Vous êtes sur la page 1sur 154

C O M P L E X O J U R D IC O D A M SIO D E J E SU S

A e x c e l n c ia n o e n sin o d o D ire ito

C u r s o d o P r o f. D a m s io

DIREITO ELEITORAL

Transportai um punhado d t rra todos os dias montanha"

!ar is uma

MDULO I

DIREITO ELEITORAL

INTRODUO AO DIREITO ELEITORAL Conceito: o ramo do Direito Pbli o composto por um conjunto de normas destinadas a regular os deveres dos cidados em suas relaes com o Estado, para sua formao e atuao. Estado aqui entendido como !o"er#o ou admi#istra$%o. A fonte primeira do Direito Eleitoral a Constituio da Repblica Federati a do !rasil, arca ouo principal de seus institutos e preceitos. !odem ser tam m citadas as leis &e' lusi"ame#te federais(, as resolu$)es do T*E e os estatutos dos +artidos +ol,ti os. "esse ponto, di# a $ei %aior, em seu art. &&, ', competir privativamente ( )nio legislar so re matria eleitoral, podendo delegar tal compet*ncia aos Estados atravs de lei om+leme#tar. DIREITO* POL-TICO* Direitos pol+ticos so as regras que disciplinam o e,erc+cio da sobera#ia +o+ular, ou seja, a participao nos neg-cios jur+dicos do Estado. )m Estado Democr.tico de Direito aquele que permite a efeti"a +arti i+a$%o do +o"o #a admi#istra$%o da oisa +bli a, visando so retudo alcanar uma sociedade livre, justa e solid.ria em que todos /inclusive os governantes0 esto igualmente su metidos ( fora da lei. Es+. ies de Re!imes Demo rti os/ Demo ra ia Direta0 *emidireta e I#direta 1 par.grafo 2nico do artigo 3.4 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil reprodu# o conceito de 5osseau de que a democracia o governo do povo, pelo povo e para o povo, porque todo o poder emana do povo /primeiro titular do !oder Constituinte 1rigin.rio0, que o e,erce por meio de representantes eleitos diretamente.
CRFB; TTULO I - Dos Princpios Fundamentais Art. ! A Rep"#$ica Federati%a do Brasi$& 'ormada pe$a uni(o indisso$"%e$ dos Estados e Munic"pios e do Distrito Federa$& constitui-se em )stado Democr*tico de Direito e tem como 'undamentos+ 819C'9D'9:A9!$)

I - a so#erania; II - a cidadania; III - a di,nidade da pessoa -umana; I. - os a$ores sociais do tra#a$-o e da $i%re iniciati%a; . - o plura$ismo po$tico. Par*,ra'o "nico. Todo o poder e#ana do po o$ %ue o e&erce por #eio de representantes eleitos ou direta#ente$ nos ter#os desta Constituio.

1 artigo 3; /DIR)ITO/

POLTICO/0

da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do

7rasil e,plicita que no 7rasil a so erania popular e,ercida pelo sufr!io u#i"ersal e +elo "oto direto e se reto, com valor igual para todos /democracia indireta0, e, nos termos da lei, mediante iniciativa popular, referendo e ple iscito0 i#strume#tos da demo ra ia direta /tam m denominada participativa0. A esse e,erc+cio misto da so erania popular, eleio direta dos parlamentares e dos c<efes do e,ecutivo = democracia indireta ou representativa > e iniciativa popular, ple iscito e referendo = democracia participativa >, d.>se o nome de demo ra ia semidireta /que o nosso regime de governo0.

Art. ser*

0. A so#erania popu$ar e1ercida pe$o su'r*,io

I - p$e#iscito; II - re'erendo; III - iniciati%a popu$ar.

uni%ersa$ e pe$o %oto direto e secreto& com %a$or i,ua$ para todos& e& nos termos da $ei& mediante+

Cidad%o "a linguagem popular, cidado, povo, populao e

nacionalidade so e,presses que se confundem. ?uridicamente, porm, cidado aquele nacional que est. no go#o de seus direitos

pol+ticos, so retudo do voto. Popu$a2(o conceito meramente demogr.fico. 'o o . o o#1u#to de #a io#ais. Cidadania . o#1u#to de direitos fu#dame#tais e de

+arti i+a$%o #os desti#os do Estado. @em sua face ativa /direito de escol<er os governantes0 e sua face passiva /direito de ser escol<ido governante0. Alguns, porm, por imposio constitucional, podem e,ercer a cidadania ativa /ser eleitor0, mas no podem e,ercer a cidadania passiva /ser candidato0, a e,emplo dos analfa etos /artigo 3;, A ;.4, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0. Alguns atri utos da cidadania so adquiridos gradativamente, a e,emplo da idade m+nima e,igida para algum concorrer a um cargo eletivo /3B anos para :ereador, &3 anos para Deputado etc.0. O *ufr!io e o 2oto O sufr!io /do latim su'ra,ium, apoio0 representa o direito de votar e ser votado e considerado uni ersal quando se outorga o direito de votar a todos que preenc<am requisitos .sicos previstos na Constituio, sem restries derivadas de condio de raa, de fortuna, de instruo, de se,o ou de convico religiosa. 1 sufr.gio restrito /qualificativo0 aquele s- conferido a pessoas que preenc<am determinadas condies de nascimento, de fortuna etc. !ode ser restrito censit.rio /quando impe restries vinculadas ( capacidade econCmica do eleitor = as Constituies 6ederais de 3BD3 e 3DE; vedavam o voto dos mendigos0 ou restrito capacit.rio /pela Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilFGH e at a Emenda Constitucional n. &IFBI, o analfa eto no podia votar0.

1 sufr.gio identifica um sistema no qual o voto um dos instrumentos de deli erao. 1 voto, que personal+ssimo /no pode ser e,ercido por procurao0, pode ser direto /como determina a atual Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0 ou indireto. J direto quando os eleitores escol<em seus representantes e governantes sem intermedi.rios. J indireto quando os eleitores /denominados de 3.4 grau0 escol<em seus representantes ou governantes por intermdio de delegadosK /eleitores de &.4 grau0, que participaro de um Colgio Eleitoral ou -rgo semel<ante. KE,: 8istema Eleitoral dos Estados )nidos. 1 serve>se que <. e,ceo ao voto direto no A 3.4 do artigo B3 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, que prev* eleio indireta para o cargo de !residente da 5ep2 lica se <ouver impedimento do !residente e do :ice>!residente nos dois 2ltimos anos do mandato.
3E' e$%o ao "oto direto #a CR45/ Art. 3 . .a,ando os car,os de Presidente e .ice-Presidente da Rep"#$ica& 'ar-se-* e$ei2(o no%enta dias depois de a#erta a "$tima %a,a. 4 ! - Ocorrendo a ac(ncia nos lti#os dois anos do perodo presidencia$& a e$ei2(o para am#os os car,os ser* 'eita trinta dias depois da "$tima %a,a& pe$o Con,resso 5aciona$& na 'orma da $ei. 4 6! - )m 7ua$7uer dos casos& os e$eitos de%er(o co#pletar o per"odo de seus antecessores.

1 voto secreto para garantir a lisura das votaes, ini indo a intimidao e o su orno. 1 voto com valor igual para todos a aplicao do Direito !ol+tico da garantia de que todos so iguais perante a lei /cada eleitor vale um 2nico voto = one man& one %ote0.

1s principais institutos da demo ra ia re+rese#tati"a &i#direta(: :oto /direto ou indireto0 %andato pol+tico que o representante rece e.

A I#i iati"a Po+ular0 o Refere#do e o Plebis ito 1s principais institutos da democracia direta /participativa0 no 7rasil so a iniciativa popular, o referendo popular e o ple iscito. I#i iati"a +o+ular &arti!os 670 i# iso III8 9:0 ; 7.<8 9=0 i# iso >III8 e ?60 ; 9.<8 todos da Co#stitui$%o da Re+bli a 4ederati"a do 5rasil8 )ma das formas de o povo e,ercer diretame#te seu poder a iniciativa popular, pela qual 3L do eleitorado nacional, distri u+do por pelo menos cinco Estados>%em ros, com no menos de tr*s dcimos de 3L dos eleitores de cada um deles, pode apresentar ( C@mara dos De+utados um projeto de lei /complementar ou ordin.ria0. 'niciativa !opular 3L "acionalMN%in I Estados>MNO,Ede3L de cada>MCPmara Deputados O +lebis ito e o refere#do +o+ular O re)erendo a forma de manifestao popular pela qual o eleitor aprova ou rejeita uma atitude governamental j. manifestada /e,emplo: quando uma emenda constitucional ou um projeto de lei aprovado pelo !oder $egislativo su metido ( aprovao ou

rejeio dos cidados antes de entrar em vigor0. "as questes de relevPncia nacional, de compet*ncia do Poder Le!islati"o ou do Poder E'e uti"o /matria constitucional, administrativa ou legislativa0, em como no caso do A E.4 do artigo 3B da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil /incorporao, su diviso ou desmem ramento de um Estado0, a autori#ao e a convocao do referendo popular e do ple iscito so da compet*ncia e,clusiva do Congresso "acional, nos termos do artigo ;D, inciso Q:, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, com inado com a $ei n. D.HODFDB /em especial os artigos &.4 e E.40. A iniciativa da proposta do referendo ou do ple iscito deve partir de 6AB dos De+utados 4ederais ou de 6AB dos *e#adores. A aprovao da proposta manifestada /e,teriori#ada0 por decreto legislativo que e,ige o voto favor.vel da maioria simples dos Deputados 6ederais e dos 8enadores /voto favor.vel de mais da metade dos presentes ( sesso, o servando>se que para a votao ser iniciada e,ige>se a presena de mais da metade de todos os parlamentares da casa0. 1 referendo deve ser convocado no +raCo de tri#ta dias, a contar da promulgao da lei ou da adoo de medida administrativa so re a qual se mostra conveniente a manifestao popular direta. 1 p$e#iscito a consulta popular prvia pela qual os cidados decidem ou demonstram sua posio so re determinadas questes. A convocao de ple iscitos de compet*ncia e,clusiva do Congresso "acional quando a questo for de interesse nacional. 5elem ramos que a Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil permite a criao de @errit-rios 6ederais /<oje ine,istentes0 e

at prev*, no artigo 3& do Ato das Disposies Constitucionais @ransit-rias, a formao de uma comisso para analisar a questo, so retudo em relao ( Ama#Cnia $egal. Entre os primeiros passos est. a aprovao da proposta pela populao diretamente interessada, mediante ple iscito /artigo 3B, A E.4, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0. "as demais questes, de compet*ncia dos Estados0 do Distrito 4ederal ou dos %unic+pios, o ple iscito e o referendo so convocados em conformidade, respectivamente, com a Co#stitui$%o Estadual e com a $ei 1rgPnica. Pluralismo +ol,ti o R. que se relem rar ine,istir uma democracia su stancial sem a garantia do pluralismo pol+tico, caracteri#ado pela conviv*ncia <armCnica dos interesses contradit-rios. !ara tanto, <. que se garantir a ampla participao de todos /inclusive das minorias0 na escol<a dos mem ros das casas legislativas, recon<ecer a legitimidade das alianas /sem argan<as esp2rias0 que sustentam o !oder E,ecutivo e preservar a independ*ncia e a transpar*ncia dos -rgos jurisdicionais a fim de que qualquer leso ou ameaa de leso possa ser legitimamente reparada por um -rgo imparcial do Estado. 1 princ+pio do pluralismo pol+tico /inciso : do artigo 3.4 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilFBB0 est. desmem rado em diversos dispositivos constitucionais, entre eles os que garantem a livre ma#ifesta$%o do +e#same#to /artigo I.4, inciso ': =vedado o anonimato=0, a livre convico pol+tica /artigo I.4, inciso :'''0 e o pluripartidarismo /artigo 3H0. Demonstra que nossa sociedade pluralista /equili ra os interesses contradit-rios com negociaes constantes0 e no monista.

MDULO II

DIREITO ELEITORAL
Direitos 'ol"ticos

DIREITO ELEITORAL Direitos Pol,ti os 6. O ALI*TADENTO ELEITORAL &CAPACIDADE

ELEITORAL ATI2A( Ca e privativamente ( )nio legislar so re matria eleitoral /artigo &&, inciso ', da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0. @anto o !residente da 5ep2 lica = 7ua$7uer $ei = /artigo B;, inciso ':, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0 quanto o @ri unal 8uperior Eleitoral /artigo &E, inciso 'Q, do C-digo Eleitoral0 podem e,pedir as i#stru$)es que julgarem convenientes ( oa e,ecuo das leis eleitoraisS poder regulamentar que e,cepcionalmente pode ser e,ercido tam m pelos @ri unais 5egionais Eleitorais nas suas respectivas circunscries /inciso Q:'' do artigo EO do C-digo Eleitoral0. A lei que alterar o processo eleitoral entrar. em vigor na data da sua pu licao, no se aplicando ( eleio que ocorra at um ano da data de sua vig*ncia /artigo 3G da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0. 1 alistamento eleitoral /integrado pela qualificao e pela inscrio0 e o voto so o rigat-rios para os maiores de 3B anos. Contudo, so facultativos para o analfa eto, para os maiores de de#esseis anos /at a data do pleito, conforme prev* o artigo 3; da 5esoluo n4 &3.IEBF&OOE0 e menores de de#oito, em como para os maiores de setenta anos.
Art. 0. CR45 4 ! - O a$istamento e$eitora$ e o %oto s(o+ I - o#ri,at8rios para os maiores de de9oito anos;

II - 'acu$tati%os para+ a: os ana$'a#etos; #: os maiores de setenta anos; c: os maiores de de9esseis e menores de de9oito anos. 4 6! - 5(o podem a$istar-se como e$eitores os estran*eiros e& durante o per"odo do ser io #ilitar obri*at+rio$ os conscritos.

Em seu artigo G.4, o C-digo Eleitoral /$ei n. ;.HEHFGI0 tam m faculta o alistamento do i#"lido e dos que se encontram fora do +a,s. 6aculta, ainda, o voto dos e#fermos, dos que se encontram fora de seu domi ,lio e dos ser"idores +bli os em ser"i$o Eue os im+e$a de "otar.
CFdi!o Eleitoral. Lei 7:B:A?G Art. ;o O a$istamento e o %oto s(o o#ri,at8rios para os #rasi$eiros de um e outro se1o& sa$%o+ I - 7uanto ao a$istamento+ a: os in%*$idos; #: os maiores de setenta anos; c: os 7ue se encontrem 'ora do Pas; II - 7uanto ao %oto+ a: os en'ermos; #: os 7ue se encontrem 'ora do seu domic$io; c: os 'uncion*rios ci%is e os mi$itares& em ser%i2o 7ue os impossi#i$ite de %otar.

Conforme sustenta ?oel ?os CPndido, To ind+gena, capa# de e,primir>se na l+ngua nacional, pode se alistar, desde que portador de documento, ainda que mero registro administrativo na 6)"A'U 3. 1 artigo H.4 do C-digo Eleitoral especifica as sanes para quem no o servar a o rigatoriedade de se alistar e votar. 8em a prova de que votou na 2ltima eleio, pagou a respectiva multa ou justificou>se devidamente, o eleitor no:
I - inscre er,se e# concurso ou pro a para car*o ou )uno pblica$ in estir,se ou e#possar,se neles;

CV"D'D1, ?oel ?os. Direito )$eitora$ Brasi$eiro. B.W ed. 8o !aulo: Edipro, &OOO. p. DE.

II < receber %encimentos& remunera2(o& sa$*rio ou pro%entos de 'un2(o ou empre,o p"#$ico& aut*r7uico ou paraestata$& #em como 'unda2=es ,o%ernamentais& empresas& institutos e sociedades de 7ua$7uer nature9a& mantidas ou su#%encionadas pe$o ,o%erno ou 7ue e1er2am ser%i2o p"#$ico de$e,ado& correspondentes ao se,undo m>s su#se7?ente ao da e$ei2(o; III , participar de concorr-ncia pblica ou ad#inistrati a da Uni(o& dos )stados& dos Territ8rios& do Distrito Federa$ ou dos @unicpios& ou das respecti%as autar7uias; I. - obter e#pr.sti#os nas autar7uias& sociedades de economia mista& cai1as econAmicas 'ederais ou estaduais& nos institutos e cai1as de pre%id>ncia socia$& #em como em 7ua$7uer esta#e$ecimento de crBdito mantido pe$o ,o%erno& ou de cuCa administra2(o este participe& e com essas entidades ce$e#rar contratos; . - obter passaporte ou carteira de identidade; .I - reno%ar matrcu$a em esta#e$ecimento de ensino o'icia$ ou 'isca$i9ado pe$o ,o%erno; .II - praticar 7ua$7uer ato para o 7ua$ se e1iCa 7uita2(o do ser%i2o mi$itar ou imposto de renda;

1 t+tulo eleitoral prova a quitao do eleitor para com a ?ustia Eleitoral at a data de sua emisso /artigo &G da 5esoluo n. &3.IEBF&OOE0. 1 requerimento de inscrio su metido ( apreciao do 1uiC eleitoral, que em 7H <oras poder. deferi>lo, indeferi>lo ou convert*> lo em dilig*ncias. Iui#Ce#alme#te, o jui# eleitoral far. pu licar pela imprensa, onde <ouver, ou por edital os pedidos de inscrio e a sua deciso. Da deciso indeferida pode recorrer o eleitor. Da deferida pode recorrer qualquer delegado de partido. "a qualidade de

defensor da ordem jur+dica e do regime democr.tico /artigo 3&H da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0, o %inistrio !2 lico pode recorrer da deciso deferida ou da deciso indeferida. Em se tratando de alistamento eletrCnico, <ip-tese usada atualmente, os recursos devem ser interpostos no pra#o de: Cinco dias para o eleitor e o %!/contra deciso indeferit-ria0S De# dias para o delegado e o %! /contra deciso deferit-ria0, nos termos da $ei n. G.DDGFB&.
18 5EC)5818 8X1 ?)$YAD18 !E$1 @.5.E "1 !5AZ1 DE G DIA* /5E81$)[X1 96.GBHA9JJ7( Art. D. Despac-ado o re7uerimento de inscri2(o pe$o Cui9

e$eitora$ e processado pe$o cart8rio& o setor da /ecretaria do Tri#una$ Re,iona$ )$eitora$ respons*%e$ pe$os ser%i2os de processamento e$etrAnico de dados en%iar* ao cart8rio e$eitora$& %ue as colocar/ 0 disposio dos partidos pol"ticos$ rela1es de inscri1es inclu"das no cadastro$ co# os respecti os endereos2 4 ! Do despac-o 7ue inde'erir o re7uerimento de inscri2(o&

ca#er* recurso interposto pe$o a$istando no pra9o de cinco dias e& do 7ue o de'erir& poder* recorrer 7ua$7uer de$e,ado de partido po$tico no pra9o de de9 dias& contados da colocao da respecti a lista*e# 0 disposio dos partidos$ o %ue de er/ ocorrer nos dias 34 e 35 de cada #-s$ ou no pri#eiro dia til se*uinte$ ainda %ue ten6a# sido e&ibidas ao alistando antes dessas datas e #es#o %ue os partidos no as consulte# ELei n! ;.FF;G36& art. D!:. 4 6! O cart8rio e$eitora$ pro%idenciar*& para o 'im do disposto no 4 !& re$a2=es contendo os pedidos inde'eridos.

#C$di%o E& itora&' L i no (')*)+ d ,- d Ju&ho d ,./-0

Art. 0H& 4 7o 8uin9enal#ente& o Iui9 )$eitora$ 'ar* pu#$icar pe$a imprensa& onde -ou%er& ou por editais& a $ista dos pedidos de inscri2(o& mencionando os de'eridos& os inde'eridos e os con%ertidos em di$i,>ncia& contando-se dessa pu#$ica2(o o pra9o para os recursos a 7ue se referem os par.grafos do te,to acima.

De acordo com o artigo ;& do C-digo Eleitoral, o alistamento feito no lugar da resid*ncia ou da moradia do requerente e, verificado ter este mais de uma, ser. considerado domic+lio qualquer uma delas. !revalece, por isso, que o domi ,lio eleitoral #%o . #e essariame#te o lo al o#de o residK# ia om @#imo defi#iti"o. Ao contr.rio da legislao eleitoral de 3D;I, que previa a inscrio e1 o''icio, <oje o alistamento somente efetivado a requerimento do interessado. 1 artigo D3 da $ei n. D.IO;FDH esta elece que nen<um requerimento de i#s ri$%o eleitoral ou de tra#sferK# ia ser. rece ido dentro dos 6GJ dias a#teriores L data da elei$%o. !ortanto, est. revogado o artigo GH do C-digo Eleitoral /que fi,ava o pra#o em 3OO dias0. 1s procedimentos pertinentes ao alistamento e ( transfer*ncia esto previstos nos artigos ;E e seguintes do C-digo Eleitoral, e na Resolu$%o 96.GBHA9JJ73 do @ri unal 8uperior Eleitoral. E,ige>se, em s+ntese, prova de identidade e do cumprimento das e,ig*ncias relativas ao servio militar o rigat-rio.
DO ALI:TAME;TO EResolu$%o 96.GBHA9JJ7( Art. F! 5o cart8rio e$eitora$ ou no posto de a$istamento& o ser idor da <ustia Eleitoral preenc6er/ o RAE ou di*itar/ as in)or#a1es no siste#a de acordo com os dados constantes do documento apresentado pe$o e$eitor& co#ple#entados co# suas in)or#a1es pessoais& de con'ormidade com as e1i,>ncias do processamento de dados& destas instru2=es e das orienta2=es espec'icas.

idad%o estabele e a sua

4 ! O RAE de er/ ser preenc6ido ou di*itado e i#presso na presena do re%uerente2 4 6! 5o momento da 'orma$i9a2(o do pedido& o re7uerente mani'estar* sua pre'er>ncia so#re $oca$ de %ota2(o& entre os esta#e$ecidos para a 9ona e$eitora$. 4 J! Para os 'ins do 4 6! deste arti,o& ser* co$ocada K disposi2(o& no cart8rio ou posto de a$istamento& a re$a2(o de todos os $ocais de %ota2(o da 9ona& com os respecti%os endere2os. 4 0! A assinatura do re%ueri#ento ou a aposio da i#presso di*ital do pole*ar ser/ )eita na presena do ser idor da <ustia Eleitoral$ %ue de er/ atestar$ de i#ediato$ a satis)ao dessa e&i*-ncia. Art. L. Antes de sub#eter o pedido a despac6o do =ui9 eleitoral$ o ser idor pro idenciar/ o preenc6i#ento ou a di*itao no siste#a dos espaos %ue l6e so reser ados no RAE. Par*,ra'o "nico. Para e'eito de preenc-imento do re7uerimento ou de di,ita2(o no sistema& ser* mantida em cada 9ona e$eitora$ re$a2(o de ser%idores& identi)icados pelo n#ero do t"tulo eleitoral$ 6abilitados a praticar os atos reser ados ao cart+rio. Art. . Atri#udo n"mero de inscri2(o& o ser%idor& ap8s assinar o 'ormu$*rio& destacar* o protoco$o de so$icita2(o& numerado de id>ntica 'orma& e o entre,ar* ao re7uerente& caso a emiss(o do ttu$o n(o seCa imediata. Art. 6. Os tri#unais re,ionais e$eitorais 'ar(o distri#uir& o#ser%ada a se7?>ncia numBrica 'ornecida pe$a /ecretaria de In'orm*tica& Ks 9onas e$eitorais da respecti%a circunscri2(o& sBries de n"meros de inscri2(o e$eitora$& a serem uti$i9ados na 'orma deste arti,o. Par*,ra'o "nico. O n"mero de inscri2(o compor-se-* de at. 3> al*aris#os& por unidade da Federa2(o& assim discriminados+ a: os oito primeiros a$,arismos ser(o se7?enciados& despre9andose& na emiss(o& os 9eros K es7uerda; #: os dois a$,arismos se,uintes ser(o representati%os da unidade da Federa2(o de ori,em da inscri2(o& con'orme c8di,os constantes da se,uinte ta#e$a+ Rio de Ianeiro n! LJ c: os dois "$timos a$,arismos constituir(o d,itos %eri'icadores& determinados com #ase no m8du$o & sendo o primeiro ca$cu$ado so#re o n"mero se7?encia$ e o "$timo so#re o c8di,o da unidade da Federa2(o se,uido do primeiro d,ito %eri'icador. E'/ 69B7G?:HMJBM:B Art. J. Para o a$istamento& o re7uerente apresentar* u# dos se,uintes documentos do 7ua$ se in'ira a nacionalidade brasileira ELei n! D.000G3H& art. H!& 4 6!:+ a: carteira de identidade ou carteira emitida pe$os 8r,(os criados por lei )ederal& contro$adores do e1erccio pro'issiona$;

#: certi'icado de 7uita2(o do ser%i2o mi$itar; 1 rigat-rio para os maiores de 3B anos c: certid(o de nascimento ou casamento& e1trada do Re,istro Ci%i$; d: instrumento p"#$ico do 7ua$ se in'ira& por direito& ter o re7uerente a idade mnima de ; anos e do 7ua$ constem& tam#Bm& os demais e$ementos necess*rios K sua 7ua$i'ica2(o. Par*,ra'o "nico. A apresenta2(o do documento a 7ue se re'ere a a$nea # Ecerti'icado de 7uita2(o do ser%i2o mi$itar: . obri*at+ria para maiores de 3 anos& do se1o mascu$ino.

"o momento da formali#ao do pedido de inscrio, o alistando manifestar. sua prefer*ncia pelo local de votao entre aqueles relativos ( sua #ona eleitoral e assinar. so o servao do servidor do cart-rio, sob as +e#as da lei0 formulrio +adr%o Eue0 e#tre outras i#forma$)es0 desta ar seu e#dere$o.
Art. 0. M 'acu$tado o a$istamento& no ano em 7ue se rea$i9arem e$ei2=es& do menor 7ue comp$etar ; anos atB a data do p$eito& inc$usi%e. 4 ! O a$istamento de 7ue trata o caput poder* ser so$icitado atB o encerramento do pra9o 'i1ado para re7uerimento de inscri2(o e$eitora$ ou trans'er>ncia. 6GJ dias 4 6! O ttu$o emitido nas condi2=es deste arti,o somente surtir* e'eitos com o imp$emento da idade de ; anos ERes.GT/) n! F.0;H& de 6.J.F;:. Art. H. O #rasi$eiro nato 7ue n(o se a$istar atB os F anos ou o natura$i9ado 7ue n(o se a$istar atB um ano depois de ad7uirida a naciona$idade #rasi$eira incorrer* em mu$ta imposta pe$o Cui9 e$eitora$ e co#rada no ato da inscri2(o. Par*,ra'o "nico. ;o se aplicar/ a pena ao n(o-a$istado %ue re%uerer sua inscrio eleitoral atB o centBsimo 7?in7ua,Bsimo primeiro /3I34 A"@E5'150 dia anterior 0 eleio subse%?ente K data em 7ue comp$etar 3@ anos EC8di,o )$eitora$& art. 3! c.c. a Lei n! F.HL0GFD& art. F :.

!ortanto o pra#o de alistamento para o rasileiro nato vai at os de#enove anos, e para o naturali#ado de at um ano ap-s a aquisio da nacionalidade rasileira. Entretanto <. de se levar em conta a ressalva do par.grafo 2nico.
Art. ;. O a$istamento e$eitora$ do ana$'a#eto B 'acu$tati%o

EConstitui2(o da Rep"#$ica Federati%a do Brasi$& art. 0& 4 !& II& a:. Par*,ra'o "nico. /e o ana$'a#eto dei1ar de s>-$o& de er/ re7uerer sua inscri2(o e$eitora$& n(o 'icando suCeito K mu$ta pre%ista no art. H EC8di,o )$eitora$& art. 3!:.

1 pra#o de alistamento para o aquisio da nacionalidade rasileira.


DA TRA5/F)RN5CIA

rasileiro nato vai at os

de#enove anos, e para o naturali#ado de at um ano ap-s a

Art. 3. A trans'er>ncia do e$eitor s8 ser* admitida se satis'eitas as se,uintes e1i,>ncias+ I - rece#imento do pedido no cart8rio e$eitora$ do no%o domic$io no pra9o estabelecido pela le*islao i*ente; &6G6 dias a#tes do +leito( II - transcurso de& pe$o menos$ u# ano do alista#ento ou da lti#a trans)er-ncia; III - resid>ncia mnima de tr-s #eses no no%o domic$io& declarada$ sob as penas da lei$ pelo pr+prio eleitor ELei n! ;.FF;G36& art. 3!:; I. - pro a de %uitao com a Iusti2a )$eitora$.

