria dominao. Ela o carter compulsivo da sociedade alienada em si. (ADORNO, p.100)

Quando salienta isso, Adorno (1985) pretende colocar em xeque um dos meios de formao do indivduo alienado, e consequentemente do trabalhador alienado. Daquele que vive para o consumo em si, sem crtica, fragmentado e ausente de ao poltica. Essa maquinao tpica do sistema de dominao capitalista, e ainda mais do modelo neoliberal. Esta abordagem expe claramente uma das caractersticas de dominao utilizada pela
4 5

Ibidem Idem

Triade Neoliberal, pois ambos elegeram-se com grande apoio das massas e tal propaganda nasceu do consumo de sua imagem como a ideal, mesmo a populao tendo em vista a realidade a que Antunes (2005) alerta acima: quanto mais se falava em mudana, mais o status quo era mantido. Por fim, essa rpida retrospectiva analtica da Triade Neoliberal brasileira que at o final do sculo XX e incio do sculo XXI governou o Brasil, foi realizada para nos demonstrar como o neoliberalismo est presente em nosso cotidiano e nos influencia gradativamente, seno, imperativamente. Dessa forma o mundo do trabalho que foi gestado nesses trs governos, demonstra trs caractersticas bsicas do que o modo ideolgico neoliberal e capitalista reproduz: a primeira, a individualizao exacerbada do trabalhador; a segunda, a competitibilidade livre e desenfreada entre os membros sociais; e a conscincia acrtica sobre o mundo e si mesmo. Esses trs elementos so basicamente os compostos que compem o atual mundo do trabalho configurado neoliberalmente de corpo e alma. Assim cabe aqueles que detm conscincia de classe e fora para lutar mudar essa situao degradante do mundo do trabalho e da sociedade brasileira, pois essa s se transforma pela fora revolucionria de nossas aes.

CONCLUSO

Por fim, a importncia em se compreender esse contexto est na vital tarefa de apreendermos a conjuntura histria e poltica do Brasil no final da dcada de 90 e inicio do sculo XXI. Essa compreenso viabiliza uma reflexo crtica sobre vrios fatores predominantes no tipo de sociedade a que estamos acostumados a estar acostumados. E por isso, garante a liberdade transformadora a que tanto carecemos no momento do voto ou ao manifestarmos nossa insatisfao frente os problemas sociais que nos afligem. Portanto, a evoluo de uma sociedade mais justa e menos opressiva depende unicamente de nossa ao poltica-reflexiva, j que mesmo a conscincia estando individualizada ou fragmentada, os problemas so basicamente os mesmos, ou seja, gritantes e angustiantes. Em vista disso, cabe concluir que a crise em si est em ns mesmos e depois na realidade, pois de nosso trabalho que governos burgueses tiram sua fora, e de nossa ignorncia que tiram nossos votos;

erradicar isso, no uma tarefa, uma obrigao. E essa obrigao que nos move no desenvolvimento desse ensaio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ADORNO, Theodor W. Dialtica do Esclarecimento: fragmentos filosficos. Traduo Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1985. ANTUNES, Ricardo. A desertificao neoliberal no Brasil (Collor, FHC e Lula) / Ricardo Antunes. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. DRIA, Pedro Ricardo. Getlio, FHC e Lula: Devoo Popular e a Santssima Trindade. Curitiba: Juru, 2008. HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de. Do Liberalismo ao Neoliberalismo: o itinerrio de uma cosmoviso impenitente. 2 ed. rev. amp. Coleo Filosofia. EDIPUCRS. Porto Alegre. 2001. NEOLIBERALISMO. IN. Novssimo Dicionrio de Economia. SANDRONI, Paulo. 1 Edio. So Paulo. Editora Best Seller. 1999.

10

Vous aimerez peut-être aussi