Vous êtes sur la page 1sur 10

COLGIO MARISTA CHAMPAGNAT DE UBERLNDIA ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A RECUPERAO PARALELA DE LITERATURA 1 SEMESTRE PROFESSORA: JULIANA - 3 ANO DO ENSINO

MDIO

Alu !"#$:%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%D#&#:1'(')(*'1* I. Explique o pr-modernismo brasileiro.

II.

De acordo com o Pr-modernismo brasileiro, marque a alternativa INCORRE !"

!# $obato % narrativa oral. &# $ima &arreto % simplicidade, oposi'(o ao preciosismo. C# Euclides da Cun)a % *barroco cienti+ico,. D# Coel)o Neto % simplicidade, apontado pelos modernistas como exemplo. E# -ra'a !ran)a % sincretismo entre Realismo, .imbolismo e Impressionismo. III. /01R-R2# O autor de riste +im de Policarpo 3uaresma um prmodernista e aborda em seus romances a vida simples dos pobres e dos mesti'os. Reveste o seu texto com a lin4ua4em descontra5da dos menos privile4iados socialmente.

O autor descrito acima " !# Euclides da Cun)a. &# -ra'a !ran)a. C# 6anuel &andeira. D# $ima &arreto. E# -raciliano Ramos. I7. /1CC-&!# Obra pr-modernista eivada de in+orma'8es )ist9rias e cient5+icas, primeira 4rande interpreta'(o da realidade brasileira, que, buscando compreender o meio :spero em que vivia o ;a4un'o nordestino, denunciava uma campan)a militar que investia contra o +anatismo reli4ioso advindo da misria e do abandono do )omem do

sert(o. rata-se de" !# O sertane;o, de 2os de !lencar. &# Pelo sert(o, de !+onso !rinos. C# Os .ert8es, de Euclides da Cun)a. D# -rande .ert(o" veredas, de -uimar(es Rosa. E# .ert(o, de Coel)o Neto.

7.

!ssinale a alternativa que menciona somente movimentos art5sticos das 7an4uardas Europias"

!# &arroco, Rococ9, !rt-nouveau. &# Expressionismo, Cubismo, .urrealismo. C# Neoclassicismo, Impressionismo, Romantismo. D# Pop-art, Dada5smo, 1uturismo. E# Construtivismo, Concretismo, Naturalismo. 7I. 1a'a um resumo do $ivro *6em9rias sentimentais de 2o(o 6iramar,, de Os<ald de !ndrade, explique qual 7an4uarda Europeia pode ser encontrada no livro, alm de de+inir as caracter5sticas encontradas no mesmo.

7II.

Explique a primeira +ase modernista.

7III.

! primeira 4era'(o modernista tambm denominada de"

a# 1ase 4lacial. b# 1ase 4lobal. c# 1ase )eroica. d# 1ase experimental. e# 1ase recente. I=. 3uais das caracter5sticas abaixo podem ser encontradas na primeira 4era'(o modernista"

I % Ne4a'(o do passado> II % 7alori?a'(o potica do cotidiano> III % Nacionalismo> I7 % $iberdade lin4u5stica. a# !penas I e II. b# !penas III e I7. c# !penas I. d# odas as a+irmativas est(o verdadeiras.

e# N.D.!. =. Indique quais +oram os principais mani+estos da primeira 4era'(o modernista"

a# 6ani+esto Pau-&rasil, 6ani+esto !ntropo+:4ico e 6ani+esto 7erde-amarelismo. b# Diretas 2: e @laxon. c# Na primeira 4era'(o ainda n(o podemos encontrar mani+esta'8es. d# Encontramos apenas o 6ani+esto Pau-&rasil. e# Encontramos apenas o 6ani+esto 7erde-amarelismo. =I. 3uais eram as principais caracter5sticas da literatura de Os<ald de !ndrade"

a# 1alta de Ironia e Aumor.

b# Paix(o por .(o Paulo e n(o utili?a'(o de cr5ticas. c# Ironia, )umor, cr5tica, imenso amor ao pa5s, lin4ua4em simples, :4il e lin4ua4em cinemato4r:+ica. d# Ironia, )umor, cr5tica, imenso amor ao pa5s, lin4ua4em rebuscada, :4il e lin4ua4em cinemato4r:+ica. e# Ele n(o tin)a caracter5sticas muito +ixas. =II. 6arque a op'(o que mais de+ine as caracter5sticas de 6ario de !ndrade"

a# !pe4o a .(o Paulo, de+esa dos +alares re4ionais, re+lex(o sobre o nacionalismo, obsess(o pela l5n4ua *brasileira, e liberdade +ormal. b# !pe4o ao Rio de 2aneiro, de+esa dos +alares re4ionais, re+lex(o sobre o nacionalismo, obsess(o pela l5n4ua *americana, e liberdade +ormal. c# De+esa dos +alares re4ionais, re+lex(o sobre a europei?a'(o, obsess(o pela l5n4ua *in4lesa, e liberdade +ormal. d# !pe4o a .alvador, de+esa dos +alares re4ionais, re+lex(o sobre o nacionalismo, obsess(o pela l5n4ua *brasileira, e liberdade +ormal. e# Obsess(o pela l5n4ua *brasileira, e a n(o liberdade +ormal. =III. De acordo com o conto *.(o 6arcos, de -uimar(es Rosa"

a# 1a'a um resumo do conto.