As e,ig*ncias temporais espec+ficas no se aplicam aos servidores p2 licos removidos ou transferidos e aos familiares que os acompan<am.
4 6! Ao re7uerer a trans'er>ncia& o e$eitor entre,ar* ao ser%idor do cart8rio o t"tulo eleitoral e a pro a de %uitao co# a <ustia Eleitoral. A B4 ;o co#pro ada a condio de eleitor ou a %uitao para co# a <ustia Eleitoral$ o =ui9 eleitoral arbitrar/$ desde lo*o$ o alor da #ulta a ser pa*a. 4 0! Despac-ado o re7uerimento de trans'er>ncia pe$o Cui9 e$eitora$ e processado pe$o cart8rio& o setor da /ecretaria do Tri#una$ Re,iona$ )$eitora$ respons*%e$ pe$os ser%i2os de processamento de dados

en%iar* ao cart8rio e$eitora$& 7ue as co$ocar* K disposi2(o dos partidos po$ticos& re$a2=es de inscri2=es atua$i9adas no cadastro& com os respecti%os endere2os. 4 H! Do despac-o 7ue inde'erir o re7uerimento de trans'er>ncia& ca#er* recurso interposto pelo eleitor no pra9o de cinco dias e& do 7ue o de'erir& poder/ recorrer %ual%uer dele*ado de partido pol"tico no pra9o de de9 dias& contados da co$oca2(o da respecti%a $ista,em K disposi2(o dos partidos& o 7ue de%er* ocorrer nos dias 34 e 35 de cada #-s$ ou no pri#eiro dia til se*uinte& ainda 7ue ten-am sido e1i#idas ao re7uerente antes dessas datas e mesmo 7ue os partidos n(o as consu$tem ELei n! ;.FF;G36& art. 3!:. 4 ;! O cart8rio e$eitora$ pro%idenciar*& para o 'im do disposto no 4 H!& re$a2=es contendo os pedidos inde)eridos2

Em s+ntese: !ara fins de transfer*ncia, o eleitor dever. comprovar estar Euite om a Nusti$a Eleitoral, o tra#s urso de +elo me#os um a#o da ltima i#s ri$%o e de larar residK# ia m,#ima de trKs meses #o #o"o domi ,lio. "o comprovada a quitao para com a ?ustia Eleitoral, desde logo o jui# eleitoral fi,ar. a multa devida. 1 requerimento de transfer*ncia de domic+lio eleitoral ser. imediatamente pu licado na imprensa oficial /na capital0 ou em cart-rio /nas demais localidades0, podendo os interessados impugn.> lo em 3O dias. Da deciso ca e recurso para o @ri unal 5egional Eleitoral nas mesmas condies do alistamento deferido ou indeferido. 'nscrever>se fraudulentamente como eleitor caracteri#a crime /artigo &BD do C-digo Eleitoral0. "o podem alistar>se como eleitores os estrangeiros e, durante o servio militar o rigat-rio, o conscrito /aquele que, regularmente convocado, presta o servio militar o rigat-rio ou servio alternativo, incluindo>se no conceito os mdicos, dentistas, farmac*uticos e veterin.rios que prestam o servio militar o rigat-rio ap-s o encerramento da faculdade = artigo H.4 da $ei n. I.&D&, de B.G.3DGH0. 1 conscrito que se alistou e adquiriu o direito

de voto antes da conscrio tem sua i#s ri$%o ma#tida, mas #%o +ode e'er er o direito de "oto at que o servio militar ou alternativo esteja cumprido /5esoluo n. 3I.OH&FBD do @ri unal 8uperior Eleitoral0. Aos +ortu!ueses com resid*ncia permanente no 7rasil /independentemente de naturali#ao0, se <ouver reciprocidade em favor dos rasileiros, so atri u+dos os direitos inerentes aos rasileiros, salvo os casos previstos na pr-pria Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil /artigo 3&, A 3.4, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilFBB, nos termos da Emenda Constitucional de reviso n. EFD;0. 5estringe>se, assim, a tese pela qual a nacionalidade pressuposto de cidadania. Encerrando o tema, \alter Ceneviva /Direito Constituciona$ Brasi$eiro. &.W ed. 8o !aulo: 8araiva, 3DD3. p. &I0 leciona que, o servados os requisitos da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil /resid*ncia permanente no 7rasil e reciprocidade0, o cidado portugu*s, alm de eleitor, pode ser Yovernador de Estado, 8enador ou Deputado /mas no !residente de alguma das Casas do Congresso, j. que, entre outras, tal funo reservada aos rasileiros natos = artigo 3&, A E.4, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0. !reenc<idos os requisitos constitucionais e legais, pode tam m ser vereador. 1 serve>se, conforme analisaremos no estudo da

nacionalidade, que a 7uase naciona$idade pode ser restrita /no d. direitos pol+ticos0 ou ampla /concede direitos pol+ticos no limite da reciprocidade0. Atualmente, o artigo 3I da Constituio portuguesa veda a qualquer estrangeiro /inclusive aos provenientes de pa+ses de l+ngua portuguesa0 o acesso ( titularidade dos -rgos de so erania e dos

-rgos de governo pr-prio das regies autCnomas, o servio das foras armadas e a carreira diplom.tica. A outorga de direitos pol+ticos em !ortugal aos rasileiros importar. suspenso dos mesmos no 7rasil, com a suspenso das inscries eleitorais eventualmente e,istentes /A ;.4 do artigo I3 da 5esoluo n. &3.IEBF&OOE0 do @ri unal 8uperior Eleitoral0. 1 eleitor o rigado a votar, que se e# o#tra #o e'terior no dia da votao, tem o pra#o de BJ dias o#tados de seu i#!resso #o +a,s para justificar sua falta perante o jui# de sua #ona eleitoral. No aso de estar #o +a,s, o eleitor, que ti#Oa obri!a$%o de "otar e no o fe#, tem o pra#o de ?J dias para justificar sua aus*ncia. 'ndeferida a justificao ou decorrido o pra#o sem justificativa, ser. aplicada multa pelo no e,erc+cio do voto, a qual ser. fi,ada entre EL e 3OL so re o valor correspondente a EE,O& )6'5s / ase de c.lculo0 e destinada ao 6undo Especial de Assist*ncia 6inanceira aos !artidos !ol+ticos. 1 pagamento poder. ser efetuado na ag*ncia arrecadadora de qualquer #ona eleitoral, nos termos do artigo 33 do C-digo Eleitoral e da 5esoluo n. &O.;OIFDB do @ri unal 8uperior Eleitoral. "os termos dos AA &.4 e E.4 do artigo EGH do C-digo Eleitoral, o eleitor po re poder. ser isentado do pagamento da multa. !or outro lado, se mesmo aplicada ao m.,imo se mostrar inefica# em ra#o da situao econCmica do infrator, a multa poder. ser aumentada em at de# ve#es. Certificado nos autos que a multa no foi satisfeita no pra#o de trinta dias contados do trPnsito em julgado da deciso que a fi,ar /deciso que deve ser pu licada ou notificada ao eleitor0, a d+vida ser. inscrita em livro pr-prio do ?u+#o Eleitoral ou do @ri unal /caso

os autos l. se encontrem0 e assim o#siderada l,Euida e erta +ara efeitos de obra#$a0 media#te e'e u$%o fis al. "o caso de imposio de multa pelo jui# eleitoral, este dever. providenciar para que, em at cinco dias do decurso do pra#o para pagamento, os autos /com a certido da d+vida inscrita0 sejam encamin<ados ao @ri unal Eleitoral competente, o qual se reportar. diretamente ( !rocuradoria>Yeral da 6a#enda "acional. Comunicada pela !rocuradoria>Yeral da 6a#enda "acional a liquidao da d+vida, a ocorr*ncia ser. anotada nos autos e registrada no $ivro de 'nscrio de %ultas Eleitorais /5esoluo n. &O.;OIFDB do @ri unal 8uperior Eleitoral e !ortaria n. D;FDD do @ri unal 8uperior Eleitoral0.

6.6. Re"is%o do Eleitorado Iua#do Oou"er de## ia fu#dame#tada de fraude #o alistame#to 1u#to a uma Co#a ou Du#i ,+io, o Tribu#al Re!io#al Eleitoral, o servadas as regras determinadas pelo @ri unal 8uperior Eleitoral, poder. determinar correo e, provada a fraude em proporo co#pro#etedora, ordenar. a reviso do eleitorado com o cancelamento dos t+tulos que no foram apresentados ( reviso /A ;.4 do artigo H3 do C-digo Eleitoral0. 1 @ri unal 8uperior Eleitoral determinar. de of, io a reviso sempre que:
1 total de transfer*ncias ocorridas no ano em curso for 6JP

superior ao do a#o a#terior,


]uando o eleitorado for superior ao do ro da populao entre 3O e

3I anos somada ( de idade superior a HO anos do territ-rio daquele %unic+pio, EM9'M6Ja6GMQR:J

1u ainda, na <ip-tese de o eleitorado ser su+erior a ?GP da

+o+ula$%o +ro1etada +elo I5SE +ara aEuele a#o /artigo D& da $ei n. D.IO;FDH e artigo IH da 5esoluo n. &3.IEBF&OOE do @ri unal 8uperior Eleitoral0.

6.9. Ca# elame#to da I#s ri$%o Eleitoral As ausas de a# elame#to da i#s ri$%o eleitoral /o

alistamento eleitoral uma das condies de elegi ilidade0 esto e,plicitadas no artigo H3 do C-digo Eleitoral. 8o elas: ' = infrao do artigo I.4 do C-digo Eleitoral, que veda o alistame#to omo eleitores dos Eue #%o saibam e'+rimirTse #a l,#!ua #a io#al /conceito que no restringe o alistamento e o voto dos deficientes que t*m capacidade de e,pressar sua vontade0 ou que estejam +ri"ados dos seus direitos +ol,ti osS '' = infrao do artigo ;& do C-digo Eleitoral, que veda o alistamento dos que esto +ri"ados tem+orria ou defi#iti"ame#te dos direitos +ol,ti osS ''' = a sus+e#s%o ou +erda dos direitos +ol,ti os8 Lem#rete -O 5(o e1iste Cassa2(o ': = a pluralidade de inscriesS : = o fale ime#to do eleitor, devendo o cart-rio de registro civil, at o dia 3I de cada m*s, enviar ao ?ui# eleitoral a comunicao dos - itos dos cidados alistadosS :' = dei'ar de "otar em trKs elei$)es o#se uti"as. Conforme esta elece o A E.4 do artigo H.4 do C-digo Eleitoral, regulamentado

pelo A E.4 do artigo HB da 5esoluo n. &3.IEBF&OOEdo @ri unal 8uperior Eleitoral, ser. cancelada a inscrio do eleitor que se a stiver de votar em tr*s eleies consecutivas, salvo se <ouver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento da multa, fi a#do e' lu,dos do a# elame#to os eleitores Eue0 +or +rerro!ati"a o#stitu io#al0 #%o este1am obri!ados ao e'er , io do "oto e u1a idade #%o ultra+asse HJ a#os. Ravendo segundo turno, cada um deles ser. considerado uma eleio para os efeitos de cancelamento ou imposio de multa /inciso : do artigo B& da 5esoluo n. &O.&D&FDB0. A e,cluso do eleitor poder. ser promovida e1 o''icio pelo jui# eleitoral ou a requerimento do %inistrio !2 lico, de delegado de partido ou de qualquer eleitor. Dura#te o +ro esso de e' lus%o0 o eleitor +oder "otar #ormalme#te. 1s votos, se em n2mero suficiente para alterar a representao proporcional ou a classificao dos eleitos pelo princ+pio majorit.rio, podero ser considerados nulos se ao final a deciso e,cludente se tornar definitiva. Autuada a informao, o jui# eleitoral determinar. a pu licao de edital no +raCo de deC dias. 1 edital dispens.vel no caso de falecimento. 1s interessados &i# lusi"e outro eleitor ou dele!ado de +artido U arti!o :B do Fdi!o eleitoral( podero o#testar de#tro de i# o dias. 8e requerida, o NuiC +oder o# eder de I a 3O dias para produo de provas /dilao pro at-ria0. 1 julgamento se dar. em cinco dias, podendo o e,cluendo, o ministBrio p"#$ico ou o delegado de partido recorrer para o tribu#al re!io#al eleitoral em trKs dias.

%^D)$1 '''

DIREITO ELEITORAL
Capacidade Eleitoral !assiva

DIREITO ELEITORAL Ca+a idade Eleitoral Passi"a 6. CONDIVE* DE ELESI5ILIDADE


8o condies de elegi ilidade /capacidade eleitoral passiva0, na forma da lei: #a io#alidade brasileira &obser"ada a Euest%o da re i+ro idade Eua#to aos +ortu!ueses e Eue a+e#as al!u#s +ri"ati"os de brasileiros #atos(8
C567 = A5@. 3&S 4 ! Aos portu,ueses com resid>ncia permanente no Pas& se -ou%er reciprocidade em 'a%or de #rasi$eiros& ser(o atri#udos os direitos inerentes ao #rasi$eiro& sa$%o os casos pre%istos nesta Constitui2(o. EReda2(o dada pe$a )menda Constituciona$ de re%is(o n! J& de FF0:. 4 6! - A $ei n(o poder* esta#e$ecer distin2(o entre #rasi$eiros natos e natura$i9ados& sa$%o nos casos pre%istos nesta Constitui2(o. A B4 , :o pri ati os de brasileiro nato os car*osC I - de 'residente e Dice,'residente da Rep"#$ica; II - de 'residente da C(#ara dos Deputados; III - de 'residente do :enado 6ederal; I. - de Ministro do :upremo Tri#una$ Federa$; :+ :TF . - da carreira diplo#/tica; .I - de o)icial das For2as Armadas. .II - de Ministro de Estado da De)esa EInc$udo pe$a )menda Constituciona$ n! 6J& de FFF:
Preside#te das asas do o#!resso

ar!os s%o

+le#o e'er , io dos direitos +ol,ti os /veremos oportunamente as

inelegi ilidades0S

alistame#to eleitoral /s- pode ser votado quem pode votar, em ora

nem todos que votam podem ser votados = como o analfa eto e o menor de 3B e maior de 3G anos0S
domi ,lio eleitoral #a ir u#s ri$%o /pelo pra#o que a lei ordin.ria

federal fi,arS Oo1e . de um a#o a#tes do +leito, nos termos do artigo D.4 da $ei n. D.IO;FDH0S
a filia$%o +artidria /pelo menos um ano antes das eleies, nos

termos do artigo 3B da $ei n. D.ODGFDI e artigo D.4 da $ei n. D.IO;FDH0S /podendo os estatutos dos partidos fi,arem tempo maior0
$egislao, Complementar: $ei no D.ODGFDI, art. 3B, e $ei no D.IO;FDH, art. Do: pra#o m+nimo de um ano de filiao para eleies proporcionais e majorit.rias. $ei no D.ODGFDI, art. &O: possi ilidade de o partido esta elecer no estatuto pra#o m+nimo superior a um ano. Ac-rdo>@8E no 33.E3;FDO, de EO.B.DO: ine,igi ilidade de filiao partid.ria prvia para registro de candidatura do militar. A idade m,#ima de:

EI anos para !residente da 5ep2 lica, :ice>!residente da 5ep2 lica e 8enador: EO anos para Yovernador e :ice>YovernadorS &3 anos para Deputado /6ederal, Distrital ou Estadual0, !refeito, :ice>!refeito e ?ui# de !a# /mandato de quatro anos = artigo DB, inciso '', da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0S 3B anos para :ereador. A aquisio da elegi ilidade, portanto, ocorre gradativamente.

De acordo com o A &.4 do artigo 33 da $ei n. D.IO;FDH, a idade m+nima deve estar preenc<ida at a data da posse.
satisfeito na data do pleito. R., contudo, entendimento jurisprudencial no sentido de que o requisito da idade m+nima deve estar

"o <. idade m.,ima limitando o acesso aos cargos eletivos.

9. O RESI*TRO DO* CANDIDATO*


A escol<a dos candidatos /at ento so candidatos a candidatos0 se fa# mediante conveno daqueles que so filiados ao partido, entre os dias 3O e EO de jun<o do ano em que <aver. eleies, Obser"adas as re!ras estatutrias /artigo H.4 da $ei n. D.IO;FDH = $ei Yeral das Eleies0. Cada candidato concorre para um 2nico cargo, conforme esta elece o artigo BB do C-digo Eleitoral.
DA: CO;DE;EFE: 'ARA A E:COLGA DE CA;DIDATO: Art. Do As normas para a esco$-a e su#stitui2(o dos candidatos e para a 'orma2(o de co$i,a2=es ser(o esta#e$ecidas no estatuto do partido& o#ser%ada sas disposi2=es desta Lei. 4 o )m caso de omiss(o do estatuto& ca#er* ao +r*o de direo nacional do partido esta#e$ecer as normas a 7ue se re'ere este arti,o& pu#$icando-as no Di*rio O'icia$ da Uni(o atB cento e oitenta dias antes das e$ei2=es. 4 6o /e a Con%en2(o partid*ria de n%e$ in'erior se opuser& na de$i#era2(o so#re co$i,a2=es& Ks diretri9es $e,itimamente esta#e$ecidas pe$a Con%en2(o naciona$& os 8r,(os superiores do partido podero$ nos ter#os do respecti o estatuto$ anular a deliberao e os atos dela decorrentes. 4 Jo /e& da anu$a2(o de 7ue trata o par*,ra'o anterior& sur,ir necessidade de re,istro de no%os candidatos& obser ar,se,o$ para os

respecti os re%ueri#entos$ os pra9os constantes dos AA 3o e Bo do art2 3B. 3O dias ap-s o acontecimento e at GO dias antes do pleito.

!ara a reali#ao das Convenes de escol<a de candidatos, os partidos pol+ticos podero usar gratuitamente prdios p2 licos, res+o#sabiliCa#doTse +or da#os ausados om a realiCa$%o do e"e#to. 8e a Conveno partid.ria de n+vel inferior se opuser, na deli erao so re coligaes, (s diretri#es legitimamente esta elecidas pela Conveno nacional, os -rgos superiores do partido podero, nos termos do respectivo estatuto, anular a deli erao e os atos dela decorrentes.

A Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, no A 3.4 do seu artigo 3H, d aos +artidos +ol,ti os am+la liberdade +ara defi#irem suas re!ras de or!a#iCa$%o e fu# io#ame#to &+ri# ,+io da #%oTi#ter"e#$%o ou da auto#omia +artidria(.
CAPTULO . - DO/ PARTIDO/ POLTICO/ Art. D. M $i%re a cria2(o& 'us(o& incorpora2(o e e1tin2(o de partidos po$ticos& res,uardados a soberania nacional$ o re*i#e de#ocr/tico$ o pluripartidaris#o$ os direitos )unda#entais da pessoa 6u#ana e o#ser%ados os se,uintes preceitos+ I - car/ter nacionalH !ortanto s- <. partidos ( n+vel nacional. II - proi#i2(o de rece#imento de recursos 'inanceiros de entidade ou ,o%erno estran*eiros ou de subordinao a estes; III - presta2(o de contas K <ustia Eleitoral; I. - 'uncionamento par$amentar de acordo co# a lei. 4 ! - M asse,urada aos partidos po$ticos autonomia para de)inir sua estrutura interna$ or*ani9ao e )unciona#ento& de%endo seus estatutos estabelecer nor#as de )idelidade e disciplina partid/rias2

4 6! - Os partidos po$ticos& ap+s ad7uirirem persona$idade Curdica& na )or#a da lei ci il& re*istraro seus estatutos no T:E. 4 J! - Os partidos po$ticos t>m direito a recursos do 'undo partid*rio e acesso ,ratuito ao r*dio e K te$e%is(o& na 'orma da $ei. 4 0! - M %edada a uti$i9a2(o pe$os partidos po$ticos de or*ani9ao para#ilitar.

8omente pode ser candidato aquele que est. filiado a um partido pol+tico pelo menos um ano antes do pleito /podendo o estatuto do partido fi,ar pra#o maior0 e residente na circunscrio da eleio pela qual concorre, pelo mesmo pra#o. R. e,cees ao pra#o de filiao, que poder. ser menor em relao aos militares e aos mem ros dos @ri unais de Contas /5esolues do @ri unal 8uperior Eleitoral n. 3D.DHBFDH e n.&O.3OOFDB0. As filiaes so comunicadas ( ?ustia Eleitoral na segunda semana dos meses de a ril e outu ro de cada ano, permitindo assim um maior controle so re seus pra#os.
P Art. F. ;a se*unda se#ana dos #eses de abril e outubro de cada ano& o partido& por seus 8r,(os de dire2(o municipais& re,ionais ou naciona$& de%er* remeter& aos Iu9es )$eitorais& para ar7ui%amento& pu#$ica2(o e cumprimento dos pra9os de 'i$ia2(o partid*ria para e'eito de candidatura a car,os e$eti%os& a re$a2(o dos nomes de todos os seus 'i$iados& da 7ua$ constar* a data de 'i$ia2(o& o n"mero dos ttu$os e$eitorais e das /e2=es em 7ue est(o inscritos.P EA lei =GJ7A=: alterou o +ar!rafo 6= da lei dos +artidos +ol,ti os da#do #o"a reda$%o ao arti!o 6=(

Cumpre o servar que o enef+cio da candidatura nata foi liminarmente suspenso pelo 8upremo @ri unal 6ederal /AD'n %C n. &IEO, de &;.O;.O&0.

Cada partido poder. registrar candidatos para as eleies proporcionais /Deputado e :ereador0 at 6GJP do n2mero de lugares a preenc<er. As coligaes podem registrar candidatos at o dobro dos lugares a preenc<er. "as unidades da 6ederao em que a populao elege at vinte Deputados 6ederais, cada partido poder. registrar candidatos a Deputado 6ederal e Estadual /ou Distrital0 at o do ro das vagas a preenc<erS <avendo coligao, esses n2meros podem ser acrescidos de at mais IOL. !roporcionais 99!artido 3IOL99Coligao &OOL999e %ais IOL DED6 se at &OD6 Cada partido ou coligao dever. reservar o m+nimoK de EOL e o m.,imo de HOL para candidaturas de cada se,o.
ou superior. Q)m todos os c*$cu$os& ser* sempre despre9ada a 'ra2(o& se in'erior a meio& e i,ua$ada a um& se i,ua$

1 pedido de registro dever. ser formali#ado at. as 6= Ooras do dia G de 1ulOo do ano em que se reali#arem as eleies e, entre outros documentos, de"er i# luir a de lara$%o de be#s assi#ada +elo a#didato.
Lei no F.HL0GFD ELei das )$ei2=es: Art. . Os partidos e co$i,a2=es so$icitar(o K Iusti2a )$eitora$ o re,istro de seus candidatos atB as de9eno e 6oras do dia 5 de =ul6o do ano em 7ue se rea$i9arem as e$ei2=es. 4 o O pedido de re,istro de%e ser instrudo com os se,uintes documentos+ I - c8pia da ata a 7ue se re'ere o art. 3o; ERe'ere-se K ata das con%en2=es de esco$-a 7ue se d(o entre L e JL de Cun-o do ano da e$ei2(o. A ata de%e estar em $i%ro a#erto e ru#ricado pe$a Custi2a e$eitora$.: II - autori9a2(o do candidato& por escrito;

III - pro%a de 'i$ia2(o partid*ria; I. - dec$ara2(o de #ens& assinada pe$o candidato; . - c8pia do ttu$o e$eitora$ ou certid(o& 'ornecida pe$o Cart8rio )$eitora$& de 7ue o candidato B e$eitor na circunscri2(o ou re7uereu sua inscri2(o ou trans'er>ncia de domic$io no pra9o pre%isto no art. Fo; Epra9o de u# ano: .I - certid(o de 7uita2(o e$eitora$; .II - certid=es criminais 'ornecidas pe$os 8r,(os de distri#ui2(o da Iusti2a )$eitora$& Federa$ e )stadua$; .III - )oto*ra)ia do candidato& nas dimens=es esta#e$ecidas em instru2(o da Iusti2a )$eitora$& para e'eito do disposto no 4 o do art. HF.

Cada candidato poder. indicar, alm do seu nome completo, at. trKs "aria$)es +elas Euais . mais o#Oe ido. "o <avendo prefer*ncia entre os candidatos que pretendem o registro da mesma variao nominal /A 3.4 do artigo 3& da $ei n. D.IO;FDH0, defere>se o pedido do primeiro que o ten<a requerido /82mula n. ; do @8E0. $ei n4 DIO;FDH:
Art. 6. O candidato Ks elei1es proporcionais indicar*& no pedido de re,istro& a$Bm de seu nome comp$eto& as %aria2=es nominais com 7ue deseCa ser re,istrado& atB o m*1imo de tr>s op2=es& 7ue poder(o ser o prenome& so#renome& co,nome& nome a#re%iado& ape$ido ou nome pe$o 7ua$ B mais con-ecido& desde 7ue n(o se esta#e$e2a d"%ida 7uanto K sua identidade& n(o atente contra o pudor e n(o seCa ridcu$o ou irre%erente& mencionando em 7ue ordem de pre'er>ncia deseCa re,istrarse. 4 o .eri'icada a ocorr>ncia de -omonmia& a Iusti2a )$eitora$ proceder* atendendo ao se,uinte+ I - 6a endo d ida$ poder/ e&i*ir do candidato pro a de %ue . con6ecido por dada opo de no#e$ indicada no pedido de re*istro; II - ao candidato 7ue& na data m*1ima pre%ista para o re,istro& esteCa e1ercendo mandato e$eti%o ou o ten-a e1ercido nos "$timos 7uatro anos& ou 7ue nesse mesmo pra9o se ten-a candidatado com um dos nomes 7ue indicou& ser* de'erido o seu uso no re,istro& 'icando outros candidatos i#pedidos de )a9er propa*anda co# esse #es#o no#eH

III - ao candidato 7ue& pe$a sua %ida po$tica& socia$ ou pro'issiona$& seCa identi'icado por um dado nome 7ue ten-a indicado& ser* de'erido o re,istro com esse nome& o#ser%ado o disposto na parte 'ina$ do inciso anterior; I. - tratando-se de candidatos cuCa -omonmia n(o se reso$%a pe$as re,ras dos dois incisos anteriores& a <ustia Eleitoral de er/ noti)ic/,los para %ue$ e# dois dias$ c6e*ue# a acordo sobre os respecti os no#es a sere# usadosH . - n(o -a%endo acordo no caso do inciso anterior& a Iusti2a )$eitora$ re,istrar* cada candidato com o nome e so#renome constantes do pedido de re,istro& obser ada a orde# de pre)er-ncia ali de)inida. 4 6o A Iusti2a )$eitora$ poder* e1i,ir do candidato pro a de %ue . con6ecido por determinada op2(o de nome por e$e indicado& %uando seu uso puder con)undir o eleitor. 4 Jo A Iusti2a )$eitora$ inde)erir/ todo pedido de %aria2(o de nome coincidente com nome de candidato a eleio #a=orit/ria& sal o para candidato 7ue esteCa e1ercendo mandato e$eti%o ou o ten-a e1ercido nos "$timos 7uatro anos& ou 7ue& nesse mesmo pra9o& ten-a concorrido em e$ei2(o com o nome coincidente. 4 0o Ao decidir so#re os pedidos de re,istro& a Iusti2a )$eitora$ publicar/ as aria1es de no#e de)eridas aos candidatos2

CODPETWNCIA PARA RESI*TRO: C-digo EleitoralS Art. BG. "as eleies presidenciais, a circunscrio ser. o !a+sS nas eleies federais e estaduais, o EstadoS e nas municipais, o respectivo %unic+pio. 1s candidatos a !residente e :ice>!residente da 5ep2 lica so registrados no @ri unal 8uperior Eleitoral. Candidatos a Yovernador, :ice>Yovernador, 8enador, Deputado 6ederal e Deputado Estadual so registrados no @ri unal 5egional Eleitoral do Estado pelo qual concorrem. Candidatos a !refeito, :ice>!refeito, :ereador e ?ui# de !a# so registrados junto ao ?ui# Eleitoral da respectiva circunscrio.

"os termos do artigo 3E da $ei n. D.IO;FDH, o partido ou coligao poder. su stituir o candidato que for declarado ineleg+vel, renunciar ou falecer ap-s o encerramento do pra#o para registro. 1 pedido de su stituio deve ser formali#ado at. deC dias ap-s o fato que l<e deu origem, sendo que, nas eleies proporcionais, deve ser apresentado at sesse#ta dias antes do pleito. @am m previsto !ra#o de registro de ?J dias antes do pleito quando <ouver vagas remanescentes no caso de as Co#"e#$)es para a escol<a de candidatos #%o i#di arem o #mero m'imo de a#didatos +re"isto.

