Vous êtes sur la page 1sur 5

Questes de Direito Privado

DIREITO PROCESSUAL CIVIL CESPE - 2013 - MPE-RO - Promotor de Justia) 1. A respeito da coisa julgada, assinale a opo correta.

a) A coisa julgada material atinge as sentenas de mrito proferidas em cognio sumria. b) Os substitudos processuais so titulares do direito e, portanto, sofrem os efeitos da coisa julgada, salvo quando no tenham tido oportunidade de participar da demanda na qual seu direito material houver sido decidido. c) Segundo o entendimento do STJ, ofende a coisa julgada a liquidao da sentena realizada de forma diferente da prevista no ttulo judicial. d) Segundo a doutrina majoritria, que adota o entendimento de Liebman, a coisa julgada uma qualidade da sentena, qualidade essa que torna seus efeitos imutveis e indiscutveis e) A coisa julgada formal impede a modificao da deciso por qualquer meio dentro e fora do processo em que tenha sido proferida

CESPE - 2013 - MPE-RO - Promotor de Justia 2. Assinale a opo correta em relao liquidao e ao cumprimento de sentena.

a) Segundo o CPC, as regras do processo de execuo por ttulo extrajudicial no podem ser aplicadas ao cumprimento de sentena. b) O STJ admite a incluso de juros remuneratrios e moratrios capitalizados nos clculos de liquidao, se tal previso no constar do ttulo executivo. c) Em se tratando de procedimento sumrio, o juiz pode proferir sentena ilquida. d) As partes podem convencionar no sentido de que a liquidao seja feita por arbitramento. e) A garantia do juzo no pressuposto para o processamento da impugnao ao cumprimento de sentena.

CESPE - 2013 - MPE-RO - Promotor de Justia 3. No que diz respeito aos recursos, assinale a opo correta.

a) Considere que um deficiente fsico tenha celebrado, no curso de ao por ele ajuizada em face do plano de sade que contratara, um acordo pelo qual tenha desistido de tratamento na rede particular de sade e optado pela rede pblica, em troca de pecnia, tendo sido tal ajuste homologado pelo juiz. Nesse caso, segundo o STJ, o MP tem legitimidade para recorrer pelo simples fato de a ao ter sido proposta por deficiente fsico. b) No se admite o recurso adesivo nos juizados especiais estaduais, mesmo em relao ao recurso extraordinrio interposto perante o STF. c) Expressamente consagrada na CF, a reclamao constitucional, de acordo com o STF, tem natureza recursal, j que, dado o princpio da taxatividade, todos os recursos devem ser previstos em lei em sentido amplo. d) De acordo com o entendimento jurisprudencial, compete ao STF conceder medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso extraordinrio que ainda no tiver sido objeto de juzo de admissibilidade na origem. e) Segundo o entendimento jurisprudencial, o MPE tem legitimidade recursal para atuar no STJ.

Questes de Direito Privado


CESPE - 2013 - MPE-RO - Promotor de Justia 4. No que se refere ao processo cautelar, assinale a opo correta.

a) O requerente do procedimento cautelar responde ao requerido pelo prejuzo que lhe causar a execuo da medida se a sentena no processo principal lhe for desfavorvel, entendendo a doutrina majoritria que essa responsabilidade do tipo subjetiva. b) Efetivada a medida cautelar concedida em procedimento preparatrio, a parte beneficiada deve propor a ao principal no prazo prescricional de trinta dias. c) O poder geral de cautela, entendido como a concesso de ofcio de uma medida cautelar pelo juiz, no afasta a aplicao do princpio dispositivo. d) O arresto medida cautelar consistente na apreenso de bens indeterminados e penhorveis do devedor para a garantia de execuo de crdito monetrio ou que se possa converter em monetrio. e) Caso a medida cautelar seja concedida sem a oitiva do ru, o prazo para a apresentao da contestao deve ser contado da data da juntada aos autos do mandado de citao devidamente cumprido.

GABARITOS: 1-D 2-D 3-E 4D

DIREITO CIVIL

Questes de Direito Privado


CESPE - 2013 - MC - Atividade Tcnica de Suporte - Direito 5. No que se refere s pessoas naturais e jurdicas, julgue os itens que se seguem.

Se, aps constituda, uma associao vier a realizar negcios para aumentar seu patrimnio, estar caracterizado desvio de finalidade, que acarretar o cancelamento do registro no rgo competente.