b# Explique quais caracter5sticas do modernismo s(o encontradas no conto.

=I7. !4ora, se4undo o conto *! volta do 6arido Pr9di4o, de -uimar(es Rosa"

a# 1a'a um resumo do conto.

b# Explique quais caracter5sticas do modernismo s(o encontradas no conto.

=7.

De+ina as caracter5sticas da se4unda 4era'(o modernista.

=7I. B! l5n4ua sem arca5smo. .em erudi'(o. Natural e neol94ica. ! contribui'(o milion:ria de todos os erros. Como +alamos. Como somosB. Neste trec)o do 6ani+esto Pau-&rasil, de Os<ald de !ndrade, depreende-se um dos pro4ramas propostos pelos modernistas"

a# a inven'(o de uma nova l5n4ua, estruturalmente di+erente da +alada e escrita pelos portu4ueses.

b# a imita'(o do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira.

c# a incorpora'(o da +ala brasileira C l5n4ua liter:ria nacional.

d# a volta C l5n4ua do &rasil dos primeiros tempos da coloni?a'(o.

e# o repDdio C literatura dos escritores do passado, apenas porque eram a+eitos C extrema corre'(o.

=7II. ! respeito de Os<ald de !ndrade, incorreto a+irmar que"

a# apesar de sua intensa participa'(o na .!6, assumiu uma postura simp:tica em rela'(o C poesia parnasiana.

b# em .era+im Ponte -rande, rompe com a +orma e com a estrutura tradicionais do romance brasileiro.

c# O Rei da 7ela, sua obra-prima em termos de dramatur4ia, apresenta contundente cr5tica ao sistema bur4uEs.

d# desenvolveu uma poesia ori4inal, plena de )umor e ironia, com uma lin4ua4em do cotidiano, repleta de neolo4ismos.

e# +il)o Dnico, rico, pFde via;ar C Europa, onde entrou em contato com as idias van4uardistas, que divul4aria no &rasil. =7III. 7oltado para as +or'as contidas na lin4ua4em, esse autor apa4a intencionalmente as +ronteiras entre narrativa e l5rica. .uas obras incluem e revitali?am recursos da express(o potica" alitera'8es, onomatopias, vocabul:rio arcaico ou neol94ico, rimas internas, ousadas combina'8es de sons e de +orma. O texto acima re+ere-se a"

a# 6ac)ado de !ssis.

b# !lu5?io de !?evedo.

c# $ima &arreto.

d# -uimar(es Rosa.

e# 6onteiro $obato. =I=. /107E. # G correto a+irmar que, em Morte e Vida Severina"

a)

O car:ter de a+irma'(o da vida, apesar de toda a misria, comprova-se pela ausEncia da idia de suic5dio. ! via4em do retirante, que atravessa ambientes menos e mais )ostis, mostra-l)e que a misria a mesma, apesar dessas varia'8es do meio +5sico. !s +alas +inais do retirante, ap9s o nascimento de seu +il)o, con+i4uram o *momento a+irmativo,, por excelEncia, do poema. ! vis(o do mar aberto, quando .everino +inalmente c)e4a ao Reci+e, representa para o retirante a primeira a+irma'(o da vida contra a morte. ! alternHncia das +alas de ricos e de pobres, em contraste, imprime C dinHmica 4eral do poema o ritmo da luta de classes. ==. Comente o conto *6enina a camin)o, do livro *6enina a camin)o ,, de Raduan Nassar.

b)

c)

d)

e)

==I. Explique o livro *!n;o ne4ro,, de Nelson Rodri4ues.

==II. Comente" a# O conto *Os para5sos arti+iciais, do livro *Para5sos arti+iciais,.

b# Explique o nome do livro. O que vem a ser os Para5sos arti+iciaisI

==III. De+ina a terceira 4era'(o modernista.