9.6. Im+u!#a$%o ao Pedido de Re!istro &a#terior ao +leito(


De acordo com o artigo DH do C-digo Eleitoral, protocolado o pedido de registro, a ?ustia Eleitoral providenciar. a imediata e,pedio de edital, o qual ser. pu licado na imprensa oficial /na capital0 ou afi,ado no Cart-rio Eleitoral /no interior0. Da pu licidade do pedido de registro comea a correr o pra#o de G

dias para a impugnao /artigo E.4 da $ei Complementar n.

G;FDO0, que ser. apresentada ao jui# ou tri unal competente para o registro e ter. por ase fatos "erifi ados at aquele momento, e que poder. ser formali#ada +elo Di#ist.rio Pbli o0 +artidos0 oli!a$)es e a#didatos 1 i#di ados #as o#"e#$)es3. Caso no atue como parte, o %inistrio !2 lico participar. do processo na condio de fiscal da lei. KPortanto somente os citados acima podem impor impu,na2(o& assim e1c$uiu-se o e$eitor. "o poder. impugnar o pedido de registro o mem ro do %inistrio !2 lico que nos dois anos anteriores ( impugnao ten<a disputado cargo eletivo, integrado Diret-rio de !artido ou e,ercido

atividade pol+tico>partid.ria. A regra do artigo E.4, A &4, da $ei Complementar n. G;FDO, que previa o pra#o de quatro anos, foi derrogada pelo artigo BO da $ei Complementar n. HIFDE, conforme e,plicita o A &.4 do artigo EG da 5esoluo do @ri unal 8uperior Eleitoral. 1 impugnante, desde logo, de"e es+e ifi ar suas +ro"as e arrolar at seis testemu#Oas. 1 pra#o para contestar de sete dias, contados da notificao do candidato, partido ou coligao. 8uperada a fase instrut-ria, ser. a erto o pra#o comum de i# o dias para as partes apresentarem suas alegaes finais e para o %inistrio !2 lico apresentar o seu parecer. Em seguida, os autos seguem para o jui# ou para o tri unal decidir, em trKs dias. 1 pra#o para recurso ser. de tr*s dias. As contra>ra#es tam m devem ser protocoladas em tr*s dias, contados do protocolo da petio do recurso. 1 recurso contra a deciso do jui# eleitoral o inominado previsto no artigo &GI do C-digo Eleitoral, admitindo inclusive a retratao /artigo &GH, A H.40. Contra a deciso do @ri unal 5egional Eleitoral, o recurso denominado ordin.rio, nos termos dos incisos ''' e ': do A ;.4 do artigo 3&3 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil com inados com os artigos &HG, incisos ' e '', e &HH do C-digo Eleitoral. !ode ser ca +velK mandado de segurana contra deciso origin.ria do @ri unal 8uperior Eleitoral.

3T*E/
4 J! - /(o irrecorr%eis as decis=es do Tri#una$ /uperior )$eitora$& sa$%o as 7ue contrariarem esta Constituio e as dene*at+rias de P-a#eas-corpusP ou mandado de se,uran2a.

3TREs/ 4 0! - Das decis=es dos Tri#unais Re,ionais )$eitorais somente ca#er* recurso 7uando+ I - 'orem pro'eridas contra disposi2(o e1pressa desta Constituio ou de lei; II - ocorrer di er*-ncia na interpretao de $ei entre dois ou mais tri#unais e$eitorais; III - %ersarem so#re ine$e,i#i$idade ou e1pedi2(o de dip$omas nas elei1es )ederais ou estaduais; I. - anu$arem dip$omas ou decretarem a perda de mandatos e$eti%os 'ederais ou estaduais; . - dene*are# P-a#eas-corpusP& mandado de se,uran2a& I6abeas,dataI ou #andado de in=uno2

1s pra#os correm em cart-rio /independentemente de intimao0, so perempt-rios, cont+nuos e no se suspendem aos s. ados, domingos e feriados, nos termos do artigo 3G da $ei Complementar n. G;FDO. "os termos da 82mula n. 3O do @ri unal 8uperior Eleitoral, caso a sentena seja entregue em cart-rio antes dos tr*s dias disponi ili#ados para o jui# decidir e no <aja intimao pessoal do interessado, o pra#o para o recurso /tr*s dias0 contra deciso scomea a correr do termo final daquele tr+duo. A declarao de inelegi ilidade do candidato a c<efe do !oder E,ecutivo no afeta o candidato a vice, e a declarao de inelegi ilidade do vice no afeta o candidato ( c<efia do E,ecutivo, nos termos do artigo 3B da $ei das 'nelegi ilidades /$ei Complementar n. G;FDO0.
De acordo com a 82mula n. 33 do @ri unal 8uperior Eleitoral, Tno processo de registro de candidato, o partido que #%o o im+u!#ou #%o tem le!itimidade para recorrer da sentena que o deferiu, sal"o se uidar de mat.ria o#stitu io#alU.

DIREITO ELEITORAL

6. *%o reEuisitos da a+a idade +ol,ti a ati"a obri!atFria0 al.m da #a io#alidade brasileira/ a0a idade de &3 anosS 0a alfa eti#ao e a idade de 3B a HO anosS c0a idade de 3B a HO anosS d0a idade entre 3B e GI anos para mul<er e 3B a HO para <omem. 9. A a+a idade +ol,ti a ati"a . fa ultati"a +ara/ a0menores de 3G e maiores de HO anos de idade, alfa eti#ados ou noS 0menores entre 3G a 3B anos, e maiores de HO anos, alfa eti#ados ou noS c0menores de 3G anos e maiores de HO anos de idadeS d0menores de 3B anos e analfa etos. B. *er o# edida a tra#sferK# ia de domi ,lio eleitoral ao eleitor Eue +ro"ar/ a0 que tem 3 ano de inscrio anterior e que est. residindo no novo endereo <. E mesesS 0 que tem E meses de inscrio anterior e que est. residindo no novo endereo <. 3 anoS c0 que tem novo endereo residencialS d0 que est. residindo no novo endereo <. 3 ano. 7. Assi#ale a alter#ati"a i# orreta/ a0 quem no tiver em dia com as o rigaes eleitorais no pode participar de concursos p2 licosS 0 todos os rasileiros maiores de 3B anos so o rigados a votarS c0 o estrangeiro no pode votar, nem que ten<a resid*ncia ininterrupta no 7rasil por mais de EO anosS d0 o soldado das foras armadas tem capacidade pol+tica ativa e passiva.

G. A le!isla$%o sobre mat.ria eleitoral . de om+etK# ia/ a0 privativa da )nioS 0 dos EstadosS c0 comum da )nio, dos Estados, do Distrito 6ederal e dos %unic+piosS d0 concorrente da )nio, dos Estados e do Distrito 6ederal.

D. Eleitoral

MDULO ID

DIREITO ELEITORAL
Direitos 'ol"ticos ;e*ati os

DIREITO ELEITORAL Direitos Pol,ti os Ne!ati"os 6. INTRODUO


Direitos pol+ticos negativos so as circunstPncias que acarretam a perda ou a suspenso dos direitos pol+ticos, em como aquelas que implicam na inalista ilidade ou na inelegi ilidade, restringindo ou mesmo impedindo que uma pessoa participe dos neg-cios jur+dicos de uma nao. *%o Oi+Fteses Eue0 +or restri#!irem direitos0 de"em ser i#ter+retadas restriti"ame#te.

9. INELESI5ILIDADE
'nelegi ilidade a incapacidade eleitoral passiva

/impossi ilidade de se eleger0. 'nalista ilidade a incapacidade eleitoral ativa

/impossi ilidade de ser eleitor0. A Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil esta elece v.rios casos de inelegi ilidade no artigo 3;, AA ;.4 a H.4, em como permite que lei complementar esta elea outros casos /$ei Complementar n. G;FDO0.
/Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil artigo 3;, AA ;.4 a B.40 4 0! - /(o ine$e,%eis os inalist/ eis e os anal)abetos. 4 H! O Presidente da Rep"#$ica& os Ro%ernadores de )stado e do Distrito Federa$& os Pre'eitos e 7uem os -ou%er sucedido& ou su#stitudo no curso dos mandatos poder(o ser ree$eitos para um nico per"odo subse%?ente. EReda2(o dada pe$a )menda Constituciona$ n! ;& de FFD: 4 ;! - 'ara concorrere# a outros car*os& o Presidente da Rep"#$ica& os Ro%ernadores de )stado e do Distrito Federa$ e os

Pre'eitos de%em renunciar aos respecti%os mandatos atB seis #eses antes do p$eito. EDesincompati#i$i9a2(o: 4 D! - /(o ine$e,%eis& no territ8rio de Curisdi2(o do titu$ar& o cAnCu,e e os parentes consan,?neos ou a'ins& atB o se,undo ,rau ou por ado2(o& do Presidente da Rep"#$ica& de Ro%ernador de )stado ou Territ8rio& do Distrito Federa$& de Pre'eito ou de 7uem os -aCa su#stitudo dentro dos seis meses anteriores ao p$eito& sa$%o se C* titu$ar de mandato e$eti%o e candidato K ree$ei2(o. 4 3! - O #ilitar alist/ el . ele*" el& atendidas as se,uintes condi2=es+ I - se contar #enos de de9 anos de ser%i2o& de%er* a)astar,se da ati idade; II - se contar #ais de de9 anos de ser%i2o& ser/ a*re*ado pe$a autoridade superior e& se eleito& passar* automaticamente& no ato da dip$oma2(o& para a inati idade.

DOUTRINA

CO*TUDA

CLA**I4ICAR

INELESI5ILIDADE ED A5*OLUTA E RELATI2A.

9.6. I#ele!ibilidade Absoluta


J a inelegi ilidade para qualquer cargo eletivo, em todo territ-rio nacional. X e' e+ io#al e some#te +ode ser estabele ida +ela Co#stitui$%o da Re+bli a 4ederati"a do 5rasil. 1 artigo 3;, A ;.4, dispe que so ineleg+veis os inalist.veis /inclusive os conscritos e os estrangeiros0 e os analfa etos. De acordo com a 82mula n. 3I do @ri unal 8uperior Eleitoral: T1 e,erc+cio de cargo eletivo no circunstPncia suficiente para, em recurso especial, determinar>se a reforma da deciso, mediante a qual o candidato foi considerado analfa etoU.

9.9. I#ele!ibilidade Relati"a

As inelegi ilidades relativas so restries ( elegi ilidade para alguns cargos espec+ficos, em ra#o de situaes em que se encontra o cidado, no momento da eleio. As <ip-teses de inelegi ilidade relativa so as seguintes:

'ara o #es#o car*o JreeleioK$ 'ara outros car*os Jdesinco#patibili9aoK$ 'or #oti o de parentesco e outros casos especiais co#o o dos Militares2 >2>232 'ara o #es#o car*o JreeleioK
"o vige mais o impedimento de reeleio /mesmo cargo0 do !residente da 5ep2 lica e outros C<efes de !oder E,ecutivo. "os termos da Emenda Constitucional n. 3GFDH, que deu nova redao ao A I.4 do artigo 3; da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, o !residente da 5ep2 lica, os Yovernadores de Estado e do Distrito 6ederal, os !refeitos e quem os <ouver sucedido ou su stitu+do no curso dos mandatos podero ser reeleitos por um 2nico per+odo imediatamente su seq_ente. %esmo com a ren2ncia antes do trmino do segundo mandato, o C<efe do !oder E,ecutivo no poder. concorrer a um terceiro mandato imediatamente su seq_ente. @am m no pode concorrer ao cargo de :ice, j. que, potencialmente, poder. ocupar o lugar do titular e assim e,ercer um terceiro mandato imediatamente consecutivo. !or fim, caso no per+odo imediatamente su seq_ente ocorra vacPncia do cargo de C<efe do E,ecutivo e seu :ice, aquele que e,erceu aquela c<efia nos dois per+odos imediatamente antecedentes no poder. ser candidato ao Tmandato tampoU.

A Constituio rasileira no impede que algum que cumpra dois mandatos presidenciais /consecutivos ou no0 permanea fora da !resid*ncia da 5ep2 lica por quatro anos e volte a ser eleito, admitida novamente a reeleio.

>2>2>2 'ara outros car*os Jdesinco#patibili9aoK


!ara concorrerem a cargo diverso dos que ocupam, os C<efes do E,ecutivo devem renunciar aos respectivos mandatos seis meses antes do pleito. Este ato c<ama>se desi# om+atibiliCa$%o. !ara a reeleio /mesmo cargo0 no se e,ige a desincompati ili#ao /Ao Direta de 'nconstitucionalidade n. 3.BOI > D60. ]uanto aos vices, <. que se o servar que, desde a sua ela orao, a Emenda Constitucional n. 3GFDH foi criticada por sua pssima redao. Em primeiro lugar, necess.rio relem rar que vice su stitui o titular no caso de impedimento e sucede>l<e no caso de vaga. 8o <ip-teses diversas. Enquanto su stituto, vice. ]uando sucede, titular do mandato. "os termos da Emenda Constitucional n. 3GFDH, o vice que su#stitui o C<efe do E,ecutivo poder. ser ree$eito /presume>se, para o mesmo cargo de :ice0 para um 2nico per+odo su seq_ente. Caso seja reeleito vice e novamente ven<a a su stituir o C<efe no segundo mandato, no poder. ser reeleito vice para um terceiro mandato su seq_ente. 1 vice que sucede o titular tam m poder. ser ree$eito para um 2nico per+odo su seq_ente. Aqui, <. que se o servar que, a partir da sucesso, o vice passa a ser o titular da C<efia do E,ecutivo e para este cargo /de c<efe0 poder. se ree$e,er para um 2nico per+odo

su seq_ente, conforme deli erou o @ri unal 8uperior Eleitoral na Consulta n. GBD, apreciada em D.3O.&OO3. A e,ceo o caso do vice que sucede o titular em um primeiro mandato e novamente em um segundo mandato /no qual tam m era vice0, e,ercendo por duas ve#es, de forma consecutiva e permanente, a C<efia do E,ecutivo. "esta <ip-tese, no poder. concorrer a um terceiro mandato consecutivo de C<efe do E,ecutivo. Assim, ainda que ten<a sido eleito e reeleito vice, desde que no ten<a sucedido o C<efe do !oder E,ecutivo por duas ve#es su seq_entes, o vice que assume a C<efia do E,ecutivo poder. ser candidato ( reeleio /( C<efia do !oder E,ecutivo0. "ote>se que nesse caso, o cidado no poder. concorrer ao cargo de vice, mas poder. concorrer ( titularidade do mandato. @al conseq_*ncia a surda, mas no a 2nica conseq_*ncia a surda da Emenda Constitucional, pois no podemos esquecer que ela impe a desincompati ili#ao a um !residente da 5ep2 lica que deseja concorrer ao cargo de :ereador de um pequeno %unic+pio, mas no a e,ige caso este mesmo !residente da 5ep2 lica queira ser candidato ( reeleio.

>2>2B2 'or #oti o de parentesco


8o ineleg+veis no territFrio da 1urisdi$%o do titular o cCnjuge e os parentes consang_+neos ou afins /parentes do cCnjuge0, at. o se!u#do !rau ou +or ado$%o, do !residente da 5ep2 lica, de Yovernador, de !refeito ou de quem os <aja su stitu+do nos seis meses a#teriores ao +leito, salvo se o candidato j. for titular de mandato eletivo e concorrer ( reeleio /continuidade do mesmo cargo0.

1s parentes e o cCnjuge, porm, so eleg+veis para quaisquer cargos fora da 1urisdi$%o do respectivo titular do mandato e mesmo para cargo de jurisdio mais ampla. E,emplo: 1 marido da !refeita no pode ser candidato a !refeito ou a :ereador na circunscrio em que ela e,era o cargo. !ode, porm, ser candidato a Yovernador, Deputado, 8enador, !residente da 5ep2 lica, ainda que no <aja desincompati ili#ao de sua esposa /@ri unal 8uperior Eleitoral, Consulta n. G.E&B > Classe 3O. W, D60. Eleito Yovernador, sua esposa poder. concorrer ( reelei$%o para o cargo de !refeita. A 82mula n. 3& do @ri unal 8uperior Eleitoral esta elece que Tso ineleg+veis, no %unic+pio desmem rado, e ainda no instalado, o cCnjuge e os parentes consang_+neos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do !refeito do %unic+pio>me, ou de quem o ten<a su stitu+do, dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j. titular de mandato eletivoU. A <ip-tese de inelegi ilidade, em ra#o de parentesco ou casamento, con<ecida por inelegi ilidade refle,a. A 82mula n. G do @ri unal 8uperior Eleitoral vedava candidatura ao mesmo car,o de C<efe do E,ecutivo ainda que <ouvesse desincompati ili#ao do titular seis meses antes do pleito. 1 @ri unal, a randando essa regra, assentou que o cCnjuge e os parentes do C<efe do E,ecutivo so eleg+veis para o mesmo cargo do titular, quando este for reeleg+vel e tiver se afastado definitivamente at seis meses antes do pleito /Ac-rdo n.4 3D.;;&, de &3FOBF&OO3, 5esoluo n.4 &O.DE3, de &OF33F&OO3 e Ac-rdo n.4 E.O;E de &HF33F&OO30. J poss+vel a eleio de cCnjuge ou parente at segundo grau do C<efe do E,ecutivo para car,o e$eti%o di%erso0 no mesmo

territ-rio, desde que <aja a desincompati ili#ao definitiva do C<efe do E,ecutivo seis meses antes do pleito. A vi2va de C<efe do !oder E,ecutivo pode candidatar>se ao mesmo cargo do falecido, pois, com a morte, cessa a sociedade conjugal. Aos mem ros do $egislativo /e,ceto se e,ercerem a C<efia do E,ecutivo0 ou seus parentes no se impe qualquer desincompati ili#ao para que concorram a cargos do $egislativo ou do E,ecutivo.

>2>2L2 Outras 6ip+teses le*ais de inele*ibilidade


A $ei Complementar n. G;FDO e a $ei Complementar n. B3FD;, autori#adas pelo A D.4 do artigo 3; da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, esta elecem outros casos de inelegi ilidade a fim de proteger a pro idade administrativa, a moralidade para o e,erc+cio do mandato e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influ*ncia do poder econCmico ou o a uso do e,erc+cio de funo, cargo ou emprego na Administrao direta ou indireta. "os termos da al+nea TgU do inciso ' do artigo 3.4 da $ei Complementar n. G;FDO /$ei das 'nelegi ilidades0, por e,emplo, aquele que tiver suas contas rejeitadas por irregularidade insan.vel e por deciso irrecorr+vel de -rgo competente, fica ineleg+vel pelos cinco anos seguintes ( data da deciso, salvo se a questo <ouver sido ou estiver sendo su metida ( apreciao do !oder ?udici.rio. 1utra <ip-tese de inelegi ilidade que pode ser lem rada a do !residente da 5ep2 lica que sofre condenao por crime de responsa ilidade e assim fi a i#ele!,"el +or oito a#os a o#tar da

o#de#a$%o /par.grafo 2nico do artigo I& da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0

>2>252 Militares
1 militar alist.vel /e,clu+do o conscrito0 eleg+vel nos seguintes termos:

8e contar com menos de de# anos de servio militar, deve afastar>se da atividade /passa automaticamente para a reserva = totalidade das pessoas que se conservam ( disposio no remunerada das 6oras Armadas0.

8e contar com mais de de# anos de atividade, o militar ser. temporariamente agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar. automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade /artigo 3;, A B.4, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0, que ser. remunerada caso o militar eleito preenc<a os requisitos para ser reformado /espcie de aposentadoria do militar0. Caso no seja eleito, o militar, que tin<a mais de de# anos de servio ao lanar sua candidatura, voltar. a e,ercer suas funes militares. Agregao a inatividade provis-ria de um militar sem que

ele dei,e de pertencer aos quadros dos efetivos das 6oras Armadas. 1 militar, enquanto em servio ativo, no pode estar filiado a partidos pol+ticos /inciso : do A E.4 do artigo 3;& da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, acrescentado pela Emenda Constitucional n. 3BFDB0. Assim, para poder candidatar>se, deve ser agregado /suspender o e,erc+cio do servio ativo0 desde o registro da candidatura at a diplomao /5esoluo do @ri unal 8uperior Eleitoral n. 3D.DHBFDH e artigo B&, inciso Q':, da $ei n. G.BBOFBO0.

Conforme consta do 5ecurso Especial n. 33&.;HHF58 /no con<ecido0, julgado em E.G.3DDH, G.W @urma do 8uperior @ri unal de ?ustia, To militar que conta com mais de de# anos de efetivo servio, candidato a cargo eletivo, ser. agregado pela autoridade superior, pelo que tem direito ( remunerao pertinente at a sua diplomaoU /?uis 8araiva &30. 1 entendimento, que segundo pensamos correto, e apenas garante tratamento igualit.rio aos servidores militares e civis, no pac+fico, pois o artigo DB do C-digo Eleitoral /parcialmente revogado pelo A B.4 do artigo 3; da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0 equipara a agregao (s licenas no remuneradas daqueles que se afastam do servio para tratar de assuntos particulares. 1 pra#o de filiao partid.ria e,ig+vel do militar candidato o mesmo da desincompati ili#ao, ou seja, a partir do registro de sua candidatura seis meses antes do pleito /5esoluo do @ri unal 8uperior Eleitoral n. 3D.DHBFDH0. As mesmas regras so aplic.veis aos militares dos Estados, do Distrito 6ederal e dos @errit-rios /A 3.4 do artigo ;& da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilFBB0.

DIREITO ELEITORAL
6. *%o i#ele!,"eis0 +or moti"os de +are#tes o om o COefe do E'e uti"o0 #o +rF'imo +leito/ a0 tio, avC e so rin<oS 0 tio, sogro e irmoS c0 primo, so rin<o e irmoS d0 cun<ado, cCnjuge, pai e me. 9. O irm%o da o# ubi#a do Prefeito mu#i i+al/ a0 ineleg+vel para :ereador no mesmo %unic+pioS 0 no tem impedimento para disputar eleio municipal, ve# que no considerado parente do !refeitoS

c0 s- poder. disputar eleio no %unic+pio se for em usca de reeleioS d0 no poder. participar de nen<uma eleio no Estado, salvo em usca de reeleio. B. O militar Eue +rete#da dis+utar ma#dato eleti"o de"er/ a0 afastar>se da atividade, se tiver menos de 3O anos de servioS 0 ir para a reserva, no sendo oficialS c0 pedir licena ( sua unidade pelo tempo do mandatoS d0 pedir licena ( sua unidade pelo tempo do mandato, desde que ten<a mais de 3O anos de servio e seja oficial. 7. A lei Eue uida das demais Oi+Fteses de i#ele!ibilidades0 o#forme o ; =.< do art. 67 da CR450 ./ a0 a $ei n. OIFHO, que foi recepcionada pela C567 e continua em vigorS 0 uma que ainda no foi editadaS c0 a $ei n. G;FDO, de 3B.I.3DDOS d0 uma lei ordin.ria. G. As ausas de i#ele!ibilidades e as de sus+e#s%o ou +erda dos direitos +ol,ti os o#stituem/ a0 direito do EstadoS 0 princ+pios constitucionaisS c0 direitos pol+ticos negativosS d0 limitaes ( capacidade pol+tica.

D. Eleitoral

MDULO D

DIREITO ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL

6. PERDA E *U*PEN*O DO* DIREITO* POL-TICO*


"os termos do art. 3I da C567, . "edada a assa$%o de direitos +ol,ti os /a cassao tem impl+cito um gesto de ar itrariedade0, cuja perda /privao definitiva0 ou suspenso /privao tempor.ria0 se dar. nos casos de: a( Ca# elame#to da #aturaliCa$%o +or se#te#$a tra#sitada em 1ul!ado 8omente os nacionais /natos ou naturali#ados0 e os portugueses com resid*ncia permanente no 7rasil /preenc<ido o requisito da reciprocidade0 podem alistar>se como eleitores e candidatos. 1 cancelamento da naturali#ao <ip-tese de perda dos direitos pol+ticos, e a $ei n. B3BF;D prev* sua incid*ncia em caso de atividades nocivas ao interesse nacional. A reaquisio da naturali#ao medida e,cepcional que depende da proced*ncia de ao rescis-ria contra o julgado. b( Re usa de +resta$%o alter#ati"a A recusa de cumprir o rigaes a todos imposta ou prestao alternativa /a e,emplo daquela prevista no inc. :''' do art. I.4 da C5670, segundo prevalece na doutrina, implica na suspenso dos direitos pol+ticos, pois no <. <ip-tese de resta elecimento autom.tico. um+rir obri!a$%o a todos im+osta ou

A $ei n. B.&EDFD3 incluiu a <ip-tese como sendo de suspenso dos direitos pol+ticos, pois a qualquer tempo o interessado pode cumprir as o rigaes devidas e regulari#ar a sua situao, posio defendida tam m por
?1E$ ?18J CV"D'D1

e por

)AD' $A%%`Y1 7)$18.

Considero mais correta essa segunda posio, pois, na <ip-tese, a sano no tem presuno de definitividade. ( I# a+a idade i"il absoluta 8o as <ip-teses previstas na lei civil, em especial no artigo I.4 do CC /ausente, louco de todo g*nero etc.0, e supervenientes ( aquisio dos direitos pol+ticos. Desde a C567 de 3D;G, a incapacidade civil a soluta est. inclu+da como causa de suspenso dos direitos pol+ticos. d( Co#de#a$%o rimi#al tra#sitada em 1ul!ado A condenao criminal transitada em julgado, e#Eua#to durarem seus efeitos, causa de suspenso dos direitos pol+ticos. "os termos do A &.4 do art. H3 do CE, a autoridade que impuser a um cidado maior de de#oito anos a privao dos direitos pol+ticos providenciar. para que o fato seja comunicado ao jui# eleitoral competente ou ao @5E da circunscrio em que residir o ru. 1 servado o art. I3 da 5esoluo @8E n. &O.3E&FDB, o jui# eleitoral tomar. as provid*ncias necess.rias para a incluso dos dados nos cadastros eleitorais. Conforme em leciona
8)ZA"A DE CA%A5Y1 Y1%E8
&

, T para que

se d* essa espcie de suspenso dos direitos pol+ticos, no <. necessidade de meno e,pressa na sentena penal condenat-ria.

&

A Iusti2a )$eitora$ e sua Compet>ncia. 8o !aulo: 5@, 3DDB. p. 3;I

@rata>se, na verdade, de um efeito autom.tico, decorrente do pr-prio preceito constitucionalU. Cumprida ou e,tinta a pena, em re!ra essa a sus+e#s%o, independentemente de rea ilitao ou da reparao dos danos /82mula n. D do @8E0. 1 interessado precisa to>somente comprovar a cessao do impedimento, nos termos do art. I& da 5esoluo @8E n. &O.3E&FDB. ]uanto aos direitos pol+ticos passivos /elegi ilidade0, <. que se o servar que os condenados criminalmente, com sentena transitada em julgado, pela pr.tica de crimes contra a economia popular, a f p2 lica, a administrao p2 lica, o patrimCnio p2 lico, o mercado financeiro, por crimes eleitorais e por tr.fico de entorpecentes, permanecero i#ele!,"eis +or trKs a#os, ap-s o cumprimento da pena /al+nea TeU do inc. ' do art. 3.4 da $C n. G;FDO 0. !ara o @8E e para o 8@6 /5E n. 3HD.IO&>GF8!0, a sus+e#s%o dos direitos +ol,ti os se d em de orrK# ia de rime doloso0 ul+oso ou o#tra"e#$%o. 1 @5EF8! j. decidiu que a norma auto>aplic.vel e que os direitos pol+ticos permanecem suspensos durante o cumprimento do sursis /suspenso condicional da pena0 e de outros enef+cios posteriores ( sentena condenat-ria definitiva /art. BO do C!0. A suspenso condicional do processo /Tsursis processualU0, prevista no art. BD da $ei n. D.ODDFDI, d.>se antes da condenao definitiva. !or isso, no acarreta a suspenso dos direitos pol+ticos. Caso seja verificada a a solvio impr-pria /sentena que impe medida de segurana nos termos do art. DH do C! e art. EBG,

inc. :, C!!0, deve ser aplicada a suspenso dos direitos, pois a medida tem por pressuposto um fato t+pico e antijur+dico. Aquele que, enquanto estava sendo processado, elegeu>se, poder. perder o mandato caso seja definitivamente condenado por crime doloso. "a <ip-tese de condenao criminal de deputado ou senador, a perda do mandato decorrente de condenao criminal depender. de manifestao da casa legislativa respectiva, pela maioria a soluta de seus mem ros, em votao secreta /A &.4 do art. II da C5670. A inelegi ilidade, porm, imediata. e( Im+robidade admi#istrati"a &art. 6G0 i# . 20 da CR45( A impro idade administrativa , prevista no art. EH, A ;.4, da C567, uma imoralidade caracteri#ada pelo uso indevido da Administrao !2 lica em enef+cio do autor da impro idade ou de terceiros, no dependendo da produo de danos ao patrimCnio p2 lico material. 8eu recon<ecimento gera a suspenso dos direitos pol+ticos do +mpro o. A $ei de 'mpro idade Administrativa /$ei n. B.;&DFD&0 dita que, al.m das sanes penais, civis e administrativas, o respons.vel pela impro idade fi a su1eito L +erda dos be#s ou "alores a res idos ao seu +atrimY#io0 re+ara$%o dos da#os0 +erda da fu#$%o +bli a e sus+e#s%o dos direitos +ol,ti os de B a 6J a#os0 de a ordo om o ti+o do ato +rati ado .E

DIREITO ELEITORAL
6. X "edada a assa$%o de direitos +ol,ti os0 sus+e#s%o sF se dar em ertos asos0 e' eto/
E

u1a +erda ou

Bo$etim IBCCrim I;, de a ril de 3DDH

a0 cancelamento da naturali#ao por sentena transitada em julgadoS 0 incapacidade civil a solutaS c0 condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitosS d0 prestao de contas ( ?ustia Eleitoral. 9. Podem alistarTse omo eleitores e a#didatos/ a0 somente os nacionais natosS 0 somente os nacionais natos ou naturali#ados e os portugueses com resid*ncia permanente no 7rasil /preenc<ido o requisito da reciprocidade0S c0 somente os nacionais naturali#adosS d0 somente os que estiverem a servio do 7rasil. B. X ausa de sus+e#s%o dos direitos +ol,ti os/ a0 condenao criminal transitada em julgadoS 0 condenao criminal no transitada em julgadoS c0 depende do crime praticadoS d0 ao penal p2 lica incondicionada. 7. As ausas de i#ele!ibilidades e as de sus+e#s%o ou +erda dos direitos +ol,ti os o#stituem/ a0 direito do EstadoS 0 princ+pios constitucionaisS c0 direitos pol+ticos negativosS d0 limitaes ( capacidade pol+tica. G. Por direito +ol,ti o +assi"o se e#te#de/ a0 o direito de presidir partido pol+ticoS 0 o direito de comandar eleies, como jui# eleitoralS c0 o direito de ser votadoS d0 o direito de votar em qualquer eleio.

