Vous êtes sur la page 1sur 2

20/11/13

Igrejas evanglicas: dificuldade para renovar locaes - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

Jus Navigandi http://jus.com.br

Por que as igrejas evanglicas encontram dificuldades quando do renovamento das locaes?
O abuso perpetrado pelos locadores
http://jus.com.br/artigos/25836
Publicado em 11/2013

Antnio Carlos Amaral Leo (http://jus.com.br/986518-antonio-carlos-amaral-leao/artigos) | Iralcio Victer de Mendona (http://jus.com.br/986532-iraelcio-victer-de-mendonca/artigos)

Espera-se, enquanto a Lei do Inquilinato no for modificada, que a jurisprudncia evolua para garantir aos templos religiosos o direito ao renovatria, e evitar mesmo o locupletamento ilcito de alguns proprietrios dos imveis locados.

....

entre

le

forte

et

le

faible,

entre

le

riche

et

le

pauvre,

entre

le

maitre

et

le

serviteur,

c est la libert qui opprime et la loi qui affranchit . (Lacordaire, Confrences de Notre Dame de Paris, 1881,v.3,p.473)

Neste rpido paper, vamos tecer algumas consideraes que na realidade esto a merecer um estudo mais amplo, assim como uma mudana na atual Lei do Inquilinato, ou seja, a Lei 8.245 de 18 de outubro de 1991. Verifica-se, sem a menor dvida, que as Igrejas Evanglicas, independentemente da denominao, esto sofrendo literalmente nas mos dos locadores dos imveis, alguns sendo mesmo inescrupulosos, ao exigirem um valor de locao totalmente fora do mercado locativo, aproveitando os locadores do vnculo desenvolvido entre a liderana da Igreja e a membrezia do entorno do imvel objeto da locao. Ao fim do contrato em vigor, exigem mesmo valores impagveis, e dolosamente se aproveitam de uma falha na lei, que dificulta que as igrejas evanglicas entrem na Justia para reivindicar o renovamento da locao. Esta situao jurdica gera a carncia de ao acionria, porque as igrejas no so comrcio ou indstria e nem sociedades civis com fim lucrativo, como exige o artigo 51, III, & 4 da Lei 8.245 de 18 de outubro de 1991. O dispositivo legal citado est assim redigido:
O direito renovao do contrato estende-se s locaes celebradas por indstrias e sociedades civis com fim lucrativo, regularmente constitudas, desde que ocorrentes os pressupostos previstos neste artigo .

Com a atual Lei do Inquilinato, a situao mudou para melhor para alguns segmentos, que antes no podiam exercer o direito de pleitear o renovamento, por no serem comrcio ou indstria, como acontecia com as academias de ginstica e com os sales de beleza por exemplo, que aps longas discusses jurdicas, a jurisprudncia evoluiu para garantir orenovamento a tais segmentos como acontece hoje, quando at um escritrio de advocacia pode reivindicar o direito ao renovatria. Urge que se coloque um anteparo jurdico nesta situao que vem atingindo as igrejas evanglicas, que ficam literalmente ao arbtrio dos locadores, que se aproveitam desta situao para uma vil tentativa de enriquecimento ilcito, ao exigirem valores totalmente fora do mercado para as locaes. A situao piora, porque as igrejas no tem como sequer negociar livremente, porque sem contrato, podem ser notificadas e despejadas muito rapidamente. Retiram na realidade das igrejas, a liberdade de contratar, ou como j escreveu ESMEIN, o contrato supe a liberdade, que por sua natureza respira a liberdade .
jus.com.br/artigos/25836/por-que-as-igrejas-evangelicas-encontram-dificuldades-quando-do-renovamento-das-locacoes/print 1/2

20/11/13

Igrejas evanglicas: dificuldade para renovar locaes - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

H um aspecto social e eclesistico importante, que no pode ser esquecido, porque aps alguns anos no local, congregam as igrejas fiis que criam um vnculo de natureza espiritual, emocional, pessoal, afetivo, de aconselhamento familiar, dentre outros, com a liderana do Pastor Presidente e seu ministrio; e se ocorrer o desequilbrio do contrato de locao com imposio de valores fora da realidade de mercado, a liderana da Igreja se v compelida a entregar o imvel, desmontando todo um trabalho eclesistico desenvolvido atravs de dcadas, e de cunho social muito importante, pois no podero pagar os valores que a ganncia de alguns locadores tem levado ao fechamento de alguns templos por no terem condies de arcar com tais custos. Urge pois que o mundo jurdico analise este tema em profundidade, assim como a jurisprudncia evolua no sentido de garantir s igrejas evanglicas assim como s associaes de classe, o direito ao renovamento, pois a Lei bela, chega at a ser grandiosa, no quando abre um Cdigo e o aplica, mas sim quando mergulha nas razes sociais do fato que julga , como j escreveu o saudoso Larcio Pelegrino, citando o socilogo Costa Rego. Como sugesto aos nossos legisladores, uma simples modificao, e com um pequeno acrscimo no artigo 51, inciso III, & 4 da Lei do Inquilinato atual, poderia evitar o problema que comentamos. A redao, para anlise de nossos legisladores, poderia ficar assim: O artigo 51, inciso III com a redao:

III- O locatrio esteja explorando SUA ATIVIDADE LEGAL, no mesmo ramo, pelo prazo ininterrupto de trs anos.

E, o & 4 do mesmo inciso deveria ter a redao abaixo:

& 4. O direito renovao do contrato estende-se s locaes celebradas por indstrias e sociedades civis com fim lucrativo, regularmente constitudas, ASSIM COMO A TEMPLOS RELIGIOSOS, desde que ocorrentes os pressupostos previstos neste artigo .

Espera-se, enquanto a Lei do Inquilinato no for modificada, que a jurisprudncia evolua para garantir aos templos religiosos o direito ao renovatria, e evitar mesmo o locupletamento ilcito de alguns proprietrios dos imveis locados. como pensamos, sub censura.

Autores

Antnio Carlos Amaral Leo (http://jus.com.br/986518-antonio-carlos-amaral-leao/artigos)


Mestrado em Direito Empresarial e Doutorado em Direito Econmico e Sociedade. UGF RJ.

Iralcio Victer de Mendona (http://jus.com.br/986532-iraelcio-victer-de-mendonca/artigos)


Advogado no RJ, com Mestrado em Direito Empresarial e Doutorado em Direito Econmico e Sociedade. UGF-RJ

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT): LEO, Antnio Carlos Amaral; MENDONA, Iralcio Victer de. Por que as igrejas evanglicas encontram dificuldades quando do renovamento das locaes? O abuso perpetrado pelos locadores. Jus Navigandi, Teresina, ano 18 (/revista/edicoes/2013), n. 3791 (/revista/edicoes/2013/11/17), 17 (/revista/edicoes/2013/11/17) nov. (/revista/edicoes/2013/11) 2013 (/revista/edicoes/2013) . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/25836>. Acesso em: 20 nov. 2013.

jus.com.br/artigos/25836/por-que-as-igrejas-evangelicas-encontram-dificuldades-quando-do-renovamento-das-locacoes/print

2/2

Vous aimerez peut-être aussi