==I7. Considera-se como marco inicial da se4unda +ase potica do 6odernismo o livro !l4uma poesia, de Carlos Drummond de !ndrade. Caracteri?ando-se a produ'(o potica desse per5odo, correto a+irmar" JK# Cec5lia 6eireles n(o se4uiu ri4idamente nen)uma corrente do 6odernismo &rasileiro, produ?indo uma poesia l5rica, m5stica e musical. JL# Os poetas da dcada de MJ, buscaram uma aborda4em mais universal, que vai da re+lex(o +ilos9+ico-existencialista ao espiritualismo, da preocupa'(o social e pol5tica ao re4ionalismo, da metalin4ua4em ao sensualismo. JN# Os poetas da se4unda 4era'(o modernista aderiram C concep'(o moderna e modernista da literatura, porm sem o esp5rito icnoclasta da 4era'(o deLL. Interessavam-l)es principalmente certos aspectos explorados pelo 6odernismo, como os temas nacionais e cotidianos e a busca de uma lin4ua4em brasileira. JO# 6ais madura e muito mais comprometida com o di+5cil momento que o pa5s atravessava, a poesia da se4unda +ase amplia temas da +ase anterior, alm de inau4urar novas preocupa'8es, que se revelam nas tendEncias reli4iosa, social e meta+5sica. KP# N(o )avia necessidade de c)ocar o pDblico e a nova maneira de expressar-se, inau4urada pelos modernistas da primeira +ase, ;: )avia sido aceita por boa parte dos leitores.

==7. Relacione as colunas" / K # Carlos Drummond de !ndrade / L # 7in5cius de 6oraes / M # 6urilo 6endes / N # 2or4e $ima / Q # 6ario 3uintana / # .obre o autor, correto a+irmar que seu ecletismo tem:tico )armoni?a-se com as nuan'as da palavra..ua produ'(o potica representa um dos pontos altos da nossa literatura. / # Considerado por al4uns como o principal representante da poesia surrealista no &rasil e um dos poetas mais complexos da literatura brasileira. .ua poesia busca o tempo todo destruir para reconstruir, subverter a ordem das coisas institu5das para reor4ani?:-las de acordo com as leis pr9prias. / # !travs de seus poemas, cantou de +orma ini4ual:vel a mul)er e o amor, caracteri?ando-se como um dos mais expressivos poetas de sua 4era'(o. / # !deriu Cs propostas modernistas, passando a cultivar temas relacionados C paisa4em nordestina. !dotou a poesia de +undo reli4ioso e tambm a Rpoesia ne4ra /relacionada a elementos da cultura ne4ra#. / # Poesia essencialmente pessoal, individualista, de lin4ua4em simples e mel9dica, evidenciada ora em sonetos, ora em textos curtos /epi4ramas e )aicais#. ==7I.

Poeta que +ala com )umor e ironia da mediocridade da Bvida bestaB que preside o cotidiano e cu;a obra /! Rosa do Povo, Claro Eni4ma# marcada por vi4oroso esp5rito de s5ntese e pelo sentido tr:4ico da existEncia. rata-se de" a# 7inicius de 6oraes b# Carlos Drummond de !ndrade c# 6:rio de !ndrade d# Cec5lia 6eireles ==7II. !cerca do Romance de MJ, analise as proposi'8es adiante e marque 7 ou 1. K# / # O ciclo do Romance Re4ional de MJ um dos principais da prosa dessa 4era'(o. G o re4ionalismo nordestino, abordando a decadEncia da re4i(o, tendo como tema Dnico o Exodo rural provocado pela seca. L# / # -raciliano Ramos, ala4oano, iniciou-se na literatura com BCaetsB. em como obras principais B7idas .ecasB, B.(o &ernardoB e B!n4DstiaB, nas quais analisa a realidade da vida rural do nordeste, com aspere?a, lin4ua4em ri4orosa, precisa e despo;ada, sem nen)uma concess(o sentimental. M# / # 2os $ins do Re4o, paraibano, aborda, em seus livros do Ciclo da Cana-de!'Dcar, o esplendor e a decadEncia dos en4en)os do Nordeste e do patriarcalismo rural. Em suas obras, mistura bio4ra+ia com +ic'(o. Nelas predomina a lin4ua4em espontHnea e repetitiva. N# / # Rac)el de 3ueiro?, cearense, escreveu como livro de estria, BO 3uin?eB. .ua narrativa sintoni?a-se com o re4ionalismo da 4era'(o de MJ, em que se pode notar a pr-consciEncia do subdesenvolvimento. Nesta +ase de sua obra, destacase, ainda, BCamin)o de PedraB. 6ais tarde, a escritora abandonou os temas de denDncia social. Q# / # 2or4e !mado, baiano, em um realismo prec:rio, mas pitoresco, descreve, em B2ubiab:B, as a4ruras da seca do sert(o baiano.

Vous aimerez peut-être aussi