D. Eleitoral

MDULO DI

DIREITO ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL 6. PARTIDO* POL-TICO*


A Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil garante o pluralismo pol+tico e o pluripartidarismo, ou seja, o servadas as regras do artigo 3H da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, livre a criao, fuso, incorporao e e,tino dos partidos pol+ticos, qualquer que seja a sua ideologia. @al li erdade, porm, no irrestrita, pois todos os partidos devem ter car.ter nacional, devem resguardar a so erania nacional, o regime democr.tico, o pr-prio pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa <umana. Desde a $ei n. D.ODGFDI, os partidos pol+ticos esto e,pressamente classificados entre as pessoas jur+dicas de Direito !rivado /artigo 3G, inciso ''', do C-digo Civil0. !ara a sua constituio, inicialmente so registrados no Cart-rio de 5egistros Civil das !essoas ?ur+dicas, da Capital 6ederal /artigo 33;, inciso ''', da $ei dos 5egistros !2 licos = $ei n. G.O3IFHE, com inado com os artigos H.4 e B.4 da $ei 1rgPnica dos !artidos !ol+ticos = $ei n. D.ODGFDI0 e, a+Fs adquirirem personalidade jur+dica, Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0. !ara ter seu estatuto registrado junto ao @ri unal 8uperior Eleitoral, e assim desfrutar dos recursos do fundo partid.rio e do acesso gratuito ao r.dio e ( televiso, o partido deve ter car.ter nacional, ou seja, o apoio de eleitores em n2mero correspondente a O,IL dos votos dados na 2ltima eleio para a CPmara dos Deputados /no computados os votos nulos e os votos em ranco0, distri u+dos por um tero, ou mais, dos Estados, com o m+nimo de registraro seus estatutos no @ri unal 8uperior Eleitoral /artigo 3H, A &.4, da

um dcimo por cento do eleitorado que <aja votado em cada um desses Estados. As principais proi ies impostas aos partidos pol+ticos so: 5ece er recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros, ou manter su ordinao a essesS e a proi io de utili#ao de organi#ao paramilitar. 1s partidos t*m direito a recursos do fundo partid.rio /constitu+do pelas multas aplicadas com ase na legislao eleitoral, doaes e dotaes orament.rias da )nio fundadas no n2mero de eleitores = artigo EB da $ei n. D.ODGFDI0 e acesso gratuito ao r.dio e ( televiso, nos termos da $ei n. D.IO;FDH. De acordo com a al+nea TcU do inciso :' do artigo 3IO da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, atendidos os requisitos da lei, no incidem impostos /imunidade0 so re patrimCnio, rendas e servios dos partidos pol+ticos. 1 par.grafo 2nico do artigo I& da $ei n. D.ODGFDI esta elece que as emissoras de r.dio e televiso t*m direito a compensao fiscal pela ced*ncia do <or.rio gratuito previsto naquela norma. Ao contr.rio da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil anterior, que at a Emenda Constitucional n. &IFBI e,igia a fidelidade partid.ria e previa a perda do mandato para o parlamentar que a andonasse o partido pelo qual fora eleito /artigo 3I&, A I.40, a Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil de 3DBB remete a questo da fidelidade partid.ria ao estatuto de cada partido /artigo 3H, A 3.40. %estres do porte de
\A$@E5 CE"E:':A

sustentam ser de om

direito admitir que o estatuto do partido possa prever, mediante

processo que assegure plena defesa, a perda de mandato do parlamentar, eleito so a sua legenda, que:

dei,ar o partidoS votar contra diretri# partid.ria leg+tima.

1utros estudiosos do tema, porm, sustentam que, para os casos de infidelidade e indisciplina partid.ria, os estatutos partid.rios podem prever sanes que vo da advert*ncia at a e,cluso, mas acrescentam que a Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil de 3DBB no permite a perda do mandato por infidelidade partid.ria. Diante do sistema adotado pela legislao eleitoral, que demonstra ser o partido pol+tico ve+culo indispens.vel para algum o ter um mandato /acol<endo inclusive o sistema proporcional e o quociente partid.rio para a eleio de deputados e vereadores = artigo ;I da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0, entendo que a ra#o est. com
\A$@E5 CE"E:':A,

e,ceto quanto (

<ip-tese de perda do mandato por votar contra as diretri#es partid.rias, j. que os parlamentares so inviol.veis por suas opinies, palavras e votos. "em mesmo a regra geral de que ningum o rigado a associar>se ou a permanecer associado se aplica na <ip-tese, pois, no caso espec+fico, a filiao a partido pol+tico o rigat-ria /pela Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0 para que algum dispute um mandato eletivo. 1 serva>se, contudo, que a questo astante pol*mica e que o @5EF8! j. deli erou que os estatutos, no m.,imo, podem impor ao

faltoso a e,pulso, sem a perda do mandato /Ac-rdo 3&E.DEO, pu licado no DOI de 3.4.E.3DDG, p. ;30. "o mesmo sentido, merece destaque a seguinte deciso do !aran. : SACTRDUO+ ; 6 DE8C5'[X1: Apelao C+vel 5E$A@15: Des. !ac<eco 5oc<a C1%A5CA: 6o# do 'guau = ;.W :ara C+vel ^5YX1 ?)$YAD15: !rimeira CPmara C+vel !)7$'CA[X1: 3&.;.3DDD Ementa Deciso: acordam os desem argadores integrantes da !rimeira CPmara C+vel do @ri unal de ?ustia do Estado do !aran., por unanimidade de votos, em negar provimento ( apelao. Ementa: :ereador = mudana de partido pol+tico = in'ide$idade = compromisso anterior = impossi ilidade jur+dica do pedido = a mudana de partido pol+tico, ainda que rotulada de in'ide$idade partid*ria, no acarreta a perda do mandato conferido ao eleito :ereador = por fora do ordenamento jur+dico, o mandato conferido pela eleio proporcional pertinente 2nica e e,clusivamente ao eleito e constitui um em indispon+vel, do que se segue que pedir em ?u+#o acerca do mandato e dos seus consect.rios, como a percepo de su s+dios, contra esse mesmo ordenamento, caracteri#a uma impossi ilidade jur+dica do pedido.U 1s artigos &I e &G da $ei n. D.ODGFDI, de pssimas redaes, esta elecem que o parlamentar que dei,ar o partido pelo qual se elegeu, ou votar contra as diretri#es partid.rias, perder. o cargo e a funo que e,erce na respectiva Casa $egislativa em virtude da

proporo partid.ria. !revalece, porm, que os dispositivos atingem os cargos internos /secret.rio da %esa Diretora, por e,emplo0, mas no o mandato parlamentar. 1 mestre
6a:'$A 5'7E'51

esclarece que Ta matria no pode

escapar do disciplinamento estatut.rio, por ser terreno defeso ( inger*ncia da lei, caracteri#ando>se a uso de poder normativo, por usurpao da compet*ncia reservada pela Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil aos partidos pol+ticos...U. ; Em s+ntese, entende>se que somente os estatutos partid.rios podem prever as <ip-teses de infidelidade partid.ria e suas conseq_*ncias /cl.usula de reserva estatut.ria0, ainda assim, respeitando a inviola ilidade dos parlamentares quanto (s suas opinies, palavras e votos. Acredito, por isso, ser leg+tima a perda do mandato pelo parlamentar que, voluntariamente, a andona o partido pelo qual foi eleito, desde que a sano esteja prevista no estatuto do partidoS mas inca +vel a sano na <ip-tese de voto contr.rio (s orientaes partid.rias /pela inviola ilidade que o parlamentar desfruta quanto (s suas opinies, palavras e votos0. 1u seja, as <ip-teses de perda do mandato previstas no artigo II da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil no so ta,ativas /essa posio minorit.ria, pois prevalece que as <ip-teses do artigo II so ta,ativas e que infidelidade partid.ria pode, no m.,imo, implicar a e,pulso do partido, sem que isso acarrete a perda do mandato0. De acordo com o Conflito de Compet*ncia E.O&;>BF8C = 8@?, j. de maro de 3DDE, compete ( ?ustia Comum /e no ( ?ustia Eleitoral0 julgar ao declarat-ria de perda do mandato por infidelidade
;

Direito )$eitora$. I.W ed. 5io de ?aneiro: 3DDD. p. EE3.

partid.ria. Em regra, a compet*ncia da ?ustia Eleitoral se esgota com a diplomao definitiva do eleito.

DIREITO ELEITORAL
6. A ria$%o de +artidos +ol,ti os0 de modo ori!i#rio ou deri"ado/ a0 est. condicionada ao cumprimento de princ+pios constitucionaisS 0 livre, astando a vontade dos ideali#adoresS c0 depende apenas das regras previstas na $1!!S d0 esto corretas as alternativas a0 e 0. 9. A ria$%o de +artido +ol,ti o de"e0 e#tre outros reEuisitos0 obser"ar/ a0 o car.ter nacionalS 0 o n2mero m+nimo de 3L dos eleitores do pa+s como seus filiadosS c0 o car.ter, pelo menos, estadualS d0 atuao no Pm ito municipal quando o munic+pio concentre pelo menos EL do eleitorado nacional. B. Os +artidos +ol,ti os re!istrar%o seus Estatutos/ a0 ap-s adquirir personalidade jur+dica, no @5E do Estado onde nasceramS 0 no @8E, se nasceram simultaneamente em mais de 3 EstadoS c0 no @8E, ap-s adquirir personalidade jur+dicaS d0 no @8E, em ora partido personalidade jur+dica. 7. Os +artidos +ol,ti os/ a0 so livremente criados, o servada apenas a li erdade de associao para fins l+citos, sendo>l<es assegurada plena autonomia para definir sua estrutura interna, organi#ao e funcionamentoS pol+tico no ten<a

0 ao adquirirem personalidade jur+dica, na forma da lei civil, esto desde logo <a ilitados a registrar candidaturas e a participar de eleiesS c0 t*m direito a recursos do fundo partid.rio e acesso gratuito ao r.dio e ( televiso, na forma da lei, mesmo se no registrados os seus estatutos no @ri unal 8uperior EleitoralS d0 devem esta elecer, nos seus estatutos, normas de fidelidade e disciplina partid.rias e go#am de autonomia para definir sua estrutura interna, organi#ao e funcionamento. G. *%o Fr!%os de delibera$%o dos +artidos +ol,ti os/ a0 as convenes nacional, regionais e municipalS 0 os diret-rios de todos os n+veisS c0 a comisso de tica e o consel<o disciplinarS d0 o consel<o fiscal e o consel<o consultivo.

D. Eleitoral

MDULO DII

DIREITO ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL 6. *I*TEDA PROPORCIONAL E *I*TEDA

DANORITZRIO
"o sistema majorit.rio, adotados nas eleies para !refeitos, So"er#adores0 Preside#te da Re+bli a e *e#adores, gan<a o candidato mais partido. !elo sistema proporcional, adotado nas eleies para de+utado federal0 de+utado estadual e "ereador e disciplinado nos arts. 3OI a 33E do C-digo Eleitoral, inicialmente mais vale a votao do partido que a do candidato, circunstPncia que deu ao critrio a denominao de co$orido partid*rio. "esse sistema proporcional, inicialmente se somam os votos v.lidos /votos dados para os partidos e seus candidatos0 e divide>se o resultado pelo n2mero de cadeiras a preenc<er, o tendo>se assim o Euo ie#te eleitoral. Atualmente, de acordo com o art. I.4 da $ei n. D.IO;FDH /que alterou a regra do art. 3OG do C-digo Eleitoral0, os votos rancos e os votos nulos no so considerados nos c.lculos. Em seguida, dividem>se os votos de cada partido ou coligao pelo quociente eleitoral, o tendo>se assim o n2mero de eleitos de cada agremiao /Euo ie#te +artidrio0. !artido que no atinge o quociente eleitoral no elege qualquer deputado ou vereador /salvo se nen<um partido atingir o quociente eleitoral, quando as vagas sero preenc<idas pelos candidatos mais votados independentemente do partido0. votado, independentemente dos votos de seu

As so ras tam m sero destinadas aos partidos que o tiverem as maiores mdias. Essa tBcnica da maior mBdia determina que os votos do partido ou coligao sejam divididos pelo n2mero de cadeiras por ele o tidas mais um, atingindo>se assim a mdia de cada um dos concorrentes e o n2mero final de cadeiras a que cada partido ou coligao ter. direito. 1 tido o n2mero final de cadeiras de cada um, estaro eleitos os candidatos mais votados de cada partido ou coligao, em n2mero capa# de preenc<er as vagas destinadas ( agremiao. E,emplo: munic+pio no qual sejam apurados de# mil votos v.lidos /votos dados para as legendas ou para os candidatos0 e que ten<a de# cadeiras de vereador a preenc<er: 1 quociente eleitoral 3.OOO, ou seja, 3O.OOO votos divididos por de# cadeiras a preenc<er. 1 !artido A e seus candidatos somam I.IOO votos. Dividido esse n2mero pelo quociente eleitoral /I.IOO : 3.OOO N I,I0, desde logo o partido A ter. I cadeiras. A Coligao 7FC e seus candidatos somam E.BOO votos, garantindo desde logo E cadeiras /E.BOO : 3.OOO N E,B0. 1 !artido D e seus candidatos somam HOO votos e assim no atingem o quociente eleitoral /3.OOO0. Com isso, o !artido D no elege nen<um candidato. !or ora, foram preenc<idas oito vagas e restam duas. Essas so ras /duas cadeiras0 sero divididas da seguinte forma: divide>se o n2mero de votos do !artido A /I.IOO0 pelo n2mero de cadeiras por ele o tidas /I0 b 3, ou seja, I.IOO : G, atingindo>se a mdia D3GS

divide>se o n2mero de votos da coligao 7FC /E.BOO0 pelo n2mero de cadeiras por ela o tidas /E0 b 3, ou seja, E.BOO : ;, atingindo>se a mdia DIO.

A maior mdia foi o tida pela Coligao 7FC, que assim gan<a mais uma cadeira /a ;.W0.

5esta, porm, a 3O.W cadeira. !or isso, os c.lculos so repetidos, agora considerando a nova cadeira o tida pela Coligao 7FC, nos seguintes termos: divide>se o n2mero de votos do !artido A /I.IOO0 pelo n2mero de cadeiras por ele o tidas /I0 b 3, ou seja, I.IOO : G, atingindo>se a mdia D3GS

divide>se o n2mero de votos da coligao 7FC /E.BOO0 pelo n2mero de cadeiras por ela o tidas /agora ;0 b 3, ou seja, E.BOO : I, atingindo>se a mdia HGO.

A maior mdia foi o tida pelo !artido A, que assim gan<a mais uma cadeira /a G.W0. "o final, o !artido A preenc<er. G cadeiras e a coligao 7FC preenc<er. ;, sendo esses seus quocientes partid.rios. Nas elei$)es +ro+or io#ais, somente ap-s a apurao dos n2meros finais de cada partido ou coligao que interessar. a ordem interna de votao individual, ou seja, o n2mero de votos o tidos por cada candidato. 1s lugares que cada partido ou coligao o tiver sero distri u+dos aos seus candidatos mais votados /os G mais votados do !artido A e os ; mais votados da Coligao 7FC gan<aro uma cadeira0.

DIREITO ELEITORAL
6. O "oto em bra# o0 #a re+rese#ta$%o +ro+or io#al0 se!u#do as re!ras +re"istas #a le!isla$%o eleitoral/ a0 conta>se como voto v.lido para determinar o quociente partid.rioS 0 no contado como voto v.lido para determinar o quociente eleitoralS c0 no tem significado algum, salvo a favor de legendasS d0 conta>se apenas para apurar o n2mero de votantes e a partir dele definir a quantidade de vagas a serem preenc<idas.

9. Nas elei$)es +ara !o"er#ador de im+u!#a$)es de "otos ser%o de ididas/ a0 pelo jui# eleitoralS 0 pela turma apuradoraS c0 pela ?unta apuradoraS d0 pelo @ri unal 5egional Eleitoral. B. As elei$)es/

estado0

as

a( +ara o *e#ado 4ederal e +ara a C@mara dos De+utados realiCamTse0 res+e ti"ame#te0 se!u#do o +ri# ,+io ma1oritrio e +elo sistema +ro+or io#al8 0 para !residente da 5ep2 lica e governadores de estados reali#adas pelo sistema majorit.rio tero segundo turno se nen<um candidato o tiver a maioria a soluta dos votos v.lidos no primeiro, computados os votos em ranco e os nulos, leg+tima e,presso da vontade popularS c0 para a CPmara dos Deputados e para as Assem lias $egislativas reali#am>se pelo voto distrital misto, sendo majorit.rias relativamente ( metade das vagas e proporcionais quanto (s demais, mediante lista fec<ada ela orada pelos partidos pol+ticosS d0 pelo sistema proporcional, para deputados federais e estaduais, no admitem coligaes partid.rias, considerando>se a desfigurao delas resultante para os votos de legenda. 7. Nas elei$)es +ara a C@mara de 2ereadores de dado mu#i ,+io0 o PDD5 obte"e BG=? "otos8 o PT5 obte"e 7G6H "otos8 a oli!a$%o [Corre 5rasil\ obte"e 6?H9 "otos8 foram dados 9JJ "otos em bra# o. *e#do sete o #mero de adeiras #aEuela asa0 Eual +artido obte"e o maior #mero] a0 !%D7. 0 !@7. c0 Coligao TCorre 7rasilU. d0 "en<uma das alternativas anteriores correta.

G. Iua#do o eleitor es re"er o #ome de um a#didato0 o #mero de outro de le!e#da difere#te e0 ai#da0 uma le!e#da Eue #%o se1a de EualEuer dos a#didatos/ a0 conta>se o voto para o candidato cujo nome foi escrito, em como para a legenda a que pertenceS 0 o voto ser. contado para o candidato cujo n2mero foi escrito, em como para a legenda que foi escritaS c0 o voto ser. contado apenas para a legenda escritaS d0 o voto ser. considerado nulo.

D. Eleitoral

MDULO DIII

DIREITO ELEITORAL
!51!AYA"DA !A5@'Da5'A

DIREITO ELEITORAL Pro+a!a#da Partidria e Eleitoral 6. A PROPASANDA PARTIDZRIA


Em primeiro lugar <. que se o servar que a pr-pria C567, em seu art. 3H, A E.4, garante aos partidos pol+ticos acesso gratuito ao r.dio e ( televiso.
4 J! - Os partidos po$ticos t>m direito a recursos do 'undo partid*rio e acesso ,ratuito ao r*dio e K te$e%is(o& na )or#a da lei.

A $ei 1rgPnica dos !artidos !ol+ticos /$ei n. D.ODGFDI0, em seus arts. ;IF;D e IGFI, esta elece que aos partidos assegurada a propaganda partid.ria gratuita, no per+odo entre (s 3D:EO e (s &&:OO <oras /transmisso em loco pelas emissoras0. !ara ela orar a propaganda o partido pode utili#ar recursos do fundo partid.rio, que formado pelas multas eleitorais, dotaes orament.rias da )nio, doaes e outros recursos que l<e forem destinados por lei /arts. EB e ;3, '', da $ei n. D.ODGFDI0. De acordo com o n2mero de votos o tidos e o n2mero de parlamentares que elege, cada agremiao contar. com tempo de propaganda que varia de dois minutos por semestre /em cadeia nacional0 a um programa em cadeia nacional e um programa em cadeia estadual em cada semestre, com durao de vinte minutos cada, mais ;O minutos em cadeira nacional e ;O minutos em cadeia estadual para inseres de trinta segundos a um minuto cada. No se!u#do semestre do a#o em Eue O elei$%o0 #%o ser "ei ulada a +ro+a!a#da +artidria #o rdio e #a T2.

As emissoras de r.dio e televiso t*m direito a compensao fiscal pela ced*ncia do <or.rio gratuito para a +ro+a!a#da +artidria, conforme consta do par. 2nico. do art. I& da $ei n. D.ODGFDI.

9. A PROPASANDA ELEITORAL
A propaganda eleitoral est. disciplinada asicamente nos arts. EG a IH da $ei n. D.IO;FDH. A propaganda i#tra+artidria /reali#ada pelo candidato a candidato a cargo eletivo0, vedado o uso de r.dio, televiso e outdoor& . +ermitida #a Eui#Ce#a a#terior L o#"e#$%o de es olOa dos a#didatos. A escol<a dos candidatos pelos partidos, dentre aqueles que esto filiados pelo pra#o de, pelo menos /estatuto pode prever pra#o maior0, um ano antes do pleito, deve se dar entre os dias 3O e EO de jun<o do ano em que so reali#adas as eleies. A +ro+a!a#da eleitoral somente permitida ap-s o dia I de jul<o do ano da eleio, que a data fatal para o pedido de registro da candidatura perante a justia eleitoral. A violao das regras temporais por propaganda eleitoral fora dos pra#os, sujeita o infrator ( multa. "o r.dio e televiso vedada a propaganda eleitoral paga, sendo que os <or.rios gratuitos / locos de &I minutos, quatro ve#es por dia, nos termos do A 3.4 do art. ;H da $ei n. D.IO;FDH0 so garantidos aos partidos e coligaes com candidato e representao na CPmara dos Deputados. 3FE do tempo ser. dividido

igualitariamente. 1s &FE restantes sero divididos proporcionalmente ao n2mero de representantes do partido ou coligao na CPmara dos Deputados na data do in+cio da legislatura em curso. Ravendo segundo turno /poss+vel para a c<efia do e,ecutivo0, as emissoras de r.dio e televiso reservaro dois per+odos di.rios de vinte minutos para cada e$ei2(o. 1 tempo de cada per+odo ser. igualitariamente dividido entre os candidatos. 'ndependentemente da propaganda eleitoral gratuita, facultada a transmisso, por emissora de r.dio ou televiso, de de ates so re as eleies majorit.ria ou proporcional. "as eleies majorit.rias a apresentao do de ate poder. ser feita com todos os candidatos ou com grupos de pelo menos tr*s. J admitida a reali#ao do de ate sem a presena de um ou mais candidatos, desde Eue a emissora om+ro"e tKTlos o#"idado om a a#te edK# ia m,#ima de :9 Ooras. J vedado (s emissoras de r.dio e televiso dar tratamento privilegiado ou discriminat-rio a qualquer candidato, partido ou coligao, em como divulgar nome de programa que se refira a candidato escol<ido em conveno. A partir de 3.4 de agosto do ano de eleio vedado (s emissoras transmitir programa de candidato escol<ido em conveno. Cidado no filiado a outra agremiao partid.ria pode participar da propaganda eleitoral em apoio a candidatos de qualquer partido. :eda>se, porm, a participao de qualquer pessoa mediante remunerao. 1 descumprimento das normas sujeita a emissora infratora a sanes que podem c<egar ( suspenso da programao por &;

<oras, com duplicao da sano caso seja verificada reiterao da conduta. A sano ser. aplicada a pedido de partido, coligao ou candidato. J vedada a censura prvia ou cortes instantPneos nos programas eleitorais gratuitos, mas o infrator das normas de propaganda fica sujeito ( perda do do ro do tempo usado na pr.tica do il+cito, do rada a sano em caso de reincid*ncia. @am m fica sujeito a responder por crime de divulgao de fatos inver+dicos, cal2nia, inj2ria ou difamao /arts. E&E a E&G do C-digo Eleitoral0. @am m pela cesso de <or.rio para a propaganda eleitoral gratuita <. direito ( compensao fiscal pelas emissoras de rdio e T2 /art. DD da $ei n. D.IO;FDH0. A propaganda eleitoral na imprensa escrita paga e permitida at o dia das eleies, nos limites de 6AH de +!i#a de 1or#al +adr%o ou ^ de +!i#a de re"ista ou tablFide. %ediante outdoors a propaganda somente permitida ap-s a reali#ao de sorteio dos espaos pela ?ustia eleitoral. "os ens particulares, a veiculao de propaganda por meio de fai,as, carta#es, placas, pinturas ou inscries independe de licena municipal. @am m independe de licena municipal e de autori#ao da justia eleitoral a distri uio de fol<etos, volantes e outros impressos que identifiquem o partido, coligao ou candidato respons.vel. 1 uso, na propaganda eleitoral, de s+m olos, frases ou imagens associadas ou semel<antes (s utili#adas por -rgos da administrao p2 lica direta ou indireta tam m caracteri#a crime.

c e,ceo das condutas previstas no art. &G da $ei n. D.IO;FDH /que autori#a a distri uio de c<aveiros, camisetas e outros rindes0, desde o registro da candidatura at o dia da eleio constitui captao de sufr.gio, vedada em lei, o candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor em ou vantagem pessoal de qualquer nature#a , com o fim de o ter>l<e o voto. A pena a de multa e de cassao do registro ou do diploma. As sanes administrativas podem ser impostas sem preju+#o da tipificao do crime de corrupo eleitoral previsto no art. &DD do C-digo Eleitoral. "o se admite a reali#ao de propaganda eleitoral em l+ngua estrangeira /art. EEI do C-digo Eleitoral0. A propaganda e,ercida nos termos da lei eleitoral no poder. ser o jeto de multa nem cerceada so poder de pol+cia. "o dia da eleio, a distri uio de material de propaganda pol+tica, inclusive volantes e outros impressos, ou a pr.tica leitor, o#stitui de aliciamento, coao ou manifestao tendente a influir na vontade do rime. Admite>se a manifestao individual e silenciosa, a e,emplo do uso de camiseta ou flPmula, conforme esclarece o art. GE da 'nstruo n. ;G do @8E. "os ens cujo uso dependa de cesso ou permisso do !oder !2 lico e nos ens p2 licos vedada qualquer espcie de pu licao, e,ceto a fi,ao de fai,as e placas nos postes de iluminao p2 lica, viadutos e passarelas /desde que sem danos ou preju+#o quanto (s suas utili#aes0. A reali#ao de qualquer ato de propaganda partid.ria ou eleitoral n(o depende de licena da po$cia. alegao do e,erc+cio do

Lei n! F.HL0GFD; Art. JF. A rea$i9a2(o de 7ua$7uer ato de propa,anda partid*ria ou e$eitora$& em recinto a#erto ou 'ec-ado& n(o depende de $icen2a da po$cia. 4 o O candidato& partido ou co$i,a2(o promotora do ato 'ar* a de ida co#unicao 0 autoridade policial em& no mnimo& %inte e 7uatro -oras antes de sua rea$i9a2(o& a 'im de 7ue esta $-e ,aranta& se,undo a prioridade do a%iso& o direito contra 7uem tencione usar o $oca$ no mesmo dia e -or*rio. A 6o A autoridade po$icia$ tomar* as pro%id>ncias necess*rias K ,arantia da rea$i9a2(o do ato e ao 'uncionamento do tr*'e,o e dos ser%i2os p"#$icos 7ue o e%ento possa a'etar.