CESPE - 2013 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Judiciria 6. Acerca dos contratos, assinale a opo correta.

a) Ser nulo o contrato de prestao de servios com prazo de dez anos de durao, por ofender norma de ordem pblica. b) Dada a impessoalidade do contrato de prestao de servios, o prestador pode, mesmo sem autorizao da outra parte, fazer com que terceiro execute o servio. c) Se no contrato de adeso houver clusulas ambguas, o aderente ter direito decretao de sua nulidade. d) Em se tratando de contrato de empreitada, no h responsabilidade solidria do empreitante pela indenizao de acidente sofrido por trabalhador contratado e dirigido pelo empreiteiro e) Ainda que para o contrato definitivo seja exigida a celebrao por escritura pblica, o preliminar pode ser lavrado em instrumento particular.

CESPE - 2013 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Judiciria 7. A respeito de penhor e hipoteca, assinale a opo correta.

a) No caso de penhor, no h desdobramento da posse, uma vez que ao credor cabe a posse direta e indireta do bem, a qual o devedor somente recupera com o pagamento da dvida. b) O Cdigo Civil no prev durao mxima para a hipoteca convencional, sendo esse prazo estabelecido pelo prazo de vencimento da dvida garantida. c) O Cdigo Civil veda expressamente a incluso, por vontade das partes, de clusula comissria na hipoteca. d) No paga a dvida garantida pelo penhor, o credor ficar com o bem penhorado se seu valor for suficiente ao integral pagamento do dbito. e) O penhor um contrato de garantia contratual, cujo aperfeioamento se d com a tradio do bem ao credor.

GABARITOS: 5-E 6-E 7-C

DIREITO DO TRABALHO

Questes de Direito Privado


CESPE - 2013 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Judiciria 8. No que concerne ao salrio e remunerao, assinale a opo correta.

a) O salrio complessivo, por meio do qual se busca preservar a identidade especfica de cada parcela paga ao empregado, aceito pela jurisprudncia trabalhista brasileira. b) Diferentemente das dirias, a ajuda de custo tem, em regra, natureza salarial. c) As gorjetas cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes integram a remunerao do empregado, servindo de base de clculo para aviso- prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado. d) A natureza das gratificaes indenizatria, podendo ser suprimidas caso o empregado seja destitudo do cargo que ocupava, salvo se ele as tenha recebido por mais de dez anos. e) Conforme jurisprudncia pacificada do TST, para efeitos de equiparao salarial, desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita

CESPE - 2013 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Judiciria 9. Acerca do entendimento jurisprudencial do TST sobre a durao do trabalho, assinale a opo correta.

a) A mera incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular circunstncia que no gera direito s horas in itinere. b) A compensao de jornada de trabalho somente vlida se ajustada por acordo coletivo ou conveno coletiva de trabalho, sendo vedado acordo individual escrito para tal fim. c) As horas extras habituais incorporam-se remunerao do empregado para fins de gratificao natalina e repouso semanal remunerado. d) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, com prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, no so remuneradas como extraordinrias. e) A concesso, pelo empregador, de intervalos na jornada de trabalho no previstos em lei no representa tempo disposio da empresa e, consequentemente, no deve ser considerada servio extraordinrio.

CESPE - 2013 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Judiciria 10. Acerca do direito coletivo do trabalho, assinale a opo correta. a) O Brasil no ratificou a Conveno n. 87 da OIT, que, tratando da liberdade sindical, impe o sistema do pluralismo sindical aos pases signatrios. b) A CF manteve o sistema de unicidade sindical, que consiste na estruturao por categoria profissional ou diferenciada, com monoplio de representao na respectiva base territorial, preceito direcionado s organizaes sindicais de primeiro grau. c) Segundo entendimento do STJ, a contribuio sindical devida por todos os trabalhadores de determinada categoria, exceto pelos servidores pblicos estatutrios. d) Segundo entendimento do TST, para a definio de sindicatos, o critrio da especializao compatvel com a estrutura sindical brasileira e com efetivao da unicidade sindical.

Questes de Direito Privado


e) Conforme entendimento recente do TST, a investigao sobre a legitimidade e a representatividade dos sindicatos deve ter suporte no princpio da agregao.

GABARITOS:

8-E

9-C

10 - E

Vous aimerez peut-être aussi