B. O DIREITO DE RE*PO*TA
A partir da escol<a de candidatos em conveno assegura>se o direito de resposta (quele candidato, partido ou coligao atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmao caluniosa, difamat-ria, injuriosa ou sa idamente inver+dica, difundidos por qualquer ve+culo de comunicao. 1 e,erc+cio do direito de resposta poder. ser solicitado ( justia eleitoral nos pra#os de &; <oras /quando de tratar de <or.rio eleitoral gratuito0, ;B <oras /quando se tratar de programao normal do r.dio ou @:0 ou H& <oras /quando se tratar de imprensa escrita0, a contar da veiculao da ofensa. 1 pedido contra a imprensa escrita dever. ser instru+do com e,emplar da pu licao e o te,to da resposta. 5ece ido o requerimento do direito de resposta, a ?ustia Eleitoral providenciar. a imediata notificao do -rgo ofensor, para que se defenda em &; <oras. A deciso dever. ser prolatada no pra#o m.,imo de H& <oras. "a imprensa escrita a resposta dever. ser pu licada no mesmo local, p.gina, taman<o e caracteres usados na ofensa, em ;B

<oras ou no dia da semana em que a ofensa foi pu licada /ou ainda na primeira edio que circular se ve+culo de periodicidade superior a ;B <oras0, garantindo>se assim que a defesa seja proporcional ao agravo. 8e a ofensa for produ#ida em dia e <ora que invia ili#em sua reparao dentro dos pra#os esta elecidos nas al+neas anteriores, a ?ustia Eleitoral determinar. a imediata divulgao da resposta. Caso a ofensa seja praticada em programao normal do r.dio ou pela @:, a resposta ser. dada em at ;B <oras da deciso, em tempo igual ao da ofensa, mas #u# a i#ferior a um mi#uto. 8e a ofensa for perpetrada no <or.rio eleitoral gratuito o ofendido ter. tem+o i!ual ao da ofe#sa &mas #u# a i#ferior a um mi#uto0 e a resposta ser. veiculada no tempo destinado ao partido ou coligao respons.vel pela ofensa. Caso seja necess.rio, a resposta ser. divulgada at mesmo nas ;B <oras anteriores ( eleio, de modo a no ensejar trplica. Das decises so re o e,erc+cio do direito de resposta ca e recurso em &; <oras da data de sua pu licao em cart-rio ou sesso de julgamento, asseguradas contra>ra#es no mesmo pra#o e deciso nas &; <oras seguintes. R. precedente do @8E /5esoluo n. 3I.HDG, 5epresentao n. 3O.;BO0 no sentido de que somente ofensa individuali#ada (s qualidades ticas da pessoa que autori#a o direito de resposta, sendo insuficiente para tanto cr+ticas ( administrao ou (s atividades pol+ticas do candidato ou acusaes impessoais.

DIREITO ELEITORAL

6. X orreto afirmar sobre a +ro+a!a#da +artidria/ a0As emissoras de r.dio e televiso t*m direito ( compensao fiscal pela cesso do <or.rio gratuito para a propaganda partid.ria. 0"o segundo semestre do ano em que <. eleio, veiculada propaganda partid.ria no r.dio e na @:. c01 partido no pode utili#ar os recursos do fundo partid.rio para ela orar a propaganda. d0As emissoras de r.dio e televiso no t*m direito ( compensao fiscal pela cesso do <or.rio gratuito para a propaganda partid.ria. 9. *obre a +ro+a!a#da eleitoral0 . i# orreto afirmar/ a0A propaganda eleitoral somente permitida ap-s o dia I /cinco0 de jul<o do ano da eleio. 0Ravendo segundo turno, as emissoras de r.dio e televiso reservaro dois per+odos di.rios de &O minutos, para cada eleio. c0A propaganda eleitoral no ser. permitida ap-s o dia I /cinco0 de jul<o do ano da eleio. d0J facultada a transmisso, independentemente da propaganda eleitoral gratuita, por emissora de r.dio ou televiso, de de ates so re as eleies majorit.ria ou proporcional. B. Assi#ale a alter#ati"a orreta/ a0Cidado, filiado ( outra agremiao partid.ria, pode participar da propaganda eleitoral em apoio a candidatos de qualquer partido.

0%ediante outdoors a propaganda somente permitida ap-s a reali#ao de sorteio dos espaos pela ?ustia Eleitoral.
c01 descumprimento das normas sujeita a emissora infratora a sanes que podem c<egar ( suspenso da programao por ;B <oras, com duplicao da sano caso seja verificada reiterao da conduta. d0A reali#ao de propaganda nos termos da lei eleitoral poder. ser o jeto de multa e tam m cerceada so alegao do e,erc+cio do poder de pol+cia.

7. *obre o direito de res+osta +odeTse afirmar/ a08eu e,erc+cio poder. ser solicitado ( ?ustia Eleitoral nos pra#os de &; <oras /quando se tratar de imprensa escrita0, ;B <oras /quando se tratar de programao normal do r.dio ou @:0 ou H& <oras /quando se tratar de <or.rio eleitoral gratuito0, a contar da veiculao da ofensa. 01 pedido contra imprensa escrita dever. ser instru+do somente com e,emplar da pu licao. c0"a imprensa escrita a resposta dever. ser pu licada no mesmo local, p.gina, com o mesmo taman<o e caracteres usados na ofensa, em H& <oras. d01 pedido contra imprensa escrita dever. ser instru+do com e,emplar da pu licao e com o te,to da resposta. G. Assi#ale a alter#ati"a i# orreta/ a0A partir da escol<a de candidatos, em conveno, assegura>se o direito de resposta (quele candidato, partido ou coligao atingidos por qualquer ve+culo de comunicao. 0Das decises so re o e,erc+cio do direito de resposta ca e recurso em &; <oras, a partir da data de sua pu licao em cart-rio ou sesso de julgamento, asseguradas contra>ra#es no mesmo pra#o e deciso nas &; <oras seguintes. c08e a ofensa for perpetrada no <or.rio eleitoral gratuito, o ofendido ter. tempo igual ao da ofensa, e a resposta ser. veiculada no tempo destinado ao partido ou coligao respons.vel pela ofensa. d 0 A ?ustia Eleitoral no poder. determinar a imediata pu licao

D. Eleitoral
da resposta para a reparao da ofensa.

MDULO IM

DIREITO ELEITORAL
Dotao N Apurao N I#pu*na1es N Recurso Contra a Diplo#ao N I#pu*nao de Mandato Eleti o

DIREITO ELEITORAL 2ota$%o U A+ura$%o U Im+u!#a$)es U Re urso Co#tra a Di+loma$%o U Im+u!#a$%o de Da#dato Eleti"o 6. 2OTO
1 su'r*,io /do latim su'ra,ium, apoio0 representa o direito de votar e ser votado e considerado universal quando se outorga o direito de votar a todos que preenc<am os requisitos .sicos previstos na Constituio, sem restries derivadas de condio de raa, de fortuna, de instruo, de se,o ou de convico religiosa. 1 sufr.gio restrito /qualificativo0 aquele conferido apenas a pessoas que preenc<am determinadas condies de nascimento, de fortuna etc. !ode ser restrito censit.rio /quando impe restries vinculadas ( capacidade econCmica do eleitor = as Constituies 6ederais de 3BD3 e 3DE; vedavam o voto dos mendigos0 ou restrito capacit.rio /pela Constituio de 3DGH e at a Emenda Constitucional n. &IFBI o analfa eto no podia votar0. 1 sufr.gio identifica um sistema do qual o voto um dos instrumentosS um dos ve+culos de deli erao. 1 voto, que personal+ssimo /#%o +ode ser e'er ido +or +ro ura$%o0, pode ser direto /como determina a atual Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0 ou indireto. J direto quando os eleitores escol<em seus representantes e governantes sem intermedi.rios. J indireto quando os eleitores /denominados de primeiro grau0 escol<em seus representantes ou governantes por intermdio de delegados /eleitores de segundo grau0 que participaro de um Colgio Eleitoral ou -rgo semel<ante.

1 serve>se que <. e,ceo ao voto direto no A 3.4 do artigo B3 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, que prev* eleio indireta para o cargo de !residente da 5ep2 lica se <ouver impedimento do presidente e do vice>presidente nos dois 2ltimos anos do mandato. 1 voto secreto para garantir a lisura das votaes, ini indo a intimidao e o su orno. 1 voto, com valor igual para todos, a aplicao no direito pol+tico da garantia de que todos so iguais perante a lei /cada eleitor vale um 2nico voto = one man& one %ote0. "o se confunde "oto direto com demo ra ia direta. "a verdade, a democracia direta, em que os cidados se re2nem e e,ercem sem intermedi.rios os poderes governamentais, administrando e julgando, <oje pode ser classificada como reminisc*ncia <ist-rica. Afinal, o taman<o dos Estados modernos e a comple,idade de suas administraes j. no permitem tal forma de participao. 1s principais institutos da democracia representativa

/indireta0 so o voto /direto ou indireto0 e o mandato pol+tico que rece e o representante. 1s principais institutos da democracia direta /participativa0 no 7rasil so a i#i iati"a +o+ular0 o refere#do +o+ular e o +lebis ito.

9. 2OTAO E IDPUSNAVE*
1s atos relacionados ( votao e sua fiscali#ao esto disciplinados nos artigos 3O; e 33; a 3IG do C-digo Eleitoral. A

apurao, as impugnaes e os recursos esto disciplinados pelos artigos 3IB>3DI do mesmo diploma legal. Compete ao @ri unal 8uperior Eleitoral, com ase no artigo &E, inciso 'Q, do C-digo Eleitoral, com inado com o artigo 3OI da $ei n. D.IO;FDH, regulamentar, at o dia I de maro do ano das eleies, os procedimentos relativos ( votao e ( apurao das eleies. 8o legitimados para fiscali#ar a votao e a apurao: o %inistrio !2 lico, os fiscais e os delegados dos partidos /desde que devidamente credenciados0 e os candidatos /fiscais natos0. As impugnaes devem ser formali#adas ver almente no ato da apurao do voto e dirigidas para a ?unta eleitoral Apuradora, Fr!%o ole!iado +residido +or um NuiC de Direito e om+osto +or mais dois ou Euatro idad%os de #otFria ido#eidade /artigo EG do C-digo Eleitoral0. As decises das juntas so tomadas por maioria de votos. A impugnao no ato da apurao requisito indispens.vel para que se possa recorrer da deciso da ?unta Apuradora /artigo 3H3 do C-digo Eleitoral0. 1 recurso deve ser interposto de forma imediata, por escrito ou ver almente, iniciando>se ento o pra#o de ;B <oras para a apresentao das ra#es /artigos 3GD e &GI do C-digo Eleitoral0.

B. RECUR*O CONTRA A DIPLODAO


1 recurso contra a diplomao est. previsto no artigo &G& do C-digo Eleitoral e pode ser interposto pelo Di#ist.rio Pbli o0 +artido +ol,ti o0 oli!a$)es ou a#didatos. "o p-lo passivo, alm

do eleito, figurar. na condio de litisconsorte passivo necess.rio o seu partido pol+tico. 1 pra#o para a interposio do recurso de tr*s dias, contados da diplomao, devendo o pedido inicial ser instru+do com prova pr>constitu+da /o tida na investigao judicial prevista nos artigos 3D e &; da $ei Complementar n. G;FDO na <ip-tese do inciso ': do artigo &G& do C-digo Eleitoral0. 1 recurso interposto perante o -rgo diplomador /jui# eleitoral ou @ri unal 5egional Eleitoral0 para remessa ao -rgo imediatamente superior /@ri unal 5egional Eleitoral ou @ri unal 8uperior Eleitoral0. Caso a diplomao seja efetivada pelo @ri unal 8uperior Eleitoral /!residente e :ice>!residente da 5ep2 lica0, ( falta de recurso espec+fico, poder. se mostrar ca +vel a impetrao de mandado de segurana junto ao 8upremo @ri unal 6ederal, por interpretao a contr.rio senso da 82mula n. &GH do 8upremo @ri unal 6ederalI. Enquanto pendente o recurso, o diplomado e,erce seu mandato, nos termos do artigo &3G do C-digo Eleitoral. Contra a deciso origin.ria do @ri unal 5egional Eleitoral ca e recurso ordin.rio para o @ri unal 8uperior Eleitoral /incisos ''' e ': do A ;.4 do artigo 3&3 da C5670. Contra a deciso origin.ria do @ri unal 8uperior Eleitoral poder. ser ca +vel o mandado de segurana /82mula n. &GH do 8@60 ou o 5ecurso E,traordin.rio para o 8upremo @ri unal 6ederal.

C18@A, @ito. Recursos em @atBria )$eitora$. H.W ed. 8o !aulo: 5@. p. 3DO.

7. IDPUSNAO DO DANDATO ELETI2O &; 6J do arti!o 67 da Co#stitui$%o da Re+bli a 4ederati"a do 5rasil( 7.6. AutoTa+li abilidade da Norma
8egundo o A 3O do artigo 3; da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil: T1 mandato eletivo poder. ser impugnado ante a ?ustia Eleitoral no pra#o de 3I dias contados da diplomao, instru+da a ao com provas de a uso do poder econCmico, corrupo ou fraudeU. Conforme consta dos Ac-rdos ns. 3OB.;I3 e 333.3&D, am os do @ri unal 5egional EleitoralF8!, e do 5ecurso n. B.H3; do @ri unal 8uperior Eleitoral /DIU de EO.;.3DDO0, o A 3O do artigo 3; da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil auto>aplic.vel. De qualquer forma, ainda que se definisse pela sua efic.cia limitada, a soluo estaria na recepo da legislao infraconstitucional anterior ( Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil e que j. previa a ao de impugnao do mandato eletivo, conforme artigo &E da $ei n. H.;DEFBG e $ei n. H.GG;, de &D.G.3DBB.

7.9. 4u#dame#to e Ob1eto da A$%o


1 comprometimento o jetivo de uma eleio, capa# de justificar a impugnao do mandato eletivo, ocorre com a constatao de v+cios, especificados pelo constituinte, que deformem ou comprometam a legitimidade do mandato popular. Conforme leciona o %inistro 8ep2lveda !ertence, no Ac-rdo n. 33.DI3 do @ri unal 8uperior Eleitoral, de 3;.I.3DD3, a perda do mandato eletivo Tconseq_*ncia do comprometimento o jetivo da

eleio por v+cios de a uso de poder econCmico, corrupo ou fraudeU. 1 primeiro dos v+cios o a uso do poder econCmico. !oder a capacidade de afetar o comportamento dos outros. %uitas ve#es, at mesmo promessas de pequenos enef+cios podem caracteri#ar o dolo de aproveitamento, capa# de viciar o consentimento de um eleitor, de afetar seu comportamento e, ilicitamente, de definir o seu voto. @alve# por perce er que a legitimidade de cada eleio e,ige a an.lise do caso concreto, o legislador no definiu o que a corrupo, a fraude, ou o a uso do poder econCmico, pol+tico ou de autoridade, garantindo uma fluide# de conceito capa# de dotar de efic.cia e operacionalidade o sistema jur+dico eleitoral. 8o re o tema, merece destaque a seguinte e,posio de Antonio Carlos %endes:G TJ contr.rio ( noo de operacionalidade esta elecer um rol de proi ies, um rol conceitualmente esta elecido de situaes de ordem f.tica configuradoras do a uso de poder econCmico. !or qu*d !orque essa no a mel<or a ordagem da teoria do a uso do poder econCmicoS porque com isso, ao se esta elecer em numerus c$ausu$us as <ip-teses de a uso de poder econCmico, estar>se>ia, certo, e,cluindo outras situaes f.ticas, juridicamente relevantes ( configurao desse mesmo a usoU.

7.B. Le!itimidade Ati"a

' 8emin.rio 7rasileiro de Direito Eleitoral. Anais do TR) do Rio Rrande do /u$. 3DDO. p. GB.

Conforme leciona ?oel ?os CPndido,H Tso partes leg+timas para propC>la o Di#ist.rio Pbli o0 os Partidos Pol,ti os0 as oli!a$)es e os a#didatos0 eleitos ou #%oU.
@ito CostaB d. maior amplitude a esse rol e aceita tam m que eleitor, associao de classe e sindicatos figurem no p-lo ativo da ao de impugnao de mandato eletivo.

A an.lise da evoluo legislativa quanto ( legitimidade ativa para a impugnao de registro de candidatura, instituto da mesma nature#a jur+dica da impugnao de mandato eletivo, mas que visa impedir que o impugnado participe do pr-prio certame /artigo DH do C-digo Eleitoral e artigos E.4 e && da $ei Complementar n. G;FDO0, indica que neste caso a ra#o est. com o !rofessor ?oel ?os CPndido.

7.7. Produ$%o A#te i+ada de Pro"as


A interpretao gramatical da parte final do A 3O do artigo 3; da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil pode levar ( concluso de que a petio inicial da ao de impugnao de mandato eletivo necessariamente deve ser instru+da com provas pr> constitu+das. 1 entendimento, ali.s, teria respaldo em precedentes relacionados ao recurso contra a e,pedio do diploma /previsto nas <ip-teses do artigo &G& do C-digo Eleitoral0, j. que em relao a este o @ri unal 8uperior Eleitoral reiteradas ve#es e,igiu a prova pr>constitu+da /7E>@8E ns. ;&&FIII e ;E;FIOB0. Contudo, ao contr.rio do recurso contra a e,pedio do diploma, a ao de impugnao de mandato eletivo comporta dilao pro at-ria, tudo a indicar a sufici*ncia da inicial que no esteja
H B

Direito )$eitora$ Brasi$eiro. B.W ed.8o !aulo: Edipro, &OOO. p. &G;. Ao de impugnao de mandato eletivo, Re%ista dos Tri#unais, 8o !aulo, vol. GED, p.3H>&3.

totalmente despida de elementos pro at-rios /deve demonstrar o 'umus #oni Curis eleitoral0. !ortanto, no se veda a produo de provas no curso da ao, sendo facultativa a investigao prvia prevista na $ei Complementar n. G;FDO.

7.G. 4oro Com+ete#te e Rito da A$%o


A ao de impugnao de mandato eletivo, tratando>se de mandatos de nature#a municipal, deve ser processada e julgada pelo jui# eleitoral de primeiro grau, no se aplicando o disposto no artigo &D, inciso Q, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil /C567. 5ecurso @8E n. D.;IE0. Cuidando>se de mandatos o tidos com ase em votos de

circunscrio estadual ou distrital /governador e vice, senador, deputado federal, estadual e distrital0, a compet*ncia do @ri unal 5egional Eleitoral. ]uanto aos mandatos dos eleitos nas eleies presidenciais /!residente da 5ep2 lica e seu :ice0, a compet*ncia do @ri unal 8uperior Eleitoral. "esse sentido as lies de 5o erto Amaral e 8rgio 8rvulo da Cun<aD, CPndido.3O @ito Costa33 sustenta que a impugnao de mandatos de senadores e deputados federais de compet*ncia origin.ria do @ri unal 8uperior Eleitoral. ]uanto ao rito inicial da ao, prevaleceu a tese de aplicao do procedimento ordin.rio do C-digo de !rocesso Civil at que lei espec+fica discipline a matria. !ara os recursos, porm, o pra#o o de tr*s dias do artigo &IB do C-digo Eleitoral.
D

em como de ?oel ?os

@anua$ das )$ei2=es. 5io de ?aneiro: 6orense, 3DDB. p. IE. Op. cit. p. &&G. 33 Recursos em matBria e$eitora$. H.W ed. 8o !aulo: 5@.p. 3DO.
3O

1 recurso contra a deciso do jui# eleitoral o inominado previsto no artigo &GI do C-digo Eleitoral, admitindo inclusive a retratao /artigo &GH, A H.4, do C-digo Eleitoral0. Caso ocorra a retratao, o recorrido poder., em tr*s dias, pedir que su a o recurso, como se por ele interposto. Contra a deciso do @ri unal 5egional Eleitoral o recurso denominado ordin.rio, nos termos dos incisos ''' e ': do A ;.4 do artigo 3&3 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, com inados com os artigos &HG, inciso '', al+neas TaU e T U, e &HH do C-digo Eleitoral. Contra a deciso origin.ria do @ri unal 8uperior Eleitoral poder. ser ca +vel o recurso e,traordin.rio /o servado o A E.4 do artigo 3&3 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0 ou o mandado de segurana /interpretao a contr.rio senso da 82mula n. &GH do 8upremo @ri unal 6ederal0. 1 recurso e,traordin.rio e o mandado de segurana sero apreciados pelo 8upremo @ri unal 6ederal. ]uando a nature#a do v+cio constatado permitir um c.lculo preciso dos votos viciados, a sentena poder. determinar o recol<imento do diploma impugnado e a posse do segundo colocado no pleito. 'nvia ili#ada a <ip-tese, novas eleies devem ser convocadas, sendo o E,ecutivo comandado provisoriamente pelo !residente da CPmara dos Deputados, da Assem lia $egislativa ou da CPmara %unicipal. A ao corre em segredo de justia, gratuita /e,cetuadas as <ip-teses de lide temer.ria ou de m.>f = $ei n. D.IOHFDH0. "as <ip-teses de captao irregular de sufr.gio, prevista no artigo ;3>A da $ei n. D.IO;FDH /dispositivo decorrente de lei de iniciativa

popular, apoiada pela Confer*ncia "acional dos 7ispos do 7rasil /C"770 e por isso c<amada Lei dos Bispos < $ei n. D.B;OFDD0, a cassao do registro ou do diploma daquele que o tm voto em troca de vantagem decorrente da deciso judicial, ou seja, independe do trPnsito em julgado da deciso, no se su metendo (s regras dos artigos &3G do C-digo Eleitoral ou 3I da $ei Complementar n. G;FDO. "este sentido o mandado de segurana &3&I, @5EF8!, j. de &GFODFO& e a ]uesto de 1rdem no 5ecurso Especial Eleitoral 3D.I&B, @8E, j. de 3EF3&FO3. Antonio Araldo 6. Dal !o##o, Eduardo Domingos 7ottallo e !edro !aulo de 5e#ende !oerto3& aceitam a possi ilidade da tramitao conjunta do recurso contra a diplomao e da impugnao de mandato eletivo quando as medidas estiverem aseadas em fundamentos no coincidentes, conforme, ali.s, j. foi decidido pelo @ri unal 8uperior Eleitoral /Ac-rdo @8E n. 3O.BHE0. A $ei Complementar n. BGFDG acrescentou a al+nea TjU ao inciso ' do artigo && do C-digo Eleitoral e assim instituiu a ao rescis-ria contra decises que recon<ecem a inelegi ilidade. 1 servo, porm, que referida al+nea foi suspensa na parte que permitia o e,erc+cio do mandato at o julgamento definitivo da ao rescis-ria, pois o critrio violava os princ+pios da coisa julgada /AD'n > 8@6 n. 3.;ID0. !or fim <. que se o servar que a condenao definitiva por a uso do poder econCmico ou pol+tico gera a inelegi ilidade tam m para as eleies que se reali#arem nos tr*s anos seguintes, ao da data da eleio em que se verificou /82mula 3D do @8E e al+nea TdU do inciso ' do artigo 3.4 da $ei Complementar n. G;FDO0.
3&

Lei )$eitora$. &.W ed. 8o !aulo: 8araiva, &OOO. p. 3GG.

DIREITO ELEITORAL

6. O +raCo +ara im+u!#a$%o de ma#dato eleti"o +era#te a Nusti$a Eleitoral . de/ a03I dias, contados da diplomaoS 03I dias, contados da eleioS c03O dias, contados da causa que autori#a a impugnaoS d03O dias, contados da diplomao. 9. Predomi#a #o Pro esso Ci"il brasileiro o sistema +ubli ,sti o dos atos +ro essuais0 admiti#do0 +or e' e$%o0 o se!redo de 1usti$a. A a$%o de im+u!#a$%o de ma#dato eleti"o tramitar/ a0a ertamente, dada a relevPncia da matria e o interesse p2 lico em jogoS 0em segredo de justia, por disposio legalS c0em segredo de justia, por disposio constitucionalS d0no <. regras especiais, por se tratar de uma ao como qualquer outra. B. A "ota$%o i#i iarTseT LsMMOoras e e# errarTseT LsMMMOoras0 sF +ode#do se +rolo#!ar +ara ate#der aos eleitores +rese#tes e Eue +ortem uma se#Oa e#tre!ue +elo +reside#te da mesa re e+tora0 re olOe#do os res+e ti"os t,tulos. a0H:OO e 3B:OOS correta a parte finalS 0B:OO e 3H:OOS correta a parte finalS c0B:OO e 3B:OOS correta a parte finalS d0B:OO e 3H:OOS errada a parte final, j. que se prolongar. enquanto <ouver eleitores para votar. 7. No ato de "ota$%o +oder ser im+u!#ada a ide#tidade do eleitor. X +arte le!,tima +ara ofere er a im+u!#a$%o/ a0fiscal do partidoS 0delegado do partidoS

c0candidatoS d0todas esto corretas. G. As im+u!#a$)es ofere idas ser%o resol"idas MMMMM +or maioria dos "otos MMMMM. O ofere ime#to da im+u!#a$%o . +ressu+osto MMMM +ara Eue se +ossa re orrer #o +raCo de 7H Ooras/ a0pelo @5E = dos mem ros da CPmara Eleitoral = da apelaoS 0de plano = da ?unta Eleitoral = a solutoS c0pela junta = dos mem ros da mesa = relativoS d0de plano = da ?unta Eleitoral = relativo.

D. Eleitoral

MDULO M

DIREITO ELEITORAL
OROA;IPAEQO DA <U:TIEA ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL 6. ORSANI_AO DA NU*TIA ELEITORAL


A ?ustia Eleitoral, de nature#a federal, composta pelo @ri unal 8uperior Eleitoral, pelos @ri unais 5egionais Eleitorais, pelos ju+#es eleitorais e pelas juntas eleitorais. A om+etK# ia da ?ustia Eleitoral no foi apresentada pela Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilS porm, o C-digo Eleitoral foi recepcionado como lei complementar.
CRFB; Art. 6 . Lei comp$ementar dispor* so#re a or*ani9ao e co#pet-ncia dos tri#unais& dos Cu9es de direito e das Cuntas e$eitorais.

A ?ustia Eleitoral tem como -rgos: e e e ?u+#es Eleitorais /primeiro grau0S @ri unais 5egionais Eleitorais /segundo grau0S @ri unal 8uperior Eleitoral /terceiro grau0.

8alvo motivo justificado, os ju+#es dos @ri unais Eleitorais serviro por no m+nimo dois anos, e nunca por mais de dois i*nios consecutivos /quatro anos0. a( Tribu#al *u+erior Eleitoral @ri unal 8uperior Eleitoral -rgo m.,imo da ?ustia Eleitoral, com sede no Distrito 6ederal. J composto por, no m+nimo sete ministros /previso ine,istente em relao aos @ri unais 5egionais Eleitorais0, @r*s so escol<idos entre os ministros do 8upremo @ri unal 6ederal /mediante eleio secreta entre os pr-prios ministros do 8upremo @ri unal 6ederal0, dois entre os ministros do 8uperior @ri unal de ?ustia /por meio de eleio secreta entre os ministros do pr-prio 8uperior @ri unal de ?ustia0 e os 2ltimos dois so nomeados pelo !residente da 5ep2 lica dentre

advogados de not.vel sa er jur+dico e idoneidade moral, indicados pelo 8upremo @ri unal 6ederal em lista s*,tupla.
CRFB; Art. F. O Tri#una$ /uperior )$eitora$ compor-se-*& no

mnimo& de sete mem#ros& esco$-idos+ I - mediante e$ei2(o& pe$o %oto secreto+ a: tr>s Cu9es dentre os @inistros do /upremo Tri#una$ Federa$; #: dois Cu9es dentre os @inistros do /uperior Tri#una$ de Iusti2a; II - por nomea2(o do Presidente da Rep"#$ica& dois Cu9es dentre seis ad%o,ados de not*%e$ sa#er Curdico e idoneidade mora$& indicados pe$o /upremo Tri#una$ Federa$. Par*,ra'o "nico. O Tri#una$ /uperior )$eitora$ e$e,er* seu Presidente e o .ice-Presidente dentre os @inistros do /upremo Tri#una$ Federa$& e o Corre,edor )$eitora$ dentre os @inistros do /uperior Tri#una$ de Iusti2a.

b( Tribu#ais Re!io#ais Eleitorais Cada @ri unal 5egional Eleitoral composto por sete mem ros. Dois so escol<idos entre desem argadores do @ri unal de ?ustia do Estado, dois entre ?u+#es de Direito, um ser. escol<ido entre ju+#es ou desem argadores federais da regio /artigos 33D e 3&O da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0 respectivamente e os 2ltimos dois so advogados de not.vel sa er jur+dico e idoneidade moral indicados pelo @ri unal de ?ustia dos Estados>mem ros ou do Distrito 6ederal em lista s*,tupla e nomeados pelo !residente da 5ep2 lica. Cada tri unal tem compet*ncia origin.ria e recursal.
Art. 6L. Va%er*Q um Tri#una$ Re,iona$ )$eitora$ na Capita$ de cada )stado e no Distrito Federa$. K"o <. previso na constituio de
BB da e,ist*ncia de @5E nos territ-rios.

4 ! - Os Tri#unais Re,ionais )$eitorais compor-se-(o+

I - #ediante eleio$ pelo oto secreto+ a: de dois Cu9es dentre os desem#ar,adores do Tri#una$ de Iusti2a; #: de dois Cu9es& dentre Cu9es de direito& esco$-idos pe$o Tri#una$ de Iusti2a; II - de um Cui9 do Tri#una$ Re,iona$ Federa$ com sede na Capita$ do )stado ou no Distrito Federa$& ou& n(o -a%endo& de Cui9 'edera$& esco$-ido& em 7ua$7uer caso& pe$o Tri#una$ Re,iona$ Federa$ respecti%o; III - por nomea2(o& pe$o Presidente da Rep"#$ica& de dois Cu9es dentre seis ad%o,ados de not*%e$ sa#er Curdico e idoneidade mora$& indicados pe$o Tri#una$ de Iusti2a. 4 6! - O Tribunal Re*ional Eleitoral ele*er/ seu 'residente e o Dice,'residente, dentre os dese#bar*adores.

c0 Nu,Ces Eleitorais 1s ju+#es eleitorais so ju+#es de direito estaduais vital+cios que e,ercem jurisdio nas #onas eleitorais. @*m compet*ncia eleitoral, civil e penal, alm do encargo administrativo. As funes de jui# eleitoral so e,ercidas pelos ?u+#es de Direito da ?ustia Estadual Comum, conforme designao do @ri unal 5egional Eleitoral respectivo /artigos E& a EI do C-digo Eleitoral = $ei n. ;.HEHFGI0. d0 ?untas Eleitorais A ?unta Eleitoral formada no +er,odo de elei$%o pelo jui# eleitoral e mais dois ou quatro cidados de not-ria idoneidade, nomeados pelo !residente do @ri unal 5egional Eleitoral. Est. limitada a decidir questes administrativas no per+odo eleitoral. As juntas eleitorais so presididas por um NuiC de Direito /seja ou no ?ui# Eleitoral0 e compostas por dois ou quatro cidados de not-ria idoneidade.

c junta eleitoral compete apurar as eleies, resolver as impugnaes e incidentes verificados durante a apurao de votos, e,pedir os oletins respectivos e o diploma aos eleitos para cargos municipais. Das decises dos @ri unais 5egionais Eleitorais e do @ri unal 8uperior Eleitoral, somente ca e recurso nas <ip-teses especificadas na Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil.

9.

DINI*TXRIO

P`5LICO

ED

DATXRIA

ELEITORAL
"o <. um %inistrio !2 lico eleitoral. Em primeiro grau, as funes /de parte ou custos $e,is0 do @inistBrio P"#$ico e$eitora$ so e,ercidas pelos mem ros do %inistrio !2 lico estadual, designados pelo !rocurador>Yeral da ?ustia no Estado /artigo HE da $ei n. B.G&IFDE e artigo H& da $ei Complementar n. HIFDE0. ?unto aos @ri unais 5egionais Eleitorais atuam os

!rocuradores da 5ep2 lica designados pelo !rocurador>Yeral da 5ep2 lica. ?unto ao @ri unal 8uperior Eleitoral atua o !rocurador> Yeral da 5ep2 lica ou seus su stitutos legais. As limitaes impostas aos c<efes do %inistrio !2 lico /no Pm ito federal ou estadual0 caracteri#am o !rinc+pio do !romotor "atural, conforme j. foi recon<ecido pelo 8upremo @ri unal 6ederal /RT HOIF;3&0.
"elson "erf

?r. esclarece: T"o Pm ito interno do %inistrio

!2 lico, o princ+pio do !romotor "atural incide para restringir os poderes do !rocurador>Yeral de ?ustia de efetuar su stituies,

designaes e delegaes, que devem circunscrever>se aos casos ta,ativamente enumerados na lei, sendo vedado ao c<efe do par7uet, em qualquer <ip-tese, a avocao do caso afeto ao !romotor "aturalU. As designaes e,cepcionais devem ser su metidas ( prvia apreciao do Consel<o 8uperior do %inistrio !2 lico, nos termos do artigo 3O da $ei n. B.G&IFDE. Ante a forma federativa de Estado adotada pelo 7rasil, <. na verdade um par7uet em cada Estado, alm do %inistrio !2 lico 6ederal e daquele que atua junto ao @ri unal de Contas. A unidade e a indivisi ilidade devem ser compreendidas dentro de cada um deles. As principais vedaes impostas aos mem ros do %inistrio !2 lico so:

rece er, a qualquer t+tulo, ou so qualquer prete,to, <onor.rios, percentagens e custas processuaisS e,ercer a advocaciaS participar de sociedade comercial /na forma da lei0S e,ercer, ainda que em disponi ilidade, qualquer funo p2 lica, e,ceto uma de magistrioS e,ercer atividade pol+tico>partid.ria, salvo e,cees previstas em lei.

A participao pol+tico>partid.ria dos mem ros do %inistrio !2 lico aceita. "esse sentido: T8upremo @ri unal 6ederal 5ecurso E,traordin.rio n2mero: 3&H.&;G ?ulgamento: 3O.;.3DD3 E%E"@A

5ecurso contra diplomao de !refeito so alegao de ocorr*ncia de vedao constitucional /arts. 3&B, A I.4, '', geh, e 3EO da Carta %agna0 por ser o candidato eleito mem ro do @inistBrio P"#$ico junto ao @ri unal de Contas do Estado do 5io de ?aneiro. 'nterpretao do art. &D, A E.4, do ADC@ da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil. Ao contr.rio do que ocorre com os ?u+#es em geral, cujo e,erc+cio da atividade po$tico-partid*ria vedada a solutamente, por incapacidade +nsita ( funo mesma de ?ui#, o mesmo no sucede com os mem ros do %inistrio !2 lico, certo como que a vedao que o art. 3&B, A I, '', geh, l<es impe, admite, por fora mesma do te,to constitucional, que a lei ordin.ria l<e a ra e,cees, o que, evidentemente, s admiss+vel quando no <. incompati ilidade a soluta entre o e,erc+cio da funo p2 lica e o da atividade po$tico-partid*ria, mas, apenas, conveni*ncia para o desempen<o daquela. Em se tratando de mem ro do @inistBrio P"#$ico, a relatividade dessa incompati ilidade to fr.gil que a Constituio no se limitou a admitir uma vedao e,cepcion.vel por lei, mas a tornou ainda mais t*nue com o disposto no A E.4 do art. &D do ADC@, o qual re#a: g!oder. optar pelo regime anterior no que di# respeito as garantias e vantagens, o mem ro do @inistBrio P"#$ico admitido antes da promulgao da Constituio, o servando>se, quanto (s vedaes, a situao jur+dica na data destah. A 2nica e,egese admiss+vel para dar sentido plaus+vel ( frase final desse par.grafo ser. a de considerar que, independentemente da opo, quanto (s vantagens e (s garantias a que alude a parte inicial do dispositivo, as vedaes ora criadas, mesmo com relao aos que no optaram por vantagens e garantias anteriores que afastem algumas delas ou todas elas, no se aplicam de imediato, mas se

dever. respeitar a situao jur+dica e,istente no momento da promulgao da Constituio, enquanto ela no se e,tinga por fora mesmo do ato inicial de que resultou. 5ecurso e,traordin.rio no con<ecido. 5elator: %oreira Alves /Iuis /arai%a 6 0 "o mesmo sentido as AD'ns n. 3.EHH>HFD6 e n. 3.EH3>BFD6. A filiao partid.ria do mem ro do %inistrio !2 lico somente pode ser efetivada ap-s seu afastamento da funo, mediante licena. 1s pra#os de afastamento so: a0 seis meses antes do pleito para os cargos de !residente e :ice>!residente da 5ep2 lica, 8enador, Yovernador e :ice>Yovernador, Deputado 6ederal, Estadual ou Distrital e :ereadorS 0 quatro meses antes do pleito para os candidatos a !refeito e a :ice>!refeito. Essa filiao deve ser cancelada antes da reassuno do cargo de !romotor ou !rocurador. "o se impe a desincompati ili#ao, que implicaria a ren2ncia /definitiva0 do cargo ocupado junto ao %inistrio !2 lico. At dois anos ap-s o cancelamento da filiao vedado ao e,>filiado e,ercer as funes relacionadas ao S@inistBrio P"#$ico e$eitora$W.

B. O* RECUR*O* ED DATXRIA ELEITORAL


"o <avendo previso legal em sentido contr.rio, os recursos em matria eleitoral devem ser interpostos no pra#o de tr*s dias, conforme prev* o artigo &IB do C-digo Eleitoral. !ara a apelao

criminal eleitoral o pra#o de de# dias, nos termos do artigo EG& do C-digo Eleitoral. Da deciso so re o e,erc+cio de direito de resposta ca e recursos (s instPncias superiores em &; <oras /A I.4 do artigo IB da $ei n. D.IO;FDH, a denominada $ei Yeral das Eleies0. 1s principais recursos esto previstos no artigo 3O&, inciso '', al+nea TaU e inciso ''', al+nea TaU, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilS nos AA E.4 e ;.4 do artigo 3&3 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilS nos artigos &IH a &B& do C-digo Eleitoral, nos artigos B.4 e 33 da $ei Complementar n. G;FDO e no A I.4 do artigo IB da $ei n. D.IO;FDH.

DIREITO ELEITORAL

6. O re+rese#ta#te do Di#ist.rio Pbli o 1u#to ao Tribu#al Re!io#al Eleitoral ser/ a0 o !rocurador>Yeral da ?ustia do EstadoS a0 o !rocurador>Yeral da 5ep2 licaS 0 um !romotor de ?ustia designadoS c0 um !rocurador da 5ep2 lica designadoS d0 um !rocurador de ?ustia designado. 9. *%o fu#$)es do Di#ist.rio Pbli o Eleitoral/ a0 acompan<ar os pedidos de alistamento de eleitores e os pedidos de transfer*ncia de t+tulos, em como os cancelamentos de inscrio, o tendo ou pedindo vistas dos processos que apresentarem alguma particularidadeS 0 acompan<ar a nomeao dos mem ros das ?untas Eleitorais, e,ercendo o direito de representar ( !rocuradoria 5egional Eleitoral, sempre que for o caso de impugnao dos nomeadosS c0 fiscali#ar a entrega das urnas, certificando>se que todas as sees encerram o rece imento de votos no <or.rio legal,

o servar eventual caso de violao e tomar as provid*ncias necess.riasS d0 manifestar>se oralmente ou por escrito, de forma sum.ria, antes da deciso da ?unta Eleitoral so re as impugnaes de votos formulados por terceiros, atuando como custos $e,isS e0 todas as afirmativas acima esto corretas. E. De is)es do Tribu#al *u+erior Eleitoral s%o irre orr,"eis. *%o re orr,"eis as de is)es do Tribu#al *u+erior Eleitoral Eue o#trariarem a Co#stitui$%o da Re+bli a 4ederati"a do 5rasil e as Eue de#e!arem 6abeas corpus ou ma#dado de se!ura#$a. a0 : e 6S 0 6 e :S c0 6 e 6S d0 : e :. 7. Al.m dos re ursos de a+ela$%o0 ordi#rio0 es+e ial e e'traordi#rio0 #%o s%o ab,"eis #o +ro esso eleitoral/ a0 a apelao quando a sentena for a solut-riaS 0 o agravo de instrumentoS c0 os em argos de declarao, em ora no sejam considerados recursosS d0 ao rescis-ria, salvo em versando so re impugnao de mandato eletivo. I. 2ersa#do sobre i#ele!ibilidades ou e'+edi$%o de di+lomas #as elei$)es estaduais ou federais0 ou de#e!a#do 6abeas corpus ou ma#dado de se!ura#$a0 a de is%o do Tribu#al Re!io#al Eleitoral desafia/ a0 recurso especial, ao @ri unal 8uperior Eleitoral, no pra#o de tr*s diasS 0 recurso ordin.rio, ao @ri unal 8uperior Eleitoral, no pra#o de tr*s diasS c0 recurso ordin.rio, ao @ri unal 8uperior Eleitoral , no pra#o de 3I diasS

d0 apenas o recurso Constituio.

e,traordin.rio,

se

ferir

D. Eleitoral

MDULO MI

DIREITO ELEITORAL
Cri#es Eleitorais

DIREITO ELEITORAL Crimes Eleitorais


8o considerados crimes eleitorais os que uscam atingir as eleies em qualquer das suas fases /desde a inscrio do eleitor at a diplomao0. !or atingirem diretamente a ordem pol+tica do Estado, os crimes eleitorais so classificados como espcie do g*nero crimes pol+ticos /crimes dirigidos contra a ordem pol+tica e social do Estado0. R. crimes eleitorais previstos no C-digo Eleitoral e na $ei Yeral das Eleies /$ei Complementar n. G;FDO0. A pol+cia das eleies a 6ederal, em ora, por solicitao dessa ou por requisio da ?ustia Eleitoral, a !ol+cia Civil e a !ol+cia %ilitar possam atuar concomitantemente. 1s crimes eleitorais so apurados mediante ao penal p2 lica incondicionada /artigo EII do CE0. 1 pra#o para o oferecimento da den2ncia de de# dias /esteja o acusado preso ou solto0 e, em regra, a compet*ncia para o seu julgamento do jui# eleitoral. Caso o autor do delito desfrute de prerrogativas funcionais, o julgamento poder. ser deslocado para o @ri unal 5egional Eleitoral /e,emplo: crime eleitoral praticado por um jui# eleitoral, um promotor eleitoral ou um prefeito0, para o 8uperior @ri unal de ?ustia /e,emplo: crime eleitoral praticado por um governador0 ou para o 8upremo @ri unal 6ederal /e,emplo: crime eleitoral praticado pelo !residente da 5ep2 lica, por Deputado 6ederal ou 8enador0. "o <. previso de interrogat-rio, o qual poder. ser facultado pelo jui# eleitoral ao acusado. 5ece ida a den2ncia, o acusado citado para contestar em de# dias, seguindo>se com a col<eita dos

depoimentos das testemun<as e com as alegaes finais /arts. EII a EG; do CE0. "o <avendo pena e,pressamente prevista, aplicam>se os pra#os m+nimos previstos no artigo &B; do C-digo Eleitoral /3I dias para os crimes punidos com deteno, e um ano para os crimes punidos com recluso0. A e,ecuo da pena por crime eleitoral ser. reali#ada pelo ?u+#o das E,ecues Criminais, nos termos da 82mula n. 3D& do 8uperior @ri unal de ?ustia. 1 acompan<amento de medidas suspensivas decorrentes do artigo BD da $ei n. D.ODDFDI feito pelo pr-prio ?u+#o eleitoral /?u+#o processante0, conforme decidiu o 8uperior @ri unal de ?ustia no Conflito de Compet*ncia n. 3B.GHE, DIU de 3D.I.3DDH. Durante os efeitos da condenao, o sentenciado fica com seus direitos pol+ticos suspensos /artigo3I, inciso ''', da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0. ]uanto aos direitos pol+ticos passivos /elegi ilidade0, <. que se o servar que os condenados criminalmente, com sentena transitada em julgado, pela pr.tica de crimes contra a economia popular, a f p2 lica, a administrao p2 lica, o patrimCnio p2 lico, o mercado financeiro, por crimes eleitorais e por tr.fico de entorpecentes, permanecero ineleg+veis por tr*s anos ap-s o cumprimento da pena /artigo 3.4 , inciso ', al+nea TeU, da $ei Complementar n. G;FDO0. Das sentenas condenat-rias ou a solut-rias ca e recurso /normalmente denominado apelao criminal0 no pra#o de de# dias /artigo EG& do CE0. Esse recurso o 2nico com efeito suspensivo.

Contra as decises previstas no artigo IB3 do C-digo de !rocesso !enal ca e o recurso em sentido estrito, no pra#o de cinco dias. Em face das decises do @ri unal 5egional Eleitoral ca em recurso especial /artigo 3&3, A ;.4, incisos ' e '', da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0 ou recurso ordin.rio /artigo 3&3, A ;.4, inciso :, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0, no pra#o de tr*s dias. Contra deciso do !residente do @ri unal 5egional Eleitoral que negue seguimento ao recurso especial ca e agravo de instrumento, em tr*s dias /artigo &HD do CE0. Contra as decises do @ri unal 8uperior Eleitoral ca em recurso e,traordin.rio ou recurso ordin.rio /se deciso denegat-ria de -a#eas corpus ou mandado de segurana0, em tr*s dias. "o processo e julgamento dos crimes eleitorais e dos crimes comuns que l<e forem cone,os, assim como nos recursos e na e,ecuo que l<es digam respeito, aplicar>se>., como lei su sidi.ria ou supletiva, o C-digo de !rocesso !enal /artigo EG; do CE0.

DIREITO ELEITORAL
6. Assi#ale a alter#ati"a i# orreta. *%o eleitorais/ a0 :aler>se o servidor p2 lico de sua autoridade para coagir algum a votar ou no votar em determinado candidato ou partido. 0 :otar em seo eleitoral em que no est. inscrito, salvo nos casos e,pressamente previstos, e permitir, o presidente da mesa receptora, que o voto seja admitido. o#siderados rimes

c0 %inorar os preos de utilidades e servios necess.rios ( reali#ao de eleies, tais como transporte e alimentao de eleitores, impresso, pu licidade e divulgao de matria eleitoral. d0 Difamar algum, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, imputando>l<e fato ofensivo ( sua reputao.

9. Assi#ale a alter#ati"a Eue traC a orres+o#dK# ia erta/ '. Crime eleitoral praticado por jui# eleitoral, promotor eleitoral ou prefeito. ''. '''. Crime eleitoral praticado por governador. Crime eleitoral praticado pelo !residente da 5ep2 lica, deputado federal ou senador.

3. 1 julgamento poder. ser deslocado para o 8uperior @ri unal de ?ustia. &. 1 julgamento poder. ser deslocado para o 8upremo @ri unal 6ederal. E. 1 julgamento poder. ser deslocado para o @ri unal 5egional Eleitoral. a0 ' = 3S '' = ES ''' = &. 0 ' = 3S '' = &S ''' = E. 0 ' = ES '' = &S ''' = 3. c0 ' = ES '' = 3S ''' = &. B. Assi#ale a alter#ati"a orreta/

a0 1 interrogat-rio encontra>se e,pressamente previsto pela legislao eleitoral. 0 1s crimes eleitorais so apurados mediante ao penal p2 lica condicionada. c0 1s crimes eleitorais so apurados mediante ao penal p2 lica condicionada. d0 5ece ida a den2ncia, o acusado citado para contestar em cinco dias.

7. A res+eito das afirma$)es abai'o/ '. Caso no <aja pena e,pressamente prevista, aplicam>se os pra#os m+nimos previstos no art. &B; do C-digo Eleitoral: 3I dias para os crimes punidos com deteno e um ano para os crimes punidos com recluso. ''. A e,ecuo da pena por crime eleitoral ser. reali#ada pelo ju+#o das e,ecues criminais, nos termos da 82mula n. 3D& do 8uperior @ri unal de ?ustia. '''. Conforme dispe o inciso ''' do art. 3I da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, durante os efeitos da condenao por crime eleitoral, o sentenciado fica com seus direitos pol+ticos suspensos. a0 As alternativas ' e '' esto corretas. 0 As alternativas '' e ''' esto corretas. c0 @odas esto corretas. d0 8omente a alternativa '' est. correta.

G. PodeTse afirmar Eua#to aos +ro edime#to/

rimes eleitorais e seu

a0 quanto aos direitos pol+ticos passivos /elegi ilidade0, <. que se o servar que os condenados criminalmente, com sentena transitada em julgado, pela pr.tica de crimes contra a economia popular, a f p2 lica, a administrao p2 lica, o patrimCnio p2 lico, o mercado financeiro, por crimes eleitorais e por tr.fico de entorpecentes, permanecero ineleg+veis por tr*s anos ap-s o cumprimento da penaS 0 todos os recursos ca +veis em face das decises t*m efeito suspensivoS c0 no processo e julgamento dos crimes eleitorais e dos comuns que l<e forem cone,os, assim como nos recursos e na e,ecuo, que l<es digam respeito, aplicar>se>., como lei su sidi.ria ou supletiva, o C-digo de !rocesso !enalS d0 contra as decises do @ri unal 8uperior Eleitoral ca e recurso e,traordin.rio ou ordin.rio, em seis dias.

D. Eleitoral

MDULO MII

DIREITO ELEITORAL
O 'rocesso 'enal Eleitoral

DIREITO ELEITORAL O Pro esso Pe#al Eleitoral 6. A POL-TICA ELEITORAL


A !ol+cia ?udici.ria das eleies a !ol+cia 6ederal, mas admite>se a atuao conjunta da !ol+cia Civil por solicitao da !ol+cia 6ederal, requisio da ?ustia Eleitoral ou at mesmo de of+cio /Dec.>lei n. 3.OG;FGD, Decreto 6ederal n. HE.EE&FHE e 5esoluo @8E n. 33.;D;FB& 0. ]ualquer cidado que tiver con<ecimento de infrao penal eleitoral dever. comunic.>la ao jui# eleitoral da #ona onde a mesma se verificou, e esse remeter. a not+cia ao %inistrio !2 lico /artigo EIG do Constituio Estadual0. Deferido o pedido de arquivamento do inqurito policial, no ca e recurso, nos termos da 82mula n. I&; do 8upremo @ri unal 6ederal. Caso discorde do pedido de arquivamento, o jui# eleitoral dever. remeter as peas ao !rocurador 5egional Eleitoral /e no ao !rocurador>Yeral de ?ustia0, que poder. insistir no pedido de arquivamento /caso em que o jui# dever. arquivar o e,pediente0, oferecer den2ncia ou designar outro promotor para oferec*>la /artigo EIH do C-digo Eleitoral0. "o entanto, possuindo desde logo elementos suficientes para ofertar a den2ncia, o %inistrio !2 lico poder. dispensar o inqurito policial. 1 %inistrio !2 lico no est. o rigado a informar a fonte de suas informaes.

9. A AO PENAL P`5LICA

Conforme o servamos anteriormente, os crimes eleitorais so julgados mediante ao penal p2 lica incondicionada /artigo EII do C-digo Eleitoral0, j. que o Estado o principal sujeito passivo dos delitos de tal nature#a. 1 pra#o para o oferecimento da den2ncia de de# dias /esteja o acusado preso ou solto0 e, em regra, a compet*ncia para o seu julgamento do jui# eleitoral. A den2ncia ofertada pelo %inistrio !2 lico desde logo deve especificar as testemun<as, em n2mero de cinco /crimes punidos com pena de multa eFou deteno0 ou oito /crimes punidos com pena de recluso0.

9.6. A A$%o Pe#al Pri"ada *ubsidiria da Pbli a


7em leciona 6.vila 5i eiro3E, que a regra do artigo EII do C-digo Eleitoral no mais prevalece em termos a solutos, diante do que vem estipulado no artigo I.4, inciso $'Q, da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, que admite ao privada nos crimes eleitorais caso a ao p2 lica no seja intentada no pra#o legal. De acordo com o inciso $'Q do artigo I.4 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, ser. admitida ao penal privada nos crimes de ao penal p2 lica, se esta no for intentada no pra#o legal. A ao penal, em regra, p2 lica incondicionada. !revalece o interesse do Estado e o %inistrio !2 lico oferece a den2ncia, independentemente do interesse da v+tima. Conforme esta elece o artigo 3&D, inciso ', da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, compete privativamente ao %inistrio !2 lico promover a ao penal p2 lica, na forma da lei.
3E

5'7E'51, 6.vila. Direito )$eitora$. I.W ed.. 6orense. p. HO;

"o entanto, o inciso $'Q do artigo I.4 da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil e a lei infraconstitucional /artigo &D do C!! e artigo 3OO, A E.4, do C!0 admitem a ao penal privada nos crimes de ao p2 lica, se esta no for intentada pelo %inistrio !2 lico no pra#o legal. 1 pra#o do %inistrio !2 lico para o oferecimento de den2ncia ou promoo de arquivamento de I dias se o acusado estiver preso ou de 3I dias se estiver solto /artigo ;G do C!!0, e,cetuado o processo por crime eleitoral, ora analisado, que prev* o pra#o 2nico de 3O dias. "o caso de ru solto, no pra#o da den2ncia o %inistrio !2 lico pode requerer novas dilig*ncias ou requerer o arquivamento. !revalece o entendimento segundo o qual s- ca e a ao penal privada su sidi.ria da p2 lica, a quei,a su sidi.ria ofertada pelo ofendido por seu advogado, e que deve conter os mesmos elementos de uma den2ncia, nos casos de inrcia do %inistrio !2 lico, ou seja, se o %inistrio !2 lico, no pra#o que l<e concedido, no oferecer den2ncia, no requerer dilig*ncias e no pedir o arquivamento das peas de representao ou do inqurito policial. 1 8upremo @ri unal 6ederal j. decidiu que ca e a ao penal privada su sidi.ria da p2 lica caso o %inistrio !2 lico s- se pronuncie pelo arquivamento ap-s o pra#o legal /RT IHIF;HB e G;HFE;I0. 1 pra#o para apresentao da quei,a su sidi.ria, salvo e,pressa disposio em contr.rio, de seis meses, contados do dia em que se esgotar o pra#o para o oferecimento da den2ncia, so

pena de decad*ncia /causa de e,tino da puni ilidade0, nos termos do artigos 3OE do C-digo !enal e EB do C-digo de !rocesso !enal. Como o %inistrio !2 lico deve acompan<ar todos os termos do processo e retom.>lo caso o querelante seja negligente, no <. que falar em perempo /perda do direito de demandar em face da inrcia do querelante nas aes e,clusivamente privadas = artigo GO do C!!0 nas aes decorrentes de quei,a su sidi.ria.

B. ATO* PROCE**UAI* APa* O RECE5IDENTO DA DEN`NCIA OU DA IUEI>A *U5*IDIZRIA POR CRIDE ELEITORAL
5ece ida a den2ncia, o acusado citado para contestar em de# dias, seguindo>se com a col<eita dos depoimentos das testemun<as e as alegaes finais com pra#o de cinco dias para cada uma das partes /arts. EIIFEG; do C-digo Eleitoral0. "o <. previso de interrogat-rio, o qual poder. ser facultado pelo ?ui# Eleitoral ao acusado. Em alguns crimes eleitorais admite>se a assist*ncia do particular especialmente prejudicado, a e,emplo dos crimes contra a <onra praticados em propaganda eleitoral. Ravendo cone,o entre crime comum e crime eleitoral a compet*ncia para o julgamento de am os ser. da ?ustia Eleitoral /5eclamao GDFBD, @8E0. A sentena dever. ser prolatada em de# dias. "o <avendo pena e,pressamente prevista, aplicam>se os pra#os m+nimos previstos no artigo &B; do C-digo Eleitoral /3I dias para os crimes punidos com deteno e 3 ano para os crimes punidos com recluso0.

7. O 4ORO CODPETENTE
Em regra a den2ncia ou a quei,a su sidi.ria pertinente a crime eleitoral dever. ser apresentada ao jui# eleitoral do lugar do crime, o servadas as regras do artigo G.4 do C-digo !enal. Caso o autor do delito desfrute de prerrogativas funcionais, o processo e o julgamento ser. deslocado do ?ui# Eleitoral para o @ri unal 5egional Eleitoral /a e,emplo do crime eleitoral praticado por um ?ui# Eleitoral, um promotor eleitoral ou um prefeito0, para o 8uperior @ri unal ?udici.rio /a e,emplo do crime eleitoral praticado por um governador0 ou para o 8upremo @ri unal 6ederal /a e,emplo do crime eleitoral praticado pelo !residente da 5ep2 lica, Deputado 6ederal ou 8enador0. 1 rito do processo nos tri unais, segundo prevalece na jurisprud*ncia, o da $ei n. B.OEBFDO /por fora da $ei n. B.GIBFDE0. De acordo com o artigo IE da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, na redao da Emenda Constitucional n. EI, de &O.3&.&OO3, os Deputados 6ederais e os 8enadores so inviol.veis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies palavras e votos /inviola ilidade denominada imunidade material ou real0. 1 A E.4 do artigo IE da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, por sua ve#, alterou as regras da imunidade processual /formal0 e passou a esta elecer uma espcie de morat-ria processual. Com isso, dispensou a prvia autori#ao da casa legislativa para o rece imento de den2ncia contra deputado /federal ou estadual0 ou senador. !elas novas regras, ao rece er a den2ncia contra deputado ou senador, por crime ocorrido ap-s a diplomao, o 8upremo @ri unal

6ederal /ou o @ri unal de ?ustia no caso de deputado estadual0 dar. ci*ncia ( casa legislativa a que pertence o parlamentar, que, por iniciativa de partido pol+tico nela representado /no necessariamente o partido do parlamentar0 e pelo voto /ostensivo e no mais secreto0 da maioria a soluta dos seus mem ros, poder., at a deciso final, sustar o andamento da ao. Ao @ri unal 5egional Eleitoral foi atri u+da compet*ncia origin.ria para julgar -a#eas corpus, matria eleitoral, impetrado contra ato de jui# ou promotor eleitoral. "o processo e julgamento dos crimes eleitorais e dos crimes comuns que l<e forem cone,os, assim como nos recursos e na e,ecuo, que l<es digam respeito, aplicar>se>., como lei su sidi.ria ou supletiva, o C-digo de !rocesso !enal /artigo EG; do Constituio Estadual0. Durante os efeitos da condenao o sentenciado fica com seus direitos pol+ticos suspensos /artigo 3I, inciso ''', da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil0. ]uanto aos direitos pol+ticos passivos /elegi ilidade0, <. que se o servar que os condenados criminalmente, com sentena transitada em julgado, pela pr.tica de crimes contra a economia popular, a f p2 lica, a administrao p2 lica, o patrimCnio p2 lico, o mercado financeiro, por crimes eleitorais e por tr.fico de entorpecentes, permanecero ineleg+veis por tr*s anos ap-s o cumprimento da pena /al+nea TeU, inciso ', do artigo 3.4 da $ei Complementar n. G;FDO0.

DIREITO ELEITORAL
6. Assi#ale a alter#ati"a i# orreta/

a0 1 cidado que tiver con<ecimento de infrao penal eleitoral dever. comunic.>la ao %inistrio !2 lico. 0 1 %inistrio !2 lico pode dispensar o inqurito policial desde que possua elementos suficientes para ofertar a den2ncia em infrao penal eleitoral. c0 1s crimes eleitorais so julgados mediante ao penal p2 lica incondicionada e, conforme determina a Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil, tam m admite ao privada nos crimes eleitorais caso a ao p2 lica no seja intentada no pra#o legal. d0 !or solicitao da !ol+cia 6ederal a !ol+cia Civil poder. atuar como !ol+cia ?udici.ria nas eleies.

9. A#alise as afirmati"as/ '. "o <avendo pena e,pressamente prevista, aplicam>se os pra#os m+nimos previstos no artigo &B; do C-digo Eleitoral. ''. Em crimes contra a <onra, praticados em propaganda eleitoral, admite>se a assist*ncia do particular especialmente prejudicado. '''. 5ece ida a den2ncia, o acusado citado para contestar em de# dias. a0 8omente as afirmativas '' e ''' esto corretas. 0 As afirmativas ' e ''' esto incorretas. c0 @odas as afirmativas esto corretas. d0 8omente a afirmativa ''' est. incorreta.

B. X i# orreto afirmar/ a0 1 pra#o para oferecimento da den2ncia por crimes eleitorais de de# dias para ru solto, e de cinco dias para ru preso. 0 Admite>se ao penal privada nos crimes de ao penal p2 lica, se esta no for proposta no pra#o legal. c0 1 pra#o para apresentao da quei,a su sidi.ria de seis meses, contados do trmino para oferecimento da den2ncia. d0 A den2ncia ou quei,a su sidi.ria referente a crime eleitoral ser. dirigida ao jui# eleitoral do lugar do crime.

7. Assi#ale as alter#ati"as orretas/ a0 !ara acusados que desfrutem de prerrogativas funcionais, o processo e o julgamento sero perante o jui# eleitoral do @ri unal 8uperior Eleitoral. 0 J correto afirmar que para o rece imento da den2ncia contra Deputado 6ederal ou Estadual dispensa>se a prvia autori#ao da casa legislativa. c0 "o ca e recurso contra o pedido de arquivamento deferido do inqurito policial. d0 1s crimes eleitorais so julgados por ao penal p2 lica incondicionada, devido ao fato de o Estado ter o dever de #elar pelo sujeito passivo dos delitos dessa nature#a, qual seja, o povo.

G. Assi#ale a alter#ati"a orreta/ a0 A ao penal p2 lica incondicionada, pois <. uma juno de interesses do Estado /interesse p2 lico0 e o interesse da v+tima.

0 8e <ouver cone,o entre crime comum e crime eleitoral a compet*ncia para o julgamento de am os ser. da justia eleitoral. c0 1 rece imento da den2ncia contra Deputado ou 8enador, por crime ocorrido ap-s a diplomao feito pelo @ri unal 5egional Eleitoral. d0 "a <ip-tese do jui# eleitoral discordar do arquivamento do inqurito policial, dever. remeter as peas ao !rocurador>Yeral.

D. Eleitoral

7FC

IUE*TVE* DIREITO ELEITORAL


6. &Co# . Da!.ARNA=H(/ Nos termos do CFdi!o Eleitoral e da le!isla$%o atual0 o "oto . obri!atFrio0 sal"o em rela$%o aos/ a0 enfermos e aos ju+#es eleitoraisS 0 enfermos com menos de HO anos e aos funcion.rios p2 licos em geralS c0 enfermos e aos que se encontrarem fora do seu domicilioS d0 que se encontrem fora do !a+s com inscrio eleitoral no 7rasil e aos inv.lidosS e0 inv.lidos e aos militares. 9. &Co# . Da!.ARNA=H(/ O re!istro de a#didato i#ele!,"el ser i#deferido/ a0 automaticamente, quando impugnada a candidatura representante do %inistrio !2 lico EstadualS por

0 pela autoridade judicial competente, ainda que no ten<a <avido impugnaoS c0 pelo 8upremo @ri unal 6ederal, quando se tratar de candidato ( !resid*ncia da 5ep2 licaS d0 pelo !residente do @ri unal 5egional Eleitoral do respectivo, em se tratando de candidato a YovernadorS e0 e,clusivamente por intermdio de ao de impugnao de registro de candidatura. B. &Co# . Da!.ARNA=H(/ X da om+etK# ia da Nusti$a Eleitoral/ a0 promover o registro de candidatos a cargos eletivos, quando solicitado por partido pol+tico ou coligaoS 0 decidir so re mandados de segurana interpostos por filiados contra ato de !residente de partido pol+ticoS
c)

apreciar questes partid.rias de nature#a interna corporisS

d0 fiscali#ar, por intermdio de o servador eleitoral, a reali#ao das convenes partid.riasS e0 apreciar e julgar a prestao de contas relativas a campan<as eleitorais, apresentada por -rgos p2 licas.

7. &6:B.< Co# . Da!.A*P(/ O direito de res+osta0 rode ser soli itado +or/ a0 qualquer eleitor que se sinta atingida por afirmao caluniosa ou difamat-ria atri u+da a candidato escol<ido em convenoS 0 candidato ou por coligao, em virtude de afirmao sa idamente inver+dica, difundida por candidato em qualquer ve+culo de comunicaoS c0 filiado a partido pol+tico contra manifestao difamat-ria do respectivo dirigente, a qualquer tempoS d0 -rgo p2 lico, quando o seu dirigente candidato ( reeleioS e0 agente pol+tico em se sentindo ofendido por afirmao caluniosa de candidato a cargo eletivo. G. O alistame#to eleitoral e o "oto s%o/ a0 o rigat-rios para os maiores de de#esseis anos e menores de vinte e um anos. 0 facultativos para os maiores de de#oito anos. c0 o rigat-rios para os conscritos durante o per+odo do servio militar o rigat-rio. d0 facultativos para os analfa etos e os maiores de setenta anos. ?. &Co# . Da!.ARNA=H(/ O +ro essame#to e o 1ul!ame#to do re!istro de a#didatura . da om+etK# ia do/ a0 @ri unal 5egional Eleitoral, em cada Estado, em se tratando de eleio de Deputados Estaduais, 6ederais e de :ereadores do %unic+pio da Capital do EstadoS 0 @ri unal 8uperior Eleitoral, quando se cuidar de candidatos ao 8enado 6ederal e ( CPmara dos DeputadosS c0 ?ui# Eleitoral, em se tratando cargos eletivos estaduaisS d0 @ri unal 8uperior Eleitoral, quando se cuidar de candidatos ( !resid*ncia, ( :ice>!resid*ncia da 5ep2 lica e a Deputada 6ederalS e0 @ri unal 5egional Eleitoral, em cada Estado, em se tratando de eleio de Deputados 6ederais.

:. &6H< Co# . DP4(/ A Nusti$a Eleitoral/ a0 constitu+da pelo @ri unal 8uperior Eleitoral, pelos @ri unais 5egionais Eleitorais e pelos ?u+#es e ?untas Eleitorais em todo o !a+s, compostos os @ri unais e,clusivamente de %inistros do 8upremo @ri unal 6ederal, do 8uperior @ri unal de ?ustia e de ?u+#es 6ederaisS 0 tem compet*ncia para reali#ar o alistamento eleitoral, o registro de partidos pol+ticos e respectivos diret-rios, o processo e julgamento do registro de candidaturas e das impugnaes por inelegi ilidade, a fiscali#ao da propaganda eleitoral, o processo e julgamento de crimes eleitorais /ressalvada a compet*ncia do 8upremo @ri unal 6ederal e do 8uperior @ri unal de ?ustia0, as representaes por a uso de poder econCmico e de autoridade em matria eleitoral, os recursos contra a diplomao e a ao de impugnao de mandato eletivo, dentre outrasS c0 deve decretar a perda do mandato do Deputado ou 8enador, que sofrer a condenao criminal em sentena transitada em julgadoS d0 somente reali#a consulta prvia, mediante ple iscito, (s populaes diretamente interessada, para criao, incorporao, fuso ou desmem ramento de %unic+pios, se devidamente autori#ada pelo Yovernador do Estado e os !refeitos %unicipais. H. &6H< Co# . DP4(/ As i#ele!ibilidades/ a0 se no arg_idas na impugnao do registro de candidatura, podem ser opostas a qualquer momento, mesmo as de nature#a infraconstitucionalS 0 esto previstas na pr-pria Constituio e no C-digo EleitoralS c0 so restries impostas a pessoas que tiveram seus direitos pol+ticos suspensos por deciso da ?ustia EleitoralS d0 esto previstas na Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil e em $ei Complementar, esta elecendo esta outros casos e os pra#os de sua cessao. =. &6H< Co# . DP4(/ Os +artidos +ol,ti os/ a0 so livremente criados, o servada apenas a li erdade de associao para fins l+citos, sendo>l<es assegurada plena autonomia para definir sua estrutura interna, organi#ao e funcionamentoS

0 ao adquirirem personalidade jur+dica, na forma da lei civil, esto desde logo <a ilitados a registrar candidaturas e participar de eleiesS c0 t*m direito a recursos do fundo partid.rio e acesso gratuito ao r.dio e ( televiso, na forma da lei, mesmo se no registrados os seus estatutos no @ri unal 8uperior EleitoralS d0 devem esta elecer, nos seus estatutos, normas de fidelidade e disciplina partid.rias e go#am de autonomia para definir sua estrutura interna, organi#ao e funcionamento. 6J. &6H< Co# . DP4(/ *%o o#di$)es de ele!ibilidade0 #a forma da lei/ a0 a o teno de votos v.lidos nas eleies e ter sido registrada a candidaturaS 0 a filiao partid.ria e o domic+lio eleitoral na circunscrioS c0 para !residente da 5ep2 lica, Yovernadores de Estados, 8enadores e Deputados 6ederais, a condio de rasileiro nato, em pleno e,erc+cio dos direitos pol+ticos, e a idade m+nima prevista para os respectivos cargos eletivosSa no configurao de <ip-tese de inelegi ilidade e o registro do candidato na ?ustia Eleitoral.

D. Eleitoral

1d 2A 3A 4D 5D 6E 7B 8D 9D 10B

TE*TE*
O3 > Alm dos direitos individuais, o estrangeiro detm, no 7rasil, os de: a0 votar e ser votado para qualquer cargo parlamentarS 0 ser votado apenas para os cargos estaduaisS c0 apenas votarS d0 n.d.a. O& > 1 rasileiro naturali#ado no pode ser: a0 magistradoS 0 integrante das foras armadasS c0 deputado federalS d0 n.d.a. OE > 1 sufr.gio universal direto e o voto secreto foram consagrados no 7rasil com: a0 a constituio de 3D;GS 0 a proclamao da rep2 licaS c0 o c-digo eleitoral de 3DE&S d0 o voto direto foi consagrado em 3DE&, e o sufr.gio universal, em 3BD3 . O; > A representao de partido pol+tico junto ao @5E feita pelo: a0 corregedor eleitoralS 0 presidente da comisso e,ecutiva nacionalS c0 delegado do partido registrado no @8E ou @5ES d0 secret.rio da comisso e,ecutiva regional. OI > 1s mem ros das juntas eleitorais so nomeados pelo: a0 presidente do @ri unal de ?ustiaS 0 jui# eleitoral mais antigo, se <ouver mais de um na comarcaS c0 pleno do @ri unal 5egional EleitoralS d0 presidente do @5E. OG > 1 voto em ranco, na representao proporcional, segundo as regras previstas na legislao eleitoral: a0 conta>se como voto v.lido para determinar o quociente partid.rioS 0 no ser. contado como voto v.lido para determinar o quociente eleitoralS c0 no tem significado algum, salvo a favor de legendasS

d0 conta>se apenas para apurar o n2mero de votantes e a partir dele definir a quantidade de vagas a serem preenc<idas. OH = De acordo com o Ksistema eletrCnico de votao o jui# eleitoral pode votar: a0 em qualquer seo eleitoral do pa+sS 0 em qualquer seo eleitoral do EstadoS c0 em qualquer seo eleitoral de sua #onaS d0 somente na seo eleitoral em que eleitor. Q A $ei FHL0GFD a$terou a re,ra 7ue pre%ia a possi#i$idade do Cui9 e$eitora$ %otar em 7ua$7uer se2(o e$eitora$ de sua 9ona& XUA5DO DA UTILIYAZUO DO .OTO )L)TR[5ICO. OB > "as eleies para governador de Estado, as impugnaes de votos sero decididas: a0 pelo jui# eleitoralS 0 pela turma apuradoraS c0 pela ?unta apuradoraS d0 pelo @5E. OD > 8e o eleitor escrever o nome de um candidato e o n2mero de outro, de partido diverso: a0 conta>se o voto para o candidato cujo nome foi escritoS 0 conta>se o voto para o candidato cujo n2mero foi escritoS c0 conta>se o voto apenas para a legenda do candidato cujo nome foi escritoS d0 o voto nulo. 3O > A den2ncia por fato previsto como crime eleitoral oferecida pelo: a0 procurador regional eleitoralS 0 procurador geral da rep2 licaS c0 promotor de justia em e,erc+cio na #ona eleitoralS d0 procurador geral de justia do estado. 33 > 1 fil<o de pai ou me rasileiro /a0, nascido no estrangeiro, que vier a residir no 7rasil, poder. optar pela nacionalidade rasileira ao completar: a0 3G anosS 0 3B anosS c0 &3 anosS d0 3; anos. 3& > 8e o eleitor escrever o nome ou o n2mero de um candidato e legenda de partido diferente, contar>se>. o voto:

a0 para o partido cuja legenda foi escritaS 0 para o candidato cujo nome ou n2mero foi escritoS c0 para a legenda de candidato cujo nome ou n2mero foi escritoS d0 como nulo. 3E > ]uando o eleitor escrever o nome de um candidato, o n2mero de outro de legenda diferente e, ainda, uma legenda que no seja de qualquer dos candidatos: a0 conta>se o voto para o candidato cujo nome foi escrito, 0 o voto ser. contado para o candidato cujo n2mero foi escrito, em como ( legenda que foi escritaS c0 o voto ser. contado apenas para a legenda escritaS d0 o voto ser. considerado nulo. 3; > )m silv+cola integrado, maior, no eleitor, impediu o voto de seu irmo nas eleies para presidente da 5ep2 lica. J competente para con<ecer do fato previsto como crime eleitoral: a0 a justia federalS 0 a justia estadualS c0 a justia eleitoralS d0 o consel<o superior da 6)"A'. 3I > "as eleies ( CPmara de :ereadores de dado munic+pio, o !%D7 o teve EIDG votosS o !@7 o teve ;I3B votosS a coligao iCorre 7rasili o teve 3GB& votosS foram dados &OO votos em ranco. 8endo H /sete0 o n2mero de cadeiras naquela casa, qual partido o teve o maior n2merod a0 !%D7S 0 !@7S c0 Coligao iCorre 7rasiliS d0 n.d.a. 3G > 1 eleitor maior de 3G e menor de 3B anos de idade, que comete fato previsto como crime eleitoral, ser. julgado pelo: a0 jui# eleitoral da #ona onde eleitorS 0 jui# eleitoral da #ona onde praticou o fatoS c0 consel<o da magistratura eleitoralS d0 jui# da infPncia e da juventude. 3H > Em com+cio pol+tico>partid.rio o prefeito municipal matou o candidato de seu pr-prio partido. A compet*ncia para o processo e julgamento do:

a0 tri unal do j2riS 0 jui# eleitoral da #ona onde se deu o fatoS c0 tri unal de justiaS d0 tri unal regional eleitoral. 3B > Em ora o @8E ten<a declarado inconstitucional, doutrinariamenteentende>se por prejulgado eleitoral a deciso: a0 atual do tri unal so re questo de fato em um mesmo pleitoS 0 anterior do tri unal so re questo de direito em um mesmo pleitoS c0 do @8E so re questo de direito ou de fato em um mesmo pleitoS d0 unPnime do @5E so re questes de direito em pelo menos dois pleitos eleitorais. 3D > 1 recurso ca +vel contra deciso do @5E, denegat-ria de mandado de segurana origin.rio, com violao de dispositivo da constituio : a0 especial para o @8ES 0 ordin.rio para o @8ES c0 e,traordin.rio para o 8@6S d0 de of+cio para o @8E. &O > 1 pra#o, com efeito 99999999999 condenat-ria, para recorrer de sentena por crime eleitoral, de 99999999999 dias. a0suspensivoS E diasS 0 devolutivoS I diasS c0 suspensivoS 3O diasS d0 devolutivoS 3I dias. &3 > YoiPnia possui B /oito0 #onas eleitorais, mais de 3.OOO.OOO de <a itantes e cerca de ;OO.OOO eleitores. ]uantos diret-rios municipais os partidos podem constituir aquid a0 3 diret-rio, pois o limite um para cada munic+pioS 0 3 diret-rio para cada airro ou vila com mais de &OO.OOO <a itantesS c0 3 diret-rio, pois o limite de um para cada IOO.OOO <a itantesS d0 3 diret-rio para cada #ona eleitoral. && > ]uem aprecia o pedido de filiao partid.ria : a0 o diret-rio do partido pol+ticoS 0 o presidente do diret-rio do partido pol+ticoS c0 a comisso e,ecutiva do partido pol+ticoS d0 o jui# eleitoral da #ona de filiao.

&E > 1 salvo>conduto e,pedido pelo presidente da mesa receptora de votos a favor de eleitor ter. validade: a0 nos I dias que antecederem ao pleitoS 0 H& <oras antes, at o ato do votoS c0 H& <oras antes, ;B <oras ap-s o pleitoS d0 E dias antes, at &; <oras depois do pleito. A5' 6E55E'5A DE 1)E'51Z 3GI &; > A propaganda eleitoral s- pode iniciar: a0 ap-s a escol<a do candidato pela convenoS 0 ap-s o registro da candidaturaS c0 GO dias antes do pleitoS d0 3OO dias antes do pleito. &I > 1 diret-rio municipal do partido pol+tico ser. registrado: a0 na secretaria do diret-rio regional do respectivoS 0 no cart-rio eleitoral da #ona do munic+pioS c0 no @5ES d0 no @8E. &G > 8o fontes principais do direito eleitoral: a0 Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil e estadualS 0 Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil e lei complementarS c0 c-digo eleitoral e resoluo do @8ES d0 c-digo eleitoral e lei orgPnica dos partidos pol+ticos. &H > 8o fontes pr-prias do direito eleitoral: a0 o c-digo eleitoral e a lei das inelegi ilidadesS 0 a lei orgPnica dos partidos pol+ticos e o c-digo eleitoralS c0 c-digo eleitoral e a Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilS d0 o c-digo eleitoral e as resolues do @8E. &B > 8o e,emplos de fontes su sidi.rias do direito eleitoral: a0 resolues do @8E e do 8@6S 0 resolues do @8E e estatuto da magistratura eleitoralS c0 portarias do @5E e resolues do @8ES d0 resolues do @8E, C-digo !enal e C-digo Civil. &D > 1 sufr.gio o meio previsto na Constituio para que o povo possa: a0 escol<er seus dirigentesS

0 aprovar atos de seus dirigentesS c0 esto corretas alternativas A e 7S d0 n.d.a. EO > A so erania nacional ser. e,ercida pelo sufr.gio: universal e diretoS a0 restrito, universal e diretoS 0 irrestrito, direto, igual e universalS c0 proporcional, majorit.rio, direto e secretoS d0 universal, direto, secreto e igual. 3GG D'5E'@1 E$E'@15A$ E3 > ]uanto ( e,tensPo, o sufr.gio se classifica em: a0 restrito e diretoS 0 universal e peri-dicoS c0 restrito e universalS d0 indireto e secreto. E& > ]uanto ao valor, o sufr.gio se classifica em: a0 igual e pluralS 0 direto e indiretoS c0 circunscricional e distritalS d0 secreto e p2 lico. EE > ]uanto ao modo, o sufr.gio se classifica em: a0 igual e pluralS 0 direto e indiretoS c0 direto e proporcionalS d0 proporcional e majorit.rio. E; > ]uanto ( forma, o sufr.gio se classifica em: a0 universal e restritoS 0 secreto e fec<adoS c0 secreto e p2 licoS d0 no <. classificao quanto ( forma. EI > ]uanto ( distri uio, o sufr.gio se classifica em: a0 majorit.rio e distritalS 0 proporcional e igualit.rioS c0 circunscricional e p2 licoS

d0 distrital e circunscricional. EG > ]uanto ( representao, o sufr.gio se classifica em: a0 majorit.rio e proporcionalS 0 proporcional e da maior mdiaS c0 majorit.rio, apenasS d0 proporcional, apenas. A5' 6E55E'5A DE 1)E'51Z 3GH EH > !ara a eleio do 8enado 6ederal a legislao rasileira adota o sistema: a0 majorit.rio simples, secreto, universal e igualS 0 majorit.rio a soluto, secreto, universal e igualS c0 proporcional simples, secreto, universal e pluralS d0 proporcional, secreto, universal e plural. EB > "a eleio para a CPmara 6ederal adotado o seguinte sistema: a0 majorit.rio simples, secreto, universal e igualS 0 majorit.rio a soluto, secreto, universal e igualS c0 proporcional simples, secreto, universal e pluralS d0 proporcional, secreto, universal e igual. ED > "a eleio para presidente da 5ep2 lica, governadores e prefeitos de munic+pios com mais de &OO.OOO eleitores, o sistema adotado : a0 majorit.rioS 0 maioria simplesS c0 majorit.rio, porm de maioria a solutaS d0 n.d.a. ;O > "a eleio para deputados estaduais e vereadores, o sistema de voto : a0 secreto e proporcionalS 0 secreto e majorit.rioS c0 s- proporcionalS d0 s- majorit.rio. ;3 > Dentre os critrios con<ecidos para se determinar a nacionalidade, o 7rasil adota: a0 jus gentiuns, sem e,ceesS 0 jus solis, com e,ceesS

c0 jus sanguinis, com e,ceesS d0 jus solis, sem e,cees. ;& > !elo critrio do jus solis, ser. nacional: a0 o fil<o de nacional, onde quer que ocorra o nascimentoS 0 o que nascer no e,terior, mas apenas eventualmenteS c0 o que nascer no territ-rioS d0 o que escol<er a nacionalidade. 3GB D'5E'@1 E$E'@15A$ ;E > !erante a lei rasileira o fil<o de um alemo que nascer no 7rasil ser. considerado: a0 rasileiro natoS 0 rasileiro naturali#adoS c0 alemo, porque seu pa+s adota o sistema jus sanguinisS d0 depende da opo que ele ou os pais fi#erem no 7rasil. ;; > 1 fil<o de rasileiro /a0 nascido no estrangeiro, estando pelo menos um dos seus pais a servio do governo rasileiro, considerado: a0 rasileiro naturali#adoS 0 rasileiro natoS c0 depende do sistema adotado pelo pa+s onde nascerS d0 s- ser. rasileiro nato se for registrado em repartio competente do governo rasileiro. ;I > !ara que o fil<o de rasileiro /a0 nascido no e,terior, no estando qualquer dos pais a servio oficial, seja considerado rasileiro nato necess.rio: a0 que seja registrado em repartio rasileira competenteS 0 que ven<a residir no 7rasil e opte pela nacionalidade rasileira ap-s completar &3 anos de idadeS c0 que ven<a residir no 7rasil e opte pela nacionalidade rasileira ap-s completar 3B anos de idade, e o faa dentro do pra#o de ; anosS d0 esto corretas A e 7. ;G > 1 estrangeiro que reside permanentemente e sem interrupo no 7rasil por mais de 3I anos : a0 rasileiro natoS 0 rasileiro naturali#adoS

c0 estrangeiroS d0 rasileiro, se sua origem portuguesa. ;H > !ara a naturali#ao de pessoa origin.ria de pa+s que fale a l+ngua portuguesa como idioma oficial necess.rio, alm do requerimento: a0 domic+lio ininterrupto por 3 ano no 7rasil e idoneidade moralS 0 resid*ncia permanente por 3 ano no 7rasil e idoneidade moralS c0 resid*ncia ininterrupta por 3 ano no 7rasil e idoneidade moralS d0 resid*ncia ininterrupta por 3 ano no 7rasil e no ter sofrido condenao penal. A5' 6E55E'5A DE 1)E'51Z 3GD ;B > "o se tratando de estrangeiro origin.rio de pa+s que fale a l+ngua portuguesa como idioma oficial, requer>se, para se conceder a naturali#ao: a0 domic+lio por EO anos no 7rasil e idoneidade moralS 0 resid*ncia por 3I anos ininterruptos no 7rasil e sem condenao penalS c0 domic+lio por EO anos ininterruptos no 7rasil e sem condenao penalS d0 3I anos de resid*ncia e idoneidade moral, se tiver ens im-veis no 7rasil. ;D > 8upondo que as leis portuguesas sejam rec+procas aos rasileiros, os lusitanos, no 7rasil, que aqui ten<am resid*ncia permanente, podem: a0 votar e ser votados como os rasileiros natosS 0 votar e ser votados como os rasileiros naturali#adosS c0 votar apenas, porque so estrangeirosS d0 votar com autori#ao do jui# eleitoral. IO > 1 rasileiro naturali#ado tem os mesmos direitos que o nato, mas, dentre os cargos p2 licos a ai,o, no pode ser: a0 senador ou deputado federalS 0 sargento das foras armadasS c0 ministro do 8@6S d0 presidente do 7anco Central. I3 > A perda da nacionalidade rasileira ser.: a0 compuls-ria, a critrio do !oder ?udici.rioS 0 volunt.ria, em qualquer casoS c0 volunt.ria, por aquisio de outra nacionalidade, e compuls-ria, por deciso judicialS

d0 declarada de of+cio pelo ministro da justia em casos de perda da capacidade civil. I& > 8o s+m olos da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasil: a0 a andeira, o <ino, as armas e o selo nacionaisS 0 a andeira, o <ino, as armas e o selo nacionais e estaduais, porque somos uma 6ederaoS c0 a andeira, o <ino, as armas e o selo nacionais, estaduais e municipais, porque a C567 considera o %unic+pio como parte da federaoS d0 apenas o Rino e a 7andeira "acionais. IE > !or direito pol+tico positivo se entende: a0 o conjunto de normas que regulam o direito de ser votadoS a0 o conjunto de normas que regulam o poder de votar em candidatos ou em ple iscitoS 3H1 D'5E'@1 E$E'@15A$ c0 o conjunto de normas que regulam o direito de e,ercer cargos p2 licos acess+veis aos rasileirosS d0 o conjunto de normas a stratas que regulam o direito de atuar no polo ativo ou passivo do processo eleitoral. I; > 1 direito pol+tico ativo consiste em poder participar do processo democr.tico, votando: a0 em candidato e em ple iscito, mas no em referendo, porque no foi regulamentadoS 0 em ple iscito e referendo, porque o voto em candidato indiretoS c0 em eleies peri-dicas, mas no em ple iscito, que forma de democracia diretaS d0 em eleies gerais, regionais ou locais e ple iscito ou referendo. II > A capacidade pol+tica ativa inicia>se com: a0 a idade de 3G anosS 0 o t+tulo de eleitorS c0 o alistamento eleitoralS d0 3B anos para <omem e 3G para mul<er. IG > 8o requisitos da capacidade pol+tica ativa o rigat-ria, alm da nacionalidade rasileira: a0 a idade de &3 anosS 0 a alfa eti#ao e a idade de 3B a HO anosS

c0 a idade entre 3B e HO anosS d0 a idade entre 3B e GI anos para mul<er e 3B a HO para <omem. IH > A capacidade pol+tica ativa facultativa para: a0 menores de 3G e maiores de HO anos de idade, alfa eti#ados ou noS 0 menores entre 3G a 3B anos, e maiores de HO anos, alfa eti#ados ou noS c0 menores de 3G e maiores de HO anos, alfa eti#adosS d0 menores de 3B anos e analfa etos. IB > Em termos de direitos pol+ticos a o rigatoriedade ou facultatividade alcanam: a0 o alistamento eleitoral ou o votoS 0 o voto e, por conseq_*ncia, o alistamento eleitoralS c0 o alistamento eleitoral e o votoS d0 o t+tulo de eleitor e o alistamento eleitoral. A5' 6E55E'5A DE ])E'51Z ID > 1 status de cidado prerrogativa de: a0 eleitor rasileiroS 0 maior de idade, rasileiroS c0 rasileiro natoS d0 estrangeiro ou rasileiro, desde que eleitor. GO > "o podem se alistar como eleitor: a0 os estrangeiros e os militares at o posto de sargentoS 0 os estrangeiros, os naturali#ados e os militares que esto prestando O servio militar o rigat-rioS c0 os estrangeiros e os conscritos, durante o servio militar o rigat-rioS d0 somente os estrangeiros, j. que <. a o rigatoriedade do voto e do alistamento aos rasileiros. G3 > Assinale a alternativa incorreta: a0 quem no estiver em dia com as o rigaes eleitorais no pode participar de concursos p2 licosS 0 todos os rasileiros maiores de 3B anos so o rigados a votarS c0 o estrangeiro no pode votar, nem que ten<a resid*ncia ininterrupta no 7rasil por mais de EO anosS d0 o soldado das foras armadas tem capacidade pol+tica ativa e passiva. 3H3

G& > 1 eleitor que muda de endereo deve providenciar junto ( justia eleitoral a transfer*ncia de domic+lio, segundo as regras previstas no C-digo eleitoral: a0 antes das eleiesS 0 at E meses antes das eleiesS c0 at 3OO dias antes das eleiesS d0 at G meses antes das eleies. GE > 8er. concedida a transfer*ncia de domic+lio eleitoral ao eleitor que provar: a0 que tem 3 ano de inscrio anterior e que est. residindo no novo endereo <. E mesesS 0 que tem E meses de inscrio anterior e que est. residindo no novo endereo <. 3 anoS c0 que tem novo endereo residencialS d0 que est. residindo no novo endereo <. 3 ano. 3H& D'5E'@1 E$E'@15A$ G; > ?os da 8ilva, funcion.rio p2 lico, pretendendo mudar de domic+lio eleitoral depois que mudara de endereo <. G meses, protocolou pedido na ?ustia Eleitoral DO dias antes das eleies. Analise: a0 ser. concedida a transfer*ncia porque o funcion.rio p2 lico est. dispensado dos requisitos e,igidos dos no funcion.riosd 0 o funcion.rio p2 lico pode requerer a transfer*ncia a menos de 3OO dias das eleiesd c0 o jui# eleitoral analisar. os requisitos, mesmo sa endo que o funcion.rio p2 lico pode ser transferido a qualquer momento e por isso est. deso rigado de comprov.>losd d0 no se concede mudana de domic+lio eleitoral ao funcion.rio p2 lico. GI > !or direito pol+tico passivo se entende: a0 o direito de presidir partido pol+ticoS 0 o direito de comandar eleies, como jui# eleitoralS c0 o direito de ser votadoS d0 o direito de votar em qualquer eleio. GG > Como um dos requisitos ( capacidade eleitoral passiva e,ige>se o

domic+lio eleitoral na circunscrio. 1 tempo deste domic+lio : a0 de 3O anos, para cargo de presidente da 5ep2 licaS 0 de I anos, para cargo de governadorS c0 de 3 ano, para qualquer cargoS d0 fi,ado em lei para cada eleio. GH > A filiao partid.ria conditio sine qua non para eleger>se: a0 presidente da 5ep2 lica, governador e prefeito, mas no os respectivos vicesS 0 vereador e prefeito municipal, e,ceto o respectivo viceS c0 senador, deputado federal e deputado estadualS d0 a qualquer cargo, e,ceto vereador, cujo candidato pode concorrer sem partido. GB > A idade m+nima para disputar uma eleio de: a0 IO anos, para presidente da 5ep2 licaS 0 EO anos, para senador e governadorS c0 3B anos, para deputado federal e jui# de pa#S d0 &3 anos, para prefeito ou vice>prefeito A5' 6E55E'5A DE 1)E'51Z 3HE GD > ?. %arcelo disputou a eleio para presidente da 5ep2 lica, regularmente filiado ao seu partido, e o teve a vit-ria no primeiro turno. Antes da posse, porm, o registro de seu partido, que j. era definitivo, foi cassado pelo @8E. 1 eleito: a0 toma posse, ve# que estava eleito e o registro era definitivoS 0 no toma posse, ve# que requisito ( elegi ilidade a filiao partid.riaS c0 toma posse desde que se filie, antes, a outro partidoS d0 n.d.a. HO > Aquele que no pode se alistar no pode se eleger. 1 analfa eto pode eleger>se, j. que pode se alistar. 8o re estas duas afirmativas, informar verdadeiro /:0 ou falso /60: a0 : e 6S 0 : e :S c0 6 e 6S d0 6 e :. H3 > "o so ineleg+veis para um terceiro mandato su sequente:

a0 os c<efes do !oder E,ecutivo, de todas as esferas, inclusive o viceS 0 os mem ros do Congresso "acional, salvo se <ouverem se desincompati ili#ado seis meses antes do pleitoS c0 os mem ros das Assem lias $egislativas e CPmaras %unicipaisS d0 os prefeitos de munic+pios com at &OO.OOO <a itantes, salvo o caso de desincompati ili#ao um ano antes do pleito. H& > 8upon<a que o presidente do 7rasil renuncie ao seu mandato 3 ano antes da nova eleio. 1 vice assume o cargo como sucessor. 6altando I meses para a eleio, o presidente em e,erc+cio fa# uma viagem ao !araguai, pa+s fronteirio, num domingo, voltando no mesmo dia. !elas regras constitucionais vigentes, o presidente da CPmara assume o Yoverno como su stituto do presidente, mas no assina nen<um ato durante o mandato. Analise: a0 o presidente da CPmara poder. disputar a pr-,ima eleio de presidente da 5ep2 lica porque s- su stituiu e no sucedeu ao presidenteS 0 o presidente da CPmara ineleg+vel para qualquer cargo e,ecutivo no pr-,imo pleitoS c0 o presidente da CPmara s- poder. concorrer ( reeleio de seu pr-prio cargoS d0 o presidente da CPmara s- ineleg+vel no pr-,imo pleito ao cargo de presidente ou vice>presidente da 5ep2 lica. 3H; D'5E'@1 E$E'@15A$ HE > Em sede de processo eleitoral: a0 ca e recurso e,traordin.rio contra deciso do @5E que violar dispositivo da Constituio da 5ep2 lica 6ederativa do 7rasilS 0 o recurso em matria no criminal est. sujeito a preparoS c0 a questo constitucional no fica preclusa, em ora no ventilada no momento pr-prio, podendo ser renovada em outra oportunidadeS d0 no <. possi ilidade de se adotar o procedimento sum.rio do C!C em nen<um caso. H; > 8o ineleg+veis, por motivos de parentesco com o c<efe do E,ecutivo,

no pr-,imo pleito o: a0 tio, avC e so rin<oS 0 tio, sogro e irmoS c0 primo, so rin<o e irmoS d0 cun<ado, cCnjuge, pai e me. HI > 1 irmo da concu ina do prefeito municipal: a0 ineleg+vel para vereador no mesmo munic+pioS 0 no tem impedimento para disputar eleio municipal, ve# que no considerado parente do prefeitoS c0 s- poder. disputar eleio no munic+pio se for em usca de reeleioS d0 no poder. participar de nen<uma eleio no Estado, salvo em usca de reeleio. HG > 1 militar que pretenda disputar mandato eletivo dever.: a0 afastar>se da atividade, se tiver menos de 3O anos de servioS 0 ir para a reserva, no sendo oficialS c0 pedir licena ( sua unidade pelo tempo do mandatoS d0 pedir licena ( sua unidade pelo tempo do mandato, desde que ten<a mais de 3O anos de servio e seja oficial. HH > A lei que cuida das demais <ip-teses de inelegi ilidades, conforme o A Dj do art. 3;, C567 : a0 a lei nj OIFHO, que foi recepcionada pela constituio e continua em vigorS 0 uma que ainda no foi editadaS c0 a lei nj G;FDO, de 3BFOIFDOS d0 uma lei ordin.ria. HB > As causas de inelegi ilidades e as de suspenso ou perda dos direitos pol+ticos constituem:

a0 direito do EstadoS 0 princ+pios constitucionaisS c0 direitos pol+ticos negativosS d0 limitaes ( capacidade pol+tica. A5' 6E55E'5A DE 1)E'51Z 3HI HD > Em O3FOGFDH foi promulgada e pu licada uma lei alterando as regras do processo eleitoral sem fi,ar data para entrada em vigor. !elas regras constitucionais vigentes: a0 esta lei entrar. em vigor DO dias ap-s a pu licaoS 0 um ano ap-s a pu licao a lei ter. efic.cia, em ora entre em vigor imediatamenteS c0 a questo de vig*ncia de lei regulamentada pela $'CC, que esta elece o pra#o de ;I dias, ap-s a promulgao, em qualquer caso, salvo disposio na pr-pria lei em contr.rioS d0 seis meses ap-s a lei ter. plena efic.cia. BO > !redomina no !rocesso Civil 7rasileiro o sistema pu lic+stico dos atos processuais, admitindo, por e,ceo, o segredo de justia. A ao de impugnao de mandato eletivo tramitar.: a0 a ertamente, dada a relevPncia da matria e o interesse p2 lico em jogoS 0 em segredo de justia, por disposio legalS c0 em segredo de justia, por disposio constitucionalS d0 no <. regras especiais, ve# que se trata de uma ao como qualquer outra. B3 > 1 pra#o para impugnao de mandato eletivo perante a ?ustia Eleitoral

de: a0 3I dias, contados da diplomaoS 0 3I dias, contados da eleioS c0 3O dias, contados do con<ecimento da causa que autori#a a impugnaoS d0 3O dias, contados da diplomao. B& > A criao de partidos pol+ticos, de modo origin.rio ou derivado: a0 est. condicionada ao cumprimento de princ+pios constitucionaisS 0 livre, astando a vontade dos ideali#adoresS c0 depende apenas das regras previstas na $1!!S d0 esto corretas as alternativas A e B. BE > A criao de partido pol+tico, entre outros requisitos, deve o servar: a0 o car.ter nacionalS 0 o n2mero m+nimo de 3L dos eleitores do pa+s como seus filiadosS a0 o car.ter, pelo menos, estadualS a0 atuao no Pm ito municipal quando o munic+pio concentre pelo menos EL do eleitorado nacional. 3HG D'5E'@1 E$E'@15A$ B; > 1s partidos pol+ticos registraro seus Estatutos: a0 ap-s adquirir personalidade jur+dica, no @5E do Estado onde nascerS 0 no @8E, se nascer simultaneamente em mais de 3 EstadoS c0 no @8E, ap-s adquirir personalidade jur+dicaS d0 partido pol+tico no tem personalidade jur+dica, mas registrar. seu Estatuto no @8E. BI > Desde a antiga lei orgPnica dos partidos pol+ticos tem>se que o registro provis-rio v.lido pelo pra#o de 3& meses, findo o qual ser. cassado se

no tiver se organi#ado definitivamente. !or fora da lei BOI;FDO, este pra#o: a0 diminuiu para G mesesS 0 mantm>se, e, todavia, pode ser prorrogado quando o vencimento se der em ano eleitoral, nos DO dias antes das eleies, e o partido tiver deputados ou senadoresS c0 foi prorrogado para 3B meses, todas as ve#es que o vencimento coincidir com ano eleitoralS d0 s- se prorrogar. se o partido comprovar que dentro de 3& meses ter. se organi#ado definitivamente e que j. tem, inclusive, representantes na CPmara e no 8enado. BG > 8o -rgos de deli erao dos partidos pol+ticos: a0 as convenes nacional, regionais e municipalS 0 os diret-rios de todos os n+veisS c0 a comisso de tica e o consel<o disciplinarS d0 o consel<o fiscal e o consel<o consultivo. BH > 8o -rgos de direo e ao dos partidos pol+ticos: a0 os diret-rios e as convenesS 0 somente as convenesS c0 somente os diret-riosS d0 somente a comisso e,ecutiva. BB > 1 pra#o m+nimo para registro de candidatos a cargos eletivos de 999999 e ser. efetuado perante 9999999 : a0 3 anoS comisso e,ecutivaS 0 3 anoS junta eleitoral, nas eleies municipaisS c0 G mesesS justia eleitoral local, para qualquer eleio, desde que o candidato seja localS

d0 G mesesS @8E, @5E ou jui# eleitoral, conforme o cargo a ser preenc<ido. A5' 6E55E'5A DE 1)E'51Z 3HH BD > Cada #ona eleitoral nas capitais ter. no m.,imo 9999999 sees eleitorais e, no interior, ter. 999999 : a0 3O e IS 0 &O e 3OS c0 B e ;S d0 no <. limites. DO > "as capitais, cada seo eleitoral ter. 99999999 eleitores no m+nimo e 9999999 no m.,imoS no interior estes n2meros sero 99999 e 999999, respectivamente: a0 3OO e IOOS IO e &IOS 0 3OO e ;OOS IO e EOOS c0 IO e ;OOS BO e EOOS d0 IO e ;OOS IO e IOO. D3 > A filiao partid.ria feita perante: a0 a Comisso E,ecutiva do !artidoS 0 o Diret-rio do !artidoS c0 o presidente do !artidoS d0 o Consel<o de Jtica do !artido. D& > A filiao partid.ria pode ser impugnada por 99999 no pra#o de 999999 dias. 8e a impugnao for contestada ca er. ( /ao0 999999 decidir em 99999 dias: a0 qualquer candidatoS E diasS comisso e,ecutivaS I diasS

0 qualquer filiadoS E diasS comisso e,ecutivaS I diasS c0 presidente do diret-rioS I diasS consel<o de filiadosS E diasS d0 presidente do diret-rioS E diasS comisso de ticaS I diasS DE > Dar>se>. o cancelamento autom.tico da filiao partid.ria por: a0 morte, e,pulso, perda de direito pol+tico e filiao a outro partidoS 0 morte ou e,pulsoS c0 morte ou filiao a outro partidoS d0 apenas por morte do filiado. D; > 1 jui# eleitoral poder. cancelar a filiao partid.ria: a0 de of+cio, quando verificar dupla filiaoS 0 apenas a requerimento, quando for cancelada a inscrioS c0 por ordem do @5E, em caso de coincid*ncia de nomesS d0 a requerimento, em qualquer <ip-tese, ve# que, sendo ato judicial, no pode ser tomado de of+cio. 3HB D'5E'@1 E$E'@15A$ DI > 8e, de of+cio, for cancelada a filiao partid.ria por deciso judicial, o jui# dever.: a0 comunicar ( comisso e,ecutivaS 0 comunicar ao presidente do Diret-rioS c0 recorrer de of+cio ao @5ES d0 comunicar ao @5E, porque, em regra, o jui# no age de of+cio. DG > A votao iniciar>se>. (s 99999 <oras e encerrar>se>. (s 999999 <oras, s- podendo se prolongar para atender aos eleitores presentes e que portem uma sen<a entregue pelo presidente da mesa receptora, recol<endo os respectivos t+tulos. a0 H:OO e 3B:OOS correta a parte finalS

0 B:OO e 3H:OOS correta a parte finalS c0 B:OO e 3B:OOS correta a parte finalS d0 B:OO e 3H:OOS errada a parte final, j. que se prolongar. enquanto <ouver eleitores para votar. DH > "o ato de votao poder. ser impugnada a identidade do eleitor. J parte leg+tima para oferecer a impugnao: a0 fiscal de partidoS 0 delegado de partidoS c0 candidatoS d0 todas esto corretas. DB > As impugnaes oferecidas sero resolvidas 9999999 por maioria de votos 9999999. 1 oferecimento da impugnao pressuposto 9999999 para que se possa recorrer no pra#o de ;B <oras: a0 pelo @5E > dos mem ros da cPmara eleitoral > da apelaoS 0 de plano > da ?unta Eleitoral > a solutoS c0 pela ?unta > dos mem ros da mesa > relativoS d0 de plano > da ?unta Eleitoral > relativo. DD > 8andoval 8ardin<a praticou <omic+dio doloso contra um eleitor GO dias antes da eleio. 1 delegado de pol+cia concluiu o inqurito IO dias ap-s o evento e representou quanto ( priso preventiva, ve# que no <ouve flagrante. 1 %inistrio !2 lico tam m pediu a preventiva, junto com a den2ncia, faltando ; dias para as eleies. 1 ?ui# a decretou. A pol+cia encontrou o criminoso no mesmo dia. Analisar: a0 a compet*ncia para decretar a preventiva do jui# eleitoral e a pol+cia poder. prender o criminosoS 0 a compet*ncia, como se trata de crime doloso contra a vida, do tri unal

do j2ri, mas a pol+cia no poder. prender porque faltam menos de I dias para as eleiesS c0 a compet*ncia do jui# criminal singular, mas a pol+cia no poder. prender porque faltam menos de I dias para as eleiesS d0 a compet*ncia do jui# criminal singular, mas a pol+cia poder. prender porque faltam mais de E dias para as eleies. A5' 6E55E'5A DE 1)E'51Z 3HD 3OO > Das decises do @5E que forem proferidas contra e,pressa disposio da C567, ou de lei, e das que divergirem de outro tri unal eleitoral, ca er. recurso: a0 especial para o @8ES 0 ordin.rio para o @8ES c0 e,traordin.rio para o 8@6S d0 e,traordin.rio, quanto ( ofensa ( C567, e especial nos demais casos. 3O3 > A deciso do @5E que anula diploma ou decreta a perda de mandato eletivo federal ou estadual, desafia recurso: a0 especial, no pra#o de 3I diasS 0 ordin.rio, no pra#o de E diasS c0 de apelao, no pra#o de 3I diasS d0 e,traordin.rio para o 8@6 em E dias. 3O& > :ersando so re inelegi ilidades ou e,pedio de diplomas nas eleies estaduais ou federais, ou denegando <a eas corpus ou mandado de segurana, a deciso do @5E desafia: a0 recurso especial, ao @8E, no pra#o de E diasS 0 recurso ordin.rio, ao @8E, no pra#o de E diasS c0 recurso ordin.rio, ao @8E, no pra#o de 3I diasS d0 apenas o recurso e,traordin.rio, se ferir a Constituio.

3OE > "os pleitos municipais, a diplomao dos eleitos far>se>. 9999999 e se <ouver mais de um /a0 9999999 ser. feita pelo /a0 que for presidida pelo 9999999. 8e denegada a diplomao ca e recurso 9999999999 no pra#o de 99999 ao @5E: a0 pelo jui# eleitoralS mais idosoS por ele, ordin.rioS E diasS . 0 pela junta eleitoralS junta eleitoralS jui# mais idosoS especialS E diasS c0 pela junta eleitoralS junta eleitoralS jui# mais antigoS de apelaoS E diasS d0 pelo jui# eleitoralS jui# eleitoralS jui# mais antigoS de apelaoS E dias. 3O; > As decises do @8E so irrecorr+veis. 8o recorr+veis as decises do @8E que contrariarem a C567 e as que denegarem <a eas corpus ou mandado de segurana. a0 : e 6S 0 6 e :S c0 6 e 6S d0 : e :. 3BO D'5E'@1 E$E'@15A$ 3OI > 8endo admitido recurso das decises do @8E que contrariarem a C567 e das que denegarem <a eas corpus ou mandado de segurana, estes seriam: a0 e,traordin.rio, mas no processo eleitoral no ca e esta espcie de recursoS 0 e,traordin.rio no primeiro caso e ordin.rio no segundoS c0 somente o recurso e,traordin.rioS d0 simplesmente o recurso ordin.rio. 3OG > Alm dos recursos de apelao, ordin.rio, especial e e,traordin.rio, no so ca +veis no processo eleitoral:

a0 a apelao quando a sentena for a solut-riaS 0 o agravo de instrumentoS c0 os em argos de declarao, em ora no sejam considerados recursosS d0 ao rescis-ria, salvo em versando so re impugnao de mandato eletivo. 3OH > A ao penal nos crimes eleitorais : a0 p2 lica incondicionadaS 0 p2 lica condicionadaS c0 privadaS d0 depende do crime praticado. 3OB > A den2ncia por crime eleitoral deve ser oferecida no pra#o de 9999 dias. 1 ru, ap-s a citao, ter. o pra#o de 99999 dias para contestar. a0 3O e 3IS 0 3O e 3OS c0 3I e 3OS d0 3O e 3I. 3OD > 8alvo disposio em contr.rio em cada tipo penal eleitoral, a pena m+nima de deteno e de recluso sero, respectivamente: a0 EO dias e G mesesS 0 3O dias e 3 anoS c0 & meses e B mesesS d0 3I dias e 3 ano. 33O > )m crime comum e um crime doloso contra a vida praticados em cone,o com crime eleitoral, sero processados e julgados:

A5' 6E55E'5A DE 1)E'51Z 3B3 a0 pela justia eleitoralS 0 pelo tri unal do j2riS c0 o crime comum e o crime eleitoral sero julgados pela justia eleitoral, mas doloso contra a vida ser. por julgado pelo tri unal do j2ri, desmem rando>se o processoS d0 o eleitoral ser. julgado pelo jui# eleitoral e os demais, conforme determinar a lei de organi#ao judici.ria do Estado. 333 > 1 jui# de direito que pratica fato definido como crime eleitoral ser. julgado: a0 pelo @ri unal 5egional EleitoralS 0 pelo @ri unal de ?ustia do EstadoS c0 pela ?unta eleitoral de sua ZonaS d0 pelo @ri unal 8uperior Eleitoral. 33& > 8o -rgos da ?ustia Eleitoral: a0 o @8E, @5E e ju+#es eleitoraisS 0 o @8E e @5ES c0 os ju+#es eleitorais e juntas eleitoraisS d0 o @8E, @5E, ju+#es eleitorais e juntas eleitorais. 33E > 1 n2mero de mem ros do @8E e do @5E , respectivamente: a0 H e I, com o m.,imo de H para o primeiro e m+nimo para o segundoS 0 H e H, com n2mero m+nimo de H para o primeiro e fi,o para o segundoS c0 33 e H, com n2mero fi,o de H para o primeiro e m+nimo para o segundoS d0 D e I, com n2mero fi,o de I para o primeiro e m+nimo para o segundoS 33; > 1 presidente, vice>presidente e o Corregedor Eleitoral do @8E sero escol<idos sempre, respectivamente, entre:

a0 os %inistros do @8ES 0 os %inistros do 8@? e do 8@6S c0 os %inistros do 8@6 e do 8@?S d0 no <. regra fi,a porque depender. de eleio no @8E. 33I > 1 presidente e vice>presidente do @5E sero escol<idos sempre, respectivamente, entre: a0 desem argadores que, ao lado dos demais mem ros, formam a corteS 0 desem argadores e ju+#es eleitoraisS c0 ju+#es eleitoraisS d0 seus pr-prios ju+#es, incluindo os representantes dos advogados e o da justia federal. 3B& D'5E'@1 E$E'@15A$ 33G > 1 mandato m+nimo do jui# eleitoral de 99999 ano/s0 e o m.,imo de 999999 mandatos consecutivos. 1 servio eleitoral do jui# 9999999: a0 3S &S o rigat-rioS 0 &S ES facultativoS c0 ES &S o rigat-rioS d0 &S &S o rigat-rio. 33H > A naturali#ao 999999 permite ao estrangeiro a aquisio da nacionalidade depois de 999999 anos de 99999 no 7rasil: a0 e,traordin.riaS EO anosS resid*nciaS 0 ordin.riaS EO anosS domic+lioS c0 e,traordin.riaS 3I anosS resid*nciaS d0 ordin.riaS 3I anosS resid*ncia. 33B > 8egundo jurisprud*ncia consolidada do @8E, o militar candidato a

qualquer cargo eletivo: a0 est. dispensado da filiao partid.riaS 0 pode filiar>se ao partido de sua prefer*ncia at o dia das eleiesS c0 independente de filiao partid.ria poder. registrar sua candidatura ap-s escol<a pela convenoS d0 deve ir para a inatividade G meses antes do pleito e ato cont+nuo filiar> se a partido pol+tico. 33D > !ara as eleies de 3DD; ( CPmara 6ederal: a0 o n2mero de candidatos por coligao limitado ( quantidade de vagas a preenc<erS 0 cada candidato pode ser registrado com tr*s nomes, alm do nome oficial completoS c0 o pra#o para o presidente do diret-rio requerer o registro das candidaturas de seu partido encerrar. em 3O de jun<o, mas se no o fi#er, o pr-prio candidato poder. fa#*>lo at o dia 3&S d0 quem pretender impugnar o pedido de registro de candidatura dever. agir em I dias, contados da pu licao do edital, correndo, da intimao da impugnao, igual pra#o para o impugnado se defender e produ#ir provas. 3&O > Dentre as inovaes introdu#idas nas eleies de 3DD; est. o processamento eletrCnico de dados da apurao. 1 7oletim de )rna: a0 ser. preenc<ido pela junta apuradora, e,clusivamente, para remessa ( central de processamentoS 0 ser. preenc<ido pela turma apuradora e remetido ao jui# eleitoral para agrupamento e remessa ( central de processamentoS

c0 foi su stitu+do pela planil<a eletrCnica que ser. preenc<ida pela pr-pria turma apuradoraS d0 preenc<ido pela turma apuradora, ser. assinado pelos mem ros da ?unta e pelo representante do Comit* 'nterpartid.rio de 6iscali#ao e remetido ( central de processamentoS D'5E'@1 E$E'@15A$ YA7A5'@1 O3>D E3>C G3>7 D3>7 O&>D E&>A G&>C D&>7 OE>A EE>7 GE>A DE>A O;>A E;>C G;>7 D;>A OI>D EI>D GI>C DI>A OG>7 EG>A GG>D DG>7 OH>D EH>A GH>C DH>D OB>C EB>D GB>D DB>7 OD>A ED>C GD>A DD>C 3O>C ;O>A HO>A 3OO>A 33>C ;3>7 H3>C 3O3>7 3&>7 ;&>C H&>D 3O&>7 3E>A ;E>A HE>C 3OE>C 3;>C ;;>7 H;>D 3O;>D 3I>D ;I>7 HI>7 3OI>7 3G>D ;G>C HG>A 3OG>D 3H>D ;H>C HH>C 3OH>A 3B>7 ;B>7 HB>C 3OB>7 3D>7 ;D>7 HD>7 3OD>D &O>C IO>C BO>C 33O>C &3>D I3>C B3>A 333>A &&>C I&>A B&>A 33&>D &E>C IE>D BE>A 33E>7 &;>A I;>D B;>C 33;>C &I>C II>C BI>7 33I>A &G>7 IG>7 BG>A 33G>D

&H>7 IH>7 BH>C 33H>D &B>D IB>C BB>D 33B>C &D>C ID>A BD>D 33D>C EO>D GO>C DO>D 3&O>D

Vous aimerez peut-être aussi